xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/02/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 fevereiro 2015

"Estado Islâmico" crucifica, escraviza e enterra crianças vivas, diz ONU

 

Segundo Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança, organização terrorista usa jovens iraquianos como homens-bomba e escudos humanos. Garotas raptadas são comercializadas como escravas sexuais.

iscriancas

Militantes do "Estado Islâmico" (EI) estão vendendo crianças iraquianas raptadas como escravas sexuais, e matando outros jovens, inclusive por crucificação ou os enterrando vivos, afirmou a ONU nesta quarta-feira (04/02), em Genebra, na Suíça.

Meninos iraquianos com idade inferior a 18 anos estão cada vez mais sendo utilizados pela organização terrorista como homens-bomba, fabricantes de bombas, informantes ou escudos humanos para proteger instalações jihadistas contra os ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

"Estamos realmente profundamente preocupados com a tortura e o assassinato destas crianças, especialmente aquelas que pertencem a minorias", disse a especialista do Comitê das Nações Unidas para os Direitos da Criança, Renate Winter. "A abrangência do problema é enorme. Crianças da seita yazidi e de comunidades cristãs, têm sido vítimas, mas as ações do grupo [EI] também atingem xiitas e sunitas", explicou Winter.

"Tivemos relatos de crianças, especialmente crianças que possuem problemas mentais, que foram usadas como homens-bomba, muito provavelmente sem sequer entender a situação", completou a especialista.

O órgão da ONU denunciou "o assassinato sistemático de crianças pertencentes a minorias religiosas e étnicas cometido pelo assim chamado 'Estado Islâmico', incluindo vários casos de execuções em massa de meninos, assim como relatos de crianças decapitadas, crucificadas e enterradas vivas".

Ainda segundo o comunicado do comitê, o "Estado Islâmico" cometeu "violência sexual sistemática", incluindo "o sequestro e a escravização sexual de crianças". "Crianças de minorias têm sido capturadas em vários lugares, e vendidas no mercado como escravas, com etiquetas de preço" explicou a especialista Winter.

Os 18 especialistas independentes que elaboraram o relatório pediram às autoridades iraquianas que adotem todas as medidas necessárias para "resgatar as crianças" sob controle do grupo militante e processar os perpetradores dos crimes.

O comitê exigiu que Bagdá recrimine expressamente o recrutamento de pessoas menores de 18 anos em conflitos armados. "Há o dever de um Estado de proteger todas as suas crianças. A questão é, no entanto, como é que eles vão fazer isso na tal situação?", indagou Winter.

DW.DE

“O sangue do mártir Maaz al-Kassasbeh não será em vão, a resposta da Jordânia e de suas forças será severa”, disse o rei

 

 

O rei da Jordânia, Abdullah II, prometeu nesta quarta-feira (4) uma resposta severa ao grupo extremista Estado Islâmico, que queimou vivo o piloto jordaniano Maaz al-Kassasbeh, feito refém na Síria em dezembro.

jordaniaAFP

Abdullah II posa à direita do premiê Maaruf Bakhit, rei prometeu resposta severa ao Estado Islâmico

“O sangue do mártir Maaz al-Kassasbeh não será em vão, e a resposta da Jordânia e de suas forças será severa”, afirmou o rei, em comunicado divulgado no final de uma reunião com os responsáveis da segurança do país.

O rei, que terminou mais cedo uma viagem aos Estados Unidos, após o anúncio da execução do piloto, afirmou que o assassinato de Kassasbeh é um ato “criminoso e covarde”.

“A organização terrorista que o cometeu não é só nossa inimiga, é também inimiga do Islã”, disse o rei, acrescentando que a guerra contra o terrorismo deve associar toda a comunidade árabe e islâmica.

A Jordânia enforcou nesta quarta-feira (4) dois jihadistas iraquianos condenados à morte há vários anos, em resposta à execução do seu piloto.

AB

UE exige cessar-fogo imediato para retirar civis no leste da Ucrânia

ucraniaruas

União Europeia pede por trégua de no mínimo três dias em torno do nó ferroviário em Debaltseve, localizado entre Donetsk e Luhansk. Segundo ONG, população local passou de 25 mil a 7 mil pessoas em poucos dias.

 

A União Europeia (EU) exigiu nesta quarta-feira (04/02) um cessar-fogo imediato entre as parte em conflito no leste da Ucrânia, para que civis possam deixar a zona de combate. "Os civis devem poder deixar a zona de conflito de maneira segura", disse a chefe da política externa da EU, Federica Mogherini, em comunicado.

