xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/02/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 fevereiro 2015

Secult realizou “Diálogos Culturais” nesta segunda (02) no Crato

governodoestadoce

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores e articuladores do setor cultural, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais - 1º Ato”, que acontece nesta segunda-feira, 2/2, no Crato (na Escola Profissional Violeta Arraes, no bairro São Miguel) e na quarta-feira, 4/2, em Fortaleza, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ambos os eventos começam às 17h.

Os encontros serão oportunidades de apresentação do novo gestor da Secult e um espaço de diálogo aberto entre a Secretaria e os protagonistas do cenário artístico e cultural no Ceará, além de representantes dos mais diversos setores da sociedade – unidos pelo interesse em fortalecer a arte e a cultura como instrumentos para o desenvolvimento do Ceará.

"É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Esperamos que todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos os interessados participem deste importante momento de diálogo e construção", afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais”, que, após as primeiras edições no Crato e em Fortaleza, seguirão como um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet.

Segundo o secretário, a decisão de realizar em um município do Interior do Estado o primeiro grande encontro de interlocução da nova gestão da Secult com os diversos segmentos interessados nas políticas de cultura é uma demonstração prática e simbólica de um dos compromissos da Secretaria para os próximos quatro anos: ampliar ações e recursos no Interior.

“Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. Desde este primeiro encontro acontecendo no Cariri até compromissos como a construção, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural”, detalha Guilherme Sampaio.

Compromissos e diretrizes

Entre outros compromissos destacados pelo secretário ao longo deste primeiro mês de atividades estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Governo do Estado em 2018, a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria, a retomada atividades regulares do Cine-teatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel.

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado são ressaltadas diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

SERVIÇO:

Diálogos Culturais – 1º Ato

Segunda-feira, 2/2, 17h – Crato (Escola Profissional Violeta Arraes, São Miguel).

Quarta-feira, 4/2, 17h – Fortaleza (Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).

 

Coordenadoria de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Cagece oferece cursos gratuitos para a comunidade

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) abre 117 vagas para novas turmas de cursos profissionalizantes. Os cursos ofertados são de higienização de caixa d´água (25 vagas e 5h/aula), atendimento ao cliente (26 vagas e 30h/aula), hardware (18 vagas e 46h/aula), mecânica básica (30 vagas e 32h/aula), eletricidade básica (18 vagas e 32h/aula). As aulas serão ministradas em março.

A carta de encaminhamento deve ser recebida no Sine até o dia 20 de fevereiro. Para realizar um dos cursos ofertados, o interessado deverá primeiro dirigir-se ao Sine (Parangaba, Aldeota, Barra do Ceará ou Messejana), com a carteira de trabalho, receber uma carta de encaminhamento, até o dia 20 de fevereiro.

Esta carta deverá ser trazida à sede da Cagece, entre os dias 23 e 24 de fevereiro, das 08 horas às 11 horas. Neste período, a matrícula é efetuada na Cagece, através do preenchimento da ficha de inscrição. Lembrando que o fato de ter o encaminhamento não garante a vaga, pois as vagas são limitadas. São pré-requisitos para inscrição ter concluído o ensino fundamental e ter mais de 16 anos.

Vale ressaltar que para se inscrever na sede da Cagece, o aluno deverá portar: identidade, CPF e comprovante de residência. Atenção: não será permitida a entrada do aluno de bermuda e/ou camisa sem manga no curso ou no ato da inscrição.

Serviço:

Mais informações: 85 3101.1747

Curso: Higienização de Caixa D´água

Período: 14 de março
Horário: Sábado das 08 às 12 horas.

Curso: Atendimento ao Cliente

Período: de 02 a 09 de março, de segunda a sexta-feira
Horário: das 17h30min às 21h30min.

Curso: Hardware

Período: de 02 a 31 de março
Horário: de segunda a sexta-feira, das 17h15min às 19h15min, e aos sábados, de 8 horas ao meio dia.

Curso: Mecânica Básica

Período: de 09 a 15 de março
Horário: de segunda a sexta-feira, das 17h00min às 20h15min, e aos sábados das 08 às17 horas.

Curso: Eletricidade Básica

Período: 23 a 29 de março
Horário: de segunda a sexta-feira, das 17h00min às 20h12min, e aos sábados das 08 às17 horas.

Endereços dos Sines:

Parangaba – Av. João Pessoa, 6239
Aldeota – Av. Santos Dumont, 5015
Messejana – Rua Dr Pergentino Maia, 813
Barra do Ceará – Av Francisco Sá, 6485

 

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Cagece

ARTE ALEMÃ: Exposição fotográfica itinerante de Ulrike Ottinger chega ao Dragão do Mar

fotoalema

O Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, recebe a exposição que terá abertura no dia 5 de fevereiro. A mostra traz a Fortaleza 56 fotografias que resgatam o trabalho cinematográfico e fotográfico da cineasta e artista alemã.

