xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/02/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 fevereiro 2015

Governador se reúne com ministros da Educação, Saúde e Integração Nacional em Brasília

CamilodestaqueR

O governador Camilo Santana participou nesta terça-feira (3), em Brasília, de audiências com os ministros da Educação, Cid Gomes; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; e da Saúde, Arthur Chioro. Essa foi a terceira viagem do governador à Capital Federal desde que assumiu o Governo – participou da posse da presidenta Dilma Rousseff e de cinco ministros nos dias 1º e 2 de janeiro e se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, no último dia 16.

A possibilidade de ampliação dos cursos de Medicina no interior do estado foi um dos temas debatidos com o ministro Cid Gomes. “A ideia é que a gente possa articular com alguns municípios para viabilizar esse aumento da oferta de cursos”, citou Camilo Santana. Além disso, o governador e o ministro conversaram sobre o aumento do número de vagas do Pronatec para o Ceará e outros convênios de interesse do estado. 

“O estado reivindicou no ano passado, por conta da rede de escolas profissionalizantes no interior, 60 mil vagas e só foram liberadas cerca de 8 mil. Essa é uma ação importante e um compromisso nosso para fortalecer esse programa de qualificação”. A vice-governadora Izolda Cela e os secretários Danilo Serpa (Relações Institucionais) e Maurício Holanda (Educação) também participaram do encontro. 

Na segunda reunião do dia, Camilo Santana e o secretário Francisco Teixeira (Recursos Hídricos) levaram as demandas prioritárias do estado no enfrentamento à seca para o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

“Nossa prioridade são os projetos em andamento, como o cinturão das águas e a construção de adutoras de engate rápido”, disse o governador. Occhi afirmou que levará os projetos do estado para uma reunião sobre a seca no Brasil que será realizada na próxima sexta-feira, no Planalto, e que terá a participação de oito ministérios. 

No fim da tarde, o governador e o secretário Carlile Lavor (Saúde) foram recebidos pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Na pauta, assuntos como a construção de UPAs e policlínicas e a criação de novos leitos em todo o estado.

Créditos das fotos
Cid: João Neto/MEC
Occhi: Adalberto Marques/Ascom/MI
Chioro: Governo do Estado/Divulgação

03.02.2015

Assessoria de Comunicação
Governador Camilo Santana
Ana Cristina Cavalcante

Janeiro choveu quase 70% a menos

chuva

Iguatu. Desde 2012 que janeiro registra reduzidas chuvas, bem abaixo da média histórica que é de 98.7 mm no Ceará. Neste ano, a situação foi crítica em comparação com períodos anteriores. Choveu em média 32.6 mm, resultando em um desvio negativo de 66.9%. Apesar de ser um mês que a meteorologia classifica como pré-estação chuvosa, a pouca pluviosidade contribuiu para agravar a dificuldade de abastecimento de água no Interior.

A crise causada pela estiagem no Ceará chegou a tal ponto que o governo deve priorizar, neste ano, o uso da água para o abastecimento humano e animal, reduzindo ou fechando a liberação para outros fins. Não é para menos. O volume acumulado das reservas hídricas do Estado é de apenas 19.6%, o menor dos últimos cinco anos. E o ano começou com mau presságio. Em janeiro, choveu menos do que nos últimos quatro anos. Até agora, os açudes só perderam água e a terra permanece completamente seca, imprestável para o plantio e para brotar o pasto nativo.

Recorde

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), desde 2012 que em janeiro vem chovendo abaixo da média. Neste ano, o mês bateu o recorde, ficando 66.9% abaixo da média para o período. Em 2014 foram registrados 46.6 mm (menos 52.8%); em 2013, foram observados 37.6 mm (menos 61.9%); e em 2012, 54 mm (menos 45.3%). O mês de janeiro de 2011 quebrou a série de chuvas abaixo da média, pois foram registrados 212.9 mm, em média, no Estado, ocorrendo, portanto, um desvio positivo de 115.7%.

