xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/05/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 maio 2015

3º Encontrão Hacker começa nesta sexta (15), em Fortaleza

Encontrao

    Com a proposta de construir um mapa de ferramentas culturais que contribuam para o avanço da gestão cultural, acontece nesta sexta-feira (15), e neste sábado (16), em Fortaleza, o 3º Encontrão Hacker: Ferramentas de Participação e Gestão para a Cultura. O evento, sediado no Condomínio Uirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão), tem programação das 10h às 22h e é realizado pelo Instituto TIM, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

    O encontro é voltado para gestores, conselheiros, profissionais e empreendedores e todos os interessados em políticas culturais e ferramentas digitais para a gestão pública. A participação é gratuita. O 3º Encontrão reúne representantes do setor público, da sociedade civil organizada e de coletivos da cultura digital, visando dialogar sobre ferramentas e processos de participação e gestão da cultura. Para tanto, serão realizados grupos de trabalho, apresentação de projetos e rodas de conversa com o objetivo de construir um grande “roadmap” (instrumento de planejamento) de ferramentas digitais para a gestão da cultura.

    A programação do 3º Encontrão Hacker alterna entre momentos gerais com debates envolvendo todos os participantes, e específicos, em que subgrupos aprofundarão os trabalhos separadamente.

    Mapa Cultural

    Encerrando a programação do Encontrão Hacker, no sábado (16), às 20h, no Estoril, na Praia de Iracema, será lançado pelo Instituto TIM, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o projeto Mapa Cultural do Ceará, uma plataforma digital de gestão cultural e mapeamento colaborativo. O projeto tem como objetivo reunir informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da cidade.

    As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Dessa iniciativa surgiu um software livre, chamado “Mapas Culturais”, com o objetivo de contribuir para a gestão cultural dos municípios e estados e que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado.

    Durante o 3º Encontrão Hacker, sexta e sábado em Fortaleza, estarão reunidos representantes das cidades que implementaram o software “Mapas Culturais”, da sociedade civil organizada e de coletivos da cultura digital para dialogar sobre essa e outras ferramentas, sobre processos de participação e gestão da cultura, compartilhando experiências e contribuindo para as melhorias. Anteriormente, o projeto foi implantado no estado do Rio Grande do Sul e em cidades como Sobral (CE), São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP).

    Participantes do Encontrão

    Entre os participantes com presença confirmada no 3º Encontrão Hacker, em Fortaleza, estão o secretário adjunto da Secult, Fabiano dos Santos Piúba; o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella (juntamente com integrantes de diversas secretarias do MinC); Marco Antonio Konopacki, representante do Ministério da Justiça; Anna Carolina Meireles, representante do Instituto TIM; representantes da equipe de participação digital da Presidência da República e representantes do Governo do Estado de São Paulo, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Governo do Distrito Federal e das prefeituras de Blumenau (SC), São José dos Campos (SP), Santo André (SP), São Paulo (SP), João Pessoa (PB) e Sobral (CE), além do mediador do encontro, Uirá dos Reis, integrante do Instituto Mutirão.

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Pensar com o coração - Por: Emerson Monteiro

T
empos cinzas esses em que a urgência de atitude requer abnegação, dedicação extrema a ideais válidos, orientam a mudar o sentido da existência até hoje exercitado nas gerações. Pedem providências coletivas, quando a política, o Estado organizado qual solução possível, seria meio de pactuar o ordenamento das atividades a ponto de encontrar os meios de produção de benefício comum. No entanto isso nem de longe parece querer coincidir naqueles anseios de quem avaliou pudéssemos chegar aos níveis de solidariedade e justiça social equivalentes nos planos da sociedade perfeita. Quase que consideramos haver andado pouco isso de achar respostas que representem de verdade o bem estar da nossa querida civilização das pessoas, pois o Egoísmo galopante ainda segue determinando o motivo das ações em vários lugares. Egoísmo senão individual porém coletivo, de grupos isolados que impõem contradições, haja vista a necessidade imediata de correção de rumo em relação a tantas histórias mal contadas em tudo que é quadrante.

A ferocidade possessiva insiste no querer de poderosos alienados nos seus apetites, gerando resultados dolorosos e inimagináveis. Ali, com a destruição dos valores morais. Acolá, na prática de modelos perversos de subjugação de populações, ocasionando painel preocupante quanto aos preços pagos no tal progresso desencontrado. 

