xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/08/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 agosto 2015

FNDE eleva para 8,5% limite de reajustes nas mensalidades do Fies

 

Fies-2015-02

O Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) elevou para 8,5% o limite do reajuste da mensalidade dos cursos em instituições privadas para renovar os contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A variação serve para contratos pendentes no primeiro semestre deste ano. "Isso resolve grande quantidade [dos contratos pendentes] e muitos que estavam em um patamar superior aceitam este valor", diz o presidente do FNDE, Idilvan Alencar. Segundo Alencar, são 300 mil os contratos pendentes e ele espera resolver as pendências ainda nesta semana.

No semestre passado, o Ministério da Educação (MEC) fixou um teto de 6,4% de reajuste das mensalidades para que os contratos do Fies fossem renovados. Posteriormente, passou a aceitar todas as renovações, mas os estudantes de cursos com ajustes superiores recebiam um aviso de que a instituição ainda teria que explicar o reajuste ao FNDE.

Mesmo com o novo patamar, para instituições privadas a questão ainda precisa ser melhor esclarecida. "Pode acontecer, em uma mesma instituição, ter mensalidades diferentes para alunos iguais. Ainda fica pendente regulamentar essa situação. Precisamos acertar isso para que nenhum aluno fique prejudicado", diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas

O Fies financia cursos superiores em instituições privadas de ensino superior a juros em condições mais favoráveis que as do mercado. Após uma série de mudanças feitas desde o início do ano, o governo reformulou o financiamento, reajustando os juros e os prazos e resolvendo, para os próximos contratos, a questão do reajuste das mensalidades.

Estão em curso as renovações do Fies para o segundo semestre e o prazo vai até o dia 31 de outubro. Para que os contratos sejam aditados, é preciso que a renovação do período anterior esteja regularizada.

Em todo o País, 2,1 milhões de estudantes têm os estudos financiados pelo programa. Segundo Alencar, 500 mil contratos já foram aditados e o FNDE vai assegurar todas as renovações.

O presidente do FNDE participou hoje (25) de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o Projeto de Lei nº 1.427/15, que estabelece que as modificações do Fies devem ser estabelecidas por lei.

Questionado sobre as restrições à oferta do financiamento feita este ano, Alencar disse que a situação é desconfortável e que o governo gostaria de oferecer mais vagas, mas o contexto econômico impossibilita que isso seja feito.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Farias, também presente, disse que a expectativa é que o orçamento da educação de 2016 seja maior do que o executado em 2015: "O ministro está lutando para isso". Ele ressaltou que, atualmente, 53% das matrículas das instituições privadas são beneficiadas ou pelo Fies ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), programas do governo federal.

Agência Brasil|

TRT do Ceará vai inaugurar seu primeiro “fórum ecológico”

forumecologico

Tarcísio Lima Verde com Iracema do Vale (TJ/CE) e Abelardo Benevides (TRE).

“O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará vai inaugurar sexta-feira, às 17 horas, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri), o maior fórum trabalhista do interior e segundo maior do Estado. O prédio, construído em um terreno de 4.700 metros quadrados, vai abrigar as três varas do trabalho do Cariri e está preparado para receber uma quarta unidade da Justiça do Trabalho.

O novo fórum, que recebe o nome de Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, vai abrigar as duas varas do trabalho de Juazeiro do Norte e a do Crato. Juntas, as três unidades da Justiça do Trabalho resolvem conflitos trabalhistas de 26 municípios da região e são responsáveis por uma das maiores movimentações processuais do Estado. Em 2014, as varas receberam mais de 2.700 processos para julgar.

O fórum trabalhista do Cariri é um dos primeiros do país a possuir equipamentos que permitem o uso racional dos recursos naturais, como sistema de captação de águas pluviais, central de ar-condicionado inteligente e telhas de alumínio termoacústico. O prédio possui ainda espaços ergonômicos, vagas exclusivas para bicicletas e carros elétricos, além de coleta seletiva de lixo.

Para o presidente do TRT/CE, Tarcisio Lima Verde, a concentração dos serviços das três varas do trabalho em um único prédio facilitará vida de empregados, de empregadores e de advogados da região, além de propiciar uma melhor distribuição dos processos novos entre as varas, reduzindo prazos e julgamentos. Ainda segundo o desembargador, com as novas instalações, as despesas de manutenção serão reduzidas e haverá um melhor aproveitamento do quadro de servidores.”