Os dados mostram que, nos últimos cinco anos, apenas um obteve registro acima da média, já no distante janeiro de 2011. De lá para cá, os índices pluviométricos ficaram reduzidos e o Estado enfrenta três anos seguidos de estiagem com fortes indicadores de chegar a quatro, pois a previsão da Funceme divulgada recentemente revelou que há 64% de probabilidade de chuvas abaixo da média em fevereiro, março e abril.

Região Norte

Por região, as chuvas foram mal distribuídas mantendo característica de período de estiagem. Os dados da Funceme indicam que das oito macrorregiões do Estado, o Litoral Norte foi o que apresentou menor índice de chuva em janeiro passado: 14.8 mm, ou seja, menos 86.7% da média histórica para a região que é de 111 mm. Em seguida veio a Ibiapaba com registro de 23.4 mm, representando um desvio negativo de 78.4%. A média naquela área é de 108.5 mm.

Cariri

Na Região do Cariri, onde costuma chover bem, mesmo em período de pré-estação, foram registrados, no primeiro mês deste ano, apenas 38.4 mm, isto é, houve um desvio negativo de 74.1%, pois a média da região é de 148.3 mm. A região mais favorecida no Ceará, no mês passado, foi o Litoral de Fortaleza, com 87.2 mm de chuvas registrados em média.

Mesmo assim, houve um desvio negativo de apenas 10.4%. "Foram as chuvas que caíram no começo do mês passado", lembrou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.

No Sertão Central/Inhamuns, em janeiro passado, choveu menos 68.6% do que o esperado para o período que era de 88.1 mm. No Litoral de Pecém houve desvio negativo de 60.2% e na região Jaguaribana choveu menos 58.7%. No Maciço de Baturité, foi registrado desvio negativo de 36.5%.

O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, disse que na última semana houve um leve aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul Tropical, que contribuiu para que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Ceará, oscilasse para o Sul em direção à Linha do Equador.

"Esse é um dado que será avaliado no fim desta semana para observarmos se essa tendência se mantém", explicou Valente. "A ZCIT permanece onde as águas ficam mais aquecidas".

Melhor

A ZCIT é uma imensa massa de nuvens de chuva que oscila nas proximidades da Linha do Equador. Quanto mais próxima ela estiver do Norte do Nordeste, melhor para o Ceará. "O sistema está descendo aos poucos", frisou Valente. Além da zona de convergência, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e sistemas frontais vindos do Sudeste do País podem ocasionar chuvas nesse período do ano no Estado.

"Toc, toc, toc na madeira" ou reza aos céus para que afaste do Ceará mais um ano de estiagem. Alguns lembram e temem repetição da seca de 1915, flagelo que há exatos 100 anos dizimou e expulsou milhares de cearenses. É o caso do agricultor, Pedro Gomes, do sítio Malhada Vermelha, em Icó.

Estatísticas

"O meu temor é que esse ano será seco. É um 15 (1915) que vai se repetir", disse. Outros preferem não querer saber de estatísticas, comparações e nem de previsões dos meteorologistas.

"Vamos ter boas chuvas, vai demorar, mas vai chegar a partir de março", disse o agricultor e pescador aposentado, Raimundo Leandro da Silva, da localidade de Lima Campos.

Mais informações:

Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza
Fone: (85) 3101-1107
Site: www.funceme.br

Honório Barbosa
Colaborador

|Diario do Nordeste - Regional

Cursos da Urca continuam sem aulas, apesar do fim da greve

urca1

Universidade Regional do Cariri (Urca)

Crato. Mesmo com a suspensão da greve e a decisão de reinício das atividades na Universidade Regional do Cariri (Urca), dois cursos ainda não retornaram às aulas. Os alunos de Artes Visuais e Teatro continuam sem saber quando a paralisação do movimento terá fim.

Os cursos correm o risco de terem as turmas atuais esvaziadas, já que pela incerteza de uma data para retorno, muitos alunos estão optando por desistir ou tentar outros cursos em outras universidades.

O Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca) afirma que a categoria resolveu suspender a greve mantendo-se em estado de greve, acompanhando as ações do governo e da reitoria para que se faça cumprir o acordo firmado nas negociações. Mas o Departamento de Artes, que conta com somente dois professores efetivos nos seus quadros atualmente, não tem condições de retornar no momento.