Para isso, ela pediu por uma trégua de no mínimo três dias em torno do entroncamento ferroviário em Debaltseve, que conecta as bases separatistas em Donetsk e Luhansk. "O bombardeio de civis, onde quer que aconteça, é uma violação grave do direito internacional humanitário. A artilharia deve ser imediatamente retirada de áreas residenciais", disse Mogherini, no mesmo dia em que ao menos quatro pessoas morreram em um bombardeio perto de um hospital em Donetsk.

"A espiral crescente de violência no leste da Ucrânia precisa parar", concluiu Mogherini.

Os combates continuaram em torno de Debaltseve nesta quarta-feira, com os separatistas alegando estarem perto de tomar o controle da área. Milhares de civis fugiram da cidade. A Anistia Internacional afirmou que a população local se reduziu de 25 mil para 7 mil pessoas. O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, disse que 2.500 habitantes da cidade sitiada foram levados a lugares seguros.

"O bombardeio é ininterrupto. Estamos tentando levar medicamentos e proteger civis do fogo inimigo", afirmou um funcionário do governo de Debaltseve. O Exército ucraniano alegou que os separatistas iniciaram um ataque de infantaria, mas que foram repelidos depois de cinco horas. No entanto, segundo o porta-voz do Exército, Andrey Lyssenko, quatro soldados e oito civis foram mortos na região nas últimas 24 horas.

Mais cedo, nesta quarta-feira, um bombardeio atingiu o entorno de um hospital na cidade de Donetsk, matando ao menos quatro pessoas. Uma das vítimas estava na entrada do hospital e foi atingida pelos estilhaços das janelas que foram quebradas pelas explosões. Segundo a agência de notícias Associated Press, além do hospital, seis escolas e cinco jardins de infância foram danificados.

Segundo a ONU, os combates entre militares ucranianos e os separatistas pró-Rússia já custou a vida de mais de 200 pessoas nas últimas três semanas.

Nesta quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, é aguardado para conversações em Kiev. O seu homólogo ucraniano, Pavlo Klimkin, segue afirmando que o Exército da Ucrânia precisa de armamento de guerra mais moderno. Recentemente, Alemanha e França negaram o envio de armas para o leste ucraniano. No entanto, de acordo com relato da imprensa americana, o governo e as Forças Armadas dos Estados Unidos estariam considerando abandonar a relutância inicial e fornecer armas à Ucrânia.

DW.DE

Petrobras divulga nomes de diretores que renunciaram junto com Graça Foster

br

A Petrobras informou que a renúncia da presidenta da companhia, Graça Foster, e de cinco diretores da empresa, anunciada hoje (4), valerá a partir de sexta-feira (6), dia em que o Conselho de Administração vai se reunir para eleger os novos membros da diretoria. A informação foi transmitida à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de hoje (4) para esclarecimento sobre mudanças na administração.

O comunicado indica, ainda, que, além de Graça Foster,  renunciaram o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Almir Guilherme Barbassa; o diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli; o diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza; o diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro; e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo.

O comunicado foi assinado pelo diretor Almir Barbassa. A diretoria da Petrobras permanece com o ex-presidente da companhia de 2003 a 2005, José Eduardo Dutra, indicado para a diretoria Corporativa e de Serviços em 2012; e com o diretor de Governança, Risco e Conformidade, João Adalberto Elek Júnior, que tomou posse no dia 19 de janeiro de 2015. Os dois não estão incluídos na renúncia.

O Conselho de Administração da Petrobras tem na presidência o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, que foi eleito pelo governo acionista controlador. Também participam do órgão os conselheiros eleitos pelo governo federal: Graça Foster, Luciano Galvão Coutinho, Francisco Roberto de Albuquerque, Márcio Pereira Zimmermann, Sérgio Franklin Quintella e a ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Pelos acionistas preferencialistas, foi eleito conselheiro José Guimarães Monforte; pelos minoritários, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha e pelos empregados, Sílvio Sinedino Pinheiro.

Agência Brasil

Hidrelétricas registram em 2015 o janeiro mais seco em 85 anos

hidroeletricaseca

Reservatórios receberam água equivalente a 38,04% da média histórica.
Situação eleva risco de um novo racionamento no país em 2015.

 

Reservatório da Usina de Funil (RJ), que atingiu o nível mais baixo desde 1969. (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)

O volume de chuva que chegou aos reservatórios das principais hidrelétricas do país em janeiro de 2015 foi o mais baixo para o mês nos últimos 85 anos, apontam dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aos quais o G1 teve acesso.
De acordo com o órgão, a chuva registrada em janeiro foi equivalente a 38,04% da média para o mês, o pior índice do histórico, que começa em 1931.