Viver sozinhos ninguém pode, porquanto o tabuleiro exclusivo da história reserva os saldos de miséria a toda gente perdida por conta da pouca responsabilidade dos alguns que ditam as normas.

Há respostas atuais que se recebe por vezes a dizer que toda razão e toda ciência ainda foram insuficientes a melhorar os seres humanos. Crescimento da produção, utilização dos recursos naturais, dificuldades da paz instalada entre as nações, sacrifícios das minorias em favor de milhões, etc. significam clamor que exige por demais sonho melhor, destino a que trabalham os elementos da grande natureza no silêncio dos tempos. E o sentimento bom gerará energia de rever as questões sem solução de outro modo, perante o desejo sincero de achar o paraíso de nossos próprios corações.  

Comércio ilegal de madeira e carvão lidera ocorrências na Semace

 

madeira

O comércio de madeira e carvão, sem autorização ambiental, liderou ocorrências atendidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no ano passado.

Os registros, envolvendo também a prática de queimadas, atingiram quase 29% das ações realizadas pela Diretoria de Fiscalização da autarquia.

Aliás, já passa do tempo um maior apoio, em todos os sentidos, a essa diretoria.

(Foto Ilustrativa)

O Povo

MEC baixa portaria com regras que altera isenção de taxa para aluno que faltar ao Enem

enem

“Portaria do Ministério da Educação publicada hoje (15) no Diário Oficial da União determina que candidatos isentos de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não comparecerem nos dois dias de provas sem justificar a ausência, perderão o benefício para a próxima edição.

O anúncio da nova regra foi feito ontem (14) pela pasta. O objetivo, segundo o governo, é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar o desperdício de dinheiro público. “As ausências injustificadas de candidatos inscritos no Enem importam, anualmente, em prejuízos vultosos ao Erário”, informou a portaria.

Na edição do Enem do ano passado, dos 8.721.946 alunos inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de prova. O número representa índice de abstenção de 28,6%. A maior parte dos faltosos é composta por estudantes isentos da taxa de inscrição.

O ministro da Educação, Renato Janine, destacou que quase 30% das provas do Enem são impressas e transportadas, com infraestrutura e segurança previstas, para alunos que não comparecem. A pasta ainda vai definir quais serão as justificativas aceitas para a ausência de alunos nas provas.”

(Agência Brasil)

Três anos do Novo Portal da Transparência e Lei Geral de Acesso à Informação

 

transparenciaO Novo Portal da Transparência do Estado do Ceará completa, neste mês de maio, três anos no ar. A nova versão do Portal foi disponibilizada no dia 16 de maio de 2012, data em que entrou em vigor a Lei nº 12.527 - Lei Geral de Acesso à Informação. Com a reestruturação, o Portal passou a ser mais atraente para o usuário, tornando-se um importante instrumento de transparência das ações do Governo do Estado e um aliado do cidadão no acesso à informação.

Com o advento da Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência se consolidou como principal ferramenta de transparência ativa, permitindo ao cidadão obter informações independentes de requerimentos e além do paradigma orçamentário, patrimonial, contábil e financeiro. No Portal, é apresentada de forma mais clara ao cidadão as políticas públicas desenvolvidas, assim como os resultados obtidos mediante a atuação do Estado.

Neste contexto, destacam-se, especialmente, três eixos de informações divulgados no Portal:

• Modelo de Governança: formas de participação de cidadãos, informações sobre funcionamento do Estado, sobre servidores e como são tomadas as decisões no governo.

• Prioridades de Governo: informações sobre empreendimentos do estado, investimentos nos municípios, identificado por projetos, políticas públicas desenvolvidas e resultados alcançados, indicando metas e valores atingidos.

• Oportunidades de Investimentos: Informações socioeconômicas e vantagens competitivas para a atração de investimentos. Destacam-se ainda informações de avaliação de indicadores econômicos e mapas interativos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa do Ceará – IPECE, com informações de empregos, taxa de mortalidade, PIB, recursos hídricos e população por municípios.

Embora como elemento central na transparência pública no Governo do Estado do Ceará, o Portal da Transparência não é uma peça definitiva e acabada, antes é um canal em constante evolução, com possibilidades de melhorias e incrementos em diversas vertentes de divulgação de informações à população. Nesse contexto, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) tem um projeto para aprimoramento do Portal, que contará com recursos da operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, pelo Programa para Resultados (PforR). O Portal continuará com o foco e atenção nas necessidades do cidadão, como usuários da informação.

