xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/04/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 abril 2015

Ex-bolsista da Funcap, jovem cientista cearense desenvolve sensor para aplicação na indústria petrolífera

petroleo

O jovem cientista cearense Esequiel Mesquita desenvolveu um sensor ótico para medição de nível de líquidos em condições hostis. Esequiel foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) durante a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e hoje é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no doutorado na Universidade do Porto, em Portugal.

O sensor tem como objetivo realizar medições de nível de líquidos em reservatórios subterrâneos, e pode ser utilizado para medições do nível do lençol freático, prospecção e para estimar o nível de reservatórios petrolíferos. “Uma das vantagens do sensor que nós desenvolvemos é que ele não utiliza corrente elétrica, o que o torna mais seguro para aplicações na indústria petrolífera”, explicou Esequiel.

A descrição em detalhes do funcionamento do sensor foi publicada na Revista Measurement, importante publicação internacional, sob o título “Liquid level gauge based in plastic optical fiber".

Apoio da Funcap

Bolsista de IC da Funcap entre 2008 e 2011, o pesquisador afirma que a participação no Programa de Iniciação Científica da Fundação foi fundamental na escolha pela carreira acadêmica. "Desde criança eu sempre fui bastante curioso, e quando eu cheguei à Faculdade e tive a oportunidade de juntar-me ao grupo de pesquisadores do Laboratório de Materiais (LabMat) da UVA percebi que era aquilo que eu queria fazer pro resto da minha vida", destaca Esequiel.

A bolsa de Iniciação Científica ajudou ainda no custeio das despesas de moradia e alimentação, entre outras, pois o bolsista precisou se deslocar de Irauçuba, sua cidade natal, à Sobral “para que pudesse tirar o máximo proveito da minha época de graduação. E pela concessão da bolsa de IC eu  pude dedicar-me exclusivamente a minha formação profissional sem ter que buscar um emprego formal”, informa.

As produções científicas desenvolvida no LabMat tornaram possível a participação do então graduando em conferências nacionais e internacionais, além de influenciarem a aprovação nos processos seletivos de mestrados da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Brasília (UnB), em 1º e 2º lugar, respectivamente.

No entanto, antes de realizar as inscrições para a seleção nos mestrados, Esequiel Mesquita participou do Congresso Internacional de Patologia e Recuperação de Estruturas, em 2011, em La Plata, na Argentina.

Durante o evento, a professora Maria Positiere, do Departamento de Engenharia Civil da Universidad Tecnológica Nacional, na Argentina, em virtude da boa qualidade do trabalho apresentado no evento, perguntou ao estudante se ele tinha interesse em ingressar no doutorado naquela instituição. Segunda a docente, ao fazer uma análise previa do curriculum de Esequiel, ela percebeu a presença das aptidões necessárias para ingressar direto no doutorado.

"Depois disto, conversei com o meu orientador, o professor Francisco Carvalho, e ele aconselhou-me a pelo menos participar da seleção do doutorado, além das seleções de mestrado. Então eu inscrevi-me nas seleções de mestrado da UFC e UnB e de doutorado da Universidad Tecnologica Nacional e da Universidade do Porto. E, para minha completa surpresa, fui aprovado nas seleções de mestrado e também consegui o primeiro lugar nas duas seleções de doutorado", comemora o pesquisador.

A primeira colocação na seleção permitiu ao estudante conseguir uma bolsa de Doutorado Pleno no Exterior pela Capes. "E, assim, ingressei no doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto aos 24 anos", destaca.

Pesquisa atual

Na tese de doutorado de Esequiel, além do sensor de nível de líquidos que já está publicado, o cearense está desenvolvendo, em conjunto com pesquisadores europeus, mais três sensores: um sensor de corrosão, um sensor para medir o deslizamento entre o aço-concreto e um sensor de Pressão.

"Estes sensores serão utilizados para compor um sistema de monitorização estrutural, que essencialmente deverá realizar a avaliação do risco que uma estrutura terá de colapsar. Em princípio, o sensor ótico para medição do nível de líquidos, que foi desenvolvido pensando em aplicação na indústria petrolífera, foi amplamente testado e o protótipo final validado, e atualmente encontra-se pronto para ser empregado pela indústria.", explica o jovem cientista.

