xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/10/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 outubro 2015

Está na hora da UFC marcar o reinício das aulas

 

ahoo

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), Leonardo Almeida,entregou a Custódio Almeida, vice-reitor no exercício da Reitoria, documento comunicando o fim da greve dos docentes das universidades federais do Ceará: a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). A entrega foi realizada às 15h30min desta quarta-feira, no gabinete do reitor

Custódio Almeida anunciou realização de reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) para esta sexta-feira (9), às 14 horas, quando estará em pauta a redefinição do Calendário Universitário de 2015 e a proposta do Calendário Universitário de 2016. Conforme a Pró-Reitoria de Graduação, responsável pela elaboração do calendário pós-greve, o retorno às aulas se dará na semana que vem.

(Site da UFC)

Governo reconhece “Situação Crítica de Escassez Hídrica do Estado”

secas

 

Do Site do Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará:

A edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (07/10) publica o Ato Declaratório Nº 01/2015/SRH. O documento declara “Situação Crítica de Escassez Hídrica” em todo o Estado.

A medida leva em conta a atual situação dos reservatórios públicos (15,44% da capacidade total) monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e as análises técnicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que apontam a forte possibilidade de a próxima estação chuvosa ser de baixa pluviosidade.

Ainda dentre as alegações elencadas para embasar o documento está o fato de o Ceará atravessar o quarto ano consecutivo de estiagem, fato que já levou à decretação de Estado de Emergência em 139 dos 184 municípios cearenses.

O ato declaratório considera também todos os cenários fornecidos por meio das reuniões do Comitê da Seca, em que se consideram a situação das populações atingidas e os relatórios de acompanhamento dos municípios afetados pela estiagem.

Essa mesma situação já levou o Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh) a restringir a emissão de outorgas para o uso de água para agricultura irrigada e aquicultura (Resolução Conerh 03/2015).

O ato é também o reconhecimento da situação hídrica do Estado, ocasionada pelas poucas chuvas que tornam a administração dos recursos hídricos ainda mais estratégica, na medida em que é fundamental para garantir o abastecimento humano, conforme previsto em lei.

O decreto vigorará enquanto os níveis de armazenamento não forem recompostos em patamares considerados tecnicamente seguros pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

SRH.

Governador decreta luto oficial pelo falecimento do político Mauro Sampaio

MAUROSAMPAIO

O governador Camilo Santana decretou, nesta quarta-feira (7), luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do político Dr. Mauro Sampaio. De acordo com o decreto, neste período, a bandeira do Ceará deverá ser içada a meio mastro. “Mauro foi um dos principais líderes políticos do Cariri e foi o responsável pela construção da Estátua de Padre Cícero, que se transformou num dos principais pontos de peregrinação de fiéis de todo o Brasil. À família, amigos e admiradores, minha solidariedade”, comunicou o chefe do executivo.
Mauro Sampaio se recuperava de uma cirurgia para o tratamento de um câncer e estava internado em São Paulo. O corpo do político já se encontra em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, e fica até a manhã desta quinta-feira (8) no Ciclo São José Operário, ao lado da Matriz de Nossa Senhora das Dores, local que será velado. A partir das 8h, o corpo segue em cortejo fúnebre para o cemitério do município de Barbalha, onde será sepultado no jazido da família.
José Mauro Castelo Branco Sampaio
Filho de Leão Sampaio e Odorina Castelo Branco, nasceu em Fortaleza, no dia 10/07/1927. Graduou-se em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1952. Construiu a Estátua do Padre Cícero, na colina do Horto; o Estádio Mauro Sampaio, o Romeirão; e a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Mauro foi também grande incentivador da criação da Faculdade Leão Sampaio.
Eleito prefeito da cidade de Juazeiro do Norte, em duas ocasiões, 1967 e 1996. Elegeu-se deputado federal por cinco vezes consecutivas ocupando vaga na Câmara de Deputados do Brasil de 1975 a 1995. Participou da constituinte de 1988, onde propôs 48 emendas, 16 delas aprovadas. Faleceu no dia 06 de outubro de 2015, em consequência de um câncer no intestino, aos 88 anos.
07.10.2015
Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Mortes violentas caem no Ceará e em Fortaleza em setembro

seguranca_publica_MG_4558

O Ceará registrou, em setembro deste ano, redução de mortes violentas no Estado e na Capital. O Estado apresentou redução pelo sétimo mês de 2015, com diminuição de 2,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano passado. Já Fortaleza apresentou queda significativa de 13% em setembro. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (7) pelo governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela, durante participação mensal na reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.

