xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/06/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 junho 2015

Sete anos depois, Justiça começa a julgar o escândalo do Juaforró 2008

 

Raimundaomacedo

 

Sete anos depois de estourar o escândalo do Juaforró 2008, a Justiça Federal, finalmente agendou para o período de 15 a 19 de junho, o início do julgamento do caso. A ação penal é proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que durante os sete anos investigou e apontou vários crimes montados por um grupo de pessoas ligadas ao atual prefeito Raimundo Macedo (PMDB). Na época (2008), Raimundão cumpria o último ano de seu primeiro mandato (2005-2008).
Entre as denúncias apresentadas e comprovadas pelo MPF estão desvio de dinheiro público, superfaturamento e lavagem de dinheiro, envolvendo a quantia de R$ 900 mil repassada à Prefeitura de Juazeiro pelo Ministério do Turismo para a realização do Juaforró 2008.
De acordo com os autos, a prefeitura na época, recorreu a uma empresa de fachada estabelecida no município de Farias Brito, para promover o evento com a finalidade de desviar recursos públicos.

flavio pinto

Lojistas do shopping estão otimistas para o Dia dos Namorados

caririgarden1

 

Os lojistas do Cariri Garden Shopping entram no clima do Dia dos Namorados, 12 de junho, com promoções especiais para o período. Lojas de roupas, calçados, informática, acessórios e perfumaria, estão com promoções especiais para atender o público, com expectativa de comercialização acima do ano passado, em até 10%.
Desde a semana passada que a movimentação no comércio tem se intensificado, na procura de presentes para os namorados. No Cariri, esse dia tem um motivo a mais pelas festividades do santo casamenteiro, Santo Antônio, bastante festejado na região.
Para a gerente de loja Gesiane Cruz, a expectativa tem sido muito boa para essa data. “Um sucesso que queremos repetir, como ocorreu no Dia das Mães, este ano, de 20% acima das vendas de 2014”, diz.

(Assessoria do shopping)

Camilo aponta prioridades para o Ceará durante Fórum Regional Dialoga Brasil

Forummailing3

 

O governador Camilo Santana debateu nesta quinta-feira (11), no Centro de Eventos do Ceará, diversos projetos para o Ceará e a região Nordeste durante o Fórum Regional Dialoga Brasil, como ações de convivência com a seca e medidas para a segurança e saúde pública. O encontro serviu para o Governo Federal e estados conversarem com a sociedade civil sobre a construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Participaram também do evento o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e o secretário-geral de Planejamento e Orçamento, Gilson Bittencourt.
Camilo Santana destacou a importância do contato com a população para a construção dos programas de Governo. "Quero agradecer ao ministro Miguel Rossetto, representando o Governo Federal, por ter escolhido o Ceará para sediar esse evento. É um momento em que reunimos a sociedade civil, representantes do Nordeste, não só para debater as ações, como para planejar o futuro do Brasil pelos próximos quatro anos. Temas que hoje são fundamentais como a seca, a questão da Transnordestina, para a integração da região. Lembrando que também estamos fazendo o nosso PPA em nível de Estado de forma participativa. Meu governo tem sido pautado na base do diálogo, só assim obtemos políticas sólidas", disse o governador.
Entre os principais temas debatidos no evento está a questão dos recursos hídricos, lembrando que o Ceará vive o quarto ano com chuvas abaixo da média. Camilo Santana citou que políticas públicas entre os governos federais e estaduais para a convivência com esse problema têm sido executadas, como o programa de cisternas de placas, em que o Ceará foi um estados do Nordeste que mais implantou e tem garantido à população rural água para beber. O governador lembrou de outras obras estruturantes, como a transposição entre o açude Castanhão e Região Metropolitana, e o Cinturão das Águas, destacando o constante contato com o trabalhador rural.
Sobre segurança pública, o governador frisou o trabalho integrado entre poderes no Pacto Pelo Ceará Pacífico, que tende a diminuir os índices de violência no Estado.
Sobre a saúde, Camilo reforçou a necessidade da criação de novas fontes de financiamento, mediante a situação de subfinanciamento em repasses da União. Ele destacou ainda que o governadores do Nordeste vão se reunir em julho, no Piauí, para debater o assunto.
Outros temas debatidos durante o encontro foram: garantia da segurança pública para o enfrentamento à violência contra negros, jovens e mulheres, idosos e população LGBT, povos indígenas; reforma agrária e acesso à terra e territórios aos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais; geração de trabalho, emprego e renda; segurança alimentar e nutricional; promover e apoiar políticas para cidades sustentáveis; entre outros.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, destacou que todas as áreas estão analisadas durante essa etapa de diálogo. "Todos os grandes programas, de infraestrutura logística e social, desenvolvimento econômico, estradas, portos, rodovias, o programa 'Minha Casa, Minha Vida', os programas da saúde, a ideia de fortalecer a nossa economia nacional, o PPA é o grande organizador dos rumos dos investimentos por um período de quatro anos. Estamos aqui nessa etapa de planejamento nacional do Plano Plurianual, que a presidenta Dilma Rousseff vai entregar no fim de agosto para avaliação do Congresso Nacional. O que estamos fazendo aqui e mais uma etapa de conversa com a sociedade civil da região Nordeste", disse.
(Governo do Ceará)

