xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/10/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 outubro 2016

Chuva de meteoros poderá ser vista nesta sexta-feira no Brasil



Uma chuva de meteoros deve acontecer na madrugada desta sexta-feira (21) e será possível vê-la do Brasil. O fenômeno, que deve começar por volta das 2 horas da manhã, é chamado de Orinídeos – nome dado porque a “atração” parece vir da constelação de Orion.

De acordo com o UOL, o Orinídeos é uma das melhores chuvas de meteoros do hemisfério Sul. Sua visualização requer boas condições climáticas, com céu aberto. Os meteoros da próxima madrugada são originários do cometa Halley e entram na atmosfera da Terra com muita velocidade, acelerando a deterioração.A chuva de meteoros será melhor vista, com mais intensidade, segundo o UOL, uma hora antes do amanhecer.

“Deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste e vai ficando mais alta com o passar do tempo. O melhor horário para observar a chuva de meteoros é cerca de 1 hora antes do amanhecer”, informou Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos.

O Povo Online
Via www.blogdocrato.com


“Deus é silêncio. O demônio é barulho”

Cardeal denuncia: "O barulho se tornou uma droga da qual os nossos contemporâneos são dependentes" - e isto vale para a liturgia também

 “Corremos o risco de reduzir o sagrado mistério a bons sentimentos”, alertou o cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Em entrevista ao jornal francês “La Nef”, por ocasião da publicação do seu livro “A força do silêncio: contra a ditadura do barulho”, ele destacou que “o silêncio não é uma ideia; é o caminho que permite aos seres humanos chegarem a Deus. O silêncio sagrado é uma lei fundamental em toda a celebração litúrgica. O Concílio Vaticano II enfatiza que o silêncio é um meio privilegiado para se promover a participação do povo de Deus na liturgia”.
No entanto, ele também observou que, “a pretexto de facilitar o acesso a Deus, alguns gostariam que tudo na liturgia fosse imediatamente inteligível, racional, horizontal e humano. Mas, desse modo, corremos o risco de reduzir o mistério sagrado a bons sentimentos”.
E faz um questionamento pungente: “Com o pretexto da pedagogia, alguns sacerdotes permitem inúmeros comentários que são insípidos e mundanos. Esses pastores temem que o silêncio em presença do Altíssimo desconcerte os fiéis? Acreditam que o Espírito Santo é incapaz de abrir os corações aos divinos mistérios, derramando sobre eles a luz da graça espiritual?”.
“Deus é silêncio e o demônio é barulho. Desde o princípio, Satanás procurou esconder as suas mentiras sob uma agitação falaciosa, ressonante”, afirmou o cardeal africano, prosseguindo: “O barulho se tornou como uma droga da qual os nossos contemporâneos são dependentes. Com sua festiva aparência, o barulho é um redemoinho que impede cada pessoa de encarar a si mesma e enfrentar o vazio interior. É uma mentira diabólica”.
Recuperar o sentido do silêncio, para o cardeal Robert Sarah, é uma “necessidade urgente. A verdadeira revolução vem do silêncio. Ela nos dirige a Deus e aos outros e, com ela, podemos colocar-nos humildemente a seu serviço (…) O silêncio é o pano com que as nossas liturgias devem ser tecidas. Nada nelas deveria interromper a atmosfera silenciosa, que é o seu clima natural”.
O silêncio “expõe o problema da essência da liturgia. Quando nos aproximamos da liturgia com o coração ruidoso, ela tem aparência humana, superficial. O silêncio litúrgico é uma disposição radical e essencial; é uma conversão do coração (…) Como podemos entrar nesta disposição interior a não ser dirigindo o nosso olhar, todos juntos, sacerdote e fiéis, para o Senhor que vem, para o oriente simbolizado pela abside, onde o trono é a Cruz? (…) Se não for fisicamente possível celebrar ad orientem, é absolutamente necessário pôr uma cruz no altar à plena vista, como um ponto de referência para todos. Cristo na cruz é o oriente cristão”.
Falando da sua recente afirmação sobre a “reforma da reforma”, o cardeal Sarah explicou que “a liturgia sempre deve ser reformada a fim de ser mais fiel à sua essência mística. O que é chamado de ‘reforma da reforma’, e que nós talvez devamos chamar de ‘mútuo enriquecimento dos ritos’, para adotar uma expressão do magistério de Bento XVI, é uma necessidade espiritual”.
O cardeal também lançou um apelo a não “desperdiçarmos o tempo contrastando uma liturgia com a outra, o rito de São Pio V com o do beato Paulo VI”, porque isso “é prejudicar a nossa relação com Deus e a expressão da nossa fé cristã. O diabo quer que estejamos uns contra os outros. É tempo de acabar com esta desconfiança, desprezo e suspeita. É tempo de redescobrir um coração católico. É tempo de redescobrir juntos a beleza da liturgia”.
____________
Com informações de ACI Digital


