xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/01/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 janeiro 2015

Nicolás Maduro pede apoio aos venezuelanos contra crise econômica

 

nicolas_maduroNicolás Maduro anunciou que terá de tomar "medidas duras" para combater a "guerra econômica"José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu hoje (23) aos venezuelanos que o apoiem, porque terá de "tomar medidas duras" para combater a "guerra econômica" no país.

"Quando tomar medidas duras, que vou tomar, necessito do apoio do povo nas ruas. Que não haja hesitação. Que não hajam dúvidas", alertou, afirmando que pretende "derrotar a guerra econômica".

Nicolás Maduro discursou em Caracas para milhares de simpatizantes que marcharam hoje para comemorar o 57º aniversário do fim da ditadura do ex-presidente Marco Pérez Jiménez, em 23 de janeiro de 1958.

Acrescentou que, "para atuar em paz, com a Constituição na mão, precisará de muito apoio do povo, em várias direções", mobilizando permanentemente as forças revolucionárias.

Nicolás Maduro informou que, na próxima segunda-feira (26), estará em Caracas "um grupo terrorista de direita" para participar de um fórum organizado pela oposição, que acusou de responsável pelo golpe de Estado de 2002, contra o falecido líder socialista Hugo Chávez.

De acordo com Nicolás Maduro, o grupo planeja um atentado contra ele e é composto por "três ex-presidentes latino-americanos", que "fazem tudo como uma manobra perigosa".

"Quero dizer ao ex-presidente (Felipe) Calderón, do México, ao ex-presidente da direita "pinochetista" (de Pinochet, no Chile), Sebastián Piñera, e ao ex-presidente (Andrés) Pastrana da Colômbia, que podem entrar na Venezuela, mas devem ter claro que vêm apoiar um grupo de extrema-direita, que desconhece o governo e tenta apelar para um golpe de Estado cruel", concluiu.

Agência Brasil

Governo avalia crise de água “preocupante” e pede ajuda da população

criseagua

Ministra Izabella Teixeira considera "sensível" e "preocupante" o cenário de abastecimento de água no paísWilson Dias/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, considera “sensível” e “preocupante” o cenário de abastecimento de água no país. Apesar da perspectiva de chuva para os próximos dez dias na região, o diagnóstico é de que nunca se viu nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (região metropolitana de Belo Horizonte) uma seca tão grande nos últimos 84 anos, disse ela depois de reunião no Palácio do Planalto, com outros ministros, para discutir a situação dos reservatórios de água e as previsões de chuva.

Como resposta à situação, o governo prometeu fazer mais parcerias com os estados e criar uma campanha de conscientização para que a população passe a poupar água. Izabella Teixeira defendeu o acompanhamento da crise até o fim do período de chuvas, mas adiantou que o Ministério do Meio Ambiente vai criar uma ação mais “incisiva”, pedindo a colaboração das pessoas.

Ela disse que a reunião é feita semanalmente pelos técnicos do governo, e hoje foi ampliada, com a participação de representantes de sete ministérios, para nivelar a informação do que “está acontecendo”. Além de sua pasta, estiveram presentes os titulares da Casa Civil (Aloizio Mercadante), de Minas e Energia (Eduardo Braga), da Integração Nacional (Gilberto Occhi), do Desenvolvimento Agrário (Patrus Ananias) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Tereza Campello).

“Ano passado estávamos operando abaixo da mínima histórica. Agora nós estamos operando abaixo do ano passado. Está tendo uma vazão afluente muito aquém do que já foi registrado numa série histórica desde 1930”, informou Izabella Teixeira. De acordo com ela, além dos ministérios participaram representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, de órgãos metereorológicos e da Agência Nacional de Águas.

Das análises, foi possível prever um cenário de chuvas nos próximos dias. Existe, segundo ela, “uma sinalização de perspectiva de chuvas", mas, obviamente, tem que ver se isso vai acontecer de fato, qual o volume de água armazenado, e se isso pode melhorar ou não os níveis de abastecimento.

Esse monitoramento dos dados vai continuar, disse ela. O governo também vai apoiar estados e municípios, e acompanhar as demandas deles, já que o abastecimento da população não é competência do governo federal. Segundo Izabella, as parcerias dependem do que os estados vão apresentar como medidas emergenciais e de caráter estruturantes.

“Estamos apoiando o financiamento. Pode ter medidas emergenciais, por exemplo, como mudança de pontos de captação [de água] em rios para poder assegurar o abastecimento em municípios que captam diretamente, e isso requer financiamento de curto prazo muitas vezes. O governo poderá apoiar neste sentido”, acrescentou.

Além de dizer que o governo não vai medir esforços para auxiliar os projetos a serem apresentados pelos governadores e prefeitos, Izabella ressalvou que uma campanha sobre o uso correto da água está em discussão na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“Viremos, sim, com informação, pedindo apoio da população. O Ministério do Meio Ambiente entrará com a proposta de trabalhar cada vez mais de racionalização do uso da água e Informações ao cidadão brasileiro”, concluiu.

Agência Brasi

Festival de música afro homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro

 

musicaafro

Lançamento da Liga de Blocos Afro e Afoxés em festival de música, no Parque de Madureira, pelos 450 anos do Rio de Janeiro              Fernando Frazão/Agência Brasil

A Central Única das Favelas (Cufa), em parceria com a Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj), realiza na noite de hoje (23), no Parque Madureira, na zona norte da capital fluminense, um festival de música afro em homenagem os 450 anos do Rio. Os principais blocos afro da cidade se apresentam no evento que marca também o lançamento oficial da Liga de Blocos Afro e Afoxés do Rio de Janeiro. O objetivo do festival é construir uma agenda de valorização da cultura e dos valores, a criação de um circuito próprio nas festas populares e resgatar a autoestima daqueles que construíram o carnaval no estado.

Durante a festividade, cada bloco apresenta uma música em homenagem ao aniversário da cidade. Um grupo de jurados - selecionados pela Cufa e composto por diversos profissionais ligados à música e à cultura em geral - selecionará as três melhores composições para, em seguida, definir a vencedora. Os candidatos devem mesclar no tema a história da cidade e da cultura negra.

O presidente da Favela Holding Participações e um dos criadores da Cufa, Celso Athayde, disse à Agência Brasil que a cultura negra está alijada há muito tempo. “Não faço aqui críticas aos governantes, mas é importante que as pessoas saibam que o Réveillon de Copacabana, de suma importância para o Rio e o Brasil, teve início com os praticantes de religiões de matrizes africanas, que iam à praia deixar suas oferendas nas areias. Atualmente, aqueles que criaram essa tradição não possuem o mesmo espaço durante as festas de fim de ano, por exemplo”, disse.

 

Requebros e maneiras dão o tom na música afro  Fernando Frazão/Agência Brasil

No passado havia em torno de 60 blocos afros, com aproximadamente 50 mil pessoas. Do total de 32 grupos existentes atualmente, somente 12 conseguirão sair neste ano. “A cultura do carnaval sempre existiu, é necessário um resgate, fazermos parte do patrimônio cultural da cidade. Esses blocos têm tendência diferente, aspectos religiosos próprios, possibilitando, inclusive, uma oferta internacional. No passado, esses aspectos eram criminalizados. Entendemos que hoje é fundamental que a sociedade reconheça a importância da cultura negra e perceba que os negros e a favela têm valor”, concluiu Athayde.

A Liga de Blocos Afro e Afoxés cuidará dos assuntos referentes ao carnaval e a Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro se ocupará da integração dos blocos que desenvolvem oficinas de percussão para as crianças, de instrumentos musicais e cultura negra.

Agência Brasil

Brasil desperdiça quase 40% de sua água tratada em rede de distribuição falha

aguas

Diante da mais grave crise hídrica de toda a história do país, o debate sobre as alternativas emergenciais já não exclui a hipótese de racionamento da oferta de água nas principais regiões metropolitanas. Apelos por ajuda à população também se multiplicam, assim como campanhas para que as pessoas economizem água.

Cada gota de água poupada é importante e gestos simples devem ser estimulados, como o fim de banhos demorados e a suspensão da lavagem de calçadas e carros. É necessário lembrar, porém, que os domicílios recebem apenas 10% da água coletada e tratada e que estudos indicam um problema ainda maior: o alto índice de perda de água nas próprias redes de distribuição, estimado em 37,5%, na média nacional.

