xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/08/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 agosto 2015

Câmara vota na quinta-feira as contas dos governos Itamar, FHC e Lula

 

camarafederal2

Plenário da Câmara aprova urgência para análise de contas dos ex-presidentes da República Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da SilvaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados vota na quinta-feira (6) as contas dos ex-presidentes da República Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio lula da Silva. A votação foi acertada hoje (4), durante reunião entre o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e líderes partidários. Após a reunião, o plenário da Câmara aprovou requerimentos de urgência para apreciação das contas dos três ex-presidentes.

Eduardo Cunha incluiu na pauta as contas dos três ex-presidentes com pareceres favoráveis à aprovação. As votações ocorrerão em um único turno, em dois dias de discussão (hoje e amanhã (5). A definição será na quinta-feira.

A maioria dssas contas já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento e está pronta para votação na Câmara e no Senado. Elas se referem ao primeiro período do governo Itamar Franco (29 de setembro a 31 de dezembro de 1992), ao último ano do governo FHC (2002) e aos exercícios de 2006 e 2008 dos governos Lula. As demais contas do governo Itamar Franco (1993 e 1994) já foram aprovadas.

Dos oito anos do governo do ex-presidente FHC, apenas as de 2002 ainda dependem de apreciação. Com relação aos oito anos do governo do ex-presidente Lula, boa parte das contas já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), mas ainda aguarda deliberação do Congresso. Somente as de 2009 e 2010 ainda estão sob análise da CMO.

As contas dos três anos do primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff continuam em análise na comissão. As relativas ao ano de 2014 estão no Tribunal de Contas da União (TCU) e somente depois de analisadas retornam à CMO.
Depois da reunião de líderes, a presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), tentou convencer os presidentes do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, deputado Eduardo Cunha, de que as contas deveriam ser apreciadas em sessão do Congresso (Câmara e Senado) e não separadamente. No entanto, prevaleceu a regra que vinha sendo adotada e as votações ocorrerão em sessões da Câmara e do Senado

Agência Brasil

CCJ aprova na Câmara projeto sobre separação de presos pela gravidade do crime

cadeiace

Projeto de lei do Senado que determina a separação de presos condenados ou provisórios de acordo com a gravidade do delito praticado pelo detento, foi aprovado hoje em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Caso não haja recurso para a apreciação da matéria pelo plenário da Câmara, o projeto será encaminhado à sanção presidencial, por já ter sido aprovado pelo Senado. 
De acordo com o texto aprovado, os presos provisórios serão separados em: acusados por crimes hediondos; acusados por crimes com grave ameaça ou violência à vítima; não considerados hediondos e por crimes diversos. Nos casos dos presos condenados, a separação se dará por condenados por crimes hediondos; primários ou reincidentes; condenados por crimes com grave ameaça ou violência à vítima e condenados por crimes diversos.
De acordo com o relator do projeto, deputado Esperidião Amin (PP-SC), atualmente os presos são separados pelos tipos de crimes praticados, ou seja, são colocados no mesmo local os autores de crimes não violentos e os que cometeram crimes hediondos.

Agência Brasil

Câmara aprova projeto que facilita bloqueio de bens de envolvidos com terrorismo

camarafederal

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (4) um projeto de lei (PL 2020/15) que facilita o bloqueio de bens de pessoas envolvidas com o terrorismo. A proposta do governo, que objetiva coibir ações de lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, segue para o Senado.

O projeto torna indisponíveis, pela Justiça, os bens de pessoas físicas e jurídicas que estejam sofrendo sanções por resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). A intenção é evitar a demora no cumprimento das resoluções internacionais e nas investigações voltadas para a questão. Atualmente, o cumprimento das resoluções segue o estabelecido no Código de Processo Civil, o que para o governo gera atrasos.

A proposta, juntamente com outro projeto de lei (PL 2016/15) que tipifica o crime de terrorismo e prevê pena de 8 a 12 anos e multa em regime fechado, tramitavam em regime de urgência e trancavam a pauta do Plenário. Os dois projetos constavam na ordem do dia, mas o relator das duas propostas, deputado Arthur Maia (SD-BA) pediu para apresentar amanhã (5) seu parecer ao projeto que tipifica o crime de terrorismo.

