xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/01/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 janeiro 2015

Governo do Ceará suspende repasse de verba do carnaval devido à seca

Dos 184 municípios do Ceará, 176 estão em estado de emergência.
Governo diz que vai priorizar ações de combate aos efeitos da seca.

seca23

 

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou nesta quarta-feira (21) um decreto suspendendo o repasse de verbas de patrocínio e apoio para qualquer evento festivo relacionado ao carnaval aos municípios do Ceará. A suspensão se estende a todas as entidades e órgãos estaduais, mas não se aplica ao Sistema de Incentivo Estadual da Cultura (SIEC), lei que apoia por meio de edital ações como o Festival de Teatro de Guaramiranga.

O objetivo, segundo o Governo do Estado, é concentrar "esforços e recursos públicos para setores que precisam de atendimento emergencial e que afetam diretamente a rotina da população cearense".

 

A decisão se baseia na previsão do tempo para a quadra chuvosa de 2015 divulgado na terça-feira (20) pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o órgão, a possibilidade de chuva acima da média é de apenas 9%.

A prioridade do Governo deve ser o combate aos efeitos da estiagem. Em novembro de 2014, 176 dos 184 municípios do Ceará decretaram estado de emergência devido à falta de chuva.

"O Governo vai intensificar ações como a instalação de cisternas de placa, adutoras emergenciais e de engate rápido, perfuração de poços profundos, construção de novas barragens e ampliação da operação carros-pipa do Exército e do Estado", diz o Governo do Estado, em nota.

Recomendação do TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) recomendou que os 184 municípios do estado evitem realizar festas de carnaval neste ano, devido “ao cenário de dificuldades econômicas que todos os municípios estão passando”. O pedido foi feito por meio de ofício assinado pelo presidente do TCM, Francisco Aguiar, e enviado a todas as cidades cearenses.

“A reclamação geral das prefeituras é de que houve queda continuada nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estão acontecendo demissões de terceirizados e ocupantes de funções comissionadas por incapacidade de pagamento, muitas devem a folha de pessoal, as transferências voluntárias de recursos escassearam, a seca permanece e os fornecedores estão deixando de receber suas contas”, relata o TCM, em nota.

Do G1 CE

Copom decide, por unanimidade, elevar a Selic para 12,25% ao ano

grafico2Com a perspectiva de que a inflação deve ser a maior em uma década e um cenário cada vez mais claro de estagnação econômica em 2015, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou nesta quarta-feira, 21, a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 12,25% ao ano. A terceira elevação consecutiva dos juros pelo Banco Central se dá logo depois de um anúncio de alta da carga tributária e faz com que a taxa atinja o maior nível desde julho de 2011, quando estava em 12,50% ao ano. A decisão foi tomada de forma unânime por todos os membros do Copom. O comunicado de hoje, que se seguiu à decisão, foi um dos mais enxutos dos últimos tempos.
A decisão do Copom foi tomada dois dias depois que o Ministério da Fazenda aumentou impostos de importação, de crédito, para o setor de cosméticos e para os combustíveis. As medidas podem ser um agravante para a já esperada estagnação da economia este ano. Mais cedo, na Suíça, o titular da pasta, Joaquim Levy, disse que o Brasil poderá registrar um Produto Interno Bruto (PIB) negativo em algum dos trimestres de 2015 e que o desempenho da economia brasileira estaria próximo a zero.
Apesar disso, as ações foram bem recebidas pelo mercado porque significariam maior austeridade do governo, ajudam na eficácia da política monetária e auxiliaram até na valorização do real, o que é um problema a menos para a inflação que o BC promete controlar. A questão é que, ao mesmo tempo, esse aumento da carga gera outras pressões sobre os preços, principalmente os administrados pelo governo, que já estão mais sobrecarregados este ano.
O BC vem alertando desde o final do ano passado que a inflação do começo de 2015 será elevada - no relatório de mercado Focus, a projeção para o IPCA de janeiro, por exemplo, está em 1,10%. O presidente da instituição, Alexandre Tombini, porém, afirma que entregará a inflação na meta de 4,5% no encerramento de 2016, num processo de desaceleração que começaria ainda este ano.