Foi o que mostrou a edição de dezembro de 2014 da revista Em Discussão!, publicada pela Secretaria de Comunicação do Senado. O desperdício de água já tratada representa uma perda de mais de R$ 10 bilhões por ano, segundo estudo que resultou de parceria entre o Instituto Trata Brasil e a Universidade de São Paulo (USP), publicado em março de 2013. Além de agravar a escassez hídrica, essas perdas dificultam novos investimentos em abastecimento e saneamento, limitando a oferta de serviços essenciais à população.

A explicação, em boa parte, está nas tubulações antigas e mal conservadas, por onde a água escorre sem controle. Com desperdício tão elevado, as companhias acabam retirando do ambiente mais água do que realmente a população necessita. Além disso, há roubos e ligações clandestinas, ausência de medição ou medições incorretas, com impacto considerável sobre o faturamento das empresas.

(Agência Senado)

Regulamentação da mídia volta à cena em 2015

midia

A retomada do debate sobre a regulamentação econômica da mídia é uma das promessas feitas por Ricardo Berzoini ao assumir o Ministério das Comunicações. Discutido pela sociedade civil há muitos anos – sobretudo a partir da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em 2009 – o assunto divide a opinião de deputados.

“É um absurdo essa proposta. Certamente foi encomendada para censurar a imprensa e as práticas democráticas. O PSDB, tanto na Câmara quanto no Senado, vai confrontar essa matéria, que não corresponde aos sentimentos nacionais”, afirmou o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA).

Já a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) afirma ser uma “falácia” o argumento de que a regulamentação dos meios de comunicação ameaçaria o direito de livre expressão. “Os defensores da democratização da mídia são, justamente, aqueles que estão à margem do ‘direito de antena’ – o direito de emitir e de receber imagens e sons por meio da radiodifusão”, diz. “Os setores dominantes da sociedade não têm nenhum interesse em mudar a dinâmica de poder da mídia”.

Segundo o governo, a ideia é incentivar a regulamentação econômica da mídia eletrônica e impressa, sem tocar no conteúdo. Atualmente, a principal referência legal para a mídia é o Código Brasileiro de Telecomunicações, de 1962, atualizado pela Lei Geral de Telecomunicações, em 1997.

No entanto, a maioria das normas constitucionais sobre comunicações até hoje não foi regulamentada pelo Congresso. Um exemplo são os princípios para a produção e a programação do serviço de radiodifusão, que deveriam servir de critério para outorga e renovação de concessões.

Outra lacuna é o direito de resposta, que ficou sem regra específica desde que o STF julgou a Lei de Imprensa inconstitucional, em 2009. O Projeto de Lei 6446/13, que tramita apensado a outras propostas sobre direito de resposta e imprensa, foi incluído várias vezes na pauta do Plenário, no ano passado, mas não houve consenso para votá-lo.

(Agência Câmara Notícias)

Governador se reúne com a diretoria da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

csp1

O governador Camilo Santana recebeu nesta quinta-feira (22), no Palácio da Abolição, a diretoria da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Durante quase uma hora, Camilo conversou com os presidentes da CSP, Sérgio Leite, e das empresas acionistas, Murilo Ferreira (Vale), Sae-Joo Chang (Dongkuk) e Jin Li Kin (Posco).

“A Siderúrgica é um empreendimento que está se tornando realidade depois de tanto tempo de espera. Será fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, já que teremos a produção de matéria-prima aqui”, disse Camilo. A vice-governadora Izolda Cela e os secretários estaduais Alexandre Landim (Casa Civil), Nicole Barbosa (Desenvolvimento Econômico) e Élcio Batista (Chefia de Gabinete) também participaram do encontro.

“Quero manifestar nossa gratidão pelos esforços que o estado tem feito. Temos muito orgulho de estarmos juntos nesse projeto. Certamente o Nordeste vai continuar crescendo e terá um impulso econômico diferenciado”, afirmou o presidente da Vale, Murilo Ferreira.

CSP

A operação da usina está prevista para começar no fim de 2015 e terá capacidade de produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano. Serão abertos quatro mil postos de trabalho diretos e gerados outros 12 mil indiretos, com significativo acréscimo no Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

23.01.2014

Assessoria de Comunicação do Governador Camilo Santana

Governo do Estado convoca mais 400 aprovados em concurso para soldado da PM

Policiais4_394

O Governo do Estado convocou para a segunda fase 400 aprovados no concurso público para ‘soldados da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará’. Esta é a quinta turma chamada desde que o edital do concurso foi publicado, em 10 de novembro de 2011. No total, 5.318 aprovados (5.052 homes e 266 mulheres) foram convocados nas outras quatro turmas. 

O edital 3/2015, que convoca 400 aprovados no concurso, foi publicado na edição eletrônica de ontem (22) do Diário Oficial do Estado (http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20150122/do20150122p01.pdf). Na 2º etapa será realizada a inspeção de saúde, que compreende exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico.

1ª turma: 1/2/2013

Convocados: 1.119

2ª turma: 1/11/2013

Convocados: 1.387

3ª turma: 10/6/2014

Convocados: 1.287

4ª turma: Em andamento (previsão de término em abril/15)

Convocados: 1.525

5ª turma:

Convocados: 400

Total de convocados: 5.718

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nota de esclarecimento sobre Concurso Público do DER nº 01/2014

der-23_400x400

O Departamento Estadual de Rodovias (DER) informa que resolveu acatar medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) de suspender o Edital nº 01/2014-DER do Concurso Público do órgão, que teria provas no próximo mês de fevereiro. O TCE concedeu 10 dias para que o DER prestasse os esclarecimentos necessários, após esse prazo, o edital provavelmente será republicado com as devidas alterações e as inscrições também serão reabertas para o certame, tendo assim seu cronograma alterado. As inscrições já efetuadas permanecem inalteradas.

O edital suspenso previa o preenchimento de 20 vagas - sendo 16 (dezesseis) para o cargo de Analista de Infraestrutura de obras rodoviárias, divididas nas seguintes áreas de atuação: Engenharias civil e mecânica, Geografia e Geologia e 4 (quatro) vagas são para o cargo de Procurador Autárquico, que poderão ser disputadas por graduados em Direito, com inscrição na OAB e prática forense de no mínimo de 2 (dois) anos

Mais informações:

DER:

Av. Godofredo Maciel,3000 - Bairro: Maraponga
Fone 3101-5714 / 3298-1568
www.der.ce.gov.br

UECE:

Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Bairro: Itaperi
Fone: 3101.9710 - 3101.9711
www.uece.br/cev.

 

Assessoria de Comunicação do DER

Ano letivo na rede estadual começa na próxima segunda-feira (26)

escolas

O secretário da Educação, Maurício Holanda, abrirá o ano letivo nesta segunda-feira, dia 26, às 7h30min, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco. O retorno às atividades acontece na maioria das escolas da Capital e do Interior. Durante o evento, o secretário irá ministrar uma aula para alunos da unidade de ensino. O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro.

A partir de 2015, para potencializar o ensino e a aprendizagem, alunos do Ensino Médio e profissionais da educação terão fortalecidas ações como Projeto Professor Diretor de Turma, ProEMI/Jovem de Futuro, a preparação dos alunos para o Enem, a Aprendizagem Cooperativa e o
e-Jovem. A rede estadual matriculou 370 mil alunos em 700 escolas, das quais, 168 estão em Fortaleza.

Sobre os Projetos:

Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro Visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham bom desempenho e terminem o Ensino Médio com sucesso. Está presente em 393 escolas estaduais.

Projeto Professor Diretor de Turma
Um professor de qualquer disciplina em uma determinada turma de Ensino Médio assume o compromisso de responsabilizar-se por estes alunos. O profissional media o relacionamento entre estudantes e professores da turma, núcleo gestor, família e comunidade escolar. 85% das escolas estaduais desenvolvem a iniciativa.

Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem
Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para que possam fazer o Enem com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 1.401, em 2012, e 2.638 em 2013. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi alcançou nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, os seguintes números: 4.787; 7825 e 11.200.