A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em colaboração com o Goethe-Institut, realizam a exposição fotográfica ULRIKE OTTINGER: RETROSPECTIVA, que terá abertura no dia 5 de fevereiro de 2015, às 19h30, no Museu da Cultura Cearense, no Dragão do Mar. Por meio de 56 fotografias, a mostra apresenta o trabalho cinematográfico e fotográfico da cineasta e artista alemã contemporânea Ulrike Ottinger.

A mostra é uma exposição itinerante do Goethe-Institut, idealizada pela própria artista, em colaboração com Kristina Jaspers, curadora da Deutsche Inemathek de Berlim; e Barbara Honrath, à época encarregada da direção do setor de artes plásticas, na matriz do Goethe-Institut, em Munique. 

A obra perpassa por diversas disciplinas, desde o surrealismo até a etnologia, da ficção ao documentário. As imagens são divididas nas séries Arquitetura, Theatrum Sacrum, Mongólia, O Cotidiano, Em Frente e Feira. Ao contemplar as fotografias, enxerga-se o íntimo do outro e no outro, o próximo. O olhar de Ulrike Ottinger, entretanto, jamais pretende ser objetivo, tanto que sua subjetividade permanece perceptível em todas as imagens. Assim, registra terror e beleza, alegria e melancolia.

As fotografias de Ulrike Ottinger nascem quase sempre em estreita relação com a sua produção cinematográfica. As múltiplas facetas da sua obra se caracterizam por uma linguagem visual própria e muito criativa. Ottinger joga com os nossos padrões de percepção, presumindo que algumas imagens nos fazem pensar que foram elaboradas como extravagâncias inventadas.

O mundo natural e  artificial confluem imperceptivelmente em suas fotografias. A realidade e a ficção se convertem um em outro, da mesma maneira que a fotografia e o cinema.  Viajar, filmar e fotografar são as principais atividades de Ulrike Ottinger quando sai ao encontro de pessoas desconhecidas. Das suas imagens não emana uma postura fria e distante, mas sempre uma atitude respeitosa para com as pessoas e situações que ela captura com a sua câmara.

Encerramento

A exposição de Ulrike Ottinger fica em cartaz, no Museu da Cultura Cearense, até dia 8 de março de 2015, quando será encerrada com programação especial. Aproveitando a data do Dia Internacional da Mulher, será exibido o filme Debaixo da neve (Unter Schnee; Dir.: Ulrike Ottinger, colorido, 108 min, 2010/2011), no mini-auditório do Museu.

Sinopse do filme

Na província japonesa de Echigo, o inverno é intenso. Por mais mágica que a paisagem invernal possa parecer, a vida na neve é árdua para os habitantes da região. Ulrike Ottinger observa o modo de vida nos dias atuais, e simultaneamente envia dois atores para uma viagem ao passado da região. Debaixo da neve é um documentário realista sobre uma região e igualmente uma exploração de seus mitos.

BIOGRAFIA DE ULRIKE OTTINGER

Ulrike Ottinger nasceu em 1942, em Constança. De 1961 a 1969, viveu como pintora e fotógrafa em Paris, onde também redigiu o seu primeiro roteiro “Die mongolische Doppelschublade" (A gaveta dupla mongol). Em 1969, voltou à Alemanha e em colaboração com o curso de cinema da Universität Konstanz fundou o clube cinematográfico Visuell, que dirigiu até 1972.

O primero filme LAOKOON & SÖHNE. DIE GESCHICHTE DER VERWANDLUNG DER ESMERALDA DEL RIO (Laokoon & Filhos. A História da modificação da Esmeralda del Rio), com Tabea Blumenschein como protagonista, nasce nos anos de 1971 até 1973. Como em todos os seus filmes, Ulrike Ottinger era responsável pela direção, câmara, roteiro e produção.

Desde 1973, vive em Berlim. Para os seus trabalhos cinematográficos, ela recebeu muitos prêmios, por exemplo, em 1989, o Deutscher Filmpreis (Prêmio Alemão de Cinema)  para o filme Joana d’Arc of Mongolia.  Ulrike Ottinger trabalha também como diretora para teatro e ópera.

Os seus filmes e a sua obra fotográfica foram exibidos em várias retrospectivas e exposições, entre outros, na Bienal de Veneza em 1980; em 1980 e 1982, na Cinemathèque Française, Paria; em 2000 e 2004, no Witte de With Center for Contemporary Art, Rotterdam; no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Barcelona, e na ArtPace Foundation for Contemporary Art, San Antonio; como também no Salzburger Kunstverein, Salzburgo, Áustria.

SERVIÇO

Ulrike Ottinger - Retrospectiva
Abertura: dia 5 de fevereiro de 2015, às 19h30
Em cartaz: de 6 de fevereiro a 8 de março de 2015
Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.
Local: Museu da Cultura Cearense, Salas 3 e 4.

