xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/10/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 outubro 2016

Garota de 13 anos revoluciona medicina com invenção simples, mas incrível


Uma garota de 13 anos revolucionou um problema antigo na medicina usando algo extremamente simples. Anushka Naiknaware, que mora em Beaverton, Oregon, tornou-se uma das oito finalistas do concurso internacional de ciência Google-run, após inventar ataduras que notificam os médicos quando precisam ser substituídas. Genial, né? Usando nanopartículas de grafeno e tinta, as bandagens exibem padrões fractais quando detectam que seus níveis de umidade caíram. As ataduras precisam ser umedecidas para que os ferimentos cicatrizem mais rapidamente, contudo ficar trocando-as muitas vezes pode fazer mal a uma lesão. Com a novidade, os enfermeiros e auxiliares já não precisam se preocupar com possíveis riscos aos pacientes. Desde que faturou o prêmio Lego Education Builder na categoria engenharia, a estudante do 7o ano da Stone Middle School recebeu uma bolsa de US$ 15 mil, uma viagem ao quartel-general da Lego, na Dinamarca, e uma mentoria com executivos da empresa sobre empreendedorismo. Anushka, que é a pessoa mais jovem a ganhar o concurso, tem planos de patentear sua invenção e conseguir sua aprovação da Food and Drug Administration, uma agência americana responsável pelo controle de alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, cosméticos, equipamentos médicos, medicamentos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano. 

Com informações do Good News Network. 
Via www.blogdocrato.com


Mais de 160 mil fiéis devem visitar o Santuário Nacional nesta quarta-feira



As comemorações do Dia da Padroeira costumam reunir milhares de fiéis no Santuário de Nossa Senhora AparecidaArquivo/Agência Brasil Desde o último final de semana tem sido intenso o movimento de devotos de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, o maior templo mariano do mundo, localizado na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Neste ano, a programação do dia 12, dedicado à santa, é em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem por pescadores no rio Paraíba do Sul. São esperados hoje (12) cerca de 163 mil visitantes. A concessionária NovaDutra estima que entre a sexta-feira (11) e hoje (12) cerca de 300 mil veículos passem pelo trecho paulista da rodovia. De acordo com a concessionária, desde o início de setembro 5.515 romeiros seguiam a pé pela estrada rumo a Aparecida.

Programação

A programação do dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida começou com uma vigília à meia noite. Às 9h, haverá missa solene e a cada hora ocorrerão celebrações com encerramento às 19h, seguida de show pirotécnico. Além dos ritos religiosos, os fiéis contarão com shows de música sertaneja. No sábado, dia 15, no Espaço Esplanada João Paulo II, ao lado do Santuário nacional, está previsto um show clássico com o tenor Andrea Bocelli e participação da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. O espetáculo Primavera Musical no Vale inclui músicas sacras e é patrocinado em conjunto pelo Ministério da Cultura e pelo governo paulista

Cinema 3D e Museu de Cera

Entre as novidades, os visitantes também poderão contar com cinema 3D, inaugurado na última sexta-feira (7) dentro do Museu de Cera, a nova atração do Santuário. No local, com capacidade para 150 pessoas, será exibido aos fiéis o filme sobre a história da padroeira. A apresentação tem efeitos holográficos em 3D e não há necessidade do uso dos óculos conversores. No Museu de Cera estão distribuídas mais de 60 estátuas em 20 cenários diferentes em um trabalho artístico tão perfeito que os visitantes têm a nítida sensação de estar diante de personagens que fazem parte da história daquele complexo religioso. Entre eles, os papas João Paulo II, Bento XVI e o atual papa Francisco, que esteve em Aparecida em julho de 2013.

Agência Brasil
Via www.blogdocrato.com



Antônio Marcos - Por: Emerson Monteiro

Por volta de 1968, quando os primeiros sinais de televisão chegaram ao interior cearense pelas ondas da Tupi, estação líder em audiência e carro-chefe dos Diários Associados, me achava trabalhando no Banco do Brasil em Brejo Santo, onde permaneceria até 1971. Nesse período, Flávio Cavalcanti apresentava dois programas de sucesso na emissora, Um instante maestro e Esta noite se improvisa.

No primeiro desses, vi pela primeira vez Antônio Marcos. Mostrava composições suas sob a égide daquele famoso apresentador. Magro, de cabeça raspada, expressão agressiva, originava-se do Movimento Artístico Universitário, grupo teatral que sofrera consequências repressoras do desmonte cultural de anos anteriores.

