xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/01/2016 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 janeiro 2016

TCM recomenda a prefeituras do Ceará a não realizar festas de Carnaval, em virtude da seca


A exemplo de 2015, a escassez de abastecimento d’água e as dificuldades financeiras ainda preocupam vários municípios do Ceará em 2016. Faltando duas semanas para o Carnaval, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) recomendou que os gestores municipais não realizem as festas carnavalescas utilizando recursos próprios. A intenção é transferir o evento para a iniciativa privada.

Neste ano, apenas quatro municípios do Ceará abriram processos de licitações para a realização das festas. Entre eles, estão Aracoiaba e Bela Cruz, que já estão em processo de aluguel do espaço público para realização das festividades com iniciativa privada, e Granja e Aracati, que estão em processo de licitações para promoverem os eventos.

Apesar disso, a situação não é nova. Sofrendo com a estiagem há quatro anos, em 2014, cerca de 62 municípios desistiram de realizar os festejos nesta época do ano. Já no ano passado, como noticiado pelo Tribuna do Ceará, o governador Camilo Santana (PT) determinou a suspensão do repasse de verbas de patrocínio e apoio aos eventos festivos relacionados ao Carnaval após 95% dos municípios do estado declararem estado de emergência.

De acordo com o presidente do Tribunal, Chico Aguiar, a recomendação também havia sido feita para que os municípios não realizassem as festividades de Réveillon de 2015 para 2016. Em nota oficial, o TCM informou que “está alertando todas as prefeituras cearenses sobre o cuidado com gastos nos próximos meses” e que “diante das limitações financeiras o órgão indica que os gestores devem agir com prudência , de modo a evitar o desequilíbrio das contas públicas”.
Ainda de acordo com a nota, o Tribunal recomenda que as prefeituras apliquem recursos públicos em atividades festivas. Além disso, indica que aos gestores que “priorizem o pagamento de despesas com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes” antes das comemorações.

Fonte: Tribuna do Ceará
Via www.blogdocrato.com




CRATO - Chuva com fortes trovões e raios na madrugada desta quinta-feira



Embora de volume pequeno, registrado pela FUNCEME como de apenas 48mm, a chuva que caiu nesta madrugada em Crato causou medo em muita gente. Uma verdadeira tempestade de raios e trovões como há muito não se via, começou por volta de 1:30 e só parou depois das 3 da manhã, voltando a cair no início da manhã. Prenúncio de bom inverno ? Segundo técnicos da área, ainda é muito cedo para qualquer afirmação.

CHUVAS NO CARIRI - 14 de Janeiro

Juazeiro Do Norte 25.0
Crato 48.0 mm
Altaneira 48.2 
Lameiro Crato 48.0 
Sitio Saco Porteiras 30.0 
Brejinho Barro 20.2 
Abaiara Abaiara 20.0 
Gameleiro De S. Sebastiao Missão Velha 16.8 
Crato Crato 16.2 
Jamacaru Missão Velha 16.0 
Jardim Jardim 14.0
As maiores chuvas na região de ontem para hoje.
Assaré : 55.0 mm
Antonina Do Norte 53.2 mm
Aiuaba 52.0 mm
Altaneira 48.2 mm
Araripe 41.6 mm

Por: Dihelson Mendonça
Fonte: Wilson Melo



CRATO PODE DECRETAR PERDA TOTAL - O recorde da PIOR administração da história.




