xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/02/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 fevereiro 2016

Há um ser vivo bem dentro do coração - Por: Emerson Monteiro

No que pesem as guerras históricas sucessivas desses povos guerreiros, mexe vivo lá dentro das feras a engrenagem que os agita todo instante. Mesmo não fossem as grandes competições pelo território enfumaçado e pelos mercados indomáveis, haveria de aparecer no vasto horizonte novas vontades extremas de alimentar o outro animal, diferente daquele sedento de sangue e sádico de miséria, bicho sombrio das noites escuras e dos filmes dagora. Os mecanismos da fama insistem nisso, na suposição profética de que virão homens azuis, que, inclusive, já foram avistados no Egito Antigo e ficaram gravados nos desenhos das catacumbas, nas pirâmides empoeiradas, e certo dia, em pleno calor das onze horas, exemplar deles saiu às pressas de um restaurante no centro de Buenos Aires levando consigo mantimentos que iriam
abastecer os companheiros à espera que ficaram em nave estacionada ali próximo. Depois, nunca mais outras notícias vieram à tona, a não ser através dos relatórios de pilotos comerciais, e só.

No entanto insisto dizer que sinto tal ser vivo que remexe querendo sair de dentro do imenso coração que pulsa e domina as circunstâncias das horas e dos dias. Possível seja, haja chance, ele até tomará de vez por todas de conta do Universo inteiro, porém as reservas do tempo ainda permitem que permaneçam acantonados, eles, invés de abafar os outros armados que persistam criar problemas nas fronteiras e aliciar profissionais da morte através das páginas de guerra que circulam pelo mundo, os tais mercenários. Esses, a troco de eliminar adversários dos regimes, saem destruindo a paz e espalhando fome, órfãs e viúvas, enquanto o ser vivo aguarda sua hora de entrar em cena.

Nesse meio de época, pulula nos corações multiplicando possibilidades e esperança, pois carrega poder estonteante em forma de luz, que vem dele na direção das consciências. Mantém os arquivos em ordem e recupera programas antigos de saudade, lembranças dos amores que existiram entre os seres humanos fiéis, sabores doces dos apaixonados lenços acenando e das promessas de quem retornará com ânimo definitivo na intenção de permanecer para sempre nas almas santificadas.

Romaria das Candeias foi encerrada ontem, dia 2 de fevereiro, em Juazeiro do Norte

    Evento contou com a presença do Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (na foto abaixo ele está à direita do Bispo de Crato)

(Postado por Armando Rafael)

EUA confirmam transmissão sexual do vírus Zika



Os Estados Unidos confirmaram hoje (2) que o vírus Zika se transmite sexualmente, aumentando o temor de uma propagação rápida da doença, suspeita de causar malformações no cérebro de fetos.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos da espécie Aedes aegypti infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Por causa da epidemia, os ministros da Saúde do Mercosul, mercado comum do continente sul-americano, o mais afetado pelo vírus, vão reunir-se na quarta-feira (3) para avaliar a situação epidemiológica em relação a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão da dengue e do chikungunya. A Cruz Vermelha apelou para que sejam feitos donativos para a luta contra a epidemia de Zika, que pode ser potencialmente perigosa para mulheres grávidas. Até agora, foram detetados casos de infeção com vírus Zika na América Latina, África e Ásia.

“A única maneira de impedir o vírus Zika é controlar os mosquitos ou parar completamente o seu contato com os seres humanos, acompanhando esta ação para reduzir a pobreza”, informou, em comunicado, a Cruz Vermelha. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou segunda-feira (1º) a epidemia como “emergência de saúde pública de alcance global”. Na Europa e na América do Norte, dezenas de casos foram relatados, mas as temperaturas frias impedem a sobrevivência do mosquito. O Brasil, país mais atingido pela epidemia, com 1,5 milhões de casos, segundo a OMS, desaconselhou as mulheres grávidas a viajarem para aquele país. A OMS alertou que a epidemia do vírus Zika poderá afetar entre 3 e 4 milhões de pessoas no continente americano. O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infetados e de suspeitos.

