xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/08/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 agosto 2015

CRATO - Garis fazem manifestação reivindicando o pagamento dos seus salários


É justo esconder a verdade ? É correto esconder as justas reivindicações da classe trabalhadora ? Não. 

"Hoje, em paralelo à greve dos servidores do INSS encontrei uma turma de garis servidores da prefeitura municipal de Crato que estavam reivindicando o pagamento de seus salários. Pra mim um verdadeiro ABSURDO, pois se tem uma categoria que trabalha e com qualidade para o bom andamento e funcionamento dessa cidade são os GARIS. Sou solidário à eles!"



Fonte e Fotos: Lucieldo Moreira







Coexistência pacífica - Por: Emerson Monteiro

Retrato fiel da convivência dos daqui deste chão a gente descobre na cara da informação que resolveram denominar meios de comunicação de massa. Média aritmética dos erros e acertos, lá está o processo diário dos viventes. Escreveu, não leu, o pau comeu. Ranhuras riscam diariamente os óculos da existência dos seres, sobretudo na janela da televisão embrutecida, que representa a identidade nua e crua desta época prenhe das oportunidades, no entanto preenchida dos vexames da raça e pouco aproveitada no real sentido. Um ranço do desassossego parece querer tomar conta do panorama, e igualmente dificulta a confiança de uns nos outros, abalando a amizade e o desejo de construir juntos. Olham atravessados, por vezes quiçá alimentando bons modos, aproximação, entretanto desconfiados de tudo e de todos, lá vão os humanos nessa luta que resolveram calcular em percentual pela selva das cidades.

Por isso há urgente necessidade das atitudes positivas. Lembrar o respeito aos direitos do cidadão, à prática da lei, da virtude, dos cuidados elementares para com a natureza. Imaginar que esquecem a importância que tem a família célula mãe, nem pensar, pois quando isto viesse a inexistir na face do Planeta. Seria o retorno às cavernas, início dos primeiros passos. Lembrar também a educação das crianças, mais das crianças, vez que aos adultos endureceram os nervos e veias, e resta pouco tempo de corrigir defeitos graves que geraram os equívocos elementares.

Saber conviver em sociedade virou, pois, tarefa de obrigação imediata, sob o risco do desaparecimento da espécie. Os mandachuvas fabricam armas, soltam bombas, farejam as caças, ferem, somem, incoerência por cima de incoerência, bicho matreiro e duro do aprendizado da boa paz. Nessa guerra de fraco e forte, o forte de longe da maldade parece que vem ganhando terreno. Espécie de fera solta nas florestas do espaço, o animal inteligente anda longe de aprender e praticar o que ensina a luz da Consciência.

Fora disso, cabe a todos sem exceção repensar comportamentos, conter as vaidades e corrigir os instintos, modo de única razão de chegar agora aos limites da boa política de viver com honestidade e justiça.

O pedido - Por: Emerson Monteiro

No Sertão distante, habitava pobre homem, sua mulher e três filhos menores, em casa simples de palha e barro. Nas épocas normais das chuvas, ali existiam suficientes condições de sobrevivência, dando-lhes a terra os gêneros.

Naquele ano, todavia, as condições se apresentaram desfavoráveis; o inverno não veio no tempo certo, esturricando o chão e despindo as matas.

Logo cedo, o casal anteviu os riscos de longo período seco. Assim preocupados, rezaram com força pedindo misericórdia dos céus lembrando o futuro dos filhos, motivo maior de preocupação.

A sucessão dos meses anunciava crise inevitável, quando consumiram os derradeiros mantimentos, aumentando a angústia. O que temiam se deu, pois a seca chegou intensa e possibilidades de escapar se mostraram poucas. No rosto das crianças, os primeiros sinais do abatimento.

Intensificaram ainda mais as orações, qual única alternativa. A fé gritava na alma daquela gente, que por dentro sentia emoções de que esperança viva. Queriam tão só descobrir de que jeito chegaria a salvação da família.

Certa manhã, no período mais escuro, quando abriram a porta, uma surpresa lhes aguardava, um boi gordo apareceu bem defronte da casa a bloquear o caminho dos que quisessem entrar ou sair. Tiveram de insistir a fim de afastar o animal, que retornava tantas vezes quantas saísse da porta.

Durante esse dia, a distração foi a presença do estranho visitante vindo de longe, dado inexistirem fazendas de gado na redondeza, e, menos que isso, pasto de manter vivos os bichos, há tempos desaparecidos.

No dia seguinte, foram iguais as circunstâncias. Os meninos puseram até apelido no bovino, enquanto tangiam querendo tirá-lo do terreiro. No outro dia, e êxito nenhum; o intruso permanecia bloqueando a porta do casebre, levando todos a estudar uma saída de achar pasto para alimentar a rês.

O caboclo conversou com a mulher e decidiu ir à cidadezinha perto, no propósito de saber encontrar o dono do boi.

Chegou à povoação e perambulou na busca das notícias, porém nada descobriu. Meio sem planos, viu do outro lado da praça a igreja, e lá se dirigiu.

No templo, procurou o pároco. Explicou os detalhes da situação difícil que atravessava, falou da insistência do boi em ficar junto da sua família, que mudara a rotina em que viviam.

Depois de alguns minutos em silêncio, o sacerdote perguntou ao caboclo se ele fizera as orações de pedir algum bem a Deus ou aos santos.

