xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 março 2015

CNJ impede atuação de juízes em processos de advogados parentes

cnj2

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (3) resolução que proíbe juízes de atuarem em processos que envolvam escritórios nos quais atuem advogados seus parentes, ainda que não constem na procuração.

Pela decisão, o impedimento configura não só quando o advogado está constituído nos autos, mas também quando “integra ou exerce suas atividades no mesmo escritório de advocacia do respectivo patrono, como sócio, associado, colaborador ou empregado, ou mantenha vínculo profissional, ainda que esporadicamente, com a pessoa física ou jurídica prestadora de serviços advocatícios”.

Segundo a conselheira Maria Cristina Peduzzi, autora do texto aprovado, havia a necessidade de disciplinar o impedimento dos magistrados. “A grande novidade do dispositivo é alcançar não somente o advogado constituído nos autos mediante procuração, bem como aquele que integre, a qualquer título, o escritório que patrocina a causa. A norma moraliza relações e estabelece limites”, acredita.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coêlho, disse que o Código de Processo Civil já impede que o juiz exerça suas funções em processos nos quais seus parentes são parte. “No entanto, muitas vezes eles atuam em nome do escritório, apenas abdicando de assinar as petições”, explicou.

A resolução foi formulada após o CNJ decidir instaurar processo administrativo e afastar das funções um desembargador acusado de beneficiar em suas decisões o escritório em que seu filho trabalha.

 

Agência Brasil

Feminicídio passa a ser classificado como crime hediondo

camara

A Câmara aprovou na noite de hoje (3), e vai à sanção presidencial, o projeto de lei do Senado que classifica o feminicídio como crime hediondo e o inclui como homicídio qualificado. O texto modifica o Código Penal para incluir entre os tipos de homicídio qualificado o feminicídio, que é o assassinato de mulher por razões de gênero.

A proposta aprovada estabelece que existem razões de gênero quando o crime envolver violência doméstica e familiar, ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher. O projeto foi elaborada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher.

Ele prevê o aumento da pena em um terço se o crime acontecer durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto; se for contra adolescente menor de 14 anos ou adulto acima de 60 anos ou ainda pessoa com deficiência. Também se o assassinato for cometido na presença de descendente ou ascendente da vítima.

Na justificativa do projeto, a CPMI destacou o homicídio de 43,7 mil mulheres no Brasil de 2000 a 2010, sendo que mais de 40%  das vítimas foram assassinadas dentro de suas casas muitas delas pelos companheiros ou ex-companheiros. Além disso, a comissão afirmou que essa estatística colocou o Brasil na sétima posição mundial de assassinatos de mulheres.

A aprovação do projeto era uma reivindicação da bancada feminina e ocorre na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Em outra votação, os deputados aprovaram o projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador e estabelece os requisitos para o exercício da profissão. O texto retorna ao Senado para nova apreciação.

Agência Brasil

Comissão vai cobrar da Petrobras o ressarcimento dos gastos do Ceará com refinaria

rdo-gomes-de-matos (1)

O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha acatou nesta quarta-feira (3) o requerimento de autoria dos deputados Raimundo Gomes de Matos (PSDDB-CE) e  Eliziane Gama (PPS-MA) e instalou uma Comissão Externa com o objetivo de apurar os motivos e os possíveis prejuízos do cancelamento dos investimentos da Petrobras nas Refinarias Premium 1 e 2, que seriam construídas nos Estados do Maranhão e Ceará, respectivamente.

Segundo o deputado Raimundo Gomes de Matos este é o segundo calote que a Petrobras deu ao povo cearense. Segundo ele, o primeiro foi quando Ciro Gomes era o governador do Ceará e Tasso Jereissati, senador. Afirma que a Petrobras não deu apoio para que fosse construída a siderúrgica na área do Pecém, “foi preciso buscar investidores internacionais, na Coreia, para construir o empreendimento que hoje está bem avançado”, afirmou.

Quanto à refinaria, ele destacou que o próprio presidente Lula esteve no Ceará e também a presidente Dilma Rousseff, garantindo o investimento. Matos observa que, tanto os governos do Maranhão como do Ceará e os prefeitos de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante gastaram recursos públicos com obras referentes à refinaria. Ele disse que é preciso cobrar da Petrobras o ressarcimento das despesas. A comissão, segundo ele afirma, deverá visitar as áreas onde seriam instaladas as Refinarias Premium I e II para fazer o levantamento dos prejuízos. Mais detalhes no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (04/03), na Expresso SomZoom Sat (FM104,3 Fortaleza e RMF) e mais 22 emissoras no Interior do Ceará.

