xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/05/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 maio 2015

Para Você Refletir ! -Por Maria Otilia

Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira, mais especificamente sob a ótica da política, é um exercício necessário quando se coloca o tema da reforma política na berlinda.
Como diz “ Chico Vigilante, essa discussão é extremamente importante hoje no país, quando ainda sentimos vivos resquícios de uma sociedade sob a égide do patriarcalismo e do machismo, na qual os espaços do homem e da mulher sempre estiveram bem definidos: o espaço público para ele e o privado para ela.
Aqui em Crato, em meados do mês de abril   foi noticiado  no Programa Tribuna o Povo,   que assumiria  a suplente Lourdes de Carlin que tem base eleitoral no Distrito de Santa Fé,  em substituição ao vereador “ Guri”. Infelizmente seu mandato não durou mais do que 40 dias.
A partir desta situação, somos levados a refletir sobre a sociedade machista em que vivemos, podendo observar que  muitos dos vereadores não se sentem á vontade em dividir o poder com uma mulher. 
Por outro lado  os partidos políticos alegam dificuldades em atrair as mulheres para seus quadros mas segundo estudo do IBGE, o fenômeno não decorre da carência de mulheres aptas a concorrer, mas sim do modo como os partidos são organizados, efetivamente controlados por homens, dando pouco espaço para mulheres estruturarem suas campanhas.
Precisamos urgentemente saltar de uma democracia representativa para uma democracia participativa. E isso não será  efetivado de fato e de direito, sem a participação das mulheres como representantes da sociedade. E aqui chamamos à atenção  de dirigentes dos partidos,  que abram espaços para as mulheres cratenses, que estão prontas a trabalhar por um Crato melhor. Como exemplo, afirmo ser ” Lourdes de Carlin “ uma dessas mulheres, guerreiras, com raízes na zona rural, que entende as mulheres  trabalhadoras da lavoura, que é destemida e com muita vontade de acertar na busca de políticas públicas sérias para o nosso município.
É  lamentável que mudanças  sem o devido planejamento,  entre legislativo e executivo, impliquem  nesta “ verdadeira dança das cadeiras “ de vereadores e secretários. Lembrando que a maioria das Pastas de Secretários e outros cargos comissionados são ocupados por homens. E no legislativo  apenas contamos  com uma vereadora, já que a  Lourdes de Carlin  não pode cumprir seu mandato, embora tivesse um grande potencial para lutar por  projetos de melhorias para o Crato. Fica a nossa dica para que mulheres de fibra, coerentes  com seus propósitos políticos, venham a ocupar uma cadeira na câmara ou em secretarias, e assim possam  contribuir para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos do nosso município.

União Europeia espera aval da ONU para combater tráfico de pessoas

uniao-europeia

Depois de uma reunião entre os ministros do Exterior e da Defesa da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, para discutir uma solução para a questão da imigração ilegal  através do Mar Mediterrâneo, foi anunciada hoje (18) uma missão naval e aérea para destruir barcos e prender traficantes de pessoas que atuam na costa da Líbia. Para que a operação seja estabelecida em mares líbios, é preciso uma autorização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A chefe da Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, ressaltou que, com a melhoria das condições climáticas, mais pessoas migrarão ilegalmente através do Mediterrâneo. “Há um claro senso de urgência”, disse, acrescentando que gostaria de ter uma operação em funcionamento o mais rápido possível, até junho.

Desde janeiro deste ano, 51 mil imigrantes, a maioria do Norte da África e do Oriente Médio entraram na Europa por rotas ilegais. Sem ter para onde ir, eles contam com ajuda humanitária para sobreviver. De acordo com dados ONU, 1,8 mil morreram este ano tentando completar a travessia.

A iniciativa europeia gera preocupações entre membros das Nações Unidas e de entidades de defesa de direitos humanos. O temor é que grupos de traficantes que atuam no mar Mediterrâneo se organizem e se armem, criando resistência aos ataques militares europeus. Se isso acontecer, mais vidas poderiam ser perdidas, ampliando a proporção da tragédia.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, enfatizou após a reunião que terroristas podem estar misturados aos imigrantes que chegam à Europa, o que, segundo ele, reforça a urgência e a importância de uma resposta adequada da União Europeia ao problema. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, destacou, entretanto, que “os próximos passos só serão dados quando as bases legais forem estabelecidas”.

