xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/06/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 junho 2015

Trabalhadores da Coelce vão paralisar por quatro horas no próximo dia 30

coelce_0_4-625x416

 

Os trabalhadores da Coelce decidiram, em assembleia realizada nesta semana, suspender as atividades em todo o Estado durante quatro horas. A paralisação temporária ocorrerá na próxima terça-feira, das 8 às 12 horas. A mobilização é fruto da insatisfação da categoria com as negociações salariais, que desembocaram em dissídio coletivo, com a supressão do adicional de periculosidade e com o reajuste de 17% do plano de saúde.

Há 25 anos que não havia paralisações de trabalhadores na Coelce. ​Mesmo com o aumento de cerca de 40% na tarifa de energia em 2015 e do lucro líquido de R$ 132 milhões no primeiro semestre deste ano – representando aumento de 103% em relação a igual período do ano passado, a Coelce estabeleceu meta de redução de custos de 11%.

A categoria diz que essa contenção está concentrada no ataque aos direitos dos trabalhadores. Nas últimas semanas, veio a informação por e-mail, oriunda da direção da empresa, de que, a partir do dia 10 de julho, haverá corte do adicional de periculosidade de dezenas de trabalhadores.

Também é motivo de descontentamento o aumento de 17% do plano de saúde, incompatível, segundo a categoria, com o reajuste salarial de 6,34% (inflação medida pelo INPC), concedido pela Justiça, em março, por meio de liminar. Os demais itens sociais e econômicos do Acordo Coletivo de Trabalho ainda aguardam um desfecho do dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região.

O Povo

UFC 60 Anos – Exposição resgata momentos da Instituição

ufc2

“Celebrando o aniversário de instalação da Universidade Federal do Ceará, foi inaugurada nesta quinta-feira, no Salão Nobre da Reitoria, a exposição UFC 60 Anos. Organizada pelo Memorial da UFC, a mostra conta com imagens, entre fotografias e mapas, que recontam a trajetória da Instituição desde os seus primórdios até os dias atuais.

São 106 fotografias e imagens, divididas em 13 painéis, abrangendo momentos a partir de 1959. Propondo um percurso imagético pelo tempo, a exposição traz memórias da construção das faculdades iniciais e reforma de prédios de cursos, solenidades de colação de grau, manifestações artísticas, políticas e culturais, expansão para o interior do Estado e registro de ambientes de equipamentos da UFC como o Teatro, a Imprensa e a Rádio Universitária.

Também nessa exposição o cotidiano dos alunos pode ser visto em fotos que revelam as atividades dos Jogos Universitários, o dia a dia no Restaurante Universitário e até mesmo na Barbearia da UFC. Essa atividade já foi extinta e era oferecida na década de 1960.”

(Site da UFC)

Projeto para geração de energia solar no Canal da Integração será apresentado ao BID

solar

No próximo dia 29 de junho, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, estará em Brasília/DF para apresentar uma projeto-piloto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas à qualidade dos gastos públicos e convivência com as mudanças climáticas.
O projeto prevê a utilização de painéis solares sobre a superfície do Canal da Integração, o que reduziria a perda por evaporação do sistema de transporte de água, além de diminuir custos e gerar energia elétrica limpa, sem o lançamento de gases tóxicos na atmosfera.
A iniciativa envolve diretamente as secretarias da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplag), Meio Ambiente (Sema) e Recursos Hídricos (SRH), que também enviarão representantes para participar do encontro em Brasília.
A proposta de cooperação técnica entre Governo do Ceará e BID está orçada em US$50.000,00, valor que inclui diagnóstico, estudo de viabilidade técnica e o anteprojeto para a instalação dos sistemas fotovoltaicos nas grandes áreas planas ou com pouca inclinação que formam o Canal da Integração.
Além do secretário Inácio Arruda, participarão do encontro pela Secitece o secretário executivo, Gilvan Paiva, e a Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Adeline Lobão.