De feições ainda adolescentes, cantava e se acompanhava ao violão, inspiração talentosa e letras sentimentais, com personalidade deixava notar o êxito que conseguira no mercado fonográfico, conquistando a Jovem Guarda, junto de Roberto e Erasmo Carlos.

Suas aparições se repetiriam nos programas da Tupi, enquanto sua produção ganhava o rádio no País inteiro, levando-o ao estrelado, um dos símbolos da juventude, na década de 70. Quem viveu esse tempo lembra de Menina de trança, Porque chora a tarde, Sempre no meu coração, Seu eu pudesse conversar com Deus, Como vai você, Namorada, Sonhos de um palhaço, Sou eu, Última canção, Vamos dar as mãos e cantar, O Homem de Nazaré, Tenho um amor melhor do que o seu e outras mais.

Em 1969, Marcos deixaria o grupo Os Iguais, com quem gravara compactos e um lp de canções estrangeiras (Yesterday, California dreaming e Yellow submarine, dentre outras), para começar carreira solo no disco Antônio Marcos, responsável por vender mais de 300 mil cópias.

Depois, faria cinema como ator (Pais quadrados, filhos avançados, de J. B. Tanko) e teatro (Hair, peça dirigida no Brasil por Altair Lima), em 1970.

Uniões amorosas intensas caracterizariam a imagem do artista. Casaria com Débora Duarte, atriz de reconhecida fama e, após tempestuoso romance desfeito, seria o marido da cantora Vanusa, e, por fim, de uma filha do rei Roberto Carlos, Ana Paula.

Nos inícios da década de 80, eu retornara ao Crato, e vim a conhecer Antônio Marcos, no Hotel Municipal de Juazeiro do Norte, apresentado por Francis Vale. Realizara uma apresentação no Cariri e conversamos longamente à beira da piscina da residência de Benedito Braz de Almeida, situada na Lagoa Seca, enquanto ele bebia e cantava.

Na oportunidade ouvi dele algumas revelações pessoais, ao revelar que usara cocaína durante 17 anos. E seus amigos lhe diziam: - Tu és um verdadeiro cavalo, cheirar coca todo esse tempo e ainda estar aqui para contar a história.

Já havia vencido a batalha contra aquela droga terrível, porém cairia sob as garras do álcool, de quem se tornaria vítima, alguns anos depois. Antes disso, ainda visitaria o Cariri, dando vexame, cantando embriagado e fora de si na Iguatemi Shows, no Triângulo Crajubar, aonde planejei comparecer, mas que não pude fazê-lo, a fim de rever o ídolo popular de tão notória consagração.

Eram os meses finais e melancólicos da brilhante carreira artístico-musical do moço triste, que eu conhecera através do vídeo menos de um quarto de século atrás. Em 05 de abril de 1992, vítima de parada cardíaca em função de uma insuficiência hepática fulminante, morreria em São Paulo, com apenas 47 anos de idade.

O testamento espiritual de um justo – por Barros Alves (*)


