xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/04/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 abril 2015

Comércio de Barbalha prevê aumento de 5%

barbalha

Barbalha. O Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes. Para garantir bons lucros, os lojistas sabem que precisam se preparar para oferecer vantagens diante de tantas possibilidades e ofertas.

Neste município, localizado na microrregião do Cariri, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançou, na última terça-feira, dia 21, uma campanha especial para o Dia das Mães que segue até o próximo dia 9. Os lojistas esperam alavancar as vendas na região, oferecendo promoções e sorteio de brindes entre os consumidores.

De acordo com o presidente da CDL local, Alcides Marcelo Barbosa, as expectativas para o mês de maio são otimistas, com a projeção de aumento em até 5% nas vendas.

Para a lojista do segmento de vestuário Isailde da Cruz, os primeiros meses mostraram que os consumidores estão poupando, mas acrescenta que já teve um aumento de 10% nas vendas, na primeira quinzena deste mês.

"Os lojistas estão cautelosos, uma vez que o cenário econômico e político do País apresenta uma inconstância. Mas, com a união que há entre os associados da CDL de Barbalha, estamos conseguindo visualizar novas estratégias de mercado e, assim, continuamos trabalhando numa perspectiva otimista para esse ano. Acredito que, a partir do mês de maio, o comércio vai reagir", afirma Isailde.

Para a diretora administrativa da CDL barbalhense, Aline Nogueira, as características do comércio local acompanham uma tendência geral. "O comércio mudou. Antes, a gente esperava o cliente na loja. Hoje, o lojista tem que ir aonde o consumidor quer estar. Estamos nos empenhando para criar outras formas competitivas de negócios", assinala a líder lojista.

Desenvolvimento

Para incrementar ainda mais a economia da região, o presidente da CDL de Barbalha, Alcides Marcelo, aposta em uma maior aproximação com os 97 associados que a entidade possui atualmente no Município.

Com isso, a expectativa é reforçar as ações qualitativas e as vantagens da parceria. "Necessitamos deste relacionamento para fortalecer as bases da entidade e, assim, juntos realizarmos ações para prospectar novos associados", aponta.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o setor de serviços é responsável por 66,97% do PIB da região, que ocupa a 6º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM). Alcides Marcelo conta que o ramo de alimentação se destaca atualmente na economia local, seguido pela construção civil.

Proprietário de uma imobiliária, Ivan Azevedo avalia que o segmento passa por uma adequação na região. Ele conta que a procura por imóveis usados diminuiu, enquanto que a procura pelos lançamentos está em alta. Entre os fatores que contribuem para o redirecionamento na escolha da compra, o empresário destaca as facilidades de financiamento e o desenvolvimento da região que tem se tornado um polo na educação e na saúde.

Tradição

Em Barbalha, o período que mais recebe visitante é o mês de junho, por conta do ato religioso mais aguardado da cidade, que é a festa de Santo Antônio. O evento é uma homenagem ao padroeiro da cidade, que está em processo de registro como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Durante os dias de celebração, acontecem cortejos de grupos folclóricos, que se misturam aos penitentes em oração. O rito tradicional do Pau da Bandeira atrai milhares de fiéis e curiosos.

Os devotos dividem o carregamento de um tronco gigante nos próprios ombros e seguem até a igreja matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, onde erguem o tronco junto a uma bandeira do santo.

Mais informações:

CDL de Barbalha

Endereço: Rua do Vídeo, 275

Contato: (88) 3532-2908

Diario do Nordeste - Regional

Professores e agentes de saúde e endemias de Juazeiro decretam fim da greve

 

fimgrevejn

Depois de 62 dias, a greve dos professores, agentes de endemias e de saúde de Juazeiro do Norte, deve chegar ao fim nesta quarta-feira (29). Reunidos no auditório do Colégio Salesianos, votou em sua maiores pelo fim do movimento paradista, que deixou mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino sem aulas no período letivo de 2015.
O fim da greve acontece um dia antes da Câmara Municipal aprovar a mensagem enviada na quinta-feira (23), concedendo novo reajuste salarial para os professores, que caso seja, aprovada, o índice ficará em 13,01% como exigia a classe. A mensagem vai a votação no plenário nesta quinta-feira (30) e deve ser aprovada por unanimidade.
Com o fim da greve, as aulas do período letivo 2015 só devem se iniciar, oficialmente, a partir da segunda-feira (4). Nesta quarta e quinta-feiras, os professores retornam ao trabalho para traçar metas e estabelecer em comum acordo com a Secretaria da Educação do município, o calendário letivo.

|flavio pinto

Em Barbalha, Minha Casa Minha Vida segue em ritmo acelerado

minhacasa

 

As casas devem ficar prontas em setembro.

