xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/06/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 junho 2016

Seu Bem Bem - Por: Emerson Monteiro

Bem Bem era o jeito com que chamavam Benebien, um ancestral da família Linhares, de cuja descendência procedem  João Gomes de Matos, o Dr. Ribamar Cortez, que foi promotor em Crato, e Dr. José Ulisses, filho de uma trineta dele; e tantos outros da região do Cariri.

Foi estudar medicina no Recife, e lá também estudou música e aprendeu a tocar piano muito bem. Na capital de Pernambuco, uma filha de família nobre, sua colega, quis que lhe desse aulas de música. Nisso, surgiu relacionamento mais estreito, e tiveram um caso amoroso.

Quando o pai descobriu o relacionamento, Bem Bem teve que fugir às pressas do Recife no rumo de Exu, indo viver na Fazenda Maniçoba.

Ficou recluso nos matos; deixou crescer a barba, o cabelo; e ficou morando com um grande proprietário amigo do pai de Bárbara de Alencar, Luiz Pereira de Alencar.

Lá, certa vez, chegou um pessoal de fora na residência procurando o Seu Bem Bem, e ele começou a indagar desses estranhos qual o sentido daquela viagem. Os homens terminaram confessando que tinham ido à procura de Bem Bem, para matar, porque bulira com a filha de uma família importante e tinha que pagar por isso.

Então, ele chamou o pessoal a conversar. Assunto vai, assunto vem, terminou pagando o dobro do que eles iam receber, e podiam dizer que Bem Bem morrera, que nunca iria mais a Recife, e ninguém nunca ia saber disso. Assim Bem Bem continuou vivo no interior, onde constituiu numerosa família.

Naquela hora, ele argumentou demoradamente com os pretensos vingadores: Esse homem é uma pessoa tão boa... Auxilia os humildes. É amigo de todos. Que, inclusive, era amigo dele. Etc e tal. Era o pai da pobreza do sertão. Era quem resolvia tudo nas épocas de seca, dando de comer ao povo necessitado.

Com isso, os viajantes também ficaram impressionados com a fama de Bem Bem, e resolveram receber o dinheiro mais fácil e voltar a Recife, e dizer que Bem Bem fora, sim, eliminado conforme previsto.

Obs.: História que ouvi de Enrile Pinheiro, em Crato.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30