Se vivo fosse, monsenhor Vitaliano Mattioli estaria aniversariando neste dia 11. Em sua memória publicamos um artigo escrito pelo intelectual Barros Alves, publicado no jornal “O Povo” de 11-01-2015.
No dia 4 de dezembro de 2014, entregou o espírito ao Pai das Luzes o Monsenhor Vitaliano Matiolli, que não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Fi-lo post-mortem pela intermediação do Padre Neri Feitosa, que me passou o testamento espiritual dele e me deixou deveras comovido, em vista do que dou publicidade a esse verdadeiro tratado espiritual em breve registro. O Monsenhor Mattioli era romano de nascimento, tendo sido ordenando em 1963 aos 25 anos. Doutorado em Teologia Moral e Bioética, há 11 anos morava no Brasil e há seis servia na Diocese de Crato. Era o postulador do processo de beatificação da menina Benigna Cardoso, considerada “Mártir da Castidade”, que já recebeu o título de Serva de Deus, título canônico precedente à beatificação bem próxima.
Antes de se submeter a uma cirurgia no coração, com a serenidade dos justos, ele sentiu a necessidade de escrever o testamento espiritual, que significa sobretudo um testamento de piedade cristã e fé na Trindade Divina. Leiamo-lo como uma oração ao Pai: “A vida é um dom de Deus: Ele no-la doa e Ele pode retomá-la. Por isso desejo agradecer a Deus-Trindade por este tão grande dom. Desejo agradecê-lo também pela forma que Ele escolheu para doar-me a vida: um ato de amor físico e psicológico dos meus pais. Posso dizer com alegria que sou o fruto de dois amores que se cruzaram: o amor de Deus e o amor de duas criaturas dele.
“Pouco após o dom da vida física, Deus me doou pelo batismo a vida espiritual; naquele momento o meu corpo se transformou em templo do Deus-Trindade. Desejo agradecer a Deus pelo dom de ter nascido numa família cristã, pelo dom da saúde e de ter podido estudar. Mas, es+ecialmente, agradeço a Deus pelo dom do sacerdócio. A minha vida espiritual alimentou-se do Pão Eucarístico e do Pão da Palavra. Por Palavra entendo referir-me não somente às Sagradas Escrituras, mas também ao Magistério da Igreja, nos seus Dogmas.
O estudo destas verdades reveladas tem sido para mim uma fonte de grande alegria espiritual, mas especialmente foi causa de um grande consolo. Mergulhando no estudo da Verdade, na meditação do Denzinger, adverti que o meu espírito estava satisfeito, repousava tranquilo em Deus. No estudo do Dogma encontrei o porto seguro para onde dirigir-me na incerteza da especulação.
“Diante de todas estas riquezas recebidas, estou com vergonha pela minha indignidade e falta de correspondência ao grande amor recebido. Os meus pecados são como uma pedra, que não me permitiram corresponder a tanto amor. Mas, confio na infinita bondade, misericórdia e compreensão de Deus que é meu Pai. Agradeço à Diocese de Roma, o Vaticano, que me permitiu conhecer melhor a Igreja e sustentar-me economicamente. Agradeço ao Bispo do Crato, Dom Fernando Panico, que, como um pai afetuoso me acolheu na sua Diocese e sempre me assistiu paternalmente nesses anos.
Agradeço ao Conselho Presbiteral que não se opôs ao desejo do Bispo e a todo o Presbitério pela compreensão e estima que teve para comigo.
“Um pensamento de gratidão vai a todas as pessoas que vieram se confessar comigo. Agradeço pelo bom exemplo que me ofereceram com o seu arrependimento e com o propósito sincero de melhorarem a vida e de serem fiéis a Jesus. Toda vez que terminava de atender as confissões, sentia maior minha pequenez diante de tantos exemplos de confiança em Deus, mas, também, sentia-me mais estimulado para melhorar a minha vida espiritual.
Enfim, peço perdão a todos por ter desiludido as expectativas, por não ter cumprido o meu dever como se desejava. Refiro-me especialmente aos meus caríssimos seminaristas pelas minhas lacunas acadêmicas e como diretor espiritual.
Confio na intercessão de Maria. Espero que Ela possa apresentar-me aos Seu Filho Jesus de forma tal que eu não seja incluído entre os réprobos. A todos peço orações de sufrágio pela minha alma. Crato, 25 de novembro de 2014. Vitaliano Mattioli.”
Cremos, mercê da misericórdia e graça de Deus, que o Monsenhor Mattioli está neste momento gozando a paz infinita concedida aos justos por Nosso Senhor Jesus Cristo.

(*) Barros Alves é poeta, jornalista e membro da Academia Brasileira de Hagiologia.

O estrago é grande...


Prefeito eleito do Crato faz proposta de "trégua" aos servidores que não recebem seus salários, e recebe resposta à altura.


Ora, Trégua ! As contas a pagar não dão trégua...



O prefeito eleito do Crato, Zé Ailton propôs uma "trégua" aos professores que estão em greve, sem receber seus salários atrasados, e recebe a resposta: "Professores em greve, e o prefeito eleito pedindo uma trégua, querendo que voltemos a trabalhar com salários atrasados, essa é uma proposta indecente."

Cá pra nós

Ora, meus amigos, parece que o prefeito eleito já começa com o pé esquerdo, pois quem tem que dar trégua é a administração do Crato, e pagar o que deve aos professores, que estão sem poder pagar as suas contas, que se acumulam por causa de uma irresponsabilidade de uma gestão em que nada funciona na cidade. Não há NADA que justifique o atraso no pagamento dos salários da educação, já que esta é uma verba Federal que vem pontualmente todo mês e cai nas contas da prefeitura. A única tarefa do município é repassar este pagamento. E se esse pagamento não é feito, para onde está indo todo esse dinheiro ? O povo quer saber, porque já são várias categorias anunciando greves, além da cidade destruída, não houve qualquer crescimento em 4 anos, e na mira do TCM. Portanto, seria bem melhor se posicionar ao lado dos injustiçados, dos professores e dos servidores. Não é a classe dos professores que precisa se sacrificar ainda mais. É o município que tem que cumprir a sua própria responsabilidade.

