xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/01/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 janeiro 2015

Notícias & comentários (por Armando Lopes Rafael)

Ainda há esperanças de criação da Faculdade de Medicina em Crato?
Teoricamente, sim. 1º) A população cratense não se conformou com a exclusão do nome de sua cidade na relação dos 39 municípios selecionados pelo governo federal para concorrer a uma faculdade de medicina. 2º) Está sendo feita pressão junto ao governador Camilo Santana (bom não esquecer que ele nasceu em Crato) bem como aos  deputados federais que foram votados aqui. 3º) Acrescente-se a isso que o novo ministro da educação é o ex-governador do Ceará, Cid Gomes.Ele e seu grupo político sempre foram vitoriosos nas eleições realizadas em Crato.
E aí?
Apesar de todo mundo saber que a situação financeira (e a credibilidade) do governo Dilma Rousseff é a pior possível, sabe-se também que  a implantação dessa faculdade, em Crato,  vai ser feita pela iniciativa privada e não pelo governo. Aí está o fio de esperança que resta! O progresso do Brasil – nos últimos tempos – está vindo unicamente da iniciativa privada.  Não vamos depender – para implantar essa faculdade de medicina –  do fraco desempenho do governo federal. Se o ministro da educação mandar reexaminar a lista (e para isso os deputados federais estão cobrando a providência) e o nome de Crato  seja tecnicamente incluído na lista dos municípios selecionados a  sonhada a faculdade pode terminar sendo criada... lá para o final de  2016...
Novo diretor espiritual do Seminário São José
Com a inesperada morte de monsenhor Vitaliano Mattioli ficou vago o cargo de diretor espiritual do Seminário Diocesano São José de Crato. Agora a boa notícia: o novo diretor espiritual será o frade carmelita frei Carlos Mesters (foto à esquerda). Frei Carlos Mesters é belga e vive no Brasil desde a época que era postulante na Ordem dos Carmelitas. Ele é Doutor em Teologia Bíblica, sendo considerado um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil.
O currículo do novo diretor
Frei Carlos Mesters chega ao Cariri no próximo mês de abril. Aqui ele viverá cerca de dois anos. Vai fixar residência na cidade de Caririaçu (onde está sendo implantada uma comunidade carmelita) e ficará vindo toda semana para atendimento aos seminaristas do Seminário Diocesano São José, em Crato. Frei Carlos Mesters cursou Filosofia em São Paulo e Teologia em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto. Formou-se em teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico, em Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, em Israel. É autor de quase cem livros sobre a Bíblia.

Crescimento de Juazeiro do Norte
A maior igreja católica do Cariri,com capacidade para 20 mil pessoas,está sendo construída em Juazeiro do Norte
É vertiginoso o crescimento de Juazeiro do Norte. Quando Dom Fernando Panico assumiu a Diocese de Crato (há poucos mais de treze anos), Juazeiro só possuía 6 paróquias. O atual bispo de Crato praticamente dobrou este número. Hoje Juazeiro possui 11 paróquias.  Dias atrás, Dom Fernando designou uma comissão para estudar – e apresentar o resultado dentro de seis meses – um projeto de criação de mais 2 paróquias na Terra do Padre Cícero, elevando, assim, o número dessas paróquias – naquela cidade – para 13. Um crescimento raríssimo no universo das dioceses brasileiras.
Pela enésima vez obras da transposição do Rio São Francisco estão paradas

