xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/10/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 outubro 2015

O paraíso das vísceras - Por: Emerson Monteiro

Repensar aquele tom avermelhado das falas de quem vive do prazer simples de comer, correr e dormir, fantasmas do glamour da carne, intrépidos ídolos da fome dos vícios. Bom, nisso vivem todos os seres mortais, entregues aos ditames de si apressados. Que mais é que tem essa programação? Que alternativas nascerão de andar pelas calçadas à busca do pão? Formigas existentes vagando nas trilhas da intuição do peso às costas, e carregar objetos às coleções guardadas no sótão, meros valiosos agentes da fama, Olhos fixos nesta vontade melhor que desistir. 

E lá fora o Sol a romper as amarras da treva ainda no coração das criaturas humanas. Sussurros de liberdade que evoluem das ondas do mar e sobem os barrancos do continente, acarinhando a solidão das tribos do interior. Fios de água que escorrem distantes, planetas milagrosos de inteligências em libertação. 

Por isso que conta imaginar meios de rever o progresso das máquinas enquanto máquinas, seres só mecânicos, frios, azuis de aço, jogadas depois na lama dos aterros sanitários. Reconsiderar as possibilidades do encontro de outros instintos que ofereçam alegria em forma de amores lançados aos céus das almas em profusão transcendental. Somar os valores, as descobertas agradáveis de animar o teto do Universo. Mostrar as fronteiras da felicidade que nos toca os pés de barro e segredam histórias maravilhosas de criatividade e fulgor. 

Limpar as lentes dos lagos, trabalhar o gosto forte da existência no brilho das cores multiplicadas nos céus. Desfrutar da água transparente dos rios virgens no pulsar das criaturas. Multidões de sonhos a preencher o espaço aberto das manhãs em festa. Construir os instrumentos de superação do sofrimento, das agonias. Ver o mundo com a visão nova dos religiosos sinceros. Trazer ao momento luzes intensas da real honestidade em tudo. 

UFC é sede do I Simpósio Cearense em Doença de Chagas

 

chagass

Estão abertas até sábado as inscrições para o I Simpósio Cearense em Doença de Chagas. A promoção é do Laboratório de Pesquisa em Doença de Chagas (LPDC) da Universidade Federal do Ceará e ocorrerá de 12 a 14 de novembro, no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da UFC (Bairro Rodolfo Teófilo).

O Simpósio é voltado para profissionais e gestores em saúde, professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e para a sociedade em geral interessada no tema. O objetivo principal é difundir novos conhecimentos da doença de Chagas em relação a diagnóstico, clínica, tratamento, acompanhamento farmacoterapêutico e vigilância epidemiológica. Veja a programação completa do Simpósio: http://goo.gl/wIIX8c

DETALHE – O encontro é também uma comemoração aos 10 anos do Serviço de Atenção Farmacêutica da UFC aos portadores de doença de Chagas.

SERVIÇO

*As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de formulário eletrônico (https://goo.gl/OyZao9).

*A organização do evento solicita que os participantes levem um quilo de alimento não perecível, a ser doado para instituições de caridade.

(Site da UFC)

FMI estima que Brasil só terá superávit primário a partir de 2017

dinheiromuito

“Os resultados negativos nas contas públicas continuarão a se repetir, estimou o Fundo Monetário Internacional (FMI). No relatório Monitor Fiscal, divulgado hoje (8) na abertura da reunião do órgão em Lima, no Peru, o FMI prevê que somente a partir de 2017 o país voltará a registrar superávit primário – economia de recursos para pagar os juros da dívida pública.

De acordo com o FMI, depois de obter déficit primário de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) no ano passado, o Brasil encerrará o ano com déficit de 0,4%. O resultado fiscal vai piorar em 2016, com déficit de 0,9%, e só voltará a ficar positivo em 2017, com superávit de 0,8%. Pelas estimativas do fundo, o superávit subirá para 2% do PIB em 2018 e alcançará 2,5% em 2019 e 2020.

Oficialmente, a meta de superávit primário para 2015 será de 0,15% do PIB – dos quais 0,10% para o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) e 0,05% para estados e municípios. Para o próximo ano, o governo tinha encaminhado ao Congresso, no fim de agosto, um Orçamento com déficit primário de R$ 30,5 bilhões, mas, em setembro, comprometeu-se com uma meta de superávit de R$ 34,4 bilhões (0,7% do PIB).

O ajuste depende da aprovação, pelo Congresso Nacional, de um pacote de corte de gastos e de criação de tributos como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

O relatório do FMI usou como base a proposta original de orçamento, com déficit, para estimar o resultado primário em 2016. “As projeções [para o Brasil] em 2015 levam em conta o desempenho do Orçamento até agosto de 2015, medidas de ajuste aprovadas pelo Congresso e a proposta de Orçamento anunciada pelo governo em 31 de agosto de 2015. Em outros anos [2017 em diante], as projeções são consistentes com os objetivos anunciados de superávit primário”, esclareceu o documento.

