xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/06/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 junho 2016

O removedor de obstáculos - Por: Emerson Monteiro

Eis o codinome de um deus da mitologia hindu, Ganesha, que se apresenta no corpo de homem, com quatro braços, e cabeça de elefante. Ele é o dono de instigante história que bem vale a pena conhecer:

No desenrolar dos acontecimentos universais, lá certo dia, Shiva decidiu cumprir longa excursão pelos seus domínios, deixando grávida a esposa, Parvati. Nessa viagem demorou ausente bom tempo, o suficiente a quando regressasse, e se aproximar de casa, avistar sua companheira abraçando carinhosamente um belo moço a quem demonstrava perfeita afeição em gestos de puro amor.

Sem maiores indagações, fruto da precipitação que lhe ocorreu ao transtorno dos sentimentos, Shiva avançou na direção do rapaz e, de chofre, lhe arrancou a cabeça em golpe ríspido e brutal. 

Ao presenciar, no entanto, a violenta atitude do marido, aturdida com o gesto irreversível, em prantos, Parvati recorreu logo a esclarecer a Shiva que esse de quem acabava de tirar a vida seria o próprio filho, que nascera durante sua ausência, ali já em idade adulta pela demora de regressar, causando nisso a profunda amargura do casal. 

Refeito do impacto que causara, apressado, o deus resolve procurar, a todo empenho, nos lugares em volta, a cabeça do filho, porém sem lograr êxito algum na empreitada. De tanta aflição e longe de resolver a dificuldade que criara e a dor intensa acarretada à deusa querida, decide substituir a cabeça removida do filho pela do primeiro animal que lhe apareceu à frente, um pequeno elefante que avistara por perto. 

E, ainda mais, disposto a compensar o estrago da reação brusca e impensada, oferece ao filho, de nome Ganesha, poderes inigualáveis entre tantos outros deuses, dentre eles o de removedor de obstáculos dos que recorressem a seus préstimos no caminho da realização espiritual, sendo, por isso, das mais queridas de todas as divindades do panteão hinduísta, também conhecido com o deus da Prosperidade.  

URCA comemora 30 anos de existência


Com membros do corpo docente, discente, técnicos-administrativos e convidados ilustres a Universidade Regional do Cariri (URCA) comemorou no último dia 9 de Junho, 30 anos de sua criação com homenagem a Antônio Martins Filho, criador e primeiro Reitor da Universidade. 

O Reitor em Exercício, Francisco do O’ de Lima júnior, discursou para os presentes. Ele apresentou a histórica trajetória de luta e pioneirismo da URCA. “A URCA é a primeira Universidade do Cariri e a primeira a implantar o curso de pós-graduação strictu sensu em nível de Mestrado da Região. Também é administradora de um dos mais inovadores projetos em prol do desenvolvimento no Brasil, o Geopark Araripe”. Destacou ainda importância do criador e primeiro Reitor da URCA, professor Antônio Martins Filho, e outros personagens marcantes nessa trajetória como a professora Sarah Cabral, professor José Nilton de Alves Souza, Tomaz Osterne, José de Figueiredo Filho, entre outros. Na ocasião, ele anunciou que o próximo vestibular da URCA ( 2016.2) será o maior do interior do Estado do Ceará, com 5.694 candidatos para 1.200 vagas.

A ex-aluna e professora da URCA, Maria Betilde Samapio Correia, falou em nome do grupo de Fundadores da URCA. Ela resgatou a história da URCA com destaque a atuação das três últimas reitorias dando ênfase a Plácido Cidade Nuvens, primeiro Reitor da Instituição a ser eleito pelo voto.


Em seguida, foi exibida uma mensagem do Reitor da URCA, professor José Patrício Pereira de Melo, ausente devido a compromissos oficiais, parabenizando a todos que fazem a URCA pelos grandes avanços alcançados e os convidando a pensar os desafios vislumbrados para os próximos 30 anos. O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, não compareceu, mas enviou mensagem parabenizando pelos esforços e defesa dos avanços do desenvolvimento regional e transformação na qualidade de vida dos cearenses.

Após os discursos, os convidados foram chamados a descerrar a placa em homenagem ao professor Antônio Martins Filho. A celebração continuou com o plantio da muda do Pau D’arco, simbolizando o Ensino Superior do Cariri.

A programação da URCA integrará diversas ações e atividades em alusão ao ano comemorativo e terá seu ápice na data de celebração dos 30 anos de instalação, em 07 de março de 2017. Estão previstas palestras, lançamentos de livros e exposições.


Convidados ilustres do Cariri compareceram ao evento: membros do Grupo de Fundadores da URCA, a fundadora do Colégio Pequeno Príncipe, a religiosa Madre Feitosa, o Presidente da OAB Crato, Aderson Feitosa, o Presidente da CDL-Crato, José Alves Lobo, o Secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Antônio Ferreira dos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, o vereador do Crato, Amadeu de Freitas, representantes do SEBRAE Juazeiro e Crato, Tânia Porto e Édio Callou, o juiz de Direito da Comarca do Crato, Dr. Ângelo Vettorazzi, o ex-professor da URCA, Dr. Alberto Callou, entre outras personalidades caririenses, servidores e funcionários da URCA.