R151907 seguranca publica MG 4625Nos nove primeiros meses deste ano, a queda ficou em 10,3% no Ceará, com 339 vidas salvas em relação ao mesmo período do ano passado – 18,8% apenas em Fortaleza. Para Camilo Santana, a redução se deve a uma mobilização em vários setores, como exemplificado no Pacto por um Ceará Pacífico. “O que tem mostrado que as diversas ações realizadas, não só diretamente ligadas a seguranças pública, são extremamente importantes para o êxito das ações e na sensação de segurança. Essas ações precisam estar integradas com todos os setores, pois a questão de segurança dialoga com diversas iniciativas. Os nossos esforços continuam sendo grandes no intuito de diminuir cada vez mais os índices de violência no nosso Estado”, destacou o governador.

BPRaio, Batalhão de Divisas e Ciopaer em Sobral

CiopsEntre as ações para o reforço na segurança pública, o governador destacou a implantação de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Divisas e a base fixa da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) ainda este mês, em Sobral; além do treinamento das equipes do BPRaio, em Quixadá. Outra medida importante enaltecida por Camilo Santana foi a aplicação das Audiências de Custódia, em parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça do Ceará, que agiliza os julgamentos de flagrantes e minimiza a lotação em delegacias e presídios.

Fortaleza apresenta maior queda no ano

R MVS9541No acumulado de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 2.965 Crimes Violentos Letais Intencionais – uma diminuição de 10,3%, acima da meta de -6%. São 339 vidas salvas no período, se comparados com os 3.304 CVLIs dos nove primeiros meses de 2014. A maior redução nesse período foi registrada na Capital – 18,8%, passando de 1.526, em 2014, para 1.239, de janeiro a setembro deste ano. A Região Metropolitana de Fortaleza apresentou 12,1% menos registros de CVLI (565 casos), que no mesmo período de 2014 (643). No Interior Sul, houve alta de 2,5%, aumentando de 649 para 665. No Interior Norte, houve aumento de 2,1%, indo de 486 para 496.

Em setembro, o Interior Norte apresentou redução de 23%, caindo de 74 casos, em setembro de 2014, para 57 no mês passado. A Região Metropolitana de Fortaleza apresentou 59,1% mais registros de CVLI (70 casos) que no mesmo mês de 2014 (44). No Interior Sul a alta foi de 2,9%, indo de 69 para 71. Segundo Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, os dados transparentes analisados pelo Estado propiciam um reforço nas ações de Governo. “Temos olhado com bastante atenção nossos dados, que são uma das mais transparentes do Brasil”, reforçou o secretário.

Destaque do Grupamento do BPMA

R MVS9548Ainda na reunião, o governador foi apresentado para a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) que se destacou nos números de apreensão de armas. Foram homenageados os policiais militares sargento Paulo Yrtonny Duarte Alencar, soldado André Bezerra Felipe, soldado José Cláudio Feitosa Da Silva, soldado Arquimedes Ferreira de Souza e o soldado José Herman Figuereido Da Silva. A equipe, juntas, efetuaram a apreensão de 331 armas em setembro.

A reunião, que tem ainda a participação de representantes do Ministério Público, servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), comandantes das vinculadas da SSPDS (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense), além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.

Fotos: Carlos Gibaja / Marcos Studart

07.10.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Pela primeira vez mulher é promovida a generał na Argentina

mulhergeneralA promoção da coronel María Isabel Pansa, uma das três assistentes da presidente argentina Cristina Kirchner, foi aprovada nesta quarta-feira pelo Senado - fazendo dela a primeira mulher em atividade com patente de general na Argentina.

Kirchner propôs a ascensão de Pansa após assinar um decreto que permite aos integrantes das forças armadas com título universitário "alcançar a patente máxima".

Pansa, de 54 anos, é formada em Ciência da Computação pela universidade privada de Belgrano (UB) e se formou em 2012 em psicologia na Universidade da Marinha Mercante.

É a primeira mulher em atividade a ser promovida general. Em julho de 2009, Kirchner aprovou a promoção póstuma a general de Juana Azurduy, heroína da independência sul-americana.

Assessora de Kirchner desde seu primeiro mandato em 2007, Pansa entrou para o corpo auxiliar feminino do Exército em 1982, durante o conflito armado entre Argentina e Grã-Bretanha pelas Ilhas Malvinas.

AFP

TCU rejeita contas do governo Dilma e agrava crise

Tribunal de Contas da Uni㯠faz concurso po, inscri絥s abertas.O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou nesta quarta-feira as contas do governo de Dilma Rousseff em 2014, em mais uma derrota para a presidente, que corre o risco de sofrer o impeachment.

"As contas não podem ser aprovadas. Recomendamos sua rejeição pelo Congresso Nacional", disse o ministro do TCU Augusto Nardes, relator do caso, em um voto que foi acompanhado de forma unânime pelos membros do tribunal.

O único antecedente de rejeição de contas de um presidente do Brasil ocorreu em 1936, durante o governo de Getúlio Vargas.

Segundo os auditores do TCU, o governo maquiou números para melhorar o resultado fiscal e praticou distorções contábeis, totalizando 106 bilhões de reais.