Saiba Mais

No ano em a Lei de Acesso à Informação (LAI) completa três anos de vigência no Brasil, a Controladoria e Ouvidoria Geral da União (CGU) lança a Escala Brasil Transparente, um ranking de cumprimento da LAI nos estados e municípios. No ranking, o Estado do Ceará aparece em primeiro lugar entre os estados, confirmando o comprometimento do Governo do Estado em cumprir os dispositivos da LAI e ser cada vez mais uma gestão transparente e democrática.

Serviço:

Acesse o Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará: www.transparencia.ce.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da CGE - 85 3101.3474

Governador preside primeira reunião do MAPP com todas as secretarias do Estado

 

mapp3O governador Camilo Santana reafirmou, nesta sexta-feira (15), que o Estado do Ceará tem feito um investimento em saúde quatro vezes maior que o da União. Com a declaração, Camilo abriu a primeira reunião do  Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) de sua gestão. "Venho dizendo desde novembro do ano passado, antes mesmo de assumir o Governo do Ceará, que a saúde precisa de novas formas de financiamento. E é isso que eu estou pleiteando, inclusive junto ao governo federal", reforçou o governador na abertura da reunião. “Enquanto o Estado abriu 1104 leitos de hospitais, o SUS fechou mais do que este número. O mesmo  foi feito pelo atendimento privado de saúde. Mas podem ter certeza de que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para resolver os problemas da saúde no Ceará”, garantiu Camilo.

Rmapp5O primeiro encontro de avaliação e discussão dos projetos e ações do Governo, pelo MAPP, contou com a participação de todos os secretários de estado e seus adjuntos.  A reunião sucedeu uma série de encontros do governador com as secretarias. "Já havia feito diversas reuniões individuais com cada secretaria este ano. Agora, vamos retomar o MAPP, a primeira em minha gestão, tratando dos assuntos em conjunto com as pastas. Acho importante estas reuniões conjuntas, pois o Governo do Estado é um só. E isso faz com que todos os secretários conheçam os investimentos realizados pelas pastas. Assim, podemos integrar melhor nossas ações", afirmou o governador.
Criado para monitorar a carteira de projetos do Governo do  Estado, o MAPP foi instituído em 2007 como o mais importante sistema de gestão para implantação e acompanhamento das ações realizadas no âmbito estadual. Seu objetivo é definir e otimizar a aplicação dos recursos, monitorando todos os gastos investidos pelo Governo, sendo tratado todas as fases dos projetos – desde a sua proposição até seu encerramento, passando pelos processos de aquisição, contratação e execução.

Rmapp4Mesa
A grande mesa é formada, por meio de um sistema on line, onde são mostrados todos os atuais módulos de planejamento, acompanhamento, monitoria e consulta. Pela metodologia do MAPP, os projetos são apresentados pelos órgãos à análise ao chefe do Executivo. O sistema permite que o governador tenha acesso a todas as ações, fazendo o acompanhamento e determinando seus ajustes, quando necessário. "Esta é a forma mais adequada e exemplar para que possamos conhecer todas as ações e principais estratégias traçadas para nossa gestão. Todas as áreas do Governo são pautadas, analisadas, referenciadas e discutidas para que todas elas sejam realizadas com total responsabilidade logística, executiva e fiscal", destaca o governador. A reunião foi iniciada às 9 horas e prossegue por toda a tarde.

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Secretário das Cidades Ivo Gomes visita o Cariri acompanhado de Sineval Roque

IMG-20150514-WA0008

Roque e Ivo Gomes estiveram noa Rádio Padre Cícero.

Quem esteve nesta quinta-feira (14) visitando a Região do Cariri foi o secretário das Cidades, Ivo Gomes. Acompanhado do suplente de deputado estadual, Sineval Roque, Ivo visitou as obras da Encosta do Seminário, no Crato e fez questão de afirmar aos presentes sobre a importância de Roque para o início das obras. "Uma obra importante, executada 100% pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, e o meu amigo Roque foi uma dos grandes batalhadores por essa obra", disse Ivo Gomes, durante entrevista ao Jornal da Tarde, comandado por João Hilário.
O secretário das Cidade disse que torce fervorosamente para que Sineval Roque retorne a Assembleia Legislativa. Os dois foram companheiros na Assembleia por duas legislatura. "Com o retorno de Roque, que deve ocorrer até o final de Junho, o Cariri ficará mais fortalecido", avaliou Ivo Gomes.

