xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 março 2015

Um passeio de trem - Por: Emerson Monteiro

Semear árvores e observar pássaros no céu azul das tardes invernais; contemplar o Sol e seus movimentos lineares, multicores, algo semelhante a sobreviver da ausência absoluta das certezas do início, do meio e do fim que ora acontece; permitir herança digna da existência de tanta beleza, no entanto livro aberto às crateras enormes do amanhã. Querer preservar ao menos dentro do coração esse legado, e remetê-lo às novas gerações. Imaginar o sonho de regressar aqui e poder assistir aos outros filmes além das falcatruas epidêmicas que oferecem os noticiários da noite. Isto que possa mostrar outra face ao neto, ao bisneto, longe de velhas artimanhas dos lobos vorazes que espreitam os viajantes nas encruzilhadas. Indicar luzes ao caminho, vendo mexer sob a pele o que chamega feito culpa em comichão. Abrir os olhos e fitar o horizonte, na busca forte de encontrar o alvo perfeito a quanta vida em forma de mistério, na alegria dos sinais, dos amigos e dos amores.

Bom, e diante disso tudo que a existência apresente em forma de sonhos, no desejo imenso da vitória sobre as ilusões que ganham corpo e reclamam seriedade, no pulsar dos dias, jamais pretender apenas manchar inutilmente o vestido proceloso em que se transformaram os dramas cotidianos. Reclamar do sentimento maior confiança junto das sombras desta noite ainda que escura; poder oferecer, no altar sentimentos, algo que demonstre o quanto de luta a fim de vencer o desânimo e o desespero vale a pena. Quer mais do que justificar o injustificável e desparecer lá no íntimo do tempo, sem deixar nem vestígios de que existiram nuvens, ou foram só e apenas miragens de segredo inconfessável. Isso que pergunta aonde descerão os passageiros que enchem  o comboio apressado, todos perto de vizinhos mudos... Quanto durará, pois, o enigma dessa estrada longa, infinitesimal no entanto, linheira, talvez cheia de curvas fechadas, em cima do mesmo trilho brilhante.

Abra a janela do vagão e respire com intensidade o ar gostoso da verdejante campina. Lá à frente um pastor tange ovelhas a cruzar o destino metálico das paralelas ao encontro no Infinito sobre as quais desliza preguiçosa a composição. Transcorrem as casas de crianças a brincar no terreiro; mães a estender lençóis coloridos nos varais em distantes; bichos vários espalhados no momento, que observam o sequenciado das luzes do nascente. Meras paisagens de finalidade desconhecida ainda, contudo portas abertas de outras dimensões. E olhar num gesto verdadeiro a imensidão de acalmar a vida a revirar pelas entranhas... Vontade soberana de transformação que lhe sacode o corpo inteiro, de tocar em frente o sistema alguns meses ou milênios afora? – voz persiste no trabalho com as palavras acesas nesse chão das almas e outras compreensões.

Poesia - Por: Geraldo Urano

poesia

geraldo urano

ninguém escreve por
escrever, ninguém vê onde
não vê, ninguém ama
em vão.
há uma força esquecida
dentro de nós, maior
que a procela e o furacão.

é o nosso vulcão interior
arrebentando
a própria mente e alma

é a própria renovação
um vento misterioso.