Os trabalhos continuam bem avançados na construção das 600 residências do Projeto Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal em Barbalha. O prazo de entrega das 600 moradias deverá estar pronto no mês de setembro deste ano. Duzentos e setenta pessoas continuam empregadas no empreendimento habitacional.
Apesar das chuvas registradas nos últimos dias, não houve nenhum comprometimento no andamento das obras, ou seja, não houve atraso no cronograma de desenvolvimento dos trabalhos de engenharia.
A obra está bem avançada e, segundo a gerência executiva de habitação de Juazeiro do Norte da CEF, a obra será entregue dentro do prazo estabelecido pela Construtora Constantinni, responsável pela edificação dos imóveis. As casas do Programa Minha Casa Vida, estão localizadas há 6 km do centro da cidade, no sítio Barro Branco.
Programa de habitação do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Barbalha vai oferecer moradias de qualidade, as 600 famílias beneficiadas com moradia de qualidade, em um lugar com toda infraestrutura e segura.

flavio pinto

Juiz suspense seleção de servidores temporários de Jardim

justica_2

O juiz Juraci de Souza Santos Júnior determinou a suspensão da seleção de funcionários temporários para área de saúde do município de Jardim. O magistrado entendeu que o “processo seletivo tem por objetivo realizar diversas admissões no serviço público sem prévio concurso, sendo que tais admissões, da forma como serão realizadas, não estão enquadradas nas exceções constitucionais, posto que calcadas em leis municipais flagrantemente inconstitucionais”.
O juiz destacou na decisão liminar, que a realização do “processo seletivo e a posterior contratação dos aprovados para exercerem ilegalmente cargos de funcionários públicos fará por aumentar o prejuízo dos cofres públicos”. Em caso de descumprimento da medida, fixou multa de R$ 10 mil por cada ato de continuação da seleção levada a efeito.
Em 2014, a Prefeitura de Jardim firmou Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), após o Ministério Público do Ceará (MP/CE) ter instaurado inquérito em razão do excesso de contratações temporários realizadas pelo município. No documento, o ente público se comprometeu a “abster-se” de contratar servidores temporariamente, salvo em situações excepcionais previstas na Constituição Federal.
Contudo, em 14 de abril deste ano, a Secretaria de Saúde publicou edital para “Seleção pública simplificada para contratação de temporários”. O processo seletivo previa a oferta de 33 vagas para diversos cargos, como médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, veterinário, entre outros. Por esse motivo, o MP/CE ajuizou ação (nº 3411-51.2015.8.06.0109) requerendo a suspensão das contratações.
(TJCE)

Nascentes ameaçadas por degradação no CE

[NREGIONAL - 3]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG03> ... 28/04/15O governo federal instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga

Foto: Cid Barbosa

Iguatu. O Dia Nacional da Caatinga é comemorado hoje, 28 d ebaril, e o transcurso da data proporciona o debate sobre a importância desse bioma, a convivência com o Semiárido e os períodos de escassez hídrica. Depois de quatro anos de chuvas abaixo da média, discutir a preservação da cobertura florestal do sertão nordestino é cada vez mais imprescindível.

Afinal, a água que chega à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e a outros centros urbanos cearenses é proveniente das bacias hidrográficas que estão no sertão.

O governo federal instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga. A data homenageia o professor João de Vasconcelos Sobrinho, pernambucano, pioneiro nos estudos ambientais sobre a região no Brasil. Entidades ligadas ao setor ambiental promovem ações e debates sobre o bioma Caatinga, único no mundo, colocando em pauta a necessidade de sua conservação.

Está prevista para hoje a realização de sessão solene, na Assembleia Legislativa do Ceará, para a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim de Castro Feitosa, no Plenário 13 de Maio. O evento faz parte das comemorações do centenário de nascimento do agrônomo e pesquisador da Caatinga.