(Com Site do TRT-7/Foto Site Frisson)

CNJ autoriza tribunais a cortar ponto de servidores grevistas do Judiciário da União

cnj2

“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu hoje (25) autorizar os tribunais a cortar o ponto de servidores grevistas do Poder Judiciário da União. De acordo com a decisão, os servidores poderão compensar os dias não trabalhados, caso os tribunais optem pela medida, que está respaldada na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do CNJ foi motivada por um pedido de providências feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a ordem, a paralisação está provocando prejuízos na prestação dos serviços jurisdicionais à advocacia e aos cidadãos. Segundo informações do CNJ, após receber o pedido de providências da OAB, o presidente do conselho, ministro Ricardo Lewandowski, solicitou aos 90 tribunais do país informações sobre as medidas tomadas para contornar a greve.

Os servidores do Judiciário da União estão em greve há pelo menos dois meses e reivindicam, principalmente, a derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que previa o reajuste salarial da categoria entre 53% e 78,56%, de acordo com nível do servidor.

Os servidores rejeitam a proposta de reajuste definida semana passada entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério do Planejamento. O projeto de lei do STF prevê que o aumento individual oscile entre 16,5% e 41,47% e seja pago em oito parcelas semestrais, a partir de janeiro de 2016.”

(Agência Brasil)

CGD visita Juazeiro do Norte na quinta-feira (27)

socorro

Nesta quinta-feira (27), a controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Socorro França, participará de visita institucional à Célula Regional de Disciplina do Cariri (CERC), em Juazeiro do Norte.

O objetivo da visita é reforçar a estrutura de atendimento da CGD, bem como estreitar laços com representantes dos Órgãos e Instituições da região. A reunião ocorrerá às 9h no auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e contará com a presença do Comando da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Ministério Público, entre outros Órgãos.

Integrará a comissão, o controlador Geral Adjunto de Disciplina, Rodrigo Bona; o secretário Executivo, Juarez Gomes; além de integrantes da Coordenadoria de Inteligência (COINT); do Grupo Tático de Atividade Correcional (GTAC); da Delegacia de Assuntos Internos (DAI); da Coordenadoria de Disciplina Civil (CODIC) e da Coordenadoria de Disciplina Militar (CODIM).

Serviço:

Visita à Célula Regional de Disciplina do Cariri (CERC)

Data: 27/8 (quarta-feira)

Hora: 9h

Local: Auditório CIOPS (Av. do Agricultor, 01, Centro)

 

Assessoria de Comunicação da CGD

Enem 2015: Alunos da rede estadual terão aulões online através do CED

enem

Alunos da rede estadual que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 poderão participar de um curso online para reforçar os conteúdos vistos em sala de aula na área de atualidades. As atividades serão realizadas de 01 de setembro a 01 de outubro próximo e ofertadas pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria da Educação (Seduc), sediado em Sobral. As inscrições podem ser feitas através do link: https://goo.gl/d1Vtgf.


Conforme o diretor do CED, Herbert Lima, os aulões vão acontecer durante a semana no auditório principal do Centro com capacidade para até 800 estudantes. Além disso, estão programadas aulas de conteúdos específicos aos sábados.  “Os alunos que estão em outros municípios podem acompanhar  tudo pela internet" - ressalta o gestor.

CED

O CED é um órgão público estadual que oferta ensino presencial e semipresencial para professores, estudantes e a comunidade da Capital e do Interior. Tem como objetivo colaborar para a melhoria da educação no Estado, através de formações que aproximem e utilizem as novas tecnologias como ferramenta de aceleração para o conhecimento. A estrutura é composta de quatro auditórios com capacidades moduláveis de 100 a 600 pessoas, 20 salas de aulas, laboratórios e estúdios de tv com equipamentos de videoconferência.

Os aulões serão também transmitidos ao vivo pelo canal do CED no YouTube (https://www.youtube.com/user/cedceara).