Acima do teto
Depois do anúncio de mais impostos na segunda-feira, no entanto, as estimativas para a inflação deste ano subiram e já indicam que o IPCA vai romper o limite superior de tolerância de 6,50%. É crescente o cálculo de uma taxa acima de 7%, o que seria a maior desde 2004, quando ficou em 7,60%. O discurso da instituição, no entanto, é de que ao longo do ano haverá um enfraquecimento das taxas a ponto de permitir que o BC entregue a inflação no centro da meta de 4,5% em 2016.
As incertezas internacionais também formaram um cenário de fundo para a decisão da diretoria do BC. Há expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) adote em breve um relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) já testado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, o preço do petróleo está cada vez mais baixo e o franco suíço acumula uma valorização de quase 40% em uma semana. Para discutir as transformações econômicas globais de perto e levar uma mensagem de confiança sobre o Brasil aos investidores internacionais, o presidente do BC, Alexandre Tombini, embarca para a Suíça e se junta a Levy para participar do Fórum Econômico Mundial de Davos.
Comunicação
Depois de dois episódios seguidos de má comunicação entre BC e mercado financeiro, desta vez o colegiado fez exatamente o que aguardavam os economistas do setor privado: aumentou a taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual. Três dias depois da eleição presidencial, em outubro, o BC surpreendeu os analistas ao elevar a Selic para 11,25% - a taxa estava estacionada em 11% desde abril. Já em dezembro, a dose de alta foi maior, mas do tamanho esperado. O toque inesperado ficou por conta do comunicado que se seguiu à decisão e trouxe o recado de que o BC agiria com "parcimônia". A expressão deixou os agentes econômicos confusos e virou polêmica.
A expectativa é de que na quinta-feira da semana que vem a ata da reunião de hoje aprofunde os motivos que levaram o colegiado a tomar essa decisão. As informações são necessárias para que economistas comecem a trabalhar em seu cenário para o encontro de março, marcado para os dias 3 e 4. Afinal, há ainda muita diferença nas expectativas para o nível da Selic no fim do ano. O consenso aponta para 12,50% ao ano, mas tem crescido a corrente dos que apostam na marca de 13%.

 

Por Célia Froufe | Estadão Conteúdo

Após apagão, Brasil importou energia da Argentina para garantir abastecimento

 

eletricidaderede

(Foto: Estadão Conteúdo)
Um dia após o apagão que deixou dez Estados e o Distrito Federal sem energia, o governo brasileiro tomou uma atitude emergencial para garantir o abastecimento. Na terça-feira, 20, o País recorreu à Argentina para atender a demanda nacional, segundo antecipou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

O pedido teve como propósito garantir o suprimento das 10h23 às 12h e das 13h00 às 17h02. O volume total de energia pedida pelo Brasil ao país vizinho variou entre 500 megawatts (MW) e 1.000 MW. Foi a primeira vez que o Brasil teve que importar energia de países vizinhos desde novembro de 2010.
A importação realizada ocorreu por meio das interligações no município de Garruchos (RS). A reportagem questionou o Ministério de Minas e Energia sobre as razões de não ter informado que houve importação de energia durante a entrevista coletiva realizada depois do apagão. Durante a entrevista, o governo anunciou um plano de medidas emergenciais para atender a demanda por energia.
Até a publicação desta reportagem, a pasta não havia se pronunciado a respeito. O ministro do MME, Eduardo Braga, afirmou nesta terça-feira que não há falta de energia no País.

Por André Borges e Anne Warth | Estadão Conteúdo

Prognóstico de 2015 é pior do que o do ano passado

secaEstiagem chega ao quarto ano consecutivo e dificulta recarga de açudes

Foto: A. C. Alves

Fortaleza. O quadro de estiagem em 2015 deve ser muito mais crítico do que o verificado em 2014. A previsão de chuvas abaixo da média histórica para os meses de fevereiro a abril é de 64%, enquanto que em 2014 foi de 40%. Com esse cenário, o governo do Estado já trabalha com situações críticas que deverão se agravar na zona rural e se estender, agora, pelos perímetros urbanos do Interior.

O prognóstico da quadra chuvosa foi divulgado, ontem, no Palácio da Abolição, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins. Baseado em estudos do oceano Pacífico, onde ainda predomina uma forte influência do fenômeno El Niño; e do Atlântico, onde as águas não obtiveram um nível de aquecimento desejável, a expectativa é que seca neste ano seja tão grave quanto a de 2012, quando tivemos chuvas 50% abaixo da média.

Segundo a Funceme, o prognóstico é de chuvas abaixo da média é de 64%; a probabilidade de quadra chuvosa normal é de 27%; e chuvas acima da média é de 9%. Em 2014, a estimativa de chuvas abaixo da média para o período foi de 40%; normal de 35% e acima da média de 25%. Com esse quadro, Eduardo observou que há grandes possibilidades de veranicos e irregularidade das precipitações, o que compromete a recarga dos reservatórios cearenses.

