xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 março 2015

Ações pessoais - Por: Emerson Monteiro

Nossa particular maneira de ver política nos leva a pensar no entusiasmo das gentes pelo direito do voto; e escolher os seus representantes. Nisto somos meio diferentes daqueles que trazem no bolso do colete a chapa pronta, de salvação, para aquecer qualquer âmbito onde se faça o merecimento sagrado de definir cabeças que pensarão/agirão pela coletividade, em determinados momentos.

Portanto, devemos respeitar todas as propostas, venham de quaisquer legendas. Cada tom compõe a paisagem harmônica e não nos deve custar ceder espaço, foro de prosseguimento ao que Deus criou sob o nome de Liberdade; assim como aguardamos desarmados o mesmo direito de poder possuir nossas próprias teses.

É dentro dessa ótica que chegamos para dizer, falar e querer fazer, na ordem universal dos destinos. Políticos corriqueiros e solertes não irão deixar de existir só para nos agradar. A própria demagogia faz parte crônica de suas naturezas; seria até um tipo de irresponsabilidade não admitir isto. Valores negativos também fazem parte desse todo, nos altos e baixos das circunstâncias. Porém cabe-nos lutar pela transformação de nós mesmos, para depois oferecer modelos de transformação. Como falar em Revolução, expandir revoluções, sem possuir os nossos estoques adequados de exemplo? Como demonstrar, pois?

Você, nesta hora aqui em frente a observar o que dizemos, talvez ainda não tenha pensado que seu voto pode construir o Mundo. Não diria apenas seu voto; seu  passo, sua palavra, seu pensamento, seu aperto de mão, sua batalha individual, sua história anônima, seu olhar (sim, seu olhar).

Todos estão na mesma nave planetária; destino das partes que tem compromisso fundamental com tudo. A janela de fugir há tempos se fechou. Municípios são as células mãe da Nação.

Disto resulta que a falta de saída da crise é a própria saída, uma vez nos fazer compreender que cada dia (cada hora) traz seu feto em gestação, para nascer a seguir de nossas carnes vivas, gotejantes de esperança.

Jesus Cristo reclamou atitudes em prol dos que carecem, sobretudo daqueles mais necessitados, que são muitos. Chegou a dizer que estariam atentos às suas palavras os que viessem a favorecê-los, fossem nos hospitais, nas penitenciárias, nos abrigos, prostíbulos, manicômios, periferias, praças e ruas. Algo se deve fazer, com urgência, providenciando até mesmo aquilo que se nos apresenta como obrigação dos governos.

Conta-nos célebre apólogo indiano que uma andorinha, ao perceber que a floresta ardia em chamas, rápida cuidou de extinguir o incêndio usando ensopar penas nas águas de lagoa próxima. Depois de insistentes e aflitivas viagens, encontrou-se com um elefante, que, curioso, quis saber o motivo de tanta agitação. Obsequiosa nos seus esclarecimentos e meio desestimulada quanto ao êxito da missão, acrescentou:

- Estou fazendo minha parte. O senhor faça a sua!

A "Quina" da Rua da Vala - Por: Jorge Carvalho ( Colaborador do Blog do Crato )