Depois de receberem ordem para entrar em férias coletivas desde 18 de dezembro, funcionários da construtora Mendes Júnior, que trabalham nas obras de transposição do Rio São Francisco retornaram, no início desta semana, mas ficaram de braços cruzados. No escritório da empresa, localizado na cidade de Salgueiro (PE), os trabalhadores foram informados de lá “não existe dinheiro nem para comprar combustível para colocar nos veículos e equipamentos da obra”. Os trabalhadores entraram com uma ação na Justiça reivindicando o pagamento do 13.º salário e por dano moral coletivo, o sindicato fez, nesta 5ª feira, dia 08, uma mobilização na BR-232 para protestar contra a caótica situação da transposição, obra que hoje é a cara do “governo” da   gerentona Dilma.
Ateu, graças a Deus
Tem coisa mais irritante do que aguentar o papo de quem se proclama “ateu” querendo convencer os outros de que é o dono da verdade? Todo ateu procura convencer quem crer em Deus, tentando, com isso, convencer-se a si próprio do seu ateísmo... A propósito o físico Antonino Zichichi, presidente do World Federation os Scientists, respondeu ao médico Umberto Veronesi, o qual afirmou num livro que: “depois de Auschwitz, o câncer é a prova de que Deus não existe”.
“Negar a existência de Deus não é cientifico”
Refutando as opiniões de Veronesi, Zichichi lembra na edição online de “Il Giornale”, de 18 de novembro último que a ciência jamais descobriu nada que negasse a existência de Deus. Por isso, o ateísmo não é um ato de rigor lógico teórico, mas sim um ato de fé no nada”. E acrescentou: O ateísmo, partindo da existência de todos os dramas que afligem a humanidade, sustenta que, se Deus existisse, essas tragédias não poderiam existir. Cristo é o símbolo da defesa dos valores da vida e da dignidade humana. Que seja Filho de Deus é um assunto que se relaciona com a esfera transcendental de nossa existência. Negar a existência de Deus, porém, equivale a dizer que não existe o autor da lógica rigorosa que rege o mundo”.
(Armando Lopes Rafael)

Fatos e personagens da nossa história (por Armando Lopes Rafael)

A Rainha Dona Maria I, a verdade e o mito
   Que a maioria do povo brasileiro forma seus conceitos na base da superficialidade todo mundo sabe! E dentro dessa superficialidade ganha destaque a falta de conhecimento – por parte desse mesmo povo – dos fatos da nossa História... Alguém vai objetar: --  Frequentei uma universidade e julgo-me bem informado. Ora, é sabido que as nossas universidades não proporcionam aos seus alunos uma visão realmente crítica sobre os nossos fatos históricos. A alardeada “criticidade” das universidades brasileiras (principalmente as públicas)  resume-se à divulgação da "troglodita" ideologia esquerdista – anacrônica e superada – que só é valorizada -- hoje em dia --  nas repúblicas “bolivarianas” da atrasada América Latina. As universidades da Europa -- nos dias atuais -- não perdem mais tempo em difundir ou valorizar teorias da finada  ideologia marxista...
   Quem de nós não já ouviu críticas, as mais acerbas, sobre a figura da Rainha Dona Maria I, de Portugal? Esta senhora, entre nós chamada de “A louca”, veio para o Brasil em 1808 e aqui faleceu, em 1816. O fato de ela ter assinado a sentença de morte de Tiradentes, após a malograda Inconfidência Mineira de 1789, tornou-a ainda mais estigmatizada dentre todas as figuras da Família Real Portuguesa que tiveram relação com o Brasil.
     O cartão-de-Natal do Chefe da Casa Imperial Brasileira, Dom Luiz de Orleans e Bragança,  trouxe-nos, no final de 2014, pequeno e sugestivo texto sobre Dona Maria I. A conferir.
Proclamado a 16 de dezembro de 1815, o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves teve como titular a então Rainha D. Maria I. Viria ela falecer em março do ano seguinte e ser sucedida no Trono pelo filho, D. João VI, e este, já no Brasil proclamado Império, por D. Pedro I. Assim, ainda que fugazmente, foi ela nossa primeira soberana.
   Mais velha das quatro filhas de El-Rei D. José I e da Rainha D. Mariana Vitória de Bourbon, D. Maria Francisca nasceu em Lisboa a 17 de dezembro de 1734, ascendendo ao Trono pela morte do pai como D. Maria I de Portugal, Rainha Fidelíssima, em 13 de maio de 1777. Casara-se em 1760 com o tio paterno, infante D. Pedro, que se tornaria D. Pedro III, jure uxoris, nascendo dessa união seis filhos.
   Ainda princesa foi descrita como de “índole muito doce e um caráter piedoso, humano e afável”. E, já Rainha, “senhora de nobre e majestosa figura, conciliava admiravelmente a distinção e a bondade. Parecia nascida para mandar, mas ao mesmo tempo para fazer aquela autoridade mais querida do que temida”.
   Profundamente religiosa, estimulou as devoções à Imaculada Conceição e ao Sagrado Coração de Jesus, fazendo edificar em honra deste, em Lisboa, a magnífica Basílica da Estrela, na qual seriam depositados seus restos mortais. O cognome A Piedosa a refletiu plenamente.
   O reinado de D. Maria sucedeu àquele marcado pela influência do Marquês de Pombal, poderoso Ministro de D. José I, que pretendeu reformar Portugal e conseguiu dividi-lo quase irremediavelmente. Aclamada com júbilo e esperança, reavivou os valores e costumes tradicionais do Reino, numa inversão de rumos a que a população chamou pitorescamente “a viradeira”. Restabeleceu as audiências públicas que seu pai havia suprimido.
   Culta, afeita aos assuntos de Estado, promoveu com ilustres colaboradores um governo fecundo em realizações: nova concordata com a Santa Sé, tratados de comércio, missões científicas ao Brasil e outros domínios, fortalecimento militar, melhora nas contas públicas, criação da Academia Real de Ciências de Lisboa, da Real Biblioteca Pública da Corte, da Academia Real de Marinha, da Casa Pia de Lisboa.
   Em relação ao Brasil destacaram-se o levantamento científico da Amazônia e a criação de Jardins Botânicos nas principais cidades, os tratados limítrofes de Santo Idelfonso e do Pardo e a comutação, em exílio, da pena de morte dos doze – exceto um – conjurados da Inconfidência Mineira.
   No início de 1792 manifestou-se sua doença mental. O príncipe D. João assumiu desde logo os atos de governo, mas só em 1799 tomaria o título de Regente. D. Maria, reclusa e alternando altos e baixos na enfermidade, continuaria cercada do respeito e carinho gerais em todo Portugal e depois no Brasil.
   Foi ela a única, dentre nossos soberanos, a morrer em solo brasileiro, o que ocorreu no Rio de Janeiro no dia 20 de março de 1816. Os funerais, no próprio Paço Real, foram soleníssimos e duraram três dias.
   Eis aí, de forma sucinta, alguns dados sobre a Rainha Dona Maria I, de Portugal.
(Armando Lopes Rafael)