Ceará Agora

Ministro do STF vem ao Ceará expor sobre Novo Código de Processo Civil

Luiz-Fux-550x341

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federa (STF), falará no Ciclo de Estudos sobre Novo Código de Processo Civil. O evento é uma realização das escolas superiores do Ministério Público e da Magistratura do Ceará. Terá início no próximo dia 27.

Luiz Fux, bom destacar, presidiu a comissão especial de juristas que fez o anteprojeto do novo Código de Processo Civil.

O povo

“Escândalo das Vassouras” – Vereador envolvido no caso será afastado da Câmara Juazeirense

 

vassouras“O vereador Ronaldo Gomes de Lira, o conhecido “Ronas Motos”,  ex-tesoureiro da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte (Região do Cariri), deverá ser afastado do cargo. Ele ainda teve decretada a quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade dos seus bens, por decisão proferida, nesta terça-feira, pela 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

O vereador é investigado pela Polícia Civil e Ministério Público do Ceará (MP/CE) por compra irregular de 4,2 mil vassouras, 2,5 toneladas de sabão, 33 mil unidades de palha de aço e 312 unidades de óleo de peroba, entre outros itens de limpeza, caso que ficou nacionalmente conhecido como “escândalo das vassouras”. O processo de investigação foi instaurado em agosto de 2013.

De acordo com o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, integrante do órgão colegiado, “a permanência do recorrente [Ronaldo] no cargo que ocupa traz sensível prejuízo à instrução processual, uma vez que a posição que ocupa no Poder Legislativo Municipal lhe dá acesso a documentos relevantes à elucidação da trama, pondo em risco a colheita isenta das provas”.

Segundo o magistrado, “consta dos autos de origem que o agravante [Ronaldo], na condição de vereador e tesoureiro da Câmara Municipal, estaria profundamente envolvido na trama investigada, uma vez que assinava todos os cheques da Câmara Municipal para o pagamento de notas fiscais frias relativas a compras simuladas de material de expediente e de limpeza para aquela Casa Legislativa”.

A decisão da 8ª Câmara mantém sentença do juiz Gúcio Carvalho Coelho, titular da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, proferida em 26 de novembro de 2013. Nos autos da Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, o magistrado havia decretado o afastamento do cargo, a quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade dos bens de Ronaldo, a pedido do Ministério Público do Ceará. Em dezembro do mesmo ano, o vereador foi afastado da Câmara.

Inconformado, Ronaldo ingressou com agravo de instrumento (nº 0620138-09.2014.8.06.0000) no TJCE, requerendo a revogação da sentença. O relator do processo, desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, determinou o retorno do político ao cargo, por meio de liminar, em janeiro de 2014. O mérito da ação foi julgado na sessão desta terça-feira, quando o órgão colegiado manteve a decisão de 1º Grau, acompanhando o voto do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.”

(Site do TJ-CE)

Em Sobral, Rio Acaraú registra primeira cheia do ano

 

valee-300x224

“O rio Acaraú registrou, nesta terça-feira, a primeira cheia do ano na cidade de Sobral (Zona norte). A cheia do afluente contribuiu para abastecer os açudes Jaibaras, Araras e Edson Queiros, todos na cidade da Região Norte do Ceará, após três anos de seca.

No entanto, segundo o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Sobral, Jorge Trindade, até o momento não há riscos de sangramento dos açudes ou de inundação provocada pelas águas do rio. A cidade tem três bairros que ficam às margens do Acaraú: Tamarindo, Dom Expedito e Pedrinhas.

“Foram esses bairros que ficaram alagados com a última cheia, de 2009. O volume aumentou, mas não há perspectiva de enchentes”, informa o secretário.”

(O POVO Online)

Reforma Política – Senado aprova projeto que define regras para fusão de partidos

reforma1

“O plenário do Senado aprovou hoje (3) o primeiro projeto relacionado à reforma política. O projeto de lei complementar (PLC) 4/2015, enviado pela Câmara dos Deputados, estabelece que partidos políticos com menos de cinco anos de criação não podem fazer fusões com outras legendas.