Antes, o volume mais baixo havia sido verificado em 1953, quando a chuva correspondeu a 44,6% da média histórica.

Esse volume de água foi registrado nas represas de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que juntas respondem por cerca de 70% da capacidade do país de gerar eletricidade.

Já é o terceiro ano seguido, portanto desde 2013, em que os meses de janeiro são mais secos que o esperado. No ano passado, a chuva foi equivalente a 53,43% da média histórica e, no ano anterior, a 83,32%.

 

Estiagem em período úmido
A estiagem atinge o Centro-Oeste e o Sudeste em pleno período úmido, que vai de novembro a abril, época em que costuma chover mais nessas regiões.

O resultado é que, ao invés de subir, como seria o esperado, os níveis de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas instaladas ali têm caído.

No último dia 31 de janeiro, essas represas estavam com armazenamento médio de 16,8% da capacidade total. Um mês antes, em 31 de dezembro de 2014, esse índice era de 19,4%. Um ano atrás, em 31 de janeiro de 2014, era de 40,3%, valor que já é considerado baixo para o mês.

Essa situação vem gerando aumento da preocupação quanto um possível novo racionamento de energia no país, como o que foi decretado em 2001, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O governo Dilma Rousseff nega, por enquanto, que a medida seja necessária.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse em novembro que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste precisam chegar ao final de abril com armazenamento entre 30% e 35% para que o fornecimento de energia no país ao longo de 2015 esteja garantido.

Especialistas ouvidos pelo G1 em janeiro, porém, apontaram que a crise no setor elétrico é grave e que o governo deveria adotar com urgência medidas para economizar energia. Na época, a consultoria PSR informou que já é superior a 50% o risco de o país passar por um novo racionamento neste ano.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), do governo federal, informou nesta quarta-feira (4) que o risco de faltar energia no Sudeste e Centro-Oeste atingiu em fevereiro o índice mais alto dos últimos anos: 7,3%. Em janeiro, era de 4,9%.

Termelétricas no limite
Devido ao baixo volume dos reservatórios das hidrelétricas, o país tem usado com mais intensidade as termelétricas, que geram energia por meio da queima de combustíveis como óleo e gás. Hoje essas usinas atendem a cerca de 20% da demanda do país e estão no limite.

Apesar de contribuirem para a economia de água, as termoelétricas produzem energia mais cara, o que tem provocado aumento nas contas de luz – já sentidos no bolso do consumidor. Entretanto, se não fosse por elas, o país já estaria em racionamento.

Na terça (3), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou os primeiros reajustes de 2015 e, no caso de algumas distribuidoras, foi superior a 40%.

 

Fábio AmatoDo G1, em Brasília

Bienal da UNE: educação artística ainda é desafio para escolas

une

Apesar de ser obrigatória, a educação artística nas escolas de ensino fundamental e médio ainda é negligenciada pelo sistema escolar. A questão foi debatida hoje (4) na 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A professora de música aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Ermelinda Paz Zanini, lembra que o ensino obrigatório de música nos currículos escolares começou nos anos 1960, mas em todas as mudanças de legislação, como as ocorridas nos anos 1980 e depois em 2008, a lei veio primeiro do que a estrutura escolar e formação de docentes, que até hoje não está satisfatória.

"A Lei 11.769/2008 prevê que tínhamos três anos para colocar o ensino obrigatório da música nas escolas. E vocês perguntam: implementou? Daí a gente começa a levantar os problemas. Então é importante falar que as leis vieram sempre antes e depois as providências do que deveria ser feito para a implementação da lei".

Professora de dança da Faculdade Angel Vianna, Márcia Feijó, acrescentou que ainda há muita dificuldade para levar o licenciado em artes para dentro das escolas, pois não há contingente de formados o suficiente nem de concursos para suprir a necessidade de professores de linguagens específicas. Para ela, é preciso ampliar o diálogo entre cultura e educação, para que a linguagem corporal possa contribuir mais sistematicamente na aprendizagem.

"No Brasil tem registro pré-histórico do dançar por dançar, não está ligado a nenhum ritual. É muito interessante ver que o corpo brasileiro é dançante e, na escola, o professor tem que convencer o aluno que dança é para todos. Então, quando a gente vê todas essas leis colocadas e essa necessidade da cultura ser colocada na escola, digo que a gente precisa fazer um diálogo entre o Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional de Educação, porque eles são muito excludentes".

