xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/06/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 junho 2015

Maior longevidade leva ao aumento de casos de câncer, diz professor da USP

idosos-4

O total de casos novos de câncer atingiu 14,9 milhões no mundo, em 2013, com alta de 75,6% em comparação a 1990. Já a proporção de mortes por câncer evoluiu de 12%, em 1990, para 15%, em 2013, quando a doença vitimou 8,2 milhões de pessoas. Os dados constam do estudo Fardo Global do Câncer 2013, publicado por um grupo de pesquisadores no Journal of the American Medical Association, no fim de maio, com dados relativos ao período de 1990 a 2013. Foram pesquisados 28 tipos principais da doença em 188 países.

O estudo comprova o aumento do número de casos novos de câncer em todo o mundo e também no Brasil, bem como o número de óbitos. Em função do envelhecimento populacional, a maior incidência de tumores ocorre nas pessoas mais idosas. “Como as pessoas estão vivendo mais e as causas de óbitos anteriores, por doenças infecciosas, vêm caindo, devido a tratamentos mais efetivos e a campanhas de vacinação, o número de óbitos por câncer subiu bastante”, disse hoje (8) à Agência Brasil o professor da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Itamar Santos. Ele integrou o grupo de pesquisadores liderados pela Universidade de Washington, ao lado do também professor da USP Paulo Andrade Lotufo.

Em termos globais, o câncer é a doença que mais mata no mundo, depois das doenças coronarianas. Santos advertiu, entretanto, que como os tratamentos contra o câncer têm evoluído também, “é de se esperar que o número de óbitos não acompanhe o ritmo do número de casos diagnosticados”. Ele destacou que, além disso, existem métodos de diagnóstico muito sensíveis, que “a medicina ainda está aprendendo a usar”. Essa é uma razão também para que o número de casos novos aumente mais que o de mortes, indicou.

Somando homens e mulheres, o tipo de câncer que mais mata no mundo é o de pulmão. Em 2013, foram 1,64 milhão de vítimas. No Brasil, foram em torno de 29 mil mortes, contra 15,6 mil, em 1990. Entre as mulheres, o câncer de pulmão matou 485 mil pessoas no mundo, em 2013. Em seguida, veio o câncer de mama, com 464 mil mortes.

Entre os homens, o câncer de próstata foi o que mais vitimou no mundo, em 2013, com 292,7 mil mortes. No Brasil, foram 17,7 mil vítimas, aparecendo em segundo lugar, após 18,7 mil casos de óbitos por câncer de pulmão.

Itamar Santos disse que, no caso específico do câncer de próstata, há instituições internacionais de renome que não recomendam o rastreamento por indivíduo, a não ser que ele apresente sintomas da doença. “E populacionalmente, a evidência que existe é que não compensa fazer esse rastreamento, porque o benefício que se tem do tratamento não compensa os riscos”. O problema, sustentou, é fazer isso em pessoas assintomáticas, só baseado na idade. Ele reconheceu, por outro lado, que essa posição acarreta muita discussão em todo o mundo.

A incidência de câncer de próstata no Brasil cresceu 414% entre 1990 e 2013, enquanto a mortalidade por esse tipo de doença aumentou 177%. O pesquisador reiterou que o número de mortes quase triplicou porque “a idade média da população aumentou, e também pelo fato de se ter mais acesso a exames diagnósticos, que facilitam saber a causa de óbitos”. O número de casos novos multiplicou-se por cinco no período investigado.

Itamar Santos salientou que, quando se fala em câncer, está se abordando várias doenças diferentes, e para cada uma delas há uma estratégia de tratamento e, por isso, prefere não falar em prevenção. “Tem que ter uma base científica por trás”, disse ele. Quanto ao câncer de pulmão, o pesquisador lembrou que a estratégia é a cessação do tabagismo. “É um fator de risco tão forte que não há outra coisa para diminuir o número de casos”. Para o câncer de mama, existe um programa de rastreamento bem estabelecido, com mamografias para mulheres de 50 a 74 anos de idade.

A adoção de hábitos de vida saudáveis ajuda a reduzir o aparecimento de casos novos de câncer e a realização de exames e detecção precoce da doença diminuem sensivelmente a mortalidade, afirmou. Para ele, os governos poderiam contribuir com o estabelecimento de políticas públicas para cessação do tabagismo, para diminuir o número de fumantes, por exemplo, ou estimulando a adoção de hábitos de vida saudável e mesmo disponibilizando acesso “para as condições em que vale a pena fazer o rastreamento”.