Emília Augusta
Coordenação de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior

Atividades lúdicas melhoram rotina de internação no Albert Sabin

 

atividades_ludicas_hias_2015Muitos são os meios de estimulação para o desenvolvimento saudável da criança no processo de hospitalização. As atividades lúdicas com jogos educativos, brinquedos, pintura e livros são alguns dos exemplos que aliviam o estresse da internação hospitalar e possibilitam uma nova leitura do cuidar. Como parte da missão de prestar assistência terciária à criança e ao adolescente de forma segura e humanizada, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria de Saúde do Estado, promove ações que transformam o ambiente hospitalar e proporcionam condições psicológicas melhores para os meninos e meninas internados e acompanhantes.
De acordo com a terapeuta ocupacional Eliana Queiroz, observar, perceber e compreender os diferentes aspectos da doença e da hospitalização são importantes para a criança e sua mãe. A atividade lúdica é uma oportunidade para a expressão das características singulares ao processo de adoecimento e hospitalização. “O nosso trabalho é observar como a criança está. A gente observa na atividade, na conversa com a mãe. Muitas crianças chegam aqui deprimidas e acabam se desenvolvendo com o trabalho terapêutico”, diz.
Lúcia de Fátima Marques Ribeiro, 55, é de Itarema e há um mês acompanha a neta Maria Amanda dos Santos Ribeiro, 11, no Albert Sabin. Amanda foi diagnosticada com lúpus e o tratamento mudou a sua rotina repentinamente. Longe da escola, de casa, dos amigos e da família, ela lida com a doença durante as realizações de hemodiálise e outros procedimentos clínicos durante a internação. Para a avó, poder contar com espaços onde a criança pode curtir a infância e desenvolver sua criatividade é de fundamental importância para recuperação da saúde dela. “Melhor é estar aqui do que ficar só, deprimida por conta da internação. Ajuda na recuperação”, comenta dona Lúcia.
O valor terapêutico do brincar não está relacionado somente a brinquedos. A leitura de livros e a contação de histórias ofertam ambientes onde o espaço entre o real e a fantasia estimulam a criatividade e relaxam não apenas as crianças em tratamento, mas também aos seus acompanhantes. Eliana ressalta que as mães evoluem com as atividades lúdicas e tornam-se mais preparadas para cuidar de seus filhos durante a hospitalização. “Elas ficam cheias de tensão e nesse momento, elas esquecem. A pintura ajuda a diminuir a ansiedade e elas relaxam. Todos os dias elas vêm para cá (espaço lúdico)”, fala.
Grávida de seis meses e do sexto filho, a moradora de Redenção, Ana Cláudia Souza Silva, 30, é uma das mães que participam do grupo terapêutico orientado por Eliana Queiroz. Ela acompanha o filho caçula José Hermes de Souza Silva, 1 ano e 3 meses, na recuperação de uma colostomia. E conta que, quando surge uma oportunidade, ela se junta às outras mães para desenhar, pintar e participar das oficinas artesanais. “Quando eu venho pra cá, me sinto super bem, sai um monte de pensamento negativo. Acho muito importante esse serviço que ela (terapeuta ocupacional) faz com a gente. Já frequentei outros hospitais e não tinha isso”, declara.
O benefício da leitura: explorando o mundo de dentro do hospital
O Hospital Infantil Albert Sabin também conta com projetos de incentivo à leitura, promovendo a educação inclusiva por meio de aulas particulares e atividades onde o livro é o mundo a ser desbravado pelos pequenos pacientes. Um dos espaços da Cidade da Criança é a Biblioteca Raquel de Queiroz, onde a criança vivencia a alegria e a magia dos contos, das fábulas e de outras leituras que dão asas aos sonhos da infância, como acontece com Dávilla Emilly de Sousa Melo, 3, que não sabe ler, mas se arrisca a narrar a história dos 101 Dálmatas. Ao abrir o livro e com o olhar atento às cores das páginas, seus pequenos dedos deslizam nas folhas e sua imaginação aflora num piscar de olhos. “Era uma vez os cachorros...”, começa.
Há cinco dias internada no Albert Sabin, se recuperando de uma cirurgia de apendicite, Dávilla não nega a alegria que sente quando chega na Cidade da Criança. Segundo a mãe Daniele Nogueira Sousa, 26, não só a filha desfruta do ambiente de descontração como ela mesma se sente bem em poder contar com um espaço como esse para descansar. “É muito bom, tudo é ótimo aqui. Ela se anima mais e até a gente fica mais relaxada”, afirma.
E isso não é diferente para Rayssa Silva, 10. Se tratando de um cisto no rim, há um mês Rayssa está hospitalizada. Desde que chegou no Albert Sabin, não perde um dia sem ir à Cidade da Criança para ler e também brincar com os outros meninos e meninas internos. “Quando eu estou lendo, fico concentrada na história. Acho bom para poder me desligar das coisas, como, por exemplo, de ficar deitada em uma cama horas e horas”, confessa.
De acordo com a pedagoga Beatriz Xavier, 34, a leitura possibilita a criança fantasiar, criar e vivenciar parte de um mundo que ela não conhece, é uma descoberta para ela, tornando-se um divertimento e um estímulo para exercitar o seu potencial lúdico espontâneo. Beatriz dá aulas particulares a crianças com idade a partir de quatro anos que estão internadas na Unidade de Pacientes Especiais (UPE), do Hospital Albert Sabin. Esse programa de educação inclusiva é uma parceria entre o Hospital, a Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal (Abrame) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).
Durante tês dias por semana, a pedagoga ensina disciplinas como matemática, português, natureza, artes e música. Além de trabalhar o aspecto cognitivo, ela trabalha também os aspectos motor, social e afetivo. “A gente vivencia, conhece a criança, vê o que ela gosta para fazer um trabalho diferenciado. Quando a gente chega, é uma novidade, é um divertimento, é algo diferente. A professora traz um mundo escolar para dentro do hospital”, comemora.