Aprendizagem Cooperativa
A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que prevê a interação entre estudantes como dinâmica para promover não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também para estimular o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao agir cooperativo. A Secretaria conta com a parceria da UFC.

e-Jovem
Oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a jovens egressos e alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino e alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, possibilitando sua qualificação e a consequente inserção no mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo juvenil e o empreendedorismo.

SERVIÇO: ABERTURA DO ANO LETIVO NAS ESCOLAS ESTADUAIS
Data: 26.01.2015 - Horário: 7h30min
Local: Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco –
Av.Dom Manuel, 1803 - Centro

 

Assessoria de Imprensa: 3101.3972

DAE Promove Concurso Público para 30 vagas de Cargos Efetivos

concurso

O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria de Insfraestrutrura do Estado do Ceará (Seinfra), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realiza no próximo domingo, 25 de janeiro, das 9h às 13h, no Campus do Itaperi, a 1ª Fase do Concurso Público para 30 vagas de cargos efetivos. Ao todo estão inscritos 690 candidatos.

O concurso será realizado em duas etapas. A Primeira Fase consta de uma prova objetiva, de múltipla escolha, com questões de Português, Noções de Informática, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética e Conhecimentos Específicos, de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos, e a segunda é de avaliação de títulos, de caráter classificatório, para todos os cargos.

São 30 vagas para cargos efetivos de Analista de Infraestrutura. O concurso é executado pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Cada um dos ocupantes das 30 vagas atuará em uma das seguintes áreas: Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica e Arquitetura. As vagas com atuação na área de Engenharia Civil serão distribuídas, para efeito de lotação na Sede, localizada em Fortaleza e nas Residências Regionais do Interior do Estado, sendo as demais vagas distribuídas e lotadas em Fortaleza.

A Coordenação da CEV lembra aos candidatos, que cheguem ao local da Prova, com uma hora de antecedência, isto é às 8h.

 

Assessoria de Imprensa da Uece

Dragão do Mar: Coletivo artístico “No barraco da Constância tem!” inicia temporada nesta terça-feira (27)

dragaodomarce

Usando-se de variadas linguagens da arte, o coletivo apresenta as cenas Espetáculo e Piragem Etnográfica do Complexo, nos dias 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro – sempre às terças-feiras – no Teatro Dragão do Mar

Teatro, dança, performance, entre outras linguagens, desenham o trabalho do coletivo artístico cearense “No barraco da Constância tem!”. Na próxima terça-feira, dia 27, às 20h, o grupo inicia temporada no Teatro Dragão do Mar, que segue pelos dias 3 e 10 de fevereiro. Serão apresentadas duas cenas: Espetáculo e Piragem Etnográfica do Complexo, esta última desenvolvida no Laboratório de Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, em 2014.

Com diferentes linguagens, o coletivo artístico traz momentos cheios de ironia e humor, em que abordam crises criativas, problemas de comunicabilidade com o público, violência e questões éticas que atravessam tanto o artístico como o social. Na primeira cena, “Espetáculo”, o teatro apresenta-se como um ato de exposição e violência: a conturbada relação que os criadores deste trabalho têm com o público, com o fazer teatral, com a própria obra que eles estão apresentando e com eles mesmos.

Na segunda cena, “Piragem Etnográfica do Complexo”, dançam, cantam, improvisam; lançam questões sobre o que é a contemporaneidade ou como estão se usando dela, como entidade de forças que movimentam um pequeno grupo de conhecedores.

Propositor artístico

“No barraco da Constância tem!” é um coletivo que, desde o ano da sua criação, em 2012, vem se estabelecendo enquanto propositor artístico na cidade de Fortaleza. Com atividades intensas, o grupo é oriundo da junção de pessoas com formações diversas, principalmente nas áreas de Dança e Teatro, mas que também desenvolvem investigações a partir de outras linguagens, como Audiovisual, Circo, Fotografia, Literatura, Música e Performance.

Os integrantes são Ariel Volkova, Honório Félix, Tayana Tavares e William Pereira Monte. Unidos por um mesmo propósito de trajeto: o compromisso com a investigação das linguagens, em que seja possível a desconstrução de fronteiras e a construção de hibridações e transversalidades. Na relação arte e público/espectador, explora ficções, encontros, profanações, questionamentos, fruições, catarses, num constante estado de invenção e pesquisa acerca dos diferentes modos de criar.

No ano passado, o coletivo teve projeto selecionado no Laboratório de Criação em Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes. Sob a tutoria de Gil Giffony -  ator, encenador, produtor e pesquisador nas áreas do teatro, organização da cultura e direitos culturais – desenvolveram a cena “Piragem Etnográfica do Complexo”, em cinco meses de trabalho.

SERVIÇO

Espetáculo + Piragem Etnográfica do Complexo, do coletivo “No barraco da Constância tem!”
Quando: dias 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro
Hora: 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Ficha técnica completa

Espetáculo
Direção: Honório Félix
Dramaturgia e texto: Honório Félix e Paulo José
Interpretação, criação, cenário e figurino: Honório Félix e Tayana Tavares
Maquiagem: Tayana Tavares
Música: Wait until tomorrow, de The Jimi Hendrix Experience, composta por Jimi Hendrix
Piragem etnográfica do complexo
Dramaturgia, direção e interpretação: Ariel Volkova, Honório Félix, Tayana Tavares, William Pereira Monte e Wladimir Cavalcante
Música: Ariel Volkova, Honório Félix, Liana Cavalcante, Tayana Tavares, William Pereira Monte e Wladimir Cavalcante
Arranjo e mixagem: Wladimir Cavalcante
Texto: Félix Guattari, Gilles Deleuze e William Pereira Monte
Vídeo: Trio A, de Yvonne Rainer
Colaboração artística: Bio Falcão
Classificação indicativa: 12 anos

Mais sobre o coletivo artístico

Interessados em trabalhar de maneira colaborativa e também coletiva, em 2012, o coletivo deu início aos seus trabalhos com a peça “Leilão do Primata” cuja composição foi construída de maneira coletiva. Este trabalho foi apresentado no III ManiFesta! Festival das artes, bem como em praças públicas da cidade.

Seguindo o mesmo desejo pela composição coletiva, também foram criados o trabalho fotográfico “Santa up pop banana ceia” (2012), como desdobramento do “Leilão do Primata”, e também os trabalhos cênicos “Pra ser bom de cama é preciso mais que uma banana” (2013), apresentado em festas da cidade; P”iragem etnográfica do complexo” (2013), apresentado no IV ManiFesta! Festival das artes, II Festival de arte contemporânea MA, Ato Compacto BNB 2014, Bienal Internacional de Dança do Ceará – De par em par 2014; e “Pequenos trabalhos não são trabalhos pequenos”.

Além de outros eventos, como “Bichx!” (2013), apresentado no IV ManiFesta! Festival das Artes; “New general catalogue” (2013), apresentado no Instituto de Cultura e Arte da UFC; e “A matança do porco” (2014), apresentado no Fecta 2014.

Entre outras criações, estão também as peças “In memoriam” (2012); “Linhas paralelas – de Recife a Salvador” (2012); “Os degredados filhos de Eva (2013)”, apresentado no Encontro nacional de estudantes das Ciências Sociais de 2013; “CRASH! CRASH! POW!” (2013), apresentado no Quinta com Dança Experimental de 2014 (Editais Culturais do Instituto Dragão do Mar) e no II Festival de Arte Contemporânea MA; “Espetáculo” (2013), apresentado no Fecta 2013, no I Circuito Alternativo de Teatro, no FesFort 2014 e no Ato Compacto BNB 2014; e “6 variações para uma orquestra (2014)”.

Em 2014, o “No barraco da Constância tem!” teve seu projeto aprovado no Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Contatos para entrevistas
Ariel Volkova: (85) 9720-5043
Honório Félix: (85) 9707-1818

23.01.2015

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Ceará gerou 47.372 empregos em 2014

emprego

Em 2014, considerando a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, foram gerados 47.372 empregos celetistas no Ceará, o que representou um aumento anual de 3,98%. O saldo é o terceiro melhor do país, atrás somente de Santa Catarina (53.887) e Rio de Janeiro (53.586), embora tenha sido inferior ao registrado em 2013, quando a ampliação foi de 50.206 postos de trabalho.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e foram divulgados hoje (23/1), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O comportamento foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores de Serviços (24.940), Comércio (11.747 postos) e Construção Civil (8.789).