flavio pinto

Carro fumacê em Barbalha

 

DSCF5247Ações do fumacê foram realizada na cidade. (Foto: Divulgação)

O Departamento de Endemias do Município de Barbalha dando continuidade ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, intensificou suas ações com o carro fumacê do dia 30 de abril ao dia 14 deste mês de maio, realizando no município três ciclos de fumacê, dando cobertura em de 400 quarteirões.
Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias no município, Antônio Santana estar programado mais três ciclos no período da Festa de Santo Antônio, visando o combate ao Aedes aegypti, quebrando assim, a transmissão da doença da Dengue e de possíveis aparecimentos de casos de Chikungunya.
O carro fumacê passou em várias localidades da cidade realizando pulverização de produto que combate o mosquito transmissor da Dengue. O trabalho foi realizado no período das primeiras quatro horas da manhã, e no final da tarde.
De acordo com a coordenação de Endemias do município, a medida de colocar um veículo nas ruas para realizar o serviço, só pode acontecer diante de estudo técnico, que verifica o alto índice de foco do mosquito Aedes aegypti, e casos de dengue confirmado pelo sistema do Ministério da Saúde ou SINAN (Sistema de Notificação).
Fique atento:
A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão. Isto devido aos fatores climáticos favoráveis a proliferação de seu vetor, Aedes aegypti.
Para quem vai viajar e deixar a casa fechada lembre-se de não deixar nenhuma oportunidade para o vetor se proliferar, como por exemplo, substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d’água tampada, cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas e remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas, pneus).
É preciso estar atento ao surgimento dos sintomas da doença. Caso ocorra, deve-se procurar imediatamente orientação médica e evitar automedicação. O doente com dengue pode apresentar sintomas como a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. O aparecimento sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura podem indicar um sinal de alarme e/ou de agravamento.
Os casos graves necessitam de especial atenção médica, pois podem ser fatais. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas.

flavio pinto

As voltas que o mundo dá: Senador Tasso Jereissati (PSDB) quer aumentar valor do Bolsa Família. Deputada do PT é contra

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados analisou parecer da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) contrário ao projeto de autoria do Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que institui acréscimo financeiro ao Programa Bolsa Família, premiando os beneficiários do programa cujos filhos, crianças e adolescentes, obtenham um rendimento escolar acima da média. Apresentado em 2009, e aprovado no Senado em 2010, o objetivo da proposta de Tasso estimula o estudo dos jovens e a participação da família neste processo, visando modificar, efetivamente, o quadro socioeconômico dos beneficiários do programa.
Contrária ao projeto, a deputada considerou “injusto e cruel” exigir um aproveitamento escolar diferenciado como condição ao aumento variável do benefício. Da mesma forma, seu colega de bancada, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), também foi contrário ao projeto na Comissão de Educação, sob o argumento de que “o Bolsa Família não é privilégio que deve exigir uma contrapartida”. Após a apresentação do parecer da petista, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) pediu vistas ao projeto, ressaltando a fragilidade dos argumentos da relatora. “Se os Deputados tivessem o cuidado de ler a Lei que criou o Benefício, veriam que estão previstas várias condições para sua concessão, como a realização de exame pré-natal, o acompanhamento nutricional, de saúde, e a frequência escolar mínima de 85% das crianças”, disse. Para ele, “o projeto do senador Tasso inova ao criar um benefício meritório às famílias que se envolverem na educação e formação de seus filhos”.
Postado por Armando Lopes Rafael

O CARIRI DE LUTO - Falece Dr. Orestes Guedes Alcoforado - Cardiologista



Acima: Dr. Orestes no Carnaval da Saudade, em 2008 - Acervo Blog do Crato.

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do renomado médico Dr. Orestes Guedes Alcoforado, que atuou nas últimas décadas na região do Cariri e principalmente na cidade de Crato. O fato ocorreu na noite da última quinta-feira ( 14 ) quando o médico encontrava-se internado há dois dias. Seu falecimento trouxe grande consternação também à sua terra natal, Potengi-CE, onde o corpo está sendo aguardado por populares e amigos, antecedendo ao seu sepultamento. Autoridades, familiares e amigos prestarão uma última homenagem ao médico, na Rua Francisco Guedes, ao lago da Igreja Matriz na residencia de sua mãe, a senhora Umbelina Guedes. Seu corpo foi velado na funerária Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte. 