Prioridade

A Caatinga é um bioma único no mundo. Entretanto está muito devastado. A sua preservação é de fundamental importância para a economia regional. A água que abastece Fortaleza e municípios da Região Metropolitana vem do Açude Castanhão, em Jaguaribara, por meio do Canal do Trabalhador e do Canal da Integração. As bacias dos Rios Jaguaribe e Salgado são de fundamental importância para o abastecimento das casas, comércio e indústria de vários municípios cearenses.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Caatinga tem 45% de sua área total desmatada no Brasil. Os dados do Ministério mostram, ainda, que, dos dez municípios que mais contribuíram para o desmatamento da Caatinga, quatro são cearenses. Boa Viagem, Tauá, Acopiara e Crateús estão entre as cidades com maior índice de degradação da vegetação original no País.

Reconhecimento

No âmbito nacional, há uma Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 504/10 que pretende transformar a Caatinga e o Cerrado em patrimônios nacionais. O projeto já foi votado no Senado e entrou por pelo menos três vezes na chamada "ordem do dia" da Câmara, mas não foi votada por ainda não ser percebida como pauta prioritária pelos membros da Câmara.

Se aprovada, a PEC da Caatinga e do Cerrado irá garantir o reconhecimento dos dois biomas e, por meio disso, poderá atrair mais ações de preservação ambiental e investimentos para a região e também poderá contribuir para a proteção dos recursos hídricos e segurança hídrica no Nordeste. Políticos e entidades ligadas ao setor ambiental estão mobilizados para votação e aprovação no Congresso Nacional da PEC 504/10.

O desmatamento da Caatinga e o baixo índice de áreas protegidas contribuem para o desgaste do reabastecimento dos reservatórios, que já contam com pouca água. Atualmente, 112 açudes têm volume em torno de 30% do total de suas capacidades no Estado do Ceará.

"A situação é preocupante, pois, se não cuidarmos das regiões do entorno desses açudes, o risco de desaparecimento da água restante é eminente", observou o secretário executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro. "Preservar as margens dos açudes, rios, riachos e nascentes garante a preservação da água, a capacidade de armazenamento dos reservatórios e a recarga hídrica das barragens".

Estima-se que 13 metros cúbicos de água são consumidos por segundo em Fortaleza e Região Metropolitana, utilizados no consumo humano e industrial. Destes 13, oito são provenientes do Castanhão, que atualmente conta com menos de 25% da capacidade; 3,6 m³ vêm do Canal do Trabalhador e 0,4% da água que utilizamos vem da bacia hidrográfica da Região Metropolitana. Ao todo, mais de 60% da água que abastece Fortaleza e Região Metropolitana vem do interior cearense.

Ir além

"As obras de infraestrutura, transferência de águas são importantes, mas o debate precisa ir além, pois há necessidade de investimentos em prevenção, recuperação das matas ciliares, de encostas, e de campanhas de uso racional da água", frisou Castro. "A demanda de água é crescente, mas a oferta vem caindo. Os açudes estão armazenando menor volume por causa do assoreamento e os rios estão degradados", salientou.

O secretário executivo da Associação Caatinga observa que não só o Nordeste, mas o Brasil enfrenta uma crise hídrica cada vez mais grave. "Onde estão as campanhas de consumo consciente, racional?", questionou. "E as leis de punição para quem desperdiça água?".

O coordenador do Pacto Ambiental dos Inhamuns, Jorge de Moura, chamou a atenção, ainda, para o problema de introdução de espécies exóticas que concorrem com a flora nativa.

Ontem, foi realizada, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, em Crateús, caminhada ecológica alusiva ao Dia Nacional da Caatinga.

Saiba mais

- A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e foi reconhecido como uma das 37 grandes regiões naturais do Planeta, ao lado da Amazônia e do Pantanal

- É o terceiro bioma mais degradado, depois da Mata Atlântica e Cerrado. 45% de sua área já foi desmatada

- A Caatinga possui alto grau de endemismo (cerca de 1/3 de suas plantas e 56% de seus peixes são espécies exclusivas), ou seja, essa riqueza biológica não pode ser encontrada em nenhuma outra parte do mundo

- Os serviços ambientais oferecidos pela Caatinga asseguram a convivência do ser humano com o ambiente e sua biodiversidade tem grande importância econômica e social

- A Caatinga ocupa uma área de cerca de 840 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional

- Engloba os Estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais

- Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas

- Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver

Mais informações:

Associação Caatinga

Fone: (85) 3241.0759

www.caatinga.org.br

Honório Barbosa
Colaborador

|Diario do Nordeste - Regional

Camilo anuncia reajuste de 13,01% para professores do Estado

Professor

Neste Dia Internacional da Educação, 28 de abril, o governador Camilo Santana homenageou os professores de todo o estado atendendo a uma antiga demanda da categoria: anunciou reajuste que iguala o salário dos profissionais no Ceará com o piso nacional da categoria. A proposta corrige o vencimento básico do magistério em 13,01% e beneficia 48.842 professores da rede estadual. O projeto de lei foi apresentado em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), no auditório do Palácio da Abolição, e será encaminhado no mês de maio para aprovação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. De acordo com as negociações com a categoria, o valor será pago retroativo ao mês de janeiro de 2015.

flavio pinto

Quadrilha faz família de gerente de refém e rouba agência do Banco do Brasil de Araripe

quadrilhabanco

 

As polícias Civil e Militar do Ceará, juntamente com a Polícia de Pernambuco participam neste início de tarde desta terça-feira (28), das buscas a quadrilha que sequestrou a família do gerente do Banco do Brasil, no município de Araripe, na Região do Cariri e, em seguida, levou todo o dinheiro que havia na tesouraria da agência bancária.
O caso aconteceu nas primeiras horas da manhã de hoje (28), quando os bandidos, depois de passar a noite na casa do gerente, obrigaram a vítima a retirar todo o dinheiro que havia na tesouraria do banco. Um funcionário foi acionado pelo gerente e foi até a agência do Banco do Brasil retirar o dinheiro, enquanto a esposa e uma filha do gerente eram levadas para outro local pelos bandidos.
A quantia não foi revelada. O gerente e a família foram liberados no final da manhã. Até o momento, a Polícia só conseguiu localizar um dos veículos usado na fuga, que foi encontrado queimado e abandonado na divisa do Ceará com Pernambuco.

flavio pinto

Cariri Garden Shopping promove passeio ciclístico em Juazeiro do Norte, nesta terça

caririgardenShopping

Esporte, cultura, cidadania e aventura. Assim pode ser definida a segunda edição do Ciclo Garden, que acontece nesta terça-feira, dia 28 de abril às 18h. O encontro pretende mobilizar ciclistas de Juazeiro do Norte e região, no estacionamento do Cariri Garden Shopping.

A ação é uma parceria entre o shopping e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e faz parte do Projeto Ciclos, ocorrendo de forma gratuita. Segundo a coordenadora do projeto, Professora Aglaíze Damasceno, o Ciclos Garden é um espaço para ações relacionadas ao Ciclismo+Artes+Cultura+Cidade, dentro de um grupo de atividades que estimulem o encontro, a troca de experiências, os pedais, os passeios ciclísticos e aproximação entre pessoas e grupos que gostam de vivências que proporcionem harmonia e bem estar. O primeiro evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, de cidades da região do Cariri.

O evento é também um espaço de talentos, divulgando o trabalho de artistas e designers. A música e ritmo bom fazendo o som da noite, tem proporcionado um espaço diferenciado e super alegre para os ciclistas da região. Durante o ciclo, haverá o lançamento de mais um spoke card exclusivo e com edição limitada! A arte, conforme a coordenação, é para os participantes colecionarem o trabalho dos designers, dessa vez com Isaac Brito, no Ciclos Garden Clube.

O passeio pedal leve, com Kiko Gonçalves, terá saída a partir das 18h40. Haverá no local uma mesa saudável com barras de cereais, frutas, isotônicos, e pôster exclusivo do projeto.

|flavio pinto

Professores próximos do fim da greve

juazeiro

O Sindicato dos Professores de Juazeiro do Norte volta a se reunir em assembleia nesta terça-feira (28), para discutir o fim da greve iniciada há 63 dias. É que na última quinta-feira (23), deu entrada na Câmara Municipal, a mensagem do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), acrescentando aumento de 6.6% no reajuste de 6,5% já concedido em fevereiro passado no salário dos professores. Com esse novo percentual, o prefeito acabou cedendo a pressão dos professores e vai pagar os 13,01% como exigia a categoria para por fim a greve. A reunião desta terça-feira vai discutir o fim da greve, logo que a mensagem seja aprovada pelos vereadores na quinta-feira (30).

flavio pinto

Homenagem ao desenhista Audifax Rios

Dia 26 de abril de 2015 foi quando desapareceu Audifax Rios, desenhista cearense de marcantes traços, ilustrador emérito de inúmeras publicações de nossos escritores em jornais, revistas, livros, numa produção inesgotável e admirada por muitos. 