Para o professor de pedagogia do teatro na Universidade Federal de Ouro Preto Ernesto Valença é preciso mudar a visão que se tem de escola de uma forma geral, pois ela não atrai o estudante. "Os conteúdos não mobilizam como o mundo lá fora tem mobilizado".

Outro problema colocado pelos três debatedores foi a prática do professor generalista, que dá aulas de todas a linguagens, independente de sua formação específica. Além disso, foi lembrada a importância da educação continuada do docente, em um mundo que não para de se transformar.

Agência Brasil

Dólar passa de R$ 2,74 e atinge o maior valor em 10 anos

dolar1

 

“Em um dia de bastante turbulência nos mercados internacionais, a moeda norte-americana encostou em R$ 2,75 e fechou no maior valor em dez anos. O dólar comercial subiu 1,78% (R$ 0,048) e encerrou a sessão vendido a R$ 2,742. A cotação é a mais alta desde 17 de março de 2005, quando tinha fechado em R$ 2,752.

A moeda registrou alta durante todo o dia, mas a cotação acelerou-se a partir das 11h, depois que a renúncia da presidenta da Petrobras, Graça Foster, e de cinco diretores da empresa foi oficialmente confirmada. Na máxima do dia, por volta das 16h, o dólar foi vendido a R$ 2,748.

Também contribuiu para a alta da moeda a divulgação de que a economia norte-americana gerou mais empregos em dezembro do que o inicialmente informado. No último mês de 2014, os Estados Unidos criaram 253 mil postos de trabalho, contra 12 mil inicialmente informados.

Uma recuperação mais forte da atividade nos Estados Unidos abre caminho para que o Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, aumente os juros da maior economia do planeta. Juros mais altos nos Estados Unidos reduzem o fluxo de recursos para países emergentes, como o Brasil, pressionando o dólar para cima.

(Com Agência Lusa)

”Diálogos Culturais”: Secult promove grande reunião nesta quarta-feira no Dragão do Mar

 

dragaodomarceUma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores e articuladores do setor cultural, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais - 1º Ato”, que, após a primeira edição realizada no Crato, nesta segunda-feira (02), com intensa participação, terá sua segunda edição nesta quarta-feira (04), às 17 horas, em Fortaleza, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O encontro é uma oportunidade de apresentação do novo gestor da Secult e um espaço de diálogo aberto entre a Secretaria e os protagonistas do cenário artístico e cultural no Ceará, além de representantes dos mais diversos setores da sociedade – unidos pelo interesse em fortalecer a arte e a cultura como instrumentos para o desenvolvimento do Ceará. O “Diálogos Culturais” contará com transmissão online, ao vivo, com link disponível no Facebook da Secult: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

"É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Esperamos que todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos os interessados participem deste importante momento de diálogo e construção", afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais”, que, após as primeiras edições no Crato e em Fortaleza, seguirão como um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet.

Segundo o secretário, a decisão de realizar em um município do Interior do Estado o primeiro grande encontro de interlocução da nova gestão da Secult com os diversos segmentos interessados nas políticas de cultura é uma demonstração prática e simbólica de um dos compromissos da Secretaria para os próximos quatro anos: ampliar ações e recursos no Interior.

“Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. Desde este primeiro encontro acontecendo no Cariri até compromissos como a construção, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural”, detalha Guilherme Sampaio.

Compromissos e diretrizes

Entre outros compromissos destacados pelo secretário ao longo do primeiro mês de atividades estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Governo do Estado em 2018, a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria, a retomada atividades regulares do Cine-teatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel.

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado são ressaltadas diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

SERVIÇO:

Diálogos Culturais – 1º Ato

Quarta-feira, 4/2, 17h – Fortaleza (Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Entrada franca.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6759 / (85) 9181-3595 / 8543-7826

Assessoria de Imprensa da Secult

Inscrições para estagiários do Projeto e-Jovem estão abertas

Ejovem_Banner1

O Instituto Centec está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiários-educadores do Projeto e-Jovem. Há vagas em 87 municípios cearenses para aqueles que desejam integrar o banco de educadores nas disciplinas de Informática e Educação Empreendedora.

As inscrições para o estágio de 30 horas semanais acontecem até o próximo dia 08 de fevereiro, com taxa de R$ 10, a ser paga após o preenchimento da ficha de inscrição on-line. Clique e confira no edital o número de vagas e os pré-requisitos para a inscrição.

