xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/11/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 novembro 2015

Fatos & Reflexões (por Armando Lopes Rafael)

Crato lento...lentíssimo
A cidade de Crato é sempre lenta,  lentíssima, quando se trata de homenagear seus filhos ilustres... O empresário Aderson Tavares  Bezerra, falecido tempos atrás, apesar de tudo o que representou para o progresso de Crato continua esquecido pelos poderes públicos de sua terra natal. Enquanto isso, a Prefeitura de Juazeiro do Norte está convidando para a inauguração  da Praça Aderson Tavares Bezerra, no próximo dia 27 de novembro. O moderno logradouro está localizada na Av. Pe. Cícero, em frente ao Teatro Marquise Branca de Juazeiro do Norte. Uma homenagem merecida!

Ano da Misericórdia na Catedral de Crato 
 A catedral de Nossa Senhora da Penha prossegue com a implantação da Porta Santa, que assinalará a comemoração, na Diocese de Crato, do Jubileu da Misericórdia, com início previsto para 13 de dezembro próximo. Estas Portas da Misericórdia análogas às Portas das Basílicas papais em Roma, por decisão do Papa Francisco, permitirão que aqueles que não viajarem até Roma, também realizem a sua peregrinação jubilar. Após o início solene do Ano Santo – marcado pela abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro no Vaticano em 8 de dezembro próximo – todas as Dioceses católicas do mundo poderão ter sua própria Porta da Misericórdia em comunhão com a Igreja de Roma, a qual será aberta no dia 13 de dezembro.  Na Diocese de Crato também foram contempladas com Portas da Misericórdia, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores (em Juazeiro do Norte) e o Santuário Diocesano da Divina Misericórdia (na cidade de Barro). Na Catedral de Crato também será entronizado um quadro contendo uma pintura (óleo sobre tela de um artista cratense) de três metros, com a imagem da Divina Misericórdia (Jesus Misericordioso).Na foto acima a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, Rainha e Padroeira da cidade de Crato e da Diocese, portando a coroa confeccionada em Roma, com a qual foi solenemente coroada em 20 de outubro de 2014,pelo cardeal João Braz Aviz.             
Imprensa: direito de informar, mas com responsabilidade 
Uma boa notícia: a Lei do Direito de Resposta, recém-aprovada pelo Congresso e sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, afirma, no seu artigo 7º, que o Juiz de Direito, nas 24 horas seguintes à citação, tenha ou não se manifestado o responsável pelo veículo de comunicação, poderá deferir o direito de resposta de uma pessoa ofendida – por publicações na mídia – em até dez dias se tiver justificado receio de ineficácia do provimento final. O direito de resposta será proporcional à ofensa divulgada.
Imprensa nanica do Cariri deve por a barba de molho
Na região do Cariri são impressos dois jornais (ambos distribuídos gratuitamente à população) que são useiros e vezeiros em publicar acusações falsas. Esses jornais  até agora, não foram ainda punidos, pois a Justiça ( apesar dos vários processos existentes contra eles) geralmente é lenta no  julgar de um processo.
Seriado de mentiras
Semana passada um desses tabloides “requentou” uma série de acusações falsas contra o Bispo. Por conta disso, os advogados da Diocese preparam mais duas ações – uma cível e outra criminal – elevando o número de processos já em análise no Poder Judiciário. Lamentavelmente existem processos contra o tabloide, desde 2012, que ainda não foram concluídos. Vale lembrar que desde 1921, há 94 anos, na sua famosa “Oração aos Moços”, o grande Ruy Barbosa já escrevia: “A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta”...
Um exemplo dessas mentiras
Um desses tabloides publicou – dentre outras aleivosias – que o Bispo teria levado dois padres da Diocese à Delegacia de Polícia. Deslavada mentira! A verdade dos fatos: uma semana antes do minúsculo grupo contrário ao bispo ter lançado na Internet (e divulgado no Brasil e no mundo) um vídeo montado para perpetrar o linchamento moral do Pastor Diocesano, este foi alertado de que estaria em curso uma conspiração --  uma trama a mais --, para desmoraliza-lo como cidadão e como a maior autoridade religiosa do Cariri. Aconselhado pela Assessoria Jurídica da Diocese, o Bispo foi à Delegacia fazer um Boletim de Ocorrência (BO) preventivo. Sete dias depois que o BO foi feito, o criminoso vídeo foi lançado na Internet.
Ainda a  verdade dos fatos
De posse desse BO preventivo, e somente após a Internet iniciar a divulgação do famigerado vídeo, o Delegado de Polícia procedeu à abertura de um inquérito para investigar o autor (ou autores) desse crime para indiciar os culpados. O Serviço de Inteligência da Polícia rapidamente descobriu o responsável pela produção do vídeo, bem como os responsáveis pela criação dos perfis falsos para divulgação da peça no You Tube. O produtor do vídeo foi intimado a prestar depoimento e, naquela ocasião, apontou as outras pessoas que estavam presentes na sua residência na hora da gravação, incluindo os dois padres. Por isso o Delegado de Polícia (e não o Bispo) convocou-os a depor na Delegacia. Enquanto isso acontecia o Bispo se encontrava na Europa e nem sabia quem eram os acusados pela produção do vídeo. Resumindo: Os dois padres foram intimados para depor na Delegacia porque foram citados pelo responsável pela feitura do vídeo.

