xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/09/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 setembro 2015

Governo editará MP para repatriar dinheiro do exterior

 

dinheiromuito

O governo editará uma medida provisória tratando da repatriação de dinheiro enviado ilegalmente por brasileiros ao exterior. Atualmente, um projeto de lei está em urgência no plenário do Senado, estipulando a cobrança de 17,5% de Imposto de Renda e mais 17,5% de multa pelo envio irregular dos recursos para outro país. No entanto, sem acordo com a Câmara dos Deputados sobre a matéria, há o receio dos senadores de que o texto seja engavetado na Câmara depois de ser aprovado no Senado.

“O governo entendeu que daria mais dinâmica, seria mais ágil, no projeto de repatriação seria [a edição de] uma medida provisória (MP). Uma vez que uma MP editada começa a valer [imediatamente] e, em razão de algumas questões de caráter jurídico, nós entendemos que a melhor solução seria essa”, disse, em plenário, o líder do governo, senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Segundo ele, o governo pretende manter na MP o texto discutido pelos senadores. Delcídio é o relator do projeto no Senado, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). A preocupação deles, agora, é que o texto da MP não seja desfigurado ao ser discutido pelos deputados, que terão a palavra final, porque ele iniciará a tramitação pela Câmara.

Segundo Delcídio, além da Medida Provisória, o governo deverá enviar um projeto de lei tratando da questão criminal. A preocupação é tratar tanto dos crimes sonegação de impostos e evasão de divisas, quanto excluir da regularização o dinheiro que possa ser proveniente de atividades criminosas. “Se isso não for muito bem trabalhado, muito bem costurado, você frustra um projeto que é extremamente relevante por causa da área criminal”, afirmou.

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o mais importante é que a matéria comece a ter eficácia o quanto antes, porque a repatriação do dinheiro de brasileiros no exterior poderá ajudar a resolver o problema do déficit fiscal previsto para o próximo ano. “Nós vamos aguardar que o governo defina o que vai fazer com a repatriação. Se ele quer agilizar, pode mandar um projeto de lei com urgência ou pode editar uma medida provisória. O fundamental é que tenha eficácia imediata, isso vai ajudar o país”, disse Renan.

Agência Brasil

Funcionários da UFRJ decidem manter greve que já ultrapassa 100 dias

ufrj-original

Os funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram, hoje (8), em assembleia, manter a greve iniciada no dia 29 de maio, que chega ao 102º dia. Cerca de 300 pessoas aprovaram contraproposta encaminhada pelo Comando Nacional de Greve da Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativos (Fasubra) para análise das bases estaduais.

Os funcionários querem um índice de reajuste 9,5% em 2016, e de 5,5% em 2017, com cláusula de revisão em 2016, caso a previsão do índice instituído pelo governo em 2017 ultrapasse 5,5%. Além disso, é previsto estepe de 0,1% em 2016 e de mais 0,1% em 2017.

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), Francisco de Assis, a contraproposta é uma reivindicação da categoria, que não quer pagar a conta dos cortes da educação, em função do ajuste fiscal. “O Ministério da Educação tem que estar preocupado com o corte de verbas, uma vez que a greve é, também, em razão da precariedade das universidades. Não podemos ter uma pátria educadora com uma universidade falida”, afirmou.

Assis disse que a deliberação de não fazer as matrículas presenciais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se mantém, mas que a categoria está disposta a negociar caminhos com o reitor, que não afetem o movimento, nem tragam prejuízo maior para a instituição. “Não estamos fazendo nenhuma ação para trazer dano irreparável à universidade, essa é a centralidade do movimento. Então, nada que seja irreparável, o movimento vai querer dar procedimento, justamente para não trazer nenhum dano à instituição e para a sociedade.”

Na próxima quinta-feira (10), a Fasubra vai ser reunir com o Ministério do Planejamento, em Brasília, para discutir as demandas da categoria. Em busca de dar maior visibilidade para a greve, para pressionar o governo e defender a contraproposta nas ruas, o Sintufrj deliberou um ato para o mesmo dia, às 9h, na reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Urca, zona sul da capital fluminense.

Da Agência Brasil

Senado aprova texto final do projeto de reforma política

senado1

Plenário do Senado conclui votação da redação final da reforma política, que agora volta à Câmara dos DeputadosWilson Dias/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (8) o texto final do Projeto de Lei 75/2015, que trata da reforma política. A proposta foi aprovada semana passada, mas, em razão da extensão do texto e da longa discussão sobre os diversos temas abordados, foi acordado entre os senadores que a redação final seria publicada para depois ser votada.