Em virtude do falecimento de um filho ilustre, o prefeito de Potengi, Samuel Carlos decretou luto oficial nesta sexta-feira ( 15/05 ). Não funcionarão as repartições municipais, sendo feriado para todas as escolas da rede municipal de ensino e secretarias. 

Dr.Orestes tinha uma profunda atenção às pessoas por ele atendidas. Prestou serviços como médico durante muitos anos, quando naquele tempo não existiam profissionais da área em cidades do interior, a exemplo de Potengi. Era generoso e gostava de ajudar o próximo, a exemplo do seu pai, Luiz Gonzaga de Figueredo, o primeiro prefeito de Potengi, no período de 1958 a 1962 e de 1966 a 1970 pelo (PSD).

Nota do Editor do Blog do Crato: Como é dolorosa a morte de um grande amigo ! Conheci Dr. Orestes nos anos 80, apresentado a mim por nosso amigo em comum, Inácio Ferreira Teles, da TVTecnica Hertz. Naquela época, eu voltava da cidade de Campina Grande-PB e Orestes amava as boas coisas da vida. Teclados e pianos eram escassos aqui na região do Cariri, mas Dr. Orestes comprou um teclado Cassio dos últimos modelos, a peso de ouro, e sempre promovia encontros musicais em sua residência, ali na Rua Tristão Gonçalves ( Rua da Vala ), em Crato. Passamos muitas noites "enfernizando" a vizinhança com nossa música, nossas gargalhadas e a nossa contagiante alegria. Haviam sempre os convidados especiais, até que o apartamento se tornando pequeno, passamos a nos reunir em uma chácara no distrito das Guaribas, na saída oeste do Crato. Ele sempre passava em minha residência já com o teclado na traseira do carro, com aquela sua alegria contagiante, uma generosidade sem limites, e seu clássico hábito de falar alto, que às vezes poderia ser ouvido em outra rua ecoando pelas paredes... Íamos até os arredores da cidade, e lá já estavam reunidos vários outros médicos e a nata da sociedade Cratense, com quem Orestes sempre gozou da amizade. Como médico, era renomadíssimo, um intelecto e um preparo como poucos, numa época em que cardiologistas do seu estirpe eram coisa rara no interior cearense. Foi na verdade, um dos pioneiros neste ramo. Dr. Orestes era muito ríspido com os seus pacientes, e às vezes nos fazia sentir-se culpados. Lembro-me de quando fui pela primeira vez a uma consulta, ele "inventou" de fazer um teste de esteira. Subi à esteira e ele começou a medir a minha pressão arterial; Não deu um minuto ele disse em voz alta e cuspidora: Saia, saia, saia da esteira ! Perguntei: "O que houve ?" Ele disse: "Você não tem preparo físico algum. Não quero ver meus pacientes morrerem dentro do meu consultório. Quantos anos você tem ?" Eu respondi: 20. Ele então, olhando fixamente me disse: "Pois trate de fazer exercícios, senão aos 25 anos, você será um homem morto!" rsrs Felizmente, nesta previsão, o nosso querido amigo não acertou, pois já estou para completar 50, mais sedentário do que uma tartaruga, rsrs.

Saudades, Saudades!

Nosso amigo Orestes Guedes, o rei da alegria, e um expert em cardiologia será sempre lembrado aqui no Cariri, pelos enormes serviços prestados a todas essas cidades. Mais um amigo que nos deixa, um mestre que tinha muitas fases, que tinha seu lado alegre e sombrio, que tinha seus isolamentos, que às vezes se mostrava o maior de todos os foliões, um exímio anfitrião, e às vezes preferia o isolamento do seu lar. Mas acima de tudo, um homem que nunca negou a um ser humano o dom que Deus lhe deu, de poder salvar vidas, que nunca o fez com a finalidade de ganhar dinheiro, atendia ricos e pobres com igual distinção. Nunca aceitou um pagamento meu, ou que eu saiba de outro amigo "do peito". Emociono-me ao escrever essas palavras, pois vai-se para a eternidade, um homem profundamente solitário, que tinha um mundo de admiradores e de amigos ao estalar de um dedo. Deixa de pulsar sob o céu aquele que tantos corações fez bater em felicidade com a sua presença, com o seu calor humano e com o seu profundo altruísmo. O seu legado seguirá adiante através de seus dois maravilhosos filhos, que tenho o prazer de chamá-los de meus amigos também !