Outras informações: Fone: (88) 3695.1950 - www.ced.seduc.ce.gov.br

CALENDÁRIO DAS AULAS DE ATUALIDADES

1 DE SETEMBRO DE 2015
Aulão de Atualidades
19h10 às 20h30
Geografia - Romão
Física – Ilan Rodrigues

9 DE SETEMBRO DE 2015
Aulão de Atualidades
19h10 às 20h30
Geografia – George Wilton
Biologia – Serginho

14 DE SETEMBRO DE 2015
Aulão de Atualidades
19h10 às 20h30
História – Sergio Feitosa

22 DE SETEMBRO DE 2015
Aulão de Atualidades
19h10 às 20h30
Geografia – Rafael Rocha
Geografia - Romão

1 DE OUTUBRO DE 2015
Aulão de Atualidades
19h10 às 20h30
Biologia – Lyndon Jonhson
Química - Hugo Peixoto

25.08.2015
Jacqueline Cavalcante
Assessora de Imprensa da Seduc
85 - 3101.3972

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Projeto Primeiro Passo tem início em unidades prisionais do Estado

Primeiro_Passo2

Mecânica de motos, manutenção de ar condicionado e auxiliar administrativo. Em três meses, um grupo de 200 pessoas, entre internos e egressos do sistema penitenciário, estará qualificado nessas três áreas. É o programa Primeiro Passo que acaba de iniciar as aulas dentro de unidades prisionais. É a primeira vez que o programa, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), ganha a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) beneficiando os privados de liberdade.

Na próxima quinta-feira, 27, os titulares da Sejus, Hélio Leitão, e da STDS, Josbertini Clementino, realizam uma visita à CPPL IV, onde 60 alunos participam do projeto.

As aulas estão acontecendo em cinco unidades prisionais – Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Casas de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) e Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo e Instituto Penal Professor Olavo Oliveira – e na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe/Sejus) com um grupo de apenados dos regimes aberto e semiaberto.

De acordo com o assistente educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, o projeto é destinado para internos que tenham entre 19 e 24 anos e que estejam matriculados no projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Com o projeto Primeiro Passo, nós colocamos esses internos durante todo o dia em sala de aula. Em um turno, eles estão na educação de jovens e adultos e no outro na capacitação profissional”, pontua Moraes.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, com isso, além de proporcionar um aprendizado que pode ser útil para quando eles deixarem a unidade prisional, a Sejus consegue avançar na humanização no cumprimento da pena e na pacificação da unidade.

Moraes complementa que, ao concluírem o curso, os internos ganham um certificado e, ao deixarem a unidade, podem ser encaminhados ao mercado de trabalho, por meio da STDS, dentro das vagas disponíveis para o programa. Nesses três meses, os alunos recebem uma bolsa mensal de R$ 100, fardamento, material didático e merenda escolar.

SERVIÇO:

Visita dos secretários Hélio Leitão e Josbertini Clementino ao projeto Primeiro Passo

Quando: 27 de agosto, às 14h

Onde: Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), na BR 116 km 27.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará

Ceará vai receber quase R$ 500 milhões de investimentos em energia eólica

Eolica_2

O Estado do Ceará deu mais um passo na atração de empreendimentos para geração de energia eólica. O 22º leilão de energia nova A-3, para entrega em 2018, realizado na última sexta-feira (dia 21), garantiu ao Ceará um investimento de R$ 496 milhões, o que corresponde a 26% do total de usinas eólicas negociado no certame. O leilão contratou 29 projetos com capacidade instalada de 669,5 megawatts (MW), sendo que 538,8MW de fonte eólica, representando 80% do total.

Dos 19 parques eólicos contratados, 4 serão instalados no Ceará. Os empreendimentos  Cacimbas I, Santa Mônica I, Ouro Verde e Estrela, da Tractebel, serão construídos no município de Trairi, no litoral oeste do Ceará. Ligados a subestação Pecém II, o projeto conta com 36 aerogeradores de 2,7 MW cada, que somam 97,2 MW de capacidade instalada, o suficiente para alimentar uma cidade com 170 mil habitantes.

Reólico2A atração dos empreendimentos é resultado da articulação do Governo do Estado com investidores e instituições ligadas ao setor como a Chesf e a Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Para o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, o investimento representa um incremento de energia limpa na matriz energética do estado, contribuindo para a segurança energética do país. “Além disso, teremos geração de empregos durante e após a instalação das usinas e melhorias sócio-econômicas para a comunidade do entorno”, acrescenta.

Energia eólica no Ceará

Pioneiro no estímulo a geração de energia eólica no Brasil, o Ceará conta hoje com 59 usinas eólicas em operação, sendo 44 de grande porte e 15 de microgeração. A potência instalada é de 1.233 megawatts (MW). Ao todo, 11 empreendimentos estão em construção e outros 48 autorizados para implantação. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica - ABEEOLICA, o estado tem o terceiro maior potencial eólico do país.