Já os outros três sensores encontram-se, atualmente, em etapa de experimentação, e uma vez que for observado o cumprimento de todos os requisitos de desempenho esperados pela equipe de pesquisadores será então realizado o depósito da patente para que depois os artigos sejam  publicados e divulgados na comunidade científica.

"A nossa meta é que esses trabalhos contribuam para que o Ceará ocupe uma posição de destaque na geração de inovação tecnológica no contexto brasileiro, e assim mais industrias se sintam atraídas para se instalarem em nosso estado" afirma o jovem cientista cearense.

 

Assessoria de Comunicação da Funcap, com informações da Secitece
Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

Show inédito com artistas cearenses e roda de música marcam as comemorações do Dia do Choro (23)

pixinguinha-300x202

O gênero musical mais tipicamente brasileiro, o choro, é homenageado nacionalmente no dia 23 de abril, data em que se celebra, também, o aniversário do genial Pixinguinha. Fazendo parte das comemorações, o Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), mantida pelo Governo do Estado, promove uma roda de choro com o Grupo de Choro da Uece. O recital será realizado no Curso de Música, no bloco F, às 9h, sendo aberto ao público. Na ocasião, alunos e professores farão participações especiais. No repertório, obras de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e K Ximbinho.

Festa para os chorões também no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Lá será apresentado o “Projeto Kaya no Choro”, no Espaço Rogaciano Leite, às 20h30, em show inédito com grandes nomes cearenses desse gênero. Contando com a direção musical de Carlinhos Patriolino e Fernando Lélis, o show apresenta clássicos do choro tradicional em diálogo com o jazz e a MPB, entre outros gêneros. O Kaya no Choro traz o time formado por Clarisse Aires na flauta transversal, Fernando Lélis no saxofone, Carlinhos Patriolino no bandolim, Alisson Felix no violão e cavaquinho, Bruno Brasil no baixo, Tchelmy Sousa na percuteria e Tauí Castro na percussão.

Choro

Considerada a primeira música popular urbana tipicamente brasileira, o Choro nasceu no século XIX, quando se realizavam interpretações de vários ritmos musicais ouvidos no país de forma “abrasileirada”. Nesta época, no Rio de Janeiro, cidade berço do Choro, escutava-se as danças de salão europeias (valsa, quadrilha, marzuca, modinha, xote, polca etc) e ainda os ritmos africanos (lundu e o batuque), que eram marcadamente expressões culturais branca e negra. Aos poucos o diálogo entre os gêneros musicais deu origem a um novo tipo de música, o Choro, executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis.

Neste período, destacam-se Antônio Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernerto Nazareth. Uma grande leva de chorões surge no século XX, trazendo à cena compositores, instrumentistas, arranjadores, entre os quais destaca-se  Pixinguinha.

Aniversário de Pixinguinha

Com 15 anos de existência, o Dia do Choro foi criado oficialmente em 4 de setembro de 2000, em homenagem ao aniversário de Pixinguinha (23/4). O projeto de lei é resultado de iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e de seus alunos na Escola de Choro Rafael Rabello.

::Serviço:

Dia do Choro

23/4 – às 9h, Roda de Choro com o Grupo de Choro da Uece. Local:Curso de Música, no bloco F, aberto ao público.

23/4 – às 20h30, “Projeto Kaya no Choro”, no Espaço Rogaciano Leite, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Gratuito.

22.04.2015

Paula Candice
Assessoria de Comunicação da Secult

Camilo Santana apresenta experiência do Ceará no enfrentamento às drogas ao governador do Rio Grande do Norte

camilo-santana-candidato-ao-governo-do-estado-do-ceara-original

O governador Camilo Santana e a Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (SPD) apresentam, às 15 horas desta quarta-feira (22), o trabalho desenvolvido no âmbito do Ceará para a população em dependência química ao governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

A visita ocorre no Palácio da Abolição e conta com a presença da secretária da SPD, Mirian Sobreira, da equipe técnica da pasta, e de 15 integrantes da comitiva potiguar, entre eles, sete secretários que compőem o comitê gestor do Estado.

A apresentação enfocará o trabalho relativo à prevenção, acolhimento e tratamento, reinserção social e profissional da população em dependência química.

A Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Ceará é a primeira do gênero no Brasil e representa um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana. Atualmente, o Estado conta com 23 comunidades terapêuticas conveniadas, ofertando a população 666 vagas para apoio e tratamento à dependência química.

Na quinta-feira, a comitiva visita unidades de atendimento da SPD no Ceara.