Assessoria de Comunicação do Hias

Centro de Eventos tem receita 40% maior que em 2014

CECe

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) teve receita de R$ 4,7 milhões nos seis primeiros meses deste ano. O número é 30% maior que o registrado no mesmo período de 2013 (R$ 3,7 milhões) e 40% maior que o primeiro semestre de 2014 (R$ 3,2 milhões). Só este mês, serão 14 eventos realizados no Centro de Eventos, o que faz de junho de 2015 o segundo melhor mês da história do equipamento, só perdendo para o mês de abril de 2013.

Uma das ações da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), responsável pelo CEC, para atrair mais eventos foi criar uma Gerência de Captação de Eventos, que mantém contato com o trade regional e nacional em busca de aumentar ainda mais a agenda do Centro de Eventos. "Essa ação mostra a preocupação da Setur não só com esse grande equipamento, mas também com o turismo de negócios do Ceará, que é muito importante para que não haja sazonalidade no turismo", destaca a secretária executiva do Turismo do Ceará, Luciana Lobo.

O equipamento receberá em agosto deste ano a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor (Abad), o maior encontro de negócios do segmento na América Latina. O evento - realizado pela segunda vez no CEC - reúne 200 expositores e 40 mil visitantes, com geração de R$ 18 bilhões em negócios. "Se não fosse o Centro de Eventos, o Ceará não teria como receber um evento desse porte. Este ano tem sido muito bom. Nossa agenda já tem 130 eventos programados até 2020", ressalta a gerente geral do CEC, Lívia Holanda.

Sobre o CEC

O Centro de Eventos deve receber este ano um gradil que rodeará todo o equipamento. A licitação, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (19), será por pregão presencial no próximo dia 2 de julho. O edital está disponível no site da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (www.seplag.ce.gov.br). A Setur, que hoje tem sua sede no CEC, também quer implantar câmeras de segurança, antenas de sinal telefônico e rede Wi-fi.

O Centro de Eventos é o mais moderno e mais bem equipado centro de eventos da América Latina, com capacidade para realização de 44 eventos simultaneamente e para receber mais de 30 mil pessoas. São 176.899 metros quadrados de área total, com mais de 3.200 vagas de estacionamento.

 

Yanna Guimarães
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)

Obras de restauro em rodovias estaduais devem ser concluídas no fim do ano

Trechos das CEs 060 e 232, entre Juazeiro do Norte e Caririaçu, Nova Olinda e Potengi e de Potengi até Campos Sales serão restaurados. A expectativa do Departamento Estadual de Rodovias (DER), responsável pelas intervenções, é de que as obras sejam concluídas até o fim deste ano. A iniciativa conta com investimento total de R$ 82.168.835,35, do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o superintendente o DER, Sérgio Azevedo, 27 quilômetros estão em processo de restauração na CE-060, atualmente com 91% de execução, que conta com investimento de R$ 20.455.533,17.

No segundo trecho, referente ao perímetro de Nova Olinda a Potengi, onde estão investindo R$ 28.025.332,28, 68% dos 43 quilômetros totais que serão restaurados já foram concluídos. No trecho de Potengi a Campos Sales, onde estão sendo aplicados R$ 33.687.969,90, 30% dos 54 quilômetros de restauração da CE 292 já avançaram.