O TCU – órgão de assistência ao Congresso e que fiscaliza as contas do Estado - detectou atrasos nos pagamentos do governo a entidades financeiras públicas envolvendo programas sociais, o que as obrigou a utilizar recursos próprios. O artifício é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe empréstimos de bancos estatais ao Tesouro.

"Não foram prevenidos os riscos, e tampouco corrigidos os desvios que ocasionaram o 'desequilíbrio' das contas públicas em cerca de 40 bilhões de reais no exercício de 2014 (...). A existência de operações de crédito não registradas, assim como o sub-registro de passivos, permite evidenciar resultados fiscais que não são reais", assinalou Nardes em seu parecer.

Do lado de fora do Congresso, um grupo de manifestantes aplaudiu a decisão do TCU.

Agora, o parecer será entregue ao Congresso para sua avaliação e passará inicialmente pela Comissão de Orçamento, reforçando as expectativas da oposição de abrir um processo de impeachment contra a presidente Dilma.

AFP

Tribunal de Justiça mantém bloqueio de bens de Raimundão

 

Raimundaomacedo

Raimundão continua com pouco mais de R$ 3 milhões bloqueados

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nesta quarta-feira (7), o bloqueio de bens do prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, até o montante de R$ 3.025.000,00. O relator do caso, desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, destacou que a medida “se encontra proporcional ao dano efetivamente feito ao erário”.
No dia 22 de junho deste ano, o prefeito teve os bens bloqueados por determinação do Juízo da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, após ação ajuizada pelo Ministério Público, que denunciou o chefe do executivo de cometer superfaturamento em indenizações de desapropriações de imóveis no município. Na época, também foi decretado o afastamento de Raimundo Macedo.
Requerendo a liberação dos bens e o retorno ao cargo, a defesa do gestor ingressou com agravo de instrumento no TJCE. Alegou não ter havido a correta avaliação dos imóveis relacionados no processo, que determinaram o valor de bloqueio. Argumentou ainda que “não há prova de embaraço na instrução processual”.
Ao julgar o caso, a 5ª Câmara Cível manteve o bloqueio. O relator explicou que a medida tem o objetivo de evitar perigo de “dano grave ou de difícil reparação”.
Em relação ao afastamento, no mês de agosto, o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já havia concedido parcial provimento a recurso do prefeito, estabelecendo o retorno dele ao cargo. No entanto, o Ministério Público Federal recorreu, mas o mérito da ação ainda não foi julgada pelo colegiados de ministros do STJ.
SEGUNDA DERROTA
Essa foi a segunda derrota que a Justiça impôs ao prefeito Raimundo Macedo nos últimos dias. No dia 30 de setembro, o desembargador da 4ª Vara Cível do TJCE, julgou improcedente o pedido de Raimundão para que a Justiça anulasse a decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho, que em agosto do ano passado anulou a sessão da Câmara Municipal que aprovou a contratação do empréstimo milionário de R$ 22 milhões. A anulação foi mantida e o prefeito impedido de contrair o empréstimo milionário.

5 hours ago|flavio pinto

Prefeito de Farias Brito sofre acidente na CE-386

acidenteprefeito

 

O prefeito de Farias Brito, na Região do Cariri, Vandevelder Freitas Francelino, foi vítima de um acidente automobilístico por volta das 10 horas desta quarta-feira (7), na CE 386. Segundo informações repassadas pelo Samu e pela Polícia Militar de Farias Brito,o acidente ocorreu próximo a entrada da cidade, na Vila Lambedouro. O prefeito estava sozinho e teria perdido o controle da camioneta S10 que conduzia. O veículo bateu no meio-fio e capatou.
Inicialmente, Vandevelder Freitas foi socorrido para o hospital municipal de Farias Brito e depois conduzido para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. O prefeito sofreu apenas escoriações e ferimentos leves.

flavio pinto

Hillary Clinton se afasta de Obama sobre Transpacífico

hylariA candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton anunciou nesta quarta-feira sua oposição ao acordo de livre-comércio assinado nesta semana e negociado por Barack Obama com 11 países do Pacífico, uma surpresa que deveria entusiasmar a esquerda americana.

"Pelo que eu soube, no dia de hoje, não posso apoiar este acordo", declarou a candidata às primárias democratas em um comunicado.

Hillary mencionou, particularmente, dois defeitos do acordo anunciado na segunda-feira: a ausência de sanções contra os países acusados de manipular sua moeda, e as medidas que dão vantagens excessivas às companhias farmacêuticas, segundo ela, em detrimento dos pacientes e dos consumidores.

"Muitas vezes, no passar dos anos, não encontramos um bom equilíbrio nos acordos comerciais", justifica a candidata.

"Não podemos dar o benefício da dúvida aos novos acordos. Os riscos são muito elevados e, apesar da nossa boa vontade, acabam fazendo mais mal do que bem às famílias americanas, cujos salários apenas se mantiveram estáveis nestes últimos anos", completou a pré-candidata.