Na assembleia que decidiu pela suspensão da greve também foi aprovado o envio de recomendação aos departamentos para que não solicitem seleção de professor substituto/temporário que não seja para substituir professor afastado. Com essa decisão, somente após o concurso e a nomeação dos aprovados é que os departamentos de Artes Visuais e Teatro vão poder retomar as atividades.

Para o estudante do curso de Artes Visuais, Nícolas Bergson de Sousa, que faz parte da última turma do curso e chegou a assistir apenas duas semanas de aulas, interrompidas pela greve, a situação na sua turma é de descrença. Segundo ele, "sete dos 30 alunos já falam em desistir agora e até que se faça um concurso e nomeie professores é muito tempo para esperar, até lá creio que muito mais desistirão" lamenta.

Acompanhamento

As outras atividades foram normalizadas, mas de acordo com o presidente do Sindicato, Augusto Nobre, uma nova assembleia deve ser realizada nesta semana para avaliar o acompanhamento das ações prometidas pelo Governo do Estado, que foram decisivas para a suspensão da greve no último dia 13.

Augusto diz que, após a volta das atividades, o comando de greve já teve outras reuniões com o Governo para encaminhamento das ações acordadas como condições para a finalização da greve.

Ele afirma que as negociações continuam acontecendo. Dentre essas, estão sendo feitas as nomeações dos 26 professores. O edital para o concurso público, que disponibilizará 62 vagas para a Urca, também está em processo e deve ser finalizado logo.

Quanto ao Departamento de Artes, o professor Augusto explica que o retorno só será possível após o concurso que ainda não tem data, pois os departamentos juntos ficarão com 21 dos 26 professores aprovados. Após a nomeação e posse destes professores as aulas seriam reiniciadas. Ele lembra que essa não é uma situação nova, que o Governo tinha ciência, mas infelizmente a situação chegou a esse ponto. Ele acredita que, pela urgência, é possível que o edital das 21 vagas do Departamento saia antes do Edital geral.

"As ações são permanentes e os Sindicatos das Universidades devem estar sempre em negociação com a Secretaria de Ciência e Tecnologia defendendo as causas das Universidades Estaduais", revela.

Emergência

A perspectiva para o novo Governo, segundo Augusto, é de que os três sindicatos estarão sempre em negociação, já que foi aberto este caminho. "Fechamos essa demanda emergencial agora, mas teremos reuniões com o secretário mensalmente para planejarmos as Universidades Estaduais. Diversas outras questões serão discutidas, como a possibilidade de outro concurso para o próximo ano, questão da destinação de recursos, questão de eleição para reitor, dentre outras", finaliza.

A direção do Sindurca solicitou à reitoria sua participação na reunião do Cepe/Consuni, em que será avaliado o novo calendário acadêmico. A categoria decidiu solicitar à reitoria que encaminhe para o Cepe a supressão do semestre letivo 2015.2, não abrindo vestibular para o mesmo. Ficando a programação da seguinte forma: de janeiro a junho, a conclusão do semestre letivo 2014.2; em julho, o gozo das férias docentes; de agosto a dezembro, o semestre letivo 2015.1 e em 2016, os semestres letivos 2016.1 e 2016.2. (M.M.)

Mais informações:

Universidade Regional do Cariri (Urca)
Rua Cel. Antônio Luiz, 1161, Pimenta
Telefone: (88) 3102-1212

Fonte: Diário do Nordeste

Primeira dama Onélia Leite entrega Centro de Educação Infantil em Santana do Cariri

olie

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) inaugura na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, em Santana do Cariri mais uma obra social construída por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). O município foi contemplado com a construção de mais um Centro de Educação Infantil (CEI) que terá capacidade para atender 100 crianças de 2 a 6 anos de idade. A solenidade de inauguração contará com as presenças do titular da pasta, Josbertini Clementino, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, da prefeita do município, Danieli de Abreu Machado, e do coordenador do Proares, Roberto Luiz.
O CEI oferece condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade para crianças, através de um conjunto de ações nas áreas da saúde, estimulação, educação, alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias. O equipamento social foi orçado em R$ 347.146,18.

