xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/12/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 dezembro 2015

Dois irmãos e um caminho - Por: Emerson Monteiro

Dois brigam quando dois querem. Em havendo disposição de paz em um dos lados, há paciência, há perdão. Dominar esse instinto agressivo importa nos resultados de harmonia de que tanto carece este chão das almas. 

Assim, nós dois que somos todos a trabalhar o afeto pomo-nos a seguir ainda feitos feras, enquanto um morde, o outro se magoa e sofre, abafa, reprime, revolta, impõe justificativas na agressividade contida, no entanto amargurada, espécie de roupa suja guardada lá dentro nos refolhos da comum inutilidade. Eles dois, nós dois, estrada a fora tangemos duas feras, uma que lança farpas em cima da carne seca, no vulgar desespero de sofrer, contrapeso que arrasta de mesma carroça de sucatas que, agarradas, somos aqui no Planeta. Dois perdidos e a noite suja de Plínio Marcos do passado. 

Feras largadas ao velho picadeiro das contradições, roçadeiras amoladas nas pedras toscas do desgosto, impõem contradições, amigos em forma de lados agudos, num, o sujeito da razão; no outro, as costas moídas de chicotadas e dos escravos jogados nas sarjetas. Isto em relação a quase tudo, senão tudo, burros de cargas que transportam as malas da ignorância, que buscam escola nas malhas do sofrimento.

Poderemos crescer unidos, a história contará novidades ainda longe de preencher o espaço de horas tontas, na peleja do pesadelo ilusório da divisão das classes. 

Esses dois irmãos, talvez até amigos, e no caminho viverão prudentes os objetivos da ordem mundial que anseiam desde que mundo é mundo. Próximos uns dos outros, outros irmãos que seremos em um só sem distância regulamentar de conservar objetos quais proprietários definitivos, e de próprio nada temos. A matéria que transportamos apenas servirá de empréstimo da Natureza, a quem devolveremos lá certo dia, cedo ou tarde, à luz do Tempo inabalável. 

CRATO - Sindicato dos servidores entra com pedido de bloqueio das contas do município




Nesta quinta-feira ( 17 ), o presidente Junior Matos e a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato, autorizaram a assessoria jurídica do sindicato a ingressar com o pedido de liminar de bloqueio das contas da Prefeitura Municipal do Crato, referente aos recursos do ICMS e FPM, exclusivamente para pagamento do salário dos profissionais da saúde, que ainda não receberam os salários de novembro, apesar do Sindicato ter buscado o diálogo com a gestão do Município para evitar o atraso dos salários.

Segundo o presidente Júnior Matos, a necessidade da medida se impõe para garantia da dignidade humana dos servidores e para evitar o agravamento da situação vexatória que vivenciam com a privação de recursos necessários ao sustento. O presidente acrescentou em nota à imprensa que é sabido por todos, que o município recebe regulamente as cotas relativas ao FPM e ICMS, e entre outras receitas, evidenciando que o atraso na entrega dos salários decorre, simplesmente, da vontade do gestor público.

Fonte: Sindicato dos servidores municipais do Crato


Reconciliação do Padre Cícero: as repercussões pelo mundo

O Papa Francisco reconcilia o Padre Cícero com a Igreja católica -- por Luis Miguel Mondino, publicada por "Religión Digital)
Tradução para o português de André Langer