Segundo o Monitor Fiscal, a sequência de déficits primários fará a dívida pública cair somente a partir de 2020. Pelas projeções, o Brasil, que encerrou 2014 com endividamento bruto em 65,2% do PIB, chegará ao fim deste ano com o indicador em 69,9% do PIB.

A dívida pública bruta subirá para 74,5% do PIB em 2016, 75,8% em 2017, 76,5% em 2018 e 76,7% em 2019, caindo para 76,1% no ano seguinte. Principal indicador de estabilidade fiscal de um país, o superávit primário representa o esforço fiscal do governo para pagar os juros da dívida pública. A economia de recursos, no médio e no longo prazos, impede que o endividamento de um país fuja do controle.”

(Agência Brasil)

Enterro é marcado por forte emoção

enterromauro

Juazeiro do Norte. Foi enterrado sob forte comoção, na manhã de ontem, no Cemitério de Barbalha, o corpo do ex-prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio. O sepultamento foi seguido por milhares de pessoas, que acompanharam o cortejo num trajeto de aproximadamente 15 quilômetros.

O corpo do ex-prefeito deixou o Círculo Operário São José por volta das 8 horas, em um carro do Corpo de Bombeiros. Durante o percurso, as pessoas jogaram flores, aplaudiram e gritaram o nome do médico e líder político.

O cortejo fúnebre foi acompanhado por familiares, amigos, admiradores de Mauro Sampaio e lideranças políticas da região. O Governador Camilo Santana e a primeira-dama do Estado Onélia Leite acompanharam, na quarta-feira, o velório e a missa de corpo presente no Santuário de São Francisco.

Quase toda a cerimônia foi marcada pela presença de multidões, desde a chegada do corpo em Juazeiro do Norte, quando milhares de pessoas aguardavam a chegada no aeroporto regional da cidade.

José Mauro Castelo Branco Sampaio, morreu na terça-feira passada, aos 88 anos. Ele faleceu no Hospital do Coração (H'Cor), em São Paulo, em virtude de complicações de um pós-cirúrgico, para retirada de um câncer no intestino, no último dia 19 de setembro. Mauro era médico e tido como um dos maiores líderes políticos de Juazeiro do Norte, onde foi prefeito por dois mandatos (1967 e 1996). Como parlamentar federal, assumiu por cinco legislaturas consecutivas, de 1975 a 1995.

|Diario do Nordeste - Regional

Uso da pimenta e nim combate praga

nim

Iguatu. O uso de uma solução à base de extrato de pimenta e folhas de nim vem dando resultados positivos para produtores rurais deste município, na região Centro-Sul do Ceará. A fórmula natural combate o psilídeo, praga que ataca o cultivo de goiaba, uma das principais frutas produzidas na região.

O resultado da experiência reflete na melhoria da produção dos frutos, reduzindo despesas dos fruticultores e melhorando a renda na agricultura familiar. Na atual década houve um aumento no cultivo de goiaba em Iguatu, Jucás e Cariús. O mercado é favorável. A demanda é crescente. O fruto é saboroso, com boa aceitação entre os consumidores e também para a indústria de polpa e doces.

A facilidade de comercialização motivou produtores rurais locais investirem na produção irrigada do fruto, ampliando áreas. No sítio Varzinha, zona rural deste município, o cultivo de goiaba é feito em uma área de quatro hectares, onde estão plantados mais de dois mil pés da variedade palluma, fruta vistosa, bastante saborosa e bem aceita no mercado.

O aumento da produção resultou do ataque a pragas. A principal delas é o psilídeo. Um inseto pequeno, mas capaz de gerar muitos prejuízos, e se não cuidado em tempo pode devastar toda a plantação. De acordo com o produtor rural e técnico agrícola, Venâncio Vieira, o manejo teve suas consequências. A poda feita na planta, visando manter e ampliar a produção ao longo do ano, tem sido apontada como fator principal no aumento da infestação do psilídeo. Os insetos eliminam substâncias que acatam as folhas quando estão brotando. "É fácil identificar o ataque do inseto ao plantio. As folhas vão ficando enrugadas e se enrolando. Ficando roxa, com o aspecto de couve-flor".

Facilidade

Depois de experiências sobre o combate à praga, Venâncio Vieira e o técnico Welber Cristovam resolveram fazer o experimento de duas substâncias simples: as folhas de nim indiano e pimenta da variedade malagueta. A receita é simples e fácil de ser feita.