A sessão durou cerca de 8 horas, o que fez com que alguns senadores tivessem dúvidas acerca do texto de algumas emendas e subemendas. O relator, senador Romero Jucá (PMDB-AL), esclareceu as dúvidas em plenário e a redação foi aprovada em votação simbólica.

O projeto da reforma política retornará à Câmara, a fim de que os deputados avaliem as mudanças. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse esperar que os deputados não retomem o texto original, mantendo as emendas dos senadores. “O fundamental é que o que nós votamos aqui seja apreciado na Câmara. E o que a Câmara votar seja apreciado no plenário [do Senado]. São casas complementares”, afirmou.

Entre outras coisas, o PL 75/2015 estabeleceu a proibição de doações de empresas às campanhas eleitorais e criou novas regras para participação dos candidatos em debates televisivos. O projeto também criou cláusulas de barreira para partidos políticos, o que pode ser motivo de polêmica entre os deputados.

Agência Brasil

Governo recebe sugestões para protocolo de atendimento à mulher pelo SUS

SUS

O Ministério da Saúde está recebendo contribuições da sociedade para formulação de um protocolo de atendimento na atenção básica da rede pública às mulheres. O texto-base do documento, que reúne várias diretrizes já existentes, está disponível para consulta pública no site do ministério.

O ministério receberá sugestões até sábado (12), pelo email dab.protocolos@saude.gov.br, com especificação do número da consulta pública (01/2015) e do título da seção do documento sobre a qual está sugerindo a mudança.

O Ministério da Saúde pede que os autores fundamentem as contribuições com material científico e anexem os documentos referentes ou o endereço eletrônico onde a fundamentação estiver disponível.

Esse tipo de documento norteia a ação de profissionais da atenção básica na tomada de decisões durante o atendimento.

O texto sob consulta aborda temas como gestação, amamentação, planejamento reprodutivo, atenção às mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual, e também orienta sobre principais problemas e queixas das mulheres e a prevenção dos cânceres mais comuns nessa população.

Agência Brasil

Senado aprova em segundo turno PEC que define cotas para mulheres no Legislativo

senado

O plenário do Senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2015, que estabelece cotas para mulheres nos Legislativos municipais, estaduais e federal, exceto no Senado. A proposta é da Comissão Especial da Reforma Política.

O texto aprovado prevê a reserva de 10% das cadeiras nas próximas eleições, 12% nas eleições seguintes e 16% nas que se seguirem. A PEC vai agora para a Câmara dos Deputados, onde um projeto semelhante foi rejeitado.

O relator do texto na comissão especial, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disseque dessa vez será diferente. Segundo ele, a principal mudança é que o texto que foi rejeitado previa cotas permanentes e o de agora estabelece um período de três legislaturas com reserva de espaço.

A pedido do senador Magno Malta, uma emenda foi acrescentada à PEC no plenário. O texto tratava da reserva de espaço para “cada gênero” e, para atender o senador, foi modificado para especificar “gênero feminino” e “gênero masculino”. Após a aprovação, as senadoras presentes comemoraram.

“As condições para que a mulher faça política ainda são muito adversas”, disse a senadora Marta Suplicy (sem partido – SP). “Acho que é bom lembrar que a nossa luta é histórica mesmo. Há muitos anos nós brigamos para ter uma participação mais significativa. As mulheres têm muita dificuldade de estar na vida política, tem sobrecarga de trabalho, que não precisa ser enumerada aqui”, afirmou a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil|

Banco do Brasil, Bradesco e HSBC “salgam” a taxa de juros do cheque especial

juros-menores

“A taxa de juros cobrada pelos bancos continua em alta no mês de setembro. Dados divulgados hoje (8) pela Fundação Procon mostram que das sete instituições financeiras avaliadas, três elevaram as taxas do cheque especial e uma elevou a do empréstimo pessoal. A pesquisa foi realizada no dia 2 de setembro no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. Os dados se referem às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais.

No dia da pesquisa do Procon, a taxa média cobrada pelos bancos no cheque especial era 11,9% ao mês, superior à de agosto, quando a média era 11,67%. A maior alta ocorreu no Banco do Brasil, que alterou a taxa do cheque especial em setembro de 10,53% para 11,38% ao mês. Também elevaram os juros do cheque especial o Bradesco (de 11,3% para 11,64% ao mês) e o HSBC (de 13,21% para 13,67% ao mês). Os demais bancos mantiveram a taxa do cheque especial.

Já no empréstimo pessoal, a taxa média de juros cobrada pelos bancos foi 6,26% ao mês. O valor é superior ao de agosto, quando a taxa média cobrada era 6,23% ao mês. O único banco que elevou os juros do empréstimo pessoal foi a Caixa, que passou de 4,6% ao mês para 4,8% ao mês.