Antes, os deputados aprovaram, por unanimidade, o regime de urgência para os quatro projetos de decreto legislativo que tratam da aprovação de contas da Presidência da República de anos anteriores. Com a aprovação, os deputados iniciaram a discussão, em turno único, das contas do ex-presidente Itamar Franco.

Em seguida, vem a discussão de uma prestação de contas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, relativa ao ano de 2002 e duas dos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relativas aos anos de 2006 e 2008, todas com o parecer pela aprovação. A expectativa é que, após a discussão, as contas possam ser votadas até a próxima quinta-feira (6).

Além da discussão das contas, os deputados devem continuar a votação dos destaques da reforma política. Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os líderes acordaram votar os dois pontos por serem mais simples, deixando o terceiro, que trata de financiamento de campanha por empresas para amanhã. O primeiro destaque modifica a idade mínima para concorrer ao cargo de deputado federal, de 21 para 18. O outro destaque determina a distribuição do tempo de TV que cada partido tem direito.

Mais cedo, durante a reunião do colégio de líderes, a polêmica instalada era sobre a possibilidade de votação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 443/09, que trata da remuneração dos advogados públicos, vinculando o subsídio das carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU) e das procuradorias dos estados e do Distrito Federal ao subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do projeto de Lei 1358/15, que modifica a remuneração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Apesar do pedido do governo para adiar a votação das matérias, Cunha manteve os projetos na pauta, com a justificativa de que a pauta foi mantida pela maioria dos líderes. “Eu coloquei a PEC [443] a pedido dos líderes. Eles vão apresentar requerimento para transferir a votação para 25 de agosto, se o Plenário aprovar será no dia 25 de agosto”, afirmou Cunha que descartou retirar de pauta o projeto que trata do FGTS. “Se destrancar a pauta dos projetos antiterrorismo, imediatamente ele vai para a pauta. Se os líderes tiverem que negociar [para retirar da pauta], que negociem”, completou.

Agência Brasil

Jornalista diz que jovens desconhecem história da ditadura militar

DitaduraMilitar

A jornalista Daniela Arbex disse hoje (4) que os jovens desconhecem a história da ditadura militar no Brasil quando saem às ruas em manifestações pedindo a volta do regime. Para ela, apesar de vários livros sobre o assunto, há ainda muitas histórias ocultas sobre esse período.

“Ela [a ditadura] não é uma história que todo mundo já contou, tanto é que temos 434 mortos e desaparecidos [políticos] pelo país. Então, é puro desconhecimento”, disse ao participar do programa Espaço Público, da TV Brasil, que nesta semana foi gravado e vai ao ar hoje às 22h.

Jornalista investigativa, Daniela Arbex é autora do livro Holocausto Brasileiro, que retrata a vida dos pacientes no Hospital Colônia de Barbacena, e está lançando o livro Cova 312, que conta a história de Milton Soares de Castro, um militante da Guerrilha do Caparaó, assassinado durante a ditadura militar no Brasil.

Para a jornalista, há uma resistência dos jovens para informar-se sobre o tema, mas ficam impressionados quando descobrem as histórias. “Eles não se interessam pela nossa memória, pela história recente do Brasil. E isso é um perigo porque acabamos reproduzindo esses modelos que levamos tanto tempo para vencer, como pedir a volta da ditadura, como dizer que 'bandido bom é bandido morto'”..

Seria necessária uma mobilização permanente para apuração e punição dos crimes cometidos na ditadura, segundo Daniela, como ocorre em outros países da América do Sul, para que as pessoas tenham a consciência sobre os danos causados pelo regime.

“A nossa mobilização começou muito tarde, em relação a formar uma comissão para investigar [os crimes da ditadura]. A primeira tentativa de fazer uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] foi em 1995, muito tarde. A Argentina nunca se desmobilizou, essa busca pelos seus mortos e desaparecidos é permanente”, argumentou a jornalista, que trabalha no jornal a Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

“Não houve nenhum ajuste de contas [julgamentos, no Brasil]. Temos uma lista com mais de 300 torturadores, essa lista foi divulgada [pela Comissão Nacional da Verdade] e ficou por isso mesmo. Poucos torturadores foram chamados e foram ouvidos”, disse.