Fonte: URCA





No tempo dos Coroneis. Terceira parte - A Festa



E finalmente chegou o dia 3 de junho, dia de aniversário dos coroneis Adauto e Humberto Bezerra.
Exatos 90 anos. A festa foi no La Maison Coliseum. Início às 8 horas da noite, mas quando cheguei lá às 7.30, a fila estava grande, e os aniversariantes acompanhados das esposas, recebendo os convidados, que depois dos cumprimentos, entravam por um corredor composto por guardas de honras, com alunos do colégio militar, devidamesnte fardados e com as bandeiras do colégio.ao terminar a passagem o convidado ficava em frente a uma réplica da casa onde  os mesmos nasceram, no sitio salgadinho em Juazeiro do Norte. O salão imenso, que aos poucos foi sendo ocupado pelos convidados, que segundo cálculos, passavam de mais de mil pessôas. À meia noite teve inicio as solenidades, com o histórico dos irmaõs, desde o nascimento até aquela data, mostrados em telões instalados no sãlão. O primeiro a falar foi Adauto, e depois Humberto, que relatou tudo por que passaram, para chegarem aquela posição.foi muita luta, e muita dificuldade.depois veio o show. primeiro o sanfoneiro, se não me engano (chambinho) do acordeon, e depois para encerrar, a celebre bibí ferreira, aos 94 anos que encantou a todos cantando músicas de Portugal, Espanha, França Itália, e terminando com um repertório variado de Frank Sinatra. Foi aplaudida de pé, pediu desculpas pois tinha que sair, pois ia embarcar para os Estados Unidos, Nova York especialmente, somente para cantar músicas de Frank Sinatra. O salão estava repleto de autoridades de toda parte do Ceará, e especialmente aqueles politicos mais antigos, que sempre companharam os coroneis. Presente também o prefeito, segundo relato até o governador, que por sinal estava aniversariando também, fora outras tantas e variadas autoridades que estavam presentes. A festa foi muito bonita, muito contagiante, mas na minha opinião trouxe muitas recordações, saudades, e até um pouco de nostalgia, ao relembrar o bom tempo em que foi ( o tempo dos coronéis ). O tempo passa, a gente envelhece, mas na memória ficam as belas recordações, que muitas vezes faz a gente recordar, e lembrar os bons momentos vividos. Escrevi  este artigo em 3 partes, e espero que a turma da minha geração recorde os bons tempos, e que as futuras, leiam e saibam, como foi bom, um tempo que passou, ou seja ----No tempo dos Coroneis !

um abraço a todos

Valdemir Correia de Sousa
Crato, 12/06/16
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça




Notícias do Ass. de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato para o dia 13 de junho


Escola Paulo Limaverde realiza 7º CICLO CERU, em Santa Fé

Alunos da rede municipal de ensino do Crato participaram na manhã do último sábado (11), do 7º CICLO CERU 2016, realizado pela Escola de Ensino Fundamental Paulo Limaverde, no distrito de Santa Fé, resultado de um exitoso projeto pedagógico de educação ambiental do Professor Augusto Cesar. O passeio ciclístico faz parte de um projeto de atividade pedagógica, na área de educação física da escola, e este ano reuniu 132 alunos, que percorreram o trajeto de 13km de bicicleta. O evento contou com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, SAAEC, SESPORT e 13 atiradores do Tiro de Guerra. A trilha ciclística composta por numeroso contingente de alunos da rede municipal de ensino premiou alunos com bicicletas e diversos brindes, além de contar com orientações sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Esse ano seis alunos foram premiados com bikes, que foram sorteadas.
O educador físico, Professor Augusto Cesar, acredita que esse passeio ciclístico tem ajudado a despertar em muitos alunos o interesse pela atividade física. Ele ressalta que a atividade pedagógica abordou esse ano, o tema 70 anos da Flona. “Nossa finalidade é propor a toda comunidade escolar uma reflexão sobre a preservação da nossa chapada, a fim de melhorar o nosso relacionamento com o meio ambiente”, explica o professor.
O passeio teve início às 8h, com concentração na capelinha Mãe Rainha, e chegada às 12h30, na Escola Paulo Lima Verde, no distrito de Santa Fé, com grande festa, apresentações artísticas, recreação e sorteio de brindes.

Secretaria de Saúde do Crato disponibiliza atendimento noturno no Seminário a partir desta segunda-feira


A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação da Atenção Básica informa a comunidade que a partir de hoje, segunda-feira, dia 13, a Unidade Básica de Saúde Fábio Pinheiro no bairro Seminário estará disponibilizando atendimento ambulatorial noturno. De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica do Crato, Silnara Bida, o horário de atendimento será das 17 às 21h. “Com o propósito de melhorar o atendimento à população serão oferecidos atendimentos de enfermagem, médico e odontológico, e serviços de imunização, curativos, retirada de pontos, prevenção e educação em saúde”, explica.

Saúde do Crato atua junto à comunidade contra o Aedes aegypti


Objetivando minimizar focos do mosquito Aedes aegypti no município, a Secretaria de Saúde do Crato continua trabalhando na prevenção e combate, por meio de sensibilização e ações diárias. Na última sexta-feira, dia 10, as coordenadorias de Epidemiologia, Endemias, Vigilância Sanitária e Mobilização Social realizaram mais uma manhã de intensas atividades no Bairro Batateiras. “A participação da comunidade como sempre foi valorosa, cada vez mais a população entende que a união é que faz a força para acabarmos com esse perigoso mosquito”, ressalta a coordenadora da Mobilização Social, Iracema Mariano. Durante toda a manhã, a ação se constituiu de caminhada, visitas nas residências, atividades lúdicas, entrega de material educativo, com a participação ativa da Escola CAIC Escola Maria Yara de Brito Goncalves, CRAS Batateira, representantes da Igreja e 20ª. Cres.

Fonte: Prefeitura Municipal do Crato
www.blogdocrato.com






Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30