Família e fãs enfrentam frio para homenagear aniversário de Elvis Presley

elvis


Elvis Presley, completaria 80 anos nesta quinta-feira se estivesse vivoFoto: AFP

O frio congelante da cidade de Memphis, em Tennessee (EUA), não impediu nesta quinta-feira (8) as homenagens ao cantor Elvis Presley, no dia em que ele completaria 80 anos se estivesse vivo. A ex-esposa do ícone da música, Priscilla Presley, e sua única filha, Lisa Marie, que moram na cidade, cortaram um bolo de oito andares -que congelou durante a cerimônia graças à temperatura de -9°C- e dividiram com os muitos fãs que compareceram ao local.
A celebração aconteceu em um restaurante em frente à mansão Graceland, onde morava e está enterrado o roqueiro. A antiga residência é aberta ao público e se transformou em uma espécie de santuário para os "elvismaníacos". "Meu Deus, estou em estado de choque. Há muita gente aqui", disse Priscilla, 69, acrescentando que Elvis "teria se surpreendido" com a quantidade de fãs presentes. "Não há realmente nenhum outro lugar em que eu gostaria de estar", afirmou Lisa, 46, acompanhada de seus quatro filhos: Riley, Benjamin Keough e os gêmeos Harper e Finley Lockwood.

Da Folhapress

Cientistas descobrem antibiótico para tratar infecções resistentes

antibioticoÉ improvável que as bactérias se tornem resistentes ao novo antibiótico.
Nova droga já foi testada em ratos.
 
Um grupo de cientistas descobriu um antibiótico que promete revolucionar o tratamento contra infecções bacterianas resistentes. Segundo os pesquisadores, é improvável que as bactérias se tornem resistentes ao novo antibiótico.
Isso por que, em vez de atacar as proteínas da bactéria como a maioria dos antibióticos faz - e as proteínas podem ser facilmente modificadas - a pesquisa publicada na Revista Nature mostra que a teixobactina bloqueia as moléculas de gordura necessárias para construir as paredes das células, o que exigiria uma energia enorme para que a célula pudesse se modificar.
A nova droga foi testada em ratos e matou diversas bactérias resistentes como as que causam a tuberculose. Os testes em humanos devem começar em dois anos.