Anos 80, década de 90. Nos finais de semana, em nossa cidade, mais precisamente nos bairros, aconteciam as famosas tertúlias. As praças Siqueira Campos e da Sé eram espaços públicos de enorme frequência aos sábados e domingos. Às vezes, já na sexta-feira, o movimento ali tinha início. O calçadão, movimentadíssimo. Ainda em funcionamento, o Cine Cassino. Ao lado, o famoso Café Crato ou, como queiram, Café Líder. Empresários, dentistas, médicos, funcionários públicos, desportistas, políticos... saboreavam “o melhor café do Brasil” – frase do professor Gilmar de Carvalho. Frequentador assíduo do extinto ambiente comercial. A política, associada ao futebol, eram os assuntos mais “conversados”, mais empolgantes nas “rodas” que se formavam, tanto na praça, quanto no Café. Lembro que a lanchonete Primavera, a Estação Alegria – essa de propriedade do Correinha, eram os dois pontos de grande frequência nos citados finais de semana. O futebol de salão empolgava a todos na quadra Bi-Centenário. Na popular ladeira do Joquinha, já chegando ao seu final – no sentido Bairro Independência, havia o “Dragão Danças” do sanfoneiro Jonas de Andrade, o popular “Binlinguim”. Era o famoso forró do Binlinguim. Ali assisti um show do pernambucano do século. Ele mesmo: Luís Lua Gonzaga. Ao lado da Igreja de São Vicente, o famoso forró do Cição, espaço caracterizado pela presença frequente do sanfoneiro Espedito Mathias comandando o Trio Mathias. Na quina da rua da vala, aí sim, nos encontrávamos, quase todas às noites. Era uma “turma” amiga, solidária e divertida. Meu amigo Enoquim, meu primo Thiberio, Robertola, Dorgival, Fernando, Vânio, saudoso China, Otacílio, saudoso Naninda, seus irmãos Moacir e Didio, às vezes por lá apareciam, Marcos Cesar, seu irmão Washington, Dário, Diassis, Pinto, Naldin... o “papo” das conversas era em maior número o futebol. Havia o racha na quadra Bi-Centenário, o racha do Serrano, nos finais de semana, mais precisamente aos domingos. E o sábado era o dia maior: O AQUARIUS. Antes, “passeávamos” pelos bares das proximidades, o mais certo para com nossas presenças era o da Rosa, na Nelson Alencar. A velha Nelson. A turma da quina da rua da vala. Ali ainda funciona a Casa Mathias. Ali era o nosso saudoso e eterno encontro fraterno e utópico.

Dedico esse artigo aos saudosos amigos Enoquim, China, Alvacy, Washington, Naninda e Pinto.Esses já se encontram em outra dimensão no nosso imenso universo. Eram, também, frequentadores da quina da rua da vala.

Jorge Carvalho - Colaborador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade



Veterinários denunciam excesso de eutanásia no Crato



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Crato deve receber,em breve, uma inspeção do Ministério Público Estadual.  Segundo informações do diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV), José dos Santos, a autarquia condena a forma como vêm sendo realizados os procedimentos de eutanásia animal no local.  Além disso, a falta de estrutura física e trabalhista foram denunciadas ao MPE. O assunto é destaque em reportagem desta semana do Jornal do Cariri. 

Fonte: Jornal do Cariri
Foto meramente ilustrativa: Site: Compartilhavel




CRATO - Previsão do tempo para hoje, Quarta-feira, 11 de Março de 2015


Segundo os serviços de meteorologia, teremos para o dia de hoje:

Sol com algumas núvens e não choverá.  Temperatura máxima de 32 graus e mínima de 23. Ventos Leste a Nordeste a 13Km/h e Umidade relativa do ar, máxima de 82% e mínima de 36%.




Fontes: INPE e GOES13
Anuncie no Blog do Crato - Uma das melhores vitrines da internet do Ceará.