Nessa hora, chegou na lembrança do sertanejo a crise avassaladora que defrontava, a fome que sujeitava todos, as agruras do lar. Aflito, calado permaneceu como juntando os elementos do juízo.

Em seguida, o padre aconselhou ao homem que retornasse e abatesse o boi para dar de comer aos familiares, que se tratava do beneficio pedido.

Diante do conselho, ciente de haver merecido as bênçãos, supriu a fome e venceu a privação, graças às orações que fizera a Deus.

Em Toronto, atletas paralímpicos querem mudar percepção sobre o esporte

parapantoronto

Horas e horas de treino e dedicação em busca de resultados, quebra de recordes e medalhas. Essa é a rotina dos atletas paralímpicos, especialmente nos meses que antecedem grandes eventos esportivos, como o Parapan de Toronto, iniciado na última sexta-feira (7). Exaltando esse profissionalismo, os atletas que estão representando o Brasil no Canadá querem mudar a percepção que grande parte da sociedade ainda tem em relação aos esportes paralímpicos.

A atleta Rosinha dos Santos, da equipe brasileira de atletismo, disse à TV Brasil “estar cansada” de ouvir o discurso de que o esporte é “uma terapia de superação” para as pessoas com deficiência.

"As pessoas precisam enxergar que aqui o atleta com deficiência não é um coitadinho. Aqui, não tem nenhum atleta coitadinho, não. Ninguém aqui tá saindo de casa para conhecer pessoas e superar. Aqui tem atleta de alto rendimento. Igual aos atletas convencionais. O mesmo hino nacional que toca nas Olimpíadas, toca aqui. Todo o atleta com deficiência ou não tem que se superar. Aqui não é só superação", criticou Rosinha.

Para Daniel Dias, multicampeão na natação e considerado o maior brasileiro paralímpico da história, as conquistas ajudam a mudar essa visão. "Somos atletas e ponto final. Eu treino igual ou até mais do que um atleta olímpico. O esporte tem o poder de mudar e vamos deixar esse legado", afirmou.

E quem assiste aos treinos e provas paralímpicas não têm dúvidas sobre o profissionalismo dos atletas. A diferença para os jogos olímpicos ou pan-americanos fica por conta do nome das competições. A origem do termo Parapan vem da junção de paraplegia e olimpíada. Mas com a entrada de outros grupos de deficiência, nas últimas décadas, a explicação mudou. O nome vem da preposição grega para que significa junto ou ao lado. Ou seja, que acontece paralelo aos jogos olímpicos e portanto com a mesma importância.

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrei Parsons, a mudança faz todo sentido. "Pelo desempenho, pela performance, pela garra, acho que seria uma grande ideia e vamos sugerir, quem sabe a moda pega, e a gente começa a chamá-los de superatletas que, de fato, eles são”, disse Parsons.

"Deus me fez assim. Acredito que ele tem um propósito para isso e eu fiz uma escolha. Ser feliz e ir em busca dos meus sonhos, então eu escolhi sorrir", acrescentou Daniel Dias.

Depois de quatro dias de competição em Toronto, o Brasil lidera o quadro de medalhas, com 55 ouros, 37 medalhas de prata, e 43 de bronze. Em segundo lugar aparece o Canadá, com 25 medalhas de ouro e 84 no total, seguido pelos Estados Unidos, com 24 ouros e 79 medalhas no total.

Editor Denise Griesinger

Paulo Garritano e Ivan Richard – Repórteres da TV Brasil

Mais uma conquista da família do Lar Espírita Maria de Nazaré

Passistascurso

A família do Lar Espírita Maria de Nazaré está de braços abertos para acolher a todos. (Foto: Flávio Pinto)

Mais um motivo de alegria e fé foi vivida pela família do Lar Espírita Maria de Nazaré, no Crato, Nesta terça-feira (12), 33 pessoas concluíram depois de quase seis meses de estudos e atividades, o Curso de Passista, sob orientação do coordenador Francisco Alexandre de Sousa.
Recentemente, o Lar Espírita Maria de Nazaré inaugurou sua nova sede, agora localizada na Rua Rodolfo Teófilo, 06, em frente ao DER, no Crato. A casa é mais ampla e tem por objetivo acolher os irmãos necessitados de amor, caridade, fraternidade, enfim ,de espiritualidade.
As sessões acontecem sempre as segunda e sexta-feiras e aos sábados, a partir das 19h30mim.
Todos são bem vindo.

flavio pinto

Empreendedor Juvenil em Juazeiro do Norte

empreendedor

Delian Pinheiro é secretária da Sedest. (Foto: Divulgação)