Há também uma alternativa apresentada pelo técnico quando utiliza os mesmo produtos já prontos, o extrato de pimenta (molho) e óleo de nim que pode ser adquirido em lojas de produtos agrícolas. A receita leva na mistura 100 ml de extrato de pimenta e 100 ml de óleo extraído da folha do nim. Tudo é colocado no pulverizador e acrescentado de 15 a 20 litros de água, dependendo do tamanho do aparelho. Está pronto para ser aplicado diretamente no plantio. Durante a aplicação, é necessário o uso de equipamentos de segurança, devido ao forte efeito de ardência da pimenta.

Resultados

Apesar da eficácia, não há comprovação científica, mas os resultados são surpreendentes. A ação é praticamente imediata após a aplicação, porque as substâncias têm dois princípios ativos, a piperina presente na pimenta que causa a ardência e azadirachtina, presente no nim que é repelente.

O produtor Leo Costa já estava desanimado pelo ataque em seu plantio e chegou a fazer uma aplicação de inseticida por semana nas goiabeiras, mas a praga ganhava cada vez mais resistência. "Depois que a gente passou a usar o nim com a pimenta, a infestação foi praticamente erradicada do plantio", disse. "Além do custo financeiro que é baixo existe a proteção ambiental".

O produtor deixou de aplicar agrotóxico, substituindo por produto orgânico. "Conseguimos bons resultados", reafirma Costa. Depois do uso do produto, o psilídeo praticamante não é mais visto na área de produção. Com isso, as plantas e frutas estão se desenvolvendo bem.

Leo Costa relata que normalmente realizava a pulverização em alto volume com produtos tóxicos, mas sempre a infestação permanecia no plantio. Os inseticidas não surtiam os efeitos esperados. "Os resultados estão surpreendendo os produtores", ressalta Vieira. O uso abusivo de agrotóxico ocorre em muitas plantações. "Pode ser substituído por produtos naturais", disse Vieira. "Os frutos ficam sadios e podem ser consumidos no campo". Costa contou que gastava R$ 11 mil por ano em inseticida.

|Diario do Nordeste - Regional

Governo do Estado promove "Arte na Praça" na Encosta do Seminário, no Crato

artenapraca

Em comemoração ao mês das crianças, o Governo do Estado promoverá edição especial do "Arte na Praça" neste sábado (10), às 17 horas, no bairro Seminário, no Crato, na Região do Cariri. Uma programação diversificada para as crianças com contação de histórias, atrações circenses, recreação, apresentações culturais, além de parque de brinquedos e atividades infantis. A ação é realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc-CE) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato. A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, e a diretora regional do Sesc-CE, Regina Leitão, estarão presentes na ocasião.
O “Arte na Praça” faz parte do Programa para o Desenvolvimento Infantil - Mais Infância Ceará, idealizado pelo pela primeira-dama do Estado em prol das crianças cearenses. “A gente espera que as crianças do Crato estejam todas presentes na praça, no bairro Seminário, no empreendimento que foi recém-inaugurado pelo governador Camilo Santana. E que lá teremos brincadeiras lúdicas, atividades culturais com artistas cearenses. Quero convidar a todos pais, tias, avós que levem seus filhos, suas crianças para mais essa edição”, convidou Onélia.
“Arte na Praça”
A ação vem sendo realizada desde agosto no primeiro sábado de cada mês na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. A iniciativa está inserida em um dos pilares do programa, o “Tempo de Brincar”, que foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura da comunidade. A intenção é construir e revitalizar espaços lúdicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
Regina Leitão citou a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), que engloba o Sesc, para realização do “Arte na Praça” nos Espaços Adequados para o Desenvolvimento Infantil (Epadis), que serão implantados nos municípios cearenses pelo Governo do Estado. “O Sesc estará levando lazer, entretenimento, e principalmente uma atividade voltada à cidadania daquele bairro, daquela cidade, de várias cidades. São exatamente 20 municípios que o presidente da Fecomércio, Luiz Gatão, se comprometeu com o governador Camilo e a primeira-dama Onélia”, pontuou.
Serviço
“Arte na Praça” no Crato
Data: 10 de outubro de 2015
Local: Encosta do Seminário, no bairro Seminário, no Crato
Horário: a partir das 17 horas.
(Assessoria de Imprensa)