"Embora não tenha conquistado os níveis de ampliação de postos de trabalho de anos anteriores, o Ceará não apenas manteve a expansão dos empregos com carteira como também foi um dos principais centros de geração de postos de trabalho do país," analisa o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes.

Em dezembro, por razões sazonais que marcam a série do CAGED (entressafra agrícola, férias escolares, dentre outros), verificou-se declínio de 0,34% no nível de emprego ou -4.201 postos de trabalho. Essa redução atingiu quase todos os setores, com destaque para Construção Civil (-4.008 postos), Indústria de Transformação (-2.893 postos) e Agropecuária (-933 postos), cujos saldos superaram a geração de empregos verificada principalmente no Comércio (+3.110 postos).

A região Metropolitana de Fortaleza registrou acréscimo de 30.470 empregos formais no ano de 2014, incorporando as declarações entregues fora do prazo de janeiro a novembro de 2014.

 

Assessoria de Comunicação do IDT:

Garota de 18 anos vai casar com o pai biológico após dois anos de namoro

maosdadas

Foto: Getty Images
O incesto é um dos maiores tabus da sexualidade. A prática é considerada repulsiva na maioria das culturas, mas pode ser mais frequente do que imaginamos. Ainda nos anos 1980, Barbara Gonyo, fundadora de um grupo de apoio para crianças adotadas, cunhou o termo atração sexual genética para definir a atração e sentimentos surgidos entre crianças adotadas e seus pais biológicos.

Por causa da polêmica causada por esse tema, poucas pessoas relatam suas experiências. No entanto, a revista norte-americana New York Magazine traz a história de uma garota de 18 anos, da região dos Grandes Lagos (norte dos EUA) e que vai casar com o pai biológico após um namoro de dois anos.

Segundo o relato da moça, os pais a conceberam aos 18 anos, no baile de formatura do colegial e se separam durante a gestação dela. “Os problemas psicológicos da minha mãe contribuíram para o término do relacionamento. Criada pelos avós maternos, a menina pouco teve contato com o pai - as visitas eram marcadas por discussões do casal.

Quando ela tinha 15 anos, o pai escreveu a ela. Ela comentou sentir falta do pai e a mãe perguntou a ela como era possível sentir falta de alguém que que ela mal conhecia. De acordo com a menina, “a mãe sempre se relacionava com caras errados e ela não se sentia próxima dos padrastos - eu sentia falta de uma figura paterna”.

Apenas aos 17 anos, ela pôde reencontrar o pai. Controladora, a mãe tinha a senha de acesso ao Facebook da jovem. Quando o pai a adicionava no Facebook, o pedido era rejeitado pela mãe. Após o contato via Internet, eles começaram a se ver pessoalmente - o pai mora a 30 minutos da casa da mãe.

Depois de um tempo, ela pediu para passar uma semana com o pai - ele morava com a namorada. Na quarta noite, eles se beijaram e ela acabou perdendo a virgindade com o pai biológico. “Não me senti estranha, foi como se eu estivesse fazendo amor com um homem com quem eu estava junto há anos”.

Em seu depoimento, ela diz que a família materna os vêem como pai e filha, já a família paterna os vê como um casal. Eles pretendem se mudar para Nova Jersey, pois lá o incesto entre adultos não é considerado ilegal. O casal também deseja ter filhos biológicos e não teme riscos à saúde do bebê. O que você acha da história?

br.noticias.yahoo.com

Sons e sotaques de Guará

jacinta

 

Atrações da Áustria, EUA, Guiné, Portugal e do Brasil traduzem a diversidade cultural do festival

 

A portuguesa Jacinta, referência do jazz em Portugal, fará shows em Fortaleza e Guaramiranga

O músico Willie Walker, uma das referências contemporâneas da soul music, se apresenta na edição 2015 do Festival Jazz & Blues. O evento acontece em fevereiro, em Fortaleza e Guaramiranga

Um festival de encontros. Se há uma característica que pode identificar a edição 2015 do Festival Jazz & Blues são os diferentes "sotaques" do blues e do jazz das atrações confirmadas. Realizado este ano de 14 a 17 de fevereiro (durante o Carnaval), em Guaramiranga, e de 19 a 21 de fevereiro, em Fortaleza, a mostra inclui atrações musicais de cinco países. Além dos brasileiros, participam cantores e instrumentistas de Guiné, EUA, Portugal e Áustria.

Musicalmente, o festival deste ano vem mais centrado nas sonoridades que dão nome ao projeto, o jazz e o blues. Em anos anteriores, a vocação multicultural do evento se fez notar na escalação de instrumentais com uma pegada mais brasileira. Este tipo de música, claro, também terá espaço na programação de fevereiro. Entre os convidados internacionais, a guineana Fanta Konatê apresenta um repertório jazzístico temperado por tambores africanos.

A artista vem de uma tradição familiar de canto e danças tradicionais, colocando em sua musicalidade, ainda, referências de pesquisas feitas com ritmos de aldeias Malinkês, na África Ocidental.

Com uma pegada contemporânea, ela mistura diferentes as matrizes musicais, balanceando virtuosidade instrumental com uma forte carga intuitiva, percussiva e corporal. Em cena, estarão sopros, cordas e o djembê, tambor tradicional africano. Fanta canta no encerramento da programação do festival na serra, na noite do dia 17, e faz, ainda, apresentação em Fortaleza, dia 19.

Outro destaque do lado jazzístico do festival é a cantora portuguesa Jacinta. Com uma voz forte, de timbre marcante, ela é considerada figura central do jazz em Portugal. Aos 43 anos, a cantora tem uma sólida carreira internacional, impulsionada por sua participação no projeto "Tributo a Bessie Smith", disco lançado em 2003 e que ultrapassou as 25 mil cópias, recebendo Disco de Ouro. A cantora já recebeu prêmios como o de melhor jovem artista da Europa, em 2007, incluindo em sua trajetórias projetos de tributos a figuras como o pianista Thelonious Monk e artistas brasileiros, caso de Tom Jobim e Djavan. Em seu disco mais recente, "Recycle Swing - Jazz Standards", a cantora evoca a tradição mais classuda do jazz norte-americano, com releituras do repertório de Cole Porter e Duke Ellington.

Convidados

Outro ponto alto deste ano, são os encontros especiais. E a participação do norte-americano Willie Walker será um dos trunfos desta edição. Considerado uma lenda viva da soul music, Walker recebe no palco o organista austríaco Raphael Wressnig para um show repleto de soul e rhythm 'n' blues.

Outros encontros virtuosos devem acontecer na programação, que inclui ainda atrações como o duo de piano e percussão, formado pelo carioca Fernando Moura e o baiano Ary Dias, percussionista do grupo A Cor do Som. Também recebendo um convidado especial, o bluesman carioca Jefferson Gonçalves, considerado um ícone pela sonoridade que tira da gaita, aproxima a harmônica da musicalidade nordestina e, em especial, do Cariri cearense - marca de seu último trabalho, "Encruzilhada". Jefferson recebe no palco o percussionista Laudir de Oliveira, veterano que já tocou ao lado de grandes nomes como Chick Corea e Airto Moreira, além de ter integrado o grupo Som Imaginário, com Milton Nascimento, Robertinho Silva e Wagner Tiso.

Os encontros também devem marcar a maior parte das participações locais. Este ano, as tradicionais Jam Sessions, que são realizadas após a meia noite, terão um formato diferente, com um grupo veterano da cena blues de Fortaleza recebendo um estreantes. No time, sobem também ao palco principal do festival bandas já bem conhecidas do público do blues, como Blues Label, com 14 anos de atuação, Puro Malte, De Blues Em Quando, além de projetos de estreantes, como o dos guitarristas Rafael Balboa, Victor Gueiros, a cantora Raíssa Dantas e a banda InBlues.