Este anúncio é especialmente surpreendente já que Hillary, que foi secretária de Estado de Barack Obama de 2009 a 2013, havia defendido no passado o interesse econômico do acordo de livre-comércio do Pacífico (TPP).

Mas as pressões políticas sobre a candidata aumentaram desde que o senador Bernie Sanders entrou na corrida das primárias e arruinou seu status de ultrafavorita.

O "socialista democrata" Bernie Sanders é um dos mais ferrenhos opositores ao TPP, assim como a maioria do Partido Democrata, que teme pelos empregos americanos e denuncia os acordos comerciais anteriores com o México e com a Coreia do Sul.

O Acordo TPP reúne 12 países (Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã) e ainda precisa ser ratificado. Nos Estados Unidos, o Congresso deve se pronunciar a respeito, mas a votação acontece apenas no próximo ano, em plena campanha das eleições primárias.

AFP

Greve do IFCE

IFCEFortaleza

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em greve há 77 dias, debateram ontem o atual estágio do movimento e das negociações da pauta local de reivindicações com a Reitoria do Instituto. A reunião ampliada do Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), que abrange 20 campi da instituição espalhados pelas diferentes regiões do Estado, aconteceu na terça-feira (6), no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno), na Avenida 13 de Maio, 2081.
A reunião dos servidores teve como principal ponto de pauta a avaliação das reuniões de negociação realizadas com a Reitoria do Instituto quinta-feira, 1/10 e na última segunda-feira, 5/10. Nessas reuniões a negociação dos pontos de reivindicação da pauta local dos servidores se deu diretamente entre os integrantes do Comando de Greve e o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, além de vários pró-reitores da instituição.
Durante as reuniões entre servidores e Reitoria, 15 pontos foram negociados: contudo, ainda não há assinatura de acordo. Houve sinalização de encaminhamentos consensuais quanto à maioria dos pontos discutidos, mas persiste divergência quanto à flexibilização da jornada de trabalho, com garantia de respeito ao direito à jornada de 30 horas para mais servidores.
Sobre esse ponto, os servidores seguem aguardando resposta da Reitoria quanto à reivindicação apresentada, de modificar a portaria do IFCE que estabeleceu novos critérios para a flexibilização de jornada e resultou em grande número de servidores prejudicados com a perda da jornada de 30 horas.
Na próxima sexta-feira, 9/10, às 11h, na sede da Reitoria do IFCE (Av. Rui Barbosa, 2847) haverá uma reunião entre o reitor Virgílio Araripe, a Procuradoria do IFCE e o Comando Geral de Greve para debater o tema. Os servidores aguardam parecer favorável à proposta de portaria por eles apresentada, contendo alterações nos conceitos de “público” e de “setor” e gerando condições para que maior número de servidores continue com a jornada de 30 horas, conforme acontecia desde 2012, por decisão tomada no próprio âmbito do IFCE.
Também na ocasião o Comando Geral de Greve deve entregar, para assinatura do reitor, uma proposta de documento contendo a síntese de todos os pontos acordados durante as duas reuniões.

(Assessoria de Imprensa)

Domínio solitário - Por: Emerson Monteiro

Nas tardes mornas, quando os pardais xamegam no silêncio de outubro há pouco refolhado, e o rádio toca velhas canções de saudade, o coração sacoleja no peito falas de jeito surdo, nas apreensões da solidão. Da lucidez, algo sagrado reponta pelas frestas calorentas. Nisso, andarilhos param nas esquinas em busca de rever amores perdidos, barba por fazer, sacos encardidos às costas, de dramas acesos nos olhos tristes. Apenas ausência de outras horas, outras terras, enquanto o relógio monótono desconta cada segundo, passo cadenciado dessas moendas que pedem paciência de mãos estendidas ao infinito.

Aqui dentro, nesta sala enorme de vazios preenchidos de trastes, na luz da esperança contida, uma fome sorrateira de novidades se arrasta pegajosa pelas galhas retorcidas do jardim. Lágrimas em poças ainda recentes cintilam tinta brilhosa dos carrões de luxo que deslizam entre motos e semáforos, rápidos bólides, nas malhas frias das ilusões, enquanto uns silêncios impacientes de novo apresentam credencias às portas do calor.

Quer-se fazer de modo à toa coisas antes feitas de forma inútil, para reter o tempo em nós, porém as faces do presente reclamam folhas novas às árvores da vida. Amores flutuantes ainda persistem, acalmando a sede do prazer, clamor de rês desmamada, sabendo, contudo, ser eterno o direito dos prazeres que permanecem feitos fiapos durante o percurso do espírito ao caminho da luz, frias madrugadas abissais.

Quereres atrozes na carne... Doces espasmos de culpas... Descem os bichos à represa para beber água no sumir do dia. Eu, aqui, vulto pensante de ser sofisticado, me olho por dentro do que sou e revejo possibilidades na sombra que se desprende longa no estirão do sol. Quero a tranquilidade do voo cósmico das garças ao longe, espantos que respigam tintas brancas no azul esmaecido, que moldura a tarde.