Dihelson Mendonça ( www.blogdocrato.com )
Com informações e fotos do perfil de professores do Crato.




CRATO - Previsão do tempo para hoje, 12 de Outubro de 2016


Bom dia, Crato! Bom feriado a todos.
A previsão do tempo para hoje indica sol com algumas nuvens e não chove.




Fonte: CPtec, Metar

Via www.blogdocrato.com




BNDES suspende financiamentos a empreiteiras investigadas pela Lava Jato


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (11) a suspensão de pagamento de US$ 4,7 bilhões para 25 contratos de financiamento no exterior de empresas de engenharia e construção investigadas pela Operação Lava Jato. Os repasses estão suspensos desde maio. A medida atendeu à ação civil pública movida pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Os projetos suspensos envolvem financiamentos para exportações de serviços de engenharia das empresas Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez para países como Argentina, Cuba, Venezuela, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Angola, Moçambique e Gana. Ao todo, 47 contratos do banco com as construtoras serão revisados, num total de US$ 13,5 bilhões em financiamentos. Desses, 25 projetos já estavam contratados, num total de R$ 7 bilhões – dos quais US$ 2,3 bilhões já haviam sido liberados antes da suspensão. Na ação, a AGU recomendou que o BNDES fizesse uma avaliação de crédito antes de continuar apoiando a exportação de serviços de engenharia, tendo em vista a percepção de aumento de risco nos negócios com as empreiteiras envolvidas na Lava Jato. Os 25 contratos com repasses suspensos estão sendo analisados caso a caso com base em critérios anunciados hoje pelo banco, que levarão em conta aspectos como economicidade do projeto, adequação de custos, conformidade com práticas internacionais de contratação e verificação de concorrência no processo de seleção do prestador de serviço. As regras foram definidas com base na recomendação da AGU e em determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A avaliação do BNDES também vai considerar o avanço físico da obra em questão, fontes equacionadas, exposição do risco de crédito do banco, além de exigir um termo de compliance do país importador e da empresa exportadora, que vai dizer se o contrato respeita a lei. Para retomar os contratos, as empresas terão que assinar termo de compromisso com o BNDES. “Esse termo disciplinará as consequências sobre a falsidade, incompletude ou incorreção de tais declarações de conformidade, inclusive com a imposição de multa ao exportador”, informou o diretor da Área de Comércio Exterior do banco, Ricardo Ramos

Os outros 22 projetos, que ainda não foram contratados, serão submetidos aos mesmos procedimentos. “Os critérios para aprovações futuras serão mais seletivos”, disse o executivo, que reconheceu que a análise pode levar ao cancelamento total das operações. Segundo Ramos, “talvez não haja exportação de serviços de engenharia nos próximos dois ou três anos” por causa do envolvimento das principais empreiteiras do país na Operação Lava Jato.

Agência Brasil
Via www.blogdocrato.com



PRF apreende mais de R$ 1 milhão em fundo falso de veículo no Piauí


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no final da manhã da última terça-feira (11) mais de R$ 1 milhão no fundo falso de um veículo na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí. De acordo com a PRF, o homem já tem passagem pela polícia e teria recebido dinheiro para levar o carro da cidade de Fortaleza, no Ceará, para a cidade de Santa Inês, no Maranhão. Durante as buscas, a PRF encontrou o dinheiro dividido em diversos blocos envoltos em papéis e fita adesiva. Questionado, o condutor informou que foi contratado pelo valor de R$ 3,5 mil por um homem bem vestido que aparentava ter 35 anos de idade e que conheceu em uma praia em Fortaleza. Pelo pagamento, ele teria que levar o veículo para a cidade de Santa Inês, e teria iniciado o deslocamento na manhã de terça-feira. O homem revelou ainda à polícia que era usuário de maconha e que teria cometido o crime de homicídio para se defender em questões envolvendo outros delitos. "Como ele já tem passagem por roubo acreditamos que o dinheiro pode ser de tráfico de drogas ou de assalto a banco. Ele não explicou a origem exata do dinheiro", disse o inspetor Fabrício Loiola.