G1

Projeto facilita acesso de famílias de baixa renda à internet

internete

As famílias consideradas de baixa renda poderão contar com um incentivo para ter internet em casa. Este é o objetivo do Projeto de Lei do Senado que trata do subsídio aos serviços de banda larga. O objetivo é acelerar os programas de inclusão digital, ampliando o acesso à internet por famílias de baixa renda. O projeto, do senador Anibal Diniz (PT-AC), está em análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Pelo texto, o subsídio será feito na forma de subvenção econômica mensal, custeada pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), equivalente a 50% da tarifa ou preço mensal do plano básico do serviço de banda larga por família. O Fust foi criado para financiar a implantação de serviços do setor, especialmente para a população mais carente, que não seriam normalmente prestados pelas companhias privadas em razão de custos e do baixo retorno.

De acordo com a matéria, para terem direito ao subsídio, as famílias precisam estar regularmente registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou ter entre seus membros quem receba benefício de prestação continuada da assistência social.

Na justificativa do projeto, Anibal argumenta que, com a evolução das tecnologias de comunicação e a transformação das relações sociais, a internet passou a ser instrumento indispensável para a comunicação, para a interação social e para o acesso a informações, bens culturais, conhecimentos científicos e serviços públicos e privados. Um dos motivos pelos quais a internet adquiriu tamanha importância, diz o senador, reside no fato de que ela possibilita o exercício de “diversos direitos humanos fundamentais”.

(Agência Senado)

Enem 2014 – Resultado será divulgado na terça-feira


enem14

“A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 será divulgada na próxima terça-feira (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou o Ministério da Educação (MEC). Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição.

Os estudantes já podem conferir o gabarito das provas desde o ano passado. A nota, no entanto, não considera apenas a contagem de acertos e erros. A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertou será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. O exame é usado também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.”

(Agência Brasil)

Zabumbeiros Cariris invadem as feiras e mercados de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Aracati e Quixaba

zabumbeiros

O show-intervenção Canto de Feira reúne o grupo de Juazeiro do Norte ao multi-instrumentista

pernambucano Luciano Brayne através da através da Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará.

O grupo Zabumbeiros Cariris chega a capital, RMF e as cidades do litoral Leste para fazer sua música interagir com o público em feiras livres e mercado público. O projeto “Canto de Feira” foi selecionado pela Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).

Vindo do Cariri cearense o projeto reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista pernambucano Luciano Brayner, num encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri. O diálogo se dará através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao púbico e transeuntes que proporcionará reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.

A primeira parada será dia 08/01(quinta) no Anfiteatro do Cuca Jangurussu, seguindo pela manhã do dia 10 pela Feira do Mercado dos Pinhões em Fortaleza e pela Feira Municipal de São Gonçalo os planos são chegar às feiras ou mercados das cidades e propor uma intervenção musical e cênica à rotina desses espaços, numa mistura de comércio, festa e arte, estabelecendo o encontro entre o fluxo de pessoas que frequentam as e mercados com esse grupo de artistas do Cariri cearense que juntos trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca. Seguindo ao Litoral Leste ainda tocam no Mercado Público de Aracati e na Praça de Quixaba.

Nas cidades da região foram feito contatos com as secretaria de culturas locais, grupos musicais e de tradição e serão realizadas 02 Ações Formativas. A aula-espetáculo “Sons do Cariri”, que é um encontro de demonstração estética e técnica dos instrumentos que compõem a sonoridade do grupo e da região do Cariri.  Numa demonstração sonora e participativa de ritmos. Num encontro simples entre músicos e púbicos, onde harmonia e musicalidade constroem formas de interação espontaneamente de ambos, tornando-os sujeitos ativos desse processo de fruição artística. Em São Gonçalo o encontro acontece junto a Banda de Música da Cidade, numa articulação da Secretaria de Turismo e em Quixabá no Terreiro da Mestra Maria Felipa sede do Grupo Folclórico Filhos De Quixaba.