Agência Brasil

Senado adia conclusão da reforma política e vota matérias do pacto federativo

senado

Contrariando as expectativas de que retomasse os trabalhos legislativos com a análise de projetos relacionados à reforma política, o plenário do Senado se dedicou hoje (4), após o recesso parlamentar, à aprovação de matérias relacionadas a temas não polêmicos e ao aprimoramento do pacto federativo.

Entre os projetos aprovados está o que permite agilizar o leilão de carros apreendidos e depois abandonados pelos proprietários nos pátios dos Detrans de todo o país. Com a mudança, será reduzido de 90 para 60 dias o prazo para que os veículos não reclamados sejam avaliados e levados a leilão. O projeto também diferencia os veículos aptos a trafegar e os classificados como sucata, estabelecendo que o veículo conservado que não for arrematado depois de dois leilões será leiloado como sucata. Os veículos leiloados como sucata não podem voltar a circular. O texto segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Os senadores aprovaram ainda, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que amplia o prazo em que a União deverá destinar às Regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos destinados à irrigação. A PEC consta como uma das matérias da lista de prioridades elaborada pela Comissão Especial do Pacto Federativo. Segundo o presidente da comissão, senador Walter Pinheiro (PT/BA), que também é relator da PEC, a pauta foi reivindicada no encontro dos prefeitos e governadores. Para ser definitivamente aprovada, a PEC ainda precisa ser votada em segundo turno.

Outra proposta relacionada ao Pacto Federativo que foi aprovada é a que limita as exigências de regularidade aos consórcios públicos, quando estes fizeram parte de convênios com a União. Pelo projeto, quando ocorrer a celebração de convênio, as exigências legais de regularidade serão exigíveis somente do próprio consórcio público envolvido, e não dos entes federativos nele consorciados, sem impor exigências aos estados e municípios que o integram. A medida pode agilizar convênios e evitar que um consórcio deixe de ser implementado por conta de possíveis irregularidades com algum dos entes integrantes.

Seguindo no mesmo tema, foi aprovado outro projeto que permite aos consórcios públicos a contratação de mão de obra sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto também faz parte da lista de projetos relacionados ao Pacto Federativo e tem por objetivo, dar segurança jurídica às contratações. Os dois projetos relacionados aos convênios públicos seguem agora para a Câmara dos Deputados.

Agência Brasil

Região do Cariri debaterá o Estatuto do Desarmamento

 

cabosabino

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que debate o PL-3722/12, que trata sobre a revogação ou não do Estatuto do Desarmamento, realizará, na próxima sexta-feira, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri), o seu terceiro encontro regional no Ceará. O encontro é puxado pelo deputado federal Cabo Sabino (PR) e ocorrerá a partir das 15 horas, na Câmara Municipal desse município.

Seguindo modelo de outros encontros, o tema Estatuto do Desarmamento será debatido por dois convidados: um que defenderão a permanência do Estatuto e outro a favor do Projeto de Lei de n°3722/12 e contra o atual Estatuto.

O evento também será aberto ao público interessado em contribuir na discussão desse projeto, informa Cabo Sabino.

O povo

Crato: 24º Congresso Brasileiro de Paleontologia reúne mais de 500 pesquisadores e estudantes de todo Brasil

 

abertura_24_congresso_brasileiro_de_paleontologia_2A paleontologia nacional está em debate no Cariri no 24º Congresso Brasileiro de Paleontologia, que este ano acontece em Crato, até o próximo dia 6. São cerca de 500 participantes de todo Brasil, reunidos em debates e apresentações de trabalhos, na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta. A abertura oficial foi realizada no Centro de Convenções do Cariri, pelo Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, no último dia 2.

Na abertura, que contou com apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, foram realizadas homenagens especiais, para o paleontólogo (in memoriam) Professor Dr. Rafael Gióia Martins Neto, mestre em Geociências pela Universidade de São Paulo (1990), doutor em Geologia Sedimentar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), com pós-doutorado em Paleoartropodologia pela Universidad Nacional del Nordeste da Argentina, no período de 2007 a 2009. Além dele, o Professor Doutor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da URCA, idealizador e atual Diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Ele é o presidente de honra do congresso, que teve a sua 16ª edição realizada em Crato, no ano de 1999. Na ocasião, o Reitor Patrício Melo, destacou os avanços na área da pesquisa voltados à Paleontologia, além de ressaltar a contribuição que poderá ser dada pelos pesquisadores, possibilitando a preservação dos fósseis e o fortalecimento no campo do saber científico. Ele desejou sucesso nas parcerias voltadas para as políticas de conservação.