Durante o último fim de semana aconteceram mundo afora as celebrações de abertura da Porta Santa nas diferentes dioceses e prelazias católicas, nas quais se poderão ganhar as indulgências do Ano Jubilar da Misericórdia. Momentos de emoção se repetiram em diferentes lugares, mas poucos devem ter sido iguais aos da catedral de Nossa Senhora da Penha de Crato, onde, coincidindo com esta celebração, o bispo diocesano, dom Fernando Panico, anunciou que o Papa Francisco reconciliou com a Igreja católica o Padre Cícero Romão Batista, falecido em 1934 estando suspenso das ordens.
O anúncio do bispo se deu após a entrada no templo da catedral da imagem do Padre Cícero, o que provocou o alvoroço de todos os presentes, reação que se viu repetida posteriormente, como mostram numerosas notícias em diferentes meios de comunicação e nas redes sociais.
Em uma mensagem assinada pelo cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e que recolhe o expresso desejo do Papa Francisco, enviada a dom Panico, reconhece-se que “a memória do Padre Cícero Romão Batista mantém, no conjunto de boa parte do catolicismo deste país, e, dessa forma, valoriza-a desde um ponto de vista eminentemente pastoral e religioso, como um possível instrumento de evangelização popular”.
Após tantos anos de distanciamento entre a Igreja católica e o santo do povo nordestino, o texto mostra que “sempre é possível, com a distância do tempo e a evolução das diferentes circunstâncias, reavaliar e apreciar as várias dimensões que marcaram a ação do Padre Cícero como padre, e, deixando de lado os pontos mais controversos, evidenciar aspectos positivos de sua vida e figura, tal como é percebida atualmente pelos fiéis”.
A carta assinala que “é inegável que o Padre Cícero Romão Batista, ao longo de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo”, chegando a afirmar que “é necessário, neste contexto, dirigir a nossa atenção ao Senhor e agradecer-lhe por todo o bem que Ele suscitou por meio do Padre Cícero”.
O Papa Francisco, como reconhece o bispo de Crato, apresenta o Padre Cícero como “exemplo de padre em uma Igreja em saída”. Para os tempos atuais e a nova Evangelização a data de 13 de dezembro ficará marcada na história de Juazeiro do Norte, a cidade que cresceu sob o influxo do Padre Cícero e que agora, como assinalava o vigário de pastoral da Diocese de Crato, Pe. Vileci Vidal, “é terra de romaria reconhecida pelo Papa Francisco”.
O que aconteceu com o Padre Cícero coloca de manifesto a importância da Igreja Povo, de tantos devotos que continuamente pediam em suas orações a reconciliação do Padre Cícero por parte da Igreja. Foi mais de um século de confrontos entre os defensores e os acusadores do padre mais famoso do Nordeste brasileiro. Este momento constitui um novo passo em um caminho que muitos em Juazeiro do Norte esperam que desemboque na canonização do Padre Cícero, que a Igreja católica reconheça oficialmente o que para muitos nordestinos é um fato, a santidade do Padim Ciço.
Vale como exemplo o que me dizia a mulher que me acolheu em sua casa em Juazeiro do Norte no último Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, realizado no ano passado: “sonho em ver um dia a Igreja do Padre Cícero construída”. Hoje, dona Vanda, assim como muitos brasileiros nordestinos, deve estar feliz, pois vê que seu sonho está um pouco mais próximo.
             

Papa envia mensagem que representa a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero

Site da CNBB

A decisão da Santa Sé foi comunicada pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico
 “É inegável que o padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo”, expressou o papa Francisco, em carta assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. O texto recorda a incansável missão do padre Cícero no território nordestino e o serviço em prol dos pobres.
A decisão da Santa Sé foi anunciada durante a solenidade da abertura da Porta Santa na diocese de Crato (CE), realizada no dia 13 de dezembro. O bispo diocesano, dom Fernando Panico lembra a alegria da comunidade na celebração, que teve significado ainda maior. Para o bispo, padre Cícero foi um exemplo de evangelizador.
Na homilia, dom Fernando Panico comunicou ao povo a decisão do papa Francisco em autorizar a reconciliação do “Padim Ciço”, como é chamado pelos devotos. Na mensagem, o Vaticano reconhece a fé simples e a devoção de padre Cícero a Nossa Senhora. O papa ainda caracterizou como atual o modo de evangelização, vivido pelo sacerdote no final do século XIX e início do XX.
“Atitude de saída, ao encontro das periferias existenciais, a atitude do padre Cícero em acolher a todos, especialmente os pobres e sofredores, aconselhando-os e abençoando-os, constitui sem dúvida, um sinal importante e atual”, afirmou.
 Vida e testemunho
Padre Cícero morreu em 1934, suspenso do Uso de Ordem. Na região, teve início forte devoção popular, principalmente em Juazeiro do Norte. Em 2006, dom Fernando Panico formou comissão para solicitar a Congregação para Doutrina da Fé, no Vaticano, a reabilitação do sacerdote.  Porém, na decisão o papa Francisco estabelece não apenas a reabilitação que trata da recuperação de ordens que estavam suspensas, mas da reconciliação, anulando qualquer oposição à ação do padre Cícero.
“Como bispo diocesano dessa Igreja particular, fico feliz por poder receber essa grande graça, em nome do padre Cícero e de seus romeiros e romeiras, em nome de todos aqueles bispos – dom Quintino, dom Delgado – que alguma vez pediram que a Igreja e padre Cícero se reconciliassem, em nome de todas as pessoas que queriam ver o Seu Padrinho ser, de novo, acolhido pela Igreja Católica da mesma forma que sempre foi acolhido por seus afilhados!”, recorda dom Fernando.
A decisão da Santa Sé reconhece as romarias e devoção ao padre Cícero, possibilitando maior aproximação dos romeiros com a Igreja Católica.