Cá em mim essa oficina que desentorta pontos de interrogação em soberbas exclamações dispostas perante as peças do cômodo em que me acho prisioneiro, no entardecer impaciente. Olho o eu que resiste e sabe que sairá do outro lado das cercas, no velho trilho do gado que volta. 

Pensamentos assim escorregam altivos pelas dobras da ausência, e insistem continuar fiéis ecoando nas paredes do tórax ansioso, gritos compassados de sabiás distantes, a reverberar a mata cinza de sertão sofrido, pelas vozes misteriosas da noite.

Aviso claro escreve no círculo solar de brasa rubra tudo isso: Amor e paz que desfiam certezas diante do modo de viver que nos é dado com força e persistência, nas certezas definitivas da mais pura verdade.

El Niño será intenso e efeito da seca pode ser devastador

[NREGIONAL - 1]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG01> ... 06/10/15

Iguatu. O Ceará pode enfrentar, em 2016, o quinto ano seguido de estiagem. Esse é o cenário mais provável. O resultado poderá ser devastador com a perda das reservas hídricas, que estão se exaurindo, nos açudes. Um relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) revela que o fenômeno meteorológico El Niño está na categoria intensa e a sua ocorrência afeta o clima em várias regiões do mundo. No Brasil, é associado a secas no Nordeste e chuvas intensas no Sul. A Funceme classifica a situação atual como "preocupante".

A probabilidade atual é de 95% do El Niño permanecer ativo nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2016, período em que ocorre a quadra chuvosa no Estado. É uma taxa muito elevada. "Esse índice é do El Niño estar presente", esclarece o meteorologista da Funceme, David Ferran. "A previsão com percentuais sobre a quadra chuvosa somente será divulgada em janeiro de 2016".

Cada vez mais forte

Os dados mostram que, quando ocorre um El Niño forte, geralmente as chuvas no Semiárido nordestino ficam abaixo da média. Atualmente, as águas superficiais do Oceano Pacífico estão entre 2 e 3 graus centígrados acima da média. Dentre a classificação "fraco, médio e forte", atualmente a anomalia climática está na categoria mais intensa. "Temos uma preocupação enorme porque o El Niño está cada vez mais forte", frisou Ferran. O meteorologista evita previsões, mas é provável a chance de ocorrer uma nova seca no próximo ano no Ceará. O governo do Estado já foi informado sobre o relatório e a gravidade do cenário que se avizinha.

No fim de maio, a Funceme mostrou preocupação com a formação de El Niño (caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial), em 2016. Com base em estudos dos principais centros de previsão climática do mundo, naquela data havia a probabilidade de o El Niño permanecer em janeiro e fevereiro do próximo ano era de 80%. Agora é de 95%, com o agravante de o fenômeno ter sua presença ampliada até maio.

Na maioria dos anos em que há atuação do El Niño, o período de maiores precipitações no Ceará é irregular e tende a não atingir a categoria em torno da média climatológica. Ou seja, é seca. O Estado enfrenta o quarto ano seguido de chuvas abaixo da média e as reservas hídricas estão se exaurindo. A média dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 15,5%.

Nos próximos meses, a perda de água vai se intensificar nos reservatórios por evaporação e por maior consumo em decorrência do aumento da temperatura nessa época do ano. No Ceará, 123 açudes estão com volume inferior a 30%. A situação é mais grave nas bacias do Baixo Jaguaribe (0,88%); Sertões de Crateús (1,96%); Curu (3,69%) e Banabuiú (4,05%). O melhor quadro é o da Bacia do Litoral (34,56%). O Alto Jaguaribe permanece em situação regular com 31,55%; Coreaú (28,42); e a Metropolitana, com 26,82%.

O governador do Ceará, Camilo Santana, em visita neste domingo à cidade de Canindé, onde participou do encerramento dos festejos religiosos de São Francisco das Chagas, reafirmou o esforço do Estado em "garantir água aos irmãos e irmãs cearenses". Nos últimos meses, o governo ampliou o programa de perfuração de poços profundos em áreas urbanas e na zona rural e o fornecimento de água por caminhões-pipa.

Alternativas

As alternativas são limitadas a antigas receitas: carro-pipa e perfuração de poços. Além disso, restam ao sertanejo a esperança e as orações aos céus para que tenham piedade de tanto sofrimento que pode se intensificar. "Se não houver chuva suficiente para uma recarga dos açudes e dos poços, a situação será desesperadora", prevê o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Sebastião Alves. "Como as pessoas vão encontrar água para beber e para os animais?", indagou.

Nas regiões mais secas - Sertão dos Inhamuns, Crateús e Sertão Central - a escassez de água torna-se mais intensa a cada mês. A água distribuída por caminhões-pipas não é de boa qualidade. A principal alternativa para o abastecimento de cidades e vilas rurais é a perfuração de poços profundos, mas a geologia cearense, assentada em sua maioria em rochas cristalinas, dificulta o acesso à água em quantidade e qualidade. É salobra e apresenta vazão reduzida. O índice de poços secos chega a 30%.

