xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/02/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 fevereiro 2016

Notícias & Comentários (por Armando Lopes Rafael)

 Rede Globo enviou Carla Vilhena ao Cariri
A conhecida repórter da Central de Jornalismo da Globo, Carla Vilhena (foto acima) esteve de 1º a 4 de fevereiro no Cariri, gravando matéria sobre a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. A matéria vai ao ar neste domingo, dia 7, no programa “Fantástico”. Na 4ª feira Carla ficou em Crato. Gravou matéria no antigo Palácio Episcopal, local do nascimento do Padre Cícero; teve acesso a documentos (até agora inéditos para a mídia) no Departamento Histórico Diocesano Pe. Gomes; e entrevistou Dom Fernando Panico (na catedral de Nossa Senhora da Penha) e o Vigário-geral, Pe. José Vicente (na Cúria Diocesana). A Rede Globo já está divulgando a chamada para a matéria do “Fantástico” que vai ao ar amanhã à noite.      

Turismo religioso em Crato
 Durante a última Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte, (29 de janeiro a 02 de fevereiro) cerca de 250 ônibus – conduzindo romeiros – vieram até Crato conhecer o monumento a Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro do mesmo nome na Cidade de Frei Carlos. Isso apesar de não existir nenhuma infraestrutura feita pelo governo municipal naquele local e adjacências da estátua... Naquele período as missas das 17:00h. na Catedral de Nossa Senhora da Penha ficaram lotadas com a presença de turistas que vieram ver a igreja aonde o Padre Cícero foi batizado, fez a Primeira comunhão e celebrou sua primeira missa em terras do Cariri.

Consta...
que o deputado Ely Aguiar vem em breve a Crato anunciar, em nome do governador Camilo Santana, que a Praça de Nossa Senhora de Fátima, que circunda o monumento, será construída ainda neste ano. Bom cobrar a promessa do governador anterior que prometeu construir, em Crato, uma réplica da capelinha das Aparições, localizada em Fátima (Portugal).
Duas imagens divulgadas pela Internet na semana que está findando:
Em Juazeiro do Norte, o mar de pessoas na Romaria das Candeias...
E em Crato...deixa prá lá...

A malandragem dos dias de carnaval
Neste sábado, 6 de fevereiro, estamos iniciando mais um período carnavalesco! Numa região como o Cariri, aonde não existe tradição carnavalesca será que justifica fechar tudo só porque o Rio de Janeiro, Salvador, Recife-Olinda têm carnaval? Tornou-se um costume, uma tradição brasileira não trabalhar no período do carnaval, de sábado até a manhã da quarta-feira de cinzas. Ao contrário do que muita gente pensa, a terça-feira de carnaval não é feriado nacional e é considerado dia normal de trabalho, a não ser que haja leis estaduais ou municipais que estipulem que esse dia será de folga. Não é esse o caso dos municípios caririenses...
Vem aí mais um encontro de ex-alunos do Seminário São José
Em Crato, no próximo dia 7 de março – daqui a um mês – O Seminário Diocesano São José será palco de mais um encontro de ex-alunos daquele educandário. Naquela data o Seminário completará 141 anos de existência. Este ano o encontro dos ex-alunos fará uma homenagem ao fundador do Seminário São José: Dom Antônio Luiz dos Santos, primeiro bispo do Ceará. Com direito à inauguração da Praça Dom Luiz, construída pelo governo do Estado em frente aquele belo educandário. Veja foto abaixo:
Um nicho na catedral para a Mãe do Belo Amor
O arquiteto Waldemar Arrais Farias concluiu o projeto para que um pequeno nicho seja cavado, numa parede da Sé Catedral de Crato, para abrigar a imagenzinha da Mãe do Belo Amor. (foto à esquerda) Trata-se de uma pequena escultura de madeira, medindo cerca de 40 centímetros, venerada, desde os primórdios da Missão do Miranda – origem da cidade de Crato, – por volta de 1740.   Esta estátua foi a primeira devoção mariana do sul do Ceará! Ela foi sempre aureolada por muitos fatos pitorescos e lendários, que são mantidos pelo imaginário popular nos últimos 255 anos. Monsenhor Rubens Gondim Lóssio, escrevendo sobre essa escultura afirmou: “Herdada dos ancestrais indígenas, existia uma pequena imagem da assim chamada Nossa Senhora do Belo Amor, de todos venerada”. Ainda hoje é. Tanto que a capela dedicada à Mãe do Belo Amor, construída pelo 4º bispo de Crato – Dom Newton Holanda Gurgel – no planalto do sítio Páscoa, destinada a assinalar a passagem do século e do milênio, inaugurada em 2000, foi recentemente elevada à categoria de Santuário Diocesano, pelo atual bispo Dom Fernando Panico.
Uma piedosa tradição
O povo se apega muito às imagens representativas dos seus santos. O cratense é muito apegado à pequenina estátua da Mãe do Belo Amor. A exemplo do povo católico de Belo Horizonte, que mantém intensa devoção por uma imagenzinha da Virgem Maria, venerada na capital mineira sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem. Na construção de Belo Horizonte, as autoridades mandaram derrubar a capelinha primitiva da vila que antecedeu a atual capital de Minas Gerais, um arraial que tinha o poético nome de Curral del-Rey. No local ergueram uma bela catedral em estilo neogótico. Abaixo, a imagenzinha de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira de Belo Horizonte (MG)