Com as taxas de juros elevadas e sem perspectiva de redução, o Procon alerta o consumidor para que esteja atento e não ceda a impulsos, principalmente com as facilidades que são oferecidas pelos bancos. O Procon também alerta o consumidor para que adie certas compras que impliquem em aquisição de crédito, para um momento em que a conjuntura esteja mais favorável.”

(Agência Brasil)

Polícia aborda mais de 12,6 mil carros nas CEs no feriadão da Independência

av

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar, realizou o reforço nas ações de fiscalização nas rodovias estaduais no Ceará. A operação, que tem parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE), teve início às 18 horas da sexta-feira (4) e seguiu até meia-noite de segunda-feira (7). Durante o feriadão da Independência foram abordados 12.646 veículos, que geraram 3.663 notificações e 625 apreensões de veículos, sendo 268 carros, 348 motos e nove ciclos.
No período, foram registrados 30 acidentes, com 14 vítimas feridas e 11 vítimas fatais. Doze pessoas foram autuadas e detidas com base no art. 306 do Código Brasileiro de Trânsito, por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, após ter sido feito o exame com etilômetro e o resultado ter dado acima de 0,36 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Outros 138 condutores foram autuados com base no artigo 165 do CTB, por terem se recusado a fazer o exame ou o mesmo ter dado abaixo de 0,36 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.
Para o comandante da PRE, Ten. Cel. Paulo Sérgio, infelizmente, o número de acidentes com vítimas fatais ficou acima do esperado. “O uso de álcool pelos condutores, a realização de ultrapassagens perigosas, o excesso de velocidade e a não utilização de capacete por motociclistas contribuem diretamente para esses acidentes”, frisou o comandante.
Ao todo, 500 homens e mulheres, dispostos em 30 viaturas, 45 motos e 17 guinchos, divididos em 26 postos fixos, trabalharam na Operação. Nas ações, foram usados 88 etilômetros nas diversas blitze feitas pelas CEs de grande movimentação e trânsito de veículos. A operação teve o objetivo de intensificar as fiscalizações, além da guarda preventiva e ostensiva, uma vez que o feriado estendido traz grande movimentação nas estradas e nos municípios do interior do Estado.

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome

Sejus e Sindpan firmam parceria para fabricar pães em unidade prisional

padariasejus

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan-CE) firmam parceria, nesta quarta-feira (9), às 8h30min, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), para a fabricação de pães congelados dentro da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Com o projeto, o Sindpan instala uma linha de produção de pães dentro da unidade prisional. A meta é produzir dois mil pães por dia que serão distribuídos em padarias conveniadas. Ao todo, oito padarias participam do projeto que reúne quatro internos.

“A parceria é importante porque capacita os internos e oferece ocupação e renda a eles”, afirma o supervisor do Núcleo de Empreendedorismo da Cispe, Alexandre Pirajá. A ideia é que o número de internos participantes aumente ao longo do projeto.

A fábrica de pães é a terceira empresa a se instalar em uma unidade prisional neste ano. Além dela, instalaram-se este ano as empresas de confecção e material esportivo, Fill Sete e Siker, respectivamente. Os internos contratados ganham três quartos do salário mínimo e a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena.

Serviço

Central de produção dos pães congelados

Data: 09 de setembro de 2015

Horário: 08h3min

Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na Avenida Barão de Studart, 1980 - Ed. Casa da Indústria, Aldeota.

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares

Assaré celebra a padroeira Nossa Senhora das Dores

assarématriz

Assaré. Esta Cidade celebra desde ontem, até o próximo dia 15, sua padroeira, Nossa Senhora das Dores. Para o Padre Ronaldo Oliveira, que está à frente da paróquia do município, esse festejo é sempre um momento forte de espiritualidade para a comunidade católica local.

A importância da festa se dá pelo fato dos católicos viverem nesse período "um retiro espiritual através da oração matutina, procissões, novenas e missas. Essa prática religiosa desperta os católicos que estão um tanto afastados e aumenta o fervor dos que praticam a sua fé, ou seja, trás motivação e novo ardor missionário para os paroquianos". Para o religioso, é o momento que a paróquia, de 127 anos de existência, "festeja a tradução do sentimento onde os católicos aproveitam para pedir as graças necessárias para prosseguir a caminhada humana e espiritual".

Os organizadores da festa estima a participação de cerca de 15 mil pessoas nesse ano, pois sé um período em que os assareenses retornam à sua terra para compartilhar desse momento de fraternidade e religiosidade, além da participação das comunidades rurais e das caravanas das cidades vizinhas.