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 Praia de Iracema, Fortaleza
Tel.: 3488-8600
Assessoria de imprensa: Luar Maria Brandão e Luciana Vasconcelos – Contatos: 85 3488.8617 / 3488.8625 / 8970.8081 / 8733.8829.
Entrevistas: Dra. Ute Hermanns, Profa. Visitante Leitora, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – UFC, Tel. 3366.7643

Assessoria de Comunicação e Marketing

Romaria das Candeias reúne 300 mil pessoas

romariacandeias2
Foto: Elizangela Santos

Fé e devoção marcaram o término da terceira maior romaria de Juazeiro do Norte, a das Candeias, encerrada, nesta segunda-feira (2), após a tradicional procissão das velas que, segundo os organizadores, contou com cerca de 200 mil fiéis. Segurando pequenas candeias produzidas artesanalmente, ou apenas com velas acesas, os católicos percorreram as Ruas Padre Cícero, Santa Luzia e São Pedro entoando cânticos e benditos, até retornarem à Basílica Menor e, posteriormente, à Praça dos Romeiros onde aconteceu a Bênção dos Chapéus, marcando a despedida aos peregrinos.

Neste ano, cerca de 300 mil pessoas participaram do evento religioso, iniciado no dia 29 de janeiro. A edição deste ano da Romaria das Candeias foi marcada pela criação de uma Comissão Especial, formada por cerca de 15 pessoas, que teve a missão de garantir que os fiéis recebessem acomodações dignas, limpas e confortáveis em pousadas e ranchos.Pontos de maior movimentação, como a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, Capela do Socorro e o Horto de Padre Cícero também receberam atenção especial.

Em locais de maior circulação de pessoas, houve aumento do número de policiais para evitar assaltos, roubos ou furtos. Barracas de ambulantes foram proibidas nas proximidades da Igreja Matriz para não atrapalhar o trânsito. “Todas as ações foram realizadas como forma de garantir que não houvesse transtornos ou situações outras que gerassem incômodos aos romeiros”, informou a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, avaliando como positivo o trabalho desenvolvido por setores que participaram da organização do evento. “Acho que os problemas enfrentados no ano passado não se repetiram”, acredita.

A romeira Maria dos Anjos Lima avalia que a Romaria encerrada nesta segunda-feira (2) foi mais organizada do que as edições anteriores. Para ela, que permaneceu quase dez dias na cidade, em companhia de um grupo de 40 pessoas, todos pernambucanos, um maior número de serviços foi disponibilizado aos romeiros.“Graças ao meu ‘Padim’ a romaria deste ano foi um verdadeiro céu. A gente vem para pagar as promessas e acaba se enchendo de esperança com essa beleza toda que a gente vê na procissão. Que Deus me dê saúde para que no ano que vem eu esteja aqui de novo”, concluiu a romeira.


Diario do Nordeste - Regional

Tasso cobra atenção ao Nordeste em sua volta ao Senado

camara

Ao assumir seu segundo mandato como senador pelo estado do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB) defendeu que é preciso resgatar a discussão em torno das políticas de desenvolvimento regional com relação ao Nordeste brasileiro. "Infelizmente, o Nordeste está esquecido com os piores indicadores sociais e econômico do Brasil. E, em especial, o Ceará enfrenta uma crise com seca há anos, uma situação muito grave", disse.
Sobre seu retorno ao parlamento, Jereissati que ao assumir o mandato tem "um sentimento de gratidão com o povo cearense por essa oportunidade, e a certeza de que, neste momento em que o País enfrenta enormes e graves problemas, a responsabilidade de estar no Senado é bem maior".
Com relação ao seu mandato parlamentar, ele assegurou que "a maior prioridade é representar o estado do Ceará, e não deixar impunemente que casos como esse da refinaria voltem a acontecer". O tucano retomou duras críticas à decisão do Governo Dilma de não implantar a Refinaria no Estado, e reafirmou que "houve um engodo, uma trapaça que está causando e vai nos causar um enorme prejuizo. O Ceará infelizmente foi enganado de uma forma vergonhosa pelo Governo, arcando com um prejuizo gigantesto.Diante disso, eu tenho a missão de representar o povo cearense dignamente." Em seguida, cobrou uma atuação mais forte de toda a bancada federal, em prol do Estado. "É preciso que tenhamos um papel de fiscalização. É preciso que a bancada cearense defenda o Ceará e não o Governo."
(Assessoria do senador)

Separatistas querem mobilizar 100 mil homens no leste da Ucrânia

separatistasConfiantes após as derrotas infligidas nas últimas semanas ao Exército ucraniano, os rebeldes pró-russos anunciaram nesta segunda-feira sua intenção de mobilizar 100.000 homens, mais uma prova de que o processo de paz no leste da Ucrânia está paralisado desde o fracasso das negociações no último fim de semana em Minsk.

"A mobilização geral acontecerá na República Popular de Donetsk em dez dias. Prevemos mobilizar até 100.000 homens", declarou o líder da autoproclamada república de Donetsk Alexandre Zakhartchenko, citado pela agência oficial separatista DAN.