O presidente do Congresso, o Professor da URCA, Álamo Saraiva, lembrou da redução do tráfico de fósseis na região, nos últimos anos, mas ainda tendo a atuação de quadrilhas especializadas que precisam ser combatidas, com um trabalho mais efetivo e fortalecido de fiscalização nas áreas de incidência de fósseis. O Museu, em Santana, as parcerias para o desenvolvimento de trabalhos, além da ampliação nas pesquisas têm contribuído para redução da retirada ilegal das peças. “Mesmo assim, importantes exemplares continuam saindo do Brasil, como recentemente foi divulgado pela mídia uma grande descoberta”, disse.

O professor Álamo ainda destacou a importância dos órgãos de fiscalização realizarem o seu papel de conter a retirada ilegal de material da região, e não servirem como empecilho que dificultem o trabalho dos pesquisadores, pelo bem da ciência. Ele ainda ressaltou a importância do Geopark Araripe, que tem sido um dos grandes motes para a valorização do potencial paleontológico. “Temos que nos entrincheirar para preservar o que é nosso. Os estrangeiros são bem-vindos, para trabalhar dentro da legalidade”, conclama.

O evento está sendo organizado por meio da URCA, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Geopark Araripe. A coordenação científica é formada pelos pesquisadores Etiene Fabbrin Pires, Juan Carlos Cisneros Martínez e Sandro Marcelo Scheffler. Uma parte representativa dos pesquisadores que integram o evento já realizou trabalhos na Bacia Sedimentar do Araripe, a exemplo da paleontóloga da UFPE, Juliana Sayão (vice-presidente do Congresso) e o pesquisador Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro.

De acordo com presidente do evento, esse congresso realizado agora envolve temas importantes debatidos, como a legislação em relação ao tráfico de fósseis. Para isso, representantes de instituições como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Polícia Federal e Ministério Público Federal estarão participando dos debates. Pesquisadores de renome internacional irão tratar de assuntos como as descobertas realizadas nos últimos dois anos. Os debates estão acontecendo nos auditórios do campus do Pimenta, na URCA, em Crato, incluindo Salão de Atos da Universidade, auditório do Geopark Araripe e o Ginásio Poliesportivo.

 

Assessoria de Imprensa da URCA
Elisângela Santos – 88 3102.1212

Hemoce realiza 1ª Campanha de Educação em Saúde - Viver bem é...

viverbem

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, realiza a I Campanha de educação em saúde do Hemoce "Viver Bem É...", na quarta-feira (5 agosto), em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. Das 8 às 12 horas, serviços como aferição de glicemia, pressão, IMC, teste rápido de sífilis, hepatite C e B, exposições dinâmicas abordando os temas como, alimentação saudável, hepatites virais, além da aula de ginástica laboral, cadastro de medula óssea, doação de sangue e orientações sobre doação para o Banco de cordão umbilical e placentário (BSCUP), doação de órgãos e leite materno, estarão à disposição para as pessoas que estiverem no coração do centro da cidade, a Praça do Ferreira.

A ação "Viver bem é.." tem o objetivo de incentivar a prática exercícios físicos, uma dieta balanceada, realização de exames periódicos, dentre outros hábitos que levam a uma vida com qualidade. Estar saudável é um dos pré-requisitos básicos, determinados pelo Ministério da Saúde, para que a doação de sangue seja realizada, então, candidatos saudáveis, garantem também a segurança do sangue que é doado e transfundido diariamente para os pacientes atendidos diariamente pela hemorrede pública do estado.

O evento conta com o apoio da rede de saúde pública do estado através das unidades Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital Albert Sabin (HIAS), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Serviço Social do Comércio (SESC) e do grupo ABC Vida.

SOLIDARIEDADE: ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

Durante a ação, o Hemoce também lança a campanha de arrecadação de brinquedos, que deve beneficiar o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias do Hemocentro e o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). As doações podem ser realizadas, no período de 5 de agosto a 2 de outubro, em qualquer unidade do Hemoce.

