xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/07/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 julho 2015

STF confirma veto de Dilma ao reajuste dos servidores do Judiciário

stf-3

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado hoje (21) pelo Ministério do Planejamento que a presidenta Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que reajusta os salários dos servidores do Judiciário. Caso a proposta fosse aprovada, o aumento da categoria poderia variar entre 53% e 78,56%, dependendo da classe e do padrão do servidor. O veto deve ser publicado amanhã (22) no Diário Oficial da União.
O reajuste foi aprovado no mês passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O governo afirma que não há recursos para pagar a recomposição. Segundo estimativas do Ministério do Planejamento, o reajuste acarretaria impacto superior a R$ 25 bilhões em quatro anos, nas contas públicas.
O anúncio de que o reajuste seria vetado devido à atual crise econômica provocou várias manifestações de servidores do Judiciário em frente ao Palácio do Planalto. Hoje, por volta das 10h, os manifestantes iniciaram um buzinaço e usaram cornetas para pressionar presidenta para sancionar o reajuste da categoria, cujo prazo terminou hoje (21).

Agência Brasil

Temer diz que não apaga ‘incêndio com gasolina’

MichelTemer

O vice-presidente e articulador político do governo Michel Temer disse nesta segunda-feira (21) que os partidos de oposição não devem ser contrários ao governo apenas porque perderam a eleição.

“[Os partidos] devem opor-se com uma questão de mérito, não é se opor simplesmente porque perdeu a eleição. No Brasil sempre foi assim. Quem perdeu a eleição acha que tem que contestar. O sistema jurídico impõe que a oposição fiscalize, observe, contrarie. Os que são oposição hoje foram situação no passado e poderão vir a ser situação no futuro”, destacou.

Em seu segundo dia de palestras em Nova York, Temer falou na American Bar Association, seção da Ordem dos Advogados, sobre os desafios institucionais e a coordenação política no Brasil. O vice-presidente lembrou ter assumido a articulação política em um momento “um pouco complicado” da economia brasileira. “A coordenação política requer construir as condições para a governabilidade e implica diálogo com o objetivo de ouvir demandas, acomodar interesses e somar contribuições. Não me peçam para apagar incêndio com gasolina. Eu apago incêndio com água”, afirmou Temer.

Após a palestra, perguntado sobre a crise política no país depois do anúncio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de rompimento com o governo, Temer reafirmou que a divergência do parlamentar é de natureza pessoal e não representa a posição atual do partido. Temer é presidente do PMDB.

“Não significa uma crise institucional. Pode ocorrer que o PMDB resolva deixar o governo especialmente se, em 2018, pretender ter uma candidatura presidencial. Mas vai fazê-lo singelamente, suavemente, como uma questão política e não uma questão de atrito pessoal”, afirmou.

(Congresso em Foco)

Ceará lidera ranking brasileiro de empregos no setor de serviços

 

cozinhaO Ceará segue com bons resultados na geração de empregos no setor de serviços, onde o turismo está inserido. Desta vez, o Estado foi o que mais gerou postos formais (836) em todo o País. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, com base no mês de junho. Em segundo lugar no ranking aparece o estado de Mato Grosso, com 470 novas vagas, seguido pelos estados de Mato Grosso do Sul (419) e Distrito Federal (247).

No Nordeste, o Ceará foi o único estado que obteve saldo positivo em junho deste ano. Se forem considerados os últimos 12 meses, o Estado registrou 14.426 empregos no saldo positivo, ocupando o primeiro lugar no ranking do Nordeste e representando 62% dos empregos gerados na região. Alagoas ficou em segundo lugar, com 8.429 postos de trabalhos, e o Piauí em terceiro (6.408). No ranking nacional dos últimos 12 meses, o Ceará ficou em terceiro lugar, perdendo somente para São Paulo (33.344) e Santa Catarina (16.535).

