xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/01/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 janeiro 2015

EUA exigem a libertação dos japoneses em mãos do Estado Islâmico

eijaponeses
Os Estados Unidos exigiram nesta terça-feira a libertação imediata dos dois japoneses feitos reféns pelo grupo Estado Islâmico. "Os Estados Unidos condenam com firmeza a ameaça do EI de matar os voluntários japonenes. Pedimos a libertação destes civis e dos demais reféns", assinala em um comunicado a porta-voz do departamento de Estado, Jennifer Psaki. O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) ameaçou nesta terça-feira em um novo vídeo executar dois reféns japoneses que ele afirma deter e exige um resgate de 200 milhões de dólares ao governo japonês. Tóquio reagiu rapidamente, afirmando que não cederia ao terrorismo, enquanto o primeiro-ministro Shinzo Abe exigiu a libertação imediata dos reféns.
"Estou indignado com tal ato", declarou à imprensa em Jerusalém. "Eu exijo vigorosamente que nenhum mal seja feito a eles e que sejam libertados imediatamente". "A comunidade internacional não cederá ao terrorismo e temos de cooperar" contra esta ameaça, insistiu durante a coletiva de imprensa. Em um vídeo cuja autenticidade ainda não foi confirmada, o EI, que controla extensas áreas de território no Iraque e na Síria, exige do governo japonês o pagamento de um resgate de 200 milhões de dólares para salvar a vida dos reféns. "Vocês têm 72 horas para pressionar seu governo a tomar uma decisão sã e pagar 200 milhões de dólares para que suas vidas sejam poupadas", diz o vídeo. A exigência é feita por um homem encapuzado e em um uniforme preto, que segura uma faca e fala em inglês, entre os dois reféns em uniformes laranjas. Os dois japoneses são identificados como Haruna Yukawa, cuja profissão é desconhecida, e Kenji Goto Jogo, um jornalista independente.

AF


ONU condena ataque a palácio presidencial do Iêmen

iemen

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o ataque de rebeldes houthis, hoje (20), ao palácio presidencial do Iêmen e manifestou apoio ao chefe de Estado iemenita, Abdrabuh Mansur Hadi. Em declaração adotada por unanimidade, o conselho diz que o presidente é a autoridade legítima do país e que a população e os demais atores políticos devem apoiá-lo, assim como seu governo, para "continuar levando o país pelo caminho da estabilidade e da segurança".

Os 15 países-membros do Conselho de Segurança exigiram cessar-fogo total e a retomada do diálogo, sem ameaçar com sanções. O governo de Hadi tem sido um aliado importante dos Estados Unidos, permitindo que agentes norte-americanos mantenham ataques contra militantes da organização terrorista Al Qaeda no Iêmen.

Os membros da milícia xiita conhecidos como houthis atacaram hoje o complexo presidencial e a residência de Hadi, na capital do país, Sana. O líder da milícia, Abdel Malik Al Huthi, disse, na noite de hoje, depois da manifestação da ONU, que seu grupo está preparado para enfrentar “qualquer medida” que seja adotada pelo conselho das Nações Unidas.

“Digo ao Conselho de Segurança da ONU: vocês não retirarão qualquer vantagem de qualquer medida que queiram adotar”, disse Al Huthi em discurso transmitido pela televisão. “Estamos preparados para enfrentar as consequências, quaisquer que sejam”. O Conselho de Segurança decretou, em novembro de 2014, sanções contra dois dos comandantes militares da milícia xiita e também depôs o então presidente, Ali Abdullah Saleh, que é acusado de apoiar os rebeldes.

Al Huthi, de apenas 33 anos, fez várias exigências ao governo: a reforma da comissão nacional, a revisão da Constituição para a conciliação e o fim das diferenças políticas. Em uma hora e 15 minutos de discurso na TV, ele também exigiu a promoção da participação dos houthis no processo político, “independentemente de quem isso incomode, dentro ou fora do país”, e insistiu na necessidade de pôr fim à insegurança e aos “perigos que ameaçam” o Iêmen.

*Com informações da Agência Lusa

Agência Brasil

Ceasa Ceará bate recorde na oferta de alimentos em 2014

Ceasa_Banner

Pela primeira vez, em 42 anos, a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa Ceará) superou no ano de 2014, em seus três entrepostos atacadistas - Maracanaú, Tianguá e Barbalha - o patamar de oferta de seiscentas mil toneladas/ano, alcançando o recorde de 652,4 mil toneladas. Isto representa uma movimentação financeira de R$1,2 bilhão/ano. Se comparado com a comercialização de 2013, quando os três entrepostos ofertaram 581 toneladas, é possível verificar um aumento de 12,2%.

