xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/02/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 fevereiro 2015

Camilo nomeia quatro professores para Urca aprovados em concurso

urca1

O governador do Ceará, Camilo Santana, nomeou, na segunda-feira (9), quatro professores aprovados em concursos realizados  para provimento de cargos docentes na Universidade Regional do Cariri (Urca).
A medida atende a reivindicação de professores e alunos das universidades públicas estaduais do Estado (Uece, Urca e UVA). Os nomeados são Thiago Zanotti Carminati, José Edilmar de Sousa, Sergio de Moraes Bonilha Filho e Vanessa Raquel Lambert de Souza.
Também em atendimento a compromissos assumidos com professores e estudantes das três universidades públicas estaduais, Camilo já autorizou a realização de novos concursos. Outras nomeações serão analisadas pelo governo.

|flavio pinto

Organizadores fecham preparativos para o Desfile das Virgens no Crato

BLOCO-DAS-VIRGENS-2-Resol

Foto: Elisângela Santos/DN

O mais antigo  bloco de carnaval do interior cearense, com mais de 50 anos de carnaval  e com previsão de 25 mil foliões, o Bloco das Virgens vai abrir mais uma vez o Carnaval do Interior cearense.
Os detalhes finais foram debatidos na manhã desta segunda-feira ( 9), no auditório do Centro Cultural do Araripe, quando estiveram reunidos os Coordenadores do Bloco, André Lacerda e Robson Vieira, a secretária de Cultura, Dane de Jade, além de representantes de diversas instituições de segurança, saúde e órgãos públicos envolvidos no desfile.
Todos os detalhes para o  desfile foram debatidos e resolvidos, desde a hora de concentração, até a chegada e encerramento.
O desfile terá a concentração a partir das 15h, da sexta-feira, 13,  no bairro Mirandão, e por volta das 17h foliões se dirigirão até o centro Cultural do Araripe, com trajeto acompanhado por policiais militares, guarda municipal, agentes de proteção, agentes de trânsito e com o apoio da Secretaria de Saúde, com ambulâncias de plantão.
A previsão dos organizadores é de que mais de 25 mil pessoas venham às ruas prestigiar mais uma edição do desfile das virgens.

flavio pinto

Primeira parcela do IPVA vence nesta sexta-feira

ipva-atrasado-pagamento

Já encontram-se disponíveis no site da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br) os boletos para o pagamento da primeira parcela do IPVA 2015. Em 2015,  retirada do boleto será, prioritariamente, por meio eletrônico. A primeira parcela do tributo vence na próxima sexta-feira (13 de fevereiro).
Como em 2014, o IPVA 2015 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e farmácias Pague Menos.
As parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00. Estão isentos do imposto os veículos com mais de 15 anos de uso, veículos pertencentes a União, Estado e municípios, táxis, ônibus urbanos e metropolitanos.
Em 2015, 1.990.863 veículos foram tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 661,8 milhões. Aproximadamente 30% dos proprietários pagaram o tributo em cota única, com 5% de desconto, no último dia 30 de janeiro.
Mais informações pelo 0800.707.8585.

flavio pinto

Procurador-geral é sabatinado na câmara sobre decreto de emergência

 

joaovictor

João Victor defendeu o decreto emergencial. (Foto : Flávio Pinto )

O procurador-geral de Juazeiro do Norte,  João Victor Alencar foi sabatinado nesta terça-feira (10),  pelos vereadores , na Câmara Municipal. O procurador foi indagado sobre o decreto do estado de emergência baixado pelo prefeito Raimundo Macedo ( PMDB),  no último dia 3, depois de uma chuva de 20 milímetros e outra de 34 milímetros.
Segundo João Victor,  o decreto se fez necessário para que prefeitura possa recuperar com urgência os trechos danificados pelas chuvas.
Os vereadores Tarso Magno (PR) e Cláudio Luz ( PT ) questionaram o procurador , pois há três anos, ou seja, desde o primeiro ano de governo Raimundo Macedo (2013),  o gestor tem decretado estado de emergência, sem no entanto, não divulgar o que foi recuperado ou que foi construído durante os períodos. Muito menos os valores investidos pelo município foram relatados até hoje.
Desta forma, o vereador Gledson Bezerra solicitou ao procurador que fosse enviada por ofício ao poder legislativo toda a documentação necessária que comprove o que foi realizado pelo prefeito nos últimos anos em que foi baixado o decreto emergencial.
João Victor alegou ser da competência do setor de Licitação e não se comprometeu em revelar a documentação solicitada.