Analisando por atividade na composição do setor de serviços, os segmentos alojamento e alimentação ocupam o primeiro lugar do ranking do Ceará, com 917 empregos no saldo positivo gerados em junho. Já nos últimos 12 meses, os dois segmentos geraram 3.543 novos postos de emprego, o que corresponde a 25% do total de vagas geradas no setor de serviços no Ceará.

Valdo Mesquita, coordenador de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), avalia que o Ceará obteve esse resultado no primeiro semestre principalmente por causa dos feriados. "Fortaleza tem sido bem visitada. A alta do dólar também fortaleceu o setor", afirma. A previsão para este mês de julho é que o Ceará receba 364 mil turistas.

Sem título

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)

Camilo Santana autoriza realização de concurso para professor da UVA

 

Uva_2

O governador Camilo Santana autorizou, nesta terça-feira (21), a realização de concurso público para provimento de 39 vagas para o cargo de professor efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A medida atende a um compromisso assumido pelo governador logo no início da gestão. Os novos professores efetivos, das classes assistente e adjunto, irão suprir uma demanda identificada a partir de reuniões realizadas entre o Governo e a Universidade.

O quadro de vagas prevê a seleção de docentes com mestrado e doutorado que assumirão disciplinas em 16 cursos de 6 áreas de ensino. São eles: Administração (1 vaga para mestre), Ciências Contábeis (1 vaga para mestre), Biologia (1 vaga para doutor), Zootecnia (2 vagas para doutor), Matemática (6 vagas para mestre), Física (2 vagas para mestre e 1 para doutor), Química (1 vaga para mestre e 2 para doutor), Ciência da Computação (2 vagas para mestre), Filosofia (1 vaga para doutor), Letras - Inglês (1 vaga para doutor), Pedagogia (1 vaga para doutor), Geografia (2 vagas para doutor), História (1 vaga para mestre e 1 para doutor), Ciências Sociais (3 vagas para mestre e 2 para doutor), Enfermagem (2 vagas para mestre e 1 para doutor) e Educação Física (5 vagas para mestre).

Mais apoio às universidades

No último mês de junho, governador Camilo também autorizou a realização de concurso para preencher 135 cargos efetivos para servidores administrativos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). O edital foi aberto para 33 vagas de nível superior e 102 de nível médio. A iniciativa irá minimizar a carência de pessoal técnico-administrativo existente na UECE, fornecendo-lhe o suporte para que possa continuar prestando relevantes serviços à educação superior do Estado do Ceará.

Para o nível superior o concurso atende profissionais de Administração (05), Advocacia (02), Análise de Sistemas (04), Arquitetura (01), Biblioteconomia (08), Contabilidade (01), Engenharia Civil (02), Engenharia Elétrica (01), Assuntos Educacionais (08) e Comunicação Social (01). Já para o nível médio, que irá compor o apoio administrativo da universidade, serão 100 vagas para assistente de administração e duas para técnico em Contabilidade.

A decisão do governador assinala mais um compromisso de campanha cumprido e foi tomada depois de uma rodada de negociações com a categoria, reforçando a diretriz do governo de valorizar a educação e os profissionais de todos os níveis da rede de ensino.

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil

Celebração pela morte do Padre Cícero reúne multidão

[DIARIO - 7]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG07> ... 21/07/15

Juazeiro do Norte. Milhares de pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (20) da tradicional missa de celebração de 81 anos da morte do Padre Cícero Romão Batista. O religioso foi um dos principais fundadores deste Município e seu primeiro prefeito, administrando a cidade de 1911 a 1926, afora um pequeno período que foi afastado. A missa é uma tradição desde 1934, data de falecimento do Padre Cícero, que morreu em 20 de julho de 1934. O evento é realizado sempre às 6h.

Este ano, a celebração registrou recorde de público. Estima-se que mais de 40 mil pessoas tenham ido à Praça do Socorro, defronte à capela onde o sacerdote foi sepultado. A celebração na manhã de ontem foi presidida pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, auxiliado por uma dezena de padres.

