xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/09/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 setembro 2015

Tristeza em Crato: museu da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus é arrombado e peças históricas são roubadas -- por Patícia Silva

A Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, que está em festa pelos 500 anos de sua patrona, tiveram na manhã deste sábado, 5, algo a não comemorar. Um furto das peças de riqueza histórica, espiritual e cultural da Diocese de Crato, que estavam na Sala Histórica da Congregação, foi notado logo cedo.

O bandido, ainda não identificado, arrombou a porta lateral da Sala Histórica na noite de ontem, por volta das 19h, porém o furto foi percebido apenas às 6h30min de hoje, quando a Irmã Maria Zeneide Bernardo foi até o local como de costume. “Chegando ao museu e vendo como estava, tive um sentimento de perda e indignação pela violação de algo tão sagrado e de um valor inestimável para a nossa Congregação e para a Diocese. São peças que foram usadas pelos nossos fundadores e antecessoras da Congregação, portanto tem um valor afetivo para todas nós”, relatou à religiosa.

O Centro Histórico de Pesquisas e Estudos Patientia Et Doctrina Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, nome dado a Sala Histórica, localizada em Crato- CE, guarda cerca de duas mil e quinhentas peças que pertenceram a Dom Quintino, o primeiro bispo da Diocese de Crato e fundador da Congregação, Dom Francisco de Assis Pires, o segundo bispo, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, terceiro bispo, Madre Ana Couto, co- fundadora da Congregação, irmãs já falecidas da Congregação e também objetos históricos do Colégio Santa Teresa.

Os armários vazios e as peças espalhadas pelo chão mostram a falta de respeito ao valor espiritual das peças. Cálices, patenas, ambulas, crucifixos, anéis, relógios de pulso, louças de porcelana, tecidos bordados já não fazem mais parte do acervo. Segundo a Congregação cerca de 40% das peças foram levadas, sendo a maior parte delas, objetos pertencentes a Dom Quintino.

A Ir. Aldenira Máximo, religiosa responsável pelo Centro Histórico, que está em Aparecida- SP participando do Fórum 500 anos do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, em contato com a nossa reportagem expressou tristeza pelo ocorrido e pediu as orações dos fiéis para que as peças sejam logo devolvidas. “A Sala Histórica significa a memória viva da nossa Sagrada Congregação. É um lugar que mantém acesa a lâmpada do nosso carisma fundacional. Lamentamos o acorrido e imploramos a devolução de todas as peças. Estamos consternadas e convocamos a todas as pessoas para enriquecermos a corrente de oração aos nossos santos intercessores, para sensibilizar e tocar o coração desta pessoa que retirou estas relíquias, a fim de que as devolva”, disse.

Na Casa Mãe da Congregação, onde fica o museu, residem oito religiosas, das quais cinco estavam na residência no momento da ação criminosa, mas não sofreram nenhuma violência física. Apesar do susto, todas estão bem.
O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Crato, ainda pela manhã.
Texto: Patrícia Silva         

Uma festa no coração - Por: Emerson Monteiro

Transcorrem os dias nas asas poderosas desses pássaros que voam deliciosas evoluções nos céus de todo dia, livres no seio do vento, seres tranquilos da harmonia. Nisso usufruir o direito universal da felicidade que a gente cria na medida exata da imaginação positiva, pelas atitudes, sinceridade e providências. Deixar escorrer suaves nas saudades os momentos bons que regressam, porém esquecer mágoas, rancores, más querenças; firmar pés no sentido único da transcendência, espiritualidade, já que objetos e paisagens imediatas diluem no tempo, e a verdade permanece bem dentro do coração da gente.

Enquanto chegar aqui demorou tanto e tão pouco, há inúmeras razões de preservar o gosto pela vida, mesmo que os impasses da realização de Si mexam nos planos, sem com isso fechar as outras portas da possibilidade. Trabalhar esse bom gosto necessário de ver alternativas nos sentimentos, de limpar o campo aonde iremos semear novas sementes. 

Assim, o tom das manhãs festivas mora no íntimo da presença de nós, os andarilhos deste chão, ao sabor dos nossos passos. E Deus, e as flores, as crianças; o verde, a luz dos olhos, os amigos; bom humor, belas fotografias, músicas geniais; as cores do Sol, a lindeza da Lua em seu resplendor, a força de amar e constituir uma família. Porquanto existe sagração em tudo quanto à clareza conduz, belos sonhos, inestimáveis alegrias, pessoas amigas, agradáveis, prósperas.

De forma justa, igualmente apoiar boas iniciativas da sociedade, que isto ampliará de certezas os meios de transmitir aos outros a mesma oportunidade que se nos oferece doo prazer de estar aqui, e ampliar chances de encontrar adiante o paraíso que sobrevive sábia no seio das esperanças intensas. 

Brilhar a luz dos bons instantes e ampliar ao infinito, através de nós próprios, agir de jeito certo na medida de melhores ocasiões de sorrir e abraçar a perene Eternidade. 


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30