O Padre Ronaldo informou que, desde que está à frente da Paróquia, há cinco anos, tem procurado introduzir novidades na festa, mas de modo que realce o seu lado espiritual. O destaque tem sido grandes shows católicos que, na visão do padre, têm trazido grandes frutos espirituais para os fiéis. Esse ano, a principal atração vai ser o grupo "Anjos de Resgate" conhecido no Brasil inteiro. A Prefeitura Municipal está contribuindo para a realização desse show.

Religiosidade

Na religiosidade popular , destaca Padre Ronaldo, "os fiéis têm um jeito próprio de entrar em sintonia com Deus. O rito oficial que chamamos de liturgia estabelece um conjunto de normas celebrativas, mas o povo enriquece isso se identificando com as devoções: rezando o terço, o ofício de Nossa Senhora, celebrando a renovação do coração de Jesus, novenas e procissões. Temos católicos que não vão à missa, mas não perdem uma procissão. A esse fenômeno chamamos de religiosidade popular", pontua o padre.

No dia 15 de setembro, acontece a tradicional missa solene, às 9 horas e às 17 horas, além da grande procissão com a imagem de Nossa Senhora, que percorrerá as principais s ruas da Cidade. É comum ver no momento da procissão. Assaré também segue a tradição de outros municípios da região, com a bênção do pau da bandeira. O evento aconteceu na manhã do de ontem. O pau da bandeira foi levado da comunidade do Sítio Assarezinho até a sede, numa distância de oito quilômetros.

Praça da matriz

O tronco da madeira foi conduzido, conforme a tradição, para a residência do senhor Mário Luzia, cuja família há mais de 20 anos organiza a abertura da festa. No fim da tarde, o pau foi carregado até a Praça da Matriz, para o erguimento e hasteamento da bandeira da santa, sinalizando o inicio da festa.

As tradicionais quermesses acontecerão todas as noites, após as novenas. Na área social da festa, foram instalados parques de diversão. Além disso, paralelamente acontecem as tradicionais festas sociais nos clubes da Cidade.

Diario do Nordeste - Regional

Cariri-Oeste quer distrito industrial

industria-textil

Araripe. Contando com uma população estimada em torno de 180 mil habitantes, e compreendendo 11 municípios, os moradores da região Cariri-Oeste sonham em ver instalado o processo de industrialização, visto que, é uma região carente e não dispõe de indústrias que possibilitem um maior incremento na geração de emprego e renda. Para tanto, a população está intensificando um movimento em que visa a cobrar das autoridades políticas que representam a região, maior compromisso no sentido de que se possa ser instalado um distrito industrial para poder absorver a mão-de-obra ociosa.

Esse movimento vem ganhando corpo em todos os segmentos sociais, entidades de classes, associações de serviços como o Rotary clube, Lions clube, marçonaria, associações comunitárias, igrejas, entre outros que já vêm comprando a ideia no sentido de que essas possam emitir documentos aos representantes da região na câmara federal, Assembleia Legislativa do estado, câmaras municipais, prefeituras municipais.

"A intenção é que juntos possamos cobrar e exigir destes representantes os reais e legítimos interesses da população dessa região, por ser uma das mais carentes do Estado neste sentido", enfatiza o presidente do Lions Clube de Campos Sales, Leonardo Rodrigues.

Para o Professor Luiz Paulo Paulino de Lima, residente em Araripe, a abertura de uma escola profissionalizante no município gera expectativas em centenas de jovens sobre o seu futuro em relação ao primeiro emprego, o que seria de fácil solução com a abertura do processo de industrialização na região, pois absorveria a mão-de-obra mais qualificada e facilitaria ao jovem a ingressar no mercado de trabalho sem ter que se deslocar para outras cidades.

Viabilidade

A estudante Aparecida da Costa Vieira, estudante e residente no município de Antonina do Norte, também destaca que um dos maiores problemas que a juventude está enfrentando na região é a escassez na oferta de emprego. "Isso nos obriga a deixar nossos lares, o convívio familiar, o lugar da gente, e ir em busca de oportunidade de trabalho nos grande centros.

O vendedor ambulante Luiz Pedro da Silva residente em Tarrafas, enfatiza que em sua cidade não existe nenhuma perspectiva de geração de emprego e renda.

"Para um pai de família como eu torna-se impossível criar e educar os meus filhos em minha própria cidade, porque além de não ter muitas oportunidade de qualificação profissional, tem o alto índice de desemprego. A ociosidade dos jovens e a dependência exclusiva dos poucos empregos públicos do município, aposentadorias e dos programas sociais do Governo Federal, é uma realidade dolorosa", declarou Luiz Pedro.