SHOWS E INTERVENÇÕES:

08/01/2015
19h - Canto de Feira – CUCA Jangurussu- Fortaleza/CE ( Endereço: Av. Castelo de Castro, 9 - Jangurussu, Fortaleza - CE, 60866-681

Telefone:(85) 3444-6201)

09/01/2015
08h - Canto de Feira - Galpão da Feira Municipal de São Gonçalo do Amarante -SEDE
11h - Canto de Feira - Feira do Mercado dos Pinhões - Fortaleza/CE (Endereço: Praça Visconde de Pelotas, 41 - Centro, 60110-210)
10/01/2015
10h - Canto de Feira - Mercado Público de Aracati/CE (Endereço: Rua cel. alexandrino, Aracati)
19h - Canto de Feira - Praça de Quixaba/CE

AÇÕES FORMATIVAS:

Dia 09/01 – 17h ás 19h - Aula- Espetáculo Sons Cariris
Secretaria de Esporte Juventude - Sala de Ensaio da Banda de Música
São Gonçalo do Amarante – RMF/CE
Contato: Luiz Emanuel – (85) 8902 8889
Dia 11/11 – 09h ás 11h – Aula Espetáculo Sons Cariris
Casa do Grupo Folclórico Filhos de Quixaba - Quixaba/C

Ceará é Notícia

Prejuízo dos produtores em cultivo de bananas chega a R$ 7 milhões

bananalOs danos foram causados por forte ventania, ocorrida na semana passada

Foto: Honório Barbosa

Iguatu. O prejuízo causado por uma forte ventania que destruiu áreas de produção de banana da variedade Pacovan, na zona rural deste município, no último dia 30, foi reavaliado na manhã de ontem e mostra um drama ainda maior do que se estimava inicialmente. Foram afetados 285 hectares e 120 produtores, causando uma perda de mais de R$ 7 milhões. O drama dos agricultores familiares traz preocupação mediante a perda de renda e de trabalho no bananal.

Os pequenos produtores estão preocupados, tristes e apelam para que os bancos favoreçam a concessão de financiamentos para o custeio de um novo plantio.

É preciso cortar as plantas destruídas, preparar o solo e fazer replantio de novos filhos para que possibilite a safra a partir de novembro deste ano. O prejuízo é de R$ 25 mil por hectare, mas os agricultores solicitam apenas empréstimo de R$ 10 mil.

O presidente da Associação dos Fruticultores de Iguatu, Murilo Barroso, disse que a região de Quixoá foi a mais prejudicada, pois reúne um maior número de produtores. "O que aconteceu foi uma calamidade e os agricultores estão desesperados", frisou. Barroso disse que não há exageros nos números. "A conta é simples: cada hectare produz 25 toneladas de banana por ano e foram destruídos 285 hectares, totalizando 7.125 toneladas (a safra que seria colhida). O quilo dá fruta é vendido por um real, logo o prejuízo é superior a sete milhões de reais".

O município de Iguatu é um dos maiores produtores de banana do Estado. O cultivo é realizado em uma área estimada em 700 hectares, nas várzeas do Rio Jaguaribe e em outras regiões. A maioria do plantio é da variedade nanica (casca verde) que não foi afetada pelos ventos fortes, pois possui estrutura baixa e tronco grosso. O quilo da nanica é vendido por apenas R$ 0,20 e o consumo é direcionado para as indústrias de doces.

A destruição ocorreu nas áreas de cultivo da variedade Pacovan, que apresenta pés elevados, em torno de sete metros, e troncos finos. É a banana de casca amarela, preferida pelos consumidores, ideal para a mesa.

Preocupação

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, mostrou-se preocupado com a situação e solicitou do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil a visita dos superintendentes. "Queremos que eles conheçam de perto o drama vivenciado pelos produtores rurais e possam apressar a liberação de financiamento para custeio", frisou. Na manhã de ontem um grupo de produtores esteve reunido com o prefeito, secretária de Agricultura, representantes da Ematerce, da Coiguatu e do Sebrae para avaliar a situação. Ficou decidido que será feito um levantamento técnico das áreas com fotos e filmagem, com pontos georreferenciados.

Alguns produtores acreditam que há um corredor que facilita a propagação de ventos nas localidades de Quixoá e Cardoso, nas duas margens do Rio Jaguaribe. O bananal fica nas várzeas do rio. Fenômenos semelhantes já ocorreram em janeiro de 2009 e em dezembro de 2013, mas com menor intensidade de destruição. O agrônomo Paulo Maciel chamou a atenção para a necessidade de adoção de práticas ecológicas, de plantio sustentável. "É preciso adotar medidas preventivas", disse. "Os desastres naturais vão continuar cada vez mais intensos". O representante do Sebrae, Tales Oliveira, disse que os bananicultores precisam se organizar para colher informações técnicas, adoção de modelos modernos de produção, como redução de custos. "A gente não pode se reunir apenas nos momentos de tragédia, de perda generalizada", argumentou.