Criticidade

Tão logo o anúncio do prognóstico da quadra chuvosa foi feito, o governador Camilo Santana deu entrevista coletiva, também no Palácio da Abolição, quando lembrou que os quatro anos seguidos de seca já não preocupam apenas o campo, mas também as cidades. Ele lembrou que já vem sendo executado um plano emergencial para atendimento das demandas hídricas das populações, que incluem a construção de mais adutoras e interligação de canais para atendimento nas áreas urbanas e perfuração de poços na zona rural.

Além disso, ele lembrou que manterá um contato constante com o governo federal, no sentido de que as ações emergenciais sejam implementadas o mais rápido possível sem sacrifício das populações interioranas.

"Temos uma sequência de anos em que o Estado não consegue uma recarga para os reservatórios e isso é preocupante. Já tive uma reunião anteriormente com os secretários de Recursos Hídricos e Planejamento, além da criação de um grupo de trabalho para a convivência a seca", disse o governador. Segundo Camilo Santana, lembrando também o ex-governador Cid Gomes, que somente poderá garantir uma segurança hídrica com obras estruturantes, a fim de que não se possa depender sempre das chuvas, que incluiriam as obras da Transposição do Rio São Francisco, o Cinturão das Águas. Ele lembrou que uma ação também emblemática foi o Eixão das Águas, uma vez que Fortaleza e as cidades da Região Metropolitana vêm sendo abastecidas com a água proveniente do Açude do Castanhão.

Sobre a Transposição, o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, estima que as obras deverão estar concluídas até o início de 2016. Ele lembrou que o contingenciamento de financiamentos federais não deverá afetar a obra.

Perfuração de poços será prioridade de governo

Fortaleza. Dentre as medidas anunciadas, o governador Camilo Santana se deteve quanto ao fato de que, não apenas a zona rural carece de mais perfuração de poço, como também a reativação dos já existentes. Ele disse que um esforço conjunto está sendo feito entre governo do Estado e as prefeituras para que o serviço seja viabilizado no mais curto período do tempo.

O governador lembrou que era sabedor das dificuldades de manejo dos poços até mesmo pelos custos com o bombeamento. Esse é o caso de Canindé, que onde o serviço é mantido por gerador e causa uma despesa de R$ 146 mil mensais.

Para o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento Ambiental, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Horst Frischkorn, tão necessário quanto perfurar novos poços é reativar os antigos, inclusive com equipamentos que possam oferecer água de boa qualidade, como o uso dos dessalinizadores, muitos em desuso no Ceará. Segundo Horst, que é alemão mas reside no Brasil desde 1978, foi realizada uma pesquisa, há três anos, sobre a utilização do poços profundos no Sertão Central, em Banabuiú, que constatou que cerca de 40% estavam desativados. "Entendo que a situação não deve ser diferente em outras regiões cearenses", afirmou. Ele também vê dificuldades na mobilização rápida de perfuratrizes.

Mais informações:
Governo do Estado
SRH
Telefone: (85) 3101-3995
Funceme:
Telefone: (85) 3101.1127

Marcus Peixoto
Repórter

Diario do Nordeste - Regional

Fóssil de 120 milhões de anos achado no CE prova origem de 150 espécies

fossil-de-120-milhoe
(Foto: Urca)
Um fóssil de 120 milhões descoberto no Ceará ajuda a entender a origens de plantas familiares nos continentes asiático, africano e americano. O fóssil foi descoberto em 2012 por pesquisadores Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará. Nesta semana, um artigo na Academia Brasileira de Ciências confirmou a idade e a importância do fóssil.

O fóssil é da japecanga, espécie que deu origem a cerca de 150 outras que estão presentes em três continentes. A espécie encontrada é do período cretáceo, quando os continentes eram unidos em um grande bloco de terra, conhecido com Pangeia. O bloco em seguida se separou, formando os continentes atuais.

"Até pouco tempo, nós tínhamos fóssil dessa planta de 40 milhões de anos, quando os continentes já eram separados. Como essa planta subsepeciou [deu origem a novas plantas, por meio da evolução das espécies] em mais continentes, nós sabíamos que um dia a gente iria encontrar esse fóssil mais antigo, da época da Pangeia. E a prova foi achada no Ceará", explica o professor Álamo Saraiva.

A japecanga que existiu no território que hoje é o Cariri cearense deu origem a plantas como grama e a palmeira no hemisfério sul do globo terrestre, explica o professor Álamo. "Esse fóssil é esclarecedor", diz.