O objetivo da restauração é dotar os trechos de melhores condições de tráfego e segurança viária, beneficiando o escoamento da produção e promovendo melhorias na integração entre os municípios de Nova Potengi, Araripe, Campos Sales, Juazeiro do Norte e Caririaçu.

Além disso, parte das áreas de Juazeiro do Norte restauradas atrai milhões de romeiros todos os anos e figura como uma das mais importantes cidades do Estado em termos econômicos e culturais, juntamente com Sobral e Crato.

Diario do Nordeste - Regional

Posse de Luiz Ivan traz preocupação aos aliados do prefeito afastado Raimundo Macedo

 

luisivanposse

Luiz Ivan prestou juramento na Câmara Municipal. (Foto: Flávio Pinto)

A posse do  prefeito Luiz Ivan Bezerra nesta quinta-feira (25), já trouxe preocupação para os aliados do prefeito afastado Raimundo Macedo (PMDB) e secretários e servidores municipais da confiança do gestor afastado por improbidade administrativa. Ao pregar durante sua posse tanto na Câmara Municipal quanto na sede da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Luiz Ivan deu recado bem claro: "Vou governar com unidade. Estou aberto a todos que me procurarem", disse o prefeito. Para bom entendedor, o prefeito interino quis dizer que pode abrir portas de seu governo para todas as correntes políticas, pois ao contrário de Raimundão, não tem inimigos políticos e se dar bem com todas as correntes ideológicas.
Luiz Ivan tem como mentor político o irmão Arnon Bezerra, cuja relação, já vinha desgastada com Raimundão desde a campanha eleitoral passada, quando o então prefeito jurou apoiá-lo na campanha e nunca o fez.
A mágoa persiste até hoje e se depender de Arnon, Raimundão não volta ao cargo e o irmão cortaria qualquer relação com a administração fracassada do prefeito afastado. O pontapé seria começar rompendo todos os contratos e licitações duvidosos.
Porém mais comedido e sem querer - pelo menos nesse momento, até uma decisão mais clara da Justiça -, bater de frente com Raimundão, Luiz Ivan faz política de boa vizinhança, assegurando que ficará no cargo somente por 180 dias como determinou a Justiça.
Prefiro aguardar mais algumas semanas. Mudanças virão, aguardem!.

flavio pinto

Fórum do Crato chega aos 199 anos com programação para festejar o ano do bicentenário

forumcrato

 

A unidade judiciária mais antiga do Interior do Estado completa 199 anos de criação neste  sábado, dia 27. Instituída pelo rei Dom João VI, em 27 de junho de 1816, a Comarca do Crato inicia a programação para festejar o seu ano bicentenário nesta sexta-feira (26).
O diretor do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, juiz Renato Belo Vianna Velloso, destacou que “a Comarca tem profunda e histórica relação com o Poder Judiciário”. A partir das 9h, no Fórum local, terá início a solenidade de comemoração de aniversário, que contará com vários eventos realizados por magistrados e servidores em parceria com entidades locais.
Haverá, ainda, apresentações da orquestra Solibel, coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) e da banda municipal.
Também serão apresentados os trabalhos empreendidos na Comarca pelo Judiciário cearense e divulgada a programação de eventos para ocorrer no transcurso do ano do bicentenário (ver relação abaixo).
Atualmente, o Fórum tem seis unidades judiciárias, sendo duas Varas Criminais, duas Cíveis, uma de Família e Sucessões, e um Juizado Especial Cível e Criminal.
HISTÓRIA
De acordo com o livro do escritor Raimundo de Oliveira, a Comarca do Crato foi criada por meio de alvará assinado por Dom João VI, em 27 de junho de 1816. O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato. A nova Comarca compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras, que por este alvará sou servido elevar à qualidade de vila.
PROGRAMAÇÃO
1. Reedição do livro que trata da história da Comarca do Crato, com atualização, conforme autorização da família do escritor Raimundo de Oliveira Borges;
2. Emissão de selo comemorativo dos 200 anos de criação da Comarca;
3. Concurso literário nas escolas do município sobre o bicentenário da Comarca;
4. Visita de magistrados às escolas da rede de ensino pública e particular divulgando o Poder Judiciário, o aniversário da Comarca e convocando para o concurso literário;
5. Concurso de cordel sobre o bicentenário da Comarca;
6. Concurso de artesanato para escolher o troféu do bicentenário, a ser entregue a autoridades marcantes na história da Comarca;
7. Concurso de vídeo documentário sobre a Comarca e seus 200 anos, do qual participarão os alunos da escola profissionalizante e outros estudantes do ensino médio da rede de ensino;
8. Realização de missas e outros atos ecumênicos no transcurso do ano do bicentenário;
9. Ação social em comemoração ao bicentenário envolvendo diversas entidades da cidade.