Editor Aécio Amado

Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC|Agência Brasil

CPI da Petrobras toma depoimento em Londres de ex-diretor da SBM Offshore

PETROBRAS/ESPIONAGEM

Uma comitiva formada por sete deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras vai ouvir, amanhã (19), em Londres (Inglaterra), o ex-diretor da empresa holandesa SBM Offshore Jonathan David Taylor sobre as denúncias de repasse de dinheiro da empresa ao empresário Julio Faerman. O empresário é acusado de ter atuado como intermediário no pagamento de propinas a dirigentes e funcionários da Petrobras. Taylor será ouvido como colaborador da investigação.

O depoimento será tomado em uma cidade nos arredores de Londres a partir de 1h30m, horário de Londres, e 9h30m, horário de Brasília. Ao falar à Agência Brasil, o vice-presidente da CPI, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), disse que está otimista com o depoimento de Taylor. “Ele manifestou o desejo de colaborar com a CPI. Acreditamos que isso vai acontecer, mas só depois do depoimento é que saberemos”, disse o vice-presidente da  comissão, que está em Londres aguardando para tomar o depoimento.

Imbassahy informou que o ex-diretor da SBM Offshore enviou mensagem à CPI dizendo que gostaria de oferecer documentos de auditorias internas sobre o assunto, realizadas na SBM. “Seriam até documentos inéditos”. A empresa holandesa fornece equipamentos de sondas, navios de alto mar para a Petrobras fazer exploração e produção de petróleo.

Imbassahy informou que os integrantes da CPI foram a Londres para o depoimento, por que Taylor informou que gostaria de colaborar com os trabalhos, “mas que não deseja prestar esse depoimento no Brasil por questões de segurança”.

Segundo a Secretaria da CPI, estão em Londres, para o depoimento, além do vice-presidente, Imbassahy, os sub-relatores da CPI deputados André Moura (PSC-SE) e Bruno Covas (PSDB-SP). Também integram a comitiva para a tomada do depoimento os deputados Celso Pancera (PMDB-RJ), Marcelo Squassoni (PRB-SP), Efraim Filho (DEM-PB) e Leo de Brito (PT-AC).

Na quarta-feira (20), a partir das 14h30m, a CPI da Petrobras toma os depoimentos do diretor–presidente da construtora Camargo Corrêa, Dalton dos Santos Avancini, e do diretor-presidente da Divisão de Engenharia Industrial da empresa Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca.

Editor Maria Claudia

58 minutes ago|Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil

ANS suspende comercialização de 87 planos de saúde por queixas dos clientes

medicina

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou hoje (18) a suspensão da venda de 87 planos de saúde de 22 operadoras por não cumprirem prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativa de cobertura obrigatória.

A medida, que faz parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, vale por três meses e começa a partir de quarta-feira (20). O monitoramento também reativou a venda de 34 planos que, depois da suspensão da venda, tiveram melhoria nos serviços prestados.

Das 22 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, oito já tinham planos sob suspensão no período anterior e 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo.

Os planos de saúde com contratação suspensa atendem a aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários. Segundo a ANS, as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Hoje, existem no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

Segundo levantamento da agência reguladora, desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Para aplicar a punição, a ANS considerou 11.007 reclamações feitas entre 19/12/2014 a 18/03/2015 à agência por consumidores e que não foram resolvidas com conciliação. Neste período, agência recebeu 21.294 reclamações de beneficiários de planos de saúde

A ANS ressalta que, além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Agência Brasil|