Salve, meu amigo Orestes Guedes Alcoforado !

Por: Dihelson Mendonça
Com informações adicionais do site Potengi na Internet
Foto: Dihelson Mendonça - BLOG DO CRATO


TAM passa a operar em Juazeiro do Norte

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte. A empresa TAM Linhas Aéreas abriu, na última segunda-feira, a comercialização de bilhetes para voos com destino a este Município da região do Cariri. Com a operacionalização da companhia no Município, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes passa a contar com a oferta de pousos e decolagens de aeronaves das quatro maiores companhias aéreas do País.
A perspectiva do trade turístico na região do Cariri é que haja incremento do setor a partir do segundo semestre do ano de cerca de 5%. Também é esperado aumento no fluxo mensal de passageiros no equipamento aeroportuário num volume de até 7 mil pessoas. Os voos da TAM acontecerão a partir do dia 13 de Julho. Porém, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a companhia a operar no Município a partir do dia 1º de julho. As vendas de passagens pela companhia estão acontecendo, neste primeiro momento, por meio de agências de viagens. Os voos serão diários e diretos para Brasília e Recife. Também serão disponibilizados trechos em conexões como Juazeiro do Norte/São Paulo ou Juazeiro do Norte/Fortaleza, por exemplo, com preços de R$ 578,00 (ida e volta) e R$ 400,00, respectivamente.
As negociações em torno da operacionalização da TAM em Juazeiro do Norte acontecem desde outubro de 2014. Na ocasião, a companhia GOL havia anunciado que deixaria de operar o trecho entre Juazeiro do Norte e Recife, o que resultaria na visão de empresários e lideranças locais, em prejuízo ao Município, tendo em vista a existência da ligação da região do Cariri com a capital do Estado de Pernambuco.
Abertura de mercado
Para o coordenador de turismo de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino, a chegada da nova companhia pode significar, ainda, a possibilidade de abertura do mercado internacional ao turismo da região. “Nós agora passamos a contar com a operacionalização das quatro maiores companhia do País na região do Cariri, a partir do Aeroporto Orlando Bezerra. Em relação à empresa TAM, a malha internacional que a companhia possui pode, sem dúvida, oferecer aos turistas estrangeiros a oportunidade de conhecer a região do Cariri com muito mais conforto e comodidade”, disse.
Segundo ele, como o aeroporto passará a operar com oito voos diários, a expectativa é de que haja aumento no fluxo de passageiros do equipamento. “A gente espera um aumento de cerca de 20% no volume diário de passageiros no terminal. Isso deve significar algo em torno de 7 mil novos usuários do equipamento”, disse.
Somada ao aumento no número de passageiros, também há expectativas quanto à ampliação de negócios que envolvam o trade turístico na região. Só a rede hoteleira, na opinião do coordenador, deve observar, a partir do segundo semestre do ano, crescimento de até 5% na ocupação de apartamentos. “A previsão é que todo o trade turístico seja beneficiado. No entanto, até por conta da construção de novos empreendimentos do setor hoteleiro em Juazeiro do Norte, a expectativa é de que o crescimento destes nicho em especial seja um pouco maior”.
Pista de pouso
Além da operacionalização da nova companhia aérea, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes deverá, em breve, ser beneficiado com os resultados dos estudos de viabilidade para realização das obras de aumento da pista de pouso e decolagem e construção de um novo terminal de passageiros que estão sendo realizados pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
Roberto Crispim
Colaborador