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

Barack Obama cobra mais transparência e responsabilidade da Fifa

 

obama

 

o futebol é disputado com integridadeArquivo/ABr

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aumentou hoje (8) a lista de autoridades mundiais que recomendam à Federação Internacional de Futebol (Fifa) mais transparência e responsabilidade na condução do esporte. Na Alemanha, onde participa da reunião de líderes do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo), Obama defendeu a importância da vigilância do Poder Público sobre o futebol.

“Devemos avaliar que, além de um jogo, o futebol é um enorme negócio, uma fonte de orgulho nacional. As pessoas querem ter certeza de que ele é disputado com integridade.”

Obama reforçou a importância da investigação da Justiça de Nova York, com o apoio do FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, e do governo da Suíça, que acusam dirigentes esportivos e empresários de cobrar propina nos contratos de marketing, direito de transmissão de jogos organizados pela Fifa e, supostamente, na escolha de países-sede da Copa do Mundo.

Segundo Obama, com a melhora do desempenho da seleção norte-americana, o futebol vem ganhando cada vez mais popularidade nos Estados Unidos. “Por isso, queremos que o esporte seja administrado da forma correta”, declarou Obama.

O presidente norte-americano não mostrou qualquer preocupação com as críticas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que, há duas semanas, acusou os Estados Unidos de tentarem “impor sua jurisdição a outros países”, afastar do cargo o atual presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e interferir no funcionamento de organizações internacionais.

Com a repercussão mundial das denúncias, Blatter renunciou ao cago apenas cinco dias após ser eleito para o quinto mandato. Blatter deve permanecer à frente da Fifa apenas até que uma nova eleição ocorraa.

“Digo apenas que, em conversas que tive na Europa, as pessoas pensam que é muito importante para a Fifa ser capaz de trabalhar com integridade, transparência e responsabilidade financeira”, completou Obama.

No último dia 27, a polícia suíça prendeu, em Zurique, sete dirigentes esportivos, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. No mesmo dia, um oitavo investigado, o ex-vice-presidente da Fifa  Jack Warner, entregou-se às autoridades de Trinidad e Tobago, na América Central. Ele foi liberado após pagar fiança de US$ 400 mil.

Nove dirigentes da Fifa e cinco empresários esportivos de várias nacionalidades – entre eles os sete presos - foram denunciados à Justiça dos Estados Unidos. As autoridades norte-americanas também investigam indícios de fraude na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, 2018, e Catar, 2022).

De acordo com a Promotoria de Justiça de Nova York e o FBI, o esquema pode ter movimentado mais de US$ 150 milhões em duas décadas.

Editor Armando Cardoso

Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil

Vítima de estupro coletivo é enterrada no Piauí

funeral

O corpo da jovem de 17 anos que morreu dez dias após ser estuprada, agredida e arremessada do alto de um penhasco no interior piauiense foi enterrado hoje (8) em Castelo do Piauí, distante 190 quilômetros da capital, Teresina. A garota morreu no início da noite de ontem no Hospital de Urgência da capital.

Segundo a Secretaria de Saúdee, a jovem teve esmagamento da face e lesões no pescoço e no tórax. A equipe médica não conseguiu evitar as complicações decorrentes das hemorragias. A prefeitura de Castelo do Piauí, cidade com 18 mil habitantes, decretou luto de três dias e as aulas foram suspensas.

No último dia 27, a garota e mais três amigas, com idades entre 15 anos e 17 anos, foram encontradas pela Polícia Civil violentadas e desacordadas. As demais vítimas passam bem e devem receber alta médica nesta semana.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Willame Moraes, as meninas foram, em duas motos, a um ponto turístico próximo à cidade para fazer fotografias. O delegado disse que, nesse local, elas foram abordadas, amarradas e amordaçadas e durante duas horas sofreram violência sexual.

Quatro menores foram apreendidos e um adulto preso, todos envolvidos no crime. “Após os estupros, o maior [de idade] jogou as meninas ainda amarradas de uma altura de mais de 6 metros. Como elas sobreviveram, dois menores, a mando do maior, desceram até onde elas estavam e apedrejaram a cabeça delas, com o intuito de matá-las”, informou Moraes.

No dia seguinte ao crime, cerca de mil moradores da cidade fizeram uma manifestação na porta da delegacia e chegaram a atear fogo em pneus em um protesto contra a falta de segurança e para pedir a prisão dos suspeitos.