Cada produtor de um lado e outro do Rio Jaguaribe tem um drama comum e uma dor a relatar. Os mais afetados são os pequenos, mas há meia dúzia de médios agricultores que amargam maiores prejuízos.

"Estava rico e fiquei pobre da noite para o dia", disse Francisco Lopes, que perdeu mais de 80% do plantio em uma área estimada em 10 hectares. O maior deles é Armando Souza (Maninho) que cultiva banana pacovan há mais de duas décadas, numa área de 18 hectares. Somente o prejuízo dele é estimado em mais de R$ 200 mil.

O agricultor José Rodrigues Neto produz um hectare e meio de banana. "Perdi quase tudo, um hectare foi abaixo, destruído pelo vento", contou. A agricultora Maria Iza de Carvalho Menezes e os dois filhos, Wesley e Wêber, vivem da produção de banana há mais de 20 anos, numa área de um hectare. "A renda da nossa família vem dessas bananeiras", disse a mãe dos jovens agricultores. "O nosso prejuízo é de mais de dez mil reais".

Mais informações:
Escritório da Ematerce em Iguatu
(88) 3581. 9478
Secretaria de Agricultura do Município
(88) 3581. 6527

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Municípios assumem serviço com situação ainda indefinida

jnav

Juazeiro do Norte Os municípios brasileiros iniciaram o ano com uma nova preocupação: administrar seus Parques de Iluminação Pública como determina a Resolução Normativa Nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde o dia primeiro de janeiro, a responsabilidade já é de cada município, porém, a situação ainda está indefinida na maioria deles. Entre as principais queixas dos gestores está a falta de equipe técnica especializada em serviços com redes elétricas e o sucateamento dos Parques de iluminação pública. A medida, segundo a Aneel, possibilitará para os municípios um maior controle sobre os serviços.

Dos Municípios da região do Cariri, apenas os maiores se adequam ao cumprimento da resolução de gerência da iluminação pública municipalizada. As cidades do chamado Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), já estão à frente deste serviço desde o ano passado e empresas terceirizadas fazem a manutenção e fiscalização das redes. Das três, apenas o Crato, não prevê terceirização dos serviços. A própria Prefeitura tomará conta da rede elétrica pública e, segundo a administração, apenas serão abertas licitações para adquirir equipamentos como postes e fiação, em caso de necessidade.

Em Juazeiro, a Empresa Geoplan está responsável e, de acordo com o diretor de Iluminação Pública do Município, José Ayrton, a Prefeitura já havia assumido a prestação dos serviços em meados de 2014, o que houve de lá para cá foi a troca da empresa prestadora do serviço. "Ganhadora da licitação, a empresa Geoplan hoje, é a responsável pela manutenção do Parque de iluminação pública de Juazeiro. Já fazemos a gerência do serviço há algum tempo, o que faremos agora é somente oficializar como manda a Resolução", explica o diretor.

Em Barbalha, a rede também já é gerenciada pela municipalidade de forma terceirizada. Por meio de contrato temporário, a empresa Citeluz está responsável até que o contrato vença e outro certame seja aberto. A Prefeitura aguarda o fim do contrato com a empresa para receber definitivamente o Parque de Iluminação.

Sucateamento

Na região Centro-Sul, os gestores municipais estão decidindo sobre a contração de empresas especializadas e a formação de consórcio entre prefeituras para gerenciar o serviço de manutenção (luminárias e lâmpadas). Todos, entretanto, reclamam das condições em que se encontram os equipamentos. "A maior parte está sucateada, com lâmpadas queimadas ou com reduzida luminosidade em decorrência do tempo de uso", disse o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara.

"A Coelce prometeu entregar o serviço em perfeitas condições, mas isso não ocorreu". Alcântara disse que somente agora é que vai poder fazer a licitação para contratar uma empresa especializada, segundo normas técnicas e profissionais qualificados. "Esperamos que em 90 dias a empresa esteja contratada e trabalhando", frisou. "Antes do prazo não podíamos contratar", justifica.