A Precariedade da Agricultura Cratense - por Pedro Esmeraldo

        Queremos trazer na memória os efeitos negativos que foram percorridos aleatoriamente no decorrer dos séculos passados. É bom lembrar que esta cidade foi o berço da civilização caririense.
        Confirmamos que, em outros tempos, iniciava-se em regime rudimentar o direito de viver condignamente, trazendo progresso igualitário neste município e em todo Cariri. Era uma agricultura totalmente arcaica. Não havia investimento agropastoril. Por causa disso, iniciou-se no século XVIII o crescimento econômico nos ramos da agricultura e da pecuária, que ocorreu a profilerização dos engenhos e do crescimento econômico proveniente da agricultura, isto é, na fabricação da rapadura.
        Auxiliava na caminhada de ligação da agricultura canavieira rasteira. Serviu para englobar na alimentação básica dos nordestinos.
    Iniciou-se no começo do século XX o investimento rememorável com muita garra e dificuldade. Não havia conjuntos de qualidades adequadas. Naquelas priscas eras surgiram conjuntos de melhorias de qualidades, mesmo aos poucos, mas com pouca perfeição, dava-se o inicio da aplicação de nova tecnologia. Houve grandes alterações na programação de bons serviços, apreciando o desenvolvimento sustentável com muita monotonia através desse ultimo século.
        O tempo passou, não houve alteração sistemática que pudesse avançar a melhoria de qualidade na produção canavieira. Não alcançavam a passagem progressiva de um tempo que foi um expoente propulsor da agricultura moderna.
        A politica caririense, por essa razão se desanimou e não houve a progressão, que podia evoluir-se e marchar em maré mansa nos anos que se passavam.
        Os agricultores caíram no desanimo total e não souberam aproveitar a dispersão do vento e os anos que se seguiram. Mantiveram uma sucessão de agricultura rasteira, conduzida pelos espaços vazios e sem conhecimentos.
        Esses homens acomodaram-se no tempo e no espaço. Permaneceram sempre quietos e inofensivos, já que ficam permanecendo lenientes aos encantos dos ventos que seriam favoráveis no trato da produção agrícola. Não se coadunavam com dignos trabalhos. Mesmo assim não havia execução com bons desempenhos, sem procurar a melhoria de qualidade. Caiam em desanimo permanente.
        Por essa razão, devida à ignorância do homem o ruralista caririense não possuía ação e nem se quer procurava elevar-se o espirito para seguir no caminho da sobriedade e do progresso prometedor.
    Sempre permaneceram quietos e insolventes. Não conduziram o barco em direção das aguas profundas que poderiam trazer grande avanço no desenvolvimento regional. Não esboçavam fazer a promoção de trabalho digno que poderia desenvolver com melhoria de qualidade do produto. Pisavam sempre em terrenos tenebrosos que caiam no desespero em direção à pobreza.
        Às vezes, não compreendia o porquê da questão e não apelavam para praticar a tecnologia com amor. Por isso houve grandes tempestades, porque teimavam em permanecer em uma cultura rudimentar causando efeito negativo. Não desbravavam com esperança e tenacidade o trabalho útil que seria a redenção econômica do Cariri. Por isso, a agricultura caririense caiu no esquecimento tecnológico.
        Alguns homens procuraram avançar através de uma usina antiquada que se instalou em outro município. A usina não prosperou devido ser de péssima qualidade e obsoleta, deixando o homem acabrunhado e a agricultura ao Deus dará.
        É preciso que o agricultor reaja com movimento dinâmico e exigindo que olhem mais para expansão da agricultura moderna. Isto e uma necessidade premente e o desejo do homem subir com melhoria de qualidade e trabalho digno. Vamos ver para crer.
Por: Pedro Esmeraldo

Vídeo da coletiva de imprensa do Ministério Público completa mais de 16730 acessos em 24 horas



O vídeo da coletiva de imprensa promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará em relação à operação "HORA DA VERDADE" deflagrada na última sexta-feira na cidade de Crato, no Ceará se tornou um sucesso nas redes sociais. Pouco mais de 24 horas após a sua publicação, o vídeo já havia ultrapassado a barreira de 1000 máquinas individuais somente no youtube. Na página do Blog do Crato no Facebook, a notícia da operação foi vista por 16.736 pessoas, e o volume total de acessos no fim de semana sobre informações referentes ao caso, chegou a mais de 60.000 acessos, estando agora em 53.979. O link do vídeo teve 4.598 acessos e a tendência é de crescimento para os próximos dias, pela nossa experiência em postar vídeos na internet, devido ao efeito dominó, já que o vídeo está postado em mais de 20 grupos do Facebook, Twitter e Google+.

Para quem não viu o vídeo ainda, aqui está a coletiva de imprensa, na íntegra, como parte do programa FATOS EM FOCO.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

Informações da TV Chapada do Araripe Internet

www.tvchapadadoararipe.com


Crato: Domingo de Ramos anuncia o inicio da Semana Santa


Texto e foto de Patrícia Silva


O tempo da quaresma está chegando à sua reta final e, com a celebração de Domingo de Ramos, se inicia a Semana Santa, momento ápice da fé católica. Para isso fiéis participaram da solene liturgia, hoje, 29, em Crato- CE, presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por padres da Região Forânea I, que iniciou na Paróquia São Francisco de Assis e foi concluída na Catedral Nossa Senhora da Penha.
A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele foi aclamado Rei poucos dias antes de passar pela paixão, morte e ressurreição. Os ramos, que define o título do domingo solene, aproximam os fiéis do que é relatado pelos evangelistas onde o povo cortou ramos de árvores para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento, e com folhas de palmeiras nas mãos aclamavam “Hosana ao Filho de Davi”. Este é o inicio da trama que Jesus passou, sendo condenado a morrer em uma cruz e ressuscitando ao terceiro dia, fatos que são vivenciados nos demais dias da semana santa.
Instigando os fiéis a vivenciarem esta semana com atos de santidade, Dom Fernando falou da importância desta semana para os cristãos. “Iniciamos pela misericórdia de Deus a semana em que vivenciamos de forma ainda mais profunda o mistério de Jesus morto e ressuscitado, para atualizarmos em nossa vida o mistério da salvação. Que a semana santa seja o cume da quaresma que vivemos, onde celebramos nossa fé, nosso ideal, para isso precisamos viver com Cristo o que ele nos pede”, falou.
No domingo de ramos é realizada a coleta da solidariedade, onde o valor arrecadado na coleta é encaminhado para o Fundo de Solidariedade da CNBB e destinado a projetos que estejam ligados ao tema da Campanha da Fraternidade, que em 2015 reflete sobre Igreja e Sociedade.