Flavio pinto

Secretário de Cultura, Guilherme Sampaio conversa com gestores da cultura caririense

gestorescultura

Foto: Divulgação

Em visita ao Cariri, o Secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, realizou na tarde de segunda-feira, 2, no auditório da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, encontro com os secretários de cultura da Região do Cariri. Segundo Guilherme Sampaio, o objetivo da reunião é para compartilhar algumas diretrizes relacionadas às políticas de cultura do Estado.
O secretário ressaltou que o diálogo será a diretriz que irá nortear o trabalho da Secult do Estado, e elencou metas que segundo ele, foram discutidas a partir do contato com alguns secretários de cultura do interior. Entre elas, a ausência das políticas de cultura para os municípios do interior do Estado; criar um espaço de escuta e de questionamentos; e para compreender os fluxos dos processos de gestão.
Durante as falas dos demais secretários de cultura, estes solicitaram que a política dos editais seja reavaliada e ampliada, pois segundo eles, os recursos não estavam sendo enviados para as prefeituras; a melhoria de algumas políticas, entre outros pontos.
Para finalizar o encontro, Guilherme Sampaio pediu um pouco de compreensão, pois a equipe da Secult está sendo bem capacitada para resolver a questão dos convênios, onde de acordo com o gestor, os convênios serão zerados e novos serão iniciados, e em paralelo as pendência atrasadas serão resolvidas. “A nossa disposição é ter uma relação de cumplicidade. Nós vamos crescer gradualmente para aplicar os recursos da cultura’, concluiu.
Compareceram à reunião, os secretários de cultura dos seguintes municípios; Caririaçu; Mauriti; Barbalha; Santana do Cariri; Campos Sales; Missão Velha; Nova Olinda; Assaré; Jati; Porteiras; Juazeiro do Norte; Brejo Santo e Saboeiro.
(Assessoria de Imprensa do Crato)

Governador pede ao DER para viabilizar construção de ciclovia ligando Crato, Juazeiro e Barbalha

avenida

A ciclovia deve ser construída no canteiro central da avenida

Essa notícia interessa aos adeptos do ciclismo no Cariri e àquelas pessoas que se preocupam com a mobilidade urbana na região. O governador Camilo Santana solicitou aos engenheiros e técnicos do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), um estudo para viabilizar a construção da ciclovia que vai ligar Crato, Juazeiro e Barbalha.

A ideia é ligar os três municípios numa ciclovia no canteiro central ao longo das avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio que ligam os três municípios num trecho aproximado de 20 quilômetros.

O governador espera agora pela conclusão do estudo para dar início ao edital de licitação para realização da obra. A ciclovia pode vir a ser, a primeira grande obra de Camilo para o Cariri.

A ideia de construir a ciclovia surgiu ainda em 2013, quando Camilo ainda era secretário das Cidades do governo Cid Gomes e recebeu em maio daquele ano, um projeto das mãos vereador do Crato, Thiago Esmeraldo (PP).

Recentemente, em Juazeiro, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB), vetou projeto de lei do vereador Cláudio Luz, criando áreas de ciclovia na cidade.

Flavio pinto

Sob protesto, vereadores aprovam mensagens enviada por Raimundão e professores cogitam entrar em greve

jnvotacaoNo momento da votação,  os professores viraram as costas. Foto : Flávio Pinto )

O prefeito Raimundo Macedo atropelou a oposição e fez valer sua vontade ao conseguir que os vereadores de sua base derrubassem todas as emendas que modificavam os textos das mensagens 78/2014 e 79/2014 enviadas pelo Executivo para votação no Legislativo municipal.
Por maioria de votos 13 votos a favor, 5 contrários e uma abstenção, os vereadores aprovaram na íntegra o reordenamento do organograma da administração municipal e o aumento linear de 6,5% para todos os servidores de Juazeiro do Norte, incluindo os professores. No momento da votação, os professores que estavam presentes no plenário da casa, viraram as costas para o vereadores em sinal de protesto.

O sindicato do professores pleiteava aumento de acordo com a emenda do vereador Tarso Magno, que pedia 13,01% de aumento de acordo com o piso nacional.