O município de Juazeiro do Norte foi contemplado com 52 vagas na nova linha de ação do Projeto Primeiro Passo, intitulada Empreendedor Juvenil. É o que informa a secretária do Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Delian Pinheiro. "O projeto é destinado aos jovens de 18 a 29 anos de idade, que estejam cursando o ensino fundamental e médio ou que tenham concluído os estudos em escolas da rede pública de ensino", explicou.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no CRAS de referência dos interessados ou na Sedest, localizada na Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n, no Bairro Franciscanos. Para tanto, faz-se necessário o candidato estar munido da cópia de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovante de escolaridade. A capacitação terá início no próximo dia 17, no Telecentro do CRAS Timbaúbas, localizado na Rua João Paulo I, nº 620.
O projeto objetiva capacitar os jovens para que possam se tornar empreendedores, orientando-os na assistência para montagem e gestão de novos negócios. Ao final do curso, eles devem criar seu próprio plano, quando os cinco melhores do Ceará concorrerão a premiações que vão de R$ 500,00 à R$ 3.000,00, além de contarem com o apoio do SEBRAE, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Para mais informações, ligar para o número 3572-3900.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)

|flavio pinto

Abertas inscrições para o Programa Atletas do Futuro

programa_atleta_do_futuro_04-08-2011_foto_orib_ziedson_11

Estimular a prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, por meio do incentivo à prática esportiva. Este é um dos objetivos do Programa Atletas do Futuro, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI/CE). A iniciativa é gratuita e está com inscrições abertas para filhos de trabalhadores da indústria, entre 9 e 16 anos. Ao todo são disponibilizadas 1.120 vagas nas modalidades de futebol de campo, futsal, e natação.
Para matricular seu filho, os pais devem entrar em contato com a área de Recursos Humanos da empresa onde trabalha e solicitar a matrícula em um dos três cursos disponíveis. As inscrições devem ser efetuadas na Central de Relacionamento FIEC/SESI, pelo telefone (85) 4009.6300. Podem participar empresas filiadas ao SESI, ou não. Outras informações na centralderelacionamentos@sfiec.org.br.

flavio pinto

III Encontro Norte e Nordeste Memória, Verdade e Justiça na Urca

urca1

Será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o III Encontro do Movimento Norte e Nordeste Memória, Verdade e Justiça, que acontece em Crato. A expectativa é que esteja presente das discussões um público de mais de 500 pessoas, que poderá se inscrever gratuitamente no evento.
Debatedores de países como a Argentina, El Salvador, estados brasileiros e regionais estarão participando de conferências. Será homenageada no evento, a ex-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (in memoriam), representada por familiar.
O evento pretende dar uma contribuição para que haja punição para os culpados pelas torturas aplicadas no período da ditadura militar no Brasil. A programação foi construída para agregar a Semana da Anistia 2015, que contará com mostras de cinema Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, oficinas e palestras nas escolas da região do Cariri cearense.
O encontro será aberto no dia 26, às 9 horas, no Salão de Atos da Urca, no campus do Pimenta, em Crato, com a presença de autoridades e, em seguida, acontece a conferência ‘Justiça de Transição no Cone Sul’, com o membro do Centro Internacional para La Promoción de Derechos Humanos (CIPDH), Ramón Pablo Videla, além do membro do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministerio de La Justicia y Derechos Humanos de La Nación, Centro Internacional para Promoción de los Derechos Humanos (CIPDH)  Guillermo Gustavo Gatti, ambos da Argentina.

(Mais informações no site da Urca)

flavio pinto

DER vai relançar edital de concurso público

tce

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu: o concurso do Departamento de Estradas e Rodovias (DER) será reaberto em breve. O edital foi suspenso em janeiro deste ano porque o órgão apontou irregularidades na elaboração da chamada. “Havia um certo direcionamento na pontuação de títulos. A avaliação era feita diferentemente da maioria dos concursos”, explica o procurador do Ministério Público de Contas, Gleydson Alexandre.

Segundo o relator do processo, conselheiro Alexandre Figueiredo, as devidas alterações já foram feitas e uma retificação será lançada. As inscrições devem ser abertas em breve outra vez. “Conversamos com a Secretaria de Planejamento (Seplag) e o DER, que entenderam o problema e colaboraram para alterar o edital. Agora está nos conformes”, afirma.

As mudanças incluem maior valorização de títulos acadêmicos que experiência, por exemplo. As 20 vagas abertas pelo edital se destinam a profissionais com curso superior. Para analista, o salário varia de R$ R$ 4.700 a R$ 5.600, com gratificações. Engenheiros, geógrafos, geólogos e bacharéis de direito podem se inscrever.

O Povo

Pesquisa: 77% dos profissionais de enfermagem do Brasil não têm curso superior

 

diploma 2A maior parte dos profissionais de enfermagem do Brasil, correspondente a 77% do total, é de técnicos e auxiliares, enquanto somente 23% são enfermeiros formados, com curso superior, cuja grande maioria está concentrada na Região Sudeste, enquanto o Norte e o Nordeste sofrem com a carência desses profissionais.

Essa constatação é de pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz), por encomenda do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que traça o Perfil da Enfermagem no Brasil, que será apresentada nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, e na nesta quinta-feira (13), em São Paulo.

A coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da ENSP, Maria Helena Machado, considera essa situação um problema “porque estamos falando de 1,8 milhão de trabalhadores em enfermagem e, infelizmente, o Brasil apresenta um volume (de profissionais formados) muito pequeno. Pensar que são 23% de enfermeiros para dar conta de toda a estrutura de assistência à saúde, supervisão e coordenação de todas as atividades de enfermagem do país, é muito pouco”.

Maria Helena diz que esse percentual de 23% é baixo em comparação a toda a América Latina. Segundo ela, o país elevou a qualificação dos auxiliares e técnicos, mas o índice de enfermeiros graduados ainda é baixo, como no estado do Rio de Janeiro, onde a enfermagem é composta hoje por 80,9% de técnicos e auxiliares e 19,1% de enfermeiros.