Por Patrícia Silva
Colaboradora do Blog do Crato 


Sesc realiza Caminhada da Mulher no Crato




Com o objetivo de ressaltar a importância da atividade física na vida das mulheres e promover o bem estar e melhoria na qualidade de vida, o Sesc realiza, na próxima segunda-feira (30), a Caminhada da Mulher. A atividade, desenvolvida através da Unidade Crato do Sesc, acontece como parte da programação do Move Mulher. O percurso, realizado pelas principais ruas da cidade, tem duração de 1h. A concentração acontece na Unidade Crato do Sesc, às 18h. Após o percurso, será realizada uma "Ação Cidadania" na Praça da Sé. Como parte da programação, serão oferecidos serviços de orientações monitoradas sobre a saúde da mulher com distribuição de preservativos masculinos e femininos, kits de higiene bucal, jogos lúdicos, sorteio de brindes, dicas de beleza e maquiagem, além do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e apresentação de defesa pessoal para mulheres. A atividade acontece em parceria com o programa Assistência.

Move Mulher

Realizada nas redes sociais para aproveitar a data do mês da Mulher, a campanha Move Mulher busca compartilhar histórias de superação, mostrando a importância do esporte na vida das pessoas por meio de depoimentos. Para participar é simples, basta uma mulher gravar um vídeo contando qual a importância do esporte em sua vida e compartilhar na timeline do Facebook. É importante usar a tag #MoveMulher no post, e ao final  incentivar os espectadores a gravarem seus vídeos no mesmo formato.

SERVIÇO

Caminhada da Mulher
Local: Concentração na Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 30/3
Horário: 8h
Informações: (88) 3523.4444

:::Gratuito:::   
*Entidade mantida pelos empresários do comércio.
www.sesc-ce.com.br


Mãe toma a frente de filho como escudo e morre baleada em Solonópole (CE)



Uma dona de casa de 54 anos morreu na noite da última sexta-feira, 27, em Solonópole, após ser atingida por um disparo de arma de fogo à altura do peito direito. Segundo a Polícia, a vítima, identificada como Maria Lindalva Marcelino Lima, ainda chegou a ser socorrida ao Hospital Municipal, mas morreu quando recebia os primeiros socorros. O crime ocorreu na Barra Nova, na periferia da cidade. De acordo com a Polícia Maria Lindalva foi baleada quando um indivíduo ainda não identificado passou a atirar em um filho dela. A mãe tomou a frente do filho, sendo alvejada mortalmente. Após os tiros o filho desapareceu. Os motivos da tentativa de homicídio dele, os quais levaram à morte da mãe, estão sendo investigados. O criminoso também está sendo procurado. Ainda na sexta-feira, dois estabelecimentos comerciais foram arrombados em Solonópole. Em um deles, situado no Centro da cidade, os criminosos violaram a porta da frente e roubaram sete televisores de LED, cinco telefones celulares, seis câmeras digitais, um notebook, dois tablets e até um toca CD. O outro arrombamento ocorreu no distrito de Assunção, de onde foram furtados vários equipamentos de informática, totalizando cerca de R$ 5 mil em mercadorias.

Via Lindomar Rodrigues - Colaborador


Ônibus da Guanabara que seguia do Crato/CE para João Pessoa/PB foi assaltado na noite do último sábado (28)



Um ônibus da Expresso Guanabara foi assaltado na noite deste sábado (28), por volta das 20h30min, por um suposto passageiro armado com revólver que rendeu o motorista e o obrigou a mudar de rota. O ônibus, que havia saído do Crato/Ce com destino a João Pessoa/PB, foi levado para a zona rural de Milagres, onde outros bandidos esperavam para dar apoio a ação criminosa. O motorista do ônibus, José Fernando Monteiro da Cruz, informou à polícia militar que o assaltante usava a carteira de identidade com o nome de Júlio Anderson da Conceição Sá, e teria embarcado na cidade de Missão Velha/CE. Ao chegar na BR 116, na altura do Sítio Malhada, em Milagres, o mesmo sacou um revólver e anunciou o assalto, obrigando o condutor a adentrar em uma estrada carroçável. Em seguida, o suposto passageiro contou com o apoio de um veiculo Gol, de cor vermelha, de placas não anotadas, ocupado por outros elementos.

No matagal, o bando subtraiu vários pertences dos passageiros, como celulares, bolsas, dinheiro, joias, e depois da limpa, fugiram sem deixar pistas. O motorista e os passageiros seguiram para Milagres, porém, só conseguiram registrar o ocorrido no município de Brejo Santo, junto ao quartel da Polícia Militar. 

