xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/08/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 agosto 2016

Houve lá um dia - Por: Emerson Monteiro

Sim, e naquele dia tudo começava o movimento de sobre a terra dos homens. No entretanto de árvores e outros animais, aquelas feras feridas correriam soltas mundo afora na cata do alimento feitos caçadores de si mesmo. Daí, seguiram espécies de macacos sem pelo, porém dotados das ardilosidades que ainda hoje sacodem os becos e por baixo dos viadutos. Gente sorrateira, desconfiada, às vezes sabida, que tange rebanhos de búfalos nas montanhas rochosas, sem, contudo, conter a sanha de correr mundo na invasão do petróleo dos demais, das melenas cheirosas das damas aquinhoadas pela beleza que a outros convêm. Levam, contudo, no bolso dos casacos, a catinga perfumada artificialmente nas bocas de fumo, nos lixões e nas latas de betume das latrinas.

Eles, os homens, nós, os macacos aprimorados nas bolsas de valores, vamos aqui tangendo o que houve lá um dia, de corações endurecidos, outrossim alimentados de sentimentos revirados, aquinhoados nas propriedades dos outros e à força nos pleitos eleitorais de cartas marcadas. Dotados, sim, de artimanhas esquisitas, cacoetes e manias adquiridas no passo das tartarugas e dos grous centenários, eles, nós, os outros de nós, as velhas feras dos supermercados da origem, esfomeados de desejo, gananciosos sacripantas de dentes limados nas noites de horror, vivem dramas cruéis de pecados. Dançarinos que aguardam o troco das ações equivocadas, vamos abaixados, tais mariposas clandestinas, enfeitiçadas na luz da ilusão. Entocados pelo pó das sandálias que cheiram todas, vomitam bêbados as farras siderais do eterno.

Bom, é isto, falar dos leões envilecidos das savanas africanas durante as guerras de libertação e extermínio, dessas vítimas ambulantes que nós somos de um dia que houve em algum lugar neste universo das tantas maravilhas, significa olhar as madrugadas ensurdecedores de luz alaranjada e dormir sobre contos antigos que insistem mexer em nosso apetite nefasto de canibais inveterados.

Quantos e tantos desses bípedes sorrirão antes do nascer do Sol de amanhã cedo só Deus sabe e saberá...

O CRATO COMO ELE ESTÁ: BAIRRO VILALTA SEM ÁGUA QUASE TODO DIA O DIA TODO.



No último sábado ( 30 ), mais uma vez faltou água praticamente o dia inteiro no bairro Vilalta. O fato vem se repetindo quase todo dia nos últimos meses, quando a água sumiu das torneiras e somente de madrugada por volta das 03:00 começa a chegar e vai invariavelmente até às 08:00 quando acaba. Pessoas estão fazendo racionamento e se virando como podem. Em certas partes do bairro a situação é desesperadora. Não é de hoje que a Vilalta sobre com problemas com a água, que tem diversas cores, chegando a ser inclusive preta, mas o problema se agravou nos últimos meses de forma nunca vista. A água foi recentemente declarada imprópria para o consumo humano pela própria justiça, que tomou medidas enérgicas quanto ao caso. A população do Crato já fez inúmeras reclamações, reuniões, sem solução, porque a administração atual não consegue sequer manter os serviços básicos para a população. É muito acertado afirmar que o Crato passa hoje pelo maior desastre administrativo da sua história. Esse é apenas um dos milhares de problemas porque passa a cidade.

Comentários de pessoas em outros bairros do Crato:



www.blogdocrato.com
Vídeo ilustrativo, com problema da água preta já em 2014. Antes, água preta, hoje, sem água !




Prefeito Ronaldo está com Zé Ailton, afirma o site Plim Plim, e poderá estar no mesmo palanque com Camilo Santana, como afirma um dos blogs de política da região do cariri.





Há pouco mais de uma semana divulgamos aqui uma matéria publicada no Jornal do Cariri em que o prefeito do Crato, Ronaldo Matos chamava o pré-candidato Zé Ailton de "traidor" e que de forma alguma estaria do lado dele. Será que isso foi apenas uma ENCENAÇÃO e uma matéria PLANTADA na mídia a fim de tentar afastar o "fenômeno" do Zé Ailton ? Afinal de contas, a esta altura, com a desastrosa administração atual do Crato, ninguém quer o apoio do prefeito. Só que está circulando agora uma informação oposta. Foi noticiado no site PLIM PLIM do blogueiro André Lacerda em primeira mão, que o Ronaldo está sim, com Zé Ailton. Também foi noticiado e questionado pelo blogueiro Tarso Araújo em seu Blog, que Camilo e Ronaldo poderiam estar juntos no mesmo palanque ( 31 ). 