(Agência Brasil)

Museu da Imagem e do Som do Ceará abre inscrições para minicurso sobre música brasileira

MIS

Nova oportunidade de debater com um dos grandes estudiosos da música brasileira a história, o presente, a forma e o conteúdo, o texto e o contexto da canção popular e da produção musical nacional como um todo. É o que o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, oferece a partir desta segunda-feira (17), com o minicurso ?Análise e apreciação da Nossa Música Popular Brasileira - Do período Colonial à Contemporaneidade?, ministrado por Dilmar Miranda, diretor do museu, professor da UFC e um dos mais respeitados pesquisadores de todo o País quando o assunto é música popular. As inscrições já estão abertas e seguem até sexta-feira (14).

O minicurso será ministrado nos dias 17,18, 21, 23,25 e 27 sempre das 17h às 20h, facilitando também a participação de quem trabalha ou estuda pela manhã e tarde. São 40 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone do MIS, 3101-1207// 3101-1204, ou presencialmente no Museu, que fica na Av. Barão de Studart, 410, Meireles.

De acordo com Dilmar Miranda, o minicurso tem entre seus objetivos promover a apreciação da Música Popular Brasileira (MPB), instrumental e vocal, examinando os aspectos técnicos e estéticos presentes nas criações de seus inventores e nas performances de seus intérpretes, articulando a análise ao seu entorno social expresso na história cultural do Brasil, centrada nos momentos marcantes da figuração de seus principais estilos e gêneros, desde a virada do século XX até a MPB da contemporaneidade.

?Convidamos o público a participar do minicurso no MIS, neste mês de agosto, para mergulharmos juntos na história da nossa música e na compreensão dos motivos pelos quais ela se tornou uma das mais admiradas em todo o mundo e uma das mais importantes, senão a mais importante das matrizes criativas da música mundial?, destaca o professor Dilmar Miranda, ressaltando a satisfação em ministrar o curso e receber os participantes no Museu da Imagem e do Som do Ceará, espaço simbólico e referencial para a música em nosso Estado.

?Será um percurso bem leve e diversificado, em uma dinâmica participativa, começando com os antecedentes da música brasileira no período colonial, seguindo pela fixação dos gêneros da música urbana na virada para o século XX, com o choro, o maxixe e o samba, e continuando pela era da fonografia a partir dos anos 30, pelo sucesso de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no pós-guerra, pela bossa nova no final dos anos 50, pela era da Jovem Guarda e dos festivais na década de 60, entre muitos outros momentos da nossa música popular brasileira?, descortina Dilmar.

Os 100 anos desde o nascimento do compositor cearense Humberto Teixeira, comemorados em 2015, também terão espaço especial no minicurso, aberto à participação de todos os interessados, dentro do limite de vagas.

A segunda turma do Minicurso é resultado da grande procura pela atividade, já realizada no Museu da Imagem e do Som durante o mês de julho, período de férias escolares. Ocorrerá em seis dias, em um total de 18 horas de atividade.

Mais sobre Dilmar Miranda

O sociólogo, professor universitário, escritor e pesquisador Dilmar Miranda, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), possui longa atuação nos campos da cultura e da história, contando com amplo reconhecimento, tendo a música popular brasileira e a indústria cultural entre seus principais temas de pesquisa.

Dilmar dos Santos Miranda graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1968. É mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Ciências Humanas de Strasburgo (1976), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorando pela Universidade Nova de Lisboa, na área de Filosofia. Pesquisador de relevo na Universidade Federal do Ceará, é professor associado do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e responsável pela área de Estética Filosófica e Estética Musical, atuando principalmente nos temas música, cultura, arte e modernidade.

Também coordena o Grupo de Estudo da Arte (Gesta) e o Laboratório de Estética do Curso de Filosofia do ICA da UFC). É ainda professor do programa de pós-graduação em Filosofia da UFC, na área de estudo da Estética moderna e contemporânea. Também colabora como professor dos cursos de especialização da Faculdade Sete de Setembro e da Universidade Estadual do Ceará.

No campo da cultura e das artes, Dilmar Miranda foi um dos apresentadores do programa "Encontro com o Jazz", da Rádio Universitária FM, contribuiu para a produção de discos, realizou e orientou diversos trabalhos de pesquisa sobre música cearense, música brasileira e jazz e foi curador da exposição "50 Anos de Bossa".

O MIS-CE

O Museu da Imagem e do Som do Ceará é responsável, desde sua fundação, pela preservação, pela difusão e pela pesquisa da memória audiovisual do Estado. Inaugurado em 1980, foi inicialmente instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Em agosto de 1996 foi reestruturado em sua atual sede, na avenida Barão de Studart, 410.

Atualmente o acervo do MIS-CE é estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD?s, fitas de áudio, de rolo, cassete e microcassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos, como vídeos betacam, betamax, VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais.

Além do acervo disponibilizado ao usuário, o MIS possui biblioteca especializada (em fase de reorganização), sala de projeção multimídia e espaços expositivos. Conta ainda com as atividades do Núcleo Educativo, setor responsável pela mediação das visitas e pelas atividades de formação, como cursos e oficinas.

Programa do minicurso ?Análise e Apreciação da Nossa Música Popular Brasileira?