A volta dos carcarás - por Pedro Esmeraldo


  Ocorreu o período eleitoral... Com tristeza para uns e alegria para outros. Portanto, não me mantive contente porque o principal objetivo é lutar pelo desenvolvimento da minha cidade. No período eleitoral ocorreu o contrário. Não houve ações que estimulassem o eleitor para o comportamento cívico-ufanista do cidadão comum. Para mim, isto foi uma espécie de vingança entre políticos abrigados nas esferas estadual/municipal. Houve mutreta, pois, naquele momento, escondeu-se o dever do exercício público  da cidadania, sedimentando o comportamento do povo que anda omisso no quesito da coerência politica.
    Quando o cidadão quer entrar no ritmo certo e não pode se engajar com sinceridade no trabalho árduo e no  esforço para praticar a honestidade, este cidadão anda àtoa, e não fica bem alicerçado no comprimento do dever de homem sério e compromissado com o bem público. Deixa de ocorrer a  indignação da massa que formaliza um conjunto de linhas e ideias visando favorecer a prioridade cívica e a qualidade técnica do trabalho profícuo e honesto.
    Não aceito essas ideias políticas desvairadas que nos conduzem ào marasmo, à  quedas desfavoráveis na projeção do desenvolvimento do município.
    Quisera ter forças propulsoras, que transmitem movimentos éticos, formando boas qualidades de lideranças idealistas que possam manejar o desenvolvimento. Isto feito  com elevação do espírito coletivo,  que anda perturbado, provocado por alguns políticos que seguem o caminho das atividades corruptas. Isso é uma pena, pois esse processo elementar causado por políticos desvairados trás consequência danosas, fazendo a sociedade a aceitar o homem à categoria de políticos viciados que são desviados dos bons costumes.
    Certa vez, tentei entrar na atividade política. Sofri incompreensões e até ataques pessoais, porque o meu objetivo era elevar o espírito de homem sério. Meu desiderato era mostrar qualidade e honradez. Infelizmente, não fui compreendido pela massa faminta, e, também, por aqueles que praticam os atos de corromper, desestimular o cidadão, desviando a nobre Política (com "P" maiúsculo)  que seria o estudo do bom juízo e da elevação da boa conduta humana.