LEIA ATÉ O FIM, PORQUE A COISA É GRAVE ! - Meus amigos, mais de 3 anos já se passaram, e vemos, infelizmente, a cada dia, que a nossa cidade está sendo literalmente destruída por uma administração incompetente, irresponsável, que não está nem aí para os problemas da cidade. Aqueles que foram eleitos com uma maioria esmagadora de votos, hoje, esmagam o Crato, que atravessa um verdadeiro caos em todos os setores. Aqui faltam remédios nos postos de saúde desde 2013, foram encontradas BARATAS na merenda escolar, até um prédio inteiro do CRAS do Alto da Penha foi completamente destruído de alto a baixo, até virar escombros e mesmo com a guarda municipal lá, NINGUÉM VIU NADA !! ( INCRÍVEL, um prédio inteiro que foi entregue funcionando virou escombros até o nível do solo e ninguém viu !!!!!!!! é um caso inédito na história ) e podemos citar centenas de exemplos macabros - Na verdade, ao longo de mais de 3 anos, denunciamos descasos, irresponsabilidades, e claro, as investigações que o Ministério Público está fazendo na Prefeitura do Crato, a quem o próprio MP denunciou em entrevista que há FORMAÇÃO DE QUADRILHA; Você sabe a gravidade disto ? Mas a coisa não para por aí, já está fora de controle há muito tempo, aliás, desde o início.

A Rigor, esta administração só fez três obras principais e notórias:

- Transformou o prédio da prefeitura em uma caixa de fósforos.
- Pintou o arco do Canal do Rio Grangeiro de Branco. ( Essa é uma obra fenomenal ).
- Construiu umas paredinhas no canal, com tijolos da empresa CGM. Sabem o que é a CGM ? "Cerâmica Gomes de Matos", a empresa do atual prefeito.

Crato tá tão bom, que os servidores municipais estão em greve há 85 dias por falta de pagamento dos seus salários. Fato inédito. E a greve foi considerada legal. Vocês que moram longe não fazem idéia de como a nossa cidade está destruída em todos os sentidos, milhões de buracos nas ruas,  locais em que os veículos mal conseguem atravessar, tamanha é a quantidade de buracos. A água da Vilalta é da cor de urina ( Quando tem, pois toda noite falta ), a cidade pela primeira vez na história não teve decoração natalina nas árvores nem nos postes. Natal aqui não existiu. Crato está com certidões positivas e impossibilitado de receber recursos externos. Estamos ilhados. O atual prefeito nunca frequentou o palanque de 7 de Setembro...e o pior: escândalos de corrupção estourando pra tudo quanto é lado...

Realmente, se achávamos que antes a nossa cidade estava meio parada no tempo, agora temos toda a certeza de que ela regrediu pelo menos 10 anos e levará mais 30 para se recuperar. Dezenas de empresas se debandaram da nossa cidade nos últimos meses, por falta de políticos, de homens públicos que tenham amor pelo Crato, que cuidem da nossa cidade, afinal de contas, eles foram eleitos para isso. Deveriam pelo menos, honrar as calças que vestem e o mandato que lhes foi confiado.


Vendo sob este aspecto, tenho pena, do próximo prefeito eleito depois dessa desgraça que se abateu sobre o Crato, pois por mais boa vontade que ele possua, não vai conseguir reverter o quadro de total abandono, desordem, descalabros, descasos, falta de tudo. Ah, e para acabar de completar: Uma última notícia já confirmada: Nova troca de secretários. O quinto secretário de saúde em 3 anos. Como se sabe, é preciso um mínimo de 6 meses para um secretário se ambientar ao cargo, mas em geral, em diversas pastas, eles mal começam a atuar e são logo substituídos. 

Amigos Cratenses...uma coisa lhes peço: Amem a nossa cidade ! Votem conscientes da próxima vez, porque nossa cidade está pagando um preço muito alto pelo enorme erro cometido. Crato está por um fio, para se tornar um mero bairro da vizinha e próspera cidade de Juazeiro do Norte. E se isso, que já está para acontecer, devemos parabenizar nossos políticos, pois eles são os grandes responsáveis por toda essa destruição. 