O trabalho de descrição da descoberta foi realizado por uma equipe de pesquisadores da URCA, e tem como autora a doutora Flaviana Jorge de Lima. Ela destaca que essa é a primeira pesquisa descrita com localidade estratigráfica, o que possibilita a datação do fóssil por meio de estudo de camadas de rocha onde foi localizado.

G1

Fóssil inédito é achado no Cariri

fossil-de-120-milhoe

Juazeiro do Norte Os pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca) anunciam hoje mais uma importante descoberta feita na região. Um achado fóssil inédito de 120 milhões de anos. O anúncio oficial será às 9 horas, em uma coletiva à imprensa, no auditório da sede do Geopark Araripe, na cidade do Crato.

Trata-se de uma planta do Período Cretáceo Inferior que, segundo os pesquisadores, ainda possui representantes atuais na encosta da Chapada do Araripe. O fóssil de uma folha em perfeito estado de uma planta conhecida popularmente como Japecanga foi descoberto nas minas de calcário laminado, em Nova Olinda.

A descoberta, feita no ano de 2012, faz parte de uma pesquisa de Doutorado, realizada pela professora doutora Flaviana Jorge de Lima, tendo como orientador o professor Álamo Feitosa. Ele explica que, após a descoberta do fóssil, normalmente as amostras coletadas passam um ano e meio em análises e preparação em laboratórios.

O professor destaca que este é o primeiro achado deste tipo no Brasil e o primeiro descrito referente ao período Cretáceo em todo mundo. "Isso tem uma importância muito grande para a região, pois demonstra que aqui pode ser o centro dispersor mais antigo dessas plantas para o resto do mundo".

Um artigo sobre a descrição do fóssil foi publicado recentemente nos anais da Academia Brasileira de Ciências. E, as amostras vão ficar em exposição no Museu de Paleontologia da Urca, em Santana do Cariri.

No artigo, é apresentado o novo gênero e espécie (Cratosmilax jacksoni) da família do Cretáceo Inferior (Aptiano-Albiano), encontrado em lâminas de calcário da Formação Crato, na Bacia do Araripe.

A Smilacaceae é uma família de plantas monocotiledôneas basais que ocorrem em basicamente em todos os continentes e está relacionada com a origem de plantas com flores. Fósseis dessa família são conhecidos desde o Cretáceo Superior, agora há uma representação do Cretáceo Inferior. O Fóssil é baseado em uma folha semelhante às do gênero Smilax, frequente nas Américas, Europa e sudeste asiático. O nome escolhido homenageia o professor da Urca Jackson Antero (in Memoriam), Cratosmilax Jacksoni. O docente foi um dos grandes nomes na luta pela preservação da Chapada do Araripe.

Diario do Nordeste - Regional

MPF solicita que fóssil tirado irregularmente do Ceará seja devolvido

Cretoscolia-brasiliensis

 

Órgão busca repatriação de objeto que está atualmente em coleção pessoal de japonês residente em Kyoto; ação constitui crime contra o patrimônio

Um fóssil retirado irregularmente do Brasil está em uma coleção particular do Japão. Com isso, o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) enviou uma solicitação de assistência jurídica ao Ministério da Justiça do Brasil para encaminhar um pedido de busca ao Ministério da Justiça do Japão do único fóssil do inseto Cretoscolia brasiliensis, originário da Chapada Nacional do Araripe (região do Cariri).

De acordo com o procedimento realizado em Juazeiro do Norte (493,4 km de Fortaleza) foi verificado que não houve autorização de viagens para quaisquer fins, sem a liberação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Além disso, a coordenação do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca) também confirma via ofício a saída ilegal.

O procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal pontua que, de acordo com afirmações da DNPM, não houve qualquer cessão, doação ou comodato das peças ao colecionador Masayuki Murata, morador de Kyoto, no país nipônico. A ação constitui crime contra o patrimônio, com pena de um a cinco anos de detenção e multa.

A solicitação tem como base legal a Convenção Relativa às Medidas a Serem Adotadas para Proibir e Impedir a Importação, Exportação e Transferência de Propriedades Ilícitas dos Bens Culturais, adotada em Paris no ano de 1970, ratificada pelo governo brasileiro em 1973 e aceita pelo governo japonês em 2002, além da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, promulgada no Brasil em 1977 e no Japão em 1992.