Crato, Terra de Políticos pobres e Tímidos – por Pedro Esmeraldo

   
Se folhearmos a historia passada do Crato, notamos que os coronéis de antanho tinham mais vibrações amorosas pela cidade do que estes políticos de hoje. São pobres em ações, tímidos por natureza, não reagem aos insultos do inimigo número um e permanecem na leniência deixando-o o município entregue ao Deus dará.
    Apreciamos, nesse caso, estimular os políticos. Solicitamos que criem ânimos e venham acordar, fugindo do acanhamento excessivo a fim de caminhar com regular trabalho para se estender ao funcionamento do desenvolvimento equilibrado.
    Sejam destemidos senhores e lutem em defesa do seu município. Não deixem cair o Crato na bancarrota e na ociosidade do desespero que é hora atravessar, evitando os espinhos de mandacaru e irem à frente com o desejo de impedir fraqueza desses políticos inconsequentes.
    Crato mais uma vez está jogando as cartas fora do baralho e não possui ações de desprender desse marasmo.
    Lutamos pela igualdade progressista. Olhem que não temos mais participação de movimentar os políticos como eram os de antigamente, nem tão pouco à efetivação da participação do comando das extremidades superiores do corpo pertencente à nação cariri.
    Não correspondemos mais com força total. Não retomamos a sucessão ininterrupta e gradual do desenvolvimento do município.
    Isso e um absurdo, um desdoiro, um descaso provocado pelos políticos maldosos ao desenvolvimento sustentável que é a utilização de recursos naturais e racionais que atendem às necessidades humanas.
    Infelizmente, esses políticos de hoje são apáticos, insensíveis, e levam o Crato ao grau de forças negativas, impedindo-o de crescer, pois, procuram impedir o eixo essencial para soerguer no caminho reto com o desejo de crescer nos tempos modernos: que é a igualdade e o desejo total de seguir a mesma rota desenvolvimentista favorecendo com tenacidade procurando subir ao cume da montanha que nos leva ao caminho da igualdade e do desejo de todos seguirem o mesmo caminho com firmeza e coragem do desenvolvimento.
    De vez em quando, afirmamos com muita tristeza, aparecem alguns políticos maldosos de outros municípios, falando à toa, pedindo votos com humildade para alcançar seu objetivo que é adquirir a qualidade de caracterer e a fidalguia no caminho da nobreza.
    Mas esses políticos provenientes do outro município só vem atrapalhar os nossos moradores, pisando mansinho no coreto da igualdade. Dizem que os nossos políticos nada fazem pela cidade e eles por tanto veem mostrar que serão útil a terra comum para depois de conquistar o que desejam, mudarem de atitude, tornando-se inimigo e fazem totalmente o contrario do que diziam antes.
    São asquerosos, inconsequentes e por certo desejam atuar no caminho tenebroso que sonharam em deixar a cidade como ponto de dormitório do Cariri.
    Haja coragem, haja força de vontade, não podemos esmorecer e devemos permanecer no mesmo caminho de tenacidade, falando grosso, gritando com toda a voz do seu pulmão, não mexam com Crato, sejam amigos e queiram crescer com amor e respeito à cidade.    

BLOG DO CRATO - Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade


Bom dia, Crato!

CONVERSANDO COM OS LEITORES...

Olá, amigos, estou cada vez mais dedicado ao nosso Blog, e os outros meios de comunicação. É complicado ter que se dividir entre assuntos tão diversos quanto a música, a literatura, a fotografia, a produção de documentários para a TV Chapada do Araripe, com todas aquelas reportagens ( E vem muitas por aí ), além de várias outras disciplinas, e ainda se dedicar ao Blog do Crato, mas afinal de contas, o povo nos cobra atenção e reportagens. Por onde passo, encontro Cratenses que lêm religiosamente o Blog do Crato todos os dias, e sabendo disso, não podemos deixar baixar a guarda, precisamos continuar este trabalho que já dura 10 anos, e se possível, melhorar, expandir, e inovar. As matérias do Blog do Crato são usadas para compor a edição do dia do nosso site principal, que é o Portal Chapada do Araripe. Ao mesmo tempo, estou batalhando para mantermos uma periodicidade nas reportagens em vídeo, que é uma coisa que as pessoas nos cobra bastante, novos programas. As matérias do Blog do Crato  hoje em dia também são replicadas automaticamente nas redes sociais como o Facebook, o Twitter e estamos entrando também no Whatsapp para a comodidade dos nossos leitores.

Um forte abraço e tenham um bom dia.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade


CRATO - Evitemos o Desprezo da Cidade -- Por Pedro Esmeraldo

   
Ultimamente, temos viajado ao município de Bodocó-PE. Causou-nos admiração e entusiasmo pela grandeza do seu empreendimento agropecuário. Com isso queremos dizer que os políticos daquela pequena extensão territorial teem por objetivo alumiar o povo com muita força de vontade e com intuito de acelerar o barco do crescimento econômico. Tornam-se rápido na movimentação pecuária. Livram o cidadão cair no fraco desempenho nas atividades rurais. Empregam novas tecnologias favorecendo o aumento da produção bovina. Favorecem o efeito de crescimento econômico. Desenvolvem o cidadão campesino, dando emprego ao rurícola sem precisar deslocar-se aos grandes centros. Evitam assim a imigração do homem, prendendo-o a terra, pois não tem preparo intelectual e psicológico para enfrentar a luta desesperada das grandes cidades. Orientam o cidadão para a prática do bom desempenho do manejo de gado vacum. Aqui e ali, surgem pequenas fabricas de queijo dando serviço, obrigando o homem a se dedicar com mais amor ao emprego das atividades rurais, já que fazem grandes melhoramentos para favorecer o crescimento econômico.
Aquela gente mostra raça e disposição de trabalho, visto que em terras adustas, “período seco” empregam métodos adequados para sobressaírem-se com bom desempenho na luta cotidiana. Procuram evitar o ócio estabelecido pela constante secas periódicas que afligem o grande sertão. Avantajam-se com preeminência, superando todas as dificuldades provocadas pela dureza dos caracteres rudimentares.
São possuidores de proveitosos desejos, procuram-se amoldar-se o homem ao meio sem se opor claramente aos efeitos positivos, tudo isso causado pelo trabalho eficaz.
Agora queremos lembrar ao cidadão cratense, principalmente o politico que mude de atitude e deixe de lado o trabalho inócuo e venham provocar melhores condições de trabalho ao homem do campo, pois temos condições favoráveis de criar aqui uma bacia leiteira nos tipos modernos, empregando aplicações de força a fim de alcançar o meio favorável ao desenvolvimento agrícola e econômica da cidade do Crato. Tivemos visitando a secretaria de agricultura local e notamos que o nobre secretario da agricultura Sr. Henrile Pinheiro tem lutado por a boa aparência agrícola, mas, infelizmente falta apoio eficiente e avantajado para implantar aqui uma grande bacia leiteira que venha favorecer o desprezo da cidade que atualmente estamos passando, pela má conduta dos políticos superiores a cidade do Crato. Não podemos nos conformar que cidade menos importante que o Crato foram contempladas com Faculdades de níveis superiores e o Crato fica na estagnação, entregue ao Deus dará.  Temos como objetivo que nós deveremos lutar contra esse desprezo e que o povo evite a mentalidade de piegas, pois veem acompanhando com pessimismo a desigualdade e a perseguição do outro município, inimigo número um do Crato.

Cratenses reajam, não deixem o Crato entregue às baratas, façam forças e queiram lutar pelo grande desenvolvimento do Crato. Não queremos ver o Crato estagnado.

Pedro Esmeraldo - Colaborador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade


Interior do Ceará registra chuvas de até 96 mm nesta quarta-feira (11)


Ainda clamando por chuvas, o Interior do Ceará teve mais um bom dia de precipitações. Nesta quarta-feira (11), os postos de coleta espalhados pelo Estado registraram chuvas de até 96 mm, número contabilizado na cidade de Ipueiras, no Sertão dos Inhamuns.

Outras cidades que registraram consideradas precipitações foram Ibiapina (55 mm), Graça (52 mm) e Pindoretama (49 mm). Ao todo, 80 municípios cearenses contabilizaram chuvas nesta quarta-feira. Em Fortaleza, o posto de coleta do Pici apontou 28,4 mm, enquanto o da Água Fria registrou apenas 8 mm. Os dados, que representam as chuvas até as 7h, foram atualizados às 9h30.

Para o restante da dia, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuva no Litoral Norte e Ibiapaba. Há possibilidade de precipitações também serem registradas nas regiões de Baturité, Litoral do Pecém e Fortaleza. Nas demais áreas cearenses, a previsão é de céu parcialmente nublado. 

Para quinta-feira (12), a Zona de Convergência Intertropical deve voltar a atuar no Ceará, provocando chuvas no norte e centro do Ceará. No sul, o céu deve permanecer parcialmente nublado.

Confira as 10 maiores chuvas desta quarta-feira:

Ipueiras (Posto: Matriz): 96.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina): 55.0 mm
Graça (Posto: Graca): 52.0 mm
Pacatuba (Posto: Pacatuba): 49.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama): 49.0 mm
Itaitinga (Posto: Itaitinga): 47.0 mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras): 45.0 mm
São Benedito (Posto: Sao Benedito): 43.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes): 41.0 mm
Caucaia (Posto: Tucunduba): 36.0 m

Fonte: Diário do Nordeste



Justiça mantém pedido de prisão contra vereador “Zé de Amélia” de Juazeiro do Norte (CE)