flavio pinto

Cariri Garden Shopping instala posto de coleta de estoque de sangue para o carnaval

doesangue

O período de carnaval reflete diretamente nas doações de sangue na Região do Cariri. O estoque dos tipos sanguíneos negativos e positivos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará apresenta baixa no estoque devido a ausência de doadores nesta época do ano. Para reforçar a necessidade de sensibilização por parte da população, o Cariri Garden Shopping, promove nos dias 11 e 12 de fevereiro (quarta e quinta-feira) um posto de coleta de sangue dentro do shopping das 9h às 18h.
Além de salvar vidas, doar sangue é um ato de solidariedade. De acordo com Alda Venusia Alves de Oliveira, assistente social da coleta externa, a expectativa é que sejam coletados entre 150 a 200 bolsas de sangue durante os dois dias de campanha. Uma unidade de atendimento foi montada em frente a Farmácia Pague Menos para o cadastro de doadores que deverão passar pela pré-triagem que é o preenchimento de questionário a respeito da saúde do doador, depois acontece à triagem que inclui o teste de aferição de pressão e o momento do lanche. Logo em seguida, a coleta do sangue é realizada no auditório do shopping. Todo o procedimento acontece em até 30 minutos com o auxílio e supervisão de 14 profissionais da saúde do Hemoce/Crato.
Pessoas entre 16 e 68 anos poderão realizar a sua doação. Os interessados deverão portar documento oficial de identidade com foto para comprovação de idade, ter o peso igual ou superior a 50 kg. Além disso, o doador não precisa estar em jejum. Será apenas necessário evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Vale ressaltar que, devem evitar doar sangue às grávidas, mulheres em período de amamentação, pessoas com sintomas de anemia, resfriado, gripe ou doenças sexualmente transmissíveis.
A Hemoce/Crato atualmente, abastece 45 hospitais em 25 municípios de toda a região do Cariri.Segundo o gerente de marketing do Cariri Garden Shopping, Eduardo Duffles essa ação social somente poderá ser concretizada com a participação da população. “Uma ação tão importante como esta é sinal de que junto com a população podemos sempre resgatar valores como a cidadania e a solidariedade salvando vidas.” declarou.
(Assessoria do shopping)

Governador recebe líderes do MST e Fetraece

mst_camilo_10_02_2015_MG_2784

 

Camilo recebeu representantes do MST no Palácio da Abolição. (Foto: Carlos GibajaqDivulgação)

O governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (10), no Palácio da Abolição, com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Ceará (Fetraece). "Agradeço por vocês terem aceitado meu convite e reitero que este Governo estará sempre aberto ao diálogo com os movimentos sociais", disse o governador, durante o encontro.
Presente ao encontro, o líder do movimento no estado, Toninho do MST, apresentará posteriormente uma pauta com as principais demandas dos trabalhadores. Ele adiantou a preocupação sobre a seca em alguns acampamentos do grupo, mas ressaltou a importância do diálogo aberto com o Governo do Estado.
O governador recebeu ainda os líderes da Fetraece. Na ocasião, foi apresentada uma pauta com sete itens, entre eles o acesso à água por meio da perfuração de poços. Camilo Santana ressaltou que a questão da água é prioridade nesses primeiros meses de governo.

flavio pinto

O pedido - Por: Emerson Monteiro

No Sertão distante, habitava pobre homem, sua mulher e três filhos menores, em casa simples de palha e barro. Nas épocas normais das chuvas, ali existiam suficientes condições de sobrevivência, dando-lhes a terra os gêneros.

Naquele ano, todavia, as condições se apresentaram desfavoráveis; o inverno não veio no tempo certo, esturricando o chão e despindo as matas.

Logo cedo, o casal anteviu os riscos de longo período seco. Assim preocupados, rezaram com força pedindo misericórdia dos céus lembrando o futuro dos filhos, motivo maior de preocupação.

A sucessão dos meses anunciava crise inevitável, quando consumiram os derradeiros mantimentos, aumentando a angústia. O que temiam se deu, pois a seca chegou intensa e possibilidades de escapar se mostraram poucas. No rosto das crianças, os primeiros sinais do abatimento.

Intensificaram ainda mais as orações, qual única alternativa. A fé gritava na alma daquela gente, que por dentro sentia emoções de que esperança viva. Queriam tão só descobrir de que jeito chegaria a salvação da família.

Certa manhã, no período mais escuro, quando abriram a porta, uma surpresa lhes aguardava, um boi gordo apareceu bem defronte da casa a bloquear o caminho dos que quisessem entrar ou sair. Tiveram de insistir a fim de afastar o animal, que retornava tantas vezes quantas saísse da porta.

Durante esse dia, a distração foi a presença do estranho visitante vindo de longe, dado inexistirem fazendas de gado na redondeza, e, menos que isso, pasto de manter vivos os bichos, há tempos desaparecidos.