Feirão de imóveis no Cariri Garden Shopping

juazeiroelizangelasantos

Com uma expectativa de negociação de mais de 2 mil imóveis, será realizado de 12 a 14 de junho, no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, a 8ª edição do Feirão de Imóveis do Cariri. O evento será promovido pelo Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) e a Caixa Econômica Federal (CEF).
O evento disponibilizará aos interessados em adquirir sua tão sonhada casa própria. São unidades habitacionais novas, usadas e na planta. ​ A iniciativa busca chama atenção de grandes empresas e empresários que querem se instalar ou ampliar seus negócios​ na região, que​ já​ concentra cerca de 590 mil habitantes (2º Censo do IBGE 2010) ​. ​

Foto: Elizangela Santos

|flavio pinto

Criança com meningite é internada em Barbalha.

hospital-sao-vicente2

 

A criança foi internada no Hospital São Vicente

Uma criança de 4 anos deu entrada no Hospital São Vicente, em Barbalha, com quadro de meningite. A criança reside com os pais em Caririaçu e há três dias vinha apresentando sintomas compatíveis com forte gripe. Na última terça-feira (9) foi levada para uma unidade hospitalar em Juazeiro do Norte, onde os médicos desconfiaram de ser meningite.
A secretaria de Saúde de Caririaçu já realizou o bloqueio na escola onde a criança estuda e dos familiares, distribuindo medicamento que bloqueia o desenvolvimento da meningite. Na escola foi estabelecida o alerta entre os pais das crianças para se saber se outros casos podem surgir.
A direção do Hospital São Vicente colocou a criança no isolamento, mas não deu maiores informações sobre o caso.

flavio pinto

V Festival de Cinema de Jericoacoara terá filme sobre futebol e debate sobre crise na Fifa

 

oraio

Os ex-jogadores Serginho Redes e Afonsinho estarão no festival.

Com o tema “Cinema Popular e Cinema Político”, a quinta edição do festival reconhecido no calendário nacional do cinema independente começa nesta segunda-feira, dia 15 de junho, reunindo, na paradisíaca praia cearense, grandes nomes e novos realizadores do audiovisual brasileiro. O festival promoverá um debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, realizado em 1965, e a presença dos ex-jogadores Afonsinho e Sérgio Redes.

flavio pinto

"Feira da Música" no Crato

feiram

A Secretaria de Cultura do Crato convida músicos, produtores culturais e toda a cadeia criativa do segmento no Cariri para participar de um encontro, com o intuito de dialogar a respeito da edição da “Feira da Música” na região. A reunião acontece na sexta-feira, 12, às 15h, no auditório da Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes. De acordo com a Secult, a feira será realizada em setembro, e que também tem por objetivo revelar novos talentos e lançar novos artistas no cenário musical.