Os números positivos repetem-se nas três unidades. Em Maracanaú, a oferta foi de 517,8 mil t/ano, o que representa 9,2% acima do comercializado no ano anterior quando Maracanaú ofertou 474 mil toneladas. Outra marca histórica foi alcançada no valor financeiro transacionado de R$1,05 bilhão, superando em 15,6% os números de 2013 quando a unidade movimentou 910,2 milhões.

A Ceasa Cariri, em Barbalha, fundada em 2012, demonstrou em 2014 que está em intenso processo de consolidação. Ano passado, a unidade ofertou 57.2 mil toneladas, superando em 78,1% os números de 2013 quando a unidade ofertou 32 mil toneladas. Segundo Ivens Mourão, consultor da Ceasa Ceará, a comercialização atingiu a estimativa esperada. Diante disto, conforme ele, a Ceasa Cariri se transformou em um mercado abastecedor da Região Metropolitana dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além das cidades do entorno e os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A unidade de Tianguá foi a que apresentou as menores variações, motivada pela sua reduzida área de comercialização. Apesar de tudo, em 2014, ofertou 77,5 mil toneladas, superando em 3,2% o ano anterior de 2013 quando ofertou 74 mil toneladas.

Conforme Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa, apesar do longo período de estiagem no Ceará, não houve o menor risco de desabastecimento na Ceasa Segundo ele, esta é uma constatação da eficiência dos permissionários e produtores, garantindo o alimento na mesa dos cearenses. Ele explica que o produtor investiu em poços profundos e sistemas de tecnologia de irrigação; já o permissionário (comerciante), realiza uma programação de compra em outros regiões produtoras fora do Estado, possibilitando o ingresso do produto no mercado local de forma permanente.

“Na ausência do alimento em áreas de produção do Ceará o comerciante procura municípios fora do Estado que estejam produzindo em larga escala para que não aconteça o desabastecimento”, ressalta Odálio Girão.

Segundo o presidente da Ceasa Ceará, Reginaldo Moreira, mesmo com a ausência de chuvas 49,4% dos produtos que abasteceram a Ceasa Ceará em 2014 eram origem do próprio Estado e os outros 50,6% de outros estados. Para ele, o crescimento na comercialização é fruto de um trabalho realizado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará, Ceasa, permissionários e produtores de todo o Brasil. “O bom trabalho proporciona frutos positivos e este recorde na comercialização nos três entrepostos da Ceasa Ceará é um exemplo de cooperação e parceria que resultou em sucesso”, conclui.

 

Assessoria de Comunicação da Ceasa Ceará

Planejamento será estratégia para combater a estiagem em 2015

FUNCEME_2001

A Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme) apresentou hoje, no Palácio da Abolição, o prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2015 no Ceará. Na ocasião, o governador Camilo Santana destacou ações para combater os problemas causados pela seca no Estado. Participaram do evento representantes de órgãos governamentais, da sociedade civil e imprensa em geral.

“Hoje foi o dia que recebemos oficialmente a condição climática do Ceará para o ano de 2015. Isso significa que 2015 talvez seja o ano que chova menos no Ceará, desde 2012. Já tive reunião anterior com os secretários de Recursos Hídricos, e do Planejamento. Queremos que a secretaria de Panejamento também coordene esse processo, já que esta pasta tem um olhar para todas as áreas do Governo. Determinei a criação de um grupo de trabalho. Existe um processo de acompanhamento hoje, que envolve Cogerh, SRH e Cagece na sede dos municípios”, disse Camilo Santana, durante entrevista coletiva.

De acordo  com  Eduardo Sávio Martins, da Funceme, o estudo apontou 64% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média este ano; 27% para clima normal e apenas 9% para clima chuvoso. De acordo com Eduardo, o estudo foi feito segundo monitoramento de chuvas em várias regiões dos nove estados do Nordeste.

Camilo Santana citou o planejamento como fator decisivo para se antecipar aos problemas e intensificar as ações emergenciais. “Estamos construindo um plano, fora o acompanhamento continuado que realizamos cidade a cidade. Isso vai dizer quais são as ações que precisam ser feitas em cada um desses municípios. Diante desse cenário, vamos nos antecipar aos problemas e intensificar as ações, como as ações de cisternas de placas, de adutoras emergenciais, de adutoras de engate rápido, ampliação de perfuração de poços profundos, além de ações de infraestrutura, como construção de novas barragens e principalmente as obras do Cinturão das Águas e da Transposição. Ampliaremos a operação carros-pipa do Exército e também operação carros-pipa do Estado. Finalmente vou pedir uma reunião com a presidenta Dilma, para apresentar as nossas demandas, para que garantamos recursos necessários para a perfuração dos poços, carros-pipa, adutoras e obras que estão em curso do Ceará”, concluiu Camilo.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Governo do Ceará reforça estratégias para controle do sarampo

Sarampo2

Vacinar todas as crianças assim que completem 6 meses de vida e realizar varredura casa a casa para identificar e imunizar todos os menores de 5 anos ainda não vacinados contra o sarampo ou com esquema de vacinação incompleto. Essas são as estratégias reforçadas para interromper o surto da doença no Ceará, definidas em reunião entre gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado, de secretarias municipais de Saúde, representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), encerrada na terça-feira, 20 de janeiro, segundo e último dia de discussões.