Mais informações:

Festival Jazz & Blues. De 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga; de 19 a 21 de fevereiro em Fortaleza. Programação completa em www.jazzeblues.com.br

Fábio Marques
Repórter

Para Você Refletir ! Por Maria Otilia

Estes últimos dias fomos surpreendidos com duas notícias tristes. O falecimento prematuro de duas pessoas muito queridas: Pitorra e Henrique, filho de Fernanda Vilar. Para mim e acredito que para outras pessoas, fica uma indagação: Por que é tão difícil para  nós seres humanos, lidar coma tristeza, angústia,sofrimento? E porque não buscamos a solução de forma consciente, sensata, sábia? Difícil encontrar uma resposta para tantas indagações. Visto que é não é fácil  traçar um parâmetro entre o que é certo e o que é errado em relação a sentimentos  internos  de todos nós seres humanos. Daí   ficarmos perplexos  quando um amigo busca  colocar um fim na própria vida, ou morre a cada dia, através de  um vício que usa  refúgio para esconder a infelicidade. Para melhor compreensão de fatos como estes,posto uma fábula que trata da felicidade.E que possamos refletir que cada dia é um recomeço,  nem sempre fácil. Boa Leitura!

             A  Felicidade
Um infeliz homem que,amargurado por não encontrar a felicidade, fechou a pobre casa,e foi mundo afora, à procura deste estado intimo do espírito. Percorreu todos os caminhos, todas as nações , todos os povos, sem descansar, até encontrar o lugar que acharia encontrar para ser feliz. Onde chegava, reunia ele um pequeno grupo ao qual explicava os planos que tinha para ser feliz...Afirmava que seus seguidores seriam felizes na posse de regiões gigantescas, onde haveria montes de ouro...mas o povo lamentava e ninguém o seguia... no dia seguinte, recomeçava a caminhada.Assim, foi percorrendo cidades e cidades, de país em país,anos a fio... um dia percebeu que estava ficando velho, seus cabelos brancos, suas mãos enrijecidas e cansado de tanto procurar essa tal felicidade...
 ..foi quando parou em frente a uma casa antiga, janelas de vidro quebradas, o mato cobrindo o canteiro do jardim, poeira invadindo todos os cantos dela, e ninhos de passarinhos construídos pelos pardais. PENSOU E TOMOU UMA DECISÃO : Vou tratar de ser feliz aqui. Arrumaria o telhado,colocaria novas janelas e vidros novos,cuidaria do jardim,pintaria as paredes...e cantaria a canção da felicidade.
Foi quando parou e ficou imóvel, qual estátua de pedra: AQUELA CASA ERA A PRÓPRIA RESIDÊNCIA QUE ELE ABANDONARA HÁ TANTOS ANOS, A PROCURA DA FELICIDADE...

Autoria desconhecida
MORAL DA HISTÓRIA :
“Felicidade não é conquistar o que se deseja, mas continuar desejando o que já conquistou!”

Vida de cachorro grande - Por: Emerson Monteiro

Invocado o cachorro lá de casa que tem pose de valentão, a quem resolvi lhe fazer regime de comer apenas uma vez por dia, tanto bom de manter o peso, gordo que parece um elefante novo, brilhante reluzente. Mas mesmo assim chegado a uma preguiça que é um negócio sério. Também vive só na intenção de comer e dormir, tirando poucos momentos de latir com os passarinhos que dividem com ele a caquera do alimento, ou ficam pulando pelo meio do terreno à procura do que fazer, jogando conversa fora nos cânticos melodiosos, vida de artista essa vida de passarinho.

Isso de demorar a comer desse exemplar de canino me relembra história que minha mãe contava quando a gente era criança. Dizia que a mãe da preguiça antes de servir a refeição perguntava à filha: - Preguiça, tá com fome? – E ela dengosa respondia: - Sim, mãe, ‘tou com muuiiita fome.

- Quer comer -, continuava no diálogo.

- Quero, quero -, lentamente respondia.

- Pois vá buscar o prato no armário.

- Ah, mãe, tão longe... Quero mais não.

Vejo naquilo agora nas atitudes do cachorro que crio preso durante o dia e à noite dorme solto. De queijo apoiado nas patas dianteiras o dia inteiro, filosofando que é uma beleza, de olhos no tempo, ali amarrado acompanhando o movimento dos outros bichos enquanto esquece a panela aberta com a ração exposta. Vêm tartarugas, estiram o pescoço, e comem. Os pássaros sobem na borda, e comem. As lagartixas, ligeiras, comem. Até os ratos, de noite, deram de furar o saco, deixarem suas marcas. E ele, o responsável, nada. Demora o dia todo no maior desinteresse, a me trazer de volta a velha história da mãe da preguiça.

No entanto serve de algum motivo, de lembrar alguns da espécie que somos nós, que desfilam dias e dias porque veem outros viverem.  Deixam o barco correr solto à espera do maná cair do céu, gostam do bom e do melhor, sem, contudo, nem de longe querer enfiar
prego numa barra de sabão. Observam as nuvens passar no firmamento e ficam à procura de achar na imaginação o pão que garanta o nascer dos dias seguintes. Ah, vidas essas às vezes parecidas com vida de gente acomodada.

RVNET - O Seu próximo Provedor de Internet


Empresa de Internet Testada e Aprovada com nosso Selo de Qualidade


No Blog do Crato nós membros, temos uma filosofia, que é só fazer parcerias com empresas e poder recomendar ao público, se o produto for realmente bom. Se a gente puder testar e se passar pelo nosso rígido "selo de qualidade". Após muitos anos usando o VELOX da OI como nosa fonte de acesso à internet, já estamos utilizando todo o sistema da Rede Chapada do Araripe de Comunicações que inclui os Sites Blog do Crato, Chapada do Araripe, WebRadio Chapada, e WebTV serão transmitidos através da empresa RVNET. 

Como usuário por mais de uma década do Velox, e tendo sido cliente de outras empresas de internet sem fio da região, posso assegurar a todos os nossos leitores que o produto vendido pela RVNet é de primeiríssima qualidade. Com uma equipe de profissionais da mais alta qualidade, com conhecimento, educação, e treinados para servir bem aos clientes, a RVNET veio para ficar. Além de tudo, é uma empresa que investe em seu produto. Basta dizer que ela está implantando em Juazeiro do Norte até o fim deste mês um link de 1 Gbit para servir melhor ainda, e passando fibra ótica por várias cidades do sul do Ceará, além de atender também a região de Iguatu. 

Operando na faixa de 5.8Ghz, o que garante a verdadeira experiência da internet sem fios sem problemas de conexão, como ocorre com muitos provedores supercongestionados do cariri, na RVNET sua conexão é como sempre deveria ter sido: Estável, com velocidades reais de acesso, e sem problemas de quedas. 

Portanto, ao contratar o seu próximo provedor de Internet, escolha com o melhor. Fique com a RVNET. E se ela passou por todo o nosso clássico perfeccionismo, é porque podemos atestar a sua qualidade. Não recomendaríamos jamais aos nossos clientes e amigos se fosse diferente.

Mas não acredite apenas em nossa palavra: Contrate a RVNet e não se contente com menos.



www.blogdocrato.com
Saiba mais acessando a página: 

CRATO - CARNAVAL DA SAUDADE 2015

carnaval_saudades_faixa-01

Estamos mais uma vez realizando o já tradicional Carnaval da Saudade do Crato Tênis Clube. Em 2015 comemoramos os 10 anos deste evento que tem se destacado na região do Cariri como a mais marcante festa do período momino. Uma festa marcada pelas marchinhas, frevos e sambas.  Em 2015 a festa será animada por duas orquestras da região do Cariri: A Orquestra Prisma, e a Orquestra Carnavalesca Azes do Ritmo, com as participações especiais do Maestro Hugo Linard e do grande Crooner Francisco Peixoto, que certamente farão o "Clube do Pimenta" ferver de alegria e muita emoção.
Dois grandes nomes da nossa cultura serão os homenageados: O Dr. Maurício Almeida Filho, Mauricinho, ex-presidente do Crato Tênis Clube, fundador da inesquecível "Cratucada", que tanto animou os carnavais do Crato, e um dos criadores do "Desfile das Virgens", famoso bloco de carnaval que começou nos anos 1970. O outro homenageado é o Maestro Hildegardo Benício, "in memorian", um músico de alma inteira, que viveu a maior parcela de sua existência, alegrando os seus semelhantes. Grande saxofonista que abrilhantou festas, tertúlias, e muitos eventos por esse Cariri afora. Um dos maiores ícones da nossa história musical.
E, como já é tradição, o Carnaval da Saudade 2015 vai sair a partir das 4 horas da manhã do CTC para encerrar em apoteose, na Praça Siqueira Campos.