 

Camila Rocha
Assessoria de Comunicação da Seinfra

Acesso ao campus da UFCA causa risco aos motoristas

ufc

Juazeiro do Norte. Há anos, alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) reclamam das péssimas condições da Avenida Tenente Raimundo Rocha, única via de acesso ao Campus deste município. Além da iluminação precária, o calçamento apresenta buracos ao longo dos quase três quilômetros de extensão da via. Os problemas favorecem os assaltos, além de causar riscos de acidentes.

No primeiro semestre do ano passado, a Prefeitura realizou uma drenagem na avenida, construindo uma espécie de passagem molhada. Em um dos trechos mais baixos, foram colocadas manilhas de um metro de diâmetro. Na época, o então secretário de Infraestrutura, Akiro Meneses, explicou que a obra seria "o primeiro passo antes da revitalização do calçamento e posteriormente asfaltamento", o que até o momento, não aconteceu. Na semana passada, uma empresa de ônibus que realiza o transporte de estudantes à universidade decidiu realizar, por conta própria, uma espécie de "reparo na via".

A medida paliativa, segundo o dono da empresa, se fez necessário frente ao elevado custo mensal em que a empresa gasta para manutenção da frota. Daniel Cordeiro afirma que "são gastos cerca de R$ 8 mil mensalmente".

O prefeito Raimundo Antônio de Macedo (PMDB) reafirmou que asfaltará a via, conforme prometido outras vezes. "É pensamento da Prefeitura construir as calçadas laterais, melhorar a pavimentação em pedra tosca e asfaltar honrando um compromisso que tinha assumido com a classe estudantil", disse. No entanto, o gestor não deu prazo para início das obras.

O matagal no canteiro da avenida sem a devida capinação, somado à baixa iluminação favorecem a prática criminosa no local. Quem estuda ou trabalha na universidade reclama dos perigos de trafegar pela via, sobretudo no período noturno.

O estudante do curso de Comunicação Social, Márcio Feitosa, foi alvo de criminosos enquanto se dirigia para a faculdade. Ele conta que dois homens o abordaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. A ação foi rápida, e a dupla fugiu levando a bolsa do acadêmico, contendo livros, celular e uma câmera digital. A Polícia Militar disse que o patrulhamento no local foi reforçado nos horários de chegada e saída dos estudantes.

Diario do Nordeste - Regional

Homenagem a Welington Landim

Welington-Landim

Brejo Santo. Este Município, no leste caririense festeja mais um aniversário nesta quarta-feira (26/8). Esse ano, a cidade completa 125 anos e faz homenagem ao ex-deputado Welington Landim.

Os festejos começaram no último dia 19. No dia seguinte, será aberta a 46° Exposição de Brejo Santo, estendendo os festejos até o dia 30 de agosto.

A programação de amanhã inclui alvorada festiva, hasteamento das bandeiras na Prefeitura e desfile cívico. À noite, tem abertura da feira de Agricultura familiar, no Parque de Eventos Mário Leite Tavares.

Bênção

Na manhã do dia 27 acontece a abertura da 46° Vaquejada e da ExpoBrejo. À tarde tem a tradicional cavalgada que culmina com a Bênção do Vaqueiro; à noite, shows das bandas Solteirões do Forró, saia Rodada e Bonde de Xote.

Nesta sexta-feira (28/8), acontece, às 18 horas, no Parque de Eventos, o descerramento de um placa em homenagem ao saudoso deputado Wellington Landim, o político mais importante do município, falecido recentemente. Em seguida, acontece um leilão de cavalos e shows com a banda Aviões do Forró, além dos cantores Flávio José e Seu Mínino.

No sábado, dia 29, a noite começa com um show dedicado ao público infantil, e as principais atrações são o cantor Mano Valter e as bandas Forró Pegado e Forró Esticado.

Alimentos

O encerramento da festa, no dia 30 de agosto, terá dentre as atrações Gabriel Diniz, Gildeon do Forró e Lincoln Gomes. Toda a programação é gratuita, e vai arrecadar alimentos para serem doados à população mais carente do município.

