xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/07/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 julho 2015

Waldonys adere campanha contra o desperdício de água

Waldonys

A recém lançada campanha da Cagece "Água: trate com carinho" recebeu a adesão do cantor Waldonys. De forma voluntária e sensibilizado com a questão hídrica no Estado, o artista gravou um áudio, com direito a música, para que a Companhia possa replicar nas redes sociais e em rádios da Capital e interior.

O áudio com a participação do cantor na campanha está disponível na internet através do link: https://soundcloud.com/cageceoficial/agua-trate-com-carinho-waldonys. A campanha “Água: trate com carinho” está aberta à adesão de artistas, personalidades, formadores de opinião, entre outros sensibilizados para a causa.

“A adesão de artistas é muito importante para a campanha, especialmente porque permite uma ampliação da voz da Cagece no processo de conscientização das pessoas”, diz Neurisangelo Freitas, presidente da Cagece.

Pela campanha, a Cagece está viabilizando um plano de ação na redução de perdas e desperdício de água, com investimento de R$ 175 milhões ao longo dos próximos quatro anos.

Além disso, todas as unidades da Companhia estão mobilizadas para o atendimento rápido de demandas como vazamentos e identificação de fraudes na rede. A campanha conta com a participação popular, por meio de diversos canais de comunicação com a Cagece, entre eles o aplicativo Cagece Móbile (disponível para IOS e Android) onde a população acionar a empresa imediatamente pelo celular, sempre que identificar uma ocorrência de vazamento ou fraude na rede de abastecimento.

Além disso, a Cagece também pode ser contactada através das redes sociais ou pela Central de Atendimento através do telefone 0800.275.0195. A ligação é gratuita.

FALE COM A CAGECE

Aplicativo Cagece Mobile (baixe na Apple Store ou Google Play)

Redes sociais

Twitter: @cagece

Facebook: Cagece Oficial (facebook.com/CageceOficial)

Telefone

0800.275.0195

24.07.2015

Informações para imprensa com a Assessoria de Comunicação da Cagece:

85 3101.1826 / 3101.1834 / 8878.8932 (Leonardo Costa).
comunicacaocagece@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

SPD inicia treinamento de profissionais que trabalharão com programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas

 

spdA Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas(SPD), com o apoio dos ministérios da Saúde e da Justiça, inicia nesta segunda (27) a formação de 40 profissionais para desenvolvimento dos programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em 60 escolas públicas estaduais a partir do segundo semestre letivo deste ano.

O curso será iniciado com a formação para o programa "Fortalecendo Famílias". A iniciativa é voltada para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo é reduzir os fatores de risco para essa população, construindo e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Durante o treinamento será apresentado para os participantes material didático com temas pertinentes a relação entre pais e filhos. Afetividade, regras e limites, relações de amizade, serão abordados de forma lúdica, socializando conhecimentos, com embasasmento científico, sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

Sobral, Camocim, Caucaia, Aracati, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Tianguá, Quixeramobim e Iguatu são os municípios beneficiados nesta primeira etapa. A secretária da SPD, Mirian Sobreira, explica que, esses municípios funcionarão como projetos piloto das ações de prevenção, que incluem ainda outros quatro programas, Jogos Elos, Tamojunto, Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade, e que, em médio prazo, mais municípios serão beneficiados.

Serviço:

Treinamento Programas de Prevenção Sobre Drogas

Local: Espaço Center (Rua Guilherme Moreira, 330 – Bairro de  Fátima)

Horário: 8 horas

 

Assessoria de Imprensa da SPD

Feira de Negócios do Vale do Acaraú

feiravaledoacarau

Sobral. Para qualificar empreendedores da Região Norte, a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva) está sendo realizada desde ontem e prossegue até amanhã, no Centro de Educação à Distância do Ceará (CED). Em sua 29ª edição, a Feira reúne 60 expositores, 85 palestras e 20 oficinas, com participação de empreendedores de 39 municípios.

O evento deste ano traz novidades. Deixou de ser uma feira multissetorial para investir em qualificação profissional e abrigar outros eventos simultâneos. Dentre eles, o Seminário de Inovação e Marketing (SIM) Sobral, que trará a palestrante Bel Pesce, a Menina do Vale, e o consultor de vendas André Portes; a Arena Varejo, comandada pela CDL de Sobral, com um ciclo de palestras nas áreas de gestão, vendas e motivação; o Espaço Economia Criativa, dedicado a negócios criativos e startups; o Social Media Sobral (SMS), dedicado ao marketing digital; o Espaço MEI; o Espaço Saúde Conceito; e o Espaço Universidade Empreendedora, entre outros.