Essas declarações da direção rebelde ocorrem após o fracasso das negociações de paz em Minsk sábado visando a assinatura de um acordo de cessar-fogo permanente, a fim de acabar com um conflito que já deixou mais de 5.000 mortos em nove meses.

Na semana passada, os rebeldes ameaçaram estender sua ofensiva a todo o território das regiões de Donetsk e Lugansk, em grande parte ainda controlado pelas autoridades de Kiev, em caso de fracasso das negociações.

Segundo o porta-voz do exército ucraniano, Andri Lyssenko,os anúncios de Zakhartchenko "significam que os rebeldes não têm recursos humanos e não chegaram a atingir seus objetivos, a saber a tomada da cidade estratégica de Debaltseve", entroncamento ferroviário que liga as capitais rebeldes de Donetsk e Lugansk e palco de intensos combates nas últimas semanas.

"O conflito tem tomado uma amplitude sem precedentes", reconheceu nesta segunda-feira Yuri Lutsenko, próximo do presidente ucraniano Petro Poroshenko.

Para Sergui Zgurets, especialista militar independente em Kiev, este anúncio poderia antecipar o envio de importantes reforços da Rússia, cujo governo desmente qualquer envolvimento no conflito.

"As repúblicas separatistas não têm os meios para mobilizar tantos homens, se não é com mercenários russos", destacou.

Segundo outro analista ucraniano, Olexandre Sushko, à Rússia, que participa ao lado da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) nas negociações de paz de Minsk, "não interessa negociar um cessar-fogo antes de infringir uma importante derrota militar à Ucrânia para poder ditar estas condições".

Mas Kiev não dá sinais de arrefecimento: as autoridades lançaram no final de janeiro uma quarta série de mobilização, que deve atingir cerca de 50.000 homens.

Nesta segunda-feira, líderes separatistas informaram que 242 civis e 92 de seus combatentes morreram no mês de janeiro. Outros 411 combatentes ficaram feridos. Mais de 50 pessoas perderam a vida nos confrontos do fim de semana passado.

Ceticismo em Donetsk

Mas em Donetsk, reduto dos separatistas pró-russos, o anúncio da próxima mobilização é recebido com ceticismo.

"Não acredito que dará resultados. Ou é falso, ou trata-se de uma estratégia da imprensa ucraniana, reagiu Alexandre, de 28 anos, un funcionário de uma companhia de transportes que apoia as autoridades separatistas.

"Mas se for verdade o objetivo é matar toda a população de Donetsk", acrescentou, considerando que Zakhartchenko está "destruindo a popularidade que conseguiu junto aqueles que o apoiaram".

Vitali, um web-designer de 24 anos, considera, que por sua vez, que tais iniciativas "levam a um impasse". "A cada dia e sinto um pouco mais refém das autoridades separatistas", desabafa.

A situação tem degenerado perigosamente no terreno nas últimas semanas, com pesada perdas entre os soldados ucranianos e os civis na linha de frente.

Doze pessoas, incluindo sete civis, morreram nas regiões de Donetsk e Lugansk nas últimas 24 horas, após um fim de semana sangrento que registrou 50 vítimas entre soldados e civis.

Armas letais à Ucrânia?

Sinal da preocupação crescente do Ocidente ante a perspectiva de uma vitória rebelde, o comando militar da Otan e membros da administração americana estão prontos a apoiar o envio de armas defensivas letais às forças ucranianas, afirmou no domingo o jornal New York Times.

O presidente Barack Obama ainda não tomou uma decisão oficial sobre o envio de "uma ajuda letal", mas sua administração tem evocado o assunto em razão do aumento dos combates entre a forças de Kiev e os separatistas apoiados pela Rússia, de acordo com o jornal.

Na quinta-feira, o chefe da diplomacia americana, John Kerry, realizará uma visita à Ucrânia para expressar "firme apoio" às autoridades pró-ocidentais de Kiev.

Os Estados Unidos acusam a Rússia de conduzir uma guerra por procuração na Ucrânia, mas excluem até este momento o fornecimento de armas às autoridades de Kiev.

Um relatório americano independente, redigido por vários especialistas, incita os Estados Unidos a enviar armas defensivas e equipamentos por um valor total de 3 bilhões de dólares, entre os quais drones de conhecimento e mísseis anti-tanques, para lidar com uma situação "crítica".

"Outros membros da Otan devem ajudar a equipar as tropas ucranianas com antigos equipamentos soviéticos, compatíveis com aqueles do exército ucraniano", acrescenta este relatório, redigido por ex-autoridades da Otan e embaixadores dos Estados Unidos na Ucrânia.

 

AFP

Libéria inicia testes de duas vacinas contra o Ebola

ebolavacinaOs primeiros testes clínicos das duas vacinas mais promissoras contra o Ebola iniciaram nesta segunda-feira, na Libéria, um dos países mais afetados pelo vírus, anunciou o projeto de cooperação Prevail.