A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nesta terça-feira (10), mandado de prisão contra o vereador José Duarte Pereira Júnior, conhecido como “Zé de Amélia”. Ele é acusado de cometer crimes contra administração pública no Município de Juazeiro do Norte, distante 535 km de Fortaleza. Na decisão, a relatora do caso, desembargadora Maria Edna Martins, destacou que a gravidade dos fatos "ampara a medida extrema para a garantia da ordem pública e da ordem econômica”. 
O político, que está foragido, teve a prisão preventiva decretada em 19 de dezembro de 2014, pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, após apresentação de denúncia do Ministério Público do Estado (MP/CE).
Segundo o MP/CE, o vereador seria responsável pelos crimes de ordenação de despesas ilícitas, aumento de despesa total com pessoal ilícita, falsidade ideológica, associação criminosa, uso de documento falso, peculato e lavagem de dinheiro. Ainda de acordo com a denúncia, os delitos teriam sido praticados no exercício financeiro dos anos de 2011 e 2012.

Fonte: DN


Depois de afirmar que a Câmara Federal tinha 400 achacadores, Cid Gomes se interna e não vai dar explicações



NE - Depois que disse que a Câmara Federal tinha uns 400, 300 achacadores, Cid se internou num hospital e não vai comparecer à Câmara para dar explicações.   ( Interessante, isso, hein ? )

O ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), foi internado após passar mal subitamente na noite desta terça-feira (10); o ministro está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e não deverá comparecer à Câmara Federal para explicar as declarações feitas durante um evento no Pará, quando disse que a Casa possuía "uns 400, 300 achacadores". Na ocasião, Cid disse que "alguns deputados apostam no quanto pior, melhor" como uma forma de fragilizar o governo "porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais do governo, aprovarem as emendas impositivas", disse.

Fonte: Brasil 247




Fórum de Crato recebe estudantes da Universidade Regional do Cariri



O Fórum Hermes Parayhba, da Comarca de Crato (a 527km de Fortaleza), recebeu os alunos do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA). Na visita, realizada nesta terça-feira (10/03), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Justiça local. Eles foram recebidos pelo juiz Renato Belo Vianna Velloso, titular da 1ª Vara Criminal do Crato, que falou aos alunos sobre as atividades exercidas pelos magistrados no dia a dia. Ele explicou ainda sobre a forma de redação da sentença penal e teceu detalhes sobre a dosimetria da pena. Além do magistrado, participaram do encontro o promotor de Justiça José de Deus Terceiro Pereira Martins e o defensor público José Aníbal de Carvalho Azevedo, ambos atuantes na 1ª Vara Criminal. O vice-reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, acompanhou o grupo de estudantes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará





Barusco confirma repasses de recursos para a campanha de Dilma em 2010



Pedro barusco foto Alexssandro LoyolaBrasília (DF) – O ex-gerente da estatal Pedro Barusco confirmou, nesta terça-feira (10), o repasse de recursos para a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. Em depoimento à CPI da Petrobras, ele afirmou que foi pedida uma doação à empresa holandesa SBM Offshore e o dinheiro foi repassado a ele, que fez posteriormente um “acerto de contas” com o tesoureiro do PT João Vaccari Neto. As informações são do jornal O Globo. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) disse que a afirmativa “não causa surpresa”. “Temos, a cada dia que passa, uma notícia nova e triste para o Brasil. Infelizmente, não me surpreendo mais. A corrupção instalou-se na Petrobras na época do governo Lula e ampliou-se com a presidente Dilma. Todas essas campanhas do PT foram financiadas pelo dinheiro da corrupção”, destacou.

De acordo com a reportagem, Barusco reafirmou que ele, Vaccari e o ex-diretor Renato Duque recebiam recursos do esquema de propina da Petrobras. “Eu, Duque e João Vaccari fomos protagonistas”, reiterou. Para o tucano, a “celeridade nas investigações” é o mais importante. “Acredito que ainda tem mais por vir. Precisamos nos aprofundar nas pesquisas e nas acareações para que o Brasil seja passado a limpo. A CPI tem total apoio do PSDB desde o começo. Faremos o possível para ajudar a Polícia Federal e o Judiciário a dar rapidez às investigações”, completou.