Ao completar 6 meses de vida toda criança deve tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Com o surto de sarampo, a vacinação foi antecipada para os seis meses de vida no Ceará porque a partir desta idade as crianças não têm mais anticorpos maternos suficientes para proteção contra doenças. Ao completar 1 ano, a criança deve ser vacinada novamente com a tríplice viral e com 1 ano e três meses precisa receber a vacina tetra viral, que além de proteger contra sarampo, caxumba e rubéola, também evita a catapora.

A estratégia de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 1 ano será mantida até 90 dias depois da data do último caso confirmado da doença, quando a Coordenação Estadual de Imunizações deverá informar os municípios sobre o fim do surto. Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado durante a reunião, o Ceará tem 673 casos da doença confirmados em 28 municípios, a partir de 25 de dezembro de 2013, com o último caso registrado em 5 de janeiro deste ano, em Caucaia. De todos os casos confirmados, 246 foram em menores de 5 anos, 36,5% do total, e 120 (17,8%) na faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano. Há, ainda, 46 casos em investigação em quatro municípios – Fortaleza (31 casos), Caucaia (10), Aquiraz (3) e Maracanaú (2). O último caso notificado em investigação ocorreu em Fortaleza, no dia 12 de janeiro.

Diante de representantes da Comissão para Certificação de Eliminação do Sarampo nas Américas, o secretário Carlile Lavor ressaltou o papel importante dos municípios no controle e eliminação da doença no Estado. Entre os municípios com casos em investigação, notificados a partir de 30 de dezembro de 2014, Fortaleza já está fazendo varredura casa a casa para identificar e imunizar crianças ainda não vacinadas. “A meta é caso zero”, reiterou a secretária Socorro Martins, reforçando a recomendação às mães a levarem os filhos para vacinar assim que completem 6 meses de vida. As unidades de vacinação na Capital funcionam de segunda a sexta-feira. Em Fortaleza estão sendo vacinadas também as pessoas com até 49 anos de idade, sem comprovação de vacinação contra sarampo.

Em Caucaia, o secretário Deuzinho Filho, presente a reunião, anunciou mobilização de 700 profissionais até o dia 4 de fevereiro para realizar varredura de vacinação, com atenção especial para as regiões da Grande Jurema e a área urbana do município. Também estão sendo vacinados os profissionais que trabalham diretamente com o turismo e toda a população até 29 anos, sem comprovação de vacinação. Maracanaú está refazendo o Monitoramento Rápido de Cobertura para atingir cobertura de 100% nessa estratégia, enquanto Aquiraz, que não tem casos confirmados da doença, realizou o bloqueio dos três casos em investigação. 

“A única forma de interromper o surto é com a vacina”, reforçou a especialista da OPAS Pamela Bravo, consultora regional da Programa para Eliminação do Sarampo nas Américas. Para ela, a meta zero de casos deve ser cumprida em prazo curto. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, lembrou que para o Ceará não perder a certificação de eliminação do sarampo precisa interromper a disseminação da doença. “A interrupção da cadeia é só com vacinação efetiva”.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Colapso da água pode se dar antes do Carnaval

secace

Sem chuvas, os açudes secam e agravam o problema do abastecimento humano

Foto: Kid Júnior

Fortaleza. A capacidade hídrica para o abastecimento de Crateús deverá se esgotar até o dia 10 de fevereiro próximo. Em outras cidades, somente a perfuração de poços poderá atender às demandas das comunidades, sendo que as residentes nas zonas rurais já são as que mais se ressentem dos efeitos da seca.

Esse foi um dos principais pontos de debate na reunião do Comitê Integrado da Seca, realizada ontem, na sede do comando do Corpo de Bombeiros do Ceará. O encontro, fugindo à tradição desde que foi criado o grupo intersetorial de trabalho, foi realizado a portas fechadas, podendo a imprensa apenas registrar imagens dos participantes. Estiveram ausentes representantes do Exército e da Cogerh.

Com uma duração de mais duas horas, a reunião produziu "desabafos", como disse o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, dos gestores e de representantes dos municípios. No caso de Crateús, o coordenador da Defesa Civil do município, Teobaldo Marques, disse que o temor maior é que toda a cidade entre em colapso bem antes do Carnaval. A solução para o abastecimento seria a instalação da adutora proveniente de Varjota, mas ele informou que as obras estão atrasadas.

O prefeito Celso Crisóstomo disse que saía da reunião pessimista com relação à zona rural. Ele lembrou que os açudes estão secando e isso inviabiliza o funcionamento das adutoras e até mesmo o serviço emergencial dos carros-pipas.