CRATO, PERDA TOTAL - FECHA A CONTA, E PASSA A RÉGUA !


www.blogdocrato.com


PMDB vai dizer em praça pública quem é o prefeito Ronaldo, diz deputado Daniel Oliveira



De passagem por Juazeiro do Norte, o deputado Daniel Oliveira esteve nesta tarde de quarta-feira  (13)  nos estúdios da Rádio Tempo, onde fez críticas veemente à administração  do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos.
Segundo o deputado, o mandato de Ronaldo foi um fiasco e o PMDB faz o mea-culpa: "O que recebemos de volta foi uma grande desgraça no Crato. Vou à praça pública dizer quem é Ronaldo.  Dizer que ele tentou macular a administração de um gestor de forma fraudulenta. Temos esse dever com o cidadão cratense. Da mesma forma que pedimos votos, vamos dizer ao povo do Crato que não o reeleja", disse Daniel Oliveira.
Ainda sobre a administração cratense, o parlamentar disse ainda que "muita barbárie está sendo feita com o dinheiro público no Crato. Faltam insumos básicos, como luvas médicas. Por essa e outras razões o PMDB vai à praça  pública dizer quem é  Ronaldo", finalizou.

Fonte: Flávio Pinto


Discípulo de Luiz Gonzaga critica Safadão: “Letras pobres e apelativas; É tudo, menos forró”


Ele critica, também, a “pobreza” musical das letras e o que chama de “apelo” das temáticas da farra, da bebida

Um dos ícones do ritmo difundido por Luiz Gonzaga, o paraibano Pinto do Acordeon criticou duramente a a distorção do forró e citou como exemplo o cantor cearense Wesley Safadão, o artista mais concorrido na atualidade. "Aquilo é tudo, menos forró", disse Pinto, ontem, ao jornalista Heron Cid, no programa Frente a Frente, da TV Arapuan.

Natural de Conceição (PB), Pinto reconhece os méritos de Wesley como show-man, mas defende a distinção. "Eu ouvi gente chamando ele de rei do forró. Isso eu não assino embaixo", cravou.
Outro nome -No auge dos seus 66 anos com 460 canções gravadas, mais de quarenta anos dedicado à música e as composições, Francisco Ferreira Lima, nome recebido na pia batismal, sugere que as bandas do gênero criem um nome para o ritmo que - na sua concepção - não tem nada de forró.

"Quando gritam lá vem a banda 'Navio do Forró', aí a bateria começa 'pra escapar', 'pra escapar, 'pra escapar", brinca Pinto, usando o termo como onomatopéia do som do instrumento. Ele critica, também, a "pobreza" musical das letras e o que chama de "apelo" das temáticas da farra, da bebida, somado à ausência de poesia, melodia e criatividade.

Fonte: Exu Notícias


Cearense de 131 anos que vive no Acre pode ser o homem mais velho do mundo


O caso foi divulgado por servidor do INSS, após ter acesso aos documentos do idoso. José Coelho de Souza foi pai pela última vez aos 101 anos


O homem mais velho do mundo reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes, é Yasutaro Koide, de 112 anos. Mas o posto do japonês pode estar com os dias contados. Do outro lado do mundo, mais especificamente na região norte do Brasil, vive o ex-seringueiro José Coelho de Souza, que teria 131 anos. O cearense, natural de Meruoca, mora atualmente no Acre, na comunidade Estirão do Alcântara, na cidade de Sena Madureira. Não bastasse a idade avançada, outra curiosidade: ele foi pai pela última vez aos 101 anos. Com três filhos, de 40, 37 e 30 anos, e 5 netos, José mora com sua mulher 69 anos mais nova e uma neta de 16 anos, Nayara de Oliveira Sousa. “A história dele é muito sofrida. Ele morava no interior do Ceará e com 11 anos perdeu os pais e ficou órfão. Começou a trabalhar cedo, criou os irmãos e veio para o Acre com 28 anos, para trabalhar na extração de borracha”, conta a neta.