Durante esses três dias de Feira de Negócios do Vale do Acaraú, o Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta nomes da cultura local, com shows gratuitos realizados sempre às 20h, também no CED.

Na programação cultural, a cantora sobralense Renata Farias, acompanhada do músico e poeta Luizito Miguel, se apresentou ontem, com canções de artistas como Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e Gilberto Gil.

Já hoje, o Grupo Malaka traz ao público um repertório amplo de transcrições de obras barrocas. No encerramento, amanhã, quem participar poderá assistir ao show "Chico Muçambê e a cambada", com o músico Willian Rodrigues.

Mais informações:

29ª Feira de Negócios do

Vale do Acaraú (Fenaiva)

Data: Até 25/7 - 16 às 22h

Local: Centro de Educação a Distância do Ceará (CED)

Rua Iolanda Barreto 317

Derby Clube de Sobral

Diario do Nordeste - Regional

Mestre Espedito Seleiro e Irmãos Campana na Casa Cariri

espeditoseleiroFoto: Patrícia Araujo

Fortaleza. Ele é um dos artesãos mais conhecidos do Estado. Consagrado pelo seu detalhado trabalho em couro, Mestre Espedito Seleiro, que se dedica a essa arte desde os oito anos de idade, consolidou-se, neste ano, como nome de referência no design brasileiro, tendo sido destaque nas galerias de Londres, Nova York e Paris. Agora, depois do sucesso da turnê internacional, ele volta à sua terra para uma homenagem mais que merecida.

No próximo dia 30, ele vai ser homenageado na Casa Cariri Mostra 2015, em Juazeiro do Norte, pelos seus parceiros na Coleção Cangaço: os irmãos Fernando e Umberto Campana, nomes importantes na decoração e design internacional. Além disso, os três vão participar de uma conversa com o público da Mostra e falar sobre suas trajetórias, trabalho e reconhecimento. Junta-se a eles, na homenagem, o consultor do Programa Brasil Original do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Érico Gondim.

Antes de diversificar o seu trabalho, o mestre Espedito Seleiro seguia a tradição familiar e se dedicava a fazer apenas apetrechos típicos de vaqueiros: selas, chicotes, chapéus, botinas. Mas, com a venda desses artigos minguando (devido à queda da atividade rural), resolveu ampliar o público e foi buscar inspiração em Maria Bonita e Lampião e, também, em gente como Luiz Gonzaga.

Hoje, ele tem uma equipe de 12 pessoas, entre eles seis filhos, irmão, sobrinho e até vizinho, para dar conta de tanta encomenda. "O pai do meu pai passou os ensinamentos pra ele, ele passou pra mim, eu passo pros meus filhos. E, assim, até o mundo se acabar", prevê. Ele chega às lojas internacionais de decoração depois de ter transitado pelo mundo da moda, com suas peças sendo exibidas na São Paulo Fashion Week, a partir de uma coleção de bolsas e sapatos desenvolvida para a grife Cavalera.

Coleção Cangaço

A coleção tem quatro peças, com edição limitada: uma cadeira, uma poltrona, um sofá e um espelho. O inusitado, é que ela marca o encontro dos designers brasileiros de fama internacional Fernando e Umberto Campana, com este que é um dos mais famosos mestres artesãos cearenses, que já recebeu, até, a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

Também, foi a primeira vez que as peças deste mestre coureiro recebeu um tratamento com foco universal. A iniciativa contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Sebrae Nacional e Sebrae Ceará, por meio do seu Escritório Regional do Cariri.

E, como característica marcante, a estrutura das peças é sempre "vestida" com o couro colorido - nos assentos, recortes deixam entrever a trama da palhinha em pontos específicos. As cores, aliás, representam um fator de identificação entre os três autores. "O universo do seu Espedito é muito colorido, assim como o nosso", afirma Humberto. "Cores fortes, às vezes algumas mais pastel, esse contraste do flúor com tons mais sóbrios? Ele tem também uma delicadeza na escolha cromática", detalha Fernando.