O relatório da Funceme é baseado em análise do International Research Institute for Climate and Society (IRI), da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, que reúne estudos de cerca de 20 organismos internacionais sobre Clima e Meteorologia.

O El Niño, segundo previsão de centros meteorológicos dos Estados Unidos, deve ter o efeito mais devastador das duas últimas décadas, talvez mais grave do que o de 1997, o seu ano mais dramático. O fenômeno é comum e ocorre em intervalos que variam entre dois a sete anos. A anomalia climática provoca secas e tempestades em várias regiões da Terra. Foi batizado por pescadores do Peru e do Equador para lembrar o Menino (Niño) Jesus, em virtude de correntes marítimas quentes e inesperadas que despontavam próximo ao Natal.

O Norte do Brasil pode ficar ainda mais seco. O Sul pode sofrer com inundações (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina). O problema é que não há como fazer previsões absolutas, pois os modelos apontam para probabilidade. Entretanto, as estatísticas indicam que quando há ocorrência de El Niño intenso, como o que se verifica atualmente, deve perdurar por pelo menos seis meses, e, geralmente, as chuvas no Semiárido nordestino ficam abaixo da média.

Curiosamente, nos últimos quatro anos, período de registro de chuvas abaixo da média no sertão cearense, não houve registro de El Niño. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Estado, permaneceu afastada. "São várias interações e não sabemos os fatores que provocaram a distanciamento da Zona de Convergência e esse ciclo de seca, mesmo sem o El Niño", explica David Ferran. "O El Niño está voltando neste ano e de forma intensa". Segundo o meteorologista não se pode afirmar que o que vem ocorrendo está relacionado com mudanças climáticas, mas um período de cinco, seis anos seguidos de seca não se tem registro.

Diario do Nordeste - Regional

Reitoria da UFCA ganha novo endereço

ufc

A Reitoria da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi transferida para o Centro Multiuso de Juazeiro do Norte, localizado na rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, no Centro. São aproximadamente 1.400 metros quadrados de área utilizada pela UFCA.

Nas 28 salas – no 3º andar, estão instaladas, além da Reitoria, a Vice-Reitoria, o Setor de Passagens, Diárias e Hospedagens, a Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade (DIARI), a Coordenadoria dos Órgãos de Deliberação Coletiva (CODEC), a Ouvidoria e a Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental (DCRSA).

A mudança tem como objetivo garantir a rotina administrativa da universidade, após a expansão da instituição ocorrida nos últimos dois anos.

A Reitoria funcionou temporariamente durante sete meses em Barbalha, com a cooperação da Faculdade de Medicina (Famed). O espaço do Centro Multiuso foi concedido pela Secretaria Estadual das Cidades.

 

O Povo

TSE decide reabrir investigação ação contra campanha eleitoral de Dilma e Temer

tse

“A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (6) reabrir ação de investigação eleitoral em que o PSDB pleiteia a cassação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.

Os ministros não entraram no mérito da questão para analisar se houve irregularidades na campanha. A corte analisou apenas o prosseguimento da ação. Com a abertura do processo, a Justiça Eleitoral procederá à investigação das questões levantadas pelo partido e, após a análise das alegações da acusação e da defesa, o caso será julgado no mérito pelo plenário da corte.

O placar da votação ficou em 5 votos a 2 pela reabertura da ação. Em fevereiro, a ministra Maria Thereza de Assis Moura arquivou o processo, por entender que não havia provas suficientes para o prosseguimento da ação. No entanto, o TSE voltou a julgar o caso, devido a um recurso protocolado pela Coligação Muda Brasil, do candidato derrotado à Presidência da República Aécio Neves, do PSDB. A legenda alegou que há irregularidades fiscais na campanha relacionadas a doações de empresas investigadas na Operação Lava Jato.

O julgamento foi interrompido no dia 25 de agosto, após pedido de vista da ministra Luciana Lossio, e foi retomado hoje com o voto da ministra e do presidente da corte, Dias Toffoli, que acompanhou a maioria.

Em seu voto, a ministra rejeitou a reabertura da ação, por entender que o partido não apresentou provas concretas sobre as suspeitas levantadas contra a campanha presidencial. Além disso, Luciana defendeu a estabilidade do resultado das eleições. “É preciso garantir a viabilidade do exercício do cargo, evitando que administração do país seja perturbada por uma infinidade de demandas que não guardam relação com o exercício do mandato”, disse.

Antes da retomada do julgamento, os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves haviam votado a favor do prosseguimento da ação.

No processo, o PT sustenta que todas as doações que o partido recebeu foram feitas estritamente dentro dos parâmetros legais e posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral. As contas eleitorais da presidenta foram aprovadas pelo plenário do TSE em dezembro do ano passado por unanimidade.”