Querem transformar vítima em réu
Esta, a transparente e clara verdade sobre a celeuma artificial que querem forjar, para que réus sejam transformados em vítimas. Mais grave ainda: por trás das acusações tresloucadas e imbecializadas dos tabloides, feitas por meio de matérias prenhes de ódio insano, uma delas deságua, também, no crime da xenofobia (preconceito e discriminação contra pessoas nascidas noutro País). Tudo feito por motivos escusos, com o escopo de atingir – através da calúnia, da injúria e da difamação – a honra e a reputação de uma das autoridades mais importantes do sul do Ceará.               
E para encerrar
Anteriormente o Bispo foi duas vezes à Delegacia de Polícia. Uma para se defender da acusação de estelionatário (da qual foi absolvido pela Polícia) acusação essa feita por sete inquilinos de casas pertencentes à Diocese e não à pessoa física do bispo.  E outra vez para fazer esse BO preventivo. Ora,  o fato de o bispo ir à Delegacia de Polícia (com o agravante de ter sua foto divulgada na primeira página do tabloide cujo editor vem, há mais de dez anos, intrometendo-se em assuntos internos da diocese que não lhe dizem respeito) foi visto como uma "coisa normal". Normalíssima, até... Já os dois padres serem convocados, pelo delegado para depor,  depois de  serem citados por quem gravou o vídeo, virou “um Deus nos acuda”, para essa minoria. Dois pesos, duas medidas!
Postado por Armando Lopes Rafael

Espiritualidade em tudo - Por: Emerson Monteiro

Houve um tempo que certo senhor trabalhava com meu pai na fábrica de pré-moldados que este possuiu próximo de nossa casa, no bairro Pinto Madeira, em Crato. Antônio, assim se chamava. Vinha vezes várias à nossa residência e comigo frequentava a Associação Espírita Allan Kardec, ali nas imediações. Ainda que de sítio, das bandas de Acopiara, refletia nas conversas conceitos clássicos ligados à religiosidade natural e apreciava o Espiritismo kardecista.

Nessa época chegara ao Cariri os primeiros sinais de televisão. E lembro quando assistíamos no vídeo a partidas de futebol, nos domingos à tarde. Ele comentava o quanto de espiritualidade imperava naqueles atletas, observação que gostava de fazer. E eu imaginando onde andava ao ver esse aspecto da formação dos jogadores, pessoas disciplinadas e fieis, que exercitavam no campo o ofício da bola.

Hoje analiso melhor o que Seu Antônio dizia quando falava das práticas esportivas ligadas ao lado religioso das pessoas. É que em tudo por tudo nelas habitaria o senso espiritual, seja quando e onde existam criaturas humanas. Nem sempre só à frente de grupamentos voltados ao dizer institucional de religiosos, líderes de si comandam o outro lado das ocorrências externas.

Seja quente ou frio, porque morno eu vomito – avisava São Paulo. Nas opções do drama social há diversos papeis a preencher o espaço da compreensão. Desde soldados a serventes e pedreiros, músicos e matemáticos, enfermeiras, vendedoras, atores, senadores da República, todos especialistas na condução de seres úteis ao fluir das gerações.

Sei, igualmente, da necessidade principal de realizar a formação da consciência espiritual onde quer que seja o passo das ações de sobrevivência do instante.

Via neles, nos jogadores em campo, o poema da Criação. Longe apenas dos intelectuais, letrados, formadores de opinião, aqueles também cumprem a faina dos espetáculos, nas tardes mornas dos finais de semana, entretendo outros irmãos perante a calma de refrescar o juízo enquanto trabalhavam naquilo que lhes cabe no espaço das quatro linhas. Sim, Seu Antônio, quanta espiritualidade nos praticantes de todas as modalidades esportivas neste chão de tanto suor e lágrimas, sonhos e risos.

SESC lança nota de esclarecimento sobre espetáculo que foi considerado pornográfico por algumas pessoas



NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sesc, entidade de direito privado, mantida pelos empresários do comércio, vem a público esclarecer que realizou a 17ª. edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, em 28 municípios caririenses, promovendo o acesso à cultura, de forma gratuita, em suas mais diferentes expressões. Neste ano, mais de 200 mil pessoas tiveram acesso a 127 espetáculos que são selecionados atendendo a critérios definidos em edital por um grupo de curadores, com total e plena autonomia, não cabendo ao Sesc nenhum tipo de censura, conforme prevê a constituição brasileira.

Em relação à apresentação Macaquinhos (SP), baseado no livro "O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, o Sesc esclarece que atuou de forma a assegurar que apenas o público interessado tivesse acesso ao referido espetáculo. Assim, todas as informações foram oferecidas, sendo estabelecida classificação de 18 anos e horário de apresentação às 23 horas, com exibição obrigatória da Carteira da Identidade.

O Sesc tomou cuidado ainda em não divulgar qualquer imagem do espetáculo, por entender que pessoas fora da faixa etária indicada não devem ter acesso a tais conteúdos e não apoia a sua divulgação. Portanto, repudia a postagem de cenas do referido espetáculo nas redes sociais.
O Sesc, dessa forma, cumpre o seu dever de incentivar o fazer artístico respeitando a pluralidade e a formação crítica e autônoma do ser.

Obtenha mais informações sobre a Mostra no nosso site: www.mostracariri.com.br
COORDENAÇÃO DA MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS






Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31