O POVO Online

MPCE requer suspensão do resultado final do vestibular 2015.1 da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

fmj

 

     O Ministério Público do Estado do Ceará entrou com uma Ação Cautelar preparatória de Ação Civil Pública requerendo a suspensão do resultado final do Vestibular 2015.1 da Estácio FMJ – Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte por suspeita de fraude durante o certame. O documento foi assinado no último dia 13, pelo promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito. O processo aguarda decisão judicial da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte.
     A ação também pede pela suspensão do início das aulas da nova turma que se iniciaria com os candidatos aprovados. O prazo mínimo proposto seria de 30 dias e até que fossem cumpridas as diligências pleiteadas, como a divulgação da Estácio FMJ, em seu sitio eletrônico, do resultado dos recursos apresentados pelos candidatos que questionaram a correção das provas.
     Denúncias apontam que teria ocorrido uma manipulação no resultado final do Vestibular 2015.1, realizado pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Há indícios de que nomes de candidatos, que não apareciam nas duas primeiras listagens de aprovados, teriam sido inseridos numa terceira e última listagem divulgada posteriormente. Além disso, testemunhas ouvidas pelo Ministério Público afirmam que a Instituição de Ensino não divulgou o resultado dos recursos apresentados pelos candidatos que questionaram a correção da Redação e das provas discursivas de Biologia e de Química. As notas das matérias da prova objetiva (Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Matemática, Física, Biologia, Química e Cultura Geral) também não foram divulgadas.

Fonte: ASCOM do MP (Ce).

Após ser descartada pelo MEC, ministro Cid Gomes assegura a Guimarães que Crato vai ter Faculdade de Medicina

guimaraes

Guimarães foi recebido por Cid em seu gabinete em Brasília (Foto: Divulgação)

O ministro da Educação, Cid Gomes, confirmou nesta terça-feira (20), em Brasília, a criação de uma faculdade de Medicina no Crato. Em audiência com o deputado federal José Guimarães (PT-CE), Cid afirmou que, embora uma primeira inspetoria técnica tenha descartada a possibilidade, será dada continuidade ao processo atendendo o interesse da população local.
O curso de Medicina foi um dos assuntos de debate durante a agenda política do deputado federal na Região do Cariri no último final semana. Além da criação do curso, Guimarães traçou como metas para o Cariri, para os próximos quatro anos: a criação de um hospital universitário no Crato, a consolidação dos campi da UFCA em Icó e Brejo Santo e a criação de uma superintendência do Banco do Nordeste na região.
“Nosso mandato está a serviço da pauta da agenda da Educação pública brasileira, tanto na relação com o governo Dilma, quanto na relação com os educadores, como é o caso do Sindicato Apeoc, no Ceará”, afirmou Guimarães após o encontro.
A reunião ainda tratou da redistribuição dos recursos Fundeb e da repartição dos royalties do petróleo entre os entes federados, barrada pelo STF após liminar emitida pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Este assunto está entre as prioridades do governo Camilo Santana e poderá se tornar pauta de audiência dos governadores do Nordeste com o ministro Ricardo Lewandoski (STF) no início do ano judiciário.
ROYALTIES
Em 2013, segundo a ANP, os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo concentram 80% dos royalties do petróleo dos contratos em vigência. A Lei 12.734/2012, cujos efeitos foram suspensos, estabelece que os estados ditos produtores terão sua cota reduzida, gradativamente, de 26,25% da arrecadação para 20% até 2020.
O percentual destinado para a União também será reduzido, passando de 30% para 20%. Já os outros estados e municípios, que hoje recebem 8,75%, passarão a receber 40%.
FUNDEB
Por outro lado, uma reavaliação dos repasses do Fundeb poderá beneficiar as contas públicas de estados e municípios.
Segundo Guimarães, em torno de 80% da principal fonte de financiamento da educação básica pública é usada na remuneração de profissionais do setor, como no cumprimento da Lei Nacional do Piso dos Professores.
O restante serve para despesas de manutenção, aquisição de equipamentos e construção de escolas.
(Assessoria do deputado)

Faculdade de Medicina e o duelo entre o deputado federal Arnon Bezerra e o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos

 

ronaldo-guimaraes

Guimarães saiu em socorro a Ronaldo, garantindo a vinda da faculdade.