"A solução para a zona rural é a perfuração de poços. Para as cidades, a transposição. O problema é que as medidas emergenciais estão esbarrando em burocracias e demoras no atendimento", disse o gestor. Ele lembrou que Canindé tem um gasto de R$ 146 mil com gerador, uma vez que o bombeamento de água não está sendo disponibilizado pela energia elétrica fornecida pela Coelce.

Milho

Apesar de boa parte do encontro dos representantes do Comitê tenha reclamado ações urgentes para resolver o problema do abastecimento da água, a pauta inicial era para reservar ampla discussão para o fim do subsídio do milho, que chegou a custar R$ 23,00 a saca até 31 de dezembro do ano passado. Atualmente, a saca custa R$ 32,50, num aumento de 41%.

A ideia é que os prefeitos e mais representantes das classes produtoras, como o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, pudessem sugerir saídas para os problemas que afetam a economia cearense, especialmente a pecuária, que necessita do produto para a alimentação animal. Sobre esse tema, foi deliberado que será produzida uma minuta a ser encaminhada ao Ministério da Agricultura, solicitação uma reedição da portaria que concedia o subsídio. Segundo Flávio Saboya, o problema do milho, que trará impactos imediatos para os produtores do leite, afeta especialmente os Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No Estado, há uma grande dependência do milho para alimentação do rebanho, estimado em 2,6 milhões de cabeças, somente entre bovinos e bubalinos, à medida em que a forragem, produzida pelas fracas quadras chuvosas, são insuficientes. Com a seca registrada de 2012 a este ano, houve uma mortandade de cerca de 100 mil bovinos, uma redução de 3,5% do rebanho.

Açudes

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, chegou a falar com os jornalistas. Ele explicou que o motivo do encontro acontecer a portas fechadas, deveu-se "à necessidade de discussão interna de alguns pontos".

O secretário informou que medidas de convivência com a seca, deverão ser anunciadas pelo governador Camilo Santana, logo após o anúncio do prognóstico da quadra chuvosa, pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), que deverá acontecer hoje, a partir das 9 horas, no Palácio da Abolição, sede administrativa do governo do Estado.

Atualmente, 176 dos 184 municípios cearenses têm decretos de estado de emergência por consequência da estiagem. A situação dos açudes preocupa, pois nos 149 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), há disponíveis somente 20,3% da capacidade de armazenamento de água, havendo várias regiões do Estado em que o sistema de reservatórios está abaixo dos 10%.

De acordo com o monitoramento, o quadro de reservas hídricas mais grave está nos Sertões de Crateús. O reservatório com maior capacidade de armazenamento de água é a barragem do Batalhão, atualmente com 5,65%. Na Bacia do Curu, os açudes de Itapajé, no município, e Caxitoré, em Umirim, são os com maiores reservas, apresentando, respectivamente, 6,75% e 6,11%. O açude do Castanhão, maior reservatório do Estado, detém, atualmente 24,91%; e o Gavião, que integra o sistema Pacoti/Riachão/Gavião, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza, está com 93,47% de sua capacidade.

Mais informações:
SDA
Avenida Bezerra de Menezes, 1820 São Gerardo - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-8002

Marcus Peixoto
Repórter

Sisu - Engenharia Civil da UFCA é o curso com maior nota de corte no Cariri

Sisu-2015-Inscrições

As primeiras notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para a Universidade Federal do Ceará (UFC) foram divulgadas na madrugada desta terça-feira, 20. A próxima nota de corte será divulgada a partir de 2h desta quarta-feira, 21.
Em Juazeiro do Norte, o curso que tem a maior nota de corte é Engenharia, integral, 695,46. Em Fortaleza, para o mesmo curso a nota de corte sobe para 751,54, o que faz do curso do terceiro mais disputado em todo Ceará.
Medicina na UFC, no campus de Fortaleza tem a maior nota de corte no Estado, 788,54. O curso tem 80 vagas para ingresso no 1º semestre e 80 vagas para ingresso no 2º semestre, seguindo a ordem de classificação dos candidatos. No campus da UFC em Sobral a média é 780, 82. Logo apos vem a nota do campus de Barbalha, curso com 40 vagas para ingresso no 1º semestre e 40 vagas para ingresso no 2º semestre, seguindo a ordem de classificação dos candidatos, nota de corte 769,86.
Direito na UFC, em Fortaleza, tem a segunda maior nota de corte da capital, 757,36. Para o curso noturno a média cai para 738,74.
Para checar a nota de corte de outros cursos acesse www.Sisu.mec.gov.br
As inscrições podem ser realizadas até as 23h59min da quinta-feira, 22 de janeiro – são direcionadas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Para concorrer é necessário não ter tido a Redação anulada.
(Com informações O Povo)