1) A abordagem inicia-se com os antecedentes da MPB no período colonial, cujo instante marcante se dá com a chegada da corte portuguesa no Brasil e suas ressonâncias na vida musical que se fazem sentir no curso do século XIX, com o aflorar das primeiras formas musicais (choro) que irão constituir a futura MPB.

2) Na viragem do séc. XX dá-se a instauração da nova ordem republicano-burguesa, quando se fixam os principais gêneros da moderna música popular urbana (o choro, maxixe e samba), no contexto do surgimento do sistema fonomecânico de gravação.

3) Nos anos 1910/20, dá-se a famosa polêmica do ?1º samba? Pelo telefone, e a geração da ?casa da Tia Ciata?, importante locar de encontro de artistas populares da época: momento de ruptura com as práticas musicais tradicionais e início da profissionalização do compositor popular.

4) Em fins dos anos 20, surge a geração da ?Turma do Estácio?, responsável pela criação do moderno samba urbano e pela criação da 1ª Escola de Samba do Rio de Janeiro.

5) Na virada dos anos 30, dá-se a invenção do sistema fonoelétrico provocando mudanças técnicas e estéticas na forma de compor, interpretar e ouvir a MPB. Surge a era de ouro do rádio (anos 30/40), exercendo um grande papel na divulgação de vários compositores, maestros, instrumentistas e cantores.

6) No pós-guerra, além da invasão das músicas latino-americanas, divulga-se no país, com imenso sucesso, a música popular nordestina, a exemplo do baião, na performance do compositor pernambucano Luís Gonzaga

7) Em fins dos anos 50, verifica-se a renovação da moderna música popular brasileira, com a bossa nova, provocando grandes mudanças estilísticas na MPB.

8) Com a ditadura militar (golpe de 1964) a sociedade brasileira passa a viver tempos sombrios, com fortes ressonâncias na MPB, fazendo surgir a música de protesto (música de intervenção)

9) Do meio para o fim dos anos 60, surge a era dos festivais e o movimento tropicalista (tropicália), Segue a radicalização da vida política: a ditadura baixa o AI 5, instituindo a pena de morte contra adversários do regime.

10) Nos anos 70, dá-se a alegorização da canção de protesto e a retomada da música instrumental popular.

11) Nos anos 80, surge o rock nacional (brock), com forte influência do punk inglês. Intensifica-se a luta contra a ditadura com o movimento das (eleições) diretas-já! Muitos artistas se engajam no movimento.

12) A partir das últimas décadas do século XX, chegando à contemporaneidade, a MPB enfrenta um intenso desafio entre a forma estética e a fôrma comercial da indústria cultural. Nesse contexto, vários artistas (compositores e/ou intérpretes) expressam as formas tradicionais da MPB, pelo uso de linguagens contemporâneas bem como pela mediação das novas tecnologias, buscando sua renovação, a exemplo do movimento Manguebit e de outros grupos, ou trabalhos-solo, procurando compatibilizar a tradição com a contemporaneidade, a exemplo da música pop da atualidade. Chico Buarque e a morte da canção.

SERVIÇO:

Minicurso ?Análise e apreciação da Nossa Música Popular Brasileira - Do período Colonial à Contemporaneidade?, ministrado por Dilmar Miranda, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. Dias 17,18, 21, 23,25 e 27/8 sempre das 17h às 20h. 40 vagas. R$ 20,00. Inscrições abertas: 3101-1207// 3101-1204 ou presencialmente no Museu, que fica na Av. Barão de Studart, 410, Meireles.

Fotos: Divulgação/Secult/Felipe Abud

11.08.2015

(85) 8699-6524 - Dalwton Moura
(85) 8829-8222 - Clovis Holanda
(85) 8848.4987 - Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa - Casa Civil

Campanha contra paralisia infantil será lançada sexta-feira

campanha_paralisia_infantil_2015

Nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 9 horas, a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza se juntam para lançar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e também a Campanha Nacional de Multivacinação. O lançamento ocorrerá na Unidade de Saúde Edmar Fujita, na Avenida Alberto Craveiro, 480, Dias Macedo. A campanha começa no sábado, 15, em todos os postos de saúde dos 184 municípios, e vai até o dia 31 deste mês.

A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde para  a vacinação contra a paralisia infantil é de 95% das 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos. Ou seja, o Ceará deve vacinar 541.925 crianças no 184 municípios. Há 27 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Ceará, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde mobilizam todos os anos as famílias para a Campanha Nacional de Vacinação. Há alguns países ainda com registro de casos, onde a poliomielite é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde. Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Multivacinação 

Os 17 dias de campanha são uma boa oportunidade de proteger a saúde das crianças de diferentes doenças. Além da paralisia infantil, os pais devem levar as crianças de O a menores de 5 anos aos postos de saúde para atualizar a caderneta e deixá-las vacinadas contra o sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, meningite, hepatite B, rotavírus, catapora, difteria. Todas as vacinas do calendário nacional de imunização da criança estarão disponíveis nos postos de saúde.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Inscrições da seleção de médicos para preceptoria vão até dia 16

selecao_medicos_preceptoria

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, divulga o edital que regulamenta o processo seletivo simplificado de seleção de candidatos para a formação de um banco de colaboradores para atenderem demandas como preceptores e supervisores do Programa de Expansão e Interiorização da Residência Médica promovido pela instituição. As inscrições, que são gratuitas, começaram no último dia 4 e agosto. São feitas exclusivamente pelo site da ESP/CE www.esp.ce.gov.br. Quem ainda não se inscreveu tem até o dia 16 de agosto. 