O principal objetivo da proposta é evitar a criação de partidos políticos com o objetivo exclusivo de driblar a regra da fidelidade partidária. Também com esse objetivo, o projeto estabelece que janela de migração para novos partidos, surgidos de fusão, será de 30 dias.

O texto foi aprovado sem alterações, permanecendo igual ao enviado pela Câmara dos Deputados. Lá, o relator da matéria, deputado Sandro Alex (PPS-PR), incluiu dispositivo no texto aprovado para garantir que novo partido, surgido de fusão, não levará o tempo de propaganda, no rádio e na televisão, nem os recursos do Fundo Partidário, vinculados a deputados que mudaram de legenda.

A votação teve a oposição do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que reclamou da “pressa” para a aprovação da matéria, que classificou como votação de ocasião. “O problema não é o mérito. Tenho dito aqui. O problema é a circunstância, a celeridade, a pressa com que a matéria está sendo colocada para votação diante de outros temas necessários à reforma política, diante de temas indispensáveis à reforma política, como o financiamento de campanha”, reclamou.”

(Agência Brasil)

Ceará recebe 514 novos médicos brasileiros do Programa 'Mais Médicos'

 

maismedicos15O Programa "Mais Médicos" vai contar com profissionais brasileiros em sua totalidade, integrando 514 novos médicos que atuarão em 113 municípios do Estado. Esta é a primeira vez que o programa do governo federal não terá médicos estrangeiros. A informação foi dada durante solenidade de acolhimento dos profissionais da saúde que aconteceu no auditório do Palácio da Abolição em Fortaleza, comandada pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. “A presença dos médicos brasileiros em nosso Estado, só fortalece ainda mais o este Programa, criado pela presidenta Dilma Rousseff. Este programa garante o serviço da atenção básica nos municípios mais afastados e que mais precisam do sistema de saúde público”, destaca o governador.

O ministro também aproveitou a sua vinda a Fortaleza para compartilhar informações e experiências com os novos médicos inscritos no Programa, que lotaram o auditório do Palácio da Abolição. Durante solenidade, o ministro citou que o Nordeste foi a região de maior adesão, ressaltando que das 1784 oportunidades ofertadas, 1711 delas já foram ocupadas. “Com apenas duas chamadas, 97% das vagas, em todo Brasil e também no Ceará, foram praticamente preenchidas por médicos brasileiros. Nós estamos reafirmando o compromisso que o Governo Federal, no Ceará. Vamos de fato priorizar a atenção básica de saúde em todo Brasil”, ressalta o ministro.

O titular do Ministério enfatizou a prioridade que o Governo do Estado tem dado a questão da saúde pública no Ceará. “O governador Camilo Santana, inclusive, é um dos governadores que mais me tem me procurado no Ministério. Logo, vejo como ele tem realmente uma atenção especial sobre a questão da saúde em seu Estado e, por isso, estendo o compromisso - reforçado pela presidenta Dilma – em retribuição a todo o esforço feito pelo governador”, lembra Arthur Chioro.

Estiveram presentes, ainda, na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque; o secretário da saúde do Estado, Carlile Lavor; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, o presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará, Expedito José do Nascimento, e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, Wilames Freire Bezerra.

Sobre o Programa “Mais Médicos”

Segundo o Ministério da Saúde, das 1.294 cidades que aderiram ao edital lançado em janeiro deste ano, 1.209 municípios e seis distritos sanitários especiais indígenas já atraíram médicos para ocupar integral ou parcialmente as vagas nas Unidades Básicas de Saúde. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, até agora, 1.076 localidades supriram 100% das vagas, 197 tiveram a solicitação parcialmente atendida e 31 municípios ainda não conseguiram atrair nenhum médico. Nos distritos indígenas, 71% das vagas não foram ocupadas.

A segunda chamada para vagas restantes ocorrerá nos dias 17 e 18 deste mês. Podem participar dessa fase 4.362 médicos que estão inscritos e ainda não conseguiram alocação. Com a ocupação das 4.146 vagas apontadas pelos municípios nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país, será garantida assistência para 63 milhões de pessoas. Com esses números, serão 4.058 municípios contemplados com o "Mais Médicos", o que representa 72,8% de todas as cidades do Brasil, além dos 34 distritos indígenas. Até 2014, eram 14.462 médicos que atuavam em 3.785 municípios, levando assistência para 50 milhões de brasileiros.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Governo do Estado investirá R$ 664 mil no Edital Ceará da Paixão 2015