As informações foram confirmadas neste domingo pelo soldado Lima da PolÍcia Militar de Milagres. Segundo ele, após o assalto, o ônibus retornou para Brejo Santo, onde foi feito o registro. Quando o fato foi comunicado, policiais Militares dos Destacamentos de Milagres, Barro e Mauriti fizeram diligências no intuito de localizar os assaltantes, entretanto, até o presente momento não havia nenhuma informação dos criminosos.

Via Lindomar Rodrigues - Colaborador
Foto: http://turismo.culturamix.com/



Médicos voltarão a ter espaço político no Ceará

Fonte: jornal “O Povo”, 30-03-2015
Sob nova direção, o Sindicato dos Médicos promete recuperar espaço político perdido no Ceará 
Mayra Pinheiro, nova presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará-Simec, entre os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Tasso Jereissati (PSDB-CE): promessa de ensinar jovens a votar
Texto e foto: Camila de Almeida

O PSDB, que já foi o partido mais importante do Estado e hoje conta com poucas vozes no parlamento, aposta as fichas na nova diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) para tentar voltar ao protagonismo político. A expectativa é do senador Tasso Jereissati (PSDB), líder dos tucanos no Estado e um dos nomes de peso na cerimônia de posse da nova gestão à frente da entidade, na última sexta-feira, 28. “Os médicos, que sempre tiveram importância fundamental no destino do Ceará, estavam perdendo esse espaço e agora vão recuperá-lo. Essa nova diretoria tem todas as condições de assumir esse ponto de vanguarda e mexer em toda a política do Estado”, afirmou o senador.
O tucano comemorou a troca de comando do Simec, que tinha entre dirigentes sindicalistas filiados ao PCdoB. Ex-presidente da entidade, José Maria Pontes era do PT quando assumiu o mandato, há seis anos. Deixou o PT em 2011 para se tornar uma voz antagônica ao partido. Já a nova presidente, Mayra Pinheiro, é ligada a Tasso e disputou, pelo PSDB, uma cadeira na Câmara dos Deputados, nas eleições do ano passado. “Do ponto de vista de política de classes, é uma das mudanças mais importantes”, avaliou o senador.
O sindicado deverá seguir com agenda política, convergindo ações de interesse da categoria com a atuação do PSDB no Ceará. A entidade esteve presente nas manifestações do último dia 15 de março, que tiveram como foco o PT, o governo Dilma Rousseff e a corrupção na Petrobras. Mayra anunciou o projeto Simec Cidadão como uma das iniciativas da nova gestão. “Queremos ministrar palestras para formar jovens. Os focos serão a saúde e a ética. Vamos ensiná-los como votar e escolher melhor nossos governantes”, contou.
 Mais Médicos
Uma das vitrines do governo federal, o programa Mais Médicos foi alvo de críticas de antigos e novos dirigentes do Simec, assim como de profissionais da área e políticos homenageados. Para a nova presidente, o programa é “danoso” à população.

Notícias de Crato e adjacências ( Por: Armando Lopes Rafael)


Prestígio em alta

Não é só o povão que gosta de Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato. Semana passada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB escolheu Dom Fernando para representar o Brasil e aquela instituição, nas reuniões  preparatórias para  o 51º Congresso Eucarístico Internacional, que será realizado em janeiro/2016, nas Filipinas, uma nação de cem milhões de habitantes, localizada na Ásia. Dom Fernando embarca para as Filipinas, no próximo dia 21 de abril.

Agenda cheia

A agenda do bispo de Crato para o mês de abril está mais do que cheia. No dia 5 ele embarca para Tricase (Sul da Itália), cidade onde nasceu,  para celebrar a missa pelo irmão mais velho, falecido no último dia 23 de março. Da Itália, Dom Fernando volta ao Brasil diretamente para a cidade de Aparecida do Norte (SP) a fim de participar da 53ª Assembleia Anual da CNBB, lá permanecendo até o dia 21, data do seu embarque para as Filipinas.

Ainda sobre Dom Fernando
O Bispo de Crato deverá repetir na próxima 4ª feira, 1º de abril, o que vem fazendo todos os anos: celebrar uma Santa Missa para os  detentos de um presídio  da Região Metropolitana do Cariri. Depois da cerimônia do Lava-pés,  a Diocese de Crato distribuirá, para os presos,  um “Kit” limpeza contendo sabonete, desodorante, shampoo, creme-dental, dentre outros itens.
                                    