Nas últimas semanas, o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) e o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB) travaram duras discussões na imprensa cratense sobre a Faculdade de Medicina do Crato. No início do ano, Arnon trouxe à tona a verdade sobre a faculdade, pois o MEC havia descredenciado o Crato por falta de leitos suficientes para atender os residentes da faculdade. Essa verdade, o prefeito Ronaldo não quis ou não admitir. Problema dele. É fato. Dizer que é politicagem é mentira - é jogar a besteira que seu comandados fizeram, ou melhor, deixar de fazer, pra debaixo dos panos -.
Agora, queira ou não, o prefeito Ronaldo com ajuda do deputado José Guimarães (PT) e até mesmo de Arnon Bezerra correm atrás do prejuízo causado pela ineficiência da prefeitura do Crato. Em Brasília, o deputado Guimarães fez todo o possível para reverter a situação e pelo que parece atingiu seu objetivo ao ouvir do ministro Cid Gomes, que o Crato será contemplado em sua administração (ler tópico abaixo).
Mas o anúncio confirmando a instalação da faculdade só poderá ser feita depois que técnicos do Ministério da Saúde e do MEC avaliarem os leitos disponíveis em Campos Sales e Várzea Alegre sugerido pela prefeitura cratense para atender a demanda mínima de 250 leitos exigidos. No entanto, ainda não há data prevista para a vistoria.
Se atender, o Crato poder ter mais de 308 leitos disponíveis, o que lhe assegura o direito de instalar a tão sonhada Faculdade de Medicina.

Flavio Pinto News

Nos últimos cinco dias, Justiça recebe três processos contra administração Raimundão

 

Raimundao

Ministério Público investiga Raimundão

A Justiça Estadual recebeu nos últimos cinco dias (16 a 21 de janeiro), três processos contra o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo. Dois deles, oriundos de investigações do Ministério Público Estadual e o terceiro da Procap (Procuradoria dos Crimes contra Administração Pública), órgão da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
No dia 16 de janeiro, Raimundão foi denunciado pelo Procap por crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores no processo de número: 0000111-20.2015.5.06.0000 que foi distribuído para a relatoria da desembargadora Francisca Adelineide Viana.
No mesmo dia, 16 de janeiro, em outro processo, de número 0000112-05.2015.8.06.0000, desta vez, o Ministério Público denunciou o prefeito Raimundão por crimes da Lei de Licitações. O relator é o desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite.
O terceiro processo é o de número 00110-35.2015.8.06.0000 deu entrada nesta terça-feira (20) e ainda não foi distribuído para as Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Nele, o Ministério Público investigou também crimes da Lei de Licitações.
Em breve mais informações sobre os processos.

Flavio Pinto News

O sofisma político - Por: Emerson Monteiro

Em certa ocasião, envolvido pelas tempestades políticas que teve de atravessar, Abraham Lincoln foi abordado por senador adversário, que queria impingir ponto de vista descabido quanto a matéria em discussão:

- Senador, vamos supor que uma vaca tenha cinco patas. Em sendo assim, indago de V. Exa., quantas patas tem uma vaca?

- Quatro - respondeu de pronto o estadista americano, acrescentando: - Pois não é por se supor que uma vaca tem cinco patas que ela passe a ter.

Situações análogas marcam o cotidiano de quem frequenta a escola da política em todos os países. Muitos querem que a Verdade possua a cara de sua verdade, esquecendo que, apesar de iguais termos, o primeiro se escreve com letra maiúscula e não pode ser mistificado ao sabor das conveniências individuais.

Uma disposição mórbida de viciar contas em proveito interno deve ser considerada mediocridade, não interesses perniciosos nos bastidores sustentando a maioria dessas atitudes, que depõem contra os valores da Ética, espaço onde se reclamam suas presenças.

Militantes políticos, de ordinário, no lado subdesenvolvido deste mundo, buscam a caminhada pública para defender causas pessoais ou de blocos fechados. Seriam como que bons para si e para os seus, enquanto relegam a terceiro plano faixa substancial da comunidade que vota na esperança de modificar o estado de coisas.

Dessa forma, urnas transpostas através de recompensas imediatas, no que se utilizam de capitais a ser recuperados após a vitória, estruturas reacionárias lançam âncora nos mares do serviço público e substituem os figurantes antigos.

Em dita ocasião, tudo passa a ser considerado instrumento de uso íntimo, desde a canalização das verbas para áreas particulares até o jogo de palavras e gritos, na montagem das propostas arrevesadas em defesa de atos esdrúxulos e manipulação de opiniões, fazendo passar por bons os péssimos e por maus os opositores, endossados pelos órgãos da comunidade de informação a peso de ouro (pode existir coisa mais imoral do que propaganda de administração pública? Para que divulgar o que se tem a obrigação de fazer?).

Neste universo das leis humanas, o justo anda cabreiro de pagar pelo infrator. Manchas se alastram no mata-borrão social e a bela arte do diálogo desvirtuou em demagogia ou subterfúgio, período quando sociedades estacionam, ou degeneram, sufocando ânsias de progresso.

Eis o diagnóstico de quadro preocupante, espantalho que atordoa gerações inteiras de lideranças novas. Como tratamento urgente, os exemplos bons merecem aplausos, para fomentar métodos limpos de corrigendas e recuperar a sobrevida.