flavio pinto

Câmara dos Deputados aprova mandatos eletivos de cinco anos

camara-dos-deputados

O plenário da Câmara aprovou, ontem (quarta-feira, 10),  emenda aglutinativa apresentada pelo deputado Manoel Junior (PMDB-PB) que prevê mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos de presidente da República, senadores, governadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Foram 348 votos a favor da emenda, 110 contra e 3 abstenções.
O dispositivo cria uma regra de transição ao estabelecer que, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados, de governadores e de presidente da República serão de quatro anos. E, com isso, nas eleições de 2022 os eleitos terão mandato de cinco anos. Em relação aos senadores, pela emenda, os candidatos eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam coincidir em um mesmo ano. A emenda não trata da transição para os cargos de prefeito e vereadores, que serão eleitos no ano que vem.
Atualmente, todos os mandatos eletivos, exceto os de senadores (oito anos), são de quatro anos. Para que os  mandatos sejam fixado em cinco anos, a proposta precisará ser aprovada em segundo turno pela Câmara e depois em dois turnos pelo Senado para que então possa ser promulgada e passar a fazer parta da a Constituição. Outras emendas podem ser votadas ainda esta noite pela Câmara.


(Agência Brasil)

Embrapa mostra tecnologias para produção animal

Embrapa

Sobral As alternativas para alimentação de rebanhos no Semiárido, controle de verminoses e manejo da Caatinga para produção animal são o destaque da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos (Sobral) na edição de 2015 do Seminário Nordestino de Pecuária (XIX Pecnordeste), de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

No painel temático de Caprinovinocultura, serão apresentadas e discutidas tecnologias em nutrição animal, forragicultura e sanidade animal, além da experiência regional do programa Rota do Cordeiro. A preocupação com a alimentação de caprinos e ovinos será tema de três eventos com participação da Embrapa na programação.

Na terça-feira (16), o analista Lucas Oliveira apresentará, às 15h30, palestra sobre o manejo da Caatinga para a produção de caprinos e ovinos, em que mostrará tecnologias já consolidadas e indicativos de pesquisa para o futuro. Entre elas, o uso de sistemas agroflorestais, as técnicas de manejo da vegetação (raleamento, enriquecimento e rebaixamento) e as futuras perspectivas para recuperação de áreas degradadas, no combate aos efeitos da desertificação.

Lucas também estará à frente de oficina sobre orçamento forrageiro. Ele mostrará os conceitos e o passo a passo para utilização da ferramenta, que ajuda os produtores a planejarem e administrarem suas reservas de alimentos, auxiliando na tomada de decisões sobre o fornecimento de alimentos, descarte de animais, entre outras medidas úteis na produção de caprinos e ovinos.

A outra abordagem sobre alimentação dos rebanhos ficará por conta do pesquisador Marcos Cláudio Rogério, que falará sobre alternativas alimentares para caprinos e ovinos no Semiárido. A abordagem levará em consideração o contexto de quatro anos de seca no Nordeste, destacando o uso de alimentos que contêm água, como palmas forrageiras e cactáceas, além de citar as vantagens da prática da silagem - processo que conserva parte da água dos alimentos - e do planejamento alimentar. Marcos Cláudio também abordará o aproveitamento de subprodutos agroindustriais para a nutrição animal.

O uso do Kit Embrapa para controle integrado de verminoses de caprinos e ovinos será tema da palestra do analista Eduardo Oliveira. O Kit reúne tecnologias e ferramentas que auxiliam produtores rurais e técnicos a aplicarem a vermifugação segundo a metodologia do controle integrado, recomendada pela Embrapa, selecionando os animais que realmente necessitam de vermífugos, além de permitir o acompanhamento do grau de infecção dos rebanhos, por meio da coleta de fezes e envio para análise em laboratórios.