Anote: promessas do governador Camilo


Na solenidade de inauguração da estrada Crato–Distrito Bela Vista, o governador Camilo Santana assumiu – em pronunciamento público – os seguintes compromissos: "Venho aqui reiterar alguns compromissos. Um deles é a estrada de Santa Fé, outra a que ligará as cidades de Crato e Nova Olinda. Vamos inaugurar também, em breve, a Vila da Música, no bairro Belmonte em Crato – um espaço de aprendizagem musical. Anuncio aqui também a instalação de ciclovias na estrada que liga os municípios de Barbalha, Juazeiro e Crato. Já informei ao Detran que quero transformar o canteiro central em ciclovias, para beneficiar os moradores do Cariri. Como também, em parceria com as prefeituras, queremos criar ciclo faixas para população, como já ocorre em Fortaleza". Até aqui as palavras de Camilo Santana. Anotou? Agora é acompanhar o compromisso do governador, nascido em Crato, e – no tempo oportuno – cobrar o que, por ventura, não tiver sido feito... ( Foto: Fonte: Blog do Veríssimo - http://blogdoverissimo.com.br ).

Ronaldo não cumpriu compromisso

Para a execução dessa estrada (que beneficiou cerca de 3 mil pessoas residentes nas vilas Guilherme, São Bento e Padre Cícero, e nos sítios Serraria, Teotônio, e Jenipapo), ficou acertado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Crato, que esta última construiria um pedaço do muro da indústria Acinbel, pertencente ao empresário Romel Bezerra. Aconteceu que Romel doou alguns metros do terreno daquela empresa (localizada dentro da cidade de Crato) para alargar a estrada no seu início.  E, em troca, só pediu a reconstrução do novo muro. A Prefeitura, no entanto, não cumpriu o compromisso. Camilo mandou construir o muro por conta do Estado. E não gostou nada disso. Camilo foi informado tintim por tintim da falta de apoio da Prefeitura, através do Secretário das Cidades, Ivo Gomes.  Com direito a fotos e filmes enviados por e-mail e Whatshapp...

Para que serve mesmo o Demutran?

No caso específico do de Crato, para aplicar multas, multas e multas... A rigor, os “demutrans” (departamentos municipais de trânsito) nasceram depois do aparecimento do “Código de Trânsito Brasileiro”. Este prevê uma divisão de responsabilidades e parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais visando administrar o trânsito de veículos automotores. Existem demutran e demutran. Tem o de São Paulo (capital), organizado, tem os das pequenas cidades pequenas do interior: desorganizados.

Já o meu, o seu, o nosso Demutran...

Em Crato, desde a implantação do seu Demutran, em 2001, a Prefeitura não fez um único investimento de vulto melhorar o trânsito, tipo alargar ruas, construir estacionamentos, abrir novas avenidas para melhorar o fluxo de veículos, dentre outros. Nada disso foi feito! Aliás, sequer foi feita uma simples campanha – pelos meios de comunicação – para orientar os motoristas. Como as ruas de Crato são estreitíssimas, o Demutran limitou-se a colocar (de forma amadorista) semáforos e placas: de mão/contramão, estacionamento proibido, vagas para idosos e deficientes... Tudo sem orientação da engenharia de trânsito. Tais placas são um prato cheio para aplicação de multas...

Só no Crato

A ação do Demutran-Crato é esdrúxula. Em frente ao curto espaço do Abrigo Jesus, Maria e José (localizado na esquina da Rua Rui Barbosa com a Praça Alexandre Arraes) nos poucos metros do prédio, existem 2 (duas) placas de “estacionamento proibido” e 1 (uma) vaga para idoso. Tudo em meio à barra pintada de amarelo, no meio fio. Uma aberração! Toda tarde passa lá uma guarda de trânsito para aplicar as multas do dia...

Diocese de Crato implanta Comissão Brasileira de Justiça e Paz 


 (Fotos de Patrícia Silva)

Aconteceu no último sábado, 28 de março, a primeira reunião para implantação da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, na Diocese de Crato. Iniciativa do bispo Dom Fernando Panico, a instalação dessa comissão constava no calendário das comemorações pelo centenário de criação da nossa Diocese. O evento, bastante prestigiado, teve a presença do deputado estadual José Ailton Brasil, representante de Crato na Assembleia Legislativa, que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Ceará.  O deputado Ailton Brasil  ressaltou, na ocasião, a importância da parceria com a Igreja Católica,  buscando a  solução dos problemas sociais. O deputado parabenizou Dom Fernando pelo importante  passo dado em favor dos mais necessitados e excluídos da sociedade caririense.