EditalPaixao

Uma reunião de debate e sugestões para o aperfeiçoamento do Edital Ceará da Paixão 2015 atraiu dezenas de produtores e artistas ao auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, na tarde desta segunda-feira, 2/3, dando sequência aos Diálogos Culturais da Secult. Durante o encontro, o fortalecimento do edital como instrumento da política pública de cultura no Estado foi destacado pelo secretário Guilherme Sampaio, que apresentou detalhes do processo seletivo através do qual a Secult destinará R$ 664 mil reais para grupos de todo o Ceará desenvolverem espetáculos, ações, práticas artísticas e culturais relacionados às tradições da Semana Santa e à Paixão de Cristo.

O valor é 6,4% superior à edição 2014 do edital. De acordo com a legislação estadual, 50% dos recursos serão destinados a projetos do Interior do Estado. O encontro contou com intensa participação, tanto no auditório da Secult quanto em transmissão online, em tempo real, pelo site www.secult.ce.gov.br e pelo Facebook da Secretaria da Cultura, possibilitando a participação de artistas e produtores residentes no Interior.

As perguntas e sugestões dos proponentes e interessados no Edital Ceará da Paixão foram respondidas e comentadas também pelo secretário adjunto da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; pela coordenadora jurídica da Secult, Martir Silva, e pelo coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Pedro Edson. A secretária executiva da Secult, Ana Maria Fontenele, também participou do encontro.

Diálogo permanente

Esta foi a quarta reunião aberta realizada pela Secult em 2015, após o encontro sobre o Edital Carnaval do Ceará, realizado em 21 de janeiro, e as reuniões ampliadas do programa “Diálogos Culturais” promovidas nos dias 2 e 4 de fevereiro, no Crato e em Fortaleza, respectivamente. O secretário Guilherme Sampaio reforçou a diretriz do governador Camilo Santana em reforçar a presença da Secretaria de Cultura e das políticas públicas de cultura no Interior do Ceará e o compromisso de ampliar gradativamente o investimento do Governo do Estado na cultura, até chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento da administração estadual.

“Entre os objetivos de nosso plano de governo está o aperfeiçoamento dos editais. Aperfeiçoar os critérios ali colocados, para garantir que os editais sejam um instrumento eficaz da política de cultura. Para que viabilizem recursos para a produção de eventos, mas que eles não sejam descolados da política de estado para a cultura”, ressaltou Guilherme Sampaio.

“Quando lançamos um edital, o fazemos para atingir um determinado objetivo da política de cultura do Estado. Por isso promovemos esta reunião, repetindo esse exercício do diálogo para aperfeiçoar esse instrumento importante, que são os editais”, acrescentou o gestor, frisando que sugestões feitas em reunião com os proponentes geraram mudanças importantes no Edital Carnaval do Ceará, o primeiro a ser lançado pela Secult em 2015. “Teremos outros momentos com os proponentes, para consolidar uma avaliação de todos os aspectos dos editais, desde os valores e a forma de distribuição até o acompanhamento da execução dos projetos”.

Ampla participação

A reunião sobre o Edital contou com participantes de diversos bairros de Fortaleza e de outras regiões do Estado, como Norte e Cariri. O Fórum de Cultura Popular do Ceará também esteve representado na reunião

Categorias e inscrições

O Edital Ceará da Paixão 2015 apoiará ao todo 40 projetos: 16 na categoria “Evento Tradicional Popular”, destinando a cada um R$ 12.770,00. Já na categoria “Espetáculo Cênico” serão apoiados quatro projetos com R$ 36.170,00 cada, 10 projetos com R$ 17 mil cada e 10 projetos com R$ 14.450,00 cada. As inscrições serão abertas nesta terça-feira, 3/3, e seguirão até o dia 16 de março. A íntegra do edital e os formulários para participação estarão disponíveis no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

A Secult reforça que interessados em participar do Edital Ceará da Paixão 2015 devem realizar sua inscrição no Cadastro de Parceiros do Governo do Estado. A inscrição é necessária para todas as entidades que realizam convênios com a administração estadual, em todas as áreas, incluindo todas as secretarias. A inscrição no Cadastro de Parceiros está disponível no site da Controladoria Geral do Estado - CGE (www.cge.ce.gov.br), que também traz o modelo padrão de plano de trabalho, a ser disponibilizado pelos interessados em participar do Edital.