Podem participar do processo seletivo médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. A exigência é que o candidato seja médico do serviço onde se desenvolve o Programa de Residência Médica ou de um serviço que receberá um novo Programa de Residência Médica.    Para fazer a inscrição, o candidato deve indicar o CPF. O processo seletivo será realizado em duas duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na análise das informações preenchidas na ficha de habilitação. Já a segunda etapa, de caráter apenas classificatório, da aplicação de um exame, na forma presencial, de capacitação técnico-profissional.

O Programa de Expansão e Interiorização da Residência Médica da ESP/CE tem por objetivo consolidar a estruturação das Redes Assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Por meio do Programa, foi investido na criação de novos programas Residência Médica. Os investimentos são direcionados para o matriciamento de novos Programas de Residência Médica no Interior do Estado. Com a seleção, hospitais e unidades de saúde nos municípios de Fortaleza, Iguatu, Quixadá e Sobral serão contemplados com a contratação desses profissionais.

Clique para ler o edital

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Casa Mostra Cariri deve receber 10 mil

casacariri

Juazeiro do Norte. Um evento pioneiro na área de arquitetura, design e regionalismo entra para sua última semana de realização. Ontem, foi realizada na Casa Cariri Mostra 2015, palestra com a arquiteta e urbanista, Maria Elisa Costa, filha de um dos arquitetos responsáveis pela construção de Brasília, Lúcio Costa. A iniciativa acontece no Auditório 309, projetado na própria casa para recepcionar o grande público. No dia 15/08, Dia do Escritor, o Jornalista Xico Sá virá ao Cariri lançar "O Livro das Mulheres Extraordinárias", também às 19 horas.

A Casa Cariri Mostra já nasce, segundo o diretor de Marketing, Renato Fernandes, como um evento pioneiro e único no Brasil por destacar o regionalismo com os grandes valores existentes no Cariri. Segundo ele, a expectativa de público durante os 26 dias de visitações, é de até 10 mil pessoas. Oficinas com artesãos da região, xilógrafos, apresentações culturais, estiveram na programação nos últimos dias.

Depois de receber nomes como um dos mais renomados designers do Brasil, Humberto Campana, acompanhado do Mestre Espedito Seleiro, de Nova Olinda, a Casa Cariri Mostra teve a presença do também designer, Marcelo Rosenbaum, que realizou palestra emocionante para um público de profissionais, estudantes e convidados, destacando o trabalho desenvolvido junto à comunidade de Várzea Queimada, no Estado do Piauí, e o processo de construção do design, a partir da ancestralidade, dos aspectos humanos relacionados, dos artesãos da palha que tiveram suas vidas transformadas por meio de projeto desenvolvido junto com o designer.

Versatilidade

A Casa Cariri Mostra conta com o projeto de uma casa completa, com amplos ambientes, além de auditório e área de convivência, café, restaurante, entre outros espaços. Foram projetados por 20 profissionais da região, entre arquitetos e designers, 40 ambientes, numa área de 5 mil metros quadrados, possibilitando mostrar a versatilidade e a criatividade desenvolvidas nos últimos anos.

A Casa Cariri Mostra está aberta desta terça-feira até o próximo domingo, das 17 horas às 22 horas, à Rua Mauro Sampaio, nº 300, no Bairro Lagoa Seca. Entradas podem ser adquiridas no próprio local, a R$ 25 (inteira) e R$ 12 (meia).

Para a arquiteta Maria Elisa Costa, um evento desse porte traz a valorização da expressão local, através da arquitetura e do design, além de revelar um produto tipicamente da região, com características livre, sensata e ao mesmo tempo criativa.

A descoberta do Cariri, encravado no centro do sertão nordestino, veio por meio de convite da então amiga, Violeta Arraes Gervaiseau, já falecida. Com isso, veio a conhecer outras personalidades da região, que inspiraram seus trabalhos voltados para a riqueza regional.

A região se apresentou para a arquiteta, que lança um olhar carinhoso em relação ao lugar que inclusive tem projetos desenvolvidos, a exemplo da própria URCA, nos anos 90, além do Teatro Violeta Arraes, da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e a casa dos amigos, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, em Crato, que faz um resgate às origens das moradas do sertão.

Mais informações:

Casa Cariri Mostra

Rua Dr. Mauro Sampaio, 300

Lagoa Seca/Juazeiro do Norte

Elizangela santos
Colaboradora

Diario do Nordeste - Regional

Devotos celebram santo padroeiro

festa-de-sao-raimundo

Lavras da Mangabeira. Os preparativos para a festa do padroeiro de Várzea Alegre, São Raimundo Nonato, no período de 21 a 31 de agosto, já foram iniciados. Uma das primeiras movimentações para homenagear ao Santo Protetor da cidade começou de forma isolada, solitária, no meio da mata, com um homem simples da roça, batizado com o nome de José Carolino, mas que atende por "Seu Zé Luzia", na escolha e no corte do pau da bandeira.