Protesto de um poeta
Afonso Arinos de Melo Franco, um dos maiores políticos brasileiros e um dos mineiros mais ilustres, no ano de 1927, revoltado escreveu o poema abaixo:
“A igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
(que lindo nome para um barco à vela!)
Foi construída em 1765
Por ordem do senhor capitão-mor das Minas
Para os povos do Curral del-Rey.
Nessa igrejinha de janelas verdes
Eu me batizei.
No mês de Maria enfeitava-se a nave com folhas de manga
E as meninas cantavam em coro:
“No céu, no céu, com minha mãe estarei.”
No ano de 1925, o Sr. Diretor de Obras
Deitou abaixo a Matriz da Boa Viagem
(Que lindo nome para um cemitério!)
E se construiu no lugar dela
Uma catedral gótica, último modelo.
Eu achei que foi bobagem,

Mas o povo de Minas disse que era progresso.”
 Foto da antiga vila do Curral del-Rey, hoje centro de Belo Horizonte (MG)

(Texto e postagem de Armando Lopes Rafael)






Se você não sabia...MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES ANUNCIA A VINDA DE UM CANAL DE TV DIGITAL PARA O CARIRI, QUE SERÁ INSTALADO NO CRATO



O Ministro das comunicações André Figueiredo anunciou em recente entrevista à Rádio Educadora do Cariri que um canal de TV Digital estaria vindo para o Cariri e será instalado na cidade do Crato. Além do mais, confirmou o processo de concessão da RÁDIO FM UNIVERSITARIA para a URCA, que terá que passar pelo Congresso Nacional, onde a Universidade contará com seu empenho político para garantir celeridade na liberação definitiva. Por último, anunciou a construção de uma QUADRA POLIESPORTIVA para o Bairro Mirandão , ou seja, para o entorno do Estádio de Futebol, obra esta que será executada pelo Governo do Estado, oriunda de uma Emenda Parlamentar, no período em que ainda estava como Deputado Federal, na Câmara dos Deputados.

Fonte: George Macário de Brito
O Democrato



Chuvas diminuem, mas ocorrem em 56 cidades



O afastamento do centro do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que vinha provocando precipitações em várias regiões do Ceará resultou na diminuição das chuvas nas últimas 24 horas. Ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 56 municípios.

As cinco maiores precipitações ocorreram em Moraújo (39mm), Granja (38mm), Cariré (32mm), Palmácia (29mm) e Reriutaba (28mm). As chuvas concentram-se na região Noroeste, segundo mapa de registro pluviométrico da Funceme. Para hoje, o órgão tem previsão de tempo com nebulosidade variável, ao longo do dia, com eventos de chuva isolada no Centro-Norte do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Amanhã, há previsão de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões cearenses.

Cultivo

De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as nuvens sobre todo o Estado do Ceará, que deixa o tempo 'bonito pra chover', como fala o sertanejo, está associada à atuação do VCAN, que é um sistema de circulação horária a aproximadamente 12km de altura, sob formação na região Nordeste do Brasil. No campo, os agricultores permanecem preparando a terra para o plantio e mantendo a esperança de que a atual quadra chuvosa (fevereiro a maio) será de boas chuvas. Para os agricultores, o importante é aproveitar a terra úmida para o cultivo dos grãos - milho e feijão. "O plantio antecipado pode assegurar uma colheita mais cedo, caso as chuvas continuem", observou o técnico agrícola, Carlos Sales.

A Funceme permanece com o prognóstico de que há 65% de chance das precipitações durante a quadra chuvosa permanecerem abaixo da média, dando continuidade ao ciclo de estiagem que castiga o semiárido nordestino desde 2012. "As chuvas verificadas em janeiro e na primeira quinzena deste mês não têm relação com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas em março, abril e maio", explicou Fritz. A Funceme vai divulgar na segunda quinzena deste mês, o segundo prognóstico para o 'inverno' deste ano no Ceará. O prognóstico de maior propensão para um ano seco decorre da influência do fenômeno El Niño, que ainda atua fortemente sobre o Oceano Pacífico. A tendência verificada pela Funceme é que esse quadro não sofra alterações até o fim da quadra invernosa, prevista para maio próximo.

DN Regional
Foto: Dihelson Mendonça




Quadrilha rouba banco e faz clientes reféns


Um bando armado com um fuzil, uma escopeta, pistolas e revólveres realizou um assalto em uma agência do Banco do Brasil no município de Novo Oriente (distante 398Km da Capital) e fizeram os clientes da instituição de reféns durante cerca de 40 minutos, conforme informações da 1ºCia do 7º BPM (Crateús). Até o momento, ninguém foi preso ou identificado, mas estão sendo feitas diligências a procura dos suspeitos.

