xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/12/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 dezembro 2015

Notícias de Crato (por Armando Lopes Rafael)





Neste ano Crato não teve decoração natalina nas praças e ruas da cidade

Faltam apenas seis dias para o Natal... e um fato trouxe decepção para a população cratense! A Prefeitura Municipal não providenciou a decoração natalina para as praças e ruas desta cidade. Já era tradição todo final de ano a Prefeitura Municipal de Crato decorar a cidade no período que antecedia ao Natal. E isso não somente tornava a Princesa do Cariri mais bonita na sua área citadina. Também dinamizava as vendas do comércio de nossa cidade, além de incentivar as famílias a saírem à noite para apreciar a beleza das luzes e enfeites de Natal.
As famílias aproveitam o horário ampliado de funcionamento do comércio não só para fazer suas compras de Natal, mas também para confraternizar, curtir as noites de verão ao ar livre e aproveitar o clima que o Natal inspira. Em 2005, a omissão da Prefeitura igualou o Crato aos mais atrasados municípios: aqueles que não ornamentam suas praças e ruas para a mais importante festa da cristandade, a que comemora o nascimento do Menino Jesus. Triste!
  
Catedral de Crato ficará ainda mais bonita

Depois do presente dado à população católica de Crato, qual seja: a construção da Porta Santa da Misericórdia e a introdução de um quadro de três metros – óleo sobre tela – com a pintura da Divina Misericórdia, o Cura da Sé – Padre Edimilson Neves – vai anunciar a construção de um nicho na área interna da igreja-catedral para nele ser colocada a pequenina imagem da Mãe do Belo Amor.

Saiba mais sobre essa imagem

A imagem da Mãe do Belo Amor, pequena escultura de madeira, medindo cerca de 40 centímetros, é venerada, desde os primórdios da Missão do Miranda – origem da cidade de Crato – que data de 1740, ou seja, há cerca de 275 anos. Não existem documentos sobre a origem da imagem da Mãe do Belo Amor. Também não se sabe, ao certo, se essa pequena escultura já se encontrava no Sul do Ceará, antes de 1740, ano da chegada de Frei Carlos Maria de Ferrara, para catequizar os índios Cariris, quando fundou a Missão do Miranda (depois Vila do Brejo do Miranda), embrião da cidade do Crato. Presume-se, pois, que até 1745 esta pequena imagem da Mãe do Belo Amor, foi venerada na humilde capela de taipa, coberta de palha, construída por Frei Carlos, até à chegada da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. Muitos historiadores consideram que a Mãe do Belo Amor é a mais antiga devoção mariana do sul do Ceará.

Nova casa para recuperação para dependentes químicos em Crato


A comunidade católica Filhos Amados do Céu, fundada pelo Pe. Sebastião Monteiro, que já possui duas casas para recuperação de alcoólatras e dependentes químicos, implantará – em breve – uma terceira unidade. Esta ficará localizada ao lado da capela da Mãe do Belo Amor, pertencente à Diocese de Crato e localizada no sítio Guaribas, em Crato. A Diocese cedeu, em forma de comodato, a utilização daquela capela e o terreno anexo. No local serão construídas as novas instalações da Comunidade Filhos Amados do Céu, destinadas a abrigar pessoas que desejam se recuperar do alcoolismo e das drogas.
             

Dom Newton Holanda Gurgel: 66 anos como padre – por Patrícia Silva (*)

Dom Newton na solenidade de abertura da Porta Santa do Ano da Misericórdia
Neste dia 17 de dezembro, Dom Newton Holanda Gurgel, Bispo Emérito da Diocese de Crato, completou 66 anos de ordenação sacerdotal, sem festas nem badalações. Dom Newton nasceu em 01 de novembro de 1923, em Acopiara- CE, e foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1949.  Recebeu a ordenação episcopal, em Roma, das mãos do Papa São João Paulo II, no dia 27 de maio de 1979, tornando-se Bispo Auxiliar da Diocese de Crato.
Em 17 de novembro de 1993, foi nomeado como quarto Bispo da Diocese de Crato. Em seu episcopado, que durou oito anos e meio, Dom Newton ordenou vinte e oito padres e criou quatro paróquias. Na Solenidade de abertura da Porta Santa, realizada último domingo, 13 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora da Penha, apesar das dificuldades físicas próprias de sua idade, 92 anos, Dom Newton esteve presente e, após a entrada de Dom Fernando Panico, ele foi o segundo a passar pela Porta Santa. Na ocasião recebeu expressivas manifestações de respeito e admiração da multidão que lotava a Igreja-Catedral.
Dom Newton passando pela Porta Santa. (Foto: Rozelia Costa)
No Seminário São José
Dom Newton sempre teve em seu episcopado preocupação especial com as vocações religiosas. Prova disso é que o Seminário Diocesano São José foi reaberto em 1994, devido o seu esforço em tornar a Diocese de Crato um celeiro de sacerdotes.
Atualmente o Seminário Diocesano São José forma padres não só para a Diocese de Crato, mas também para as Dioceses de Iguatu, no Ceará, Cajazeiras, na Paraíba, Salgueiro e Petrolina, em Pernambuco.
A renúncia
Dom Newton teve o pedido de renúncia aceito em 2 de maio de 2001, em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade).  Até 29 de junho de 2001 ficou como administrador diocesano e partir desta data como Bispo Emérito.
(*) Com informações a partir  do artigo “Breve Histórico da Diocese de Crato”, de Armando Lopes Rafael
             

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31