Seu Zé Luiza tinha 46 anos, quando começou o ritual de tirar o pau da bandeira, inicialmente nas terras do sítio Boa Vista, comunidade rural onde mora com a família. Hoje ele tem 71 anos e sempre se emociona ao falar de sua fé em São Raimundo e da contribuição que dá aos festejos do padroeiro com a retirada do pau da bandeira. "Eu comecei essa tradição com muita fé em Deus e em são Raimundo Nonato",disse.

Além do sítio Boa Vista, Seu Zé Luzia salienta que também já se serviu das terras das comunidades de Atoleiro, Serrote, Canto e São Vicente para retirar o pau da bandeira. Para ele, as melhores árvores para pau da bandeira são o angico e a aroeira. Ele avaliou que o maior pau da bandeira já tirado foi o do ano passado, um eucalipto, medindo 17,15 metros.

Para escolher o pau da bandeira deste ano, Seu Zé Luiza seguiu orientações do Padre José Mota Mendes, que comandará os festejos a São Raimundo Nonato. A preocupação é evitar acidentes, tal como aconteceu neste ano durante as celebrações de Santo Antônio, no município de Barbalha.

Seu Zé Luzia se sente satisfeito pela resposta que a população a esse seu ato de fé em São Raimundo Nonato, quando várias pessoas o acompanham na retirada do pau, na condução do tronco até a comunidade onde fica o mastro aguardando o dia 21 de agosto, abertura dos festejos ao padroeiro.

Seu Zé Luzia se define como um homem apaixonado por Várzea Alegre. "Nunca saí daqui e nem saio", afirmou.

Donizete de Sousa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Implantação do sistema 'zona azul' on line causa reclamações em Iguatu

ZonaAzul_logo

Iguatu A implantação do sistema de estacionamento rotativo em ruas do centro desta cidade vem gerando reclamações entre proprietários de veículos e representantes de entidades de classe e clubes de serviço. Denominado de Área Azul o serviço é exclusivamente digital e tem por objetivo oferecer vagas para os consumidores que visitam o centro comercial.

A Área Azul foi implantada há 15 dias e vem gerando muitas reclamações. No último dia 31 de julho, houve reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo de discutir com representante da empresa contratada pelo município para gerenciar o serviço, Diego Lavor, e o secretário de Trânsito e Cidadania do município, Adelmo Melo, dúvidas.

Uma semana depois, foi encaminhado um documento assinado por representantes da CDL, Sindicato dos Lojistas, Associação Comercial, Maçonaria e Câmara de Vereadores para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e para a Sinart, empresa responsável pela exploração do serviço de zona azul nesta cidade.

"Apresentamos as principais dúvidas e queixas da população", disse o presidente da CDL, empresário Francisco José Mota Luciano. "Esperamos em breve o atendimento de nossas reivindicações".

Muitos questionamentos não foram respondidos durante a reunião. A principal queixa refere-se ao modelo implantado na cidade, que é exclusivamente digital e tem trazido dificuldades para os usuários. "São poucos os pontos de venda de horário e quando o usuário se desloca até lá, o fiscal já tem feito a notificação do veículo estacionado", observou José Mota. "Será que o sistema por Internet é eficaz?". Outra reclamação referia-se ao limite de tempo de estacionamento em cada vaga, que é numerada, por, no máximo, duas horas, havendo necessidade de o condutor retirar o veículo para outra vaga e efetuar novo pagamento. Esse ponto foi atendido prontamente.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Adelmo Melo, o usuário pode permanecer por até quatro horas na mesma vaga, adquirindo o horário por duas horas e renovável por mais duas.

Por meio do sistema 'on line' o usuário pode fazer o cadastro via internet para usar o serviço com mais comodidade pagando até no cartão de crédito. Há possibilidade de baixar o aplicativo para usar no celular e controlar os créditos pelo telefone, renovando o período de estacionamento. Entretanto, as pessoas idosas, aquelas que vêm de outras cidades e aqueles que não têm facilidade de usar a internet reclamam das dificuldades que o sistema oferece.

O representante do Rotary Club, Tales Teixeira, lembrou que nas cidades de Sobral, Crato e Juazeiro e até Fortaleza o serviço é feito por meio de modelo tradicional, com aquisição de folhas de zona azul com os agentes ou empresas cadastradas.

"Somente agora, na Avenida Beira Mar, é que o sistema digital está sendo implantado, em fase de teste", frisou. "Os agricultores, as pessoas mais simples têm dificuldades de baixar aplicativo e aderirem ao sistema exclusivamente on line", contou.

Desde a reunião na CDL, no último dia 31, houve o compromisso das multas de trânsito ficarem suspensas por pelo menos 15 dias. Durante o período, o Demutran iria realizar campanha de orientação. A empresa responsável pela exploração da Área Azul, entretanto, continua com os agentes notificando os carros diariamente. Quem não sabe, recorre à firma para pagar o valor de R$ 20,00, isto é, dez vezes mais, o valor cobrado por duas horas de estacionamento em zona azul.

"Não sabia que não haverá aplicação de multa. Recebi a notificação da empresa e paguei vinte reais", disse o professor Luís Rodrigues. "Nas outras cidades, os agentes vendem o boleto de zona azul, facilitam a vida da gente, mas aqui eles só fazem aplicar notificação com as maquininhas na mão". Outra dúvida é sobre a legalidade da aplicação de multa de trânsito por meio de notificação da empresa encaminhada para o Demutran, sem a presença de agente no ato da infração.