Fonte: Site do Partido Social da Democracia Brasileira


Considerações sobre a Constituição de 1988


OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.


A  ganância, a sede de dinheiro e de poder e a ausência da participação cidadã do povo brasileiro dificultam o alcance dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, constantes na Constituição Federal de 1988, que diz o seguinte:

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as   desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Vamos fazer funcionar a república Federativa do Brasil, constituída em Estado Democrático de Direito, fazendo valer os valores previstos no Art.1º da Constituição:
- cidadania,
- soberania e
- dignidade da pessoa humana.

Para assim alcançarmos os objetivos fundamentais da República.

Enviado pelo colaborador Edmílson Martins



Eunício defende nova proposta para imposto de renda


O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) propôs ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy que o reajuste da tabela do imposto de renda em 6,5% fosse mantido para o assalariado. Para os demais trabalhadores declarantes, o índice de reajuste seria feito de forma escalonada. A reunião aconteceu hoje (10) nas presidências do Senado e da Câmara. A mesma proposta também foi apresentada por Eunício ontem, durante reunião com a presidente Dilma Rousseff e os líderes da base aliada. 

A sugestão apresentada pelo peemedebista é que trabalhadores com renda menor teriam reajuste de 6,5%. Já para o que detêm maior poder aquisitivo, as faixas seriam fixadas em 5,5%, 5% e 4,5%.  De acordo com o líder, em torno de 60% a 65% da população brasileira que declara imposto de renda se enquadraria no ajuste de 6,5%.
              
  Diante de uma possível sessão do Congresso marcada para amanhã com o objetivo de derrubar o veto, Eunício ressaltou que a análise e envio da proposta acordada com o governo deve ser encaminhada imediatamente através de Medida Provisória (MP), isso porque a iniciativa já entraria em vigor no momento de sua aceitação pelo legislativo. Ele também observou que caso a proposta não seja acatada, o PMDB deve votar pela derubada do veto. “Isso significa dizer que a gente para fazer isso (articulação junto as bancadas) teria que ter da parte do governo o compromisso de não protelar mais essa questão. Dessa vez nós estamos querendo que o governo nos envie uma medida provisória para entrar em vigor de imediato”, afirmou ressaltando que irá conversar com membros da bancada do PMDB e da maioria na tarde desta terça.  

A iniciativa, como acrescentou Oliveira, foi apresentada a presidente Dilma Rousseff durante reunião de líderes que aconteceu ontem à tarde no Palácio do Planalto e reforçada no encontro de hoje com o ministro da Fazenda.  “Nós estamos tentando uma negociação com a área econômica. O ministro disse que vai fazer contas e retorna ainda hoje a tarde com a resposta”, informou.

Medidas Provisórias

Eunício ainda acrescentou que irá se reunir com o senador José Pimentel (PT-CE) nesta terça-feira para definir os nomes que irão presidir as comissões relativas às MPs 664/14 e 665/14, bem como os relatores das matérias. As duas medidas trazem ajustes fiscais propostos pelo ministério da Fazenda. 

Assessoria de Imprensa - Eunício Oliveira


Diocese de Crato é escolhida pela CNBB para mapeamento das Pastorais Sociais da Igreja Católica no Brasil – Por: Patrícia Silva


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando uma pesquisa para dimensionar a ação social da igreja católica no país, buscando obter uma base de informações que viabilize o conhecimento, o mapeamento e a sistematização. No Regional Nordeste I, da CNBB,  apenas a Arquidiocese de Fortaleza, e as dioceses de Crato e Limoeiro do Norte foram escolhidas – de inicio – para o mapeamento. Na cidade de Crato ocorreu nesta terça-feira, 10 de março, pela manhã, uma reunião com a enviada da CNBB e representantes das pastorais sociais.
Através do resultado da pesquisa, iniciada em novembro de 2014, ora em fase de conclusão, a sociedade terá um apuração completa do trabalho social desenvolvido pela Igreja Católica no Brasil, com dados atualizados e precisos.
Para a socióloga Danielle Freire, enviada pela CNBB,  que realiza a pesquisa na Diocese de Crato, a pesquisa propõe uma transparência dos trabalhos realizados pelas pastorais sociais da Igreja Católica no Brasil. “Vejo esta ação da CNBB como uma evolução muito grande, não só a nível de igreja, mas como sociedade. Nós estamos passando por uma transformação política onde a sociedade cobra a transparência nos atos e questões políticas. Considero que a igreja, como um setor politizado, também tem que fazer sua parte. A partir do momento que a igreja mostra as suas ações de forma aberta, organizada e transparente a sociedade tende a abraçar a causa. Espero que o estado abra os olhos e tome essa responsabilidade para si e colabore com as ações da igreja católica” afirmou.