Coisas desta “ré – pública”

A declaração abaixo foi feita à revista “Caros Amigos”, em novembro de 2000, pelo líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. Isto mesmo! Pelo “Cara”. A conferir:
 “Se eu ganhasse a Presidência para fazer o mesmo que o Fernando Henrique Cardoso está fazendo, preferiria que Deus me tirasse a vida antes para não passar vergonha. Por que sabe o que acontece? Tem muita gente que tem o direito de mentir, o direito de enganar. Eu não tenho. Há uma coisa que tenho como sagrada: é não perder o direito de olhar nos olhos de meus companheiros e de dormir com a consciência tranquila de que a gente é capaz de cumprir cada palavra que a gente assume. E, quando não as cumprir, ter coragem de discutir por que não cumpriu".
Se a declaração acima tivesse sido feita nos dias atuais, eu teria colocado no título a frase: “Aqui jaz Lula e as promessas mentirosas de moralidade pública do PT. Requiescat in pace! (Descanse em paz!)”. E nada mais seria dito, nem perguntado...

Parecia velório
Coincidentemente, consta que na última reunião do Diretório do PT o clima era de velório. Um dos expoentes da petralha, para quebrar esse clima, disse – em tom de gozação –  que o Partido dos Trabalhadores poderia adotar, para as eleições municipais do próximo ano,  o seguinte slogan: “"Liberté, égalité, fraternité, fracassé, culpa do FHC".

Curtas

–– Esta foi publicada no jornal “O Globo”: “Dos 92 prefeitos do Estado do Rio de Janeiro, 70% deles são alvo de investigação na Justiça. Improbidade administrativa é a principal acusação. 13 (treze) prefeitos já foram cassados, mas estão recorrendo para voltar ao cargo”. Como diria o ex-ministro Cid Gomes: não querem largar o osso. Ô raça! E ainda tem quem se admire das improbidades denunciadas na Prefeitura de Crato....
–– Já esta foi publicada no "Estadão": “A cada novo dia, neste simulacro do  “Reino Brasilis”, Dilma Rousseff vai virando a rainha da Inglaterra. E o PMDB, o primeiro-ministro britânico. God save the Brazil!”.
–– Crescendo igual a rabo de cavalo. Dias atrás o governo anunciou uma mudança no cálculo do PIB. Agora sabemos a razão. Não fosse a revisão metodológica feita pelo IBGE, o Brasil teria tido recessão no ano passado. Dilma Rousseff encerrou seu primeiro mandato com um PIB (na verdade um “pibizinho”) quase nota zero: 0,1% de crescimento. Trata-se do pior resultado registrado pela economia brasileira desde 2009 e um dos mais baixos registrados em todo o mundo em 2014. Mundo afora, a imprensa estrangeira noticiou que o governo de dona Dilma (a “ex-gerentona”) representou quatro anos jogados no lixo.
–– O brasileiro está ficando mais pobre.  Apesar de “O Cara” (alguém ainda lembra-se daquela infeliz frase de Obama?) insinuar que “gente não come PIB”, o crescimento quase zero do PIB brasileiro, em 2014 – segundo a nova metodologia do IBGE – significa na prática: menos produção, menos investimento, menos emprego, menos dinheiro no bolso e menos consumo.
E para finalizar
   Esta, foi ouvida no plenário popular da Praça Siqueira Campos, espaço livre  desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos: “Aves raras brasileiras: Dilma é uma galinha choca. Lula é um galo rouco. Temer é um pardal. FHC é um pavão sem rabo. Renan Calheiros é um corvo. Eduardo Cunha é um urubu. Rui Falcão é um pseudofalcão. E Brasília está cheia de marrequinhos cagões, esperando alguém jogar um punhado de ração, para eles  balançarem as penas do rabo”.

Por: Armando Lopes Rafael


Governo enfrenta fracasso do programa de 6.000 creches



A presidente Dilma Rousseff enfrenta mais uma cobrança de promessas feitas em campanhas eleitorais e não cumpridas. Agora, na agenda da oposição, o programa lançado, na campanha de 2010, de construção de 6.000 creches e pré-escolas em todo o país. O programa está na gaveta e tem um número insignificante de creches e pré-escolas construídas em relação aos números da promessa de Dilma.

A execução do projeto é um dos principais desafios a ser enfrentados pelo novo ministro da Educação, o filósofo e professor da USP Renato Janine Ribeiro. Janine foi escolhido, na última sexta-feira, em substituição ao cearense Cid Gomes. Cid deixou o cargo ao se confrontar com a Câmara Federal, onde, segundo ele, existem 300, 400 achacadores.

As obras do programa sofreram atrasos a partir do processo licitatório. Para acelerar a entrega das unidades, o governo federal substituiu o modelo de alvenaria por um pré-moldado e fez um edital único para a contratação de fornecedores em todo o país.

O novo formato tornou-se obrigatório para as prefeituras receberem a ajuda do governo federal para as obras da educação infantil. A exceção ficou restrita a capitais e grandes cidades, que puderam manter licitações próprias para as creches.

A intenção do Ministério da Educação era liberar os municípios do processo de licitação. Sem essa etapa, a obra poderia ser concluída num prazo de seis meses, segundo previsão do MEC. O resultado, no entanto, não saiu como o esperado.