Requisitos para ser um doador de sangue: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos, para doar, precisam apresentar um termo de consentimento para menores de 18 anos, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Para se cadastrar como doador de medula óssea: ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, apresentar um documento oficial com foto.

I AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO HEMOCE "Viver bem é..."

LOCAL: PRAÇA DO FERREIRA (R.FLORIANO PEIXOTO, S/N, CENTRO)

HORÁRIO: 8 ÀS 12 HORAS

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Ocupação hoteleira cresce nesta alta estação

01518.jpg

A rede hoteleira de Fortaleza obteve taxa de ocupação de 75,5% nesta alta estação de julho. O número supera o registrado no mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 73,7%.

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) credita o bom resultado nesta alta estação ao trabalho de promoção que vem sendo feito. Este ano, o Ceará já participou de várias feiras importantes no segmento, como a ITB, na Alemanha, considerada uma das maiores do setor em nível mundial. Para o segundo semestre, o Ceará deve participar ainda de grandes eventos no Sudeste do Brasil, na Europa e na América do Sul.

A próxima feira que o Ceará vai estar presente será o 19º Encontro Nacional das Agências de Viagem, mais conhecido como Feira Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região). O evento será nos dias 14 e 15 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), e terá cerca de 100 expositores.

O Estado contará com o apoio de 15 hoteleiros, que venderão diretamente aos operadores de viagem. O estande do Ceará terá cerca de 70 m² e vai apresentar as praias cearenses, as serras e a região do Cariri. A expectativa é aumentar ainda mais o número de visitantes oriundos do estado de São Paulo, que lidera o ranking de turistas que vêm ao Ceará.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur

Numero de mortes violentas no Ceará é o menor desde fevereiro de 2012

 

camilosspds

A vice-governadora, o prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana participaram da reunião.

O Ceará registrou, em julho deste ano, o menor número de mortes violentas no Estado desde fevereiro de 2012. No sexto mês consecutivo de queda do índice, agora com 19,6% de redução, foram verificados 262 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e um total de 64 vidas salvas em julho, se comparado com o mesmo período do ano passado.
No semestre, a queda ficou em 14,2% em todo o Ceará, com 376 vidas salvas em relação ao mesmo período do ano passado. O governador Camilo Santana apresentou os dados nesta terça-feira (4), após participação mensal na reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza. O encontro contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de autoridades das três forças armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica -, além da cúpula da segurança pública no Estado.
"Segurança Pública é uma área que a gente precisa ter muita atenção, zelo e cuidado, para a gente garantir ao povo mais tranquilidade. E é o que a equipe da segurança pública está fazendo, em parceria com os municípios. A presença do prefeito de Fortaleza mostra isso. Este mês foram 29,1% de queda nos homicídios em Fortaleza e isso é um fato importante a ser destacado. São seis meses consecutivos com redução dos índices no Estado e também em Fortaleza (23,1%), e, repito, tudo é fruto da integração, da parceria, do trabalho articulado", comentou o governador, ressaltando que "não há tempo para comemorar ou lamentar". A diminuição de 14,2% no ano é mais do que o dobro da meta estipulada pela SSPDS para a redução anual nos CVLIs, que é de 6%.
Além dos 29,1% de queda nos CVLIs na Capital, outro destaque de julho foi a redução de 33,3% nos registros no Interior Sul. Segundo o governador, este fato tem ligação com a implementação de estratégias de reforço na segurança na região, como a implementação do Batalhão de Divisas e das equipes do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Já o Interior Norte, que apresentou acréscimo em 47,2% vai ser palco das mesmas ações, a partir de outubro. "A equipe do Raio já está sendo treinada e a do Batalhão de Divisas já foi formada. O helicóptero da Ciopaer já foi definido", elenca o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira.
(Governo do Ceará)

5 hours ago|flavio pinto

Greve no IFCE: Servidores se reúnem com reitor nesta terça

IFCE

A greve dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) chega nesta terça-feira (4)  ao 13º dia. Os servidores definiram uma série de atividades, como reuniões e manifestações em diversos municípios, ao longo desta semana, como forma de reforçar o movimento e as reivindicações dos trabalhadores.
Nesta terça-feira, a partir das 9h, na Reitoria do Instituto, acontece nova reunião entre integrantes do Comando Geral de Greve e o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, para debater dois pontos da pauta local de reivindicações, buscando avanços concretos: a flexibilização de jornada/30 horas e o auxílio-transporte.

flavio pinto

Obras de drenagem modificam tráfego no Centro do Crato

 

drenajemcrato

Foto: Divulgação.