O bispo enalteceu a força e a fé no Padre Cícero. Ressaltou que a cada ano mais romeiros e devotos chegam de todas as partes do Brasil . Lembrou que está em processo de construção um "altar mais digno e honroso para o Padre Cícero".

As celebrações se estenderam ao longo do dia. Outras duas missas foram realizadas na Capela do Socorro, uma às 15h30 e a outra as 17h. Amanhã (22), Juazeiro do Norte realiza festejos em comemoração aos 104 anos da sua emancipação política.

A importância da figura do religioso ultrapassa o campo da fé. Para a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, "praticamente tudo aqui gira em torno das romarias: comércio, hotelaria e cultura. Toda essa força advém da imagem do Padre". Com o típico chapéu de palha - marca dos romeiros - nas mãos, o pernambucano José Graciano, 71, rezava fervorosamente e agradecia por, segundo ele, ter recebido "um milagre do Padim Ciço".

O aposentado veio da cidade de Cachoerinha-PE para agradecer o "dom da fala". Segundo ele, há onze meses, uma ferida cresceu no interior de sua boca de forma misteriosa. Devoto de Padre Cícero, Graci, como gosta de ser chamado, fez promessa e, quase um ano depois, veio à Capital da Fé agradecer sua cura. Assim como o pernambucano, outras centenas de pessoas foram agradecer às bênçãos alcançadas. Com terço na mão, Júlia Conceição, 47, assistiu à missa quase toda ajoelhada. Ao fim, ela disse: "Esse sacrifício é pouco por tudo que ele tem me concedido ao longo de anos".

Homenagens

Antes e depois da missa, milhares de pessoas visitaram o local onde o clérigo está sepultado para renderem homenagens. Centenas de velas foram acessas pelos devotos e romeiros. Flores foram deixadas ao lado do túmulo, e até fotos com graças alcançadas. A cena remeteu à Colina do Horto, onde incontáveis ex-votos - objetos deixados em salas de milagres dos santuários das igrejas católicas, como forma de agradecimento a um milagre alcançado - são deixados no Museu Vivo do Padre Cícero.

André Costa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Nomeados delegados que irão atuar no interior

 

govdelegdestaque

Foto: Queiroz Netto/Assessoria do Governo.

O governador Camilo Santana nomeou, nesta terça-feira (21), novos delegados da Polícia Civil de 1ª Classe, que serão destacados para atuarem no interior do Estado. “Eu, que também sou servidor público concursado, sei que esse é um momento que marca nossa vida. Um cargo que foi conquistado com muita luta, muito suor, muita determinação por vocês. Portanto, sejam bem-vindos e se dediquem ao povo do Ceará porque é pra eles que nós servimos”, afirmou o chefe do executivo.
Os profissionais Edonaldo Gomes, Lucas Aragão, Otávio Duarte e Patrícia Sena, que foram empossados pelo governador, são remanescentes do concurso de 2006 e atuarão - em princípio -, em três municípios cearenses: Acopiara, Nova Russas e Santa Quitéria. Todos participaram do curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) durante três meses, ocasião em que aprenderam técnicas de defesa pessoal, tiros, interrogatórios, entre outros.
O delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, falou sobre a posse dos delegados e do concurso em andamento para profissionais da segurança. “A chegada desses delegados repercute de forma positiva no combate a criminalidade, principalmente no fortalecimento do sistema de Segurança Pública do Estado. Ainda este ano, iniciaremos um curso de formação para 168 novos delegados; 336 escrivães; e 259 inspetores; que reforçarão os quadros da polícia Civil”, informou.
Camilo aproveitou para parabenizar o trabalho dos policiais, que contribuem diretamente para a redução no índice de criminalidade no Ceará. “Quero parabenizar o trabalho que tem sido feito pelas polícias militares e civis de forma integrada, liderada pelo secretário Delci Teixeira, que têm apresentado resultados importantes nos últimos seis meses no Estado. Isso é fruto da dedicação, da integração, das diligências desses profissionais, que agora vocês passam a fazer parte”, ressaltou.