Ministério Público recomenda anulação de licitação e realização de concurso público em Missão Velha

mpce

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Nivaldo Magalhães Martins, recomendou na última sexta-feira (16) a anulação do procedimento licitatório para a contratação de escritório de advocacia particular para assessoria jurídica perante o Tribunal de Contas dos Municípios e a realização de concurso público para procurador municipal em Missão Velha. A administração municipal deve oferecer resposta no prazo de cinco dias após a sua notificação.
Segundo o promotor de Justiça, o Inquérito Civil Público foi instaurado após a constatação de que o procedimento licitatório não tem finalidade pública. O MPCE considera que a contratação de escritório de advocacia para atuar junto ao Tribunal de Contas do Município pode configurar ato administrativo nulo por desvio de finalidade.
Foi apurado também que o município de Missão Velha não possui procuradores municipais concursados para a realização da atividade a ser contratada – ferindo o artigo 37, inciso II, da Constituição Federal. Além disso, o objeto a ser contratado é de necessidade regular e permanente, sendo atribuição ordinária da Procuradoria Municipal.
Com isso, a recomendação estipula o prazo de 90 dias para a realização do certame, que deverá preencher todos os cargos vagos para procurador municipal.
(MPCE)

Quatro detenções e duas armas apreendidas após operação de saturação em Juazeiro

 

policia

Foto: Divulgação Ascom

Em Juazeiro do Norte, a Polícia Militar realizou operações de saturações em vários bairros na noite desta segunda-feira (19). João Victor da Silva Soares, 18, foi preso em flagrante portando um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos. O acusado trafegava em um motocicleta conduzida por Joelson Junior da Silva, 23 anos, pelas ruas do bairro Pirajá.
Duas horas depois, Policiais Militares do Ronda do Quarteirão apreenderam um adolescente de 14 anos que transitava a pé juntamente com Esmael de Araújo Bandeira, 18 anos, pela Rua Cícero Gonçalves no bairro São José. Com este foi localizado um revólver de calibre 32, municiado com um cartucho intacto. Todos os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.

Flavio Pinto News

Projeto Cariri do Bem arrecadou mais de 5 toneladas em 2014

caririgardenShopping

O Projeto Cariri do Bem, idealizado pelo Cariri Garden Shopping do município de Juazeiro do Norte, ultrapassa um ano de realização, com nove instituições da região sendo beneficiadas com milhares de doações em alimentos, brinquedos, roupas, agasalhos e também quantias em dinheiro.

O projeto foi desenvolvido pelo shopping com a parceria da sociedade caririense. Ao longo do ano foram mais de 1.200 crianças, jovens e adultos beneficiados. São desde entidades educativas, voltadas para atendimentos à saúde e sociais das cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

Ações durante todo o ano, como o programa “Solidariedade Futebol Clube - Férias de Julho”, shows culturais e humorísticos como o “Projeto Rir Faz Bem” foram fundamentais para incentivar as doações. O posto de coleta instalado pelo centro de lazer e compras permitiram que facilitassem as doações nos dias comuns de funcionamento. De acordo com levantamentos realizados pela administração do Cariri Garden Shopping, foram repassadas aos coordenadores das instituições a marca de 5,5 toneladas de alimentos, cerca de 2.280 peças de roupas, R$ 901,00 em espécie e 1.440 brinquedos entregues.

Na listagem de entidades beneficiadas encontram-se o Lar Assistencial São Francisco de Assis (LAFA), Grupo Espírita Irmã Scheila, Orfanato Jesus Maria e José, Projeto Menino Jesus, Orfanato Amparo Oásis de São Bento, Creche Comunitária Vila Bom Jesus, Escola Poço do Jacó, Lar São Francisco, Associação Maria Mãe da Vida – AMMV e o Instituto de Apoio às Crianças com Câncer (IACC).

As entregas foram efetuadas pela equipe de voluntários do shopping e as entidades foram pré-selecionadas para receberem os donativos. O resultado das doações e a adesão da sociedade caririense tem sido importante para o sucesso deste projeto. O gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, comemora o resultado de 2014, principalmente pelo apoio dos lojistas e clientes, no sentido de beneficiar tantas pessoas. "Acredito que o shopping deve sempre assumir esse papel nobre. Agradecemos o apoio de toda a população de Juazeiro do Norte e do nosso Cariri. Não somos apenas um centro de lazer e de compras, vamos além disso", concluiu. 

O Projeto Cariri do Bem é contínuo no shopping, e o baú de arrecadação fica no centro de serviços do shopping ao lado do Mercadinhos São Luiz. Roupas, brinquedos e alimentos são sempre muito bem vindos.