Seringueiro aposentado, o centenário teve que comprovar que ainda estava vivo para continuar recebendo o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aposentados com idade acima de 90 anos recebem uma visita em domicílio de agentes do órgão, para comprovar que o beneficiário ainda vive, assegurando o recebimento da aposentadoria. Quando foi feita a visita do INSS à casa de Souza, ele teria 129 anos, mas foi somente após dois anos que o gerente da agência central do INSS em Rio Branco, Kennedy Afonso, deu destaque ao caso, publicando a história em sua página pessoal no Facebook.
“Semana passada, fiz um atendimento corriqueiro em uma APS, uma renovação de procuração. Seria corriqueira se não fosse um detalhe: o titular do benefício nasceu em 10/03/1884. Isso mesmo, 131 anos, 10 meses e 1 dia, ou 48.153 dias de vida. No primeiro momento não acreditei, mas depois meu colega Alexandre Santana mostrou fotos de quando da ação realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, declara o servidor em sua publicação, juntamente com registro dos documentos e fotos ao lado do aposentado. Segundo a certidão de nascimento, Souza nasceu em 10 de março de 1884, e completa 132 anos daqui a dois meses. A neta afirma que o avô nunca teve vícios. Nunca fumou e apenas ingeriu bebidas alcoólicas quando mais novo. Quanto a lucidez, Souza nem sempre reconhece a família e não escuta muito bem. “A rotina dele é normal. Ele come três vezes por dia, arroz, carne, peixe, verduras”.


Ainda segundo Nayara, mesmo com a idade avançada, ele é relativamente saudável e não toma nenhum tipo de medicação. “Há seis anos ele teve um AVC, por isso, não anda mais.  Já teve problema de pressão arterial, mas não toma mais remédio, a pressão dele é de criança!” comemora.

Fonte: Tribuna do Ceará


Compre o Gás de cozinha e ganhe grátis a água mineral ! - PROMOÇÃO QUALIGÁS



A empresa Cratense QUALIGÁS faz uma promoção que já é sucesso em todo o Cariri. Você compra um botijão de gás e recebe grátis a sua água mineral. 

A QUALIGÁS, empresa genuinamente Cratense, faz entrega em domicílio, e a promoção é válida enquanto durar o período de seca no Ceará. Ligue agora mesmo para a QUALIGÁS nos telefones da foto e solicite o seu botijão. Além disso, a Qualigás também disponibiliza um cadastro para que seus consumidores possam pagar com até 30 dias. Para o cadastro, são necessários 4 documentos: Carteira de identidade, CPF, Comprovante de residência, e Comprovante de renda, mas isso é apenas se você desejar pagar com 30 dias. Para as compras normais, basta telefonar e pedir o seu botijão. A água mineral é grátis !

Organização: Frederico Valdsom Rolim de Sousa ( Filho do Sr. Valdemir Correia de Sousa )
www.blogdocrato.com


URCA e Fundação Casa Grande iniciam trabalho de preparação técnica para atuação no projeto da Transnordestina, nesta quinta-feira


Será realizado nestes dias 14 e 15 de janeiro, curso de preparação técnica, ministrado por arqueólogos, para atuar no projeto da Transnordestina, a partir de Missão Velha. O objetivo é formar a equipe que fará os trabalhos de monitoramento arqueológico nos trechos Missão Velha/Porto do Pecém (CE) e Eliseu Martins/Trindade (PI), dentro do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico da Ferrovia Transnordestina - Etapa 3 Monitoramento, Resgate e Educação Patrimonial Trechos Eliseu Martins- PI e Missão Velha/ Porto do Pecém- Ce.

O curso será ministrado na Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC, entidade de apoio à Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, a partir das 9 horas. Antes, às 8 horas, haverá um momento dedicado à imprensa para esclarecimentos a respeito desse importante trabalho, que será desenvolvido por meio de entidades do Cariri, como a URCA, com suporte da Fundetc, e a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, que entra com aporte técnico e é atualmente importante espaço de salvaguarda e estudo da arqueologia na Região. O projeto vem sendo trabalhado e articulado, segundo o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, desde o ano de 2015, pela Reitoria e a empresa Transnordestina s/a, e conta com a coordenação, pela Universidade, da Professora Otonite Cortez. Foi realizado um processo de seleção, para que a URCA entrasse no projeto, com um suporte técnico da própria região. Ele destaca a parceria já existente, por meio de convênio, com a Fundação Casa Grande, para esse trabalho. Em dezembro, foi criado o Instituto de Arqueologia do Cariri, da URCA com a Casa Grande, no intuito de fortalecer os estudos na área.
O projeto aprovado em outubro do ano passado contará com execução financeira da Fundetec. “No primeiro momento, a Casa Grande foi inserida nesse trabalho para desenvolver a parte técnica dos achados arqueológicos”, diz o Reitor. Também poderão ser encontrados fósseis na área de incidência das atividades da Transnordestina. Com isso, conforme Patrício Melo, a URCA entra, do ponto de vista institucional, num trabalho de pesquisa em arqueologia, o que vem fortalecer a educação patrimonial na região.