(Governo do Ceará)

Cruz Vermelha em Santana do Cariri

cruzvermelha

 

A Operação Cruz vermelha Viva, da Cruz Vermelha do Rio de janeiro, em parceria com a Investcap, chegou a Santana do Cariri. A cidade é uma das cinco cidades cearenses beneficiadas com o programa, que consiste na assistência de uma equipe de universitários das mais diversas áreas em regime de voluntariado, levando atendimentos de saúde, palestras e orientação para aumento da qualidade de vida para a população dos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano- IDH, selecionados, abrangendo os Estados do Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Ceará.
A equipe da Cruz Vermelha permanecerá por uma semana. Farão atendimentos nos sítios e distritos, iniciaram hoje pelo distrito de Brejo Grande, e darão sequencia  nos demais sítios e distritos de Araporanga, Anjinhos, Dom Leme, Cajueiro, Pontal, São Gonçalo, e demais localidades.
No Ceará, também os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Caririaçu e Missão Velha estão recebendo assistência da Cruz vermelha através do programa.

(Colaborou Amaury Alencar)

Ministério Público ajuíza ação de improbidade administrativa contra vice-prefeito de Campos Sales

mpce

O Ministério Público, através do promotor da comarca de Campos Sales, Gleydson Leanndro Carneiro Pereira, ajuizou, ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra o vice-prefeito e médico, Valdir Lima Júnior, por acúmulo indevido de cargos, violando a Constituição Federal, e a secretária municipal de Saúde, Lucicleide Rita de Alencar, pela contratação irregular do agente político. Os valores já recebidos pelo vice-prefeito chegaram a R$ 1.706.000,00.
O promotor de Justiça requer a condenação dos requeridos ao pagamento de indenização aos entes públicos atingidos com os atos de improbidade, a título de dano moral difuso ao Patrimônio Público, em valor não inferior a R$ 500.000,00, valor equivalente a 12 meses do valor recebido pelo Primeiro Requerido pela sua contratação ilegal, perpetrada pela secretária de Saúde. Ele também requer a condenação dos requeridos em R$ 1.206.000,00, como valor inicial de ressarcimento ao Erário Municipal de Campos Sales, devendo ser acrescido dos juros legais e correção monetária.
De acordo com a apuração descrita na ação civil pública, Valdir Lima Júnior acumulou, ilegalmente, os cargos de médico do município de Salitre, médico do município de Araripe, médico contratado da Policlínica e médico contratado pelo município de Campos Sales, bem como o cargo eletivo de Vice-Prefeito do Município de Campos Sales. De acordo com o promotor de Justiça, o vice-prefeito foi contratado, pelo município, “de forma irregular, ilegal e escancaradamente imoral, tendo como salário mensal o absurdo, astronômico, no valor de R$ 40.200,00”, enfatizou.
Conforme o representante do Ministério Público, Valdir Lima Júnior e Lucicleide Rita de Alencar incorreram em atos de improbidade administrativa, previstos nos artigos 9°, 10 e 11 da Lei 8.429/92, o que o levou a requer, desde logo, sua condenação nas sanções previstas no artigo 12, incisos I, II e III, da lei. Portanto, o promotor de Justiça requereu, preliminarmente, a indisponibilidade dos bens do vice-prefeito, em valor suficiente para garantir a execução de uma futura sentença condenatória.
A ação pretende evitar o esvaziamento da Ordem Judicial, na forma do artigo 37, § 4º, da Constituição Federal e do artigo 7º, da Lei 8.429/92, para proibir que aquele possa alienar esses bens, por meio de bloqueios de contas bancárias, aplicações financeiras e registro de cláusula de inalienabilidade de bens móveis (tais como veículos) e imóveis, em valor suficiente para garantir a reparação do dano e o adimplemento da indenização por danos morais difusos, no valor de R$ 1.706.000,00.
Na inicial, Gleydson Pereira também pede que sejam oficiados aos municípios de Salitre e Araripe, bem como o Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato (que administra a Policlínica de Campos Sales), a fim de que remetam tabela contendo a relação da remuneração mensal (inclusive todos os contracheques) percebida nos últimos cinco anos pelo requerido Valdir Lima Júnior, para o fim de, em sendo procedente a demanda, possibilitar o Juízo aplicar a cominação prevista no artigo 12, III, da Lei 8.429/92, além de serem remetidas as portarias de nomeação e exoneração e/ou as datas em que o requerido entrou e saiu do exercício do cargo de médico, bem como as carga horárias nos cargos.
(MPCE)