Serviço:
Reunião com comitiva do governo do Rio Grande do Norte
Local: Palácio da Abolição - Salão Oval
Dia: 22 de abril, quarta-feira, as 15 horas

Mais informações com a Assessoria de Imprensa da SPD. Lena Ximenes: 9611.6716

 

Assessoria de Imprensa da SPD

Governador apresenta na quinta-feira a nova Lei de Promoções da PM e Bombeiros

PM_Destaque

O governador Camilo Santana apresentará na próxima quinta-feira (23), às 10 horas, na Assembleia Legislativa, a nova Lei de Promoções de oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

"Estou cumprindo, com muita felicidade, um compromisso que assumi com a categoria", afirmou o governador, que fez questão de levar pessoalmente a lei para apresentar aos 46 deputados estaduais e mostrar os benefícios que trará aos policiais e bombeiros.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

Jornalista do O Globo dará palestra na FIEC sobre os rumos do Brasil no aspecto político

merva-pereira-mensalao

O jornalista Merval Pereira é o convidado da quinta edição do Fórum Ideias em Debate, que acontece no dia 23 de abril, às 18h30, na Casa da Indústria. O jornalista falará sobre "Rumos do Brasil sob o aspecto político". O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Merval Pereira é colunista do jornal O Globo, comentarista da Rádio CBN e Globo News. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Fez parte do primeiro conselho editorial do jornal Valor Econômico e foi editor-executivo do Jornal do Brasil. É autor dos livros Mensalão - o dia a dia do maior julgamento da história da política do Brasil (2013) - e o Lulismo no Poder (2010). Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística.
O Fórum Ideias em Debate tem o objetivo de fomentar reflexões acerca de temas relevantes e ampliar o conhecimento e mobilização de industriais de todos os setores. A iniciativa prevê uma série de palestras com personalidades de diversas áreas para trazer informações atualizadas visando o fortalecimento do setor produtivo e desenvolvimento de toda a sociedade. Os economistas Mailson da Nóbrega e Paulo Rabello de Castro, o historiador Marco Antonio Villa, o presidente da CSP, Sérgio Leite, e o embaixador da Coreia no Brasil, Bon-woo Koo, participaram das edições anteriores.

(Assessoria da FIEC)

MENSALÃO DO CRATO - Primeira audiência acontece nesta quarta-feira, no fórum Hermes Parahyba



Para quem pensava que o processo do chamado "Esquema do mensalão do Crato" havia sido extinto, pode ir tirando o cavalinho da chuva! - Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 22 de Abril, no fórum Hermes Parahyba em Crato, a sua primeira audiência. Segundo nos revelou um advogado, a audiência de hoje é de instrução; Uma ação civil publica, por ato de improbidade administrativa, que é continuação do processo, onde 5 vereadores foram afastados liminarmente.  Os acusados são o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, Rafael Branco , Laercio Teles Braga, Rivaildon Sobreira, e 9 vereadores.

Toda a Imprensa do Cariri no local

É grande a movimentação no momento da redação desta matéria em frente ao Fórum Hermes Parahyba, por repórteres de rádio e TVs, fotógrafos e jornalistas, já que não podem entrar nas dependências do fórum. Presentes no local, acusados e acusadores.

ENTENDA O ESQUEMA DO MENSALÃO: 

O Chamado "Esquema do Mensalão do Crato" foi uma série de denúncias feitas à Justiça em Outubro de 2013 pelo ex-prefeito Samuel Araripe, que entregou à imprensa gravações reveladoras, onde o vereador Dárcio Luiz de Sousa aponta um "suposto" esquema onde 9 vereadores teriam recebido cada um, a propina de 50 mil reais para votar as contas do ex-prefeito de forma contrária ao parecer favorável do Tribunal de Contas dos Municípios, tornando-o inelegível, e portanto fora de qualquer disputa eleitoral. Segundo foi revelado através de gravações feitas com o vereador, o atual prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, teria oferecido a vantajosa quantia de 50 mil reais a cada um de 9 vereadores, em quarto na sua residência, chamando um por um, a fim de desaprovar na câmara municipal, as contas de governo do ex-gestor. Embora toda a conversa tenha sido gravada e até exibida na íntegra, na Câmara Municipal, o vereador Dárcio declarou à imprensa posteriormente, que "ESTAVA FORA DE SI" quando fez tais declarações, mas em completa contradição, descreve com mínimos detalhes, todo o resto da reunião que teve com o ex-prefeito Samuel Araripe, seu enteado Davi Araripe e o vereador Guer.  Segundo Dárcio: "No momento eu estava sozinho, mas tinha uns amigos meus lá na calçada esperando".