Trata-se do ChAd3, desenvolvido pela companhia britânica GSK (GlaxoSmithKline) com o Instituto americano de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) e do rVSV-ZEBOV, da agência de saúde pública do Canadá (PHAC), que o laboratório americano Merck comprou os direitos e coopera com a empresa americana NewLink Genetics.

"Essas duas vacinas preveniram animais contra o vírus Ebola e foram consideradas seguras durante os testes humanos durante os estudos de inocuidade menores na África, na Europa e América", lembra o Prevail (Parceria para a Pesquisa sobre Vacinas anti-Ebola na Libéria) em um comunicado.

"O teste começa no hospital Redemption em Monróvia e outros hospitais participarão posteriormente após os 600 primeiros participantes", indica o texto.

Os testes foram oficialmente lançados neste hospital no domingo durante uma cerimônia na presença do vice-presidente Joseph Boaikai.

"Esperamos que este projeto científico lançado hoje traga uma resposta ao mistério que representa esta doença", para a qual não existe nenhuma vacina homologada, declarou Boaikai.

O diretor do Wellcome Trust, no Reino Unido, que financia as pesquisas contra o Ebola, Jeremy Farrar, considerou "fantástico que esses primeiros testes de vacinas em grande escala aconteçam na Libéria, um país que tem sofrido enormemente com a epidemia", com ao menos 3.700 mortos do total de cerca de 9.000 vítimas fatais da doença.

Os pesquisadores, sob a supervisão do NIAID, visam atingir 27.000 homens e mulheres com boa saúde, a partir de 18 anos.

Segundo o Prevail, essas vacinas podem causar dor, inflamações e inchaço nos braços, assim como febre, dor de cabeça e fadiga. Mas esses efeitos colaterais "foram leves ou moderados e desapareceram em pouco tempo", ressaltou.

De acordo com os pesquisadores, o nível de imunização necessário para evitar que um ser humano seja contaminado com o Ebola permanece desconhecido.

 

AFP

Tributos pagos no País em 2015 atingem R$ 200 bilhões nesta terça-feira, diz ACSP

impostrometro200bi

O total de impostos, taxas e contribuições que os brasileiros já pagaram neste ano, estimado pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), deve alcançar R$ 200 bilhões às 6h45 desta terça-feira, 3. Segundo a entidade, no ano passado a marca foi alcançada dois dias antes, em 1º de fevereiro.

O presidente da ACSP, Rogério Amato, pondera que a "desaceleração da arrecadação" reflete o baixo nível da atividade econômica brasileira. Apesar disso, ele prevê que 2015 deve encerrar com arrecadação em "ritmo crescente", em razão do aumento de tributos anunciados pela nova equipe econômica.

"Com o aumento de tributos já anunciado, é provável que a arrecadação cresça mais rapidamente nos próximos meses. O mais provável é que a arrecadação nominal, sem descontar a inflação, seja maior que a do ano passado", prevê Amato em nota à imprensa.

Por Igor Gadelha | Estadão Conteúdo

“Operação Relâmpago" no Cariri atinge 25 municípios

ArmasdeFogo

A Polícia Militar desencadeou, na ultima quarta-feira (28) a Operação Relâmpago, em toda a Região do Cariri, resultando na apreensão de cinco armas de fogo. O objetivo da operação é atuar com o fator surpresa no combate ao porte ilegal de arma nos 25 municípios do cariri cearense, através de ações integradas entre o 2º BPM e o 5º BPCOM. As apreensões foram realizadas em horários e locais estratégicos apontados pelas análises estatísticas, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Do total, três apreensões foram realizadas na cidade de Juazeiro do Norte. O indivíduo Zenivaldo Bezerra de Araújo (49), portava um Revólver Taurus, calibre 32, municiado com quatro cartuchos intactos quando foi abordado no bairro João Cabral.

Já por volta das 18h, Policiais Militares do Ronda do Quarteirão abordaram no bairro Triângulo um veículo Celta, cor prata e placas KHP 5383. No veículo, os policiais encontraram dois revólveres da marca Taurus sendo um de calibre 38 e outro  cal. 357 Magnum, além de 12 cartuchos intactos. A dupla José Romão dos Santos (24) e Williams Barbosa da Siva (32), que se encontrava no veículo foi apresentada na 20ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

Uma quarta arma de fogo foi apreendida na cidade de Caririaçu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em desfavor de José Bonifácio de Monte, 49 anos. Durante a ação foi localizado um revólver Taurus Special, calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos, na residência do mesmo.