    Fui desestimulado, visto que me conduziram ao escanteio. Não me deixaram usufruir minhas boas intenções e bom comportamento. Fiquei enojado e me afastei desse estágio   maligno e  dessa política hostil,  que não leva a coisa nenhuma, a não ser desestimular o cidadão, encaminhando-o ao comodismo, à acomodação e à  preguiça.
    Por isso, fiquei distanciado e não quis mais saber das artimanhas polítiqueiras, feitas por esses cidadãos ignominiosos. Não me coadunava permanecer nessa massa de pessoas carcarás e "surripiadoras", que têm o pensamento de surrupiar o patrimônio público.
 Essas pessoas não prestam serviço algum ao povo. Para mim certos homens são semelhantes aos carcarás, aves predadoras dos pequenos animais. Que destoam dos que clamam por melhoramento para nossa cidade. E por isso clamam no deserto, além de serem  denegridos por suas postura de homens sérios. A esses cidadão bem intencionados negam até o simples apoio moral.
Tudo isso resulta da má educação, visto que a população pobre continua sendo enganada com palavras ocas, ideias inúteis, aceitando  facilmente uma formação de péssimos professores, muitos não capacitados, colocados no serviço público por meio de acordos políticos para satisfazerem os anseios dessa marcha fúnebre que assola o meio político cratense.
    Gostaria de ver o Crato moderno, agigantado e respeitado. Mas o que vemos deixa o homem idealista tristonho devido à falta de renovação no cenário político. No entanto, existe muitas pessoas que cultivam  valores éticos e cívicos e  não são  afeitos ao comportamento que destoa da marcha propulsora do desenvolvimento.
    Infelizmente, a maioria dos cratenses não vê isso. Falta, à essa maioria, valores éticos da parte de   alguns políticos que forjaram vingança, visto que o seu principal objetivo era praticar a vindita. Muitos observavam que a sua maneira de derrubar os grandes lideres da história do Ceará. Que pena! O Crato sofre com isso! Nota-se que esta cidade é perseguida e desestimulada por políticos carcarás que tem por objetividade enfraquecer o desenvolvimento do nosso município.
    Agora relembro Luiz Gonzaga: é um desadoro meu chefe! Cadê as obras que prometeram? Que são das indústrias que não veem para o Crato? Que é das universidades que eram do Crato e que por perseguição retiraram daqui? Por que não retornar a estrada de ferro para o Crato, já que facilitava o transporte mais barato . E os senhores dizem ser bonzinhos, por que não vem olhar para este município? Que é da faculdade de Medicina que prometeram há 4 anos e só ficou no papel? Por que retiraram o IBAMA do Crato? Por falar em IBAMA, é bom que todos saibam que a Floresta Nacional do Araripe  é a mais antiga do Brasil!
 Ah! Crato velho sofredor, não se pode dormir com tanto barulho.
   


Luto no Rádio e TV: morre radialista Ênio Carlos



A TV Diário confirmou o falecimento, na tarde desta quinta-feira (20), em decorrência de complicações de um tumor no cérebro, do apresentador e radialista Ênio Carlos. No ar desde a fundação da TV Diário, há 18 anos, Ênio estava afastado dos estúdios da TV e da Rádio verdes Mares por recomendação médica desde fevereiro, quando foi diagnosticado com um tumor cerebral, caracterizando um tipo de câncer. A equipe de médicos que o acompanhava recomendou o afastamento dos estúdios para que o tratamento tivesse a eficácia necessária e, desde então, ele vinha se tratando com a esperança de que em breve retornaria aos programas de rádio e TV. Ênio já trabalhou na Rádio Assunção, Cidade AM, na extinta TV Manchete. Natural de Aracati e casado há 27 anos com Juracéia Soares Viana Pinto, o apresentador, nascido Ergaêmio Viana Pinto, deixa 3 filhas: Nicole, de 21 anos; Thamile, de 14 anos, e Emilly, de 3 anos. Em seu programa, Ênio revelou talentos como Jack Lima e Natália Queiroz, atuais apresentadoras dos programas Forrobodó e o Tudo Por Elas, respectivamente. Emanuel Sales e Mari Sousa estavam no comando do Programa Ênio Carlos desde que o apresentador se afastou de suas funções para receber tratamento médico, mantendo a identidade e o estilo do apresentador na atração.

Ceará Agora
Via www.blogdocrato.com



Liberados mais recursos para o Cinturão das Águas do Ceará



O Ministério da Integração Nacional (MI) anunciou a liberação de mais R$ 14,4 milhões para o projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no Trecho 1, entre os municípios de Jati e Cariús. A liberação da verba ocorreu no último 14 e assegura a continuidade dos serviços de engenharia. A obra é considerada importante para ampliar a transferência do recurso hídrico oriundo do Rio São Francisco para o Interior do Ceará.