De início, a nova coleção foi apresentada ao público brasileiro na Firma Casa, em São Paulo. Já a participação na Expo Milão 2015, que foi realizada de maio a outubro, teve uma importância estratégica porque lá estiveram reunidos trabalhos vindos de 150 países, distribuídos em cinco pavilhões temáticos, numa área de 21.000 metros quadrados cheia de criatividade e inovação. Em cinco mil metros quadrados de área e em 40 ambientes projetados, o público encontra trabalhos dos melhores profissionais da arquitetura e design de interiores da região. Todos com forte inspiração no regionalismo, sustentabilidade e inovação. Considerado um evento de vanguarda, a mostra é uma vitrine para destacar o desenvolvimento do Cariri nos últimos anos com relação à preservação da identidade local.

Além de contar com grandes profissionais da Região, esta edição da Casa Cariri Mostra conta com nomes nacionais e com uma programação de palestras que vai reunir outros nomes de projeção, como Marcelo Rosenbaum, designer do quadro "Lar Doce Lar", do Programa de Luciano Huck; Maria Elisa Costa, filha de Lúcio Costa, um dos arquitetos que projetaram Brasília. Durante a exposição, está previsto, também, o lançamento do livro do jornalista Xico Sá.

Mercado local

São cerca de 5 mil metros quadrados de área, com 40 ambientes construídos e a participação de 20 profissionais arquitetos, decoração, designers e paisagistas. A iniciativa busca fomentar a produção e o mercado local, promovendo um encontro entre a arquitetura, o design e regionalismo, por meio de marcas, produtos e consumidores.

Realizada até 16 de agosto, em Juazeiro do Norte, a Casa Cariri Mostra tem como foco a cultura, inovação e sustentabilidade. Como parte da programação, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, no Espaço Dr. Davi, uma série de atividades culturais destinadas a toda a família (confira a programação no quadro ao lado).

Programação

Apresentações

Dia 25/7

19h - Reisado Discípulos do Mestre Pedro

19h30 - Bacamarteiros da Paz

Dias 26/7 e 2/8

Contação de História

17h - Entre Histórias e Cirandas Contadora: Bette Gomes

Dia 5/8

20h - Apresentação dos Violeiros: Jairo Silva e Jeferson Silva

Dia 7/8

20h - Instrumental Regional - Mará dos 8 Baixos

Dia 8/8

19 h - Forró Pé de Serra - Hermano Morais

Oficinas

Dias 28 e 29/7

19h - Oficina - Mestre Noza

Dias 1 e 8/8

17h - Oficina de pau perna

Dias 4 e 5/8

19 h - Oficina de Xilogravura - Lira Nordestina

Inscrições

Espaço Dr. Davi - Bilheteria (até uma hora antes da programação)

Vagas limitadas

Mais informações:

Casa Cariri Mostra

Local: Rua Mauro Sampaio, 300, bairro Lagoa Seca - Juazeiro do Norte - Período: Até 16/8

Entrada: R$25 (inteira) e R$12 (meia) - Telefone: (88) 3085-1323

Homenagem a Espedito Seleiro na Casa Cariri Mostra 2015

Data: 30/7 - Horário: 16 horas

Diario do Nordeste - Regional

Programa de Aquisição de Alimentos em Barbalha

 

alimentosbarbalha

Foto: Divulgação.

Em Barbalha, foi lançado nesta sexta-feira (24), a 6ª etapa do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos. O Programa é uma das ações do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Barbalha, que promove o acesso dos alimentos a população em situação de insegurança alimentar promovendo a inclusão social e, econômica no campo; por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar, e em Barbalha desde que foi lançado 2009, o Programa é referência para o Estado em decorrência da organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário.
Na solenidade de lançamento estiveram presentes o prefeito José Leite; secretário de Desenvolvimento Agrário, José Elismar de Vasconcelos; secretária de Educação, Cristiane Sampaio e vereadores, além dos mais de 78 agricultores da Agricultura Familiar e representantes das entidades filantrópicas que estão inscritas no Programa.
O prefeito José Leite disse que o Programa em Barbalha tem se fortalecido devido sua organização desde 2009 quando foi lançado no município. O prefeito adiantou ainda que Barbalha será uma das poucas cidades que o Programa de Aquisição de Alimentos, terá sua sede própria. O prédio estar em fase de conclusão e estar sendo construído em um terreno dentro do antigo CSU, na Vila Santo Antônio, local que vai beneficiar os agricultores na distribuição dos alimentos da Agricultura Familiar.
(Assessoria de Imprensa)