TJCE emite nota sobre veículo de desembargador alvejado a tiros

 

carrobala

Foto: Diário do Nordeste

Sobre o incidente ocorrido no último dia 10 de julho envolvendo o veículo disponibilizado ao Des. Francisco Pedrosa Teixeira, o Tribunal de Justiça enviou email para esse blog esclarecendo que:
" - A Presidência foi comunicada do fato, juntamente com cópia do Boletim de Ocorrência Policial nº 130-7209/2015, lavrado no 30º Distrito Policial, nesta capital no dia 13 de junho e no mesmo dia autorizou abertura de processo administrativo (nº 8511239-38.2015.8.06.0000) tendo sido remetido aos setores técnicos do Tribunal de Justiça para manifestação inicial.
- Em 17 de julho foi encaminhado expediente ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Social requerendo a realização de perícia técnica no veículo utilizado pelo referido magistrado.
- A Presidência do Tribunal de Justiça, em continuidade a apuração administrativa dos fatos, abriu o prazo de cinco dias para a manifestação do Des. Francisco Pedrosa Teixeira.
- Com relação à investigação da responsabilidade criminal, informamos que tramita Inquérito Policial nº119-104/2015, na 19ª Delegacia Distrital, nesta capital.
Atenciosamente


Assessoria de Imprensa do TJCE

Cagece disponibiliza aplicativo para auxílio no combate ao desperdício de água

CageceMobile

 

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) intensifica o atendimento às ocorrências de perdas e desperdícios enviadas pelo aplicativo Cagece Mobile. O reforço na ferramenta, parte da campanha “Água: Trate com carinho”, lançada no último domingo pela Companhia.
O aplicativo disponibilizado pela Cagece permite ao cidadão um contato direto e instantâneo com a Companhia. “A ideia é que cada um possa atuar como agente fiscalizador no combate ao desperdício e às fraudes de água”, ressalta Neurisangelo Freitas, presidente da empresa.
O Cagece Mobile possui layout e usabilidade simples e intuitiva, com diversas funcionalidades. Através dele, o cidadão pode registrar uma ocorrência de falta de água, vazamentos, além de denúncias de fraudes, buracos, entre outros. As demandas são registradas imediatamente, inclusive com foto capturada no próprio aplicativo ou armazenada no smartphone.
Após abrir uma ocorrência, é possível acompanhar todo o andamento através do aplicativo ou por email. Além disso, através da ferramenta, é possível emitir 2ª via de fatura, acompanhar dicas de como evitar vazamentos em casa, além de conhecer mais sobre atividades realizadas pela Cagece no tratamento da água, entre outros. O aplicativo também traz informações de todas as lojas de atendimento localizadas na capital e no interior e dúvidas frequentes.
O Cagece Mobile está disponível para IOS e Android e pode ser baixado gratuitamente. Além dele, a população também pode entrar em contato com a Cagece pelas redes sociais, ou pelo telefone 0800.275.0195. A ligação é gratuita.