Continuam sendo executadas as obras na Av. José Alves de Figueiredo (Rua do Canal), para drenagem das águas que descem do bairro Seminário, dentro do projeto da Encosta do Seminário. O projeto está sendo executado no Município, por meio de parceria do Governo do Estado com a prefeitura Municipal.
Enquanto os serviços estão sendo concluídos até chegar ao final do canal, com a drenagem, todo um trabalho de organização do trânsito, para as adequações de tráfego na cidade, estará sendo realizado na cidade por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com a sinalização da área. Com isso, a direção do órgão pede a compreensão dos condutores e pedestres até que sejam concluídas as obras no local. A atenção dos motoristas deve ser redobrada, pela presença de máquinas pesadas, além de mudanças das ruas por onde os veículos devem passar.
A obra da Encosta do Seminário encontra-se na sua segunda fase de realização, com a perspectiva de ser concluída até o final deste ano. A primeira fase foi inaugurada no último dia 10 de julho. O projeto conta com recursos oriundos do Banco Mundial e execução da Secretaria das Cidades do Estado, com contrapartida da administração local. Foram investidos na primeira etapa mais de R$ 20 milhões.
(Assessoria de Imprensa)

flavio pinto

Casa Cariri prossegue em Juazeiro do Norte

CASACARIRIMOSTRAII

Foto: Divulgação.

A Casa Cariri Mostra 2015, evento na área de arquitetura, design, regionalismo e inovação, está sendo realizada até o próximo dia 16 de agosto, em Juazeiro do Norte, com grande programação, com nomes nacionais e regionais, além de uma programação com oficinas, palestras e apresentações culturais. A expectativa de público até o final do evento, dia 16, é de cerca de 10 mil pessoas, no espaço de visitação, à Rua Mauro Sampaio, nº 300, no Bairro Lagoa Seca.
Nesta sexta-feira (7), estará proferindo palestra a partir das 19 horas, Marcelo Rosenbaum, um dos nomes da arquitetura brasileira que tem atuado em programas de televisão é tem sido um dos profissionais que exerce um amplo trabalho de pesquisa, no quesito brasilidade. Atualmente ele participa do ‘Decora’, no canal GNT. Também comandou o quadro Lar Doce Lar, no programa Caldeirão do Huck, de Luciano Huck, na Rede Globo de Televisão.
A Casa Cariri Mostra está sendo realizada pela primeira vez, com pioneirismo no Estado, pela valorização do regionalismo, seus artistas, sua gente. O projeto de uma casa completa, com amplos ambientes, conta também com auditório e área de convivência, além de café, restaurante, entre outros espaços. Foram projetados por 20 profissionais da região, entre arquitetos e designers, 40 ambientes, numa área de 5 mil metros quadrados, possibilitando mostrar a versatilidade e a criatividade desenvolvidas nos últimos anos, com o crescimento da região, envolvendo suas particularidades, como a riqueza artística.
No último dia 29 de julho, o evento contou com a presença de um dos maiores nomes do designer no Brasil, com projeção internacional, Humberto Campana. Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao mestre artesão, Espedito Seleiro, do artista pernambucano, Derlon, com a produção de um painel na fachada do auditório 309. Os irmãos Humberto e Fernando Campana realizaram parceria de trabalho com o mestre Espedito e o sucesso que tem sido alcançado com a coleção Cangaço foi enfatizada pelo palestrante, trazendo uma linha exclusiva de móveis inspirados na obra do artesão de Nova Olinda.
Até o dia 16, grandes nomes da arquitetura e do urbanismo brasileiro estão confirmados para participação na Mostra, com palestrantes como Maria Elisa Costa, filha do arquiteto Lúcio Costa, um dos projetistas de Brasília, no dia 11, e o jornalista Xico Sá, cearense filho de Santana do Cariri, que estará lançando seu “O Livro das Mulheres Extraordinárias”, para o público caririense, no dia 15/8, penúltimo de realização da mostra.
A Casa Cariri Mostra está aberta das terças-feiras aos domingos, das 17 horas às 22 horas, para visitação.
(Assessoria do evento)