Por fim, a quinta apreensão foi realizada na cidade de Missão Velha, na Rua José André Gomes, após um indivíduo ser flagrado com uma espingarda de fabricação artesanal, tipo socadeira. Ao perceber a aproximação da composição policial, o acusado abandonou a arma e empreendeu fuga por um córrego. Diligências estão sendo realizadas no intuito de identificar e prender o indivíduo foragido. No total, em 2014, foram apreendidas 698 armas de fogo somente na região.

cearaagora.com.br

TCM quer saber como Ronaldo gastou quase R$ 30 mil com propaganda de carro de som no período compreendido entre a Copa do Mundo e a campanha eleitoral

Ronaldo-triste2
 
Ronaldo terá de dar explicações à população e ao TCM

 

Depois do caso da merenda escolar no Crato (ler tópico mais abaixo), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quer agora saber como a Prefeitura do Crato, leia-se o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), gastou a importância de R$ 27.660,00 (vinte e sete milhões, seiscentos e sessenta reais), em aluguel de carro de som
De acordo com relatórios dos técnicos do TCM, o chefe de Gabinete do prefeito do Crato, Cristiano Meira efetuou com dispensa de licitação, sete pagamentos com valores variáveis entre R$ 1.180,00 a R$ 7.100,00 à empresa Robson V. Da Silva - ME, totalizando os R$ 27.600,00 no período compreendido entre junho a outubro de 2014, para que fosse realizada a prestação do o serviço, ou seja, divulgação por meio de carro de som, das obras e ações da Prefeitura do Crato.
A informação consta no Sistema de Informações Municipais (SIM), enviada pela própria prefeitura ao TCM. Não conformado com os valores - considerados absurdos -, os técnicos do TCM devem enviar ao município uma equipe técnica para fazer uma análise mais profunda sobre o pagamento nos próximos dias.
O que despertou atenção do TCM foi o fato de que no período citado (junho a outubro de 2014),  foram realizadas a Copa do Mundo e a campanha eleitoral, períodos, onde normalmente as ações das prefeituras são poucas ou quase nenhuma.
No Crato, a população sequer lembra de alguma obra no período que tenha sido inaugurada pelo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.
O documento do TCM comprovando o pagamento dos R$ 27.660,00 á empresa, no caso, a Robson V. Da Silva - ME está disponível no Portal da Transparência.


Desde a última sexta-feira (30), o blog tenta ouvir o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos e o chefe de gabinete Cristiano Meira, mas seus telefones estavam desligados ou fora de área temporariamente.

Flavio Pinto News

Camilo Santana na Assembleia Legislativa

 

camiloal

Camilo fez pronunciamento na Assembleia nesta segunda - feira ( Foto : Flávio Pinto )

O governador Camilo Santana fez nesta manhã de segunda-feira (2), pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará. Camilo falou aos deputados sobre suas ações no últimos quatro anos quando foi secretário de estado e de sua pretensões à frente do Governo do Estado.
O governador também falou sobre o plano de combate à seca no Ceará, no qual, pretende anunciar nos próximos dias. Camilo discursou ainda sobre a criação de Secretarira de Pesca e Política sobre as Drogas.

Flavio Pinto News

Procissão de Nossa Senhora das Candeias encerra hoje a primeira Romaria do ano em Juazeiro do Norte

procicaocandeias

Procissão de Nossa Senhora das Candeias encerra hoje a primeira Romaria do ano em Juazeiro do Norte

 

A primeira romaria do ano neste município será encerrada hoje, com mais um espetáculo propiciado pelos fiéis, que percorrerão ruas do Centro em um cortejo iluminado pelas velas transportadas pelos participantes, durante a tradicional procissão que, conforme os organizadores da romaria, deverá reunir cerca de 200 mil pessoas. Após a procissão, os participantes farão concentração na Praça do Romeiro, ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde receberão a bênção do bispo diocesano, Dom Fernando Panico, encerrando a festa religiosa.
Desde o último dia 26, quando os romeiros começaram a chegar a Juazeiro, a movimentação tem sido intensa na Cidade. A estimativa de público durante o período da Romaria era de cerca de 300 mil fiéis, oriundos de diversas regiões do Nordeste brasileiro, mas ficou abaixo da projeção inicial. Mesmo assim, a quantidade de ônibus, vans e carros de passeio estacionados nas imediações da Igreja Matriz, bem como em outros pontos de grande movimentação, chamou a atenção da população local e de pessoas que diariamente se deslocam à terra de Padre Cícero, seja a trabalho ou a lazer.
Durante toda a manhã de ontem o fluxo de fiéis na Basílica Menor foi intenso. Em grande parte do dia foram celebradas missas, reunindo considerável número de romeiros. Na capela do Socorro, outro ponto de movimentação, velas foram acesas em quantidade. Os romeiros aproveitaram para pagar promessas e, também, para realizar novos pedidos.
(Fonte: Diário do Nordeste)

Presente a Iemanjá - Por: Emerson Monteiro

 