flavio pinto

Juazeiro do Norte tem novo prefeito

 

ivanposse

Juazeiro do Norte tem novo prefeito.  Acaba de ser empossado, o prefeito interino Luiz Ivan Bezerra de Menezes.  A posse aconteceu nesta tarde de quinta - feira ( 25), na Câmara Municipal.
Luiz Ivan fez o juramento e lembrou que a cidade passa momento delicado, " Peço a toda sociedade e órgãos intituídos para juntos nos unirmos em torno de Juazeiro. Tenho 180 dias pra governar. Quando o, prefeito Raimundão voltar vai encontrar a casa arrumada", diise o prefeito Luiz Ivan evitando polemizar sua posse.
Luiz Ivan também afirmou que vai se reunir com o secretariado ainda hoje e que, inicialmente,  vai procurar trazer recursos para o município através de seu irmão, mo deputado federal Arnon Bezerra e do governador Camilo Santana.

Flavio pinto

O presente - Por: Emerson Monteiro

Na China existiu um velho guerreiro que nunca fora derrotado. Apesar da  idade avançada, era capaz de lutar com os mais novos e sempre levar a melhor. Sua fama atravessava o país, correndo mundo afora. Seus alunos o admiravam e respeitavam seus ensinos.

Lá um dia outro guerreiro famoso se apresentou disposto a medir forças com o Mestre, porquanto sabia do prestígio que desfrutava e trazia em si o firme propósito de vencê-lo em combate de proporções jamais presenciadas. Queria ser o primeiro a derrotar aquele senhor da luta.  

O desafiante, além de apresentar força e habilidade inigualáveis, possuía talento sem igual para descobrir pontos fracos nos oponentes, explorando-os até conseguir anular-lhes a concentração e vencer a resistência, destarte triunfando em todos os combates. Forçava os adversários a revelar as fraquezas, atacando-os, então, com extrema bravura. Dadas tais características, depois do primeiro momento de duelo ninguém resistiria a seus golpes fatais. (Descritas as características de ambos os lutadores, prossigamos a história).  

Sabedor das intenções do desafiante, o Mestre de pronto aceitou o desafio, no que pesassem as observações zelosas dos discípulos a preveni-lo. E veio a data do embate cercada de grande pompa, a reunir enorme multidão.

Os dois se posicionaram com o jovem guerreiro principiando a fazer provocações verbais usando de xingamentos vis, a lançar punhados de areia e cuspir no rosto do adversário, gestos que se repetiram por longos e longos minutos.

Entretanto, impávido, o velho guerreiro resistiu sem perder a tranquilidade, extático, calmo e dono da luta, se mantendo à frente nos golpes. Não demorou muito a derrotar o petulante agressor que, por fim, se esquivou envergonhado debaixo de apupos e vivas. 

Desconcertados por ver o Mestre se manter passivo no decorrer de quase toda a luta, os alunos quiseram saber a razão desse tipo de atitude em faca das agressões sofridas: 

- Por que o senhor teve de suportar tanta humilhação sem impor qualquer resposta, e esperar tanto para revidar as ações do opositor e chegar à vitória?

- Quando nos mandam um presente e nós evitamos receber – ele respondeu -, esse presente fica nas mãos de quem oferecer. Dessa forma, retorna a quem o enviar.  

Prefeito de Campos Sales exonera 41 servidores em situação de nepotismo

 

Loiola

Moésio Loiola é prefeito de Campos Sales (Foto: Flávio Pinto)