Fonte:G1



Judiciário cearense em clima de plantão neste feriado religioso



Magistrados da Capital e de comarcas do Interior atenderão em regime de plantão nesta quarta-feira (12/10), feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) o plantonista será o juiz convocado Francisco Carneiro Lima. O magistrado atenderá das 12 às 18 horas.

Fórum

No Fórum Clóvis Beviláqua, o plantão ficará a cargo da 4ª Vara da Infância e da Juventude e do 5º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital. Os juízes estarão disponíveis das 12 às 18 horas. Os pedidos urgentes de natureza cível no âmbito de competência da Infância e da Juventude, destinados apenas para apreciação de casos urgentes, serão analisados pelos citados plantonistas.

Interior

No Interior, o atendimento acontecerá das 8 às 14 horas nas comarcas de Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Pedra Branca, Redenção, Limoeiro do Norte, Fortim, Maracanaú, Pacajus, Caucaia, Trairi, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Uruoca, Carnaubal, Nova Russas, Tauá e Irauçuba.

Com informações do TJ/CE



Reforma da Previdência vai atingir políticos, diz Temer


O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (11), em entrevista à rádio CBN, que a reforma da Previdência Social deve atingir os políticos. A informação havia sido antecipada pelo jornal "O Globo". "Ela [a reforma] deverá atingir a todos. Essa coisa da aposentadoria de políticos já começou a ser esboçada e, evidentemente, vamos fazer equânime para atingir todos os setores. E não vamos diferenciar mais os setores", afirmou o presidente, ao ser questionado se a reforma iria incluir também o sistema de aposentadoria dos políticos, que hoje tem uma regra específica. Temer lembrou que o governo quer criar uma regra única de aposentadoria no país, incluindo os setores público e privado. "Não vai haver mais distinção na previdência geral e a pública. Nós temos de igualar isso e isso é um ponto já definido", afirmou.
Privilégios políticos atuais
Hoje, deputados e senadores têm um regime especial de aposentadoria, que segue as regras dos servidores públicos. Para receber o benefício integral, são exigidos 35 anos de contribuição e 60 anos de idade. Eles também podem ter aposentadoria proporcional, estipulada com base em 1/35 (um trinta e cinco avos) por ano de mandato. Hoje, um senador pode se aposentar com oito anos no mandato se preencher os requisitos de 35 anos de contribuição previdenciária, no INSS ou em outro regime, e ter 60 anos.

Teto dos gastos públicos

Temer classificou ainda de "vitória muito significativa" a aprovação do teto dos gastos públicos em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Ele disse que a base parlamentar do governo na Câmara hoje está em torno de 375 deputados, mas que este quorum não foi atingido por causa de algumas ausências. O governo obteve 366 votos favoráveis à emenda constitucional que cria o teto dos gastos públicos na votação em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

Agência Brasil
Via www.blogdocrato.com





Modelo pode chegar a 20% das farmácias no Brasil


As chamadas "clínicas de serviços farmacêuticos" no modelo do projeto Assistência Médica Avançada, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), já estão presentes em 650 estabelecimentos das grandes redes no Brasil. O número corresponde a cerca de 10% de todas as 6,2 mil farmácias das redes associadas da entidade. O projeto deve ser ampliado nos próximos anos, e pode ser levado adiante não apenas entre os associados. Ele tem potencial para se expandir e atingir 20% das 72 mil farmácias existentes no Brasil, em um horizonte de 10 anos. Isso tudo depende da existência de uma regulamentação para esse tipo de serviço, segundo o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. Em números absolutos, seriam cerca de 14 mil estabelecimentos farmacêuticos no País com "clínicas", ou seja, "20 vezes mais o número de clínicas médicas privadas que já existem hoje (700)", calcula. A aguardada regulamentação impulsionaria um dos focos do projeto, que é a aplicação de vacinas nas farmácias. "A gente só tem 700 clínicas, mais mil consultórios, totalizando 2 mil pontos que aplicam vacinas no âmbito privado no Brasil. Isso faz com que a imunização de crianças seja ótima, a imunização de idosos acima de 65 anos seja ótima, mas entre 10 anos e 65 seja péssima, seja porque o acesso é muito precário ou porque é muito caro", defende ele.
Vacinas mais baratas
Barreto destaca ainda que o varejo farmacêutico tem condições de ofertar vacinas por preços menores que os do setor de saúde privada. "A mais nova vacina lançada contra a dengue possui três doses. Nas clínicas privadas, elas vão custar R$ 990. A gente tem certeza que essas três doses poderiam ser aplicadas nas farmácias por R$ 600, uma economia de cerca de 30%", salienta. (MV)