Diario do Nordeste - Regional

Lojista de Campos Sales conta com sede da CDL

cdl

Campos Sales. O mês de setembro marca uma conquista para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desta cidade, localizada na microrregião da chapada do Araripe. Há seis anos trabalhando pelo desenvolvimento da região, a entidade abre nova sede e incrementa as ações firmando nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para impulsionar e qualificar o comércio local.

Para estimular a adesão do município, a CDL Campos Sales está apoiando o Sebrae no Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado nacionalmente no dia 5 de agosto. A proposta desta iniciativa em todo o país é usar a força dos pequenos negócios para o fortalecimento da economia. Segundo o Sebrae, no Brasil, são mais de 10 milhões de empresas que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano. Ainda conforme dados da instituição, as micro e pequenas empresas representam mais de 95% do total dos empreendimentos brasileiros.

O dia 5 de outubro foi estabelecido como data oficial do Movimento, por ser a data em que foi criado o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. O analista do Sebrae na região, Fábio Bezerra, ressalta que o objetivo do Movimento é sensibilizar a sociedade sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. "A adesão de Campos Sales ao movimento é muito importante, pois o comércio da região é predominantemente gerido por donos de pequenos negócios", pontua.

Qualificação

Segundo o presidente da CDL de Campos Sales, Godofredo Alencar, a ideia é colocar também os órgãos públicos como clientes do microempresário, para o fortalecimento da cadeia produtiva local.

Empresários da região comemoram os benefícios gerados pela parceria entre a CDL e o Sebrae. Em agosto, o curso "Gestão financeira na medida", promovido pelo Sebrae, foi ponto de partida para consultorias com os lojistas. De acordo com Geane Holanda, consultora do Sebrae na região, essa capacitação é importante pois a gestão financeira é um dos grandes problemas para boa parte das microempresas brasileiras.

Godofredo Alencar conta que outras qualificações deverão ser realizadas em setores sugeridos pelos próprios empresários. "Vamos priorizar também os cursos de atendimento ao cliente, porque há uma rotatividade muito grande de funcionários no setor", argumenta o presidente cedelista. Dados do anuário do Ceará 2013/2014, apontam que o setor de serviços corresponde a 81,68% do PIB do município.

"Nas visitas que faço aos lojistas, sempre há uma demanda pela qualificação na área de atendimento. Há uma grande necessidade, pois é a porta de entrada para a empresa", reforça a consultora do Sebrae, Geane Holanda. Para a empresária Irene Maria, a parceria com o Sebrae chega em um momento importante. Ela atua no ramo de confecções nos segmentos de varejo e atacado. O serviço de fardamentos escolares e uniformes tem crescido em demanda, porém trouxe dificuldades para organizar o orçamento. "Precisamos de pessoas em setores específicos para termos o controle maior dos custos e do faturamento da empresa", comenta.

Com a ideia de priorizar o comércio no atacado, a empresária já deu início à consultoria do Sebrae, em parceria com a entidade. "A CDL é de grande importância para a classe lojista porque age rápido. A consultoria do Sebrae já esteve na minha loja para realizar um cadastro e já temos uma nova visita agendada", conta.

Outro empresário que procura novas rotas é Adeildo Feitosa. Ele conta que as adversidades vêm forçando a loja a buscar outras estratégias, como a venda por encomenda, para não correr o risco de ficar com produtos estocados.

Diario do Nordeste - Regiona

Comissão Cuba-EUA terá primeira sessão na sexta-feira

cubausaA primeira reunião da comissão bilateral entre Cuba e os Estados Unidos será celebrada na sexta-feira em Havana para "definir" os temas que os dois países deverão abordar após o restabelecimento de suas relações diplomáticas, informou a chancelaria cubana nesta terça-feira.

"Nesta reunião, as delegações de ambos os países (...) definirão a agenda de temas que serão abordados na fase iniciada após o restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos", em 20 de julho passado, destacou a chancelaria em comunicado publicado em seu site na internet.

A "Comissão Bilateral discutirá as novas áreas da cooperação de benefício para os pobres, o diálogo sobre assuntos bilaterais e multilaterais, inclusive aqueles nos quais existem diferentes concepções e as questões com soluções pendentes entre Cuba e os Estados Unidos", acrescentou o texto.

O mesmo destacou que "o vice-secretário adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Edward Alex Lee", presidirá a delegação americana na reunião, enquanto do lado cubano, a representante será a diretora dos Estados Unidos da chancelaria, Josefina Vidal.

Cuba e Estados Unidos anunciaram em 17 de dezembro de 2014 o fim de meio século de inimizade e em 20 de julho restabeleceram relações diplomáticas, rompidas em 1961.