 A esquerda Danielle Freire e a direita Pe. Vileci Basílio Vidal. (Foto: Patrícia Silva)

Segundo o coordenador diocesano de pastoral da diocese de Crato, Pe. Vileci Basílio Vidal, a iniciativa da CNBB ajudará a diocese a fazer um melhor diagnóstico da ação social diocesana. “Nós trabalhamos com três ministérios (liturgia, caridade e palavra) e às vezes não são visíveis às ações do ministério da caridade. Acredito que a partir do Plano Diocesano de Pastoral (PPD), que já temos, e o resultado desta pesquisa, que será divulgado a nível nacional, poderemos dar mais visibilidade as atividades das pastorais sociais”. A pesquisa, que será concluída até o final deste mês, é realizada com o auxilio do Centro de Investigações Religiosas e Instituições Sociais (CERIS ) da CNBB e da Fundação Grupo Esquiel Brasil. Os resultados deverão ser apresentados em abril na assembleia geral dos bispos do Brasil e disponibilizada ao público através do portal da CNBB (www.cnbb.org.br) e da Fundação Esquiel (www.esquiel.org.br).


CDL Crato lança concurso cultural para decoração do centro durante Expocrato


As inscrições seguem até o dia 20 de março, na sede da entidade


Crato, 10 de março de 2015. A Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato convoca artistas, arquitetos, designers e outros para participarem do concurso cultural “Decoração do Centro Comercial do Crato”, que este ano homenageará os Irmãos Aniceto. As inscrições iniciam hoje e seguem até o dia 20 de março de 2015, na sede da entidade. “O objetivo do projeto é representar a tradição cultural da cidade, enaltecer nossa cultura e tornar o centro comercial mais atraente para os consumidores na época da Expocrato”, afirmou José Alves Lobo, presidente da CDL Crato. A entidade será responsável por captar parceiros e patrocinadores para financiar o projeto e a execução será realizada pelo ganhador do concurso, com supervisão da mesma. O valor máximo para o projeto (ideia) e a execução será de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e o valor máximo para matéria prima será de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Para participar do concurso, o interessado deve se inscrever gratuitamente apresentando projeto e ficha de inscrição fornecida pela CDL, na Rua Teopisto Abath, 481 – Pinto Madeira – Crato/CE. O deverá ter os tópicos: composto por Argumentação, Projeto Gráfico, Orçamento (mão de obra e matéria prima), Logística e Planejamento de Execução, apresentado em papel A4, impressão colorida, com identificação do autor. A ornamentação deverá englobar as Ruas Dr. João Pessoa, Miguel Limaverde, Dom Quintino, Av. Maildes de Siqueira até o encontro com a Av. Duque de Caxias, e da Av. Duque de Caxias até o pórtico instalado nas proximidades da Igreja São Francisco; e, ainda, o pórtico.

CRITÉRIOS

Os critérios para julgamento serão: I – Utilização de materiais ecologicamente corretos que tenham baixo impacto ambiental; II – Representem o tema escolhido; III – Beleza; IV – Criatividade. Para critério de avaliação será atribuída uma nota de 00 (zero) a 10 (dez), por cada membro do júri. Em seguida, será calculada a média por item e a média geral, que representará a nota final. Ganhará quem obtiver a maior pontuação. Será considerado como critério de desempate, respectivamente, a maior nota em utilização de materiais ecologicamente corretos que tenham baixo impacto ambiental.

COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora será constituída por no mínimo de 7 (sete) e no máximo de 11 (onze) julgadores, sendo: 04 (quatro) representantes da diretoria da CDL Crato; 01 (um) representante da Secretaria de Cultura do Crato; 01 (um) profissional de arquitetura, designer e/ou decoração a convite da CDL Crato; 04 (quatro) lojistas associados da CDL Crato; 01 (um) colaborador da CDL Crato. O resultado será divulgado em 30 de março de 2015, nos meios de comunicação, sites, jornais, rádios e som volante. O edital completo está disponível no sítio www.crato.cdlce.com.br.

Mais informações:
Emanuelle Lobo
Assessoria de Comunicação
(85) 9988.1879

Zélia Piancó
Gerente da CDL Crato


MÉDICO ANTÔNIO CORREIA SERÁ LEMBRADO EM HOMENAGENS POR ALUNOS DO LICEU



A direção geral dos hospitais Santo Antônio e Coração do Cariri, ambos de Barbalha, receberam o comunicado oficial da direção da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – também conhecida como Liceu de Barbalha, de que os alunos concludentes dos cursos técnicos de enfermagem, nutrição, dietética e redes de computadores, escolheram, por unanimidade, o nome do médico Antônio Correia Saraiva – falecido no último dia 14 de janeiro,para ser homenageado com o nome das respectivas turmas na solenidade de formatura que acontecerá no próximo dia 14 de março, exatos dois meses após o falecimento do homenageado.

De acordo com a diretora do Liceu, a professora Sandra Mana do Nascimento Silva, o nome do Dr. Antônio Correia foi escolhido por unanimidade pelos alunos, “e é mais uma merecida homenagem, visto a contribuição da família Correia Saraiva para escola e o município”, destacou.
Para o oftalmologista e irmão do homenageado, Dr. João Correia, a homenagem é mais uma das inúmeras provas do reconhecimento do povo de Barbalha à força do trabalho e o espírito empreendedor que eram características do Dr. Antônio Correia.“A gente fica mais feliz ainda em saber que a iniciativa desta homenagem partiu dos jovens concludentes”, reforçou.
A solenidade de formatura que acontecerá no próximo sábado, a partir das 19 horas, na sede da própria escola, contará, também, com as presenças de representantes da família do Dr. Antônio Correia e de membros da direção do Complexo Hospitalar – Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri.

Hospital e Maternidade Santo Antônio - HMSA 
Hospital do Coração do Cariri - HCC 



Como conheci Lula – por Ronald Cunha (*)

Conheci Lula, rapidamente, em 1957. 
Eu era engenheiro de manutenção da São Paulo Light. Estava trabalhando na subestação de Mauá com uma equipe de eletricistas quando chegou um piquete de grevistas exigindo de desligássemos a subestação. 
Fiquei sabendo que o chefe do grupo era Lula, porque um piqueteiro o chamou pelo nome. Peguei um fio desenergizado, liguei-o ao alambrado que cercava a subestação e gritei que ligaria o fio ao primeiro que encostasse no alambrado. Disse-lhes mais: “Se desligar esta subestação, os hospitais, as escolas e lares ficarão no escuro. Os bares fecharão sua portas”. 
Diante destes argumentos, foram embora.
Acho que o fator decisivo foi o fechamento dos bares...

(*) Ronald M. da Cunha
E-mail: ronaldcunha@hotmail.com
Monte Santo de Minas (MG)

Barusco diz que Graça Foster nunca participou de esquema de corrupção

gracafoster1

(Foto: Estadão Conteúdo)
O ex-gerente executivo da Diretoria de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, isentou Graça Foster, ex-presidente da estatal, de participação ou conhecimento sobre o esquema de corrupção instalado na estatal. "A presidente Graça nunca participou desse tipo de atividade. Se sabia, nunca externou", afirmou.
O depoimento de Barusco já dura quase cinco horas. Ele explicou que 1% do pagamento de propina era dado a ele e ao ex-diretor da Petrobrás Renato Duque e outro 1% era do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que operava pelo PT. Ele evitou dizer diretamente se a gestão petista na petroleira prejudicou a empresa.
"Não quero fazer julgamento se a gestão do PT foi boa ou ruim", respondeu. O ex-gerente admitiu, no entanto, que a má gestão e o pagamento de propinas são ruins para a Petrobras.

 

Estadão Conteúdo


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30