Amaury Alencar
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Ministro confirma redução de 10 ministérios

nelson_1
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado na segunda (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.
Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.
“Esse é um processo que envolve todo o governo federal, todos os órgãos e autarquias, envolve também uma melhor governança de empresas estatais, é um processo que precisa ser construído a várias mãos, deve ser feito com participação dos diversos ministérios, dos diversos órgãos e estatais do governo”, acrescentou. A definição dos ministérios que serão extintos vai levar em conta critérios de gestão e políticos, como o atendimento a partidos da base aliada do governo, que comandam algumas pastas.
O ministro anunciou um total de 5 diretrizes para melhorar a eficiência do governo, sendo a primeira delas o corte de ministérios. As outras são: redução do número de secretarias dentro de ministérios, redução no número de cargos comissionados, continuação do programa de redução das despesas com custeio (racionalizar gastos com serviços de limpeza, manutenção e transporte) e melhoria da gestão do patrimônio da União (imóveis do Estado serão colocados à venda).
Segundo o ministro, não há metas preestabelecidas para a redução de cargos comissionados. Segundo ele, cada ministério deverá elaborar um planejamento para a diminuição desse tipo.
(Das Agências)

Cursos de medicina que apoiem SUS podem ter nota mais alta em avaliação do Inep

medicina-saude-20140918-003-size-598

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu uma consulta pública para as instituições de ensino superior com a finalidade aprimorar a avaliação dos cursos de graduação. Os indicadores serão usados na autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos e as principais mudanças são para os cursos de medicina e áreas de saúde.

Entre as novidades para os cursos de medicina está o estágio curricular supervisionado e a articulação entre a formação do curso de medicina e os programas de residência. Para cada uma das categorias analisadas, os cursos recebem conceitos de 1 a 5. O conceito final considerado suficiente para as graduações é 3. No caso dos cursos de medicina, sobe para 4.

De acordo com o documento disponibilizado pelo Inep, os cursos de medicina obterão conceitos maiores quanto maior for o tempo do estágio supervisionado nas áreas de medicina geral de família e comunidade e urgência e emergência. Os cursos que ofertarem até 50% da carga horária para essas áreas obterão o conceito máximo 5. Aqueles que ofertarem menos de 30% obterão conceito 2, pelo menos 30%, obterão conceito 3 e 35%, conceito 4. O conceito 1 é para os cursos cujo estágio não está regulamentado.

Em relação à residência, para obter o conceito 4, o curso de medicina precisará ter "muito bem prevista/implantada" a  oferta  em  programas  de  residências para atender  100%  do  número  de  egressos em  medicina  geral  de  família e comunidade; e em pelo menos mais três áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando a oferta é excelente, o conceito é o máximo.

As instituições que oferecerem formação para os profissionais e preceptores do Sistema Único de Saúde (SUS) também terão uma melhor avaliação. Os médicos preceptores são os responsáveis por acompanhar a formação dos estudantes durante estágio no SUS. Reberá o conceito 5 aquela que atender a pelo menos metade dos preceptores no Programa de formação e docência e educação permanente em Saúde.

Os novos indicadores foram propostos para atender as alterações estipuladas pelo programa Mais Médicos e pelas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. A previsão é que entrem em vigor, segundo o Inep, no ano que vem.

Além dos cursos de medicina, o documento traz novos indicadores para os cursos na área de saúde e para demais graduações. O documento traz 15 novos indicadores e faz 12 alterações em mecanismos que já estão em vigor.

Todas as instituições de educação superior estão convidadas a participar da consulta pública. As propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no site da autarquia. A minuta do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, onde constam as mudanças, também pode ser acessada no mesmo endereço eletrônico.

Agência Brasil

Fechamento de fronteira entre Colômbia e Venezuela gera crise humanitária

colombianos2

A fronteira entre Colômbia e Venezuela completa seis dias de fechamento nesta terça-feira, uma medida ordenada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, após um ataque de supostos contrabandistas que criou uma crise humanitária com mais de mil colombianos deportados.

Até esta terça-feira, 1.113 colombianos foram forçados a abandonar o pouco que construíram em anos ou até décadas na Venezuela, sem saber que futuro lhes espera em seu próprio país. Ou mesmo se terão a oportunidade de retornar algum dia a San Antonio e a outras localidades onde deixaram parentes, amigos, casas e objetos pessoais.

Através da Ponte Internacional Simón Bolívar, via que liga a cidade colombiana de Cúcuta a San Antonio, na Venezuela, 1.071 colombianos residentes no estado Táchira foram deportados pelo governo de Maduro, que alega estar em uma luta contra contrabandistas e paramilitares na fronteira. Mais ao norte, em Paraguachón, uma cidade no caribenho departamento de La Guajira, 42 colombianos saíram hoje da Venezuela deportados ou repatriados.