Fonte: Portal Verdes Mares
Via www.blogdocrato.com



Meninos passarão a ser imunizados contra HPV


A partir do ano que vem, a vacinação contra o vírus HPV, implantada em 2014 no calendário de imunização para meninas, passará a ser disponibilizada também para adolescentes do sexo masculino. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Pasta, meninos de 12 e 13 anos começarão a receber a imunização em 2017, e, até o ano de 2020, a faixa-etária deve aumentar gradativamente para 9 a 13 anos.

A ampliação do público-alvo, conforme o Ministério, será uma forma de aproveitar doses restantes do grupo de meninas, que tiveram o esquema vacinal reduzido de três para duas aplicações. A inclusão dos meninos na oferta, entretanto, já era reivindicada pela classe médica e autoridades da Saúde desde que a vacina começou a ser aplicada no público feminino. "No primeiro momento, o foco era a prevenção do câncer de colo de útero entre as mulheres, mas os meninos também são acometidos pelo HPV e por tipos de câncer associados ao vírus, que é o caso do câncer de ânus, de pênis, de garganta, de boca", observa Ana Vilma Leite, coordenadora de imunizações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Mobilização

Segundo ela, para vacinar os adolescentes, o órgão deverá adotar a mesma estratégia utilizada no primeiro ano da imunização entre meninas. Ana Vilma explica que a parceria entre as secretarias de Saúde e as de Educação, levando a vacinação para dentro das escolas, será fundamental para garantir a proteção em larga escala. A coordenadora afirma que, embora em 2014 a cobertura vacinal no público feminino tenha atingido a meta, a taxa de adesão tem caído nos últimos anos. Em 2016, segundo informações da Sesa, o percentual de meninas de 9 a 12 anos vacinadas foi de apenas 49,6%. Agora, com a inclusão dos adolescentes no público-alvo, ela destaca que a Secretaria terá que reforçar a mobilização. "Precisamos trabalhar em uma ação integrada com formadores de opinião, como as sociedades de Pediatra e de Imunizações e as secretarias de Educação", afirma.

Riscos

O ginecologista José Eleutério Júnior, professor do departamento de Saúde Materno-Infantil da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que, além de causar verrugas genitais, o HPV está diretamente ligado ao desenvolvimento de, pelo menos, seis tipos de câncer que acometem homens e mulheres. Quase 100% dos casos de câncer de colo de útero; 90% dos casos de câncer de ânus; 50% dos casos de câncer de pênis; 70% dos casos de câncer de vulva; e 60% dos casos de câncer de vagina podem ser associados ao vírus. "Vacinar meninas aumenta a possibilidade de diminuir a infecção entre os meninos. Mas os meninos também estão fazendo sexo com meninos, por isso eles precisam da vacinação", opina Eleutério. O professor reitera a necessidade da realização de campanhas com a participação das escolas e das famílias. "Os homens são mais teimosos em termos de prevenção, então, se deixar para eles procurarem por conta própria, poucos vão fazer isso", afirma o especialista.

Agência Brasil
Via www.blogdocrato.com


Medo do desemprego diminui entre os brasileiros



São Paulo. O brasileiro começa a dar sinais de que o pior da crise econômica, em sua avaliação, pode ter ficado para trás. O Índice de Medo do Desemprego (IMD) medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) atingiu, em setembro, 61,2 pontos. O resultado segue bastante acima da média histórica, de 48,2 pontos, mas representa uma queda de 6,7 pontos em relação ao dado anterior, de junho, e um recuo de 3,9 pontos ante setembro de 2015.

Os números foram divulgados ontem (11), pela CNI. Quando maior o índice, maior o medo da população em perder o emprego. De acordo com a confederação, o medo de desemprego é maior entre os entrevistados com renda familiar mais baixa. Entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos (mais de R$ 4,4 mil), o IMD foi de 49,8 pontos em setembro - ou seja, mais próximo da média geral histórica. Por outro lado, pessoas com renda familiar de um a dois salários mínimos (R$ 880 a R$ 176 mil) têm IMD de 67,9 pontos. Entre aqueles com renda de até um salário mínimo (R$ 880), o índice é de 66,9 pontos.