Ano passado, foi realizada reunião na URCA, com o representante da Gerência Operacional de Meio Ambiente da Transnordestina, sobre a parceria da Universidade com a empresa para acolhimento, proteção e exposição do acervo arqueológico coletado durante a obra da ferrovia, no trecho entre o Ceará e Pernambuco, composto por mais de 50 mil peças. Missão Velha contará com o Marco Zero da Transnordestina. Também terá um laboratório para receber todo o acervo técnico. A equipe de trabalho será composta de sete Arqueólogos, além de doutores e mestres em arqueologia. A coordenação científica ficará a cargo da doutora em arqueologia, Rosiane Limaverde, com coordenação de Campo dos mestres em arqueologia, Lilia Geudes e Agnelo Queiros, além de oito técnicos em Arqueologia.

Curso de preparação de técnicos para atuar nas atividades da Transnordestina
Dias 15 e 16
Local: Fundetec – URCA, na Rua Teófilo Siqueira, 734 – Centro – Crato – CE
Telefones:  3523.2066/3523.2075.
Horário da entrevista : 8 horas.
Início do curso : 9 horas

Fonte: Universidade Regional do Cariri  (URCA)


Repórter da Globo descobre câncer durante reportagem sobre o tema


''Tive muita sorte em ter descoberto logo no início'', diz jornalista Elaine Bast

A repórter Elaine Bast viveu uma situação delicada no final do ano passado. Um dia após fazer reportagem alertando sobre a importância da mamografia para detectar o câncer de mama no estágio inicial, a jornalista recebeu o resultado do seu exame, que acusou nódulos malígnos. A matéria foi ao ar no Jornal nacional (Globo) em 12 de outubro, mas o assunto só repercutiu agora.

Elaine tem 42 anos e é mãe de dois filhos. Ela se prepara para voltar ao trabalho depois de um período afastada para o tratamento. Após cirurgia de retirada das duas mamas, a comunicadora resolveu relatar o que aconteceu em depoimento para a coluna Notícias da TV, além de reforçar a necessidade da prevenção da doença. "Não esperava passar por isso. Tive muita sorte em ter descoberto logo no início", disse a repórter, que já foi correspondente da Globo em Nova York. Segundo a jornalista, uma personagem ouvida na matéria foi fundamental neste processo de superação. "Ela me ajudou muito, afinal já tinha passado por tudo o que eu ia passar", comentou.

Leia o depoimento na íntegra:
"Soube em novembro que precisava retirar a mama esquerda por causa de três tumores descobertos em um check up de rotina. Não tinha nódulos aparentes, não sentia dores, enfim, nada diferente. Soube do resultado exatamente um dia após fazer uma matéria para o Jornal Nacional sobre o assunto... O VT [videotape] era sobre um estudo que falava sobre a importância dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de mama. A personagem que entrevistei, de apenas 35 anos, havia terminado a quimioterapia quando a encontrei. E foi uma das pessoas que me ajudaram muito psicologicamente nesse processo. 
Tenho 42 anos, dois filhos pequenos, amamentei, não há histórico na minha família de câncer de mama. Não esperava passar por isso. Tive muita sorte em ter descoberto logo no início. Apesar de todos os avanços da medicina nessa área, a palavra 'câncer' dá sempre muito medo. Mas aprendi que ela não é uma sentença de morte. Retirei toda a mama esquerda e decidi também retirar a direita preventivamente. Não consigo deixar de pensar que realmente tive muita sorte. Não só por ter descoberto no início mas porque pude fazer a reconstrução das mamas na mesma cirurgia. Não precisei ver meu corpo mutilado. Tive apoio muito importante da minha família, dos meus amigos, dos meus colegas de trabalho. Eles ajudaram a cuidar da minha alma. E os médicos, a cuidar da minha saúde. Difícil ler notícias sobre mulheres que morrem porque tiveram diagnóstico tardio desse câncer. Seja porque de tão atarefadas se esquecem delas mesmas e deixam de fazer os exames de rotina, seja porque não conseguem agendar consulta ginecológica no sistema público e realizar os exames. 