CULTURA NO CARIRI

Coisas da República: condenado pelo "mensalão", José Dirceu agora é investigado no mega-escândalo do "petrolão"


Dirceu, que foi condenado no processo do mensalão, recebeu 725 mil reais da Galvão Engenharia, 720 mil reais da OAS e 1,377 milhão de reais da UTC Engenharia em 2012
A Justiça quebrou o sigilo bancário do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, de seu irmão Luiz Eduardo de Oliveira e Silva e da empresa JD Consultoria, que pertence a ambos, por suspeita de envolvimento no suposto esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação Lava Jato, disse o Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira.
Segundo o telejornal, procuradores detectaram que a empresa de Dirceu recebeu recursos de três das empreiteiras investigadas por participação no suposto esquema --Galvão Engenharia, OAS e UTC Engenharia.
Documentos mostrados pelo telejornal afirmam que a consultoria de Dirceu, que foi condenado no processo do mensalão, recebeu 725 mil reais da Galvão Engenharia, 720 mil reais da OAS e 1,377 milhão de reais da UTC Engenharia em 2012 e outros 939 mil reais da mesma empresa em 2013.

(Fonte:Site Terra)


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !

crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato



Irmãos Aniceto preparam nova fase

irmaosaniceto
A imagem da formação anterior ficará na memória das novas gerações
Foto: Allan Bastos
Crato Próxima de comemorar seus 200 anos de existência, o aniversário será celebrado no mês de maio, a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto entra definitivamente em sua terceira formação. Após a morte de Mestre Antônio, primeiro pífano da mais emblemática banda cabaçal do nordeste brasileiro, a função passará a ser exercida por seu filho caçula, Cícero Aniceto, que assumiu o posto no início da semana, após convite feito pelo coordenador do grupo, Mestre Raimundo Aniceto, último remanescente da segunda formação da banda. Nesta nova formação, os sobrinhos de Mestre Raimundo, Cícero e Adriano, filhos de Mestre Antônio; e Jeová, Cícero e Vicente, filhos de Mestre João; assumem o legado da família e a obrigação de manter a tradição da cultura popular efetivada pelos Irmãos Aniceto.
A primeira apresentação da nova formação da banda acontecerá no próximo dia 25 de janeiro, quando participarão das comemorações em torno da Santa Cruz da Baixa Rasa. O evento, que no ano passado comemorou cem anos de celebrações, é realizado em plena área da Chapada do Araripe e atrai milhares de pessoas. A participação da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto durante o evento acontece há muitos anos e, por conta da morte de Mestre Antônio e a chegada do novo componente, há grande expectativa em torno de como o grupo se comportará daqui por diante.
"Agora a banda é composta pelos sobrinhos. Do começo da segunda geração só fiquei eu. Meus irmãos mais velhos partiram e eu fiquei na missão de dar continuidade, ensinando o pessoal mais novo pra que a tradição não se acabe", explicou Mestre Raimundo, líder dos Irmãos Aniceto. Segundo ele, que integra o grupo há 72 anos, existe uma espécie de compromisso familiar que impulsiona os mais jovens a também dar prosseguimento à tradição dos Aniceto. "Não vai morrer nunca. A banda vai passando de geração pra geração e os mais novos é que vão tomar de conta. Essa tradição vem de muito tempo. Aprendi isso com meu pai e, junto com Antônio, fomos passando para o pessoal mais novo da família. Hoje, até uma bandinha de criança já existe, que é pra dar continuidade ao trabalho", disse Mestre Raimundo Aniceto.
A bandinha ressaltada por ele é coordenada por Jeová Aniceto, filho de Mestre João, um dos componentes da banda cabaçal. Composta por cinco integrantes, já assume papel importante na produção cultural da família. "A banda cabaçal mirim também realiza muitas apresentações. A gente quer preparar os meninos logo cedo, porque, se precisar, já tem como substituir componente na dos adultos", observou Jeová Aniceto. Conforme afirma, o projeto de preparação das crianças vem acontecendo há pouco mais de cinco anos e, além de parentes, o grupo também é formado por filhos de amigos da família Aniceto. "No começo também foi assim. Eram parentes e amigos. A gente só manteve a tradição", afirmou.
Novos projetos
Nesta nova fase dos Irmãos Aniceto, dois projetos estão sendo analisados: a criação de um Memorial Cabaçal e da banda cabaçal das Irmãs Aniceto, que seria formada pelas sobrinhas e netas de Mestre Raimundo. Ambos os projetos estão sendo discutidos junto à Secretaria de Cultura de Crato e, conforme a secretária Dane de Jade, poderão ser efetivados ainda neste ano. "As conversações em torno da criação da versão feminina da banda cabaçal dos Anicetos estão bastante adiantadas. As mulheres desta família também possuem um potencial cultural muito rico. É preciso fortalecer essa perspectiva e auxiliá-las na efetivação deste projeto", afirmou a secretária, ressaltando que a pasta já trabalha a elaboração de um projeto para a construção do Memorial Cabaçal: "O projeto é importante para que haja a guarda de um material muito importante que vem sendo produzido há quase dois séculos. A história dos Irmãos Aniceto precisa ser preservada, bem como deve servir para que a cultura popular fomentada no Crato seja continuada pelas futuras gerações".

Roberto Crispim
Colaborador
Diario do Nordeste - Regional

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Sisu registra 2,6 milhões de inscritos e UFC é a mais procurada

Sisu-2015-Inscrições

A poucas horas para o fim do prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o número de candidatos inscritos chegou a 2.651.682 até às 18h (horário Brasília) desta quinta-deira (22), segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser feitas até as 23h59 no site do Sisu. Desde o último balanço, às 16h, pedagogia ultrapassou medicina e ocupou o terceiro lugar entre os cursos mais procurados. A Universidade Federal do Ceará segue com o maior número de inscrições.

Desde 2012 a UFC lidera o ranking de universidades mais procuradas no Sisu, segundo a própria instituição. Este ano foram ofertadas 6.238 vagas em 106 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A instituição aderiu ao Sisu em 2010 e ingressou em 2011, com 100% das vagas da graduação presencial.

Até as 18h, as instituições que mais receberam inscrições foram as universidades federais do Ceará (178.598), de Minas Gerais (177.797), Pernambuco (171.203), do Rio de Janeiro (168.035), da Bahia (141.694), de Goiás (141.340), da Paraíba (134.526), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (132.534), a Universidade Federal de Alagoas (132.440) e a Universidade Federal Fluminense (129.226).

Na relação por estados, Minas Gerais lidera o número de inscritos (310.847), seguido por São Paulo (291.789), Rio de Janeiro (238.132), Bahia (196.967) e Ceará (173.291).

(Agência Brasil)

Governo do Estado e Prefeitura se reúnem para discutir ações de segurança

seguranca

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio se reuniram na noite de ontem (21), no Palácio da Abolição, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública em Fortaleza. Entre os principais temas debatidos estava a situação atual da segurança dentro dos ônibus e nos terminais da cidade. “Essa integração entre Governo do Estado e Prefeitura é fundamental para aprimorarmos as políticas públicas e ajudar a melhorar a vida dos fortalezenses”, citou Camilo Santana. 

Além do governador e do prefeito, participaram do encontro a vice-governadora Izolda Cela e os secretários estaduais Delci Teixeira (SSPDS) e Élcio Batista (Chefia de Gabinete), além do presidente do Iplanfor e coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana, e representantes das polícias Militar e Civil, Bombeiros, Etufor, Guarda Municipal, Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas e Sindiônibus.