O VEREADOR FORA DE SI QUE LEMBRA DE TUDO

Em entrevista concedida na época, ao jornalista Tarso Araújo, e publicada na manhã do dia 29 de Outubro a uma estação local, o vereador Dárcio Luiz de Souza, o pivô do chamado escândalo do mensalão cratense, declara que quando foi gravado pelo ex-prefeito Samuel Araripe estava embriagado e fora de si, e não lembra de nada, só sabendo do que falou pelo Rádio, mas ao mesmo tempo conta uma história completa ocorrida na mesma reunião. "Eu, naquela fatídica noite vinha chegando do Crato, parei ali em frente à mercearia do meu amigo Airton e fiquei tomando uns "golinhos" lá. Eu fui e resolvi vir, já era tarde da noite, eu resolvi a vir guardar meu carro (  embriagado ? ) ia voltar pra continuar lá no bar com a turma conversando. Quando eu chego na minha residência, to guardando o carro na garagem ( Embriagado ? ) chega na minha porta o ex-prefeito Samuel. E ele falou comigo, eu falei com ele. Eu entrei, ele entrou atrás com o cunhado e o enteado dele que é lutador, faixa preta, aí sentaram ali na minha mesa e ficou Samuel me assediando para eu votar nas contas da gestão dele"

CABE AQUI UM QUESTIONAMENTO: Como é que o vereador Dárcio Luiz se lembra de tantos detalhes, se ele diz que estava "Fora de Si" somente quando se refere à reunião ocorrida na casa do prefeito Ronaldo ? Mais à frente, o vereador nega que tenha existido dinheiro para pagamento de propina a vereadores, e diz que apenas disse isso para "se ver livre do Samuel, e realmente, depois disso ele foi-se embora".

DÁRCIO GARANTE QUE FOI SEGUIDO PELO EX-PREFEITO, MAS SE CONTRADIZ QUANDO DIZ QUE O CARRO ERA TODO FECHADO, E "Quem enxerga de noite ?"

"Parece que ele tava me vigiando lá no Crato, sempre carro atrás de mim, era ele, que me acompanhou até Dom Quintino. É tanto, que eu parei lá em frente à mercearia do meu amigo Airton, e "ELE" passou direto...e eu demorei muito tempo lá, aí ele voltou novamente, e eu lá, E eu sem saber quem era, o carro todo fechado, quem é que enxerga de noite ?" ( E como ele sabia quem era, se não enxergou ? ). Dárcio nega que o prefeito Ronaldo tenha falado qualquer coisa em relação a pagamentos, e acusa, na entrevista que teria sido o ex-prefeito Samuel quem teria tentado lhe comprar o voto.

SOBRE O DINHEIRO NO QUARTO DO PREFEITO

O vereador Dárcio Luiz diz que "Ali foi um momento de "emoção" ( Então se lembra ? ), ali eu tinha tomado uns birinaites e eu, sei lá, eu não sabia nem...EU VIM SABER O QUE EU TINHA DITO, quando eu ouvi na Rádio Educadora, mas eu ouvi, fiquei tranquilo porque eu nunca fiz nenhuma extorsão a ele ( Então como pode concluir de certeza que não pediu, se diz que estava fora de si ? ) "Nunca pedi nada a ele nem a ninguém. Eu nunca fiz pedido ao Sr. Samuel nem tampouco a Ronaldo". "Eu quero pedir desculpas ao povo do Crato porque eu estava naquele momento, FORA DE SI, eu quero deixar bem claro que eu vim saber o que eu tinha falado no dia que eu ouvi na Rádio Educadora." "Eu tenho a minha consciência tranquila como nunca aconteceu um negócio desses. Eu falei aquilo porque eu não estava no meu ser, eu tava fora de si.

Em Qual "Dárcio Luiz devemos acreditar, afinal ? No Dárcio "normal", ou no que estava "fora-de-si" ? Quão fora de si alguém pode ficar a ponto de lembrar somente aquilo que lhe é conveniente e esquecer o que não lhe interessa, como detalhes de que dirigiu o carro da casa do prefeito até Dom Quintino, guardou o carro na garagem depois dos "birinaites", recebeu o ex-prefeito na sua casa com o vereador Guer e o enteado Davi, lembra da conversa, mas só a parte que ele fala incriminando o prefeito Ronaldo e os vereadores, ele diz que ESTAVA FORA DE SI ?