Uma doença que tem chance altíssima de cura se for tratada do início. Graças ao diagnóstico precoce, o câncer não parou a minha vida. Eu continuo a minha história. Depois da cirurgia e do tratamento, volto ao trabalho em meados deste mês."

Fonte: Divirta-se.uai.com.br


Coisas da ré - pública

Ah! As coisas dessa república... basta acompanhar a mídia para qualquer cidadão, ou cidadã, deleitar-se com notícias “republicanas” como as abaixo:
4 presidentes da República já foram citados nas denúncias de corrupção
Em seu acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró citou nominalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff no âmbito das ações investigadas pela Operação Lava Jato. Tem mais: conforme o jornal “O Globo”, O ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, citou três ex-presidentes da República em sua delação premiada: Fernando Collor, Fernando Henrique e Lula. No depoimento, Cerveró fala como funcionava o acerto de propina e relata a troca de favores para se manter no cargo. No depoimento, Cerveró detalhou reuniões que definiam o destino da propina arrecadada na BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras. Cerveró foi para a BR Distribuidora depois de deixar a diretoria internacional da Petrobras, em 2008. Nestor Cerveró falou que o atual senador e ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, do PTB de Alagoas, tinha muita influência dentro da BR Distribuidora. Influência, que segundo o delator, também foi concedida pelo então presidente Lula.
Pense num verão
A revista EPOCA, edição do último dia 11,número que está circulando esta semana, na seção “Expresso”, publicou três notas sobre a Cervejaria Itaipava, aquela que faz propaganda da moça com a chamada “Vai verão”, “Vem verão”...A conferir:

Vai verão
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recebeu cópia de um inquérito que causará sérios problemas à presidente Dilma Rousseff na Justiça Eleitoral. É uma investigação sobre os rolos num empréstimo de R$ 375 milhões do Banco do Nordeste à Itaipava em 2014. ÉPOCA revelou o caso no começo do ano passado. No inquérito, uma auditoria da CGU confirma irregularidades no financiamento do banco estatal à empresa de Walter Faria, amicíssimo do ex-presidente Lula. Entre elas, a troca de uma garantia sólida por uma aguada e, mais grave, uma outra gelada – uma garantia concedida antes pela Itaipava, num financiamento de um banco alemão.
Vem verão
Se Janot achar por bem, poderá juntar a cópia do inquérito da Itaipava ao processo sobre irregularidades no financiamento da campanha de Dilma, que deve ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral no primeiro semestre. É que, dias após receber a dinheirama do Banco do Nordeste, a Itaipava depositou R$ 17, 5 milhões na campanha eleitoral da presidente, se tornando a quarta maior doadora de Dilma. O procurador no Ceará que investiga o caso, Luiz Carlos Oliveira, também pediu à Justiça a quebra do sigilo bancário da operação.
Bote verão nisso
Além de aprofundar a investigação em torno de empréstimo de R$ 375 milhões do Banco do Nordeste (BNB) à Itaipava para a construção de uma cervejaria no interior da Bahia, o Ministério Público Federal no Ceará  apura possíveis irregularidades em operação do mesmo BNB a uma empresa do ex-governador cearense Cid Gomes. Com o dinheiro recebido do banco, Gomes ergueu um galpão na sua cidade para alugá-lo. Adivinha para quem a empresa de Cid alugou o galpão? Itaipava.
(Notícias publicadas no jornal "O Globo" e revista EPOCA, selecionadas por Armando Rafael)





Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31