flavio pinto

Para Você Refletir ! - Por Maria Otilia

Hoje, mais uma vez a nossa cidade  foi  acordada com a operação " Hora da Verdade". Acredito  que para muitos de nós cratenses, é um momento de profunda tristeza e porque não dizer lamentável. Até porque independente  do nosso voto, queremos que a nossa cidade brilhe e  faça história por apresentar  melhoria de indicadores educacionais, de redução do índice de pobreza, de redução de violência urbana, etc. Infelizmente nos últimos meses, a cada dia somos surpreendidos com noticias " chocantes", que nos decepciona, entristece  e porque não dizer  popularmente que " ficamos  meio acabrunhados" . Aqui realmente cabe aquela velha expressão " só no Crato mesmo".
Somos sabedores de que tantos desmandos  cometidos por pessoas  eleitas por representatividade ,através do voto, ou possuem cargos comissionados,só acontecem porque a ganância e a vontade de ter  um poder exacerbado está acima de qualquer valor ético e moral. O que vem efetivar este nosso pensamento, é a bela fábula postada abaixo. Boa leitura.

 A FÁBULA DA GANÂNCIA

Conta-nos a história, que Jesus a dois milénios, andava pela Terra e como andarilho, visitava casa por casa, pregando o Evangelho e dependia da caridade e bom coração das pessoas, que O abrigavam e O alimentavam, pois não possuía nem bens e nem dinheiro.
 Entretanto, havia uma mulher considerada por todos como sendo muito avarenta e um dia, Jesus bateu à sua porta.Quando ela abriu, Ele perguntou-lhe com humildade:
- " Tem pouso para um homem cansado ?"
A mulher O olhou de cima para baixo, vendo aquele homem magro e mal vestido;muito sujo pela poeira da estrada e usando velhas sandálias de pescador.
Pensou no grande trabalho em hospedar um estranho e, então O questionou:
- " Está certo, homem, pode entrar.
Corre a notícia que O Senhor cura doentes e que faz grandes prodígios, verdadeiros milagres..."
- "É bem verdade o que dizem." - Jesus falou.
Então ela decidiu hospedá-lo nessa noite.
Ofereceu- Lhe água para se lavar, deu- Lhe de comer e Ele foi logo se deitar.
Pela manhã, aos primeiros raios do sol, Jesus levantou-se, comeu e agradeceu pela boa hospedagem.
Foi saindo e então disse à mulher:
- " Como forma de agradecimento, deixo-lhe esta graça;
a primeira coisa que fizer após a minha saída, vai lhe render muito. "
E foi-se embora .
A gananciosa mulher havia comprado na véspera uns tecidos, com os quais pretendia costurar roupas para a sua família e então pensou consigo mesma:
- " Ah! Vai me render muito estes panos, mas tanto mesmo, que vou fazer roupas para toda a família e ainda vai sobrar muito tecido.
Eu vou costurar para sempre, fazendo muitas roupas e vendendo-as;
assim me renderá tanto dinheiro, mas tanto mesmo, que ficarei muito rica.
Vou começar a cortar e a costurar, agora mesmo!"
Assim pensando pegou a tesoura para iniciar o corte do tecido naquele momento;
já de olho na grande fortuna que via crescer diante de seus olhos ávidos.
Entretanto, sentiu uma necessidade fisiológica urgente.
Achou melhor atender sua necessidade para só depois começar o trabalho, pois demoraria muito tempo para terminar de cortar o pano que tanto lhe renderia, como a agraciara Jesus.
Dirigiu-se ao reservado nos fundos da casa.
Começou a urinar e não parou mais...
Só então a mulher compreendeu o verdadeiro sentido das palavras que Jesus Cristo proferiu ao sair, naquela manhã.
Mas era tarde demais para arrepender-se.
A avarenta morreu afogada em sua própria ganância...
Como quem conta um conto, sempre aumenta um ponto;
dou sequência à lição de vida, salientando que Deus não é contrário à prosperidade do homem, mas sim, aos interesses escusos e egoístas, que ferem a sociedade como um todo, visando o lucro de poucos privilegiados e prostrando à miséria a maioria da humanidade.
Autor desconhecido.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31