Corrida das Divas em Juazeiro do Norte

caririgardenShopping

Neste domingo, dia 17 de maio, o Cariri Garden Shopping realizará a segunda edição da Corrida das Divas na cidade de Juazeiro do Norte. Com a confirmação de aproximadamente 350 participantes, o dobro de inscritos em relação ao ano anterior, o evento conta neste ano com percursos de 5 km e 10 km, tendo como atletas, mulheres acima de 15 anos de várias localidades do Estado.
A programação terá início às 07h com uma aula de aquecimento corporal acompanhada por profissionais de Educação Física do SESC Juazeiro. Além disso, o evento contará com a animação de DJs e sorteio de brindes. Segundo o coordenador do evento, Hemorgenes Silva Gomes, uma estrutura de 14 tendas, serão montadas ao lado da Praça Giradouro, onde haverá a recepção de atletas e população.
Com o encerramento das inscrições na última semana, a entrega dos chips de monitoração e dos Kits de corrida aos participantes acontecerá antes da largada oficial prevista para as 07h30 de domingo. Segundo Hemorgenes, cada kit distribuído às atletas terá uma camisa oficial do circuito, uma garrafinha térmica para uso durante a prova, uma sandália personalizada e brinde de agradecimento.
Esta é a segunda vez que o evento é realizado em Juazeiro do Norte.  O objetivo da ação, de acordo com coordenador do evento é estimular a prática de esportes, prevenir doenças, desenvolver uma melhor qualidade de vida, além de criar hábitos saudáveis entre as mulheres. Vale ressaltar que, a organização disponibilizará ambulância e uma equipe médica em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para prestação de atendimento em caso de emergência.
Mais informações: (88) 2101-5444.

flavio pinto

Governador anuncia medidas para reforçar a Saúde no Ceará

 

governadorsaude

Foto Carlos Gibaja.

O governador do Ceará, Camilo Santana, reuniu-se na tarde de ontem ( quarta-feira, 13), na Secretaria da Saúde, com diretores dos hospitais da rede pública do Estado e o secretário da saúde interino, Henrique Javi. Na ocasião, ele ouviu as demandas de cada um e reforçou o compromisso do Estado para suprir as necessidades com a Saúde.
Camilo Santana destacou que a integração dos setores é essencial para o debate sobre a saúde pública no estado. “Temos que dar as mãos. Vou criar um comitê, vou chamar o Tribunal de Justiça, pois temos a judicialização da saúde, chamar o Sindicato dos Médicos, os setores responsáveis para que possamos construir as saídas para a Saúde no Ceará”, reforçou.
Medidas
“Estou tratando pessoalmente de todas as medidas, restabelecendo qualquer material ou medicamento que esteja em falta nos hospitais. Já autorizei todos os recursos necessários, muitos já foram repostos e falta só a entrega por parte dos fornecedores. Convoquei todos os diretores de hospitais para avaliar os problemas e identificarmos as soluções juntos. Estou estudando a questão de leitos de retaguarda para diminuirmos as filas nos hospitais. As medidas urgentes que forem necessárias nós estamos tomando”, enfatizou o governador.
Durante o encontro, o governador enfatizou que é necessário que o assunto entre em pauta nacional, envolvendo estados, municípios e União. Ele ressaltou a situação difícil que vive o país, de contenção de gastos e repasses pelo Governo Federal. Por exemplo, em 2006, a cada R$ 1 repassado pela União, a proporção era de R$ 1 investido pelo Estado na Saúde. Já em 2015, a proporção aumentou para R$ 4 gastos pelo Estado a cada R$ 1 aplicado pela União no setor.
"É importante que a população compreenda que problemas com a Saúde não são de hoje e nem só no Ceará. Existe em todos os estados, mas não podemos transformar para uso partidário ou se aproveitar da situação de sofrimento do povo cearense".
Investimentos
A rede de assistência à saúde do Ceará cresceu nos últimos oito anos. De janeiro a abril de 2015 foram investidos R$ 50 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2014. Camilo Santana acrescentou que o sistema de saúde pública do Ceará é referência em todo o Brasil, dispondo de três hospitais regionais (Norte, Cariri e Sertão Central), 19 policlínicas (três estão em conclusão, em Canindé, Maracanaú e Crato), 22 UPAs 24h (mais duas serão inauguradas até julho deste ano) e 19 CEOs, além da rede de atendimento de Fortaleza.
Prioridade
Camilo lembrou que a Saúde é, ao lado de Educação e Segurança, prioridade no seu Governo e garantiu que não vai medir esforços. “Vivemos um sub-financiamento para a Saúde. Estou aqui à disposição para superar esses problemas, dentro da nossa realidade, com essas limitações, para construirmos, juntos, um caminho para o setor. O que está em jogo não é só o meu trabalho como governador, mas a vida de todos nós”, disse.
Também participaram do encontro o secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário da Casa Civil, Alexandre Landim;  secretários da Fazenda e Planejamento, Mauro Filho e Hugo Figueirêdo, respectivamente; e o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; entre outros.
(Governo do Ceará)

flavio pinto


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30