(Agência Brasil)

UCs da Chapada do Araripe realizam Seminário de Educação Ambiental

chapada-do-araripe-no-crato

I Seminário de Educação Ambiental das Unidades de Conservação da Chapada do Araripe ocorrerá nesta quinta e sexta feiras, 8 e 9/10, com o objetivo de planejar conjuntamente as ações educativas que deverão ocorrer no conjunto de áreas protegidas da localidade. Há um somatório de esforços para o reconhecimento do Mosaico de Unidades de Conservação. O evento acontece no Crato, no Centro de Expansão dom Vicente Araújo Matos.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno fará a abertura do evento e assinará, logo em seguida, com a reitora Suely Chacon, da Universidade Federal do Cariri, um convênio com intuito de estimular a realização de pesquisas científicas, palestras, aulas de campo entre outras e a oferta de vagas para estágios supervisionados no Parque Estadual Sítio Fundão. No programa da manhã ainda constam, palestra do ICMBio sobre a Introdução à Educação Ambiental na Gestão das Áreas Protegidas no Brasil. Ás 10h45min, o secretário Artur Bruno media mesa-redonda cujo tema é: Educação Ambiental na gestão das Áreas Protegidas no Ceará, Piaui e Pernambuco.

À tarde, haverá deslocamento para o Sítio Fundão, onde os participantes do seminário serão divididos em cinco grupos para tratar cada um de um tema escolhido: água, espécies exóticas, extrativismo, UC e entorno e visitação. Os grupos farão suas apresentações, das 20 as 22h, já no Centro de Expansão.

Na sexta-feira,9/10, o programa começa às 8h, com estudo das técnicas: árvores de problemas e chuva de ideias. À tarde, haverá a construção conjunta do Plano de Ação de Educação Ambiental no âmbito das áreas protegidas que integram a proposta de reconhecimento do Mosaico Chapada do Araripe.

Serviço:
Data: 08 e 09 de outubro de 2015.
Local: CENTRO DE EXPANSÃO DOM VICENTE ARAÚJO MATOS
Endereço: Avenida Pedro Felício Cavalcante – Sítio Granjeiro – Crato/CE.

Mais informações:
APA Chapada do Araripe 88 3523 1857 – Flavia Domingos
Aquasis/Projeto Soldadinho-do-Araripe 88 3523 3873 – Fabiano de Cristo ou Flaviana Santos
Parque Sítio Fundão 88 3523 8404 – Rose Feitosa ou Andréa

06.10.2015

Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

Exportações de frutas frescas aumentam no Porto do Pecém

Frutas

De janeiro a setembro de 2015, o Porto do Pecém movimentou 82.176 toneladas (t) de frutas frescas. Um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, o que  coloca o Pecém entre os maiores exportadores do país nesta categoria. As frutas que lideram as movimentações deste ano são melão (39,6 toneladas), manga (21,2 mil toneladas) e melancia (11,5 mil toneladas).

O grande número de exportações de frutas frescas através do Porto do Pecém é resultado da localização privilegiada, que diminui o tempo de viagem para países importadores quando comparado a outros portos do Brasil. Além disso, o terminal oferece a infraestrutura adequada para que este tipo de mercadoria seja comercializado.

As frutas frescas, para que sejam exportadas, necessitam de um transporte especial que é feito através de contêineres refrigerados. Neste sentido, o Pecém disponibiliza em seu pátio de armazenamento mais de 800 tomadas reefers, específicas para fornecer energia elétrica a esse tipo de contêiner. Assim a carga permanece na temperatura adequada, o que garante a qualidade do produto enquanto aguarda o embarque, que demora, em média, uma semana. O porto conta ainda com duas câmaras frigoríficas disponíveis. "Essas câmaras mantém a integridade da fruta caso haja a necessidade de inspeção por ordem da Receita Federal ou Ministério da Agricultura, trazendo mais segurança aos produtores, tanto na origem, como no destino", destaca a diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira.

Hoje o Porto do Pecém exporta frutas frescas produzidas no Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Os principais destinos são Holanda (36%), Estados Unidos (24%), Grã Bretanha (25%) e Espanha (6%).

 

Luiza Dantas
Assessoria de imprensa da Cearáportos
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil

No Brasil, gastos com a dengue chegam a R$ 2,7 bilhões

Dengue340595034594Em apenas um ano, a dengue custou ao País cerca de R$ 2,7 bilhões, mostra estudo publicado na edição de setembro da revista Plos Neglected Tropical Diseases e apresentada na 17ª Jornada de Imunizações, em Curitiba.

Com base em dados de 2.035 pacientes infectados pela doença em 2013, pesquisadores de dez instituições brasileiras e internacionais calcularam quanto a dengue pode custar para os sistemas de saúde público e privado e para a população. "Entram nesse custo social gastos com dias perdidos de trabalho, deslocamento e alimentação para unidades de saúde e outros encargos", explica João Bosco Siqueira Junior, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFGO) e um dos autores do estudo.