Insatisfeitos, os professores ameaçam começar a greve antes mesmo do início do período letivo de 2015 da rede municipal de ensino previsto para o próximo dia 19. A direção do sindicato diz que vai convocar os professores para decidir a questão por meio de assembleia geral da categoria.

Flavio pinto

Carro de som no Crato - "O Povo Merece a Verdade"

Ronaldo-triste2

 

Ronaldo pagou R$ 122 mil a agência de publicidade

Com o título "O Povo merece a Verdade", o vereador do Crato, Amadeu de Freitas PT),  enviou para esse blog e para todos os meios de comunicação do Crato, um artigo, onde contesta e mostra a verdade sobre a licitação de carro de som, no qual, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), através de sua chefia de gabinete, pagou, segundo relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a quantia de R$ 27.600,00 à empresa Robson V. da Silva-ME, para divulgação de ações da prefeitura no período compreendido entre junho a outubro de 2014.
Amadeu de Freitas foi mais além, demonstrando para a população cratense, a verdade sobre os gastos com publicidade que o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.
Nesta terça-feira (3), o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos usou por mais de 20 minutos o microfone da emissora de rádio, a qual, ele tem programa semanal, para tentar desmentir a publicação postada na segunda-feira (2), nesse blog ,sobre a investigação do TCM faz em relação a contração e o pagamento de empresa de carro de som.
Como em média o aluguel de um carro de som pelo período de 30 dias custa cerca de R$ 3 mil, pelos quatro meses, o montante seria de R$ 12 mil. Só que os técnicos do TCM como a Prefeitura do Crato pagou mais do que o dobro, ou seja, R$ 27.600,00.
Investigação essa, publicada no Portal de Transparência. Embora tenha tentado colocar em dúvida a divulgação desse blog, a palavras do prefeito não surtiram efeito, pois contra fatos não há argumento.
Segue na íntegra o texto do vereador:
"Caros amigos da imprensa, encaminho nota para corrigir informação dada pelo Prefeito Municipal do Crato sobre despesa da Prefeitura do Crato com publicidade."
O POVO MERECE A VERDADE
"Acompanhei com atenção as explicações dadas pelo Senhor Prefeito Municipal do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, no dia 03/02/2015, a respeito da divulgação dada pelo Blog do jornalista Flávio Pinto, acerca da investigação promovida pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre o pagamento de R$ 27.660,00 (Vinte e Sete Mil, Seiscentos e Sessenta Reais) à empresa Robson V. da Silva ME pela contratação de carro de som e som mecânico no ano de 2014.
Diante da afirmação do prefeito de que esse é um valor irrisório para uma prefeitura do porte do Crato gastar com publicidade em um ano inteiro, tenho o dever de prestar a informação correta à população do Crato sobre os valores desembolsados pela municipalidade no ano de 2014 com publicidade.
No dia 17 de janeiro de 2014, a Prefeitura Municipal do Crato lançou Edital de Concorrência para Contratação de Serviço de Publicidade. Entre os dias 02 e 07 de julho de 2014 os titulares das pastas contratantes do serviço de publicidade homologaram e adjudicaram a licitação, tendo sido vencedora a empresa Síntese de Comunicação e Marketing LTDA, com os seguintes valores para um contrato de 12 meses e totalizando R$ 1.500.000,00 (Um Milhão e Quinhentos Mil Reais):
Gabinete do Prefeito – R$ 150.000,00
Secretaria Municipal de Educação – R$ 450.000,00
Secretaria Municipal de Saúde – R$ 450.000,00
Secretaria Municipal de Cultura – R$ 75.000,00
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – R$ 75.000,00
Secretaria Municipal de Finanças – R$ 75.000,00
Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social – R$ 150.000,00
Secretaria Municipal da Cidade – R$ 75.000,00
Do valor total do contrato com a empresa Síntese de Comunicação e Marketing LTDA, a Prefeitura do Crato pagou R$ 122.925,00 (Cento e Vinte e Dois Mil, Novecentos e Vinte e Cinco Reais). Os pagamentos ocorreram entre os dias 22 de outubro e 05 de novembro de 2014, conforme o Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM.
Independentemente da existência de irregularidade no pagamento pela contratação de carro de som e som mecânico (que será apurada pelo TCM), nosso objetivo aqui é informar corretamente que a despesa com publicidade realizada pela Prefeitura Municipal do Crato em 2014 não foi apenas os R$ 27.660,00 (Vinte e Sete Mil, Seiscentos e Sessenta Reais) como disse o Prefeito, mas R$ 122.925,00 (Cento e Vinte e Dois Mil, Novecentos e Vinte e Cinco Reais)".