Ceará Pacífico

O Governo do Estado também priorizará parcerias com outros municípios do Ceará para o combate à violência. No último dia 14, o grupo que compõe o Ceará Pacífico realizou a primeira reunião do ano. “O Ceará Pacífico vai envolver todas as entidades da sociedade civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público e vamos apresentar, nos próximos 60 dias, o plano global do Ceará envolvendo ações focadas nos locais mais críticos do estado. Vamos integrar diversas ações de governo como Saúde e Educação e outras entidades nas quais estamos conversando, além de parceria com as prefeituras”, enfatizou o governador Camilo Santana.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Justiça Federal quebra sigilo bancário e fiscal de Dirceu, diz TV

 JOSE DIRCEU/CPP

(Foto: Estadão Conteúdo)
A Justiça Federal mandou quebrar o sigilo bancário e fiscal do ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, informou nesta noite de quinta-feira, 22, o Jornal Nacional, da Rede Globo. A decisão, segundo a reportagem, também vale para o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, e para a empresa deles, a JD Assessoria e Consultoria Ltda.
O Jornal Nacional citou que o Ministério Público Federal (MPF) viu indícios de que a JD recebeu recursos de empreiteiras ligadas ao esquema de corrupção na Petrobras, desvendado pela Operação Lava Jato.
Segundo a decisão da Justiça, citada pela Rede Globo, a JD Assessoria e Consultoria recebeu, entre 2009 e 2013, R$ 3.761.000,00 das construtoras Galvão Engenharia, OAS e UTC Engenharia. As três empreiteiras tiveram executivos presos no início de dezembro.
Em nota, José Dirceu confirmou, segundo o Jornal Nacional, que prestou serviços de consultoria às empresas citadas no documento da Justiça Federal. Ele se pôs a disposição para prestar esclarecimentos ao Judiciário.
À Rede Globo, a Galvão Engenharia informou que não se pronunciaria sobre as suspeitas. A UTC Engenharia reconheceu que contratou a JD Assessoria e Consultoria para a prospecção de negócios de infraestrutura no Peru e na Espanha, segundo a reportagem. Na construtora OAS, ninguém foi encontrado para comentar as suspeitas, informou o Jornal Nacional.

Por Daniel Galvão | Estadão Conteúdo

Governo do Estado inaugura obras sociais em Capistrano e Santana do Cariri

Quadra_Poliesportiva

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), inaugura nesta sexta-feira (23) e no próximo dia 06 de fevereiro, em Capistrano e Santana do Cariri, respectivamente, mais duas obras sociais construídas por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). Os municípios foram contemplados com o Proares por apresentarem um elevado índice de vulnerabilidade social, conforme dados apontados no diagnóstico que serviu como referência para a elaboração do Plano Participativo Municipal (PPM).

A cidade de Capistrano foi contemplada com uma Quadra Poliesportiva que atenderá 500 crianças, adolescentes e jovens da Sede do Município, o que contribuirá para o desenvolvimento de atividades esportivas e lazer fora do horário escolar, e melhorar a qualidade de vida da população infanto juvenil. A Quadra Poliesportiva foi orçada em R$ 461.910,00 e, com esta inauguração, o Proares II concluiu 48 Quadras Poliesportivas beneficiando 21.800 pessoas.

Já o município de Santana do Cariri foi contemplado com a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI), que oferecerá condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade para crianças, através de um conjunto de ações nas áreas da saúde, estimulação, educação, alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias. O equipamento social foi orçado em R$ 347.146,18 e terá capacidade para atender 100 crianças de 2 a 6 anos.

Proares

O Programa financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente. O programa promove ainda a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades. Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal. O Proares já concluiu 137 equipamentos sociais em 63 municípios.

Serviço:

Capistrano

Data: sexta-feira, 23 de janeiro

Horário: 10 horas

Local: Santo Antônio – Sede do Município

Santana do Cariri

Data: sexta-feira, 6 de fevereiro

Horário: 16 horas

Local: Distrito de Brejo Grande

22.01.2014

Assessoria de Comunicação da STDS

XI Edição dos Jogos Paralímpicos é aberta no Cepid

Cepid1

Na busca pelos caminhos da qualidade de vida para as pessoas com deficiência, o governo do Estado fortalece o apoio ao paradesporto e realiza a partir desta quinta-feira (22) até o próximo sábado (24), a XI Edição dos Jogos Paralímpicos do Ceará, reunindo cerca de 340 paratletas, com idades entre 18 e 40 anos, de 13 entidades. Durante esses três dias, eles competirão em oito modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo, karatê e xadrez.

As primeiras competições acontecem hoje, no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), unidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), onde ocorreu, nesta manhã, a abertura oficial. “Sentimo-nos muito felizes em ver toda esta disposição, tantas pessoas determinadas à prática do esporte, em busca de uma vida mais saudável, independentemente de suas limitações físicas. Vocês são um exemplo a seguir”, declarou a Primeira Dama do Estado, Onélia Leite, ao participar da solenidade de abertura das competições.

“Fortalecer o paradesporto e o esporte como um todo é um compromisso nosso, tanto na capital, como nos municípios do interior”, acrescentou o titular da Secretaria do Esporte (Sesporte), David Durand, na oportunidade. “Aqui nós nos sentimos acolhidos. Esse é o nosso espaço, que deve ser zelado e aproveitado por todos”, declarou Henrique Gurgel, presidente da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), numa referência ao trabalho desenvolvido pelo Cepid, em prol das pessoas com deficiência.

O evento foi ilustrado com o desfile dos atletas e a apresentação de dança artística pela bailarina paratleta, Ana Carolina. A pira olímpica foi acesa pelo paratleta Francisco Denilson Sampaio e o juramento, lido pela paratleta Renata Frutuoso. A competição está sendo realizada pela Acea, com apoio da STDS, Sesporte, Centro Universitário Estácio FIC e Academia Cearense de Tênis de Mesa (ACTM), onde ocorrerão as provas de natação e atletismo e de tênis de mesa, respectivamente. (Veja programação abaixo)

Preparação Nacional

Os Jogos Paralímpicos do Ceará acontecem desde 2003 e buscam descobrir novos talentos e reunir pessoas com necessidades especiais de todo o Estado em um evento esportivo e social, inspirando novos adeptos ao esporte. Os paratletas vencedores irão compor o quadro de representação do Estado para competições nacionais. A ideia é ajudar a promover as modalidades no Estado aproveitando a passagem das Olimpíadas pelo Rio de Janeiro em 2016, ocasião que também terá sua versão paralímpica.

Cepid

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) oferece completa infraestrutura para atendimento de pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa. Além disso, o Centro oferece ações de capacitação para o trabalho. Os interessados em participar de alguma das atividades devem comparecer ao Centro, na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará, para realizar inscrição e serem encaminhados para avaliação física.

Programação:

Abertura: 22 de janeiro (quinta-feira) - 8h30 às 10h – CEPID
Taekwondo: 22 de janeiro (quinta-feira) - 8h às 12h – CEPID
Karate: 22 de janeiro (quinta-feira) - 13h às 17h - CEPID
Tênis de Mesa: 22 de janeiro (quinta-feira) - 14h às 19h – ACTM
Futsal: 23 de janeiro (sexta-feira) - 8h às 17h - CEPID
Xadrez: 23 de janeiro (sexta-feira) - 8h às 17h - CEPID
Natação: 24 de janeiro (sábado) - 8h às 12h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS
Atletismo: 24 de janeiro (sábado) - 13h às 18h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS

Locais de Competições:

- Cepid: Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará.
- ACTM: Rua Esperança, 56, Jardim das Oliveiras (ao lado da EEFM profissionalizante Jaime de Alencar de Oliveira).
- Centro Universitário Estácio FIC: Rua Eliseu Uchoa Becco, 600, Água Fria

*Mais informações: Henrique Gurgel (Presidente da Acea) – 8878.1367

 

Assessoria de Comunicação da STDS

Obra pode ser inviabilizada por conta de 'obstáculos'

aeroportojuazeiroFoto: Elizângela Santos

Juazeiro do Norte Uma das reformas mais esperadas para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, pode ser inviabilizada por conta de algumas irregularidades no espaço aéreo do local, apontadas pelo Comando Aéreo Regional (Comar). Oito torres de empresas de telefonia móvel, a antena da Rádio Vale FM e a torre do Santuário de São Francisco terão que ser reduzidos ou removidos para que o projeto de ampliação da pista e construção da nova estação de passageiros do aeroporto Regional do Cariri possa ser iniciado. Os obstáculos precisam ser contornados dentro de um prazo de 30 dias.