Audifax nasceu em Santana do Acaraú em 17 de abril de 1946, filho dos escrivães Antônio Sales Rios e Rita Moreira Rios. Cursou o primário no Educandário Santana, o ginasial no Ginásio Santanense e o científico no Colégio João Pontes, em Fortaleza, onde ingressou na TV Ceará, em 1965, como cenógrafo. 

Colaborou nos jornais Unitário e Correio do Ceará com textos e ilustrações, desde cedo demonstrando a originalidade do seu talento, indo logo trabalhar em diversas agências de propaganda como diretor de arte. 

Em três gestões consecutivas, desempenhou as funções de Secretário de Cultura de sua terra natal, seguindo, nesse meio tempo, o exercício do jornalismo, na qualidade de correspondente do jornal O Povo, órgão em que manteve durante longo tempo uma crônica semanal. 

Ilustrador de reconhecida competência, foi parceiro, dentre outros, de Dideus Sales, quando assinou desenhos em livros e discos. Outras participações: na revista Gente de Ação, Canto da Iracema e editou o número zero do almanaque DeUmTudo. Na área das artes plásticas: exposições, coletivas e individuais, destacando-se duas deles sobre a Guerra de Canudos (Canudos não se rendeu e Espinhos de Belo Monte), realizadas no Ceará e na Bahia, e Louvação do Jangadeiro, em Brest, França. Expôs também no Vaticano durante as comemorações do jubileu de ouro das Irmãs Filhas de Sant’Anna. Publicou diversos livros, entre eles a trilogia Memória do Encantamento (Os búfalos de Campanário, Migalhas para as serpentes e Voe comigo quando desmorrer). Editou, ainda, folhetos de cordel e livros infantis. Criou aberturas para os filmes de Rosemberg Cariry: O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e A saga do guerreiro alumioso. Concebeu selo postal para a ECT sobre o centenário do fim da Guerra de Canudos, como também cartão telefônico (Telebrás) sobre o mesmo assunto. Era membro da Academia de Associação Cearense de Imprensa e secretário (Chiqueirador) do Clube do Bonde e membro honorário da Confraria Chapéu de Couro.

Audifix Rios manteve estreitos laços com o Cariri, apreciador de nossa cultura, onde preservou sinceras amizades. Nesta ocasião, em nome do Instituto Cultural do Cariri e do Memorial da Imagem e do Som do Cariri, aqui registramos o acontecimento de sua morte física, enquanto apresentamos aos familiares e amigos do artista sentimentos de apoio e solidariedade.



Força da vontade - Por: Emerson Monteiro

O poder da constância nos propósitos canaliza a direção, com disciplina e afinco, e ordena isso que chamamos força da vontade, capacidade que os animais desempenham por vezes como melhor sapiência do que a gente. Observar os bichos na cata das presas demonstra o quanto de dedicação permite a natureza que eles encontrem diante da sobrevivência o suficiente a encher a barriga antes de chegar às furnas da noite. Pé ante pé, utilizando instrumentos ainda pouco reconhecidos pelos humanos, saem à busca do sustento. Enquanto nós só aos poucos aprendemos utilizar o valor que possuímos em termos de organização pessoal dos recursos cerebrais, critério dos irmãos das outras espécies que alia pensamento e instinto; sentimento e pensamento, em nós. 

A ineficiência da concentração dos pensamentos e atitudes gera desordem no caos, vezes raras a exercitar a energia da vontade do lado contrário, no desenvolvimento das próprias ações. Querer e não querer ao mesmo tempo demonstra essa imprudência de pouco desejo naquilo que se pretende. Pisar dentro e fora, correr em círculos, dificuldades nas intenções, nas decisões, nas escolhas, modos diversos da fraqueza que empobrece o ânimo tantas e quantas ocasiões.

Diante da potencialidade que dorme no seio da existência, razão das transformações vividas cada instante nos ramos da ciência e da sociedade, alimenta civilizações com esse condão que repousa lá no fundo de nosso peito, em pleno direito das nossas convulsões, motivo da esperança nas possibilidades futuras da raça que ainda não passa de graveto no mistério do desejo. Saber trabalhar quanto dispõe a inteligência e querer reunidos em bloco indivisível significa, por isso, a renovação de tudo, contudo. 