Fonte: Agência Lusa com Agência Brasil



CRATO - A FORÇA DO POVO - Escolas não serão mais fechadas


Prefeito volta atrás e resolve não fechar mais escolas. Engraçado como as coisas acontecem no Crato. Enquanto em outros municípios, abrem-se escolas, as do Crato iriam fechar. Que absurdo!

Crato. Após o apelo de pais, professores, alunos e lideranças políticas, o prefeito deste município, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, optou por manter em funcionamento as escolas da zona rural que seriam nucleadas, conforme noticiou o Diário do Nordeste, no dia 28 de janeiro passado. O fechamento das unidades de ensino seria uma forma de a Prefeitura do Crato conter gastos e buscar a qualificação das escolas, segundo a Administração Municipal.

O presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Atenção Básica (Fundeb-Crato), Samuel Siebra, por sua vez, contestou a justificativa de redução de gastos, afirmando que, no biênio passado (2014-2015), houve acréscimo de 22% nos recursos educacionais do Município do Crato.

Na primeira sessão do ano, realizada na última segunda-feira (1º), vereadores, representantes do Sindicato dos Servidores, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), do Fundeb e do Conselho Municipal de Educação debateram à questão, e a resposta veio de imediato por parte do executivo em recuar com a questão.

Os pais dos alunos estavam preocupados em ter que encaminhar seus filhos para escolas que ficavam a até 10 quilômetros de distância, "em transportes sem nenhuma segurança", conforme avaliou o autônomo Dailton de Lima. Ele foi taxativo: "prefiro que meu filho fique em casa, sem estudar, mas em segurança, do que ser transportado por ônibus em condições precárias".

Além da incerteza quanto ao futuro do ano letivo para os estudantes, professores estavam temerosos quanto a possíveis demissões. Isto porque a Prefeitura não tinha se pronunciado se haveria ou não cortes.

Edital

Ronaldo Gomes havia assinado o decreto Nº 7.719, que determinava a nucleação de sete Escolas Municipais, refazia o quadro funcional das unidades escolares e estabelecia os roteiros e quilometragens das linhas de transporte escolar do Sistema Municipal de Ensino. Os atos foram assinados após questões avaliadas juntamente com o secretário Municipal de Educação, Ronaldo Bacurau. O secretário afirmou, à época, que "as medidas seriam um grande avanço para a transparência do sistema, segurança funcional e garantias de maior qualidade educacional".

Unidades Rurais

I - Escola Dedé Pinheiro

II - Escola João Paulo

III - Escola Sítio Páscoa

IV - Escola Maria Josefa de Meneses

V - Escola Ana Regino

VI - Escola José Peixoto

VII - Escola João Grande

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Via www.blogdocrato.com



Ameaças do PCC teriam feito o governador Camilo Santana desistir de instalar bloqueadores nos presídios


O uso de celulares dentro dos presídios cearenses levantou uma nova polêmica envolvendo o governador Camilo Santana (PT). Por recomendação do secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, Santana estaria propenso a desistir de instalar os aparelhos nas cadeias, por temer a reação violenta da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que hoje domina as penitenciárias e Casas de Privação Provisória da Liberdade, as CPPLs. Camilo teria ordenado o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o objetivo de ser implantado um sistema de bloqueio de sinal de telefona móvel (celulares) nas unidades do Sistema Penal, principalmente naqueles situados nos Municípios de Itaitinga, Aquiraz, Caucaia e Pacatuba, todos na Região Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e onde estão instaladas cinco CPPLs e uma penitenciária.

No entanto, Leitão teria advertido o governador sobre os riscos de uma violenta reação do PCC caso os bloqueadores fossem instalados. Os bandidos teriam ameaçado uma retaliação sangrenta nas ruas da Capital, principalmente, como a queima de ônibus, “arrastões” e até chacinas caso esta medida venha a se concretizar.