Segundo edital de 2015

Após realizar o Edital Carnaval do Ceará, no mês de fevereiro, a Secult lançará seu segundo edital neste ano. O secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, destaca o esforço empreendido por toda a equipe da Secretaria para garantir os editais, mesmo com o desafio do tempo para preparação.

“A Secretaria garantiu o Edital Carnaval do Ceará e agora lançará o Edital Ceará da Paixão, mesmo com todas as questões naturais em um começo de governo, um momento de transição. Para isso, foi fundamental contar com o envolvimento de toda a equipe da Secult, com o apoio do governador Camilo Santana e da Assembleia Legislativa, que aprovou a lei autorizativa necessária aos editais. Também foi essencial a parceria com os proponentes e articuladores desses segmentos”, aponta Guilherme.

Mais informações

A Secult está à disposição dos interessados, para tirar dúvidas e prestar mais informações quanto à documentação para inscrição no Edital, pelos fones 3101-6765 e 3101-6770 e pelo e-mail siec@secult.ce.gov.br.

 

Assessoria de Imprensa da Secult

Chuvas ficaram abaixo da média

caraoAçudes como o Carão, em Tamboril, ainda têm água devido ao porte

Foto: Fabiane de Paula

Iguatu O mês de fevereiro recém-terminado voltou a registrar índices pluviométricos negativos em comparação com a média para o período, que é de 127.1 milímetros (mm). Choveu 106.8 mm, verificando um desvio negativo de 15.9 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que prevê para a quadra chuvosa de 2015, 50% de probabilidade de ocorrência de uma nova estiagem, totalizando um ciclo de quatro anos seguidos de seca.

Fevereiro é o primeiro mês da quadra chuvosa no Estado (fevereiro a maio). O olhar do sertanejo e das autoridades está voltado para março, que se inicia. Este mês traz uma esperança mística, a celebração do padroeiro do Ceará, São José. Comemorado no próximo dia 19, acredita-se que, se chover nessa data, o inverno está assegurado no sertão. É um mito. Não há correlação científica, mas, apenas coincidência com a passagem do equinócio de outono no hemisfério Sul.

As chuvas registradas em média em fevereiro último, 106.8 mm, depois de três anos seguidos de seca, foram as mais intensas para o período desde 2013. Já com o mês de janeiro passado ocorreu o inverso. A Funceme registrou apenas 28.8 mm, bem abaixo do que foi observado nos últimos quatro anos.

Queda

Os dados comparativos são úteis para observarmos que o sertão nordestino vem enfrentando queda na média pluviométrica desde 2012, quando as chuvas ficaram 50% abaixo da média histórica para o período de fevereiro a maio. Começou naquele ano o ciclo de estiagem que perdura até hoje. Para este ano, a Funceme prevê que a probabilidade maior é a ocorrência de pluviometria abaixo da média. O levantamento mais recente, divulgado no dia 20 de fevereiro, aponta um índice de 50% de chance de as chuvas ficarem abaixo da média. De ocorrência dentro da média, são 35%, e acima da média, apenas 15%.

A média histórica de precipitações acumuladas no Estado entre os meses de março, abril e maio é de 480,3 mm. Por se tratar do quarto ano consecutivo de seca, as chuvas registradas em 2015 pela Funceme mostram índices preocupantes e que podem agravar o quadro de escassez de água para o consumo humano e animal, tanto nos centros urbanos, quanto na área rural, além de queda acentuada da produção agropecuária.

A estatística mostra que, desde 2011, quando foram registrados em média 212.9 mm em janeiro, os índices obtidos no primeiro mês dos anos subsequentes só caíram. Neste ano, houve o menor registro, 28.8 mm, contribuindo para aumentar a preocupação dos produtores rurais e dos gestores públicos.

As previsões da Funceme vêm se verificando graças ao aprimoramento dos estudos, a ampliação de dados comparativos com temperatura dos oceanos Atlântico e Pacífico, a troca de informações com outros centros meteorológicos. A tendência de mais um ano de chuvas abaixo da média trouxe preocupação para o governo do Estado, que lançou, na semana passada, o Plano Estadual de Convivência com a Seca.

O Plano repete ações adotadas e em andamento nos últimos anos e tem por base a ampliação da oferta de água por meio de carro-pipa, de adutoras emergenciais e perfuração de poços profundos. Os críticos observam que a demora na conclusão e no início de obras é inimiga de um socorro emergencial às vítimas da estiagem.