Quando a imaginação revelar aos seres humanos a praia da consciência e sintonizar o pomo dos mares bravios da lucidez em melhorar a todos nós, visão dos mais sábios e cientes virá do sol das coletividades, realização de sonhos verdadeiros, morada de amor eterno da paz e da felicidade.

Dizem os filósofos que perfeição só existe no mundo das ideias (Platão), berço dessa maturidade em germinação. Os indivíduos, pois, representam pequenos átomos do plano fabuloso que apenas dormita no coração de cada um, fase latente dos projetos definitivos. Matriz do mais que perfeito, o tal processo em fertilização na vontade, eis a força imortal da construção de tudo.  

Senado aprova projeto para aplicação de indexador da dívida dos estados

senado

O plenário do Senado aprovou hoje (28), com emendas, o texto do projeto de lei que regulamenta o pagamento das dívidas dos estados e municípios com a União e a aplicação do novo índice de correção dessas dívidas. O texto voltará para a Câmara agora, que irá decidir se mantém as modificações dos senadores ou se retoma o texto aprovado anteriormente pelos deputados.

A principal mudança promovida pelos senadores atende a pedido do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e adia o início da aplicação do novo indexador das dívidas. O projeto original fixava o prazo em 30 dias após a publicação da lei para que o governo começasse a cobrar as dívidas, conforme o novo índice de correção. O texto dos senadores modificou o prazo para até 31 de janeiro de 2016.

Dessa forma, o governo poderá continuar cobrando as dívidas conforme os índice anterior até o ano que vem, mas deverá devolver aos entes federados o valor da diferença entre o que deveria ser cobrado com o novo índice e o valor real que foi cobrado. O ministro pediu esse prazo para que o governo pudesse receber o dinheiro a mais este ano e fazer caixa para o ajuste fiscal.

Foi aprovada ainda uma subemenda do senador José Serra (PSDB-SP) que disciplina o uso que os estados e municípios farão dos recursos que tiveram a receber resultantes de ações com depósitos judiciais. Pela emenda, os entes poderão utilizar até 70% deste dinheiro para o pagamento de precatórios, despesas da dívida, despesas de capital e despesas previdenciárias. Os demais 30% deverão ficar aplicados em um fundo garantidor. O texto estabelece ainda que 10% do valor total desses recursos deverão ser utilizados em um fundo garantidor de parcerias público-privadas (PPP) e em obras de infraestrutura.

Depois que passar novamente pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff, que poderá vetar parcial ou integralmente o texto, ou sancioná-lo integralmente. Se isso acontecer, os parlamentares ainda terão outra oportunidade de outorgar as novas regras, votando o veto presidencial.

Agência Brasil|

Nigéria liberta 293 mulheres sob poder do Boko Haram

boko-haramnig

Entre elas, porém, não está nenhuma das 219 estudantes de Chibok, sequestradas há um ano pelo grupo terrorista, afirma Exército nigeriano. Operação militar ocorre na floresta de Sambisa, uma base dos extremistas.

O Exército da Nigéria anunciou nesta terça-feira (28/04) a libertação de 293 mulheres – entre elas 200 meninas – sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram na floresta de Sambisa, uma base dos extremistas.

Entre as resgatadas, porém, não está nenhuma das mais de 219 estudantes raptadas em Chibok há um ano, segundo informou Sani Usman, porta-voz do Exército. As vítimas estão sendo submetidas a um processo de identificação para saber sua origem.

Em abril do ano passado, cerca de 300 estudantes foram sequestradas pelos extremistas no vilarejo de Chibok, nordeste nigeriano, a cerca de 100 quilômetros da floresta de Sambisa. Várias conseguiram fugir, mas 219 ainda permanecem sob poder dos terroristas. Uma campanha internacional foi deflagrada pela libertação das garotas, dando visibilidade ao grupo terrorista.

Segundo a agência de notícias AP, parte das mulheres resgatadas nesta terça-feira estava atacando o Exército, o que constata que o Boko Haram vem colocando mulheres armadas na linha de frente dos combates. O grupo já usou meninas e mulheres em ataques suicidas em mercados e áreas movimentadas em várias partes do país.