Convênio

A informação foi publicada no Portal da Transparência e refere-se ao Convênio Nº 669882 do CAC – Primeira Etapa entre Jati e Cariús, firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Estado do Ceará. O valor total é de R$ 1,6 bilhão. Para o próximo ano, o governo federal anunciou que vai liberar R$ 250 milhões para o CAC, mas o governo do Estado reivindica um acréscimo de R$ 150 milhões. Há três semanas, foram liberados R$ 30 milhões para o CAC, por meio do MI. A obra está estimada em R$ 2,08 bilhões. O lote I está com 49% dos serviços executados; o II tem 23%; o III está com 19%; o IV, 4%; e o V, que corresponde aos túneis, atingiu 51% do cronograma. A conclusão da obra vai depender do repasse de recursos do governo federal. O primeiro trecho, de 32Km, poderá ser entregue em dezembro próximo. As águas do São Francisco vão chegar ao Castanhão, independentemente do CAC, pois seguirão o curso natural de riachos, do Rio Salgado e do Rio Jaguaribe, conforme o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira. O Estado vivencia uma situação gravíssima de perda das reservas hídricas nos açudes no Interior. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o volume médio acumulado nas 12 bacias hidrográficas é de apenas 8,2%. O Açude Castanhão, o maior do Ceará, e responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), registra apenas 5,9%, e o Orós, 19,5%. Desde setembro o Açude Orós transfere água, pelo Rio Jaguaribe, para o Açude Castanhão e de lá até a RMF. Foi uma reserva preservada para mais uma vez assegurar o abastecimento da Capital e de municípios vizinhos. Até dezembro vindouro o nível do Orós deve cair para 9%, mantendo o do Castanhão.

CAC E Orós

Sem as obras do CAC, as águas do São Francisco não chegariam ao Orós, que barra o Rio Jaguaribe. Seguiriam o curso natural do Rio Salgado a partir do Riacho dos Porcos, em Jati, até o Castanhão. O Rio Salgado é afluente do Jaguaribe, no município de Icó, ou seja, abaixo do Açude Orós. A liberação de R$ 30 milhões e de mais R$ 14 milhões assegura a continuidade da construção da primeira etapa do CAC, que no futuro vai beneficiar municípios da região do Cariri e do Centro-Sul cearense. O primeiro trecho é de 146Km, entre Jati e Nova Olinda. O ritmo das obras tem sido lento e já houve até suspensão dos serviços. A interrupção das obras da transposição das águas do São Francisco ocorreu no trecho que era de responsabilidade da Construtora Mendes Júnior, que abandonou o serviço. A expectativa agora é que se leve mais um ano para a conclusão do projeto que é tão necessário para os Estados beneficiados. A crise hídrica a cada mês se agrava mais. O trecho suspenso é exatamente o que vai transferir água para o Ceará a partir de Cabrobó (PE), chegando a Jati, no Ceará, no Riacho dos Porcos. Não se sabe agora quando as obras de transferência do Velho Chico serão concluídas.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: wallpapers download



Inaugurada no CE maior usina solar privada



Com potência instalada de 3 megawatts (MW), a maior usina de energia solar privada do País foi inaugurada ontem (20), no município de Pindoretama, Região Metropolitana de Fortaleza. O Grupo Telles, responsável pela implantação do equipamento, ainda pretende ampliar a capacidade da usina para 5 MW, na segunda etapa do projeto. Toda a energia produzida pela empreendimento será de uso exclusivo do Grupo. O diretor de engenharia do Grupo Telles, José Paulo dos Santos, explica que a expansão da usina não será imediata, pois a empresa ainda fará um estudo de viabilidade financeira. A estimativa é que a analise seja concluída em até três meses. “A gente não pode vender energia, a microgeração distribuída é apenas para consumo próprio. Esse excedente será usado nas outras empresas do companhia”, ressaltou. José Paulo enfatiza que o principal motivo da iniciativa é reduzir os custos do Grupo e ter garantia de fornecimento de energia. “Estamos vendo até que ponto conseguimos reduzir nossos custos. O Nordeste, como nós sabemos, tem condições hídricas instáveis”, lamentou.

Economia de R$300 mil

A capacidade instalada da usina, de 3MW, garante todo o consumo da fábrica de embalagens de papelão Santa Elisa, que integra o Grupo, localizada em Aquiraz. É projetado que a economia na conta de luz da fábrica será superior a R$ 300 mil por mês. A usina já está operando, fornecendo 100% da energia para o local. O investimento para a construção do empreendimento foi de R$ 30 milhões. Deste total, R$20 milhões referem-se a compra de equipamentos da fornecedora norte-americana SunEdison. Enquanto que os outros R$10 milhões foram investidos nas instalações elétricas, mecânicas, na construção civil e em transformadores. “Nós temos 58 mil metros de cabos elétricos enterrados, de interligação dos painéis solares até a indústria”, comentou José Paulo. A nova usina solar ocupa uma área de 60.000 m² e conta com 9.223 painéis fotovoltaicos produzidos em Missouri, nos Estados Unidos, pela multinacional SunEdison.