Os reservatórios estão secando no Estado. O volume atual médio acumulado nos 149 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 19%. São 127 barragens com volume abaixo de 30%. As situações mais críticas encontram-se nas bacias do Curu e dos Sertões de Crateús com açudes secos e outros secando rapidamente.

Sem água nos poços e nos açudes, as cidades enfrentam racionamento e o pior é que neste mês deve faltar água em 25 cidades do Interior do Estado do Ceará: Parambu, Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Uruoca, Apuiarés, Itatira, Paracuru, São Luís do Curu, Jaguaretama, Ipaporanga, Novo Oriente, Forquilha, Groairas, Morrinhos, parte de Sobral, Santana do Acaraú, Ibicuitinga, Morada Nova, Itapajé, Tejuçuoca, Trairi, Iracema, Pereiro, São Gonçalo do Amarante. A previsão é do governo. Até o fim do ano, o risco de desabastecimento atinge 32 municípios e 400 mil habitantes.

"Teremos chuva"

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, observa que as precipitações vão ocorrer durante toda a quadra chuvosa. "Teremos chuvas, mas com tendência maior de ficarem abaixo da média histórica", disse. "Vamos observar chuvas localizadas e podemos ter fenômenos intensos em alguns municípios".

Expectativa

A expectativa é se as chuvas serão suficientes apenas para assegurar a lavoura de grãos ou suficientes para a recarga dos açudes. "Pode ocorrer o pior, nem uma coisa, nem outra", teme o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara. "O Ceará precisa de pluviometria intensa, enxurradas, que faça o nível dos reservatórios subir, evitando ampla crise de desabastecimento por mais tempo".

Mais informações:
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) - Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza
Fone: (85) 3101.1088
Site: www.funceme.br

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Chove em 129 municípios cearenses

chuva

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou, de segunda-feira até hoje, terça-feira, de 21 horas até as 9 horas, chuvas em 129 municípios cdeanrenses, sendo que a maior precipitação aconteceu em Ibipina, na Serra da Ibiapaba, com 115 mm. Os postos da Funceme também verificaram quedas de chuvas em todas as regiões do Estado, especialmente em duas cidades do Litoral Leste, Senador Sá e Acaraú, que registraram, respectivamente, 61 e 57,6 mm.

Ainda segundo a Funceme, as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações. Com isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões.

Confira as 10 cidades que tiveram maiores precipitações no período:

Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 115.0 mm

Senador Sá (Posto: Salao) : 61.0 mm

Acaraú (Posto: Acarau) : 57.6 mm

Senador Sá (Posto: Senador Sa) : 49.2 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 49.2 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 45.0 mm

Itarema (Posto: Itarema) : 43.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 39.0 mm

Ubajara (Posto: Ubajara) : 38.2 mm

Meruoca (Posto: Camilos) : 37.4 mm

Diario do Nordeste - Regional

Cai o número de homicídios no Ceará

grafico-decrescente

“O número de homicídios praticados no Ceará em fevereiro deste ano foi 15% menor se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2014, foram 386 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Já em 2015, o total de 328 homicídios foi registrado no segundo mês do ano.
Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e foram divulgados pelo governador Camilo Santana (PT), durante a solenidade de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará, no Comando Geral da PM, em Fortaleza, nesta segunda-feira (2).
A média de 2015, em fevereiro, é de 11 mortes por dia. Os dados não levam em consideração assassinatos ocorridos nos presídios do Ceará. Em relação ao mês anterior, janeiro de 2015, houve uma redução de 105 homicídios.
Segundo o titular da SSPDS, Delci Teixeira, “os números refletem um trabalho árduo para a paz dos cidadãos”. “Isso reflete que o nosso trabalho está trazendo bons resultados”, afirmou. Camilo Santana disse que os números tendem a diminuir. “Vamos fazer de tudo para que o menor número de homicídios seja registrado daqui pra frente”, afirmou o governador.”