Aberto às sugestões

O prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara esclareceu que o objetivo da implantação da Área Azul é oferecer vaga para os consumidores e apoiar o comércio local. "Havia reclamação dos lojistas, pois as vagas estavam ocupadas, ninguém conseguia estacionar no Centro", frisou. "Já ampliamos a permanência mínima para quatro horas na mesma vaga e estamos abertos às sugestões e críticas".

As principais solicitações referem-se à implantação do modelo tradicional com comercialização de boletos de zona azul paralelamente ao sistema digital, ampliação dos pontos de venda do horário, incluindo os agentes da empresa que estão nas ruas exclusivamente para fiscalizar e aplicar notificação. Diego Lavor explicou que a empresa Sinart está trabalhando na implantação do serviço, de acordo com a legislação e contrato firmado com o município. Essa é a terceira vez que a cidade de Iguatu tenta implantar o sistema de estacionamento rotativo. Nas outras duas, o serviço acabou sendo suspenso. No modelo atual, há muitas vagas ociosas no centro que antes estavam ocupadas com veículos dos próprios lojistas e comerciários.

Mais informações

Sinart

Terminal Rodoviário em Iguatu

Fone: (88) 3581. 4059

Secretaria Municipal de Trânsito de Iguatu

Fone: (88) 3581. 5906

Honório barbosa

Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Casal rouba macaquinho em zoológico na Macedônia para presentear a filha

hendrikA polícia da Macedônia encontrou nesta terça-feira um macaquinho que, segundo a imprensa local, um casal havia roubado de um zoológico para presentear sua filha, apaixonada pelo animal.

Os pais, de 26 e 31 anos de idade, roubaram nesta segunda-feira o primata de apenas 18 meses de idade no zoológico de Skopje para levá-lo para casa, em Kavadarci, uma aldeia localizada a uma centena de quilômetros ao sul da capital macedônia, informou a polícia em comunicado.

"Abriram a jaula com uma pinça e tiraram o macaco", completou a mesma fonte.

Eles imediatamente colocaram o pequeno animal em uma bolsa preta e entraram em um táxi que os esperava estacionado em frente ao zoológico, de acordo com testemunhas citadas pela imprensa local.

Em cada uma de suas visitas ao zoológico, a menina passava um longo tempo observando o macaquinho, batizado de Luka, e voltava para casa aos prantos, segundo a mesma fonte.

A polícia informou que o pequeno Luka passa bem e que ele se encontrou com seu irmão mais novo quando retornou ao zoológico.

Os pais da menina podem ser condenados a até três anos de prisão pelo roubo do animal, que tem valor estimado entre 3.000 e 5.000 euros.

APF

Motor que pode superar a velocidade da luz é testado com sucesso

luzmotor


Viajar na velocidade da luz é um sonho distante? Não tanto. Uma equipe de cientistas liderada pelo pesquisador Martin Tajmar, da Universidade Técnica de Dresden, mostrou resultados surpreendentes sobre o funcionamento de um novo motor para viagens espaciais.
A importância desse motor é gigantesca para a ciência: ele utiliza cavidades das microondas eletromagnéticas para transformar energia elétrica em impulso. Muitos acreditam que sua utilização pode ser o ponto de partida para construção de motores “warp”.
Esse tipo de motor seria o passo definitivo para se atingir a velocidade da luz. Os “warp” são capazes de duplicar o espaço-tempo e viajar mais rapidamente do que a própria luz. Seria a chegada definitiva da humanidade a um patamar só atingido em filmes de ficção.
“É a primeira vez que alguém participa com um laboratório bem equipado e uma grande experiência no seguimento do erro experimental, em vez de engenheiros que pode, inconscientemente, estar influenciados pelo desejo de ver que o propulsor funciona”, explica Tajmar.
Para o responsável por conduzir o estudo, o novo propulsor, se passar por mais testes, irá revolucionar o método de se viajar pelo espaço. Por exemplo, ele faria com que a ida à Lua durasse apenas quatro horas e uma viagem para Marte apenas 70 dias. A Nasa, é claro, acompanha de perto os testes — e participa de alguns deles.

Por Redação Yahoo! Brasil

Raimundão volta ao cargo de prefeito e paga promessa feita à Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva


A notícia abaixo foi publicada na coluna de Donizete Arruda, no “Jornal do Cariri”, edição que está circulando nesta 4ª feira: “O prefeito Raimundo Macedo cumpre o que promete e agradece a quem o ajuda. Pelo menos, é o que tem feito nos últimos dias. Depois da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o reconduziu ao cargo, Raimundão amanheceu o dia 8, sábado passado, em Santana do Cariri. Foi pagar promessa feita pela sua mulher, Mariceli Macedo, a Menina Benigna.
Na noite de quinta-feira (6), Raimundão esteve no Aeroporto Regional Orlando Bezerra para receber o senador Eunício Oliveira. Lá, publicamente, agradeceu ao senador pelo apoio decisivo a seu retorno. Eunício recebeu um abraço e a garantia de amizade. Eunício acena, agora, com a permanência de Raimundo Macedo no PMDB. Diante desse novo cenário, Raimundão tem pela frente duas tarefas difíceis: uma é organizar sua administração em Juazeiro e a outra é se credenciar junto à população para disputar à reeleição. Para cumprir esses desafios, Raimundão diz que vai recorrer também ao Padre Cícero.



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30