Já aconteceu

No ano passado, o mesmo tipo de atitude aconteceu em Fortaleza, quando os detentos resolveram denunciar maus-tratos sofridos nas cadeias. Vários coletivos foram incendiados na cidade, num desafio à pasta da Segurança Pública. Um membro do PCC acabou preso. Conforme os informes, a instalação dos equipamentos iria causar a ira dos chefes locais da facção criminosa e o secretário Leitão teria advertido Camilo Santana de que a própria segurança pessoal do chefe do executivo e de seus familiares ficaria em situação de risco. Desde a semana passada o assunto domina a Imprensa local, mas o governo do Estado não se pronuncia sobre o caso, seguindo orientação do Palácio da Abolição. Delegados da Polícia Civil e oficiais da PM teriam recebido ordens superiores para também não se pronunciar a respeito.

Fonte: G1 via Blog do Crato 
www.blogdocrato.com



CARNAVAL - Bancos fecham na segunda e na terça-feira


Brasília. Quem pretende realizar algum tipo de transação bancária durante os dias de Carnaval, cujos festejos, na maioria do País, vão de sábado (6) a terça-feira (9), precisa estar atento ao funcionamento do setor no período momino.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (8) e na terça-feira (9) de Carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (10), os bancos abrirão às 12h. A população pode usar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas.
Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).
A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 8 ou 9 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (10), sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Fonte: Diário do Nordeste



131 municípios registram chuvas


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva entre as 7h de segunda-feira e as 7h de ontem em 131 municípios. As precipitações mais intensas concentraram-se nas regiões dos Sertões de Crateús, Litoral Norte, Baixo Jaguaribe, Centro-Sul e Sul do Estado. As cinco maiores foram observadas em Acaraú (52.4mm), Abaiara (50mm), Paracuru (49mm), Icó (48mm) e Miraíma (45mm).

No fim de janeiro, houve perda de intensidade das chuvas, mas, no início do primeiro mês da quadra chuvosa (fevereiro a maio), elas voltaram, renovando as esperanças em um bom inverno e animando a população. Para hoje, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o Estado. Amanhã o tempo será nublado, com chuva em todas as regiões. Essa nebulosidade está associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Segundo o boletim da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) há dois açudes sangrando, no Alto Jaguaribe: Caldeirões, em Saboeiro; e Trici, em Tauá. O Colina, em Quiterianópolis que estava transbordando, reduziu o volume. Em média, os 153 reservatórios monitorados pela Cogerh acumulam 13%. Nas últimas 24 horas, 42 açudes receberam aporte de água, mas em quantidade muito reduzida.

A gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Saboeiro, Aparecida Lavor, observa alguns fatores que contribuem para a redução do plantio da cultura de sequeiro (aquela que depende exclusivamente da chuva): quatro anos seguidos de estiagem, temor de uma nova seca, custo de produção elevado, falta de incentivo, amparo social de aposentadoria e bolsa família. "A safra de grãos do Estado hoje é insignificante e vem sendo reduzida. Muitos agricultores pegam a semente somente para comprovação de aposentadoria rural", disse.

Colaborador: Honório Barbosa - Fonte: DN
Via www.blogdocrato.com




PDT DO CRATO "EMBOLADO" ...O PARTIDO TERÁ VÁRIAS OPÇÕES PARA APONTAR SEU CANDIDATO A PREFEITO DO CRATO.







O PDT cratense vem se mobilizando e recebendo novas filiações de lideranças influentes, para escolher seu candidato a Prefeito do Crato, no período em que a Legislação Eleitoral autoriza a realização das Convenções. Até lá, os nomes de André Barreto, Rafael Branco, Dr. Leonardo Coelho, Sineval Roque, além de outros que, porventura, apareçam, já estão postos e, sem perderem tempo, eles já estão se articulando para a disputa interna.

PROMETE MUITO ESTA "ELEIÇÃO INTERNA" DO 
PARTIDO DE BRIZOLA, NO CRATO.

Por: George Macário de Brito



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30