Atenção fixa nos que vestem as malhas do poder e se dizem salvadores, porquanto posam de cordeiros mansos bem sucedidos e jamais avisam que aparências enganam.


O CRATO ESTÁ DESTRUÍDO E SE DESTRUINDO MAIS A CADA DIA QUE PASSA




A realidade não pode ser escondida. Só quem defende a bandalheira que acontece no Crato hoje, é quem tem algum cargo no governo e olhe lá...A grande verdade é que O CRATO ESTÁ DESTRUÍDO E SE DESTRUINDO MAIS A CADA DIA QUE PASSA, e olha que estou sendo otimista. O governo do prefeito atual veio para enterrar de vez o pouco que ainda restava. Que pena, pois era a grande esperança que se vinha para salvar a cidade. Mas sabemos que não existem salvadores da pátria. O que deve existir, é trabalho sério, coisa, que não existe, e tem feito os cratenses amargarem, vendo sua cidade no fundo do poço. Não se precisa inventar coisa alguma, basta olhar pela janela. Falta infraestrutura, cidade com milhões de buracos, sem investimentos, os poucos investimentos em calçamento que executam hoje foram ainda deixados pelo governo anterior, ou são de recursos do Governo do Estado. Faltam remédios nos postos de saúde desde o começo do governo, e a única coisa que os Cratenses tem são as milhares de promessas de campanha que não foram cumpridas por acreditarem numa mentira.

Por: Dihelson Mendonça


Deu no Diário do Nordeste - Prefeito do Crato com desgaste político


NE - E o Crato afundando cada vez mais...

O prefeito do Crato, Ronaldo Matos, vai perder o trono. Dificilmente disputará a reeleição. Indeciso e inábil, na opinião dos críticos à sua gestão e de seus ex-aliados, não conseguiu agregar força política e sua administração caminha para péssimas avaliações junto à opinião pública. Na eleição do ano passado ficou em cima do muro, desagradando todos os lados.

Ronaldo da Cerâmica está sendo investigado pelo Ministério Público através da Procap por conta de obras de calçamento e pagamento de mensalinho a vereadores. Rafael Branco, Chefe de Gabinete de Ronaldo da Cerâmica , que apoiou Camilo Santana garantindo ao petista expressiva votação, é o homem forte do Crato. Vai deixar a prefeitura e se tornar o Sub da Casa Civil do governo Camilo. Rafael Branco será candidato a prefeito do Crato apoiado por Camilo Santana.

Fonte: Diário do Nordeste



Camilo participa da Missa de Sétimo Dia do Dr. Antônio Correia Saraiva, em Barbalha

barbalhamissacamilo


O governador Camilo Santana ( PT ) esteve nesta noite de terça - feira ( 20), em Barbalha,  para participar da Missa de Sétimo Dia, do médico,  empresário e político, Dr. Antônio Correia Saraiva,  70, que morreu em São Paulo,  no último dia 14. Dr. Antônio Correia era amigo da família do ex - deputado federal Eudoro Santana,  pai do governador.  A missa começou pontualmente às 18h30min, na Igreja do Rosário.  Os irmãos José e João Correia e demais familiares, ainda emocionados, rezaram e agradeceram a presença do governador.  Também presentes, o prefeito de Barbalha,  Zé Leite ( PT ),  a vice-prefeita, Betilde Correia;  o coordenador político da campanha de Camilo,  Fernando Santana, o jornalista João Hilário,  além de vereadores e secretários municipais de Barbalha.

Fonte: Jornalista Flávio Pinto


Crato se prepara para a realização da IV edição do Festival de Cordas

cordasagio2


Cerca de 200 alunos deverão participar das oficinas de música.
(Foto: Cícero Galdino)