O secretário de Estado, John Kerry, e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, anunciaram a criação desta comissão em 14 de agosto, data em que o chefe da diplomacia americana fez uma visita histórica à ilha para selar o processo de reconciliação com a abertura formal da embaixada de Washington em Havana.

Rodríguez antecipou então que a comissão iria "definir os temas que deverão ser abordados no imediato, inclusive os assuntos pendentes de solução, alguns deles muito complicados, que se acumularam durante mais de 50 anos".

"Ambas as partes concordamos na importância de abrir novas áreas de diálogo, consolidar os mecanismos de cooperação bilateral já criados e explorar ou abrir outros em esferas diferentes de meio ambiente, saúde, ciência, cumprimento e aplicação da lei, entre outros", acrescentou.

AFP

Levy admite que aumentar Imposto de Renda pode ser opção do governo


Levy-olw6m20182946Rombo no Orçamento de 2016 foi o principal assunto de uma reunião,
nesta terça-feira (8), da presidente Dilma com ministros em Brasília.

O rombo no Orçamento do ano que vem foi o principal assunto de uma reunião, nesta terça-feira (8), da presidente Dilma Rousseff com ministros. Três admitiram aumentar impostos para equilibrar as contas.

O aumento da Cide - a contribuição sobre os combustíveis - não depende de autorização do Congresso. Atualmente, é de R$ 0,22 por litro de gasolina. Se aumentasse R$ 0,50, o governo arrecadaria, em 2016, mais R$ 15 bilhões.

A proposta do Orçamento de 2016 tem rombo de R$ 30,5 bilhões. Mas é uma saída impopular, já que o consumidor pagaria a conta cada vez que abastecesse. A equipe econômica calcula que o efeito colateral seria aumentar a inflação em um ponto percentual. Por isso, o governo se movimenta com cautela.

“Nós não queremos é apresentar uma proposta a priori e depois observar a reação tanto dos atores econômicos quanto políticos. Nós queremos construir junto com a sociedade quais são as alternativas para construir o superávit para o Orçamento de 2016”, diz o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.
O vice-presidente, Michel Temer, vai defender o aumento da Cide no jantar na noite desta terça com governadores do PMDB e os presidentes da Câmara e do Senado. Cerca de R$ 5 bilhões da arrecadação extra iriam para os estados, que vivem sérios problemas financeiros.
Mas Temer já avisou que o partido não vai apoiar o aumento nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) porque afetariam a produção no país.

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que o governo já discute criar um imposto temporário.

Em Paris, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitiu que o aumento do Imposto de Renda das pessoas mais ricas pode ser um caminho.

“Pode ser um caminho. Essa que é a discussão que a gente está tendo agora e que eu acho que tem que amadurecer mais rapidamente”, afirmou Joaquim Levy.
Mas o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, o mais influente aliado do governo no Congresso – que tem que aprovar a proposta –, disse que primeiro é preciso cortar gastos.

“Aqui no Congresso não se discutiu nada com relação à elevação da carga tributária. Eu continuo achando que a primeira coisa a se fazer é cortar despesa, é melhorar o gasto público”, afirmou Renan Calheiros.

Alemães e austríacos montam comboios para dar carona a refugiados

refugiados3_EUROPE-MIGRANTS-AUSTRIA

(Foto: Reuters)
Alemães e austríacos deram início neste último domingo a uma iniciativa inspiradora. Centenas de carros particulares cruzaram a fronteira da Hungria para dar carona a refugiados do Oriente Médio, com objetivo de ajudá-los na viagem à Europa Ocidental.
Batizada de “comboio dos refugiados”, a ideia reuniu mais de três mil pessoas em um evento criado no Facebook. "A época dos apelos à União Europeia e aos responsáveis políticos terminou, chegou a hora de agir", dizem os autores da página "Comboio Budapeste-Viena".
O primeiro comboio saiu na manhã de domingo de Viena para "levar o máximo de refugiados possível de Budapeste a Viena e dali, se for possível, à Alemanha".
"Acho que esse é meu dever. Sou mãe e não posso mais fechar os olhos (para o que está acontecendo)", disse em entrevista à BBC a ativista austríaca Angelika Neuwirth. "Somos todos seres humanos. Ninguém é ilegal."
Os organizadores afirmam reagir à decisão das autoridades húngaras de suspender os trajetos ferroviários com destino à Europa ocidental, inclusive para os migrantes que têm um bilhete válido.
Na semana passada, quatro austríacos que tentavam ajudar refugiados foram presos acusados de tráfico de pessoas, mas foram liberados logo depois. Ônibus e trens também serão utilizados pelos ativistas para ajudar o transporte dos refugiados.
O ministério austríaco do Interior lembrou na quinta-feira (3) que a ajuda gratuita à imigração pode ser punida com até 5.000 euros de multa.