Porteiras está entre as três cidades do Ceará com melhores condições de ensino no país

porteiras

O município de Porteiras, na Região do Cariri, é um dos três municípios cearenses que obteve os melhores resultados no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O indicador foi lançado ontem, dia 7, pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann.
O IOEB abrange desde a educação infantil ao ensino médio, das redes públicas e privadas. De acordo com o estudo, além de Porteiras,  Sobral, Groaíras e Porteiras são as cidades que oferecem as melhores condições de ensino no país. Numa escala de zero a dez, elas obtiveram 6.1, 5.9 e 5.9, respectivamente. No ranking de estados, o Ceará é o quarto com indicador 4.6.
O índice reúne informações de resultados educacionais, medidos pelo Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental e finais do ensino fundamental, além da taxa líquida de matrícula do ensino médio - e insumos educacionais, verificados através da escolaridade dos professores, do número médio de horas aula/dia, da experiência dos diretores e da taxa de atendimento na educação infantil.

flavio pinto

Exposição Crajubar no Cariri Garden Shopping

expocrajubar

O Cariri visto em imagens inéditas de momentos históricos. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha recebem a exposição 'Crajubar – Cariri em Movimento', que traz à tona material de colecionador, que revela uma região dos anos 50 à atualidade. A exposição acontece de 6 a 18 de outubro, no Espaço Trevo, no Cariri Garden Shopping.
São mais de 40 fotografias e filmes, que estarão sendo disponibilizados para a apreciação do público, todos dias, das 10h às 22h. Segundo o colecionador Roberto Júnior, são mais de 4 anos reunindo um farto material de mais de 70 mil imagens do Estado do Ceará. O colecionador fez um trabalho de seleção de fotografias, que resgatasse algo associado à característica da religiosidade presente nas cidades da região, destacando os templos religiosos.
Uma das fotos refere-se a primeira imagem aérea do monumento do Padre Cicero, no Horto. Outra a imagem de destruição em Juazeiro, do mais moderno mercado já construído na cidade, o Central, da São Paulo, que foi totalmente destruído em um incêndio. As etapas de construção do Santuário dos Franciscanos, há mais de cinco décadas, são registros marcantes para a cidade de Juazeiro do Norte, que tem pouco mais de cem anos.
O desenvolvimento urbano é outro fator importante relacionados nesse trabalho, e que Roberto Júnior resgata a transformação das cidades, ressaltando nesses momentos a atuação das políticas públicas, que foram influenciadoras desse processo. Ele reuniu imagens das estações ferroviárias, para destacar o aspecto econômico. Em Juazeiro, a estação foi inaugurada em meados dos anos 20 pelo Padre Cícero Romão Batista. Em Crato, há a primeira casa de força, no balneário nascente, para geração de energia elétrica. Foi a primeira do Ceará e é a segunda do Nordeste, ainda com muitos elementos originais, como fiações e algumas máquinas. O espaço, ao longo dos anos, vem sendo depredado e se tornou um espaço público para banhistas, sem os cuidados necessários para a manutenção da memória.
Para ele, é interessante que as pessoas conheçam a história da sua própria cidade. E a exposição traz informações relacionadas a transformações sociais e econômicas, além de política. O colecionador disse que continua fortalecendo a sua coleção e o legado ficará para os filhos, como forma de conhecer os Municípios sob vários ângulos, além de um registro fidedigno da história do Ceará e do Cariri.
A maior parte do seu acervo veio da família, principalmente dos mais antigos. A outra de conhecidos e amigos, que sabiam da sua paixão pelo resgate. Pela primeira vez ele decidiu expor, para socializar com as pessoas um passado, trazendo à memória aspectos importantes de evolução e mudanças ao longo dos anos.
SERVIÇO:
Exposição "Crajubar – Cariri em Movimento"
Quando? De 6 a 18 de outubro de 2015.
Onde? Espaço Trevo – Cariri Garden Shopping.
Quanto? Gratuito

flavio pinto

Greve do IFCE: servidores se reúnem com reitor nesta sexta-feira

IFCEFortaleza

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em greve há 78 dias, debateram o atual estágio do movimento e das negociações da pauta local de reivindicações com a Reitoria do Instituto.
Nesta sexta-feira (9), às 11h, na sede da Reitoria do IFCE (Av. Rui Barbosa, 2847) haverá uma reunião entre o reitor Virgílio Araripe, a Procuradoria do IFCE e o Comando Geral de Greve para debater o tema. Os servidores aguardam parecer favorável à proposta de portaria por eles apresentada, contendo alterações nos conceitos de “público” e de “setor” e gerando condições para que maior número de servidores continue com a jornada de 30 horas, conforme acontecia desde 2012, por decisão tomada no próprio âmbito do IFCE.
Também na ocasião o Comando Geral de Greve deve entregar, para assinatura do reitor, uma proposta de documento contendo a síntese de todos os pontos acordados durante as duas reuniões.
Ainda na sexta, na Portaria do Aluno, acontece nova reunião ampliada do Comando Geral de Greve para avaliar os últimos encaminhamentos e, de acordo com o resultado das negociações, definir data para realização de nova assembleia geral da categoria.

flavio pinto


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31