Avaliadores concluem visita ao Geopark

GEOPARK-ARARIPE

Concluída ontem no Cariri a missão dos avaliadores da Rede Global de Geoparks. O geólogo e paleontólogo grego, Ilias Valiakos, e a geóloga iugoslava, Kirstin Lemon, percorreram por dois dias na região algumas áreas onde estão localizados os geossítios. De quatro em quatro anos, esse trabalho é realizado no intuito de sempre garantir o aperfeiçoamento das atividades nas áreas denominadas de Geopark, no mundo inteiro. No Caso do Cariri, onde estão inseridos seis municípios e nove geossítios, foi criado o primeiro Geopark das Américas que passa pela terceira avaliação do órgão internacional.
As perspectivas para que seja renovada a chancela internacional, com o Selo Verde, são inteiramente favoráveis, conforme o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patrício Melo. Ele destaca melhorias nos mais diversos aspectos, inclusive na infraestrutura, ampliação considerável de parceiros, além dos projetos na área da educação, com investimentos nas comunidades.
Para o avaliador grego, Ilias, é impressionante a área do Geopark Araripe, que ele não vê semelhança a nenhum um outro que conhece.  Em dois dias pôde verificar a maior parte dos geossítios, onde ficou admirado com a riqueza presente nessas áreas. Já a geóloga Kiestin Lemon, destacou a diversidade cultural e a riqueza paleontológica presenta.
Ela ressaltou a qualidade dos fósseis encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe.
Ilias disse que preencheu o relatório padrão enviado pela Unesco, com os dados que pôde coletar no Cariri. Agora, a avaliação ficará por conta dos técnicos da Rede Global, que em evento dos geoparks, em setembro deste ano, no Japão, estará divulgando o resultado. O coordenador Executivo do Geopark Araripe, Idalécio Freitas, afirma que praticamente todas as observações feitas há quatro anos, na área, foram trabalhadas, principalmente no contexto de melhorias da infraestrutura.
Ainda segundo o paleontólogo, tudo que pôde constatar na região foi muito positivo, até superior ao que aguardava. Também destacou o trabalho realizado com entusiasmo pela equipe do Geopark, o que vem somar no processo de avaliação. “Mas sempre devemos perceber que a ideia é poder melhorar sempre essas áreas”, afirma.
Atualmente são 111 Geoparks criados em todo o planeta, principalmente na Europa. No Brasil, o  primeiro das américas foi o Geopark Araripe, que tem sido referência na criação de novos espaços do gênero, onde questões relacionadas ao geoturismo, geoeducação e a geoconservação são abordas e trabalhadas ao longo das ações ao desenvolvimento sustentável.
(Urca)

Prefeito de Saboeiro descumpre determinação do MP e mantém matadouro público abandonado

 

matadouro3Matadouro está abandonado há 1 ano e 6 meses. (Foto: Aécia Leal)

A Prefeitura de Saboeiro descumpre de forma acintosa a determinação do promotor Aureliano Rebouças Júnior, do Ministério Público Estadual, que há 1 ano e seis meses determinou o fechamento do matadouro público daquele município e deu prazo de 90 dias para que o prefeito Marcondes Herbster Ferraz (Pros) fizesse a recuperação das instalações  ou construísse um novo matadouro.
Só que até o momento, o matadouro continua abandonado e a população consumindo carne de origem duvidosa ou de municípios próximos, como Antonina do Norte.
A população reclama do descaso e, principalmente da ausência do prefeito na cidade. Recorre mais uma vez ao Ministério Público para reaver o funcionamento do matadouro.

flavio pinto

Obras em Mauriti

mauritiobras

Foto: Divulgação

Em Mauriti, o prefeito Evanildo Simão (PT) realiza uma das maiores obras na comunidade de Macambira. A pavimentação em Pedra Tosca com drenagem e a Praça de Lazer, agora é realidade para as famílias ali residentes.
Quase 5 mil metros quadrados de calçamento finalizados, tem gerado satisfação e alegria aos populares, que deram adeus a lama, poeira e buracos nas estradas que cortam toda área habitada. As novas vias receberam também sinalização adequada, com a construção de lombadas, a fim de garantir um trânsito seguro e tranquilo, tanto para os pedestres, bem como, para os veículos.
Além de toda a pavimentação, o Governo Municipal de Mauriti, finalizou a construção de uma Praça de Lazer, também na comunidade, ao lado da capela local. O equipamento público é dotado de vias de passeio com acessibilidade, bancos, canteiros, jardinagem e iluminação.
As obras (pavimentação e praça de lazer) deverão ser inauguradas no próximo mês de agosto.
(Colaborou Raphael Caldas)

flavio pinto

Presidentes da Odebrecht e Andrade são indiciados pelo MPF

 