No ano passado, quando esse formato foi adotado, o desembolso foi de 25,3% dos R$ 3,5 bilhões previstos para o programa. Em 2012, ano de melhor execução até aqui, o percentual chegou a 44,3% dos R$ 2,4 bilhões previstos.

A dificuldade em encontrar um terreno no tamanho exigido para a construção e deixá-lo pronto para a obra também são apontados como fatores para o atraso. Das empresas contratadas, ouviu dois motivos para a demora na execução das obras: a dificuldade em encontrar matéria-prima para o modelo pré-moldado e o aumento do custo da construção.

Fonte: Ceará Agora



Papa Francisco abre a Semana Santa


Não existe humildade sem humilhação: no dia em que a Igreja celebra o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, o Papa Francisco presidiu à celebração eucarística na Praça S. Pedro com a participação de milhares de fiéis. A cerimônia teve início com a bênção dos ramos, seguida da procissão. Os ramos recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. E no centro desta celebração tão festiva, disse o Papa em sua homilia, está a palavra contida no hino da Carta aos Filipenses: “Humilhou-Se a Si mesmo”.

O caminho da humildade

Para Francisco, esta palavra desvenda o estilo de Deus e do cristão: a humildade. “Um estilo que nunca deixará de nos surpreender e pôr em crise: jamais nos habituaremos a um Deus humilde! Humilhar-se é, antes de mais nada, o estilo de Deus: Deus humilha-Se para caminhar com o seu povo, para suportar as suas infidelidades.” Esta Semana que nos leva à Páscoa, acrescentou o Pontífice, só será Santa se caminharmos por esta estrada da humilhação de Jesus. Nestes dias, ouviremos o desprezo dos chefes do seu povo e as suas intrigas para O fazerem cair. Assistiremos à traição de Judas. Veremos o Senhor ser preso, condenado à morte, flagelado e ultrajado. Ouviremos que Pedro, a “rocha” dos discípulos, O negará três vezes. Ouviremos os gritos da multidão, que pedirá a Sua crucificação. E O veremos coroado de espinhos. “Este é o caminho de Deus, o caminho da humildade. É a estrada de Jesus; não há outra. E não existe humildade sem humilhação”, destacou o Papa, explicando que humildade quer dizer serviço, significa dar espaço a Deus despojando-se de si mesmo, “esvaziando-se”. “Esta é a maior humilhação.”

O caminho do mundanismo

Contudo, frisou Francisco, há outro caminho, contrário ao de Cristo: o mundanismo. “O mundanismo oferece-nos o caminho da vaidade, do orgulho, do sucesso… É o outro caminho. O maligno o propôs também a Jesus, durante os quarenta dias no deserto. Mas Ele rejeitou-o sem hesitação. E, com Cristo, também nós podemos vencer esta tentação, não só nas grandes ocasiões mas também nas circunstâncias ordinárias da vida.” O Papa deu o exemplo de tantos homens e mulheres que cada dia, no silêncio e escondidos, renunciam a si mesmos para servir os outros: um familiar doente, um idoso sozinho, uma pessoa deficiente, um sem-teto. E citou ainda a humilhação daquelas pessoas que, por sua conduta fiel ao Evangelho, são discriminadas e perseguidas, definindo-as os mártires de hoje, pois suportam com dignidade insultos e ultrajes para não renegar Jesus. “Durante esta semana, emboquemos também nós decididamente esta estrada, com tanto amor por Ele, o nosso Senhor e Salvador. Será o amor a guiar-nos e a dar-nos força. E, onde Ele estiver, estaremos também nós.” 

Fonte: Site Aleteia


O ENTERRO DEFINITIVO: Maior estátua de Lênin na Europa é derrubada no leste da Ucrânia



Manifestantes derrubaram neste domingo (28), em Kharkiv, no leste da Ucrânia, uma estátua de Vladimir Lênin, um dos maiores símbolos na extinta União Soviética. Este era o maior monumento em referência ao líder revolucionário Russo na Europa, construído na segunda maior cidade da Ucrânia, próxima a fronteira com a Rússia.  De acordo com a RT, ativistas pró-Ucrânia foram os responsáveis por destruir a estátua do antigo líder comunista Lênin, em manifestação que contou com cerca de 3 mil participantes. Vídeos publicados na internet mostram o momento em que a estátua foi destruída.