Mais de 41 mil cirurgias já feitas nos dois hospitais do governo do Estado no interior

neurocirurgia_hrn_2014

Entre julho de 2011 e março deste ano, 14.966 pacientes saíram da fila de cirurgias eletivas no Ceará, depois de procedimentos realizados no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Os dois são os primeiros hospitais da rede pública estadual no interior do Estado. O total de cirurgias eletivas e de urgência feitas até março de 2015 no HRC e no HRN foi de 41 mil e 164 procedimentos em 45 meses, média de 915 cirurgias por mês. Nesse período, foram realizadas nos dois hospitais 26 mil e 198 cirurgias de urgência. Os dois hospitais regionais realizaram até abril um total de 2 milhões e 852 mil atendimentos.
Primeiro hospital público do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com mais de 200 leitos a receber o Certificado de Acreditação pelo nível de excelência no atendimento, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HRC realizou desde o início de funcionamento 11.450 cirurgias eletivas e 15.778 cirurgias de urgência. Localizado em Juazeiro do Norte, o HRC é também o primeiro hospital público de alta complexidade construído no interior do Estado para atender a população de 1,5 milhão de habitantes dos 45 municípios da macrorregião  do Cariri. Com 294 leitos e referência em traumatologia, tratamento de AVC e neurologia, faz cirurgias buco-maxilo-facial, plástica, geral, vascular, de ortopedia e neurocirurgia.
Em Sobral, o Hospital Regional Norte realizou um total de 13.936 cirurgias a partir de março de 2013, sendo 3.516 eletivas e 10.420 de urgência. O HRN é o maior hospital do interior da região Nordeste, com 57.813,70 metros quadrados de área construída e 382 leitos. Realiza cirurgias nas especialidades de pediatria, geral, neurocirurgia, ortopedia, vascular, neurorradiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. O HRC dá assistência em alta e média complexidade à população de 1,6 milhão de habitantes dos 55 municípios da macrorregião Norte.
Além do HRC e do HRN, a rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado que ficam na capital e realizam cirurgias eletivas e de urgência são o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). O Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA) e o Hospital José Martiniano de Alencar (HJMA), antigo Hospital da Polícia, realizam cirurgias eletivas.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Ceará lidera o ranking de beneficiários do Garantia Safra no país

Garantia_Safra

O Ceará é o estado do país com o maior número de beneficiários do Seguro Garantia Safra 2014/2015. Ao todo, 320.304 agricultores cearenses serão atendidos com a assinatura do termo de adesão pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (19) em solenidade no Palácio da Abolição. O evento acontece a partir das 9h e vai contar com presença de cerca de 60 prefeitos e do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira.

Os produtores beneficiados perderam mais de 50% da colheita durante o período de estiagem e já fizeram a adesão junto ao sistema do Garantia Safra, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Cada um vai receber o valor de R$850,00, pago em cinco parcelas.

O Garantia Safra é um fundo em que participam o agricultor com R$14,90 (pagamento único), o Município com R$44,63, o Governo do Estado com R$89,25 e a União com R$297,50. O seguro é pago desde a safra 2002/2003, quando no Ceará apenas ao município de Potiretama foi atendido. Em 2011, ainda em período de plena safra, nenhuma cidade cearense foi incluída na lista do seguro.

Segundo o secretário Dedé Teixeira, o Governo do Ceará vai investir cerca de R$ 31 milhões para assegurar o benefício, com apoio do MDA. O programa vai atender agricultores dos Inhamuns, da Região de Crateús, do Centro-Sul e do Sertão Central.

O coordenador estadual do garantia safra no Ceará, Arimatéa Gonçalves, explica que as prefeituras tem até o dia 30 de maio para solicitar vistoria pelo MDA, obter o laudo e ter direito ao pagamento do seguro. “Estamos fazendo várias capacitações para esclarecer gestores e produtores sobre os procedimentos de adesão ao benefício”, afirmou o coordenador.

Até o dia 22 de maio receberão a capacitação os municípios de Sobral (que abrange municípios da Zona Norte), Itapipoca (Centro-Norte) e Limoeiro do Norte (Sertão-Oeste). Já receberão a capacitação a regiao do Cariri, Iguatu (Centro-Sul), Quixeramobim (Sertão Central), Região Metropolitana e litorais leste e oeste.