O prefeito de Campos Sales, no Cariri Oeste, Moésio Loiola exonerou 41 servidores que estavam em situação de nepotismo, ou seja, que tinham comprovadamente vínculos de parentesco com agentes públicos ou com membros do legislativo e a Câmara Municipal. As exonerações ocorrerem depois que o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça Gleydson Leanndro Carneiro Pereira, expediu uma recomendação direcionada ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal de Campos Sales.
O MPCE constatou, por meio de procedimento administrativo, a existência da prática de nepotismo na Prefeitura e na Câmara Municipal de Campos Sales. Tal prática viola a garantia constitucional da impessoalidade administrativa, pois estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público.
Segundo o promotor de Justiça Gleydson Leanndro, a manutenção dos servidores poderia configurar abuso de poder, capaz de causar enriquecimento ilícito, dano ao erário e atentado contra os princípios da administração, configurando, em tese, ato ilícito de improbidade administrativa passível de repressão na esfera judicial.
Além pedir a exoneração dos servidores enquadrados na situação de nepotismo, o MPCE requereu que o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de abstivessem de contratar, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, pessoa jurídica cujos sócios ou empregados sejam cônjuges, companheiros, ou que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, com o prefeito, o vice-prefeito, os secretários municipais, os chefes de gabinetes, os vereadores, os presidentes ou dirigentes de autarquias, institutos, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas municipais, bem como com os demais ocupantes de cargos de direção, chefia ou assessoramento, que detenham a atribuição de nomear e exonerar ocupantes de cargos comissionados e funções gratificadas no âmbito da administração pública municipal direta e indireta.
Pede, também, que deixem de manter, aditar ou prorrogar contrato com empresa de prestação de serviços que venha a contratar empregados que se enquadrem nas vedações acima mencionadas.

flavio pinto

MP recomenda Lei do Silêncio nos municípios de Assaré e Tarrafas

leidosilencio

Em Tarrafas, a prefeita Girleuda Matias (PT), já adotou as medidas sugeridas pelo Ministério Público. Em vários estabelecimentos foram fixados a portaria do MP, na qual está exposta a recomendão da lei de silêncio. No último dia 18, o Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Assaré e também respondendo pela comarca de Tarrafas Davi Carlos Fagundes Filho, expediu recomendações, aos proprietários e administradores de casas noturnas, boates, bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos assemelhados, a fim de que se abstenham de utilizar som automotivo e equipamentos conhecidos popularmente conhecidos como “paredões” em níveis de intensidade capazes de causar poluição sonora, transtornos e perturbação ao sossego público.
As informações sobre as medidas que foram tomadas para o cumprimento da recomendação devem ser encaminhadas ao Ministério Público, no prazo de 30 dias. O promotor de Justiça adverte que a recomendação dá ciência aos destinatários quanto às providências, pelo que a omissão na adoção das medidas recomendadas implicará no manejo das medidas administrativas e ações judiciais cabíveis, em sua máxima extensão, para coibir a afronta à legislação.
Os referidos empresários devem informar aos seus empregados sobre o conteúdo da recomendação, de modo que todos estejam cientes das consequências das condutas ilegais nela descritas. Eles não podem impedir ou dificultar a ação da Polícia Militar e da Unidade de Polícia Civil nas fiscalizações efetivadas. Na dúvida acerca da utilização legal de equipamentos de som ambiente em seus estabelecimentos, os proprietários devem se dirigir ao Destacamento da Polícia Militar ou à sede da Promotoria de Justiça para obter esclarecimentos.
O documento recomenda que os municípios procedam a apreensão de qualquer aparelhagem de som, em locais públicos ou não, fechados ou não, sem licença ou autorização especial de ruído da autoridade ambiental municipal ou estadual (Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou Superintendência Estadual do meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE), que esteja emitindo ruídos excessivos, filmando e/ou fotografando a ocorrência, quando possível.

flavio pinto

UFCA fecha convênio com Universidade Nova Lisboa

ufc

A Universidade Federal do Cariri  (UFCA) formalizou parceria com a Universidade Nova de Lisboa, por meio da assinatura do Convênio de Cooperação, ocorrida na última segunda-feira, 22, em Lisboa. O documento foi assinado pela Reitora da UFCA, Suely Salgueiro Chacon, e pelo diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daquela instituição, professor João Costa.
A cooperação entre as universidades durará cinco anos. O convênio se desenvolverá nos eixos da pesquisa e docência, publicações interinstitucionais, intercâmbio de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, bem como prevê cláusulas administrativas acerca do fluxo de representantes e estudantes das universidades.
Com a nova parceria, a UFCA consolida seis convênios em Portugal, incluindo o Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade Fernando Pessoa, Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto e Universidade do Algarve.
O termo de cooperação com a Universidade Nova de Lisboa é resultado da Missão Internacional UFCA, iniciada em 2014, da qual também decorre a oficialização de convênio com a Universidade Politécnica de Madri, prevista para esta semana. De acordo com a Diretora de Cooperação Internacional, professora Cleide Rodrigues, outros convênios estão em processo de articulação da UFCA com universidades na Argentina, Espanha, Peru, Venezuela, Uruguai, Equador e Itália.
(Site da UFCA)