Novos equipamentos

Durante a solenidade de inauguração do equipamento, o governador do Estado Camilo Santana enfatizou que o grupo Telles se torna um referencial para outros empreendimentos de produção de energia solar que serão instalados no Ceará. “Vai ser instalado em Cascavel, em Limoeiro do Norte. Nós temos também a primeira unidade, que é menor, lá em Tauá”, anunciou o governador sobre os novos empreendimentos voltados a produção de energia fotovoltaica. Ele ainda ressaltou que o atual cenário mostra que o Ceará “pela vocação, pelo potencial e pela quantidade de luz”, tem uma das melhores condições do mundo de produção de energia solar.  José Paulo complementa, afirmando que quatro empresas procuraram o Grupo, durante o evento, com interesse em criar parcerias, para construir empreendimentos similares. “Ser o pioneiro sempre é difícil, tivemos que pesquisar muito. Eu já conversei com várias empresas, nós fazemos questão de divulgar a iniciativa”, comentou.

Redução do ICMS

Camilo Santana ainda lembrou que o Estado tem apresentado políticas de incentivo para a produção de energia solar. “Nós aprovamos uma lei na Assembleia garantindo a isenção do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) para microgerador de energia solar. Foi o primeiro estado do País a tomar essa iniciativa”, ressaltou. A usina de Pindoretama foi umas das empresas beneficiadas pela iniciativa do governo.  José Paulo explica que há pretensão de novos investimentos em energias renováveis, e para isso, está sendo realizado um estudo de viabilidade técnica e financeira para aplicações da empresa na área solar e eólica. Entretanto, o diretor preferiu não citar quais seriam esses projetos. “Nós queremos aumentar a nossa margem de lucro, é uma maneira de investir mais na empresa, reduzindo o custo”, concluiu. Já o governador do Estado pretende apresentar, em breve, um plano que foi construído a médio e longo prazo para energias alternativas e para mineração do Ceará. Ainda não há data para a apresentação.

Última Hora
Via www.blogdocrato.com



CNJ recolhe documentos nos gabinetes do TJCE




A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou, durante o dia de ontem, a inspecionar e recolher documentos dos gabinetes dos três desembargadores suspeitos de venderem liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Os desembargadores em questão, Carlos Rodrigues Feitosa, Francisco Pedrosa Teixeira e Sérgia Maria Mendonça Miranda foram informados pelo CNJ, por meio de ofício, que teriam os gabinetes inspecionados pelos corregedores. 

Na manhã de ontem, a Corregedoria convocou os três a comparecerem à sede do TJCE, no bairro Cambeba, e prestarem esclarecimentos durante a correição, que começou às 9h e se estendeu até 19h e continua hoje, no mesmo horário. A comitiva do CNJ, formada pelos juízes auxiliares da Corregedoria Carlos Vieira von Adamek, Márcio Evangelista Ferreira da Silva, Rui de Almeida Magalhães, e pelo juiz federal Jorge Gustavo Serra Macêdo Costa (do Tribunal Regional Federal da 1ª Região) e por quatro assessores, chegou ao Tribunal sem falar com a imprensa e seguiu à sala do prédio do TJCE escolhida como base para a correição. 

Provas

Depois, a equipe se dividiu entre os gabinetes dos desembargadores investigados para acessar os documentos digitalizados e procurar alguma prova sobre a suspeita de venda de liminares nos plantões. O Conselho Nacional solicitou que em cada gabinete tivesse um servidor do TJCE para prestar eventuais esclarecimentos e auxiliar na inspeção. A assessoria de comunicação do CNJ frisou que a correição embasará uma investigação que irá focar em descobrir se houve desvio de conduta dos magistrados, que podem vir a ser punidos pelo CJN com penas administrativas. O órgão nacional não estipulou prazo para o término da investigação. Em nota assinada pela presidente do TJCE, a desembargadora Iracema Vale, o Tribunal afirmou que “colocou à disposição da Corregedoria do CNJ toda a sua estrutura física e apoio de tecnologia da informação, como também de pessoal, para a realização dos trabalhos”. Apesar de afirmar que não pode se manifestar quanto ao mérito dos trabalhos, Iracema Vale reforçou, na nota, que não compactua com qualquer prática ilegal e que fuja das determinações da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).

OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, esteve no TJCE, na manhã de ontem, representando a Instituição, que foi convidada pelo CNJ a participar da correição. “Nós estamos em uma missão institucional, acompanhando e também contribuindo para que esse processo correicional venha transcorrer da melhor maneira possível. Eu aplaudo a atitude do CNJ em convocar a OAB, o que demonstra transparência, zelo e, acima de tudo, querer que esses assuntos sejam elucidados”, pontuou Marcelo Mota. Na última quarta-feira (19), a OAB-CE e o seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) receberam representantes da Polícia Federal (PF), em sua sede, para adquirir informações sobre a segunda fase da operação ‘Expresso 150’, denominada ‘Cappucino’. “Os conselheiros (do TED) tiveram acesso a cópia do inquérito e solicitaram exposição com o objetivo de esclarecer pontos da investigação apontados como relevantes e com repercussão na seara administrativa da OAB-CE”, afirmou o delegado federal e titular da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado (DRCOR), Wellington Santiago. O TED suspendeu os advogados Fernando Feitosa, Mauro Rios e Michel Coutinho por um ano e instaurou processo contra outros 11 advogados investigados, na ‘Cappucino’, por participarem no esquema de venda de liminares no TJCE . Os três advogados eram reincidentes. 

Fonte: Portal Verdes Mares
www.blogdocrato.com



Defesa de Cunha já analisa hipótese de delação



Em público, a defesa de Eduardo Cunha descarta a hipótese de delação. Em privado, um dos advogados que integram a equipe admitiu que o baralho de Cunha já inclui a carta da colaboração judicial. Abriu o jogo em conversa com um colega que atua noutro processo da Lava Jato. O advogado que conversou com o defensor de Cunha ficou com a impressão de que o ex-deputado pode propor um acordo à força tarefa da Lava Jato mais cedo do que se imagina. Antes, deve recorrer contra a ordem de prisão expedida por Sergio Moro, para testar a higidez da peça. Cunha incorporou ao seu time de defensores mais um especialista em delação: Marlus Arns de Oliveira. Que declarou o seguinte sobre delação: ''Esse assunto não foi discutido, não está em pauta.'' Cunha também dizia que jamais renunciaria à presidência da Câmara. Quase um ano depois de ser denunciado pela Procuradoria ao Supremo Tribunal Federal, ele mostrou que mentia. Renunciou à poltrona de presidente numa manobra tardia para salvar o mandato de deputado. Não colou. Cassado, caiu nas mãos de Sergio Moro.

Josias de Souza
Via www.blogdocrato.com



Chuva de pequena intensidade caiu sobre a cidade do Crato na noite desta quinta-feira


A previsão do tempo indica para hoje, tempo nublado e segundo serviços de meteorologia, não chove.

Uma chuva de pequena intensidade caiu sobre a cidade do Crato na noite desta quinta-feira ( 20 ). Começou por volta das 22:15 e durou até as 23:00 aproximadamente. Não caiu em todos os bairros, mas atingiu o Centro, Vilalta e Bairro do Seminário, dentre outros. No lado mais ao sul da cidade não choveu, tais como o Lameiro e o Grangeiro. Para hoje, temperatura máxima prevista de 36 graus e mínima de 23. Umidade relativa do ar, máxima de 81% e mínima de 40%. Ventos a nordeste a 13Km/h.


Fonte: CPTEC, Wheather center.
Via www.blogdocrato.com


No Ceará, seca avança e passa de moderada a grave




O cenário da estiagem no Ceará é cada dia mais alarmante, apontam os dados de setembro do Monitor da Seca - ferramenta do governo federal que acompanha a evolução do fenômeno e que tem como parceira a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o Mapa, o quadro piorou e muito, com atenção para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde era observada uma área com seca moderada até agosto e agora os indicadores apontam uma seca grave. Até maio, a RMF não havia sido atingida pelo fenômeno.

