xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/08/2017 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 agosto 2017

O Governador Camilo Santana e a Faculdade de Medicina do Crato - Por: Valdemir Correia de Sousa


Amigos Cratenses,

Ouvindo o rádio há poucos dias, percebi a frustração de grande amigo e radialista Antonio Vicelmo, em seu famoso noticiário, sobre a dificuldade em se trazer a faculdade de medicina do Crato. O mesmo pede a população para encetar uma campanha em prol da faculdade. Então, caros leitores, volto 500 anos atrás, e vou citar aqui uma passagem do grande poeta português, Camões, que escreveu."Cessa tudo aquilo que a antiga musa canta, quando um poder mais alto se alevanta". Ora juntando toda a torcida  das pessoas que que torcem pela faculdade, todas não tem o peso de uma só pessoa, ou seja, do cratense, nosso governador Camilo Santana. 

Se ele como a maior autoridade do Estado batesse o pé, a faculdade viria. Quanto ao mais, é malhar em ferro frio, aliás no dia do lançamento do livro de Vicelmo, vi o governador prometer para todos ouvirem, que ia fazer tudo que fosse possível pelo Crato. Então, vamos deixar de "exportar" nossos filhos para fora, em busca de uma faculdade de medicina, por sinal a mais cara, que enterra o sonho de centenas de jovens, que não podem pagar de 10 mil a 15 mil reais para manter um filho em Recife, Fortaleza, Brasilia, etc. Vamos portanto, apelar para o bom-senso do nosso jovem e promissor governador, para resolver este problema

Valdemir Correia de Sousa
para o Blog do Crato







BNB patrocina seminário sobre a comissão científica enviada pelo Imperador Dom Pedro II ao Ceará


Paisagem da Cidade de Crato-- aquarela pintada por José Reis, integrante da Comissão Científica, e que existia no Museu de Crato, criminosamente fechado há mais de seis anos. Bom lembrar que esta cidade era conhecida outrora como "Capital da Cultura do Cariri"
José dos Reis Carvalho, autor da aquarela acima

   Fortaleza, 11 de agosto de 2017 – “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”. Este é o tema do Seminário que revisita a comissão científica do Império no Ceará, realizada entre 1859 e 1861, por iniciativa do Imperador Dom Pedro II. O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais e vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Fortaleza). A entrada é gratuita. A programação completa está disponível no endereço https://otrabalhodasruinas.tumblr.com/
   A expedição realizada no século XIX tinha seções de Botânica, Zoologia, Geologia, Astronomia e Etnografia e traçou vários ziguezagues pelo interior do Estado, para inventariar extensos materiais da fauna, da flora, das paisagens e dos costumes da região.
“Essa experiência histórica nos instigou a também fazer uma viagem, que toma por mote as rotas da expedição, mas também experimenta distâncias em relação a ela. Em janeiro deste ano, fizemos uma travessia pelo Ceará, colecionamos imagens e sons, nos relacionamos com várias cidades e agora estamos em processo de montagem do material filmado”, informa Yuri Firmeza, um dos palestrantes. A programação contará com palestras sobre a relação da comissão científica com as lendas de ouro no Ceará, com as comunidades tradicionais e com os povos indígenas, dentre outros aspectos.

A Comissão Científica esteve em Crato 

   Os excertos abaixo constam em longa matéria da lavra do escritor-historiador José Flávio Vieira e foi publicado no BLOG DO CRATO em 14-03-2010: A conferir:
   “Deixando Lavras em 3 de dezembro chegaram a Crato no dia 8 onde se fixaram até abril de 1860. Neste período aproveitaram para explorar detidamente a Chapada do Araripe, realizando breves visitas no lado pernambucano da região dos Cariris (...)
   “A passagem da Comissão Científica pelo Crato, de 8/12/1859 a Abril de 1860, remexeu um pouco com o provincialismo da Vila de Frei Carlos. A todos marcou a simplicidade dos nossos cientistas, contrastando com a arrogância do feudalismo local. João Brígido, fundador do nosso primeiro jornal: “O ARARIPE”, fez-se cicerone dos visitantes: Francisco Freire Alemão Manuel Ferreira Lagos, João Pedro Villa Real, Lucas Antônio Villa Real, Guilherme Schütz de Capanema, João Martins da Silva Coutinho, Giacomo Raja Gabaglia, Soares Pinto Rabelo, Borges de Castro, Antônio Gonçalves Dias e Manuel Freire Alemão de Cisneiros (Médico). 
   “João Brígido, profundo conhecedor da história caririense, instrumentou a Comissão de inúmeras e preciosas informações sobre o modus vivendi sul cearense. Gonçalves Dias apaixonou-se pelo verde e pelas fontes prazerosas dos nossos pés de serra, tendo inclusive pensado em comprar terras no Crato, sonho que, infelizmente, não se pode tornar realidade, talvez até porque a morte já o espreitasse e tenha calado sua voz apenas quatro anos depois da sua visita ao Cariri. 
   Algumas das descobertas feitas pela Comissão Científica por aqui foram publicadas em “O ARARIPE”, como no número 212 em que se relata que Capanema encontrou algum chumbo no Sítio Fundão. Freire Alemão de Cisneiros publicou ainda artigos em que criticava a cadeia pública da cidade que julgava uma verdadeira “câmara de torturas”. Como médico descreveu ainda alguns poderes terapêuticos de plantas regionais. O “velame” citado como antissifilítico, levantando a possibilidade de curar carbúnculos, embora necessitasse de observações mais minuciosas. Reportou-se ainda à “jurema”, que afirmava agir especialmente “sobre o aparelho cerebral”.



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30