A reunião teria ocorrido, segundo o vereador, um dia antes da votação das contas do ex-gestor, na residência do atual prefeito do Crato, reunião essa que foi confirmada pelo então presidente da Câmara Luis Carlos Saraiva, mas, que em nota à imprensa, declarou que esta reunião não teria ocorrido conforme o Dárcio Luiz relata na suas gravações. 

A ação segue na justiça desde então, com vários desdobramentos, e pelo jeito, muita água ainda vai passar por baixo das pontes do canal do Rio Grangeiro até o desfecho de todo esse embroglio...

www.blogdocrato.com


Prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, a caminho do PT



O prefeito Ronaldo Mattos deve deixar o PMDB, onde não tem mais condições de permanecer. Por sugestão do líder do Governo, José Guimarães, o PT do Crato deve convidar Ronaldo para se filiar ao partido e apoiar a sua candidatura à reeleição. Há resistências ao nome do atual prefeito cratense. Ciente disso, Guimarães disse que irá conversar com o governador Camilo Santana para superar as divergências e assegurar o apoio dessa filiação ao PT. O PMDB, agora, está aberto para lançar uma candidatura de oposição.

Fonte: Jornal do Cariri



Palestra na CDL Crato abordará a competitividade para superar a crise

cdl

"A Gestão de Pessoas como Vantagem Competitiva para superar a Crise", será tema de bate que será realizado nesta quarta-feira (22), às 19 horas, na CDL-Crato. A palestrante será  Professora Alexsandra Macedo, da Faculdade Leão Sampaio nos Curso de Gestão Comercial, Administração e Gestão de Recurso Humanos. Alexsandra Macedo tem atuação nas áreas de Planejamento Estratégicos, Gestão Mercadológica, Gestão de Pessoas e Comunicação e Marketing. Esta é uma ação em parceria com a Faculdade Leão Sampaio.
O curso é aberto para toda comunidade e a taxa de insrcrição é de apenas R$ 15,00.
Mais informações:
CDL Crato - Rua Teopisto Abath, 481 - Pinto Madeira - Crato/CE - (88) 3586.9000 ou com Emanuelle Lobo, da Assessoria de Comunicação - CDL Crato pelo telefone (85) 9988.1879

flavio pinto

Mutirão em prol da saúde da mulher

varzea-alegre-ceara

Várzea Alegre. Com organização da Secretaria Municipal de Saúde, articulação da primeira-dama Aliny Teixeira, e em parceria com o Ministério da Saúde, teve início, na última segunda-feira, 20, em Várzea Alegre, o Mutirão de Mamografias Dra. Luciana Rafael.

O atendimento às mulheres a partir dos 40 anos de idade é feito em uma unidade móvel, totalmente equipada, instalada no Polo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão). Para o período de 20 a 30 de abril, a intenção é realizar 640 mamografias com média de 80 atendimentos diários. O prefeito Vanderlei Freire avaliou que "o mutirão de mamografias atende a uma grande quantidade de mulheres, ajudando na prevenção e no diagnóstico de problemas das mamas, como o câncer de mama, o que certificará as condições de saúde dessas pessoas".

Ineditismo

O secretário de Saúde, Fernando Fernandes, considerou a ação do mutirão como iniciativa inédita na Cidade no tocante à saúde da mulher. Segundo ele, além dos 640 atendimentos iniciais, a meta para 2015 é a realização de quatro mil exames.

Essa será a solução para um dos problemas mais vultosos da população feminina várzea-alegrense, segundo o médico e diretor do Hospital São Raimundo, Carlyle Aquino Sátiro. Ele também avaliou positivamente os equipamentos disponibilizados da unidade móvel para os exames de mamografia.

Importância

Francisca Maria de Jesus, residente no Bairro Riachinho, foi a primeira mulher a realizar o exame de mamografia no início do mutirão, na última segunda-feira, e também reconheceu a importância do evento para a saúde das mulheres.

Câncer de mama

O mutirão de mamografias recebe o nome da médica Luciana Rafael, que faleceu em agosto de 2012 vítima de câncer de mama. A sua mãe, Renata Alencar, participou da abertura do evento.