Recorde

Em todo o País são 1.055.196 agricultores beneficiados com o seguro. Somente o Ceará representa cerca de 30% desse total com cerca de 320 mil cadastrados. Para se ter uma ideia do pioneirismo e alcance do benefício no Estado do Ceará, a Bahia e o estado de Minas Gerais juntos pagam o seguro a uma quantidade menor que a metade da total de produtores cearenses beneficiados. Na próxima segunda-feira (18), 76 mil agricultores e 111 municípios baianos e mineiros receberão a quantia de R$ 680,00.

Veja abaixo o ranking de beneficiários:

Ceará - 320.304 beneficiários
Bahia - 194.227 beneficiários
Pernambuco - 139.884 beneficiários
Piauí - 136.317 beneficiários
Paraíba - 105.452 beneficiários

 

Aécio Santiago
Assessor de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Avião apreendido no interior do Ceará carregava 361,7 kg de cocaína, diz PF


pericia_na_aeronaveOperação foi realizada pela PF em parceria com a Polícia Militar.
Cessna foi interceptado por um 'caça' da FAB e obrigado a pousar, diz PM.

Papiloscopista da Polícia Federal participa de perícia na aeronave (Foto: PF/Divulgação)

Pesagem de droga foi concluída na sede da
Polícia Federal (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal concluiu, neste domingo (17), a pesagem da droga que estava em uma aeronave modelo Cessna apreendida na tarde deste sábado (16), na zona rural do município de Pedra Branca, no Centro Sul do Ceará. A pesagem foi feita na sede da PF, em Fortaleza. A aeronave transportava 361,7 kg de cocaína.

De acordo com a Polícia Militar, a aeronave já estava sendo monitorada pelo Serviço de Inteligência da Polícia Federal, foi interceptada por um 'caça' da Força Aérea Brasileira (FAB) e obrigada a pousar. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos de tráfico fugiram quando perceberam a operação e estão sendo procurados.

Segundo caso no ano
Este foi o segundo caso de avião carregado de drogas apreendido no Ceará em 2015. Em abril deste ano, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas que recebiam drogas de um avião carregado nas cidades de Canindé e em Boa Viagemx. Além de a droga e do GPS, foram encontradas uma pistola, celulares, um mapa de navegação da Bolívia e do Paraguai e um plano de voo. Os entorpecentes estavam divididos em sete malas.

 

Antes de pousar em Canindé, o avião parou em outra cidade cearense, Boa Viagem, onde fez uma entrega de parte da droga a uma pessoa, que foi presa com uma mala de 30 kg de entorpecente. A partir dessa prisão, o avião e os possíveis locais de pouso foram monitorados. Uma hora e meia depois que aeronave pousou em Canindé para abastecer, o piloto foi preso por meio de denúncias de moradores de que havia uma pessoa à procura de combustível nos postos da cidade com roupa de piloto. O piloto da aeronave caminhava com uma mochila com  R$ 6.300.

Rota internacional do tráfico
O avião apreendido com 350 quilos de drogas na zona rural de Canindé, a 120 km de Fortaleza, fazia parte de uma rota internacional de tráfico de entorpecentes, de acordo com as investigações da polícia. Segundo o tenente-coronel Assis Azevedo, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, o aparelho GPS encontrado na aeronave rastreou localizações entre outros países, como Bolívia, Argentina e Colômbia. “Pelos voos, tipo e quantidade de droga apreendida deve se tratar de uma rota internacional”, afirmou.

Do G1 CE

B.B. King será homenageado em Las Vegas antes de ser enterrado no Mississippi

bbkimg

O rei do blues B. B. King, que morreu na semana passada aos 89 anos, será homenageado em Las Vegas e, em seguida, seu corpo será enviado para o estado natal de Mississippi, onde será enterrado - informaram seus herdeiros nesta segunda-feira.

O lendário músico morreu na última quinta-feira em Las Vegas (Nevada, oeste dos Estados Unidos), onde vivia após muitos anos de intensas turnês que havia terminado há alguns meses atrás.

O site oficial do músico anunciou que o velório será realizado nesta sexta-feira em uma casa funerária de Las Vegas.