(Assessoria de Imprensa)

O senhor do impossível - Por: Emerson Monteiro

Mergulhar em algumas avaliações místicas justamente em um tempo quando resta mundo esquecido de valores antes fundamentais, se é que um dia foram fundamentais, nesse pesar das eras. Lembrar os raciocínios de Deus a que neles se detiveram filósofos sós nas páginas amareladas dos velhos livros quase abandonados no decorrer das práticas cotidianas deste mundo insano. Hoje, falar em Jesus, Buda, Lao-tsé, Kierkegaard, Platão, Orígenes, remexe as fibras machistas dos tambores acelerados  e os padrões da era nuclear de deuses entontecidos e estéreis, ícones de acrílico e fibra de vidro, rolados e impressos nos painéis gigantes da terceira dimensão, vazios de conteúdo real.

Às raias do absurdo, indiferentes, jogaram os dramas da espécie, comédia insólita dos porões vazios da máquina embrutecida e esfumaçada na embriaguez de farras. Há gigantes em tudo, nas vitrines e nos paraísos artificiais da massa melancólica, que vaga absorta e de olhos pegajosas.

Enquanto isto, a única saída verdadeira é precisamente onde não há saída no juízo humano. Senão, para que precisaríamos de Deus? As pessoas só se dirigem a Deus para obter o impossível. Para o possível, os homens bastam, afirma o filósofo russo León Chestov.

Nunca, tal nestas datas momentâneas dos princípios de século XXI, houve tamanha ausência dos instrumentos morais que permitissem aos humanos adotar um sentido justo às suas existências tangidas pela engrenagem do magno sistema dominante. Quais lesmas de aquário, eles descem, sórdidos, acomodados, as escadarias de pedra dos altares do sagrado e se deixam imolar feitos mercadoria nos salões engalanados da ilusão artificial, racional.

As almas, no entanto, ansiosas de virtudes e banhadas nas lágrimas da solidão dos grupos, buscam meios de recordar o trilho abandonado nas selvas da Natureza, e erguem aos Céus preces esquecidas. Eis Deus: devemos remeter-nos a Ele, ainda que não corresponda a nenhuma de nossas categorias racionais, insiste Chestov.

Aos raios dourados da Esperança, Razão em seus frágeis argumentos agora demonstra o pouco do que trazia na caixa das fantasias, presa também de nenhuma possibilidade além da matéria em fria decomposição.

Eis Deus, o absurdo que renasce das cinzas no coração dos vales de antigamente.

Editorial do jornal "O Povo" deste dia 20: O "movimento social" não grita pela Petrobras

O chamado “Movimento social” não se mostra em nada comovido com o assalto promovido na maior empresa nacional
O fluxo de fatos envolvendo a Petrobras é tão avassalador que a capacidade de indignação do País parece ter sido capturada. O último e estarrecedor fato que veio ao conhecimento público aponta que as desastrosas e corruptas operações para a construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, vão gerar um prejuízo tão gigante que as receitas oriundas de suas futuras operações não serão suficientes para cobrir o que foi investido. A Petrobras não nega o fato. A Abreu e Lima é a obra mais cara em andamento no Brasil. Foi inicialmente orçada para custar U$ 2,4 bilhões. Avalia-se que seu preço final chegará aos U$ 18,5 bilhões. Mais ou menos, nove vezes o valor estimado. Um relatório de auditoria interna da estatal concluiu que a refinaria provocará um prejuízo de U$ 3,2 bilhões. Como não há mágica em economia, esse prejuízo será pago pelos consumidores brasileiros.
A obra da Abreu e Lima foi lançada como um ícone da ideia do bolivarianismo. Foi um fruto das conversas entre os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Hugo Chavez, da Venezuela. Do país vizinho, só ficou em nossas terras o discurso populista e inflamado de Chavez e um busto de Simon Bolívar. A Venezuela não colocou um só tostão no empreendimento. O prejuízo será todo do Brasil. Detalhe: ao deixar a parceria com a Petrobras, a PDVSA, petrolífera estatal venezuelana desistiu da parceria após cinco anos de negociações sob a alegação de que o projeto da refinaria Abreu Lima estimava custos fora das métricas internacionais.
Milhões estão estarrecidos com os acontecimentos, mas não há a devida correspondência no âmbito político. O que nos acostumamos a denominar de “movimento social” não se mostra em nada comovido com o assalto promovido na maior empresa nacional. Reajustes de centavos, geralmente de acordo com a inflação, nas passagens dos transportes coletivos motivam mobilizações e até ações violentas. Já os bilhões surrupiados da Petrobras não provocam nem protesto silencioso dos ditos “movimentos da sociedade civil”. Talvez por serem controlados pelas organizações partidárias que estão no poder.