Editor Beto Coura

Da Agência Brasil

Transposição pode atrasar e ficar pronta só em 2017

 

Transposicao_Sao_Francisco

 

Prevista inicialmente para 2012, a transposição do Rio São Francisco deve atrasar mais dois anos e ser concluída apenas em 2017. Segundo O Globo, o custo da obra, que atualmente está em R$ 8,2 bilhões, deve passar por reajuste, conforme afirmou no fim de maio o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em apresentação feita a senadores do Nordeste.

No início deste ano, empresas contratadas para construir dois lotes da transposição tiveram dificuldades para cumprir o cronograma. Embora negue atrasos, a Mendes Júnior foi alvo de um processo administrativo aberto pelo ministério para “apurar possíveis faltas cometidas pela empresa”. Sindicatos afirmam que houve mais de duas mil demissões.

Até o fim de abril, 74,5% das obras de transposição estavam prontas, segundo medição do próprio ministério. De acordo com Occhi, a expectativa é que, a partir de setembro, estejam funcionando dois canais de 40 quilômetros em Pernambuco.

O Povo

Transposição pode atrasar e ficar pronta só em 2017

 

Transposicao_Sao_Francisco

 

Prevista inicialmente para 2012, a transposição do Rio São Francisco deve atrasar mais dois anos e ser concluída apenas em 2017. Segundo O Globo, o custo da obra, que atualmente está em R$ 8,2 bilhões, deve passar por reajuste, conforme afirmou no fim de maio o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em apresentação feita a senadores do Nordeste.

No início deste ano, empresas contratadas para construir dois lotes da transposição tiveram dificuldades para cumprir o cronograma. Embora negue atrasos, a Mendes Júnior foi alvo de um processo administrativo aberto pelo ministério para “apurar possíveis faltas cometidas pela empresa”. Sindicatos afirmam que houve mais de duas mil demissões.

Até o fim de abril, 74,5% das obras de transposição estavam prontas, segundo medição do próprio ministério. De acordo com Occhi, a expectativa é que, a partir de setembro, estejam funcionando dois canais de 40 quilômetros em Pernambuco.

O Povo

Produção de veículos cai em maio 25,3%

carros

“A produção de veículos automotores caiu 25,3% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em maio de 2015, foram produzidos 210.086 mil unidades, ante 281.355 mil de maio de 2014. Em relação a abril deste ano, quando a produção foi 217.552 mil unidades, houve queda de 3,4 %. No acumulado do ano, a produção chegou a 1.092.323 mil, 19,1% a menos do que o produzido no mesmo período do ano passado (1.350.115 mil).

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a produção retornou ao patamar do ano de 2005. “Fechamos maio com estoque suficiente para 51 dias de vendas, o que explica as férias coletivas, lay-off, licenças remuneradas”.

Em maio estavam empregados 138.200 funcionários, 1% a menos do que em abril, quando havia 139.580 empregados. Na comparação com maio do ano passado, a queda foi 9,2%.”

(Agência Brasil)

PRF registra queda de 25% no número de mortes durante o feriadão

prf-ok

“A Polícia Rodoviária Federal registrou queda de 25% no índice de mortes nas rodovias federais durante o feriado de Corpus Christi na comparação com mesmo período do ano passado. O número de feridos caiu 3%. A taxa de acidentes diminuiu 13%, na mesma base de comparação.

Segundo os números preliminares, de quarta (3) a domingo (7), houve 1.937 acidentes, com 1.367 feridos e 102 mortes. No feriado de 2014, foram registrados 2.093 acidentes, com 1.336 feridos e 129 mortos nas rodovias federais.

Mais de 65,6 mil pessoas passaram pelo teste do bafômetro. Deste total, pouco mais de mil motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica e 234 foram autuados, presos e encaminhados à delegacia. Nos cinco dias de operação, policiais rodoviários federais fiscalizaram 218.391 veículos e 217.807 pessoas.

O estado que registrou o maior número de mortes foi Minas Gerais, com 18 óbitos registrados, seguido do Paraná, com 12 mortes. O Paraná liderou em número de acidentes (236). Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da Paraíba, do Amazonas e de Roraima não tiveram acidentes com mortes.”