Uma de suas filhas, a cantora Claudette King, também informou sobre o velório e acrescentou que o ato será seguido por um serviço no sábado.

Em seguida, a lenda da música será enterrada na próxima semana em seu museu em Indianola, Mississippi (sul), perto de onde ele cresceu, de acordo com o jornal local The Clarion-Ledger.

Até o momento, o museu não fez comentários sobre o evento.

O museu de B.B. King foi inaugurado em 2008 para expor itens do virtuoso guitarrista, bem como o patrimônio cultural do Delta do Rio Mississippi, região Noroeste, onde nasceu o blues.

King, dono da famosa guitarra "Lucille", estava hospitalizado desde o final de abril e morreu de desidratação resultante de uma diabetes diagnosticada há 30 anos. Além disso, o músico sofria de hipertensão.

A notícia de sua morte provocou uma explosão de homenagens de músicos de todas as gerações.

Nascido em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, perto de Indianola, King teve de lidar com uma infância semelhante à de milhares de crianças negras: trabalhar como lavrador em grandes plantações de algodão no sul segregacionista.

 

AFP

Levy diz que corte no Orçamento será de R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões

levi3

 

(Foto: AFP)
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse, na tarde desta segunda-feira, 18, que o corte no Orçamento, que deve ser anunciado até a próxima sexta-feira (22), será o necessário para o cumprimento da meta fiscal. Ele confirmou que a ordem de grandeza do bloqueio variará entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões, conforme antecipou o Broadcast na última sexta-feira (15).
Questionado se o contingenciamento estaria entre essa margem que vem sendo noticiada, Levy respondeu que "a ordem de grandeza vai ser nesta faixa". "Estamos analisando, não sabemos qual vai ser o resultado do Congresso. Estamos aguardando e avaliando as diferentes opções", afirmou Levy, ao ser questionado sobre ajuste fiscal e sobre uma possível nova rodada de imposto. "(O corte) será o necessário para a gente cumprir a meta".
Levy participou nesta tarde de reunião com o vice-presidente Michel Temer e com líderes da base no Senado. O governo quer evitar perdas de economia com possíveis modificações nas medidas provisórias que endurecem o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários.

Estadão

Inscrições para o Enem começam no próximo dia 25

enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 serão iniciadas no próximo dia 25 e se estenderão até 5 de junho, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep: www.inep.gov.br). As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Nos dois dias de exame, os portões nos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília).
O ENEM é a única forma de ingresso na UFC. O Exame é indispensável para que os estudantes possam concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do qual a Universidade participa. Desde 2013, a Instituição utiliza a nota do ENEM também como critério para a admissão de graduados e transferidos de outras instituições de ensino superior, bem como no ingresso para os cursos semipresenciais. Em todos os casos é exigida a edição mais recente do exame. A nota é ainda pré-requisito para quem desejar concorrer a bolsas de estudo no exterior do programa Ciência sem Fronteiras.
Para inscrever-se no ENEM, são necessários os documentos de identidade e CPF do candidato. Estarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública, além das pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor será de R$ 63,00. O pagamento deve ser feito até às 21h59min (horário de Brasília) do dia 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pelo site do ENEM: http://enem.inep.gov.br.

|flavio pinto

Seca: 67 municípios cearenses em situação de emergência

secab

Uma lista publicada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, reconheceu nesta segunda-feira (18), situação de emergência em 67 municípios cearenses por conta da seca. Apesar das intensas chuvas ocorridas no início do ano, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirmou que os índices não preencheriam a capacidade dos mananciais do Estado.
No mês de abril, o Ceará decretou estado de emergência em alguns municípios. Em alguns casos, como no município de Quixadá, 167 km de Fortaleza, a população tinha dificuldades para ter acesso a água potável e água para a agricultura. A lista de cidades permite que o Estado seja beneficiado com carros-pipa.
De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, são 151 reservatórios monitorados no Estado. Entre eles, apenas seis estão com 90% de sua capacidade. Os demais estão com volume inferior a 30%.
Confira a lista de municípios em estado de emergência:

arte-seca(1)

flavio pinto

Angico de 22 metros será o pau do mastro da bandeira de Santo Antônio

 

angico

O paulo já colocado na "cama" para secar. (Foto: Divulgação)