Crato/CE, 03 de fevereiro de 2015.
Vereador ACratomadeu de Freitas - PT

flavio pinto

O anjo libertador - Por: Emerson Monteiro

Clima de extrema repressão dominara a Palestina após o sacrifício de Jesus. Com isso, narra capítulo 12 de Atos dos Apóstolos, um episódio marcante na vida de São Pedro, dessa época encarniçada, quando os primeiros cristãos padeceriam dores cruéis a mando de Herodes, filho do outro Herodes que perseguira o Mestre nos primeiros tempos da sua presença na Terra.

Após haver morto Tiago, este irmão de João, Herodes se voltara contra Pedro, mantendo-o no cárcere para quando viesse a Páscoa; então, o apresentaria ao povo, na intenção de barganhar sua confiança.

Grupos de quatro soldados se revezavam na vigilância ao apóstolo, mantido a ferros em cárcere de estrita segurança. Enquanto na igreja primitiva, sob o império do medo, os seguidores de Jesus se revezam, pedindo a Deus pelo prisioneiro.

Na noite de sua apresentação à turba, como prevista pelo monarca, acorrentado, no meio de dois dos soldados que lhe montavam guarda, dormia Pedro. À porta, as outras duas sentinelas reforçavam a prisão.

No meio de luminosidade intensa, adentrou o recinto escuro da cela um anjo, emissário da glória divina, e, silencioso, se aproximou de Pedro e lhe tocar o corpo a dizer:

- Ergue-te! Vamos embora! Recompõe as vestes, que agora sairemos deste lugar. Surpreso, livre das cadeias que caíram ao solo, o apóstolo atendeu às providências solicitadas, buscando obedecer ao inesperado visitante.

O episódio bíblico ainda registra que Pedro seguiu mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.

Juntos passaram pelas duas sentinelas que guarneciam a masmorra, cuja porta se abriu qual em passe mágico, sem precisar de ninguém nela tocar.

Seguiram para logo se verem no lado de fora, à luz fosca das ruas desertas da cidade.  Sob o impacto da ocorrência, Pedro apenas se deu conta de ver o anjo a deixá-lo e sair noutra direção.

Assustando com tamanho prodígio, falando de si para consigo reconheceu a providencial circunstância de sair inteiro das garras do perverso soberano em vista do poder inigualável do Senhor.

Em mais alguns instantes, parado à sombra das casas, considerou o melhor jeito de se livrar dos adversários. Lembrou a casa de Maria onde os irmãos de fé tantas vezes se congregavam, ali guiando os passos. Ao chegar e chamar no portão causou espanto invalidável.

Conta o livro que aos primeiros raios do amanhecer pânico descomunal se estabeleceu entre os guardas tomados de pânico, temerosos da reação que o desaparecimento do prisioneiro ocasionaria. Interpelados e não justificando a fuga, de imediato seriam executados.

Tasso volta ao Senado para compor “oposição necessária”