 

OPERA«√O LAVA JATOMarcelo Odebrecht preso pela PF (Foto: Estadão Conteúdo)
O Ministério Público Federal denunciou criminalmente os presidentes das maiores construtoras do País, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, nesta sexta-feira, 24, e outras 20 pessoas, algumas ligadas a eles, um funcionário da Petrobras e operadores de propina. As 22 pessoas são acusadas de organização criminosa, de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Alguns dos acusados estão presos preventivamente desde o dia 19 de junho, quando foi deflagrada a 14ª fase da Operação Lava Jato - batizada de Operação Erga Omnès.
Nesta sexta-feira, o juiz federal Sérgio Moro - que conduz os processos da Lava Jato - decretou nova prisão preventiva, após receber do MPF os documentos enviados por autoridades da Suíça com dados de contas de pelo menos 10 offshores que seriam usadas pela Odebrecht para pagar propina para ex-dirigentes da Petrobras.
Foram rastreados pelo menos US$ 10 milhões pagos pela Odebrecht e empresas do grupo para contas fora do Brasil que posteriormente teriam ido parar nas contas mantidas por pelo menos cinco ex-diretores da estatal, nesses países. Entre eles os delatores Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento) e Pedro Barusco (ex-gerente de Engenharia) e dos ex-diretores presos Renato Duque (Serviços), Nestor Cerveró e Jorge Zelada (ambos da Internacional).
A denúncia será analisada pelo juiz federal Sérgio Moro, que deve decidir até o início da próxima semana se abre ou não processo contra os acuados, que passariam a ser réus. A Operação Erga Omnes, que teve como alvos os executivos da Odebrecht e Andrade Gutierrez, são desdobramento da Operação Juízo Final, de 14 de novembro de 2014. Na ocasião foram denunciados os executivos do primeiro pacote de investigados do núcleo empresarial do esquema de corrupção na Petrobras.
Nesta semana, Moro condenou os primeiros executivos da Juízo Final. Os ex-dirigentes da Camargo Corrêa foram condenados até 15 anos de prisão.
Frentes
O MPF pede que o presidente da Odebrecht responda em pelo menos seis frentes de acusações. Pesam sobre o presidente da Odebrecht e seus executivos e ex-executivos indícios de crimes: nos contratos de obras de construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj); nas obras da Sede da Petrobras em Vitória (ES); nos contratos de compra de nafta pela petroquímica Braskem (controlada pela empreiteira em sociedade com a estatal); nos contratos de navios-sonda para exploração de petróleo em alto mar, com a empresa Sete Brasil (criada pela Petrobras); pelo uso de doleiros e offshores, em operações de dólar-cabo e movimentações em contas secretas; e por obstaculização e estratégia de confronto às investigações da Lava Jato.
Na segunda-feira, 20, em relatório feito pelo delegado da Polícia Federal Eduardo Mauat da Silva - um dos coordenadores da Lava Jato - Odebrecht e os dirigentes Rogério Santos de Araújo, Alexandrino de Salles de Alencar, Márcio Faria da Silva, Cesar Ramos Rocha foram indiciados. O agente público da Petrobras Celso Araripe de Oliveira e os executivos Eduardo de Oliveira Freitas Filho e João Antonio Bernardi Filho (ex-executivo da empreiteira) também foram indiciados.
Prisão renovada
O relatório foi submetido ao Ministério Público Federal para eventual oferecimento de denúncia contra Odebrecht e os outros indiciados. O delegado representou, "com base nos elementos existentes neste caderno investigatório e sumariamente trazidos nesta oportunidade, pela manutenção da prisão preventiva dos investigados (…) face a necessária garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal tanto em face a potencial continuidade delitiva como pela influência negativa que soltos poderiam promover quanto as apurações ainda em curso".
A Polícia Federal sustenta ter encontrado indícios de que o presidente da Odebrecht lançou mão de uma estratégia de confrontar as investigações da Operação Lava Jato, buscando criar "obstáculos" e "cortinas de fumaça", que contava com "policiais federais dissidentes", dupla postura perante a opinião pública, apoio estratégico de entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ataques às apurações internas da Petrobras.
"O material trazido aos autos aponta para o seu conhecimento e participação direta nas condutas atribuídas aos demais investigados, tendo buscado, segundo se depreende, obstaculizar as investigações", informa o delegado da Lava Jato.

Estadão


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30