flavio pint

Tentativa de assalto no bairro Vilalta, em Crato na noite desta terça-feira



Dois adolescentes em uma moto tentaram assaltar um grupo de pessoas que estavam na calçada na Rua Cel. José Maia, no bairro Vilalta, na cidade de Crato-CE, por volta das 20 horas desta terça-feira ( 21 ). Um dos bandidos ( o da garupa, sem usar capacete ), desceu rapidamente da moto e ameaçando com uma suposta arma de fogo escondida sob a camisa, tentou tomar o telefone celular de uma senhora, que se negou a entregá-lo, e gritando, chegou a brigar com o assaltante. Vizinhos saíram de suas residências ( ou entraram ), fazendo grande alarde e isso afugentou os meliantes, que partiram em disparada. Não se satisfazendo com o fracasso, entraram na rua lateral ( Vicente Leite ), onde tentaram ainda assaltar outras pessoas, não tendo logrado êxito. A cidade do Crato vive nos últimos tempos, um clima permanente de insegurança, com assaltos à mão armada em plena luz do dia. Muitas pessoas ainda não tendo se acostumado a essa nova realidade, cometem erros grosseiros de segurança, acessando a internet a partir de smartphones, e se tornam vítimas fáceis. Recomenda-se extremo cuidado quando forem vistas duas pessoas de forma suspeita em motos, já que a maioria dos assaltantes as usa com o fim de facilitar a sua evasão do local.

Por: Dihelson Mendonça 
www.blogdocrato.com 





Mauriti vai receber iluminação pública com lâmpadas de Led


led

A nova iluminação será entregue nos próximos dias. (Foto: Divulgação)
Na cidade de Mauriti, no Cariri Leste, a população vai receber nas próximas semanas, uma instalação moderna de iluminação pública, que compreende toda a extensão da Avenida Dr. Fernandes Teles Cartaxo. Além da colocação de novos Kits de luminárias Led, o que proporciona melhor aspecto e visibilidade aos transeuntes no período noturno, a gestão do prefeito Evanildo Simão, também está dando nova roupagem ao posteamento e também, a operação tapa buraco em toda a avenida. Os serviços de recuperação das vias na sede do município visam melhorar o trânsito de veículos e pedestres, o que está acontecendo, com o rejunte feito com pedras toscas e cimento. No entanto, o gestor anunciou que brevemente, toda aquela artéria pública e as demais, receberão uma nova camada asfaltica.
Apesar das dificuldades enfrentadas por todos os municípios brasileiros, Evanildo Simão vem conseguindo manter um ritmo satisfatório de obras estruturantes, na sede e nas comunidades rurais, com a finalidade de atender as inúmeras demandas apresentadas pela população e que fazem parte das promessas de campanha do prefeito Evanildo Simão.

(Rapahel Caldas - Assessoria de Imprensa)


Prefeitura implanta mais uma academia popular em Barbalha.

 

largosilton

Visando a fortalecer a pratica de atividades físicas e o bem-estar da população barbalhense, a Prefeitura de Barbalha implanta mais uma Academia Popular em praça pública. Desta vez no Largo Silton Luna-Cirolândia, na ila Santo Antônio.
O projeto das academias populares começou a ser implantado em Barbalha pela administração do prefeito José Leite, em 2013. As academias visam a estimular a prática de atividades físicas e de lazer para a população. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.
A prefeitura barbalhense já implantou academias populares no Parque da Cidade, no Caldas, na praça Antonio Francisco Sampaio, no Alto da Alegria; no distrito Estrela, no Arajara, na praça João Filgueira Teles (Centro de Barbalha), na praça Maria Duarte Vieira (Dona Mocinha), nas Casas Populares e agora, estar implantando mais uma no Largo Silton Luna.

flavio pinto

Casa Cariri abre hoje

 

casacariri

Foto: Divulgação.