Criado em 2007, o Projeto e-Jovem é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE), e tem o objetivo de oferecer formação complementar de alunos do ensino médio e egressos da rede pública estadual de ensino.

Mais informações: (85 3101.3928)

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Centec

Prorrogado prazo para pagamento dos boletos do Garantia-Safra

Garantia_Safra

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou o prazo de pagamento dos boletos de adesão ao Programa Garantia-Safra 2014/2015 até o próximo dia 13 de fevereiro. Segundo o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatea Gonçalves, ainda faltam ser pagos mais de 15 mil boletos. “É importante que os que ainda não pagaram o benefício procurem as Agências Lotéricas ou da Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento, pois a data de 13 de fevereiro não será mais prorrogada”, explica.

O Estado do Ceará conta com 355 mil agricultores estão aptos para receber o benefício. O Garantia-Safra é um seguro pago pelo Governo Federal em caso de perda igual ou superior a 50%. Para 2015, o benefício será de R$ 850, dividido em até cinco parcelas. Cada agricultor deve pagar R$ 14,90, para receber o benefício. O coordenador orienta os trabalhadores a procurar os escritórios da Ematerce, as Prefeituras Municipais ou os Sindicatos Rurais para o esclarecimento de outras possíveis dúvidas sobre o benefício.

Cada município contribui com R$ 44,63, por agricultor cadastrado. O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 89,25 milhões para que os trabalhadores recebam o benefício. Para a safra 2014-2015, o Governo do Estado vai investir R$ 31,6 milhões aproximadamente para que os agricultores familiares recebam o benefício. A União paga R$ 297,50 por agricultor cadastrado.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, apelou para que os agricultores familiares não percam o prazo para o pagamento do boleto. “É uma nova oportunidade para aqueles que não pagaram o boleto, que paguem até o dia 13 de fevereiro, e garanta esse benefício que será de extrema importância”.

 

Assessoria de Comunicação da SDA

População e agricultores comemoram chuvas tímidas no Interior

chuvajnNa região do Cariri a chuva caiu com maior intensidade em Juazeiro do Norte. Em diversos pontos, motoristas tiveram que reduzir a velocidade para que acidentes fossem evitados

Foto: Roberto Crispim

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou que apenas após o Carnaval dará as informações para o restante da quadra invernosa. Segundo as informações do órgão, ainda não há data definida, embora deva ser o mais próximo do fim do mês. Enquanto isso, população e agricultores comemoram as tímidas chuvas que têm caído no Ceará durante essa semana, enquanto a cidade sofre com os mesmos problemas.

No Cariri, voltou a chover forte nesta quarta-feira (4) pela manhã em Juazeiro do Norte. Moradores de bairros periféricos, bem como no bairro Lagoa Seca e nas proximidades do Centro da cidade voltaram a ficar preocupados por conta da falta de cistemas de drenagem em vários pontos da sede urbana.

No bairro Novo Juazeiro uma verdadeira lagoa voltou a se formar nas imediações da Igreja do Menino Jesus de Praga. No local, sempre que há precipitações, casas são invadidas pelas águas acumuladas em bueiros e bocas de lobo.

A situação também ficou complicada nos bairros Tiradentes e São José, onde a falta de infraestrutura também ocasionou diversos pontos de alagamentos. No bairro Lagoa Seca, nas proximidades do Fórum, ruas também ficaram cobertas pelo volume de água. A região também é carente de cistemas de drenagem.

Em Sobral, apesar de ter chovido apenas 12 mmruas do centro alagaram e invadiram algumas lojas, causando desconforto e prejuízo para os lojistas.

Em Itapajé, a chuva de 42mm  na última terça feira também causou alagamentos em vários bairros da cidade. Houve prejuízo em eletrodomésticos e móveis, como camas e geladeiras. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itapajé, Marcondes Mota, houve acúmulo de 42 milímetros.

Diario do Nordeste - Regional

Chuva de 20 milímetros é suficiente para Raimundão decretar estado de emergência

 

ruasjn

Imagens Diário Oficial do Município.