Desde o lançamento de uma ofensiva conjunta com tropas de Camarões, do Chade e do Níger, em fevereiro passado, o Exército nigeriano vem registrando um "notável êxito" no combate ao Boko Haram, como a libertação de 60 cidades ocupadas pelo grupo terrorista em três estados do norte do país. Agora, na ofensiva em Sambisa, quatro áreas ocupadas pelos radicais islâmicos foram devastadas.

O Boko Haram ameaça o governo da Nigéria e controla amplas áreas do norte, de maioria muçulmana. O grupo jurou fidelidade aos jihadistas do "Estado Islâmico", que ocupa territórios no Iraque e na Síria.

Terra

Governador se reúne com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

camilo

O governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (28), no Palácio da Abolição, com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo. Em discussão, projetos realizados em parceria entre o Estado e o Governo Federal. A vice-governadora Izolda Cela e os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Hugo Figueiredo (Planejamento) e Josbertini Virgínio (Trabalho) também participaram do encontro com a comitiva do ministério. 
"Nosso plano de governo – o 7 Cearás –, construído com a participação dos cearenses, tem um eixo dedicado ao atendimento social. É o Ceará Acolhedor, em que são apresentadas as propostas das políticas públicas da Assistência Social para o período 2015­-2018. Nosso objetivo é superar o cenário de vulnerabilidade e risco pessoal, familiar, comunitário e social. E avançar na direção de um Ceará que acolhe e desenvolve os seus moradores", citou o governador Camilo Santana.
A ministra elogiou o trabalho que o estado tem desenvolvido nessa área. "O Ceará está entre os estados que melhor executaram alguns dos nossos programas, como o de cisternas. Temos uma parceria bem importante como o Ceará", disse.
Congemas
Após a reunião no Palácio da Abolição, a vice-governadora Izolda Cela acompanhou a ministra no XII Encontro Nacional Congemas, que está sendo realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, e reúne mais de 3 mil profissionais assistência social de todo o País. 

Thiago Cafardo
Porta-voz / Governador
Fotos: José Wagner
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Aneel aprova regras de 4º ciclo de revisão tarifária das distribuidoras

Para técnicos, regras podem reduzir, na média, pressão de alta das tarifas.
Agência vai revisar nível de perdas com ligações clandestinas.

eletricidade2Novas regras podem reduzir pressão de alta, dizem
técnicos da Aneel. (Foto: Reprodução / TVCA)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na noite desta terça-feira (28) novas regras para o quarto ciclo de revisão tarifária das distribuidoras de energia elétrica.

Segundo técnicos da agência disseram à Reuters, devem, na média, ajudar a reduzir a pressão de alta das tarifas neste ano.

Os efeitos dessas mudanças serão percebidos nos processos específicos de revisão tarifária de cada empresa, conforme cronograma definido nos Contratos de Concessão, informou a Aneel. O processo da revisão tarifária foi iniciado em novembro de 2013 e contou com três fases de debates, uma consulta pública e duas etapas de Audiência Pública.
Ao longo do processo foram recebidas mais de 100 contribuições de representantes de consumidores, analistas de mercado, consultores, pesquisadores e representantes de distribuidoras de energia elétrica.

Novas regras
Uma dessas regras permite o reconhecimento, nas tarifas, da remuneração por investimentos feitos com empréstimos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), destinados ao Programa Luz para Todos. Segundo técnicos da Aneel, essa remuneração deve ser de 1% a 2% do valor do empréstimo, informa a Reuters.

A Aneel também vai revisar o nível regulatório permitido de perdas não técnicas de energia, que ocorrem principalmente com ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”. A tendência, segundo os técnicos, é de se aumentar um pouco o nível de perdas reconhecidas na tarifa.

Uma decisão que pode ajudar a reduzir o peso dos reajustes é o aumento dos ganhos de produtividade a serem considerados no chamado Fator X, índice que é aplicado como um redutor do impacto do IGP-M nos reajustes.

O componente produtividade no Fator X deve aumentar de 1,11 ponto porcentual para 1,53 ponto porcentual. Outra medida que deve favorecer os consumidores é a maior captura dos ganhos de eficiência nos custos operacionais das empresas.

A Eletropaulo deverá ser a primeira empresa a passar pela nova metodologia de revisão tarifária. A revisão da empresa ocorrerá no dia 4 de julho.

Do G1, em São Paulo


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31