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) iniciou neste domingo (1º/02) seu novo mandato no Congresso Nacional, para o qual foi eleito no ano passado com mais de 2 milhões de votos da população do Ceará. Ele retorna à Casa onde atuou entre 2003 e 2011, quando representou seu estado e foi um dos principais nomes do PSDB na oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.  Segundo Tasso, o Brasil atual precisa de uma oposição ainda mais atuante do que a da época em que ele cumpriu seu primeiro mandato no Senado.
“Eu volto ao Senado em um momento que é bem diferente daquele de quando exerci meu primeiro mandato – diria que até o oposto”, apontou. Para o tucano, o Brasil de 2003 – quando ele iniciou sua atuação no Senado – vinha de oito anos de um governo que estruturou o país, o de Fernando Henrique Cardoso.  Tasso ressaltou que os equívocos da gestão Dilma, além da corrupção noticiada nos últimos anos, aumentam a necessidade de uma oposição vigilante.
O senador destacou que a bancada do PSDB, com 11 senadores e 54 deputados federais, teve “um grande ganho qualitativo”. “Nós precisamos, agora, impor essa qualidade”, acrescentou. Tasso afirmou ainda que, no Senado, lutará para que o Ceará e o Nordeste voltem a obter uma posição de protagonismo. “A região precisa de mais investimentos em educação e infraestrutura”, disse.

Tá feia a coisa: gasolina tem alta maior que a prevista e deve subir mais

A gasolina está mais cara nos postos de combustíveis de Fortaleza e já alcança R$ 3,39. Na comparação com a semana passada, o aumento percentual fica entre 6,26% e 10,42%, superando a expectativa de 6% do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos). Os preços ainda podem aumentar à medida que os postos forem adquirindo combustível com consumidores começaram a pagar R$ 0,22 a mais por litro da gasolina e R$ 0,15 para o de diesel, referente ao aumento dos tributos Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O preço vai sendo reajustado de acordo com a compra de novos estoques de combustíveis, de acordo com o Sindipostos.
Fonte: jornal O POVO, 03-02-2015

Um mar de luz encerrou a Romaria das Candeias, em Juazeiro – por Patrícia Silva

Dom Fernando Panico presidiu o evento do encerramento  
Concluindo o ciclo de romarias em Juazeiro do Norte- CE, que iniciou em setembro com a romaria de Nossa Senhora das Dores, a diocese de Crato encerrou ontem, 2 de fevereiro, a romaria de Nossa Senhora das Candeias com a tradicional procissão das velas, ou da luz, como é conhecida, saindo da Capela do Socorro em direção a Basílica Nossa Senhora das Dores. A celebração da santa missa, que acontece antes da procissão, foi presidida por Dom Fernando Panico, sendo concelebrada pelo bispo da diocese de Patos- PB, dom Eraldo Bispo da Silva, e diversos padres.
Estima-se que aproximadamente 500 mil romeiros, vindos de diversos locais, estiveram em Juazeiro entre os dias da romaria das candeias, tendo destaque os estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também marcaram presença romeiros da Paraíba, Sergipe, Piauí, Bahia, Maranhão e Ceará.
Várias expressões de fé acompanham a peregrinação dos romeiros. Devotos que alcançam graças e vêm pagar suas promessas a Mãe das Candeias, como é o caso do alagoense, Josias Francisco da Silva, 67, que há 30 anos realiza sua peregrinação na romaria das candeias, para agradecer por não ter sido necessário realizar um procedimento cirúrgico ao qual ele estava destinado. “Foi ela que me operou, com Jesus Cristo… Tenho muita fé nela e enquanto eu estiver vivo venho participar da romaria de Nossa Senhora das Candeias. Renovo minha fé aqui”, falou.
Dom Fernando, conhecido como o bispo romeiro, esteve presente em todos os dias da romaria confessando os romeiros, presidindo celebrações, acompanhando momentos devocionais, estando próximo do povo que busca, na terra do Pe. Cícero Romão Batista, fortalecer a sua fé. Ao final da romaria o bispo disse se sentir emocionado. “Estamos concluindo esta linda romaria e me sinto emocionado ao contemplar as maravilhas de Deus realizadas na vida do seu povo, que caminha em peregrinação em busca da luz que é Jesus”, e continuou, “Maria nos leva até a luz que é o próprio Cristo. Temos que ter a convicção de que essa luz da fé, que Maria nos ensina a carregar, não deve ser levada pelas ruas só hoje, mas em todos os dias de nossa vida”, afirmou.
A romaria das candeias 2015 aconteceu de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e trouxe como tema: Jesus, luz em nosso caminho, nos braços da Mãe das Candeias.
Texto e fotos: Patrícia Silva, da Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31