A participação da Embrapa no painel também contará com o pesquisador Octávio Morais, que apresentará resultados do programa Rota do Cordeiro, executado pela Embrapa, juntamente com o Ministério da Integração Nacional, Codevasf e parceiros locais (no Ceará, governo do Estado e Prefeitura de Tauá), e que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de regiões produtoras de caprinos e ovinos no Semiárido, facilitando a adoção de tecnologias, ajudando na organização das cadeias produtivas e estimulando atividades paralelas, como a gastronomia e o turismo. A Rota do Cordeiro já está em atividade no Ceará e Piauí.

O público visitante do Pecnordeste 2015 também poderá conferir informações sobre as tecnologias da Embrapa Caprinos e Ovinos no stand do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Centro de Feiras e Eventos. Lá, serão disponibilizados exemplares dos kits da Embrapa para Controle Integrado de Verminose, Seleção de Cordeiros para Terminação e Ordenha Manual de Caprinos Leiteiros, além de materiais informativos sobre tecnologias e serviços da Embrapa.

Avicultura

O segmento de avicultura, apresentará 14 palestras durante o evento. Segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), o Ceará está na 10ª posição no ranking nacional de produção de ovos de galinha e em segundo lugar no Nordeste.

A avicultura do Ceará passou por mudanças significativas a partir da criação da Associação Cearense de Avicultura (Aceav). Desde então, se destaca pelo alto padrão técnico. As condições climáticas também favorecem o bom desempenho do setor. "Entretanto, continuamos com o gargalo envolvendo o fornecimento de insumos", explica João Jorge Reis, presidente da entidade.

Já o presidente da Associação de Suinocultores do Ceará (Asce), Paulo Helder Braga, "o Pecnordeste é uma oportunidade de levar conhecimento técnico e capacitação aos produtores de suínos, estudantes e profissionais da área".

Mais informações:
XIX Seminário Nordestino de Pecuária - Pecnordeste 2015
Data: 16 a 18 de junho
Local: Centro de Eventos do Ceará
Pavilhão Leste
Avenida Washington Soares, 999
Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

Diario do Nordeste - Regional

Sagração de viver - Por: Emerson Monteiro

Nessas manhãs frias de junho, nuvens cinza esvoaçando no céu aberto das profundidades audaciosas do abismo, pássaros silenciam à espera do Sol que decerto virá em seguida nascendo no horizonte. Janelas abertas às impressões primeiras da Natureza, o sentimento das pessoas já indica folhas em branco de graves divagações. Assim, bem nesse emaranhado de ausência que compõe o minuto que veio e se foi, resta só, tão só, esta pessoa que contempla o Infinito e alimenta nos dias que permanecem as cores vivas do eito das tantas velocidades. Quais pontos de referência do Eterno, fagueiros, andam os soldados dessa guerra sem fim da Felicidade, amantes de um Tudo imaginável e arqueiros do Nada que perlustra as eras. Sinais de interrogação das vivências, aventureiros dessa fragilidade desenvolvem estonteantes volteios sobre os instrumentos que rumam às esferas do invisível. 

Perante o imponderável das ideias e laçado nos corredores das palavras, há um ser que contempla, espectador da própria sombra, arquiteto de monumentos enfileirados nas histórias que circulam as mentes. Humildes servos das próprias alucinações, portadores das lentes de uma consciência primitiva, no entanto amontoam valores, carregam o desejo e a saudade colados juntos, números somados ao grande todo, interrogações de almas em fermentação.

Quantas e tantas oportunidades que lhes fecharam as portas e seguem realimentando sonhos humanos, peças chave na criação da Eternidade, conquanto máquinas forjadas a responder a solene pergunta das razões de andar aqui nas trilhas do tempo feitos cidadãos respeitáveis de instáveis existências. E nutrir com toda gana o peito de forte anseio e permanecer fiel aos postulados cruciais, motivo justo de conter em si o condão da sorte. Ninguém que se preze abre jamais do direito da perfeição, possuir nos pulsos o mistério da realidade que testemunha certeza nos passos. 

Essa libertação impaciente oferece o prodígio que Alguém um dia depositou à nossa frente, de viver no fito de chegar à resposta otimista do que somos nós para sempre.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30