02 de fevereiro de 1977. Passávamos dias numa praia na Ilha de Itaparica, no Recôncavo Baiano, defronte a Salvador. Em redor de Itaparica existem dezenas de praias e vilas, além da cidade de Itaparica. Estávamos numa casa nas imediações de Manguinhos, vila próxima a Mar Grande, onde João Batista Reimão Neto, um amigo de São Paulo, me convidara a trabalhar na revisão de um livro que concluía; e permanecêramos durante duas semanas no local. Naquela tarde de 02 de fevereiro, Dia de Iemanjá, alguns habitantes da localidade ligados ao candomblé prepararam presente ao orixá e nos convidaram a ir de saveiro com eles até o meio da Bahia de Todos os Santos, e depositar em águas profundas a oferenda sagrada.
sol
Sempre munido da máquina fotográfica, me alojei num dos lados da embarcação superlotada de gente trajando indumentárias próprias, onde se destacavam vestidos brancos rendados, torsos e outros adereços da cultura afro-brasileira, isto entre milhares de ramalhetes de flores brancas do mais agradável perfume, enquanto ouvíamos batuque de tambores e os cânticos dedicados à Rainha do Mar.
Seguimos mar adentro em tarde nublada, fria, levados pelas velas a correr sobre as ondas agitadas do oceano. Águas batiam firmes no corpo da embarcação em nível não mais do que quatro dedos para chegar ao interior onde nos achávamos sentados de costas apoiadas nas bordas do barco pesqueiro a deslizar o leito encapelado e profundo das águas.
Lembro bem a emoção que me percorreu todo tempo, sustentada no ritmo dos instrumentos que se confundia com o palpitar aflito do coração embalado no misticismo daquele instante raro de beleza, no fervor da missão conduzida por babalorixá sob as influências do santo, enquanto respirávamos cheiro inebriante das plantas que também compunham o presente lá em seguida entregue a quem de direito com os ritos do ofício.
Guardei comigo a singularidade ora descrita, que busquei descrever de melhor modo, porém certo das limitações em revelar o suficiente da plasticidade e do mistério da cena inesquecível.

Presente a Iemanjá - Por: Emerson Monteiro

02 de fevereiro de 1977. Passávamos dias numa praia na Ilha de Itaparica, no Recôncavo Baiano, defronte a Salvador. Em redor de Itaparica existem dezenas de praias e vilas, além da cidade de Itaparica. Estávamos numa casa nas imediações de Manguinhos, vila próxima a Mar Grande, onde João Batista Reimão Neto, um amigo de São Paulo, me convidara a trabalhar na revisão de um livro que concluía; e permanecêramos durante duas semanas no local. Naquela tarde de 02 de fevereiro, Dia de Iemanjá, alguns habitantes da localidade ligados ao candomblé prepararam presente ao orixá e nos convidaram a ir de saveiro com eles até o meio da Bahia de Todos os Santos, e depositar em águas profundas a oferenda sagrada.

Sempre munido da máquina fotográfica, me alojei num dos lados da embarcação superlotada de gente trajando indumentárias próprias, onde se destacavam vestidos brancos rendados, torsos e outros adereços da cultura afro-brasileira, isto entre milhares de ramalhetes de flores brancas do mais agradável perfume, enquanto ouvíamos batuque de tambores e os cânticos dedicados à Rainha do Mar.

Seguimos mar adentro em tarde nublada, fria, levados pelas velas a correr sobre as ondas agitadas do oceano. Águas batiam firmes no corpo da embarcação em nível não mais do que quatro dedos para chegar ao interior onde nos achávamos sentados de costas apoiadas nas bordas do barco pesqueiro a deslizar o leito encapelado e profundo das águas.

Lembro bem a emoção que me percorreu todo tempo, sustentada no ritmo dos instrumentos que se confundia com o palpitar aflito do coração embalado no misticismo daquele instante raro de beleza, no fervor da missão conduzida por babalorixá sob as influências do santo, enquanto respirávamos cheiro inebriante das plantas que também compunham o presente lá em seguida entregue a quem de direito com os ritos do ofício.

Guardei comigo a singularidade ora descrita, que busquei descrever de melhor modo, porém certo das limitações em revelar o suficiente da plasticidade e do mistério da cena inesquecível.

Confidências entre Dilma e Lula...


Romaria das Candeias será encerrada hoje em Juazeiro

A primeira romaria do ano neste município será encerrada hoje, com mais um espetáculo propiciado pelos fiéis, que percorrerão ruas do Centro em um cortejo iluminado pelas velas transportadas pelos participantes, durante a tradicional procissão que, conforme os organizadores da romaria, deverá reunir cerca de 200 mil pessoas. Após a procissão, os participantes farão concentração na Praça do Romeiro, ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde receberão a bênção do bispo diocesano, Dom Fernando Panico, encerrando a festa religiosa.
Desde o último dia 26, quando os romeiros começaram a chegar a Juazeiro, a movimentação tem sido intensa na Cidade. A estimativa de púbico durante o período da Romaria era de cerca de 300 mil fiéis, oriundos de diversas regiões do Nordeste brasileiro, mas ficou abaixo da projeção inicial. Mesmo assim, a quantidade de ônibus, vans e carros de passeio estacionados nas imediações da Igreja Matriz, bem como em outros pontos de grande movimentação, chamou a atenção da população local e de pessoas que diariamente se deslocam à terra de Padre Cícero, seja a trabalho ou a lazer.
Durante toda a manhã de ontem o fluxo de fiéis na Basílica Menor foi intenso. Em grande parte do dia foram celebradas missas, reunindo considerável número de romeiros. Na capela do Socorro, outro ponto de movimentação, velas foram acesas em quantidade. Os romeiros aproveitaram para pagar promessas e, também, para realizar novos pedidos.
(Fonte: Diário do Nordeste)