No dia seguinte, foram iguais as circunstâncias. Os meninos puseram até apelido no bovino, enquanto tangiam querendo tirá-lo do terreiro. No outro dia, e êxito nenhum; o intruso permanecia bloqueando a porta do casebre, levando todos a estudar uma saída de achar pasto para alimentar a rês.

O caboclo conversou com a mulher e decidiu ir à cidadezinha perto, no propósito de saber encontrar o dono do boi.

Chegou à povoação e perambulou na busca das notícias, porém nada descobriu. Meio sem planos, viu do outro lado da praça a igreja, e lá se dirigiu.

No templo, procurou o pároco. Explicou os detalhes da situação difícil que atravessava, falou da insistência do boi em ficar junto da sua família, que mudara a rotina em que viviam.

Depois de alguns minutos em silêncio, o sacerdote perguntou ao caboclo se ele fizera as orações de pedir algum bem a Deus ou aos santos.

Nessa hora, chegou na lembrança do sertanejo a crise avassaladora que defrontava, a fome que sujeitava todos, as agruras do lar. Aflito, calado permaneceu como juntando os elementos do juízo.

Em seguida, o padre aconselhou ao homem que retornasse e abatesse o boi para dar de comer aos familiares, que se tratava do beneficio pedido.

Diante do conselho, ciente de haver merecido as bênçãos, supriu a fome e venceu a privação, graças às orações que fizera a Deus.

Primeira-dama entrega praças com acessibilidade em Mauriti e Barro

primeira-damadestaque

Os municípios de Mauriti e Barro, na Região do Cariri, receberam neste sábado (07) academias de ginástica de baixo impacto. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, participou da entrega dos equipamentos, que garantem acessibilidade à população, principalmente às pessoas com deficiência e idosos.

Fruto de parceria do Estado com o município, as praças Dom Bosco, em Mauriti, e José Alves Feitosa, em Barro, passaram por readequação para atender critérios do Desenho Universal, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os espaços de convivência receberam piso tátil, adequação das rampas de acesso, instalação de equipamentos de ginástica de baixo impacto, kits de lixeira de coleta seletiva e mesas para jogos. Além da compra e instalação dos equipamentos, o Estado também realizou capacitação dos técnicos do município sobre políticas públicas para pessoa idosa.

“É um imenso prazer entregar esse equipamento que vai trazer mais autoestima para as pessoas da terceira idade. Melhorar a saúde no sentido da circulação sanguínea, na questão do equilíbrio. Tudo aquilo que vai trazer benefício para a população cearense estamos apoiando”, disse a primeira-dama. As praças foram contempladas pelo Programa do Ceará Acessível, que dinamiza e articula diversas ações, projetos e programas transversais para a garantia de direitos dos idosos e das pessoas com deficiência. “Lembrando que esse programa foi iniciativa da Maria Célia, ex-primeira-dama do Estado do Ceará. Nós estamos dando continuidade, porque é de grande valor não só para os idosos, mas para toda a população”, completou Onélia.

O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, ressaltou a importância dos novos equipamentos para a população. “A gente tem visto a melhoria da qualidade de vida, em especial dos nossos idosos, que agora têm possibilidade de frequentar a praça com muito mais condições de fazer exercícios físicos, de interagir dentro da comunidade”, disse. Ele ainda reforçou que pretende implantar novos equipamentos na cidade. “Tem sido uma maneira, talvez até revolucionária, por parte do Governo do Estado, de estar implantando esses equipamentos nas diversas praças em todo o Estado do Ceará. Mauriti, graças a Deus, foi contemplada e a gente agora vai expandir através do próprio município esses equipamentos para as demais comunidades e praças”, completou.

“Esse equipamento importante que a primeira-dama está nos entregando tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Fazendo exercícios físicos nesses equipamentos eles vão melhorar as condições de saúde, de condicionamento e melhorar as condições de vida”, pontuou o prefeito de Barro, Francisco Luiz Tavares de Araújo, o Neneca. A aposentada de 97 anos Anália Santana reconheceu os benefícios dos novos equipamentos. “Há tempos que nós estávamos procurando um lazer e agora o lazer está aqui. Foi um investimento para nós, nos distrai. Estamos com maior alegria aqui, renovados. Renovou a nossa idade, viramos criança. Estão mudando o nosso Estado. Antigamente não tinha isso e nós éramos esquecidos. Agora nós temos atividades”, citou a moradora da cidade de Barro.

Educação

Onélia participou ainda da formatura de 115 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, em Aurora, onde foi patronesse do curso de administração. No evento, foi realizada a primeira colação de grau da escola que começou as atividades em abril de 2012 e conta hoje com cerca de 450 alunos.

 

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31