As manchetes dos jornais brasileiros nesta 3ª feira, dia 20

1 – Após elevar tributos, Dilma veta correção da tabela do IR em 6,5%
(Fonte: “Folha de S.Paulo”)
Medida aliviaria a tributação dos salários e outros rendimentos; Planalto diz
que proposta levaria a perda de R$ 7 bilhões para as contas do governo
2 – Petrobras repassará aumento de imposto para gasolina
(Fonte: “O Globo”)
Informação foi enviada pela estatal à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Aumento na bomba deve ficar entre 5% e 7%
3 – Governo aumenta tributação e volta a cobrar a Cide no diesel e gasolina
(Fonte: “Estado de Minas”)
Brasília – A partir de fevereiro, a gasolina ficará R$ 0,22 mais cara na refinaria. Essa é a taxa de aumento de imposto sobre o combustível anunciada ontem pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Esse valor, inicialmente, será incorporado à PIS/Cofins até o cumprimento do prazo de 90 dias para a entrada em vigor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que será restabelecida em maio e terá incidência nos cofres da União em junho.
4 – Depois do apagão de ontem, analistas veem risco iminente de novos apagões no país
(Fonte: “Folha de S.Paulo”)
Apagão atingiu 11 estados e o Distrito Federal. Aumento do consumo de energia devido ao forte calor deve continuar sobrecarregando o sistema.
5 – FMI prevê estagnação no Brasil e reduz previsão de crescimento  para o PIB em 2015 e 2016
(Fonte: ALTAMIRO SILVA JÚNIOR, correspondente nos EUA – “O Estado de S.Paulo”)
Em nova estimativa, Fundo baixa projeção do crescimento econômico do Brasil de 1,4% para 0,3% este ano e de 2,2% para 1,5% em 2016
Nova York - O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a reduzir as previsões de crescimento para o Brasil em relatório divulgado hoje e que traz uma atualização das projeções para a economia mundial. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 0,3% em 2015, abaixo dos 1,4% previstos em outubro, quando o FMI fez sua reunião anual em Washington. Para 2016, a estimativa foi reduzida de 2,2% para 1,5%.

Políticos cratenses pecam por leniência e omissão -- por Pedro Esmeraldo

Muitos cratenses atordoados reclamam da carência de interesse desses políticos que desinteressados comandam a falta de amor ao Crato em
detrimento do progresso da cidade.
Realmente, o povo esquece que esses políticos pecaminosos usam o termo de “toma lá dá cá”, utilizam o barco em favor de si mesmos. Não entram na luta em benefício desse município.
Haja vista que certos políticos maldosos poucos têm proveito pelo progresso de sua terra. Esse dito povo que anda falando a toa esqueceu que tais políticos foram colocados por esse mesmo povo, já que usa comportamento fisiológico, dando emprego a cada um, trocando voto em benefício de si mesmo. Isto é de estarrecer, é uma vergonha, é uma infâmia, é um desacerto social.
O cratense, aquele que realmente ama o Crato, não se conforma com as maledicências ultrajantes e usurpadoras do outro município, já que nos leva na marra o nosso patrimônio, quer histórico quer cultural, pois há muito, veem nos levando o que temos (patrimônio) sem pejo, deixando o nosso povo irritado com essas ações de homens maléficos.
Isso acontece na maior das vezes, às escondidas e sem conhecimento da sociedade cratense. Por essa razão, não podemos esquecer das indecências praticadas pelos inimigos do Crato, vez que sorrateiramente dando afagos dizem que vão ajudar no caminho útil e contribuir com o desenvolvimento do município cratense.
Por isso todas as pessoas de bom senso não usam de vontade de permanecer no desvario com essas medidas discriminatórias que veem constantemente do outro lado do mundo. Nos deixam atoleimados, provocando um pensamento obscuro sem contribuir pela falta de interesse desses políticos lenientes e omissos que não se esforçam coisa alguma para soerguer um desenvolvimento equilibrado e domínio nas ações do bem querer.
Não senhores, eles nos levam o progresso, praticam os ataques súbitos e com ímpetos nos deixam praticamente esquecidos, afastados da esfera estadual.
São possuidores de ideias venenosas. Utilizam seus tentáculos para afugentar de nós o ideal de avançar e elevar com espírito altruístico e de comportamento sóbrio na esfera venerável de cidadão civilizado que nos deixa no caminho do bem estar e da magnitude do comportamento do homem civilizado.
Pensam que são os maiorais e progressistas renitentes, mas não passam de usurpadores de outro município. Note que progressista foi o Crato, pois vem lutando com forças desconexas e que não se deixam abater pelas injúrias inconvenientes. Não queremos lacerar o desenvolvimento alheio, visto que somos conformados que tudo que vem ao alcance sem desagradar a ninguém, isto é, criamos projetos objetivos e favoráveis ao desenvolvimento equilibrado.
Vejam bem, ser cratense é ser útil à sociedade, ser cratense é ter coragem e manter a tenacidade de homem firme, lutador e desbravador regional da educação, saúde e da equidade moral que é necessário para praticar política de boa vizinhança.
Infelizmente não temos aquelas figuras notáveis que, sem pestanejar, cutucavam os políticos para não fugirem da linha do equilíbrio moral e social: essas figuras pois foram baluartes da retidão dos princípios que souberam granjear um estado de repouso em que se encontravam os corpos, solicitados por forças iguais, no meio político regional.
Felizmente, Deus os levou, mas deixaram a essência do comportamento do uso das figuras maledicentes da região. São essas figuras Tomás de Alencar, Júlio Saraiva, o radialista Wilson Machado e outros que não lembramos no momento aquilo que nos envaidecem na ética do comportamento sóbrio.