Yahoo Notícias

Se você acha que o apocalipse bíblico vai acontecer, a Nasa tem um recado para você

Asteroid

Cada vez que um teórico do caos se manifesta, alguém na Nasa coça a testa. A agência espacial norte-americana voltou à público nesta semana para negar que o mundo vá acabar em breve, descartando teorias do apocalipse mais recentes.
A mais nova das teorias não é composta por apenas um só evento caótico, mas por dois. Ou, na verdade, a soma de dois deles, já famosos. O primeiro é o famoso “asteroide de Deus”, enquanto o segundo é a Lua de Sangue.
Mesmo que a Nasa já tenha desmentido que o fatídico asteroide entraria em colisão com a Terra no final de setembro, o teóricos não se deram por satisfeitos. E, assim, encontraram na Lua de Sangue o motivo para desconfiar que a agência estava mentindo. Mas não, ela não estava.

“O que podemos dizer é que a Nasa sabe que não há nenhum asteroide ou comenta em rota de colisão com a Terra atualmente. Na verdade, o melhor que podemos falar, deixando as pessoas ainda mais calmas, é que nenhum objeto gigante irá colidir com a Terra pelas centenas de anos”, afirmou um porta-voz da Nasa.
O “asteroide de Deus” voltou à tona por conta dos pastores John Hagee e Mark Blitz. Segundo eles, os quatro eclipses lunares consecutivos que começaram em abril de 2014 e terminariam com a Lua de Sangue teriam sido descritos na Bíblia como o início do apocalipse.

A realidade, explicam especialistas, é bastante diferente dessa teoria de caos. Segundo eles, a Lua de Sangue não passa de um fenômeno raro — mas nem tanto — no qual a luz do Sol é refletida pela atmosfera da Terra e chega à Lua de modo com o qual nossos olhos, à vista nua, vejam o satélite vermelho — que nada mais é do que a cor da luz solar. Simples e sem fim de mundo.

Super Incrível

Crato: Contas do ex-prefeito Samuel Araripe dão entrada na Câmara de Vereadores para votação.


A expectativa é que as comissões devolvam as contas até a próxima semana para que estas possam ser votadas ainda na próxima segunda ou terça-feira

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) enviou à Câmara de Vereadores de Crato as contas de gestão referentes ao exercício de 2010 do ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB). O parecer prévio 129/2015 do relator, Domingos Gomes Aguiar Filho, foi pela aprovação das contas.

De acordo com o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Pedro Alagoano (PSB), o parecer deu entrada na Casa nesta terça-feira, dia 8, e foi encaminhada para as comissões. A expectativa é que as comissões devolvam as contas até a próxima semana para que estas possam ser votadas ainda na próxima segunda ou terça-feira.

O Aliado político e último líder de Samuel na câmara, Vereador Guer (PSDB), disse acreditar e esperar que os membros da Casa possam votar de acordo com o que o parecer técnico recomenda, pela aprovação.

O então líder de Samuel em 2012, Vereador Dárcio Luiz (PSDB), não quis se pronunciar a respeito das contas do seu ex-líder, disse apenas que será coerente com seu posicionamento.  Após o episódio do grampo de Samuel em Dárcio, eles romperam relação e o vereador já cogitou deixar o seu partido, já que o seu desafeto consegui a direção do partido no município.

Samuel Araripe pretende ter as contas aprovadas para concorrer às eleições 2016 contra o atual prefeito Ronaldo Gomes de Mattos. Para isso, tenta reverter através de seus advogados o parecer do Ministério Público de Contas (MPC) que emitiu parecer inicial pela desaprovação das contas referentes a 2012.

Fonte: Site Miséria
Foto: Meramente ilustrativa - Dihelson Mendonça







Crato: Deputado Arnon Bezerra alfineta prefeito Ronaldo em entrevista a rádio progresso


Se você é uma das pessoas que achavam que o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) estava chateado com o prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos ( SEM PARTIDO) durante tempos, então acertou.

Em entrevista concedida no dia de ontem ao jornal da progresso que vai ao ar ao meio dia, apresentado pelo jornalista e radialista Tarso Araújo, o deputado não deixou barato quando o assunto foi a cidade do Crato. Arnon, afirmou que muitas coisas através dele chegaram ao município e o prefeito Ronaldo não deu o seu devido valor.Para ele, o prefeito ao divulgar as obras que acontecem na cidade deveria lembrar da parcela do deputado quando o mesmo o procurou em busca de recursos.O deputado citou obras como: A ponte da palmeirinha em Ponta da Serra, falou de uma verba para parte da ponte da vila São Bento, verba para a construção da vila olímpica e a da construção de uma quadra no município.