(Agência Brasil)

Arce realiza segunda Audiência Pública deste ano sobre tarifa de gás

gasfogo

Os interessados em participar da Audiência Pública, na modalidade intercâmbio documental, que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), realizará a partir desta terça-feira (9), se estendendo até o dia 19, já podem ir se preparando.
A audiência tem como objetivo divulgar e obter subsídios para o aperfeiçoamento da Nota Técnica que dispõe sobre a Revisão Extraordinária da Tarifa Média da Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Já na segunda-feira (15), às 10 horas, a Agência fará uma reunião pública para ouvir o que a população tem a dizer. O encontro será no auditório da Arce (2º andar do Edifício Potenza, na Avenida Santos Dumont, 1789).
Aqueles que, por um motivo ou outro, não puderem estar presentes, têm a oportunidade de enviar as contribuições por meio de fax ou via correios, dentro do período já citado: de 9 a 19 de junho. Se desejarem encaminhar por e-mail, utilizar, preferencialmente, o endereço eletrônico tarifas@arce.ce.gov.br. Todas as sugestões devem ser endereçadas aos cuidados do coordenador Mário Augusto Parente Monteiro, informando, necessariamente, nome completo do autor da contribuição, endereço e, se possível, telefone, fax e e-mail.
Outra forma é através de requerimento endereçado à Coordenadoria Econômico-Tarifária da Arce (Avenida Santos Dumont, 1789 – Edifício Potenza – 14º andar – Aldeota – Fortaleza – Cep: 60.150-160). Quaisquer dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas pela equipe da referida coordenadoria, cujo Fone/Fax: (85) 3101.1034. Se houver interesse em acessar o arquivo da nota técnica da audiência, com todos os detalhes do evento, o site da Arce é www.arce.ce.gov.br

Assessoria de Imprensa da ARCE

Crato e Quixadá comemoram a Semana Mundial do Meio Ambiente

MEIOAMBIENTE

Com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), os municípios de Crato e Quixadá desenvolvem atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente que transcorreu na última sexta-feira, 5.

No Crato, a Semana do Meio Ambiente – Semeia 2015 - “Meio Ambiente, direito de ter, dever de cuidar” começou nesta segunda-feira (08/06) e prosseguirá até o dia 12/06. A abertura aconteceu a Trilha Ecológica na Chapada do Araripe e em seguida, foi ministrada uma palestra sobre “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, a cargo do Mestre em Gestão Ambiental, de Curitiba, Sandro Jorge Coneglian.

No mesmo horário, no auditório do Senac, no Crato, o palestrante Saulo de Morais Silva abordou sobre Turismo e Meio Ambiente. A programação será encerrada na sexta-feira, 12/06, com uma palestra sobre a poluição causada por óleo de cozinha. O palestrante será o professor José Weliton Nascimento, da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato.

Já em Quixadá, a programação será aberta nesta quarta-feira (10/06) com a palestra 'A indicação do Açude do Cedro como patrimônio mundial pela Unesco, a ser proferida pela professora Julia Miyasaki (IPHAN).

Na quinta-feira (11), a programação consta de atividades de educação ambiental e exposição de trabalhos, bem como distribuição de mudas, aula de zumba, roda de capoeira e atividades lúdicas, na praça José de Barros, com início para as 8 da manhã.

Sexta-feira (12/06) reserva espaço para realização de oficinas de biodança, arte botânica e Adobe, proferidas pelos professores Cândida Câmara (FCRS), Vaneícia Gomes , João Lucas (FCRS) e Osvaldo Andrade. Ainda na sexta-feira, a partir das 10h30, será exibido  o documentário sobre o açude do Cedro. O encerramento da programação será com um passeio ciclístico, no sábado (13/06) com ponto de chegada no Açude do Cedro que completa 109 anos.

 

Elizabeth Rebouças
Assessora de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

II Semana da Zootecnia no IFCE-Crato

 

ifcecrato

A II Semana da Zootecnia, III Mostra de Pesquisa e I Mostra de Extensão, será aberta nesta terça-feira (9), a partir das 8 horas, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), no campus Crato, Alunos e professores do Cariri e de outras regiões irão participar de palestras sobre mudança climática e produção animal, produção de leite intensiva na pequena propriedade rural, estão entre os temas a ser abordados., Também serão apresentados à comunidade acadêmica, amostras sobre projetos de extensão e amostras das pesquisas que estão sendo feitas no no IFCE Crato..
O zootecnista trata da questão da pecuária como a alimentação, nutrição e manejos das criações bovinas, bem como suas especialidades em apicultura, bovinocultura do leite ou do corte. O zootecnista também pode trabalhar na produção de sementes, rações e o melhoramento da genética animal, entre outras atividades.
A programação segue até a quarta-feira, dia 10 de junho.