Mais informações

Prefeitura Municipal de Várzea Alegre
Rua Deputado. Luiz Otacílio Correia, 153, Centro
Www.Varzeaalegre.Ce.Gov.Br

Donizete de Souza
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Pontal do Padre Cícero atrai devotos

pontalpadreciceroDesde 2013, missas passaram a ser celebradas com regularidade no dia 20 de cada mês, em homenagem ao Padre Cícero. A prática religiosa vem desenvolvendo o local

Fotos: Honório Barbosa

Farias Brito. A devoção ao Padre Cícero Romão Batista é crescente e as homenagens ao santo popular do Nordeste não se restringem a Juazeiro do Norte. A cada dia 20, uma missa é celebrada no Pontal da Serra do Quincuncá, neste município, na região do Cariri. Católicos se reúnem para pagar promessas, renovar preces e relembrar uma das profecias do "Padim", de que o lugar seria um dos pontos de salvação, quando ocorrer uma vasta inundação do sertão do Estado do Ceará.

O Pontal do Padre Cícero, como passou a ser conhecido o local, é um mirante na Serra do Quincuncá, distante apenas 4 Km do centro urbano. O lugar é lindo. A vista do Vale do Cariri é encantadora. A partir da chegada do padre Adalmiran Vasconcelos à paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição a participação dos católicos nas celebrações litúrgicas cresceu significativamente. Não tardou para que o sacerdote percebesse a importância das peregrinações quase que diária à serra.

Desde 2013, missas passaram a ser celebradas com regularidade no dia 20 de cada mês, em homenagem ao Padre Cícero. Ele morreu no dia 20 de julho de 1934. "Esse é um lugar místico, lindo por natureza, uma vista belíssima do vale do Cariri", frisou o pároco Adalmiran Vasconcelos. "A presença de devotos vem desde o século passado, quando Padre Cícero anunciou a profecia de que quando a pedra da Batateira rolasse o sertão seria inundado e aqui e no Horto seriam ponto de chegada de navios, portos".

As visões e recomendações de Padre Cícero têm força na religiosidade popular. "Aqui só tinha o pé de Juazeiro e uma casa de taipa", contou o agricultor aposentado, Valdimiro Gonçalves Muniz, que veio de Barbalha com a mulher e filhos morar na Serra do Quincuncá. "Gostei do lugar e ouvi o conselho do meu Padim". Aposentados, os dois vendem bombons nos dias de missa. Na tarde desta segunda-feira, dia 20, mais uma missa foi celebrada, a partir das 17 horas. Cerca de 500 fiéis participaram. A maioria era oriunda da cidade de Farias Brito, mas vieram católicos de Crato e de outras cidades da região. "Para um começo de semana foi uma boa participação", disse a dona de casa, Maria Alves da Silva, que veio pagar promessa por uma graça alcançada. "Estava com problema de saúde e fiquei boa".

Crescimento

A vila cresceu, dezenas de casas surgiram e, no entorno da Serra, há outros lugarejos. "A nossa expectativa é que a participação dos devotos nesse lugar vai crescer ainda mais", disse o padre Adalmiran. "A devoção a Padre Cícero é forte e a profecia dele está se realizando".

Na última homilia, o sacerdote lembrou a importância de se deixar de lado a preocupação com bens materiais e reforçou os ensinamentos de Jesus Cristo. "Não se preocupem com coisas pequenas, picuinhas, tenham fé, esperança, acreditem no Salvador, e vão encontrar a felicidade", reforçou.

O padre é motivador e mobiliza a comunidade local. Em parceria com a Prefeitura, está realizando projetos sociais no Pontal do Padre Cícero para crianças e adolescentes. Inquieto e trabalhador, ele já pensa em instalar um farol. "A profecia diz que aqui será um porto e todo porto tem um farol, que aqui vai iluminar o caminho, a fé da nossa gente", conta.

As irmãs Mirtes e Mirna Matos vieram da cidade de Crato para participarem da missa em homenagem a Padre Cícero. "Aqui é muito bonito, a missa é envolvente, um clima agradável e queremos voltar outras vezes", contou Mirtes. A aposentada Maria Alexandre, 90, moradora de Farias Brito também está presente a cada celebração. "Vou seguir até quando Deus quiser, não vou faltar um dia". Do sítio Garajau, Antonia Lima Zulmira, veio a pé pagar promessa. "Vim agradecer a Deus e a Padre Cícero".