Senado reelege Renan Calheiros, fiador dos dias difíceis de Dilma

Peemedebista derrotou o colega de bancada Luiz Henrique da Silveira e foi eleito presidente do Senado pela quarta vez
Com 49 votos, o alagoano Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito neste domingo presidente do Senado pela quarta vez. O peemedebista derrotou o colega de bancada Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que teve 31 votos e concorria com o apoio formal de cinco partidos de oposição, além de parte do PP e rebeldes do próprio PMDB. Governista de carteirinha, Renan chega ao quarto mandato como presidente da Casa para cumprir o papel de fiador do Palácio do Planalto em um ano difícil – pelo Congresso passarão medidas cruciais do governo, como o pacote econômico e os desdobramentos do propinoduto na Petrobras.
Reeleito, Renan fez um discurso de agradecimento pelos 49 votos e disse que o PMDB, partido que vive às turras com o Planalto, vai trabalhar em 2015 para garantir a estabilidade econômica do país. Caberá ao peemedebista mobilizar o Congresso pela aprovação de temas como o endurecimento das regras de concessão de direitos trabalhistas. “O PMDB, que garante a estabilidade, também trabalhará pela estabilidade econômica”, disse.
A despeito de ter tentado a todo custo impor seu nome como candidato único à presidência do Senado, Renan disse que o PMDB “atua pelo equilíbrio de poder e repele qualquer pendor hegemônico, onde quer que ele esteja camuflado”. Em um aceno ao adversário Luiz Henrique, disse que “a disputa agora já é passado”. Na próxima terça-feira serão eleitos os dois vice-presidentes – Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR) são os candidatos à 1ª e 2ª vice-presidências – e os quatro secretários da Mesa Diretora.
Caberá ao próprio Renan, também citado como beneficiário do assalto aos cofres da Petrobras, gerenciar a pressão pela abertura de processos de cassação contra parlamentares e de CPIs. Num cenário mais extremo, caberá a ele a função de desarticular um eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
(Fonte: VEJA on line)

Câmara elege Eduardo Cunha para desespero de Dilma

Peemedebista levou a presidência da Casa com 267 votos. Resultado surpreendeu o Planalto, cuja contabilidade indicava que a disputa terminaria em segundo turno
Eram 18h47 da tarde deste domingo quando o deputado Eduardo Cunha (RJ), um rebelde na governista bancada do PMDB, encerrou seu discurso na tribuna da Câmara dos Deputados sob o coro de “presidente” e forte aplauso. “Temos que nos dar o respeito para ser respeitados”, discursou o peemedebista. No fundo do plenário, um grupo de deputados da oposição comentava animadamente: “Vai ser pior do que o governo pensava”. E foi. Com 267 votos – dez a mais do que o mínimo necessário –, Cunha foi eleito presidente da Câmara, o segundo cargo na sucessão da presidente Dilma Rousseff, atrás apenas do vice-presidente da República.
O resultado surpreendeu o Palácio do Planalto, cuja contabilidade indicava que a disputa terminaria em segundo turno, quando seu candidato, Arlindo Chinaglia (PT-SP), poderia virar o jogo. O petista teve o apoio de 136 deputados, Júlio Delgado (PSB-MG) que recebeu 100 votos, e Chico Alencar, do Psol, teve 8 votos. Houve 2 votos em branco.
O resultado da eleição é sintomático para o PT. Além de não ter conseguido emplacar Chinaglia, o principal partido de sustentação do governo Dilma terminou a eleição sem nenhum cargo na Mesa Diretora da Casa. Na tentativa de angariar votos em favor de Chinaglia, os petistas abriram mão de lançar candidatos para os postos administrativos da Câmara. A sigla teria direito a indicar nomes para a 2ª vice-presidência, que cuida, por exemplo, do ressarcimento de despesas médicas de parlamentares, e a para 2ª secretaria, responsável pelos passaportes diplomáticos dos deputados.
Com uma campanha feita boca a boca, recheada de promessas corporativistas e insuflada pelo discurso de independência do Palácio do Planalto, Cunha procurou um a um os parlamentares e cortejou na véspera da eleição os 198 novatos que desembarcaram em Brasília. Segundo aliados, não dormiu de sábado para domingo – mas não se trata de ansiedade, e sim de telefonemas e conversas que vararam a madrugada. Após a vitória, houve queima de fogos na frente do Congresso. “Em nenhum momento falamos que seríamos oposição e não seremos. O governo sempre terá legitimidade, mas houve uma tentativa de ingerência do Poder Executivo e o Parlamento soube reagir. Não temos que fazer disso uma batalha nem qualquer tipo de sequela”, afirmou, depois de eleito.
(Fonte: VEJA on line)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30