Conflito já deixou 3.200 mortos, diz a ONU

Desde o início do conflito entre a Ucrânia e separatistas russos em abril, cerca de 3.200 pessoas foram mortas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em julho, um Boeing da Malaysia Airlines que fazia o trajeto entre Amsterdã e Kuala Lumpur explodiu em pleno voo em 17 de julho, aparentemente atingido por um míssil no leste da Ucrânia. A aeronave transportava 298 pessoas, incluindo 193 cidadãos holandeses. Neste domingo, a tensão se intensificou antes da retirada de tropas do leste da Ucrânia. O exército ucraniano vigiava atentamente o cumprimento de uma trégua com os separatistas pró-russos no leste do país, pouco antes de uma retirada de combatentes das duas partes que irá permitir a criação de uma zona desmilitarizada. As partes em conflito iniciaram no sábado, às 18h (12h no horário de Brasília), um período de 24 horas em que devem respeitar escrupulosamente o cessar-fogo para iniciar uma retirada gradual de seus combatentes.

No entanto, neste domingo (28), explosões foram ouvidas por volta das dez horas da manhã (4h00 de Brasília) no centro de Donetsk, a principal cidade no leste da Ucrânia nas mãos dos separatistas, segundo a prefeitura local.

Fonte: AP


Jovens da Diocese de Crato participam do evento "Segue-me" em Brasília

Texto e foto: Patrícia Silva
De 27 a 29 de março acontece em Brasília- DF, a 1ª Assembleia Nacional do Segue-me, que conta com a participação de aproximadamente 300 jovens, representantes de 20 dioceses onde o movimento está presente. Pela Diocese de Crato 12 lideranças do movimento participam das discursões que tem como tema “Eis-me aqui Senhor” e objetivo principal apresentar a conclusão do documento nacional do carisma.
Na programação do encontro está formações, momentos de espiritualidade e trocas de experiências que propiciam um maior fortalecimento do carisma juvenil. Dentre os palestrantes estão o padre assessor nacional da juventude, Pe. Sávio Ribeiro, e o presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para Juventude, Dom Eduardo Pinheiro.
Por Patrícia Silva

2015 -- 30 de março: 115 anos da morte de São Leonardo Murialdo


São Leonardo de Murialdo foi o fundador da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo
   Leonardo de Murialdo nasceu Turim, Itália, no dia 26 de outubro de 1826. Sua família era social e economicamente bem situada. O pai chamava-se Franchino e a mãe, Tereza Rho. Ainda menino ficou órfão de pai. Seja pela saúde do filho, seja para lhe garantir uma educação aprimorada, a mãe mandou-o para o colégio dos Padres Escolópios em Gênova, juntamente com seu irmão Ernesto.
    Neste educandário, Leonardo sofreu, em plena adolescência, uma forte crise existencial que o marcou por toda a vida. Por sua iniciativa e decisão de sua mãe, deixou o colégio, superou a crise e optou pelo sacerdócio, cuja ordenação aconteceu em 20 de dezembro de 1851. Sua espiritualidade tem por base o amor misericordioso de Deus, capaz de perdoar, reerguer e sustentar o caminho do cristão e do religioso e sacerdote, principalmente diante da fraqueza e do pecado.
   Sensível e aberto aos temas sociais, atuou primordialmente na atenção às crianças, aos adolescentes e jovens, nos oratórios e depois no colégio Artigianelli (1866–1900), fundado pelo Pe. Giovanni Cocchi. Para garantir a presença religiosa e educativa no colégio Artigianelli, estimulado pelo Pe. Eugênio Reffo, no dia 19 de março de 1873, Murialdo fundou a Congregação de São José, conhecida depois como Josefinos de Murialdo, da qual foi Padre Geral até sua morte.
   A situação política e social da Itália no tempo de Murialdo foi muito conturbada. Atento a estas questões, Pe. Murialdo teve forte atuação em campo social no mundo do Operariado Católico, com as Obras dos Congressos, Centros de Estudos Sociais, defesa e implementação da Boa Imprensa e na formulação de leis sobre o trabalho das crianças, dos jovens e das mulheres.
    Murialdo morreu no dia 30 de março de 1900; foi declarado Beato em 3 de novembro de 1962 e proclamado Santo em 3 de maio de 1970. Dele assim falou o Papa Paulo VI, depois de beatificá-lo: “Leonardo Murialdo sua história é singela, não tem mistérios, não tem aventuras extraordinárias, desenvolve-se relativamente tranquila, no meio de lugares e acontecimentos bem conhecidos. Este novo Beato não é um santo estranho à nossa conversação, é um irmão nosso, é um sacerdote nosso, é um nosso companheiro de viagem”.
Fonte: Álbum 100 anos dos Josefinos de Murialdo no Brasil. Caxias do Sul (RS) fevereiro de 2015

PS –Recentemente esteve em Crato, hóspede de Dom Fernando Panico, o Revmo. Pe. Antônio Lauri de Sousa, atual Superior da Província dos Josefinos–Murialdo no Brasil, que tem sede em Caxias do Sul–RS. Pe. Lauri ficou encantado com a Diocese de Crato e com a Região do Cariri.

Postado por Armando Lopes Rafael




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31