Da Serra do Quincuncá tem-se uma linda visão do Vale do Cariri, verde, e de cursos de água do Rio Cariús, que nesta época do ano, no período chuvoso, torna-se mais encantador. No pontal, em 1977, foi instalada uma estátua do Padre Cícero, próximo a um pé de Juazeiro. Mas antes, devotos já subiam a serra para pagar promessas.

Há dois anos, foram investidos cerca de R$ 4 milhões em obra de infraestrutura, de recursos oriundos do Ministério do Turismo, em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura Municipal. A obra do complexo turístico passou a ser denominada Pontal do Padre Cícero. É um mirante com escadarias, banheiros, lojinhas e lanchonete.

Melhorias

O prefeito Vandevelder Francelino obteve recursos e está substituindo casas de taipa por alvenaria em bom acabamento, com dois quartos e banheiro. A obra de abastecimento de água está em conclusão. "O projeto do Complexo Turístico está avançando", frisou. "O acesso terá todo o trecho em pavimentação". A ideia é transformar o espaço em atrativo religioso e de contemplação da natureza.

Mais informações:

Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Fone: (88) 3544-1286
Prefeitura de Farias Brito
Fone: (88) 3544-1223

ENQUETE

Por que você participa das celebrações?

"Venho todos os meses pagar promessa, assistir missa, fazer novas preces a Padre Cícero, que é o nosso protetor. Sou devota e acredito que o Padim e Jesus Cristo nos dão bênção e proteção"

Antonia Lima Zulmira
Dona de casa

"Morava em Barbalha, mas resolvi vir para a Serra do Quincuncá. Passei a morar aqui com a família porque gostei do lugar e porque ouvi a profecia e a recomendação de Padre Cícero. Estou gostando"

Valdimiro Muniz
Agricultor aposentado

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Sobral terá feira para adoção de animais

sobral

Sobral. Começa hoje a feira "Adote um Amigo", dos Anjos de Patas, em Parceria com o North Shopping Sobral. A feira de adoção de animais de rua ocorre até depois de amanhã, 25 de abril, das 17h às 21h, no estacionamento externo do North Shopping Sobral, onde cães e gatos esperam uma nova família.

Assim como acontece na maioria das cidades, é grande o número de animais abandonados neste município. Pensando em amenizar essa problema, o North Shopping Sobral uniu forças com o Instituto Anjos de Patas, no intuito de dar um lar para esses animais, segundo a gerente de marketing do North Shopping Sobral, Lílian Moura.

Cerca de 80 animais estarão disponíveis para adoção. Para adotar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No espaço, haverá também venda de produtos do Instituto Anjos de Patas, como camisas, adesivos e garrafinhas.

Desde 2012, a Instituição Anjos de Patas desenvolve em Sobral um trabalho voltado ao bem-estar dos animais, por meio do estímulo à adoção, posse responsável, castração e combate ao abandono e maus tratos. Assim como todo grupo de trabalho voluntário, necessita de suprimentos para os cuidados dos bichinhos. O principal é dinheiro, ração e medicamentos.

De acordo com a presidente do Anjos de Patas, Daniele Frota, ter um bichinho não é simplesmente comprar, adotar, ou acolher. A pessoa tem que estudar a respeito, saber dos riscos, do que um animal precisa, manter a carteira de vacinação do animal em dia, remédios, consultas periódicas ao veterinário e, em caso de suspeita de alguma doença, levar o animal para consulta veterinária. "O animal é igual a uma criança. Em poucos dias, ele definha e morre". Sobre a castração, ela afirma que é um ponto que deve estar sempre lembrando.

Como ajudar

Cabe ao tutor do animal castrá-lo, para evitar reprodução indesejada, e um provável abandono da cria na rua. "Assim, evita-se que esses animais invadam casas, empresas, escolas, em busca de comida fácil. Mas, geralmente descobrimos que eles foram abandonados por seus próprios donos nesses locais", afirma.

Para ajudar a Anjos de Patas, basta entrar em contato por meio da página da Associação no Facebook (www.Facebook.Com/Anjos.De.Patas.CE/) ou então pelo telefone (88) 9415-9929, falar com Danielle. As doações em dinheiro poderão ser feitas na Caixa Econômica Federal, conta: 45891-1, agência: 0554, variação: 23.

Diario do Nordeste - Regional


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30