Começa nesta terça-feira (21), em Juazeiro do Norte, a Casa Cariri Mostra 2015, evento pioneiro na área de arquitetura e design, que durante o mês de julho e agosto irá mobilizar a Região. Com um público previsto de 10 mil pessoas durante os 26 dias de realização, a Casa Cariri Mostra acontece na rua Mauro Sampaio, 300, no bairro Lagoa Seca. A abertura para visitação do público será das 17 horas às 22 horas, até o dia 16 de agosto.
Em cinco mil metros quadrados de área e 40 ambientes projetados, o público terá a oportunidade de contemplar trabalhos dos melhores profissionais da arquitetura e design de interiores do Cariri, com uma forte inspiração no regionalismo caririense, sustentabilidade e inovação.
Para o diretor de marketing do evento, Renato Fernandes, a Casa Cariri Mostra surge como um evento de vanguarda, destacando o desenvolvimento do Cariri nos últimos anos, mas com a relevância de preservar a identidade local. Além de contar com grandes profissionais da Região, a Casa Cariri Mostra terá nomes nacionais, com uma programação de palestras a ser desenvolvida para os próximos dias, a exemplo do designer que fez parte do Quadro ‘Lar Doce Lar’, do Programa de Luciano Huck, Marcelo Rosenbaum; Maria Elisa Costa, filha de um dos arquitetos que projeto Brasília, Lúcio Costa; Irmãos Henrique e Fernando Campana, que recentemente realizaram parceria de trabalho com o mestre Espedito Seleiro, artesão do couro do Cariri, além do lançamento do livro do jornalista Xico Sá.
Os grupos de tradição regionais com os artistas terão espaço reservado na mostra, para desenvolverem seus trabalhos, e a contemplação do público presente. Com uma grande estrutura, todos os ambientes de uma residência podem ser apreciados pelo público, com a respectiva receptividade dos arquitetos e técnicos, fazendo com que essa atividade se torne mais acessível.
Desde a chegada, o visitante se surpreende com o espaço. A entrada passa, é claro, por uma casa projetada. Há também área de convivência, o Espaço David Negrão, que terá oficinas ao vivo, com artistas regionais. Todos os locais de uma residência estão sendo incorporados à versatilidade dos ambientes, além de uma ampla jardinagem, restaurante, café, loft, garagem americana, entre outros.
Todos os espaços foram criados a partir da visão que insere a inovação, o regionalismo e a sustentabilidade, com o design e arquitetura, promovendo interação, diálogo e reflexão para quem visita, conforme os organizadores. Por meio de uma parceria com o Sindugesso, do Pernambuco, cerca de 50% dos ambientes foram construídos com material do polo gesseiro, mostrando a versatilidade do uso de um material, já com bastante utilização no Sul e Sudeste do Brasil, além de países desenvolvidos.
SERVIÇO:
CASA CARIRI MOSTRA 2015
ONDE? Rua Mauro Sampaio, nº 300 – Lagoa Seca – Juazeiro do Norte – CE
QUANDO? De 21 de julho a 16 de agosto
HORÁRIO? DAS 17 H ÀS 22 H – TODOS OS DIAS.
Contato: imprensa@casacaririmostra.com.br
(Assessoria do evento)

flavio pinto

Luiz Ivan Bezerra prepara festa dos 104 anos de Juazeiro

juazeiro

 

Foto: Divulgação

O prefeito Luiz Ivan Bezerra prepara a passagem dos 104 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, a ser comemorado nesta quarta-feira, dia 22 de julho. Luiz Ivan Bezerra já tinha anunciado que iria evitar festas, inclusive com shows artísticos por considerar o momento inadequado. Mesmo assim, manteve uma base do que se promove normalmente nessa data começando com uma alvorada festiva às 5 horas e o hasteamento das bandeiras, na Praça da Prefeitura, três horas depois.
Como sempre ocorre, às 9 horas será celebrada missa em ação de graças pela passagem da data na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, bem como o pronunciamento do prefeito às 12h30min por meio de uma cadeia de emissoras de rádio.
Às 14 horas, o prefeito inaugura a Central de Assistência Farmacêutica (CAF) na Rua Tabelião João Machado, no bairro Santa Tereza, e às 16 horas o Festival de Fanfarras no cruzamento da Avenida Ailton Gomes com Rua Nossa Senhora do Carmo.
Antes, visitará novos equipamentos públicos como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) na Rua Manoel Miguel dos Santos, 125 (Lagoa Seca), a Quadra Poliesportiva Francisco Alan Paiva na Rua João Antonio de Araújo (Vila Três Marias) e a Creche Helena Vieira dos Santos na Rua Vicência Maria de Oliveira no Parque Antonio Vieira.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Mais uma EXPLORACRATO termina, e como sempre, o lucro vai, e as moscas ficam para os Cratenses !