Na última terça-feira (20), o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Nilson Suassuna, esteve reunido com o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) e secretários municipais para tratar do assunto.

Arquivamento

As determinações, conforme o Comar, são para rebaixar alguns equipamentos e construções que invadem o espaço aéreo, representando riscos para a navegação das aeronaves. E, caso isso não seja resolvido, segundo o coordenador de Turismo de Juazeiro, o projeto de ampliação pode ser arquivado.

"Estamos correndo contra o tempo, enviando notificações para as empresas de telefonia móvel que operam em Juazeiro e que não compareceram à reunião com o Comar, nem se manifestaram até agora. Se não cumprirmos o prazo que nos deram, nem sei o que pode acontecer", lamenta Celestino.

Ainda segundo ele, existem antenas de telefonia com até 36 metros acima do que seria permitido e o Ministério Público Federal (MPF) será avisado sobre as notificações.

Celestino revela que oito árvores altas em torno do campo de pouso também devem ser removidas do local atual pela Prefeitura e passarão por replantio em outro ambiente. Ao todo, conforme o coordenador, eram 50 obstáculos em desconformidade ao plano de segurança do Comar e pelo menos 32 deles já foram corrigidos. A direção da Rádio Vale FM já garantiu a realocação de sua antena para outro local e os responsáveis pela torre do Santuário dos Franciscanos também deram uma sinalização positiva quanto à adequação.

Remoção

Das operadoras de telefonia, apenas a TIM enviou representante para a reunião. As demais (Vivo, Claro e OI) não compareceram nem se manifestaram até o fechamento desta edição.

"As notificações das antenas estão sendo feitas pela Secretaria de Infraestrutura, por causa da altura; e pela Autarquia de Meio Ambiente (Amaju), pois elas não possuem licença ambiental", denuncia Celestino.

A ampliação da pista do Aeroporto Regional do Cariri é uma das mais importantes obras para que Juazeiro do Norte possa receber uma maior demanda, tanto de aviões de grande porte, quanto cargueiros, o que possibilitaria mais desenvolvimento para a região.

Capacidade

O Orlando Bezerra passou por reforma recentemente e teve sua capacidade de usuários por ano duplicada, passando de 400 mil para 800 mil passageiros.

O investimento total para a construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), os terminais provisórios, foi de R$ 2,1 milhões e, segundo a Infraero, haverá melhorias relacionadas à segurança, área de manobra e pista de táxis, o que fornecerá melhor infraestrutura aeroportuária a Juazeiro.

O aeroporto é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico da região e recebe voos das companhias Gol, Azul e Avianca.

Mais informações
Prefeitura de Juazeiro do Norte
Rua São Pedro, s/n
Centro
Juazeiro do Norte
Fone: (88) 3566-1029

Mirelly Morais
Colaboradora

Diario do Nordeste - Regional

Chuvas banharam 40 municípios do Ceará

Chuvas_Sertao

Iguatu A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, chuvas em 40 municípios, devido a um sistema próprio dessa época do ano, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está sobre a Bahia, com ramificações no Ceará. As cinco maiores chuvas foram registradas em Granja (77mm), Barbalha (62.4mm), Novo Oriente (62mm), Juazeiro do Norte (42mm) e Aurora (41mm).

De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis é própria desse período de pré-estação chuvosa, de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro. "Esse sistema provoca chuvas localizadas e rápidas, geralmente de baixa intensidade, com enorme variação em um mesmo município", explicou. "Esse fenômeno pode se dissipar em uma semana ou mesmo em um dia e recomeçar. É muito variável e imprevisível", explicou Fritz.

A Funceme prevê para hoje e amanhã céu variando entre parcialmente nublado a claro em várias regiões do Estado, com possibilidade de chuva no Cariri cearense e Centro-Sul. A formação de nuvens ocorre sobre a influência do Vórtice Ciclônico. Nas bordas desse sistema há precipitações e no centro ocorre o inverso, não há chuvas. É formado pela circulação de ventos de altos níveis, cerca de 10km de altura, com nuvens em uma grande extensão. "O ar úmido sobe e nas bordas surgem nuvens que provocam chuva", informou Fritz.

As chuvas provocadas pelo Vórtice Ciclônico, que é um sistema transitório, são localizadas e variáveis. Um exemplo é o que ocorreu, ontem, em Granja, no extremo Norte do Ceará. Dois postos pluviométricos assinalaram precipitações de 77mm e 35mm no mesmo município. Segundo registros da Funceme houve chuvas na cidade de Crato (27mm), Itapipoca (24mm), Santa Quitéria (21mm), Lavras da Mangabeira (19mm), Várzea Alegre (17mm), Barro (16mm), Missão Velha, Brejo Santo (13mm), Altaneira 12 (mm) e Farias Brito (11mm).

O principal sistema causador de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permanece acima do Equador, distante do Ceará, provocando chuvas no Amapá e no Pará. A temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico está oscilando entre neutra e fria, impedindo que a ZCIT oscile para o Sul. "O bom para o Ceará é que as águas do Oceano Atlântico estivessem quentes, oscilando positivamente, maior do que a média", observou Raul Fritz. Esse quadro desfavorável deve permanecer até março vindouro.

As previsões da Funceme que apontam probabilidade de 64% das chuvas ficarem abaixo da média nos próximos três meses, dividem as opiniões dos agricultores. Na região Centro-Sul, a maioria ainda não foi para a roça preparar o terreno para o plantio das culturas tradicionais de sequeiro (plantio que depende das chuvas), feijão, milho e arroz. Alguns acham que 2015 será um ano de seca e outros acreditam que as chuvas vão demorar, mas chegam a partir de março.

Na localidade de Capim Pubo, zona rural de Icó, a reclamação geral é com relação à falta de água para o abastecimento humano e dos animais. "Os poços estão secando e a nossa salvação é o caminhão-pipa, que aparece por aqui uma vez por mês e coloca água nas cisternas", contou o agricultor, Francisco Gomes. "No ano passado, praticamente não choveu, não houve safra".

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

MP recomenda exoneração de servidores em situação de nepotismo em Barbalha

mpce

O Ministério Público do Estado do Ceará editou uma recomendação direcionada ao prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz, e ao presidente da Câmara Municipal, Daniel de Sá Barreto Grangeiro, para que exonerem os servidores cuja contratação caraterize nepotismo. O documento foi expedido nessa quarta-feira (21), por iniciativa do promotor de Justiça Francisco das Chagas da Silva. Diante de reclamações recebidas pelo MPCE, foi instaurado um procedimento administrativo e expedida a recomendação para que seja analisada a situação de todos os funcionários investidos em cargos de direção, chefia ou assessoramento e cargos em comissão ou de confiança na administração pública municipal direta e indireta. O MPCE pede que a exoneração das pessoas em situação de nepotismo ocorra num prazo de 30 dias e que os gestores encaminhem a portaria  de exoneração para a Promotoria de Justiça de Barbalha. Estima-se que haja cerca de 24 servidores nessa situação somente no Executivo municipal.
(MPCE)

Grupo político e empresários querem lançar Justo Júnior para disputar prefeitura do Crato em 2016

justojunior

 

Foto: Faxcebook

Essa é quente e exclusiva.
Surge mais um nome, dessa vez fortíssimo, para disputar a Prefeitura do Crato em 2016.
O nome do engenheiro Francisco de Freitas Justo Júnior, empreendedor do ramo de engenharia e da construção civil, vai começar a ser trabalhado por um grupo de empresários,  políticos e até ex-prefeitos cratenses para concorrer a prefeitura cratense.
Cansado de esperar que a administração Ronaldo Gomes de Matos ( PMDB) decole e até mesmo decepcionado com o fraco desempenho do atual gestor municipal, o grupo conversou nesta quinta-feira (22) reservadamente com o empresário em determinado restaurante  do Crato na tentativa de convencê-lo a voltar para a política,  pois já foi presidente do diretório municipal do PMDB do Crato, mas nos últimos anos tem se dedicado exclusivamente à sua empresa, que vai muito bem por sinal.
O empresário ficou balanceado com a ideia e o grupo deve se reunir posteriormente para tentar convencer de vez Justo Júnior.

Flavio Pinto News


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30