O Povo

270 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha a Crato

Fonte: Site da Diocese de Crato
Cardeal Dom João Braz de Aviz, enviado do Papa Francisco, coroando a imagem da Padroeira de Crato
No calendário das pequenas efemérides de Crato, 2015 assinala os 270 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira da Vila do Brejo do Miranda, atual cidade de Crato. Segundo levantamento feito por monsenhor Rubens Gondim Lóssio, antigo Cura da Catedral, a imagem da Padroeira da diocese e da cidade de Crato foi trazida para Pernambuco por cinco missionários capuchinhos, que se dirigiam – em 1641 – para a Guiné. Antes de chegarem ao destino esses frades foram atacados e presos por corsários holandeses calvinistas que infestavam aquelas águas do litoral africano.
Os missionários foram muito maltratados pelos corsários e, por fim, foram entregues a tropas holandesas, que à época ocupavam o estado de Pernambuco. Os capuchinhos foram trazidos para Recife, à época capital do domínio holandês no Brasil. Assim, aquela imagem, precioso tesouro, que seria levado para as tribos africanas, veio parar no Nordeste brasileiro. Em Recife ela permaneceu por 104 anos, passando a ser muito querida pela população daquela cidade. Lá ganhou uma capela, que anos mais tarde transformada na atual Basílica Menor da Penha.
Em 1733, o Prefeito da Missão dos Capuchinhos de Recife, Frei Boaventura de Pontremoli, iniciou a ampliação da pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Penha, que abrigava a imagem aprisionada na costa africana, e à época já oficializada como “Padroeira do Comércio” da capital pernambucana. Em 1745 os capuchinhos receberam uma nova imagem – bem maior – da Virgem da Penha, feita em Gênova pelo escultor Maragnone. E o novo Prefeito da Missão dos Capuchinhos, Frei Carlos José de Spezia, resolveu doar a imagem aprisionada na costa africana para Missão do Brejo do Miranda (atual cidade de Crato), fundada pelo capuchinho Frei Carlos Maria de Ferrara.
Assim há 270 anos chegava ao Cariri esta histórica imagem, hoje venerada não só na catedral, mas em todas as paróquias da Diocese de Crato.

O petróleo é nosso - Por: Emerson Monteiro

Hoje quando se vê a luta da Petrobras para sobreviver diante dos tantos percalços considerados na grande mídia, no caldo da memória vêm à tona os tempos dos primeiros embates no esforço da permanência em solo pátria das riquezas brasileiras, épocas heroicas da campanha O petróleo é nosso.

Esta frase, pronunciada pelo presidente Getúlio Vargas, ganharia corpo na Campanha do Petróleo, sob o patrocínio do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo, alimentada pelos chamados nacionalistas, até a criação vitoriosa da Petrobras. Depois se soube que o autor original da expressão fora o professor Otacílio Rainho, diretor do Colégio Vasco da Gama, Rio de Janeiro.

O decorrer dos embates pela manutenção do monopólio de nossas explorações custaria 89 anos, desde a primeira concessão para exploração do petróleo brasileiro até a criação da Petrobras, em 1953. Um dos batalhadores desta conquista honrosa foi o escritor Monteiro Lobato, que, em 20 de janeiro de 1935, na célebre Carta a Getúlio dissera com todas as letras: O assunto é extremamente sério e faz jus ao exame sereno do Presidente da República, pois que as nossas melhores jazidas de minérios já caíram em mãos estrangeiras e no passo em que as coisas vão o mesmo se dará com as terras potencialmente petrolíferas. E já hoje ninguém poderá negar isso visto que tenho uma carta em que o chefe dos serviços geológicos da Standard ingenuamente confessa tudo, e declara que a intenção dessa companhia é manter o Brasil em estado de escravização petrolífera.

Então o Brasil atravessaria fase de sérios debates quanto à preservação dos nossos reais interesses no que tange à soberania nacional e o direito aos próprios bens naturais, bases essenciais da autonomia como Nação.

Em 19 de agosto de 1935, Monteiro Lobato, visualizando o risco de forças externas tomarem as reservas petrolíferas, também afirmaria noutra correspondência a Getúlio: Isso constitui um crime imperdoável, além de denunciar de modo esmagador que há gente paga por estrangeiros para que o Brasil não tenha nunca o seu petróleo. Em vez de, pelas funções de seus cargos, esses homens tudo fazerem para que tenhamos petróleo, quanto antes, tudo fazem para que não o tenhamos nunca. O caso é, pois, desses que pede a imediata intervenção de homens que, como V. Excia., só têm em vista os altos interesses do País.

Naquele meio tempo, houve o confronto de entreguistas e nacionalistas, o que afloraria o movimento de consolidação da campanha na formação dos valores patrimoniais da nossa gente e razão da mais rara conquista em termos de preservação da independência no concerto mundial dos povos.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30