A chuva de apenas 20 milímetros que caiu em Juazeiro do Norte no fim de semana passada, conforme dados da Funceme, foi suficiente para causar danos e prejuízos sem precedentes para o município. Pelo menos essa deve ser a opinião do prefeito Raimundo Macedo, que na terça-feira (3), decretou Estado de Emergência por 60 dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e através dele, o prefeito está livre de contratar empresas para recuperar a malha viários e alguns trechos danificados pela chuva, no período de dois meses.
A população questiona o decreto, pois nada de anormal foi constatado, apenas a mesmice de todas as chuvas que caem na cidade. Bueiros entupidos provocando alagamentos nas ruas e avenidas e abertura de buracos nas ruas da periferia e zona rual ocasionados pelo acúmulo de água sobre a terra, muito provavelmente pela falta de calçamento e saneamento em toda a cidade.
E assim segue o governo Raimundão, de olho nas obras sem licitação.
Aí tem!

flavio pinto

Tesoureiro diz não ter assinado devolução dos R$ 500 mil feita pelo ex-presidente Capitão Vieira

Claudionor

Claudionor Mota é tesoureiro da câmara. (Foto: Flávio Pinto)

O ato de devolver R$ 500 mil aos cofres da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, pode causa uma grande dor de cabeça para o ex-presidente da câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), que agora é o líder do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) no legislativo.
Na sessão desta terça-feira (3), o assunto voltou à tona e em tom de desconfiança, pois os vereadores Tarso Magno (PR), Gledson Bezerra e Darlan Lobo (PMDB) denunciaram que a devolução, saldo do duodécimo, não foi assinada pelo tesoureiro da câmara, vereador Claudionor Mota. A informação foi confirmada em plenário pelo próprio tesoureiro.
No entendimento dos parlamentares, a decisão unilateral do ex-presidente é questionada também pelo fato de está sendo construído um projeto na casa para ampliação do prédio da câmara, principalmente a criação de gabinetes para que os parlamentares possam acomodar assessores e receber o público.
Os vereadores querem que o presidente Danty Benedito (PMN) peça a devolução do dinheiro ao prefeito Raimundo Macedo (PMDB), ou se for o caso, acione a Justiça para ser feita a devolução.
Já o ex-presidente, Capitão Vieira Neto, disse estar amparado pelo Regimento Interno da Câmara Municipal e como não vislumbrou no fim de sem mandato - 31 de dezembro de 2014 -, a necessidade em deixar o dinheiro à disposição da casa, preferiu devolvê-lo.
Ainda nesta terça-feira (30), Capitão Vieira apresentou sua prestação de contas referente ao último mês de sua gestão. Segundo Vieira ele entregou à presidência da mesa com todas as contas em dia, inclusive débitos que se arrastavam há anos, como a Previjuno e o INSS. De acordo com a prestação de contas ficaram no caixa a quantia de R$ 251.567,03

Today 07:50|flavio pinto|

Primeira-dama Onélia Leite cumpre agenda no Cariri nesta sexta-feira e sábado

OnaliaLeite_thumb[1]

Onélia chega nesta sexta-feira ao Cariri

Os municípios de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Mauriti, Barro e Aurora receberão a visita da primeira-dama do Estado, Onélia Leite, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Filha da Região do Cariri, Onélia cumprirá agendas com foco nas áreas que serão prioridades em sua atuação como a infância, artesanato, idosos e pessoas com deficiência.
Na sexta-feira (6), a primeira-dama visitará a 51ª Feira de Artesanato da Ceart (Feirart), que será realizada na Praça Padre Cícero de Juazeiro do Norte. Cerca de 150 expositores representantes de entidades artesanais das oito macrorregiões do Estado comercializarão seus trabalhos nos dias 6 e 7 de fevereiro de 17h às 22h. Ela também comparecerá, às 16h, à inauguração de mais uma obra social do Governo do Estado, construída por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) em Santana do Cariri. O Centro de Educação Infantil (CEI) terá capacidade para atender 100 crianças de 2 a 6 anos de idade.
A primeira-dama comparecerá ainda no sábado (7) à entrega das praças Dom Bosco, em Mauriti, às 16h e José Alves Feitosa, em Barro, às 17h30, que passaram por readequação de espaços de convivência garantindo acessibilidade, atendendo os critérios do Desenho Universal, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As praças foram contempladas pelo Programa do Ceará Acessível, que dinamiza e articula diversas ações, projetos e programas transversais para a garantia de direitos dos idosos e das pessoas com deficiência. Fruto de parceria do Estado com os municípios, as praças irão receber piso tátil, adequação das rampas de acesso e instalação de equipamentos de ginástica de baixo impacto. Além de kits de lixeira de coleta seletiva e mesas para jogos.
E por fim, às 20h, Onélia participará da formatura de 115 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, em Aurora, onde será patronesse do curso de administração. Será a primeira colação da escola que começou as atividades em abril de 2012 e conta hoje com cerca de 450 alunos.