Já estar cortada a arvore a qual servirá de mastro da bandeira de Santo Antônio este ano de 2015. O ritual aconteceu na sexta-feira (15) tendo a frente à comissão coordenada pelo capitão do Pau da bandeira Rildo Teles, além de dezenas de carregadores que se deslocaram ao sítio Flores há 6 quilômetros do centro da cidade.
Todo ritual começou nas primeiras horas da última sexta-feira, com a concentração dos carregadores e, em seguida, foram até a Igreja Matriz receberem a benção do Pároco, Padre Cícero Alencar e a proteção do padroeiro Santo Antônio, e em seguida, a comitiva subiu o pé de serra onde por volta de 11h00 foi cortado o angico de 22 metros de comprimentos, de 47 centímetros de circunferência, pensando aproximadamente 2 toneladas.
O pau da bandeira depois de cortado foi deixado na “cama”, local chamado pelos carregadores onde o grande mastro fica até o dia 31 de maio, dia do carregamento quando centenas de carregadores transportam nos ombros até a Igreja matriz de Santo Antônio, local onde será fincado com a bandeira do Santo Padroeiro de Barbalha.
É nesse dia 31 de maio, que a Barbalha toda corre, pra ver o pau da bandeira, milhares e milhares de pessoas de todo Brasil vem participar da abertura oficial da maior festa religiosa e folclórica do Nordeste brasileiro, com abertura da Missa às 9h00 na Igreja Matriz, e logo após, o desfile no Corredor Cultural dos mais de cem grupos folclóricos representando a cultura popular. E a partir da 12h00, já começa a grande movimentação dos carregadores e devotos do padroeiro, lá no sítio Flores, começando o carregamento do Pau da bandeira com muita fé e alegria. É esperado que o grande mastro seja hasteado por volta das 18h00.

7 hours ago|flavio pinto

Camilo assina nomeação de 14 professores para Urca

 

Camilourca

Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana nomeou  14 professores para a Urca (Universidade Regional do Cariri), cujos processos estavam judicializados e aguardavam a nomeação. Restam 08 processos, não judicializados, ou seja, administrativos.
A reitora Otonite Cortez esteve com o Governado do Estado, Camilo Santana, durante o ato de assinatura, além do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Inácio Arruda.
A reitora destaca o empenho em busca da nomeação dos professores para a Instituição e toda a luta que vem sendo empreendida nos últimos anos, pelo fortalecimento do quadro docente da URCA.

flavio pinto

Henrique Leite leva Caminhão da Cidadania ao distrito da Ponta da Serra

 

caminhaucidadania

Vereador Henrique Leite esteve acompanhando o Caminhão da Cidadania.

O Caminhão da Cidadania, mantido pelo Governo do Estado, esteve no distrito da Ponta da Serra, no Crato, levando ações de cidadania para os moradores daquela comunidade. O pedido foi feito pelo vereador Henrique Leite (PV), que havia feito a solicitação ao secretário de Governo do Crato, Rafael Branco.
Há 10 dias, durante encontro de Rafael Branco com o secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, no Palácio da Abolição, Rafael ouviu de Fernando a garantia de que o Caminhão da Cidadania viria ao Crato. Depois de atende alguns bairros no Crato, o caminhão foi deslocado para a Ponta da Serra, onde foram requisitadas 98 cédulas de identidades e 68 CPFs.