Como o governador apóia a candidatura de Zé Ailton Brasil, e considerando o fato do governador sempre ter defendido intransigentemente a figura do Ronaldo, inclusive na assembléia Legislativa, é de se esperar uma união dos três para as próximas eleições. Reveja as duas matérias publicadas e tire as suas conclusões: A primeira em que houve um suposto rompimento entre o prefeito e o Zé Ailton, e a segunda matéria, do site plim plim, que mostra o apoio do fenômeno ao candidato Zé Ailton Brasil. Estas eleições, ao que parece, serão cheias de surpresas !



Greve dos professores da rede estadual completa três meses



A greve dos professores estaduais do Ceará completa três meses sem previsão para o encerramento das paralisações. A greve passou a ser ilegal desde o dia 16 de maio. A decisão diz que os professores devem voltar imediatamente às atividades, com risco de multa diária de R$ 5 mil por cada professor em greve. Mesmo assim, eles decidiram em assembleia pela continuidade da paralisação. Parte do grupo que está na Seduc se reuniu com o secretário, Idilvan Alencar. Nessa conversa, os professores pediram compromisso da secretaria com a realização de novos concursos públicos na área e a revisão da tabela de vencimentos dos funcionários da educação.

A secretaria informou que oferece um reajuste para os professores, a partir da lei do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que dá margem de utilização de 80% pra pagar o salário dos professores. Além disso, seria antecipado o pagamento da promoção sem titulação. A secretaria também já tinha anunciado um pacote de R$ 140 milhões para ser investido na área. Os professores em greve pedem melhores condições de trabalho e reajuste salarial de 12,67%. Apesar da greve, tem professor que continua trabalhando e algumas escolas voltaram às atividades normais. A previsão é que, a partir da próxima segunda-feira, essas escolas preparem um novo calendário para cumprir os 200 dias letivos. 

Fonte: G1


PCdoB realizou a sua convenção no Crato e se declara a verdadeira oposição










Na manhã de sábado, 30, o PCdoB de Crato, com a participação do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) e várias lideranças regionais, realizou a Convenção Municipal Eleitoral que homologou a candidatura do professor e artista Cacá Araújo a prefeito de Crato e da sindicalista Elza Duarte como vice, além de chapa proporcional com vinte nomes de candidatos(as) à Câmara Municipal.
Segundo Cacá Araújo, O partido é oposição aos tucanos, que lideram o bloco mais conservador e reacionário, com Samuel Araripe no comando, e ao governo Ronaldo Matos, cuja gestão, ainda em curso, promoveu incomparável destruição moral e administrativa da cidade. São dois projetos expressa e efusivamente reprovados pelo povo, cada um em seu tempo, iguais nos princípios elitistas, oligárquicos e patrimonialistas, gêmeos na postura antipopular.

O PCdoB coloca-se propõe-se a contar com os movimentos sociais da cidade e do campo, e diante da conjuntura política atual, é a alternativa democrática e progressista, "resistência de esquerda em defesa da democracia, força viva e coerente".

Segundo o que foi elencado na convenção, Uma eventual administração do PCdoB teria por meta o protagonismo da juventude insubmissa e de trabalhadores e trabalhadoras na criação e execução de plataforma de desenvolvimento que colocasse em primeiro plano as demandas do povo humilde nas áreas da educação, saúde, emprego e renda, cultura, segurança, meio ambiente, participação popular, transparência, zelo com os recursos públicos e controle social da gestão, dentre outras questões também importantes no tocante a políticas públicas e direitos sociais.

Com informações adicionais do PCdoB - Crato
www.blogdocrato.com - Na cobertura completa das eleições municipais de todas as chapas.




Atos contra e a favor de Dilma Rousseff têm adesão menor




A cerca de um mês da votação final do impeachment da presidente afastada, Dilma Roussef (PT), no Senado, movimentos favoráveis e contrários à petista voltaram ontem às ruas. Ambos reuniram milhares de pessoas em pelo menos 50 cidades de cerca de 18 estados, mas a adesão foi menor do que nas vezes anteriores.

As mobilizações, porém, foram mais modestas que os atos de abril, ocorridos às vésperas da votação da admissibilidade do impeachment na Câmara dos Deputados. A Polícia Militar não fez estimativa de público dos atos de ontem. Em Fortaleza, centenas de manifestantes dos movimentos "Fora Temer" e "Fora Dilma" se reuniram nas ruas da Praia de Iracema e na Beira-Mar, na tarde de ontem. A organização do movimento contra o presidente interino, Michel Temer (PMDB), estima que 5 mil pessoas estiveram presentes na mobilização. No outro ato, os membros do grupo em defesa de Dilma, calculam cerca de 15 mil pessoas nas ruas. O trânsito de veículos ficou complicado para quem trafegava na região. Hotéis e comércios fecharam as portas por alguns minutos para evitar eventuais conflitos entre manifestantes. Algumas linhas de ônibus, como Grande Circular e Parangaba Mucuripe, tiveram as rotas alteradas e ruas foram temporariamente bloqueadas.