Músicos e estudantes deste município aguardam com expectativa o início da IV edição do Festival de Cordas Ágio, a ser realizado no período de 24 a 31 de janeiro, no Lameiro, sopé da Chapa do Araripe, em Crato. Criado em 2012, o Festival é uma espécie de homenagem ao fundador da Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), monsenhor Ágio Augusto Moreira, por onde já passaram cerca de mil alunos, desde que a entidade foi criada, no ano de 1973. Além de apresentações e recitais, o evento oferece oficinas de canto e aprendizagem de harmonia, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, saxofone, trompete, tuba, trombone, piano e prática musical coletiva para os alunos da Sociedade Lírica e convidados do festival.
A organização do evento acredita que, para a edição deste ano, haja a participação de, pelo menos, 200 alunos durante a realização das oficinas, que serão ministradas por professores de diversas regiões brasileiras, bem como por músicos estrangeiros que, anualmente, contribuem com a formação erudita dos alunos da entidade, cujo objetivo é promover a educação musical de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que residem no distrito do Belmonte e nas áreas adjacentes, por meio da prestação de serviços em educação musical.
Renovação
O maestro Cícero Antônio Galdino, que coordena a realização do festival, avalia que o evento cresce em número de participantes a cada nova edição. Segundo ele, a ação busca renovar e reafirmar, para os novatos na área, que a música, uma das artes mais antigas da humanidade, possui relevante importância para a transformação e elevação do ser, principalmente no tocante a contribuir com a sua formação integral e cidadã. "Neste sentido, o principal objetivo do projeto Cordas Ágio continua sendo o de possibilitar um sentido especial à vida dos alunos por meio da música. Além disso, o projeto almeja ampliar e promover novos conhecimentos e difundir o ensino de diversos instrumentos musicais para os jovens participantes", explicou. Regente de corais em municípios da região do Cariri e ex-aluno da Sociedade Lírica do Belmonte, ele orgulha-se em afirmar ser uma das poucas pessoas da área que consegue sobreviver exclusivamente da música.
Apoio
O maestro, no entanto, se ressente da falta de apoio e reconhecimento da classe empresarial do Cariri em relação a um evento que já se tornou referência na cidade. Na avaliação de músicos que participam do festival, o poder público também tem oferecido pouco apoio. A iniciativa mesmo tem partido dos próprios músicos, por terem aprendido o valor da música e o que ela pode proporcionar ao público.
O maestro também observa que a IV edição do Festival de Cordas deverá integrar maior número de visitantes, oriundos de outros municípios da região. "Na nossa opinião, esta edição será mais bonita, mais forte, e terá a condição de integralizar maior número de pessoas durante as noites de recitais e nos demais eventos que serão realizados durante o Festival. Acreditamos que o número de visitantes de outros municípios será amplamente maior que nas edições passadas", concluiu.


Ceará registra mais de 126 mil inscritos no Sisu

 Sisu-2015-Inscrições

O Ceará está entre os seis Estados com mais inscritos. Minas Gerais registrou o maior número, com 223.989 candidatos.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 20, o número de inscritos por Estado, no segundo dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até as 18h45, 126.360 candidatos se inscreveram para estudar no Ceará. Ao todo, O Ceará está entre os seis Estados com mais inscritos. Minas Gerais registrou o maior número, com 223.989 candidatos inscritos. Em seguida aparece São Paulo, com 223.989, Rio de Janeiro, com 180.559, Bahia, com 142.774, e Pernambuco, com 134.481.
Até agora, o Sisu registrou 1.967.274 inscritos em todo o Brasil. O Sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até esta quinta-feira, 22. A inscrição, nesta edição, está restrita ao estudante que tenha participado do exame em 2014. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

Fonte: O Povo Online


PRA QUE SERVE A CÂMARA DO CRATO MESMO ?


Imagem meramente ilustrativa

Pelo que tenho visto nos últimos 10 anos, a "Egrégia" Câmara do Crato, amiúde, só serve para 2 coisas: Mudar o nome de ruas da cidade para nomes totalmente desconhecidos, e conceder título de cidadão Cratense a quem nunca fez nada pelo Crato ( Com raras excessões ). A rigor...é isso.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 10 anos acompanhando e divulgando o que acontece no Crato


Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 200.000 Acessos por mês - Uma das maiores visibilidades do Interior do Estado.


Chega de Amadorismo !

Anuncie onde todo mundo lê - BLOG DO CRATO


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:

- Anuncie num dos veículos de notícias mais acessados do Interior do Estado.
- Mais de 200.000 acessos de páginas por mês
- 10 Anos no mercado.
- Qualidade e Credibilidade
- Mais de 6 milhões de páginas acessadas
- Mais de 35.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Trabalhamos com Webdesign desde 1995
- Publique em diversos sites pelo mesmo preço
- Anuncie no Facebook para milhares de clientes
- Cuidamos de tudo para você sem custo adicional
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante ( dependente do plano ).
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Em breve: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia rápida hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Shopping Residence, Crajubatur, Fonte Musical, ASTEC Informática, RVNET ( provedor de internet ), venha para o Blog do Crato. Chega de amadorismos e de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica.




www.blogdocrato.com
Desde 2005, registrando a história do Crato para a posteridade.








FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Café bom no centro do Crato, é na cafeteria DI CAFFÉ, no Shopping Residence...




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30