 

A população foi assistida e pôde retirar novos documentos

flavio pinto

Governo do Estado vai inaugurar Campus Multi-institucional em Iguatu

governodoestadoce

O governador Camilo Santana vai inaugurar nesta sábado (23), em Iguatu, na Região Centro-Sul, o novo Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. O local  vai receber 2 mil estudantes da Urca, da Uece e do Instituto Centec, numa gestão compartilhada que preserverá a autonomia das três instituições.
Na construçãodo prédio e na instalação de equipamentos, o Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), investiu mais de R$ 25 milhões.
Durante a cerimônia de inauguraçãoi será homenageado o compositor iguatuense Humberto Cavalcanti Teixeira, por meio de uma Exposição reunindo fotos, documentos, instrumentos e outras peças de seu acervo pessoal. O evento de inauguração vai ser embalado pelas composições de Humberto Teixeira e contará ainda com a presença de sua filha, a atriz Denise Dummont.
O Campus Multi-institucional de Iguatu tem uma área total de 37 hectares e com área construída de 15.681,19m², o local conta com 42 salas de aula, 16 laboratórios, auditório com 223 lugares, biblioteca com 240m² e sala multimídia para 67 pessoas. O estacionamento tem capacidade para 145 automóveis, 80 motos e 20 bicicletas.
Foram investidos R$ 20.954.419,09 na obra e mais R$ 5.030.324,58 para a aquisição de mobiliário e equipamentos. Já para a manutenção do Campus Multi-institucional, deverão ser gastos R$ 4.338.425,36 por ano.

flavio pinto

Uma tristeza sem fim – por Pedro Esmeraldo

    De vez em quando, gostamos de ouvir pessoas idosas com intuito de observar a sua reação e do seu comportamento politico.
    E outro dia encontramos um senhor com idade avançada, mais ou menos com 70 anos de idade lamentando a situação caótica do município do Crato.
    Verificamos suplica em tom de lamuria contra o desprezo politico desta cidade. Assim dizia: Atravessamos uma fase difícil, já que a injustiça originada pela maldade do outro povo, cheio de inveja, vem afligir o comportamento progressista deste município. Vejam que nos impedem de competir, pois somos levados pela força politica que nos coage a conduzir na luta em favor do progresso. Não temos mais aquele ardor com garra a fim de conseguir a boa atividade com destemor, com o papel praticar o bom trabalho técnico. O povo permanece arredio, sem ânimo para enfrentar a luta. Foge das caminhadas tenebrosas. Não luta com altivez, não tenta conseguir a paz para encontrar o bom desempenho tecnológico.
    E ainda continuava falando: tememos que tudo caia de agua abaixo, não podemos parar de conseguir grandes obras em favor do desenvolvimento equilibrado. Não alcançaremos de bom proveito e o trabalho serio que nos causam a certeza de soerguer a posição estável de melhoramentos conquistado com muita fibra e equilíbrio moral, pois somos contestados e surrupiados pela destreza da mão ligeira.
    Por isso, Crato pode cair no esquecimento e o cratense em si acomoda-se. Fica quieto, dormente dizendo amen, pois não sabemos empurrar o barco em direção das aguas mansas que nos levam ao bom trabalho com ânsia de reconquistar todo o patrimônio perdido, através dos ânimos porque os políticos de antigamente não souberam manejar esse barco que nos trazia o bem estar e a igualdade de crescimento Regional.
    Com muita façanha eles nos arrastaram tudo de bom e agora mesmo conseguiram arrebatar o Colégio Militar que por justiça deveria ser no Crato. Com isso dizemos: pedimos aos cratenses que criem coragem, não fujam da luta, pois não nos impediremos de agir com forçar e muita disposição, já que sonhamos em desenvolver esta zona metropolitana com manutenção técnica do progresso entre as principais cidades.
    Não queiram se elevar e conseguir tudo só para si, sejam humanos e compreensíveis.
    Agora sim, vociferava esse cidadão: notem que o nosso gestor dá preferencia a um distrito que seria a espinha dorsal, pois deseja se distanciar desta cidade a fim de querer transforma-se em cidade anã. Isso é um desaforo, é uma desonra para nós cratenses, pois consideramos o distrito um braço forte para o bom desempenho do comportamento sócio-econômico do município. Por isso, queremos ajustar o nosso equilíbrio com decisão de trabalho e com força moral a favor do crescimento citadino, pois somos irmãos e todos os irmãos devem ser unidos.
    Olhe senhor prefeito; Crato esta caindo em chama ardente, gritando por melhores soluções. Olhe para os mercados, precisam de reforma tanto física quanto higiênica. Faça isso que o Crato lhe agradecerá em dobro o beneficio recebido sem pestanejar em prol do desenvolvimento ético e equilibrado. Se nada disso fizer, isto é, com o trabalho profícuo e luta árdua permaneceremos em uma tristeza sem fim.