Asa Branca vence Festival de Quadrilhas do Crato

 

quadrilhascratoO festival movimentou dois dias de festa junina no Crato. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Cultura do Crato realizou nos dias 21 e 22 de junho o Festival Regional de Quadrilhas. O evento reuniu centenas de pessoas no Largo da RFFSA numa festa intensa de cultura. Esse ano a vencedora foi a quadrilha campos-salense, Asa Branca. O festival fez parte da programação da virada cultural, que foi uma ação comemorativa aos 251 anos do Crato, e teve o objetivo de incentivar as tradições juninas do Município.
Visando apoiar, promover e mobilizar as agremiações juninas, esse ano o festival contou com a participação de quadrilhas de outros municípios como Assaré, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Várzea Alegre, Farias Brito, Aiuaba, Campos Sales e Iguatu. A Secretária de Cultura do Município, Dane de Jade, ressalta que o festival pretende preservar o bem-estar, lazer e entretenimento. “Nossa pretensão é difundir as tradições culturais do nosso município e fomentar os festejos juninos”, diz.
As quadrilhas juninas participantes do festival foram Asa Branca, Quadrilha do Gil, Rochedo dos Matutinos, Nação Nordestina, Agremiação Junina, Arraia do Patativa, Arriba Saia, Siri-ara, Xamego Nordestino, Cantando o Nordeste, Arraia Xamego Bom, Tradição Junina, Guerreiros do Sertão, Arraia do Gonga.
(Governo do Crato)

Câmara aprova projeto das desonerações

camarafederal2

(Foto: Estadão Conteúdo)
A Câmara aprovou na madrugada desta quinta-feira, 25, o texto-base do projeto de lei que reduz a desoneração da folha de pagamento de mais de 50 setores da economia. Por pressão da bancada do PP, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), aceitou incluir o setor calçadista entre aqueles com tratamento diferenciado.
O relatório da proposta enviada pelo Executivo em março aumenta as alíquotas de recolhimento das empresas que participam do regime especial de tributação. Esta é a última medida do ajuste fiscal e tem sido apontada pela presidente Dilma Rousseff como crucial. Para conseguir a aprovação do texto-base, no entanto, o governo teve que fazer concessões, o que deve resultar numa recomposição de receita menor do que a originalmente prevista.
A votação terminou à 1h e será retomada às 9h, quando deputados apreciarão 26 emendas ao texto. O texto foi aprovado por 253 votos a favor, 144 contra e uma abstenção. PSDB, PSB, DEM, Solidariedade, PPS e PTB orientaram seus deputados a votar contra o relatório de Picciani.
O relator promoveu novas alterações em seu relatório e deu tratamento diferenciado a outros setores econômicos, além dos previstos inicialmente. Eles terão uma recomposição de alíquotas intermediária, mais suave daquela defendida pelo governo. Foi incluído nesse rol, por exemplo, os calçadistas e artefatos de material têxtil, além de automóveis para o transporte de 10 pessoas ou mais (exceto trólebus). O relator e líder do PMDB, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), ampliou ainda a lista de excepcionalidades para as empresas auxiliares ao transporte aéreo de carga e de passageiros.
A previsão original de Picciani era apenas conferir o benefício à comunicação social, transportes, call centers e itens da cesta básica. Houve ainda outra novidade no relatório do peemedebista: os itens alimentícios que compõem a cesta básica, que antes teriam uma majoração parcial nos tributos, não serão mais atingidos pelo projeto, segundo Picciani. Ele incluiu ainda mudanças na tributação de bebidas produzidas na zona franca de Manaus.
Batalha da mandioca
Depois de tentar obstruir a sessão, que só começou depois das 22h, a oposição fez duras críticas ao projeto e à presidente Dilma Rousseff. "Não é justo e não é correto o que o governo e o que este projeto está fazendo com o Brasil. É um grande equívoco num momento de crise. Este projeto, como está, você está escolhendo quem vai morrer e quem vai ficar vivo", disse o líder em exercício do PSDB, Nilson Leitão (MT).
"A mandioca é o que ela está colocando nos brasileiros. É uma irresponsabilidade sem tamanho. Deve ser para isso que ela quer a mandioca. A incompetência desta mulher vai falir o País", disse Leitão, ironizando declaração feita por Dilma no início desta semana, quando a petista fez uma "saudação à mandioca".
Líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) pediu que as declarações de Leitão fossem retiradas dos anais. "Respeite a instituição, respeite a mulher que é a presidente do Brasil e não use esse tipo de palavra na Câmara dos Deputados", afirmou.
Após a resposta de Guimarães, os deputados Décio Lima (PT-SC) e Leitão se desentenderam e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu intervenção da Polícia Legislativa no tumulto.
A fala de Leitão gerou reação dos parlamentares. "Dilma foi eleita. Quem não aceitar isso vá chorar, se encolhe, vá torcer o próprio cabelo, mas não me venha desrespeitar a presidente eleita", reagiu a líder do PC do B, Jandira Feghali (RJ).
Depois da confusão, Leitão tentou minimizar a polêmica e disse que "jamais ofenderia uma mulher". "O meu respeito (a mulher) continua igual, agora meu desrespeito a gestão da presidente Dilma continua cada vez maior", disse. "No meu discurso na tribuna usei aquilo que achei que era conveniente no momento".