Mais uma EXPLORACRATO termina, e com isso, cada vez se confirma que o Crato está entregue em mãos erradas, que não têm o menor respeito por nossa cidade, por nosso povo, nossa arte, cultura, e estão interessados apenas em arrancar os últimos centavos de um povo sofrido, que muitas vezes tem economizado por meses para ser explorado numa festa que perdeu seu encanto e é realizada numa POCILGA, por falta de investimentos. Preocupam-se apenas com os lucros astronômicos, acima de 50 milhões, e o que fazem pelo parque ? Pintam o meio-fio com uma mão de cal, e o parque estará pronto para mais uma exploracrato. 

A festa maior da nossa cidade, a exposição do Crato, famosa em todo o país, de há muito perdeu a sua identidade. Tornou-se uma festa gananciosa, feita apenas para arrancar dinheiro dos trouxas que se submetem a serem explorados. Dever-se-ia chamar-se EXPLORACRATO. É uma festa feita por gente de fora, para trazer atrações medíocres a fim de mostrar ao povo do Cariri. Há muitos anos não há espaço para se mostrar a cultura e a arte produzidas pelos artistas locais, num completo DESCASO e uma tremenda irresponsabilidade. É preciso de uma vez por todas, dar um PÉ-NA-BUNDA desses que tomam conta da EXPLORACRATO, para que voltemos a ter uma festa com atrações dignas da história e da cultura da nossa cidade. O parque é mantido com um mínimo de conservação anual, numa área nobre, que poderia ser usada o ano todo pelos Cratenses, como a área verde, cercada de avenidas. Há, inclusive, um grande projeto no PRU - Plano de Requalificação Urbana do Crato, de 2005, que contempla a sua expansão, até porque, somente cerca de 30 a 40 por cento da área destinada ao parque é atualmente usada. No governo anterior, de Cid Gomes, este chegou a oferecer cerca de 20 a 25 milhões seja para a construção de um novo parque ou a expansão do atual. O grupo gestor publicou em Jornal e temos isso registrado, que melhor seria a saída do parque do local atual para uma terra ( Imagine só ), de um membro do próprio grupo ( muito legal e ético isso aí, hein ? Dinheiro ficaria DENTRO DE CASA ), com a desculpa de que o parque já não comportaria mais a festa. Na verdade, o parque comporta e muito bem. Basta que seja melhor administrado. E são duas realidades distintas: Uma coisa é a festa tradicional, a Expocrato em si, e outra, é a parte de atrações artísticas, que como podemos ver, de artístico nada possui. As atrações são apenas LIXO, como aliás, todos os anos acontece - Cunhou-se até a frase que se tornou corriqueira nas redes sociais: "Expocrato, todo ano, a mesma merda", porque essa é a realidade. Somente forró eletrônico, uma música decadente, imbecil, produto de uma mídia corrompida aliada a produtores gananciosos, para alimentar a mente doentia de uma multidão de alienados; Acorda, Crato! Expulsa esses que hoje te prejudicam! Levantem-se filhos legítimos da nossa terra, só assim poderemos colocar no poder e nos locais essenciais, pessoas realmente compromissadas com a nossa cidade, com nossa história, nossa cultura e nosso povo! Acima de tudo, é preciso trazer o controle da Expocrato de volta aos Cratenses, coisa que nunca deveria ter sido perdida, pois essa festa é do povo do Crato !

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com





Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30