Fóssil inédito de 120 milhões de anos encontrado na Bacia do Araripe será anunciado nessa quarta-feira, durante coletiva de imprensa

Achado raro de fóssil na Bacia do Araripe e com características de conservação surpreendentes é encontrado e revela origem de planta na Chapada do Araripe
Um achado fóssil inédito de 120 milhões de anos será anunciado nesta quarta-feira, às 9 horas, por pesquisadores da Universidade Regional do Cariri – URCA, durante coletiva de imprensa, no auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato. Trata-se de uma planta do Cretáceo inferior que ainda possui representantes atuais na encosta da Chapada do Araripe, conhecida popularmente como Japecanga, da família da Smilacaceae.
Um artigo sobre a descrição do fóssil foi publicado recentemente nos anais da Academia Brasileira de Ciências, para anunciar a descoberta do achado, cujo nome dado é uma homenagem ao Professor Jackson Antero (in Memoriam) "Cratosmilax Jacksoni". O docente foi um dos grandes nomes que se ergueu no Cariri na luta incansável pela preservação da Chapara do Araripe, e chegou a ser o chefe da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA – Araripe).
A Smilacaceae é uma família de plantas monocotiledôneas basais que ocorrem em basicamente todos os continentes e está relacionada com a origem de plantas com flores. Fósseis dessa família são conhecidos desde o Cretáceo Superior. No artigo é apresentado o novo gênero e espécie (Cratosmilax jacksoni) da família do Cretáceo Inferior (Aptiano-Albiano), encontrado em lâminas de calcário da Formação Crato, na Bacia do Araripe.
Ainda conforme os pesquisadores é o mais antigo registro de Smilacaceae. O fóssil descrito é baseado em uma folha com características semelhantes às do gênero Smilax, frequente nas Américas, Europa e sudeste asiático.
Segundo o orientador da pesquisa, Professor Álamo Feitosa, o fóssil de uma folha em perfeito estado da Japecanga, planta conhecida popularmente, foi resgatado nas minas de calcário laminado, em Nova Olinda. O achado ocorreu em 2012. O trabalho de descrição foi realizado por uma equipe de pesquisadores da URCA, e tem como autora a Professora doutora, Flaviana Jorge de Lima. Ela destaca que essa é a primeira pesquisa a ser descrita com localidade estratigráfica, possibilitando estudos detalhados das camadas das rochas.
(Assessoria de Imprensa da URCA)

Poder infinito do Amor - Por: Emerson Monteiro

Jesus, o Bem, significa o Amor vivo de tudo, a dominar o mundo diante da história da raça humana. Quando veio na sua manifestação avassaladora, iluminou toda a Terra, concedendo chances definitivas à Humanidade de aceitar as possibilidades que existem de trilhar os caminhos da perfeição em suas ações, porta aberta aos campos da real felicidade.

Isto persiste a tocar o coração das gentes todo tempo, desde então. Pois antes luzes representavam o exercício da razão fria do pensamento, os princípios da lógica que desconhecem os passos da potencialidade espiritual. E ao visitar os seres humanos, o Mestre Divino demonstrou com palavras e gestos o tanto de riqueza que contém o sentimento da Verdade, o Amor desenvolvido nas mínimas expressões.

A sua existência indica meios de revelar em Si o conteúdo da Esperança e da Fé, instrumentos de salvação, nas sequências repetitivas deste chão de lágrimas, pela prática fiel da amizade sincera, valor essencial de continuar a jornada rumo ao Eterno.

Ele falou utilizando parábolas, contos simples de fácil compreensão, indicando como interpretar as oportunidades do exercício deste poder ainda ignorado de amar, no entanto só aceito quando interessa diretamente as vaidades imediatas. Demonstrou o mistério profundo da conquista do merecimento, que nos fará pessoas melhores, inclusive aperfeiçoando o que permite viver em paz e ser amigos uns dos outros, livres de cobranças estéreis e da hipocrisia. Uns auxiliando os outros nas situações que pedirem apoio e desenvolvimento coletivo. Plantar e colher o que é bom, neste universo de almas em movimento e estudos, escola de tempos novos e renovados sonhos.

Jesus de Nazaré, o espírito superior do exemplo e da Verdade, que revela a potencialidade que habita os ânimos de colher frutos da História através dos modos da inteligência plena e de uma consciência superior.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30