flavio pinto

Carnaval da Saudade no Crato Tênis Clube será neste sábado

carnaval_saudades_faixa-01

O Crato Tênis Clube realiza neste sábado (7), a sua 10ª edição do Carnaval da Saudade. Ao som das orquestras Prisma e Azes do Ritmo, o público vai dançar e brincar ao som das marchinhas carnavalescas.
Nomes tradicionais da sociedade cratense e juazeirenses já fizeram reservas de mesas e o presidente do Crato Tênis Clube, Flávio Henrique Kajuí informa que restam poucas unidades.
A festa começa a partir das 22 horas e a mesa ou ingresso individual podem ser adquiridas na secretaria do clube ou através do telefone: 3523.3793

flavio pinto

Hellen Keller - Por: Emerson Monteiro

Cega e surda, ela desenvolveu habilidades como escritora, conferencista e ativista social. Membro do Partido Socialista da América, batalhou com êxito pelos direitos das mulheres, pelos direitos sociais e trabalhistas e pelo voto feminino, dos pretos e pobres nos Estados Unidos. Seu nome ganhou destaque através da peça O milagre da Anne Sullivan, este o nome da professora que lhe abriria as portas do conhecimento e da comunicação. Depois a peça se transformaria em filme (1962), sob a direção de Arthur Penn.

Hellen Keller nasceu no Estado do Alabama EUA, na cidade de Tuscumbia, em 27 de junho de 1880. Com apenas 19 meses de idade ficaria perderia a visão e a audição em face de uma afecção no cérebro. Devido ao interesse que demonstrava em se comunicar, logo criança, até sete anos, desenvolveu uma linguagem de sinais.

Aconselhados pelo médico Julian Chisolm, seus pais procuraram o cientista Alexander Graham Bell que lhes encaminhou ao Perkins Institute for Blind, South Boston, quando conheceram Anne Sullivan, a educadora que passou a conduzir Hellen durante 49 anos, orientando-a como superar as limitações de que fora acometida ainda na primeira infância.

Por meio do tato, Sullivan ensinou a Hellen Keller o jeito de combinar os objetos às palavras, daí ampliando o código necessário à linguagem suficiente de conquistar repertório necessário a maior comunicação humana.

Publicaria em 1902 o primeiro livro, A história de minha vida, seguido de engajamento no jornalismo escrevendo artigos os quais produziria por toda a existência, daí elaborando novos livros.  Dois anos depois, em 1904, se graduaria em Filosofia.

Recebeu diversas comendas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, a Ordem do Cruzeiro do Sul, e no Japão, o Tesouro Sagrado.

Pelos feitos memoráveis na superação dos limites físicos, Helllen Keller tornar-se-ia em legenda que persiste quanto ao poder infinito de se vencer os obstáculos de natureza corporal.

Outro dia, ao conversar a respeito desta personagem tão especial, senti o quanto valeria divulgar dados a seu respeito, porquanto parece necessária a preservação dos valores positivos que conta a história de nossa humanidade, onde inexistem barreiras ao querer sincero.    

Ressuscitando o velho PAC: Ciro Gomes é o novo "comandante" da Transnordestina

Fonte: jornal “Diário e Pernambuco”
Obra devia ter sido inaugurada há cinco anos e está orçada agora em mais de R$ 7 bilhões
O ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes está de casa nova. Ele começou a trabalhar nesta terça-feira (3) na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo comunicado divulgado pela empresa, Ciro agora é o "diretor da CSN responsável pela Transnordestina", o número 1 na hierarquia. De acordo com a Agência Estado, Ciro Gomes deverá assumir formalmente como diretor-presidente em breve. A empresa não informou detalhes da contratação, como o tempo de vigência do contrato e o salário. O ex-ministro está trabalhando no prédio da CSN na Avenida Faria Lima, na capital paulista. O principal desafio de Ciro Gomes será a conclusão da ferrovia Transnordestina, obra orçada em R$ 7,5 bilhões. O lançamento do projeto aconteceu em 2006, durante o primeiro governo Lula. A previsão inicial era de que a obra ficasse pronta em 2010. Após sucessivos atrasos, a nova data de conclusão agora é 2017. O projeto foi incluído no PAC-2 durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

                                                                    

Cearense assume a presidência do FNDE, em Brasília

antonioidivan

 

Tomou posse nesta terça-feira, 3, o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar. Logo após a cerimônia, ele participou da primeira reunião com a diretoria do órgão.