Contra

Concentrados na Praia de Iracema, participantes da Frente Cearense pelo Impeachment se mobilizaram com boneco inflável representando o juiz Moro, festejado nos protestos contra a petista. A manifestação homenageou também o magistrado que se tornou popular com a operação Lava- Jato cantando parabéns para Moro, que completa 44 anos hoje. A "dancinha" do impeachment, coreografia para uma música contra a presidente afastada foi apresentada em vários momentos do evento. Para o participante da coordenação da Frente, Luiz Arruda, apoiar definitivamente o impeachment de Dilma é o mais importante. "Temos ainda outros motivos, como o fim do foro privilegiado, 10 medidas contra a corrupção e apoio à Polícia Federal. Acho que a Dilma e o PT esgotou a capacidade de administração dela. Ela levou o Brasil ao caos. Acho que não merece voltar", declarou Arruda.

A favor

Com gritos de "recua que a esquerda está na rua", manifestantes "Fora Temer" iniciaram, às 17h, caminhada saindo da Praça do Cristo Redentor, no Centro, passando pela Monsenhor Tabosa em direção à avenida Abolição. Eles caminharam por entre as ruas do bairro Meireles pedindo a saída do presidente interino. De acordo com a organização do evento, cerca de 15 mil pessoas de 50 associações, partidos políticos, grupos sindicais se integraram ao movimento "O Povo Sem Medo" contra Temer. O movimento chegou a parar várias vezes a pedido da Polícia Militar, sobretudo na Av. Abolição, para evitar confronto com manifestantes "Fora Dilma", que se reuniam no Aterro da Praia de Iracema. Para o grupo, o governo de Michel Temer (PT) é "golpista" e atua contra movimentos sociais, tentando retirar direitos trabalhistas e sociais. "O povo da periferia, dos sindicatos, movimentos sociais veio às ruas hoje para denunciar esse crime que aconteceu no País e impedir vários retrocessos que estão acontecendo hoje como as medidas que atacam o SUS (Sistema Único de Saúde), a consolidação das leis trabalhistas e das mulheres", disse Sérley de Sousa Leal, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Outros estados

Em São Paulo, a Frente Povo Sem Medo também pediu a saída de Temer (PMDB), e a consequente volta de Dilma, que chamaria um plebiscito para novas eleições presidenciais. O ato saiu do largo da Batata e foi até as proximidades da casa de Temer, em Alto de Pinheiros. A organização falou em cerca de 60 mil pessoas. A Polícia Militar não divulgou estimativa. A frente é composta por 65 movimentos, como MTST (Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto), Intersindical (ligada ao PSOL), CUT e outros. O instrumento de consulta popular para nova eleição não está previsto na Constituição e, por isso, precisaria de aprovação de uma emenda constitucional no Congresso. Guilherme Boulos, coordenador do MTST, reconheceu a dificuldade, mas disse que insistirá nessa bandeira. "Não conto com esse Congresso, mas o papel dos movimentos sociais é apontar saída para a crise", afirmou. O ato também atacou a "agenda conservadora" de Temer -que inclui reformas da Previdência e trabalhista.

Pelo impeachment

"Estou aqui porque nós queremos consumar o impeachment de vez, em defesa do (juiz Sérgio) Moro e em apoio ao Temer. É constitucional, ele vai ficar lá até 2018 e está tentando pôr ordem no caos que está o Brasil", disse a aposentada Vera Andrisi, 61, que foi à avenida Paulista. Como previam os organizadores, que não divulgaram estimativa de público, o ato foi menor que os anteriores e atraiu poucos políticos. Estiveram presentes os deputados Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e Major Olímpio (SD-SP), que é candidato a prefeito de São Paulo. A PM não divulgou cálculo de pessoas na Paulista até as 20h30 de ontem. No Rio de Janeiro, os manifestantes pró-impeachment foram pela manhã à praia de Copacabana, na zona sul, com cartazes e discursos feitos em inglês para, segundo eles, atrair a mídia internacional.


Fonte: Última Hora
Via www.blogdocrato.com




Coronel Filemon Teles - Por Antônio Morais


O coronel Filemon Fernandes Teles foi prefeito  de Crato, deputado estadual por varias legislaturas e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Quando estava  presidente da Assembleia participando de uma reunião das Assembleias do nordeste, um colega seu da Paraíba lhe pediu  um obsequio: Deputado, um conterrâneo meu de  Conceição do Piancó fez umas estripulias por lá e  está  precisando se ausentar  por uns tempos. Gostaria que o nobre amigo desse uma  ajuda pra ele em Crato. Passado algum tempo, noutro encontro o deputado paraibano  perguntou ao Filemon : Como foi, o rapaz lhe procurou? Procurou e está tudo certo, está trabalhando, é  por demais responsável e cumpridor dos seus deveres e de suas obrigações. E como  você conseguiu tudo isso?  Ora, eu fui no cartório e tirei uma certidão de óbito : Aquele homem morreu. Depois fui no mesmo cartório e tirei uma certidão de nascimento,  surgiu um novo homem. E a viúva?  A viúva se casou com o homem novo.

Por: Antonio Morais
www.blogdocrato.com



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30