Segundo informações da PM, dois homens ficaram do lado de fora da agência efetuando disparos para inibir a aproximação da Polícia. O restante do bando, formado por cerca de dez pessoas, estava dividida em dois automóveis, que seriam um Fiat Pálio e um Celta. Eles conseguiram chegar ao banco e renderam funcionários e reféns. Os bandidos conseguiram levar o dinheiro que estava nos caixas da agência e tentaram abrir o caixa-forte, mas não conseguiram. "A maior parte do dinheiro estava no cofre. Eles fizeram algumas tentativas, mas não conseguiram abrir e fugiram. O banco confirmou que o dinheiro dos caixas foi levado pelos bandidos, mas disse que ainda está contabilizando quanto" afirmou o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho.

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos usaram reféns como 'escudo' para chegarem até os carros, para afastar qualquer possibilidade de tiroteio com a Polícia. Segundo Vilarinho, o bando fugiu pela BR-020, em direção ao Estado do Piauí. Já na rodovia, os reféns foram liberados. O Pálio e o Celta usados pela quadrilha foram abandonados e incendiados. O suspeitos continuaram a fuga em uma caminhoneta Hilux, de cor prata que não teve as placas anotadas.

"Eles atearam fogo nos carros para tentar fechar a rodovia e fugir com mais tranquilidade. Este é um procedimento padrão nestes assaltos a banco, para eliminar pistas" disse o delegado.

Raphael Vilarinho afirmou que os criminosos que participaram do assalto estavam encapuzados e ainda não foram identificados. Porém, o banco tinha circuito interno de segurança e as imagens podem ajudar na elucidação do fato. As imagens estão sendo analisadas por policiais da DRF que estão na Cidade apurando o caso.

Quadrilha interestadual

O delegado da DRF disse acreditar que a quadrilha que agiu em Novo Oriente, ontem, seja interestadual e tenha ramificações no Piauí. "Já entramos em contato com a Polícia do Piauí para ajudar nesta captura. A possibilidade que esta quadrilha atue assaltando nos dois Estados é muito alta", afirmou. Vilarinho ressaltou que as armas utilizadas pela quadrilha são de alto poder de fogo e que isto atesta um certo nível de organização. "Eles tinham um fuzil, armas longas. Estavam preparadas para aquela ação".

O delegado disse que o os culpados pelo roubo, praticado na modalidade Novo Cangaço, que tem por fim aterrorizar as cidade, serão presos. "Estamos nos esforçando muito para dar uma resposta rápida a estes criminosos que querem amedrontar a sociedade com o 'Novo Cangaço'. Vamos continuar trabalhando para prendermos todos, como vem acontecendo na maioria dos ataques no Estado".

(Colaborou Ana Lídia Coutinho) - Portal Verdes Mares



Ônibus capota e deixa pelo menos dois mortos e 13 feridos em Campos Sales, na última quarta-feira.


Um acidente grave envolvendo um ônibus da empresa Expresso Guanabara aconteceu na CE-371, região de Sítio Queimado, localizado a cerca de 7 km do município de Campos Sales, na região do Cariri, por volta das 5h da manhã desta quinta-feira (4), deixando pelo menos duas pessoas mortas. De acordo com informações da Polícia, o motorista do veículo, Francisco Matias Salviano, afirmou que estava tentando desviar de uma moto em uma curva quando o ônibus tombou. O ônibus fazia o trajeto Fortaleza - Campos Sales. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),  a morte de duas passageiras foi confirmada. Elas foram identificadas como Maria de Fátima Jesus Passos, de 46 anos, natural de Campos Sales e residente do bairro Alto Alegre; e Rosilene da Conceição Souza, de 26, natural da cidade de Padre Marcos, no Piauí. 
A 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar e a Expresso Guanabara confirmaram, além das duas mortes, que 17 passageiros estavam a bordo do veículo. Destes, 13 ficaram feridos, sendo que 9 foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com escoriações diversas, como fraturas ou suspeitas de hemorragia. Os outros buscaram atendimento em veículos particulares.
Entre os feridos, estavam Gustavo Caio de Lima, 12, natural de Campos Sales; Antônio Feitosa Filho, 36 anos, de Campos Sales; Miguel Neto, 62, de Itapipoca, Maria Antônia de Souza, 72, de Campos Sales, Geraldo Bezerra de Andrade, 55, de Fronteiras, no Piauí; Lázaro Melo de Souza, 32, de Fortaleza; Francisco da Silva, 40, de Campos Sales; Fábio de Alencar, policial militar, idade e naturalidade não identificadas; José Henrique de Souza carvalho, de Marcolândia, no Piauí, de idade não identificada.
Conforme o relações públicas da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Marcos Costa, uma mulher grávida e um homem de aproximadamente 50 anos, em estado grave, foram resgatados por helicópteros. A mulher foi levada para a Policlínica de Campos Sales, e o homem, para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte. No local, a aeronave aguarda possibilidade de realizar transferência da vítima para Fortaleza.
Atenderam às vítimas viaturas da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar, ambulâncias do Samu, além de dois helicópteros da Ciopaer, um com aparatos de ambulância e outro com estruturas de UTI móvel. Falhas no sinal de telefonia dificultaram a comunicação com as equipes que estavam atendendo a ocorrência.

Fonte: DN





Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30