5 hours ago|flavio pinto

Cid pode ir para o PDT

Cid-gomes

O ex-governador Cid Gomes (Pros) pode ser o candidato a presidência pelo PDT. É o que afirma a coluna da jornalista Denise Rothenburg, do jornal Correio Braziliense. Segundo ela, a proposta seria do presidente do partido, Carlos Lupi, que buscaria alguém de fora da legenda para concorrer à sucessão de Dilma Rousseff (PT). Assim, Cid ficaria em débito com Lupi, o que o fortaleceria dentro do PDT.
Entretanto, o presidente estadual da legenda, deputado federal André Figueiredo, afirma que não há nenhum convite e que isso seria uma "história requentada". Ele, porém, não descarta que o convite possa vir a ocorrer.
Quem já está em conversas avançadas para ingressar no PDT, porém, é o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros). O principal motivo de sua troca é a dificuldade de compor uma coligação competitiva para disputar a reeleição. Os dois partidos com maior tempo de televisão, PT e PMDB, são justamente os dois maiores opositores do prefeito. A terceira, a sexta e a sétima maiores bancadas da Câmara - PSDB, PR e PSB - também devem lançar candidatos. Já o partido do ocupante do Palácio do Bispo tem apenas 11 deputados federais, o que lhe deixa com muito menos tempo de propaganda eleitoral do que seus adversários.
( O Povo)

Semana do Meio Ambiente no Crato

Crato3

A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal de Meio ambiente e Controle Urbano dá início nesta segunda-feira, 8, a Semana do Meio Ambiente. Para fazer a programação, segundo  o secretário adjunto do Meio Ambiente, Hildo Júnior, a prefeitura fez parcerias com uma série de instituições.
“A gente não faz nada sozinho. Tem sido uma marca da gestão do prefeito Ronaldo a participação efetiva das pessoas no dia a dia da administração. Esse é o diferencial”, aponta Hildo Júnior, lembrando que para a Semana do Meio Ambiente o trabalho vai ser feito pela prefeitura em parceria com a Semace, Saaec, Senac, Cogerh, ICM-Bio, Urca, Geopark Araripe, projeto Soldadinho do Araripe, Parque Estadual do Sítio Fundão, entre outras instituições.
O evento tem como objetivo refletir um pouco sobre temas como conservação  e preservação ambiental, desenvolvimento sustentável,  turismo ambiental, biodiversidade entre outros temas.
A abertura acontece nesta segunda-feira, no Instituto Cultural do Cariri (ICC) às 9 horas com uma palestra de  Sandro Jorge Coneglian, coordenador geral da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, de Curitiba, no  Paraná.
Acompanhe a programação da Semana do Meio ambiente do Crato no site: www.cratro.ce.gov.br

flavio pinto

Sisu tem 2.165 vagas no Ceará. Inscrições começam na segunda

Sisu-2015-Inscrições

O Ceará disponibiliza 2.165 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu ) 2015, o Sisu "do meio do ano". As vagas estão distribuídas em 27 cursos em 20 municípios em campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). (Confira abaixo as cidades com vagas disponíveis.)
Em todo o Brasil, são selecionará alunos para 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. A lista, disponível na página do sistema, aponta cadeiras em 234 cidades de 25 estados do país. Serão selecionados estudantes para 298 cursos de graduação.
saiba mais
UFBA oferece 1.482 vagas para segundo semestre
UFMA oferece 3,3 mil vagas na segunda edição do Sisu
Greve afeta 48 universidades federais, dizem sindicatos
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.
As inscrições do processo seletivo serão abertas no dia 8 de junho e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário oficial de Brasília).
Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
No Ceará, as vagas estão disponíveis nas cidades de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Redenção, Sobral, Tauá, Tianguá e Ubajara.
CALENDÁRIO
Inscrições
8 a 10 de junho
Resultado
15 de junho
Matrícula
19, 22 e 23 de junho
Lista de espera
15 e 26 de junho

(G1)

Enem - Número de inscritos será divulga nesta terça-feira

enem

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar na próxima terça-feira (9) o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (5). Até às 20h, o sistema havia registrado 7,8 milhões de inscritos. A expectativa do ministério é que este número tenha chegado a 9 milhões, superando as inscrições em 2014, que somaram 8,2 milhões.
As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.
O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 63, deve ser feito até às 21h59 do dia de 10 de junho. Quem não pagar a taxa terá a inscrição cancelada.
De acordo com o MEC, na edição deste ano, foram isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararam carentes. Os candidatos isentos do pagamento que faltarem às provas sem justificar a ausência, perderão o benefício na próxima edição.
(Agência Brasil)


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30