O deputado aproveitou a conversa e deixou bem claro de que a obra da encosta do Seminário em Crato foi uma obra 100% do governo do estado e ainda afirmou que o prefeito quando divulga as obras esquece de creditar a quem de fato ajudou ou contribuiu para que ela acontecesse.O deputado disse que ajudou e ajudará a cidade do Crato, mas que ultimamente projeto que é bom é difícil de receber vindo da cidade do Crato.

Sobre as eleições do ano que vem, Arnon negou a possibilidade de sair candidato a prefeito do Crato, mas confirmou que apoiará um candidato no ano que vem.Ele não quis confirmar o nome do seu candidato, mas reafirmou que entrará na campanha para ajudar o seu candidato na disputa eleitoral do ano que vem.

Fonte: Site Boca Quente





Tá feia a coisa: Mercado projeta mais inflação e crescimento menor em 2015 e 2016


Fonte: Agências de Notícias
Analistas revisaram estimativas para inflação a 9,29% em 2015 e 5,58% em 2016. Previsão para o PIB deste ano voltou a cair e agora aponta para retração de 2,44%
Inflação maior e uma queda mais acentuada do Produto Interno Bruto (PIB), tanto em 2015 como em 2016. É o que esperam analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) para o último boletim Focus, divulgado nesta terça-feira.
Para a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a previsão para 2015 subiu de 9,28% para 9,29%. Se confirmada, será o maior índice desde 2003, quando somou 9,30%. Para 2016, os economistas aumentaram a expectativa de 5,51% para 5,58% na última semana. Com isso, o resultado esperado se distancia cada vez mais do centro da meta do governo, de 4,50%.
PIB negativo - Para o PIB, em 2015 o mercado revisou sua estimativa de recuo de 2,26% para retração de 2,44%. Se for confirmado, será o pior resultado desde 1990, quando houve queda de 4,35%. Para o ano que vem, os economistas também pioraram a expectativa, de retração de 0,40% para baixa de 0,50%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira teve retração 1,9% no segundo trimestre de 2015, em relação aos três meses anteriores. Com isso, o país entrou na chamada "recessão técnica", que ocorre quando a economia tem dois trimestres seguidos de queda. De janeiro a março deste ano, o PIB teve baixa de 0,7%, segundo dado revisado.






No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta de Misericórdia -- fotos e reportagem: Árysson Magalhães (aluno do Seminário Diocesano São José)

Imagem primitiva de Nossa Senhora das Dores, adquirida em 1827 pelo fundador de Juazeiro do Norte, Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro. Esta imagem mantém a originalidade e só é exibida na festas da Mãe das Dores, de 30 a 15 de setembro de cada ano
Acontece desde o dia 30 de agosto, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, os festejos e romaria à sua padroeira, que este ano tem como tema: “No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta de Misericórdia”.
O ciclo de romarias tem início a partir do próximo dia 10. Em todos os anos, há mais de 120 anos, milhares de romeiros vindos de todo o Brasil, chegam a Juazeiro do Norte para dar continuidade à devoção mariana deixada por Padre Cícero Romão Batista (1844 – 1934) e render graças a Deus pela vida e missão do patriarca de Juazeiro.
 “A cidade de Juazeiro do Norte e, por seguinte, a Basílica de Nossa Senhora das Dores estão de portas abertas para acolher os milhares de romeiros e romeiras que expressam a devoção a Nossa Senhora das Dores, ensinamento este deixado pelo saudoso Padre Cícero Romão Batista, o qual costumava dizer que a Virgem das Dores era a grande advogada das pessoas junto ao Filho de Deus”, afirmou o pároco, Padre Cícero José da Silva.
O coordenador da Pastoral da Liturgia e vigário paroquial, Padre Aureliano Gondim, destaca como novidade na dimensão espiritual a realização da quinzena, uma pára-liturgia, que é a oração da comunidade reunida para se motivar melhor alguma festa ou algum acontecimento, e a celebração de missas durante alguns horários do dia. “Nós orientamos os fiéis da paróquia e também de todo Juazeiro a aprender mais com o romeiro, buscar beber dessa fonte da fé romeira. O romeiro vem para partilhar sua dor, suas alegrias, para renovar a sua fé. O romeiro muito nos ensina. Esse é o grande objetivo nosso no tocante a espiritualidade, aprender com o romeiro a reconhecer Juazeiro como um espaço sagrado”, disse.
Devota da "Mãe das Dores" e do Padre Cícero






Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31