Esse movimento em massa de pessoas criou no lado colombiano uma crise humanitária que tem as crianças como as maiores afetadas, já que, ao todo, 241 são os menores de idade deportados.

A Colômbia reagiu e habilitou centros esportivos em Cúcuta para que seus cidadãos tenham um lugar onde dormir ao voltarem. Dezenas de voluntários da Cruz Vermelha trabalham sem parar nesses acampamentos provisórios, entregando alimentos e atendendo as necessidades médicas e psicológicas desses colombianos.

Hoje de manhã, o drama aumentou. Com medo de serem deportados e perderem seus bens, os colombianos que vivem na Venezuela decidiram abandonar seus lares e atravessar com a água na altura da cintura o Rio Táchira, na fronteira entre os dois países.

Carregando nos ombros tudo o puderam levar, homens, mulheres e até crianças arriscaram suas vidas e atravessaram irregularmente a fronteira por atalhos que criaram no rio em filas que pareciam não ter fim, uma cena dramática que poderia ter sido tirada de um filme de guerra. Apesar do risco, centenas de colombianos chegavam a seu país de origem trazendo armários, eletrodomésticos, animais e móveis.

O trajeto é possível porque, pela primeira vez em semanas, a Guarda Nacional Bolivariana (GNB) da Venezuela começou a desviar seu olhar dos colombianos. Os agentes observam imóveis as pessoas que levam seus móveis e utensílios, sem interromper o caminho.

Do outro lado, a Polícia Colombiana colabora. O órgão organizou uma operação com dezenas de homens que ajudam a levar os móveis mais pesados e colocou à disposição dos deportados um caminhão utilizado para o transporte de militares.

As histórias que os recém-chegados relatam são apavorantes. De surras que guardas da GNB dão em menores, a casas marcadas com as letras "R" (revistada) e "D" (demolir), que equivalem a uma ordem que as autoridades venezuelanas executam com maquinaria pesada. Muitos deles dizem que passaram os últimos dias escondidos em lugares remotos para evitar que fossem identificados.

"É como com os nazistas", repetem os cucutenhos como um mantra quando chegam ao outro lado da fronteira.

Esse é outro dos dramas gerados com a crise humanitária, Cúcuta e San Antonio, uma conurbação binacional unida pela Ponte Simón Bolívar, foram separadas por uma cerca de arame farpado que também começou a surgir entre os colombianos. Muitos cidadãos de Cúcuta começam a falar com hostilidade não só de Maduro, mas também de seus vizinhos de San Antonio, com quem há décadas compartilharam a região e que hoje são vistos com receio.

Na cidade, acostumada a viver com o contrabando, já se nota também o efeito no bolso dos cucutenhos, especialmente na hora de comprar a gasolina vinda da Venezuela. Os pontos de venda irregular estão praticamente vazios e o preço quintuplicou.

Enquanto isso, os cidadãos continuam olhando à Ponte Simón Bolívar com a esperança de que a cerca se abra, os homens da GNB e da Polícia de Elite da Colômbia deixem de se encarar com inimizada, e a região volte à realidade.

A esperança está na reunião que acontecerá amanhã na cidade colombiana de Cartagena entre as chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Delcy Rodríguez, para tentar encontrar soluções para reabrir a fronteira e retomar a normalidade do local.

EFE

Governo vai liberar R$ 500 milhões das emendas dos parlamentares


Com essa liberação, o governo espera reconquistar o apoio no Congresso.

 

camarafederal2

O governo vai liberar R$ 500 milhões das emendas dos parlamentares na tentativa de recuperar o apoio no Congresso.

O vice-presidente Michel Temer chamou os líderes dos partidos governistas para explicar como fica o seu papel na articulação política.

“Eu acho que a questão, digamos assim, que é importante, que é a chamada entrega de cargos, de emendas orçamentárias, praticamente já solucionada, nessa parte eu não vou entrar mais”, disse.
A decisão de Temer deu força para o ministro Eliseu Padilha, também do PMDB, ganhar uma queda de braço com a equipe econômica que se arrastava há mais de um mês. Desde que ele e Temer assumiram a tarefa de reconquistar o apoio de deputados e senadores com a distribuição de cargos e dinheiro das emendas.