Em Crato, servidores municipais com salários atrasados são tratados como malfeitores !




Em greve há 56 dias pelo pagamento de salários atrasados e melhorias nas condições de trabalho, servidores municipais da cidade do Crato, no Ceará, decidiram ocupar as dependências da prefeitura, em protesto.

Dezenas de agentes de saúde ocuparam as dependências da prefeitura de Crato na última quarta-feira ( 16 ), quando, através de faixas, cartazes e palavras de órdem, procuraram sensibilizar o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos sobre problemas na categoria, sendo o principal deles, o atraso no pagamento de salários. Ao invés de recebê-los de forma educada ( O que seria esperado por alguém que tivesse o mínimo de compromisso para com a cidade e seu povo ), este entrou na justiça contra os servidores, e esta, determinou na noite da última quarta-feira ( 16 ) a desocupação do prédio. A operação que foi conduzida pela Polícia Militar e Guarda Civil. Os manifestantes retiraram-se do local de forma pacífica.



Servidores estão com salários atrasados





Para o ativista Samuel Siebra, esta é a forma característica de atuação do prefeito, ou seja, de maus-tratos ao funcionalismo. O ativista classificou ainda o ato de reintegração de posse como "anti-sindical" contra os Servidores da Saúde e disse que esta data será lembrada para sempre, pois pela primeira vez, "trabalhadores ocuparam a prefeitura municipal e resistiram bravamente à sanha da má famada gestão municipal de Crato". Samuel Siebra declarou ainda que os servidores continuarão na defesa de seus salários e condições de trabalho. 

Os servidores prometeram voltar ainda hoje e com mais vigor a acampar defronte à prefeitura do Crato até que suas reivindicações sejam atendidas.

CÁ PRA NÓS:

Vejam só que ironia: Os trabalhadores, os servidores municipais que reivindicam aquilo é deles, o seu salário, conseguido duramente com o suor do seu rosto, são enxotados da chamada "Casa do Povo", a prefeitura municipal, pelo prefeito, que os bota pra correr sob peso de polícia nas costas, a mesma administração que está sendo investigada, inclusive por suposta Improbidade Administrativa. Seriam essas, as mesmas viaturas que há alguns meses apreenderam documentos considerados provas incontestáveis de corrupção pelo Ministério Público do Estado do Ceará ? E por falar em corrupção e segundo o próprio Ministério Público, "Suposta Formação de Quadrilha", em Crato... onde anda o Ministério Público a esta altura ? Será que ele está vendo realmente o que se passa no Crato, onde todos os dias pipocam denúncias e mais denúncias por parte da própria população ? Cadê os tais 180 dias para analisar a documentação apreendida e como anda todo o processo ? A sociedade cratense não pode deixar as denúncias de corrupção caírem no esquecimento. Da nossa parte, enquanto imprensa livre, jamais deixaremos de nos colocar ao lado do sofrido povo do Crato, povo este, que acreditando numa mentira eleitoral cuidadosamente orquestrada, paga hoje um amargo sofrimento pelo erro cometido.

www.blogdocrato.com
Fotos publicadas na página do Sindicato dos Servidores Municipais e perfil de Homin Siebra. Também publicadas no perfil de Samuel Siebra.




VÍDEO - Servidores municipais são retirados da prefeitura pela polícia




Fonte: Samuel Siebra.


Eunício destina R$ 1 milhão para construção e reforma de gabinetes na Câmara Municipal de Juazeiro



Presidente da câmara, vereador Danty Benedito. (Foto: Flavio Pinto)

Já está nas contas da Prefeitura de Juazeiro do Norte, R$ 1 milhão destinado por meio de verba parlamentar do gabinete do senador Eunício Oliveira (PMDB). O dinheiro será usado na ampliação e na construção de gabinetes para os vereadores da Câmara Municipal. O pedido ao senador foi feito no início deste ano pelo presidente da casa, vereador Danty Benedito. Desde o início da semana, o dinheiro já está disponível para que o prefeito Raimundo Macedo faça a transferência do recurso. Além dos R$ 1 milhão para a câmara, o senador destinou ainda mais R$ 950 mil para a Prefeitura de Juazeiro utilizar em obras estruturantes na cidade. Danty Benedito avisa que os trabalhos da reforma devem começar a partir de janeiro e concluídos até o final do primeiro semestre do próximo ano. Além da reforma, parte do dinheiro também será utilizado para comprar móveis e utensílios dos gabinetes.

Fonte: Flávio Pinto





Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31