Graduado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Antonio Idilvan é mestrando em gestão e avaliação de educação pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CaEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/UFPB); especialista em política e administração tributária e marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário-executivo de Educação do Ceará, de 2007 a 2014. Antes de assumir o FNDE, atuava como secretário-adjunto de Educação do Ceará.

Luiz Vasconcelos|Iguatu Noticias

Instituto Centec abre inscrições para especializações na área das Ciências Agrárias

Centec_1

Devido ao grande número de interessados, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), por meio da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, em Quixeramobim, abre inscrições para novas turmas dos cursos de pós-graduação (lato sensu) em Bovinocultura Leiteira e em Saúde e Segurança Alimentar.

O Instituto Centec é novamente pioneiro na promoção da interiorização do conhecimento ao oferecer o primeiro curso de especialização na área das Ciências Agrárias, no interior do Estado. Os dois cursos estão disponibilizando 40 vagas cada e as inscrições na especialização em Bovinocultura vão até o dia 20 de fevereiro; e em Saúde e Segurança Alimentar até março de 2015 no nosso site.

A especialização em Bovinocultura Leiteira tem o objetivo de atualizar e aperfeiçoar profissionais do setor, aprimorando os conhecimentos, e colaborando para o aumento da qualidade, quantidade e eficiência na produção animal.

As aulas estão previstas para iniciar dia 27 de fevereiro de 2015 e acontecerão na Fatec Sertão Central, quinzenalmente, aos finais de semana (sexta-feira à noite e sábado durante todo o dia). O curso possui carga horária de 432 horas aula e duração de 17 meses.
A especialização em Saúde e Segurança Alimentar tem o objetivo de atualizar e aperfeiçoar profissionais envolvidos nas áreas de saúde e de segurança alimentar para proporcionar o bem-estar e assegurar a qualidade e a inocuidade dos alimentos.

03 CentecAs aulas estão previstas para iniciar em março de 2015 e terminarem em novembro de 2017. O curso acontecerá na Fatec Sertão Central em um final de semana por mês, com carga horária de 400 horas aula e duração de 21 meses.

Investimentos
Inscrição: R$ 50,00
Matrícula: R$ 100,00
Mensalidade: R$ 250,00
Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central
Endereço: Rua Geraldo Bizarria de Carvalho, s/n, Distrito Industrial, Quixeramobim/CE
Contatos: fatec_sertaocentral@centec.org.br / (88) 3441-1320

03.02.2015

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec
Jornalista responsável: Caroline Avendaño 2970/CE

Pós-Graduação em Veterinária da Uece é Destaque Nacional

Uece_Fachada

Em reportagem publicada no último dia 21 de janeiro, o jornal Folha de São Paulo, mostrou que fora da região Sudeste somente o Ceará e o Paraná têm cursos de Pós-Graduação de nível internacional nas universidades estaduais. "Do Nordeste, somente a Universidade Estadual do Ceará (UECE) figura na lista das instituições com programas top, conforme avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, ressalta a matéria.

Intitulada "Fora do Sudeste, só Ceará e Paraná têm cursos de nível internacional nas estaduais", a matéria da Folha afirma que são somente quatro programas no Brasil que funcionam em universidades estaduais e são considerados de padrão internacional (nota 6 ou 7 em escala de 1 a 7). No caso da UECE, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) é o único do Nordeste com nota 6 e os outros três estão localizados no Paraná.

 

Assessoria de Imprensa da Uece

Municípios do Cariri ganham novos sistemas de abastecimento d'água

Agua1

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), vai inaugurar as obras do sistema de abastecimento d'água do âmbito do Programa Água para Todos nas comunidades de Vazinha, Maravilha e Guarani, no município de Campo Sales, Monte Castelo, Coité e Maceno em Barbalha e Barreiras e Urucum, no município do Crato.

As obras vão beneficiar 212 famílias e contou com investimento de R$ 915,4  mil, com investimentos do Programa Água para Todos, parceria entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional.

211 projetos de abastecimento d'água já foram entregues em 2014, beneficiando 9.529 famílias. Outros 600 estão em andamento ou em licitação. Até o final de 2015, há previsão de investimentos de R$ 277 milhões.

O secretário Dedé Teixeira destacou que o investimento em abastecimento d'água é prioridade da gestão do Governo Camilo Santana. "Os recursos estão garantidos e as obras em andamento do Programa Água para Todos vão ser concluídas até o final deste ano", disse.

Ainda segundo Dedé Teixeira, “o programa vai deixar bem mais saúde para as comunidades beneficiadas, pois garante água de qualidade para quem no passado sofreu com o fantasma da mortalidade infantil".

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30