Eliseu Padilha esteve na Câmara para anunciar que o governo vai liberar R$ 500 milhões das emendas dos parlamentares. Dinheiro que deputados e senadores destinam para obras em suas bases eleitorais, e que, em alguns casos, estava retido há três anos.

O ministro explicou a importância da liberação:

“Esse é o dinheiro mais barato que tem, esse dinheiro é na veia da economia, porque vai lá na ponta do municipiozinho pequeno de 10 mil habitantes, 15 mil habitantes”, afirmou.
Com essa liberação, o governo espera reconquistar o apoio no Congresso. Por enquanto deu certo. Nesta terça-feira (25), conseguiu adiar na Câmara a votação de um projeto que diminuiria a arrecadação do governo, ao ampliar o Supersimples, o regime tributário especial das micro e pequenas empresas.

G1

Cientistas americanos estudam gorila capaz de aprender novas habilidades vocais

 

gorila640

Descoberta pode mudar o que se pensava sobre a sua capacidade de aprender novos sons. (Reprodução)A gorila Koko tem 44 anos e, desde seu nascimento, é criada e estudada por cientistas da Universidade de Stanford e da The Gorilla Foundation, nos Estados Unidos. Recentemente, Koko surpreendeu a equipe que a acompanha ao se comportar de forma voluntária após aprender a ter controle sobre sua vocalização e respiração.

Quando a Dra. Francine Patterson diz a Koko para tocar uma flauta, ela responde. Ao ser instigada a tocar mais alto, o animal entende e reage. O mesmo acontece quando Patterson pergunta a ela como os humanos tossem e espirram.

A descoberta dos pesquisadores pode mudar o que se pensava sobre a capacidade dos animais de aprenderem novos sons, isto é, é possível que tanto os gorilas quanto o ancestral comum com os seres humanos tivessem essa habilidade, mesmo 10 milhões de anos atrás.

As três reações foram filmadas e publicadas no canal oficial da Universidade de Wisconsin-Madison, em um experimento que gravou Koko por 71 horas seguidas. Assista abaixo:

https://youtu.be/iX76-AklTgk

https://youtu.be/IrI2dYjxtzg

https://youtu.be/M9D797ztIvA

 

Super Incrível

Adolescente é enterrada viva por engano, consegue sair, mas morre no mesmo dia

caixao

Uma história macabra deixou Honduras, na América Central, totalmente em choque. Aconteceu com Neysi Perez, que foi enterrada viva aos 16 anos devido a erros médicos. A família só descobriu que ela não havia morrido por conta de uma visita feita por seu marido um dia depois do velório.
Ao abrirem o caixão para verificar o que havia acontecido, perceberam que as mãos da menina estavam cheias de hematomas, sinais dos socos que deu para tentar se libertar. Ela ainda foi atendida por médicos, mas já não estava viva quando os profissionais começaram a prestar os socorros necessários. Horas depois, foi enterrada novamente no mesmo local.
De acordo com relatos de parentes, Perez estava caminhando durante a noite para usar o banheiro que fica fora de sua casa quando ouviu disparos de armas de fogo. Na sequência, teria tido um ataque de pânico que resultou em um colapso. Espumando pela boca, ela foi tratada como “possuída pelo demônio” por sua família, que é extremamente religiosa.
O padre tentou exorcizá-la em sua própria casa, mas como se tratava de um problema médico, a menina não reagia e, por isso, foi levada a um hospital. Lá chegando, foi dada como morta e enterrada logo na sequência — usava, inclusive, o vestido que utilizara em seu casamento.
“Foi no dia seguinte ao enterro que o marido foi visitar o túmulo e ouviu gritos e socos. Como a estrutura era toda de concreto, ele começou a berrar por ajuda para quebrar tudo e tirá-la de lá. Quando abriram a sepultura, carregaram-na para o hospital dentro do próprio caixão, já aberto. Foi uma correria”, afirmou um funcionário do cemitério ao Mirror.
Examinada no hospital, a menina não resistiu ao dia todo que passou trancafiada no caixão e morreu. Responsáveis pelo atendimento da garota afirmam que ela provavelmente teve um ataque de pânico tão severo que seu coração parou de funcionar por algum tempo. A família, agora, culpa o hospital que deu o atestado de óbito e pretende processá-lo pela morte de Neysi.

Yahoo Notícias

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30