xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/03/2017 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 março 2017

Pernambucanos iniciam hoje as comemorações pelos 200 anos da Revolução de 1817

Festividades terão caráter tradicional


Uma extensa programação para comemorar o bicentenário da Revolução de 1817 será iniciada nesta 2ª feira, 6 de março de 2017, e vai movimentar escolas, museus, universidades, governo e entidades da sociedade civil até o fim deste ano, no Estado de Pernambuco. A partir da segunda-feira, data que marca os 200 anos da eclosão do movimento revolucionário que estabeleceu a primeira república no Brasil, exposições; debates e palestras vão lembrar o ato histórico. A programação oficial de comemorações do bicentenário foi apresentada na manhã desta sexta-feira pelo governo do estado.
Além dos eventos, um monumento será construído no Rio Capibaribe, nas proximidades da Praça da República e do Palácio do Campo das Princesas. A obra do Mirante da República está sendo negociada pelo governo de Pernambuco com a artista plástica franco-brasileira Marianne Peretti, que assinou o vitral da Catedral de Brasília, na capital federal.
Um selo postal  com a bandeira de Pernambuco foi produzido pelos Correios e vai circular nacionalmente lembrando o bicentenário da revolução republicana. O governo do estado encomendou também medalhas comemorativas que serão entregues aos ex-governadores vivos e a representantes de instituições históricas relacionadas à memória dos revolucionários. “A Revolução de 1817 é uma marca da liberdade, da democracia e da liberdade de imprensa. É nosso papel resgatar e valorizar essa história”, afirmou o secretário-executivo de Coordenação da Casa Civil, Marcelo Canuto.
O início das festividades oficiais acontece nesta segunda-feira, com solenidade programada para começar às 8h no Palácio do Campo das Princesas. No evento, nomes relacionados a esse capítulo da história serão lembrados e homenageados. Haverá também um desfile cívico-militar e o descerramento de uma placa que ficará no hall do palácio. No mesmo dia, na sede da Academia Pernambucana de Letras (APL), bairro das Graças, uma palestra ministrada pelo acadêmico Vamireh Chacon abordará a influência da revolução na cultura brasileira.
“Promoveremos vários eventos com essa temática ao longo deste ano. Queremos que a semente de 1817 continue nas mentes e corações dos pernambucanos”, ressaltou a presidente da APL, Margarida Cantarelli.
Também nesta segunda-feira, às 18h, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na terça-feira, uma cerimônia semelhante acontecerá no Congresso Nacional, em Brasília. Ainda neste mês, o corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal, receberá uma exposição com painéis, gravuras, documentos, mapas e jornais.

Exposição
A história da Revolução de 1817 será contada em uma exposição no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. A mostra será aberta ao público no dia 12 deste mês, durante as comemorações dos aniversários do Recife e de Olinda. A exposição 1817 - Revolução Republicana ficará em cartaz até março de 2018.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30