Estadão Conteúdo

Procissão de São João Batista, em Crato

A população do bairro do Mirandão, zona leste de Crato, fez procissão para o seu Padroeiro, São João Batista,  na noite desta 4ª feira. A procissão percorreu as principais   ruas do bairro e,  logo após a procissão, foi celebrada a Santa Missa na capela de São João Batista.

(Postagem original: Blog do Gesso–Crato)

“A Diocese de Crato está ansiosa pela inauguração da Fazenda da Esperança Pe. Cícero”, afirma Dom Fernando Panico – por Patrícia Silva

Encontro dos missionários da Fazenda da Esperança com Dom Fernando Panico e membros da Diocese de Crato. (Foto: Patrícia Silva)
Acolhendo os missionários da Fazenda da Esperança, que chegaram à Diocese de Crato para realizarem uma missão antes da inauguração da quarta unidade desta instituição no Ceará, localizada em Mauriti, o bispo Dom Fernando Panico se reuniu com os jovens missionários na cúria diocesana, em Crato, dia 22, quando afirmou: “A Diocese de Crato está ansiosa pela inauguração da Fazenda da Esperança Pe. Cícero”. Também participaram da reunião o coordenador regional, Pe. Justene de Oliveira, o vigário geral da Diocese, Pe. José Vicente Pinto, o ecônomo da Diocese, Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos, e representando a coordenação local da Fazenda da Esperança, Marisalva Tavares.
Na reunião Dom Fernando falou sobre a expectativa que a Diocese de Crato está vivenciando para a inauguração da unidade terapêutica, apresentou a realidade diocesana e a devoção ao Pe. Cícero, padroeiro da primeira Fazenda da Esperança do interior do Ceará.
Definindo a Fazenda da Esperança como um santuário onde as pessoas se encontram com a verdadeira esperança que é Deus, o padre Justene expressou alegria com a proximidade da inauguração. “O ‘Padrinho Cíço’ será nosso protetor. Aqui será um lugar especial, vamos ajudar a todos e, como o Pe. Cícero, não colocaremos limites para auxiliar o próximo. Deus tem feito milagre na Fazenda da Esperança Pe. Cícero. Partilha, fraternidade e disponibilidade foi o que encontramos aqui na Diocese de Crato”, afirmou.
O coordenador regional destacou a acolhida feita pelo povo de Mauriti como algo que o surpreendeu. “Estou encantado com o que os missionários me disseram sobre a acolhida feita pelo povo de Mauriti. Podemos afirmar com clareza que caiu a Fazenda da Esperança no coração de cada um”, falou.
A Fazenda da Esperança Pe. Cícero será inaugurada dia 12 de julho com a celebração da Santa Missa às 16h, no Distrito Coité, em Mauriti, onde está localizada a instituição. A missa será presidida por Dom Fernando e concelebrada pelos padres da Diocese de Crato, o coordenador regional e o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel. O governador do Estado, Camilo Santana, também já confirmou que estará presente.
A unidade acolherá 22 dependentes químicos que, ao manifestarem o desejo de saírem das drogas, passarão por uma triagem e após este passo a coordenação da casa dará início ao processo terapêutico. Para isso o interessado deve escrever uma carta a próprio punho, e entregar na Fazenda da Esperança Pe. Cícero. As cartas já estão sendo recebidas pela coordenação. Mais informações entrar em contato com a Cúria Diocesana (88) 3521-1110.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31