O que a mídia está noticiando nesta 2ª feira, dia 18 (postado por Armando Lopes Rafael)

Governo da presidente Dilma Rousseff está nas mãos de Renan Calheiros
Além da agenda no Senado, Renan convidou os 27 governadores para discutir o pacto federativo na quarta-feira. O governo estará nesta semana refém do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A pauta repleta da Casa, somada aos eventos marcados pelo peemedebista para perturbar ainda mais o Executivo, poderão transformar a vida do Planalto em um pesadelo. Duas medidas provisórias delicadas estarão na pauta de votações – a 663, que capitaliza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com R$ 50 bilhões, e a 665, que altera as regras do pagamento do seguro-desemprego. Além disso, o plenário da Casa analisará a indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF), nome que enfrenta a resistência de Renan.
Minas Gerais realiza o 2º Simpósio da Juventude Conservadora
 A notícia causou admiração na mídia. Não devia, pois este será o 2º Simpósio da Juventude Conservadora de Belo Horizonte. O evento, organizado pela Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz, tomará parte no próximo dia 23 de Maio de 2015, sábado, às 14 horas e 30 minutos, na Rua Alvarenga Peixoto, 711, Bairro de Lourdes - Belo Horizonte, MG. O programa contará com três palestras, “Foro de São Paulo - O Maior Inimigo da Nação!” pelo General Marco Antônio Felício; “A Manipulação do Movimento Negro pela Esquerda” pelo economista Álvaro Mendes; e um depoimento sobre como um veterano da Segunda Guerra Mundial salvou a vida do Governador Carlos Lacerda de um assassinato encomendado pelo governo João Goulart, com participação especial da convidada Dra. Valéria Souto Mayor. A entrada é franca, porém os organizadores pedem que os interessados notifiquem sua presença por mensagem na página Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz.
Mercado eleva pela 5ª vez seguida previsão de inflação em 2015
Subiu para 8,31% a estimativa média de analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central (BC) para a inflação oficial em 2015. Trata-se da quinta semana consecutiva em que a previsão do IPCA é ajustada para cima. As projeções fazem parte do boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central.
Já o PIBinho de 2015...
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas projetaram uma retração de –1,20%, (atentem é negativa a previsão do crescimento) a mesma estimativa verificada na semana passada. Se concretizado, este será o pior desempenho da economia brasileira desde 1990, quando encolheu 4,35%.

Em Crato, cavaleiros homenageiam Nossa Senhora de Fátima – por Árysson Magalhães

Na manhã de ontem, 17, cerca de 200 cavaleiros e amazonas, vindos de diversas partes da região do Cariri, se reuniram na Floresta Nacional do Araripe, em Crato, para a celebração da 3ª Cavalgada Nossa Senhora de Fátima, que contou com um momento de confraternização e a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. José Vicente Pinto.
Os participantes percorreram um caminho de 4h30min saindo do bairro Lameiro, onde ocorreu a concentração, se dirigindo ao antigo Aeroporto Nossa Senhora de Fátima. O padre José Vicente, na homilia por ocasião da Ascensão do Senhor, disse que ascensão do homem a Deus acontece quando no ser humano é realizada a vontade do Criador. “Ascensão significa a elevação da alma em vista dos méritos de Cristo, na busca e consecução da santa vontade de Deus na vida de cada ser humano, no tempo presente da sua história”, afirmou.
Celebração Eucarística na 3ª Cavalgada Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Árysson Magalhães)
Segundo Laurênio Feitosa, um dos coordenadores do evento, a cavalgada acontece logo após os festejos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Crato, e é um momento oportuno para a integração dos cavaleiros que sempre se reúnem para homenagear amigos e Nossa Senhora. “Na terceira edição da cavalgada nós congregamos os cavaleiros da região, realizamos um momento de fé, homenageamos alguns amigos e nos confraternizamos”, informou.





Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30