Maiores

De acordo com a pesquisa, os gastos dos sistemas de saúde ficam em torno de R$ 1 bilhão por ano, enquanto as despesas indiretas da população com a doença chegam a R$ 1,7 bilhão. "E temos de lembrar que nem todas as pessoas com a doença procuram as unidades de saúde. Portanto, o número de casos e, consequentemente, os gastos devem ser muito maiores", diz o especialista.

No caso das despesas com saúde, os maiores gastos são com procedimentos ambulatoriais, que consomem R$ 843 milhões. Os custos com internações hospitalares são de R$ 172 milhões. Para Siqueira Junior, o governo federal deve considerar esses gastos para definir a efetividade de futuras estratégias de combate, como a compra de vacinas contra a dengue, ainda em fase de aprovação.

"A carga social da doença é muito alta. Esse valor equivale, por exemplo, ao dobro do que é investido com prevenção da dengue", diz o pesquisador.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão Conteúdo

Caso confirmado de chikungunya

Chikungunya_

Juazeiro do Norte A Secretaria de Saúde (Sesau) deste Município confirmou o primeiro caso de chikungunya na cidade. Uma mulher de 44 anos teria contraído a doença no Estado da Bahia, no fim do mês passado. Conforme a técnica de vigilância à saúde, Anaíle Montezuma, "a paciente sentiu piora no estado de saúde quando regressou a Juazeiro e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realizar exames". O resultado das análises foi positivo.

Ainda segundo Montezuma, a paciente "está bem, se recuperando em sua residência". A profissional explica que "não há motivos para temer um surto da doença no Município, uma vez que a doença foi adquirida em outro Estado".

A equipe de mobilização da Sesau fez um bloqueio com borrifação na Rua Horácio Campelo, no bairro Timbaúba, na qual reside a mulher que foi diagnosticada com a febre chikungunya. Os trabalhos foram realizados no sentido de prevenir, não permitindo ainda a proliferação da doença, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

A chikungunya tem os sintomas muito parecidos com os da dengue, com febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.

Diario do Nordeste - Regional

Empréstimo milionário de R$ 22 milhões - Raimundão sofre mais uma derrota na Justiça

Raimundaomacedo

 

O prefeito Raimundo Macedo (PMDB) sofreu mais um revés na Justiça. O desembargador da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Emanuel Leite Albuquerque julgou improcedente o recurso, Agravo de Instrumento, impetrado pela Procuradoria Geral do Município de Juazeiro do Norte, que pedia a anulação da decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte,
O juiz Gúcio Carvalho, anulou a sessão da Câmara Municipal que aprovou em setembro do ano passado, o pedido do prefeito Raimundo Macedo, que queria autorização dos vereadores para contrair empréstimo bancário milionário de R$ 22 milhões,
Os procuradores João Victor Alencar Grangeiro e Marcelo Moreira Cruz, seguindo orientação do prefeito Raimundão, entraram com Agravo de Instrumento - recurso onde uma das parte e discorda da decisão ou ato do juiz -, mas a manobra não surtiu efeito, sendo rejeitado na decisão do desembargador Emanuel Leite.
ENTENDA O CASO
No final de agosto do ano passado, o prefeito Raimundão enviou para câmara o pedido de autorização para a prefeitura contrair empréstimo de R$ 52 milhões. O projeto deu entrada na casa e antes mesmo de ir ao plenário, o então líder do prefeito Nivaldo Cabral, apresentou emenda reduzindo o valor para R$ 22 milhões. Como tinha a maioria na casa, o então presidente da câmara, vereador Capitão Vieira Neto colocou o projeto em votação em tempo recorde e acabou sendo aprovado.
Inconformado com a subserviência do então presidente da casa ao prefeito, o vereador Tarso Magno (PR), entrou com recurso na justiça alegando que o prazo de tramitação havia sido burlado, pois ao invés de 45 dias, o projeto foi votado em apenas 5 dias. O juiz Gúcio Carvalho concordou com o pedido do vereador Tarso Magno e anulou a sessão.

flavio pinto

Governador Camilo Santana confirma participação nos funerais de Mauro Sampaio

camilo

 

O governador Camilo Santana, que se encontra em Brasília, anunciou por telefone nesta tarde de terça-feira (6), ao Jornal da Tarde, comandado pelo jornalista João Hilário, na Padre Cícero FM, que vem a Juazeiro do Norte, nesta quarta-feira (7), para participar dos funerais do ex-prefeito e ex-deputado federal Mauro Sampaio.
O governador lembrou da trajetória política do Dr. Mauro Sampaio e reconheceu que a Região do Cariri perdeu a maior liderança política de sua história.
O corpo do médico e político Mauro Sampaio chega a Juazeiro do Norte às 8 horas no Aeroporto Regional, de onde seguirá para a Igreja de São Francisco, onde acontecerá o velório. Até as 15 desta terça-feira, a família não divulgou o local do sepultamento.

flavio pinto


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30