Nas demais áreas do Estado, sinaliza o relatório, observa-se a expansão, para norte, do nível extremo, além do aumento da área com grau excepcional para todo o Centro-Sul, sendo que a pior situação ocorre no Cariri e na parte inferior do Sertão dos Inhamuns. Para o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a tendência é que a seca se agrave até dezembro, quando começa a pré-estação chuvosa. Em julho passado, apenas pequenos trechos de quatro Estados, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí, registravam o índice mais drástico na escala das secas. No mês passado, houve um dilatamento desse espaço e, além do aumento do espaço, outros também foram afetados, como o Maranhão, Bahia e Alagoas. "As poucas chuvas que ocorreram em setembro também contribuíram para agravar a situação que atinge 100% do território cearense", frisam as informações disponibilizadas. Para meteorologistas, a ferramenta é um instrumento de monitoramento que mostra a magnitude da estiagem no Nordeste e seus impactos. O mapa leva em consideração dados de monitoramento e os impactos concretos no abastecimento, agricultura e pecuária, dentre outras áreas, para apresentar o retrato mais recente e fiel possível da seca de maneira periódica. O prolongamento da estiagem na região já dura cinco anos e, em consequência disso, atualmente, 127 municípios cearenses ou 60% deles dependem da atuação do Exército com a Operação Carro-Pipa. A homologação da situação de emergência é feita pelo Governo do Estado e encaminhada ao Ministério da Integração Nacional que reconhece via portaria ministerial. Entre os atendidos, cinco são da Região Metropolitana de Fortaleza: São Gonçalo do Amarante, Chorozinho, Pacatuba, Pacajus e Caucaia. Isso significa que o avanço da seca já impactou negativamente 38,4% das 13 cidades que integram a RMF. Conforme um dos integrantes da Defesa Civil, capitão Aluízio Freitas, sete sedes municipais - Boa Viagem, Campos Sales, Dep. Irapuan Pinheiro, Iracema, Palmácia, Pedra Branca e Pereiro - dependem das ações do programa Carro-Pipa Estadual. "Só atendemos as sedes. Só aí temos mais de 53,7 mil pessoas das sedes urbanas impactadas pelo desabastecimento de água", afirma. Ele diz que esse atendimento deve ser ampliado para outras áreas, como o distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante. "O programa conta que 94 carros-pipa".

Cenário

O professor da Universidade Federal do Ceará e PhD em Mudanças Atmosféricas, Alexandre Costa, avalia, que numa situação "dramática" como a que se enfrenta hoje, tudo vale para levar água para as comunidades mais afetadas, como a construção de adutoras de engate rápido, perfuração de poços e o carro-pipa. Entretanto, aponta, a qualidade desse recurso é questionável, mesmo com tudo que tem sido feito. "Sei da escavação de poços, mas a água ofertada de locais desconhecidos é em grande volume ainda, e isso gera consequências ainda mais graves como doenças que podem deixar sequelas para sempre, principalmente em crianças e nos idosos, sem falar no desenvolvimento cognitivo", frisa. Na sua percepção, o carro-pipa é uma realidade histórica e deve persistir por muito tempo. "Mas é preciso buscar outras fontes confiáveis e garantir que, em momentos como esse, a gente fique buscando soluções paliativas e sem prosseguimento".

Classificação

Fraca: Entrando em seca - veranico de curto prazo diminuindo plantio, crescimento de culturas ou pastagem saindo de seca - déficits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas
Moderada: Danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos; algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas
Grave: Perdas de cultura ou pastagens prováveis; escassez de água comuns; restrições de água impostas
Extrema: Grandes perdas de culturas / pastagem; escassez de água praticamente generalizada ou restrições            

Fonte: DN


Manifestação contra reajuste do alto escalão de Juazeiro do Norte.




Manifestação contra reajuste do alto escalão de Juazeiro do Norte. Servidores do município de Juazeiro do Norte lotam as galerias da Câmara de Vereadores. A movimentação, na sessão da última quinta-feira (20), foi para tentar barrar a aprovação de reajuste do alto escalão do governo municipal.
A reunião que foi marcada para iniciar as 15h e tem tolerância de 15 minutos, começou com atraso de mais de meia hora. Dos 21 parlamentares apenas três ausentes. Zé Ivan Leiteiro e Bertrand Rocha, ambos do PT do B e Didi de Amarílio, do PPS.

Fonte: Cariri Metropolitano
Via www.blogdocrato.com



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31