Índice de satisfação

Também medido pela CNI, o Índice de Satisfação com a Vida (ISV) atingiu em setembro os 67,0 pontos. Ele permanece abaixo da média histórica, de 70,0 pontos, mas avançou 2,5 pontos em relação a junho e 1,9 ponto ante setembro de 2015. Foi o segundo avanço consecutivo na percepção de satisfação. De acordo com a CNI, a satisfação com a vida é maior no grupo com renda familiar acima de cinco salários mínimos (70,9 pontos). Entre os que ganham até um salário mínimo, o índice atinge 65,0 pontos. Chama atenção ainda o fato de que a satisfação com a vida é maior entre as pessoas que moram no interior do Brasil (68,3 pontos), na comparação com aqueles que estão nas capitais (65,9 pontos) ou nas periferias (63,4 pontos). Para a pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 cidades do País, de 20 a 25 de setembro.

Fonte: Última Hora
Via www.blogdocrato.com



Governo do Ceará estuda realização de novos cortes


Em declaração na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa na tarde ontem, Mauro Filho admitiu que o Ceará "pode até ter mais uns R$ 30 ou R$ 40 milhões (a serem cortados nos custos), mas é preciso se preparar"

Mencionada pelo titular da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Mauro Benevides Filho, como o principal fator que compromete a saúde financeira do Ceará, a queda estimada em R$ 800 milhões no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) somente neste ano, aliada à não retomada da atividade econômica e ao aumento do desemprego, fez com que o governo cearense voltasse a pensar em novos cortes ainda para 2016. "Se essa queda (do FPE) for persistir, o Estado vai sentar, até o fim de outubro, para ver quais as medidas que serão tomadas para corrigir esse rumo que está aí", sinalizou Mauro Filho. Em declaração na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (Coft) da Assembleia Legislativa na tarde ontem, ele admitiu que o Ceará "pode até ter mais uns R$ 30 ou R$ 40 milhões (a serem cortados nos custos), mas é preciso se preparar em relação ao custeio, ao pessoal e aos próprios investimentos, pois investimento puxa custeio". A preocupação do titular da Sefaz também despertou o interesse de aumentar a meta do resultado primário, que atualmente é de R$ 480 milhões, apesar de a previsão do Estado estar abaixo disso, em R$ 400 milhões. "Vou ver como vai ser a receita de outubro porque eu quero fazer diferente dos outros estados. Todos esperam descumprir a meta para mandar a lei. Eu quero mudar a lei cumprindo a meta. É mais elegante", afirma.

Dentro das metas

No entanto, apesar dos alertas de Mauro Filho, o estado do Ceará tem mantido a receita corrente numa crescente média acima dos 7%. No caso do 2º quadrimestre de 2016, o incremento foi 3,96% acima das expectativas e deveu-se à receita tributária, que obteve acréscimo nominal de 9,70%, e ao ICMS, que registrou alta de 6,26%. Em números absolutos, a receita corrente líquida somou R$ 14,4 bilhões entre julho e agosto. No que diz respeito às despesas dos três poderes do Estado, o crescimento ante 2015 foi de 9,03%, sendo que o Poder Executivo teve os grupos outras despesas correntes (7,91%), juros e encargos da dívida (5,55%), inversões financeiras (53,08%) e amortização da dívida (37,38%) acima dos valores programados, mas dentro das metas da Lei de Responsabilidade. Porém, o limite prudencial para o pagamento de pessoal do Executivo beira o limite e preocupa o secretário. O gasto com folha já é de 42,66%, enquanto o limite prudencial é de 46,17%. "Se você ultrapassa o limite prudencial, você não pode fazer operação de crédito, não recebe transferências voluntárias e tem toda uma composição de sanções. Agora, em uma eventual análise de discussão salarial, temos que ficar atentos porque o Estado está beirando o limite e qualquer distribuição a mais de receita poderá fazer o Estado descumprir o limite prudencial e ficar sob as sanções", afirma.

Dívida

O único indicador negativo do documento apresentado na Assembleia Legislativa, segundo Mauro Filho, foi o da dívida consolidada líquida, que caiu R$ 1,7 bilhão de dezembro de 2015 (R$ 9,3 bilhões) a agosto (R$ 7,6 bilhões). "E a minha meta era aumentar a dívida em R$ 212 milhões", relembrou, comemorando o sucesso da estratégia que o levou a economizar.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31