O prefeito de Acopiara, Vilmar Félix, disse que vai se reunir com os prefeitos de Mombaça, Piquet Carneiro e Irapuan Pinheiro com o objetivo de formar um consórcio. "Essa é a saída para as pequenas cidades que não têm condições de sozinhas arcarem com mais essa responsabilidade", disse. O município tem uma liminar concedida na Justiça que impede o recebimento dos serviços de iluminação pública. "Creio que essa liminar vai cair, pois a resolução da Aneel já afeta todos os municípios", observou.

Reajustes

No Sertão Central, as duas maiores cidades, Quixadá e Quixeramobim, enfrentam realidades diferentes em relação à iluminação pública. Enquanto Quixeramobim já definiu e aprovou o reajuste da taxa de iluminação pública para manter o serviço no Município, Quixadá ainda aguarda a transferência oficial da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Mesmo assim os consumidores começaram a reclamar de reajuste na cobrança da taxa de iluminação pública.

Conforme o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, o serviço será assumido pela administração municipal quando a Coelce resolver todas as pendências relativas à iluminação de áreas públicas ainda de sua responsabilidade quando os problemas surgiram. A negociação está sendo feita e deverá ser firmada o mais breve possível. Essa também é a expectativa quanto à normalização da iluminação das avenidas e praças, já de responsabilidade da Prefeitura. Tão logo a licitação para a contração de empresa para prestar o serviço for realizada, ele garante que todas as lâmpadas queimadas serão substituídas.

Em Quixeramobim, o processo de transferência está mais avançado, explica o consultor Felipe Rodrigues, especialista na área contratado pela Prefeitura. Restam apenas algumas formalidades para a conclusão do documento de transferência do contrato de fornecimento de energia elétrica. O Município se preparou e praticamente não enfrenta nenhum problema. Resta apenas a Coelce dar manutenção em 300 pontos onde foram encontrados defeitos.

Quanto aos municípios menores, como Senador Pompeu, estão formando consórcios com vizinhos, como Solonópole, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro. Foi a forma encontrada para reduzirem custos e assegurarem o serviço aos consumidores dessas cidades, acrescentou Felipe Rodrigues que também é o consultor da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) na transição da administração da iluminação pública da distribuidora de energia elétrica para as prefeituras.

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) destaca que está trabalhando para entregar as redes em perfeito estado de conservação aos municípios. A Coelce vai continuar como empresa arrecadadora da Taxa de Iluminação Pública e vai cobrar das prefeituras para execução do serviço, cujos recursos serão repassados para às prefeituras.

O Consultor da Aprece, Felipe Rodrigues, explica que como os municípios já fazem a manutenção de avenidas e praças, o que deve ser feito nos próximos meses é apenas a oficialização, como determina a Resolução.

Alteração de preço

O consumidor como contribuinte tem a preocupação com o aumento da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A promessa dos municípios no início do processo era de não aumentar tarifas, mas já existem algumas prefeituras enviando mensagens às Câmaras de Vereadores para aumentarem a cobrança. Em tese o preço da tarifa deveria ser mantido, mas a taxa poderá sofrer alteração em alguns municípios que alegam que gastarão mais para conseguir manter os serviços por conta própria, já que antes a demanda de sua responsabilidade era bem menor.

Mais Informações:
Associação dos Municípios do Ceará (Aprece)
Rua Maria Tomásia, 230, Aldeota
Fortaleza
Fone: (85) 4006-4000

Mirelly Morais / Sucursais
Colaboradora

Diario do Nordeste - Regional

Camilo anuncia nomes que ocuparão cargos na Segurança Pública

camiloposse1

O governador Camilo Santana anunciou nesta quinta-feira (8) o secretário-adjunto e executivo da Secretaria da Segurança Pública e de Defesa Social (SSPDS) e os principais cargos da Polícia Militar do Ceará, Superintendência da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública.
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Secretário-adjunto: Lauro Carlos de Araújo Prado
Secretário-executivo: Odécio Rodrigues Carneiro
Polícia Militar
Comandante-geral: coronel Geovani Pinheiro da Silva
Comandante-geral adjunto: coronel Hervano Macedo Júnior
Secretário-executivo: Ainda ser definido.
Superintendência da Polícia Civil
Delegado-geral: Raimundo de Souza Andrade Júnior
Delegado-geral adjunto: Marcus Vinícius Saboia Rattacaso
Corpo de Bombeiros
Comandante-geral: coronel João Carlos de Araújo Gurgel
Comandante-geral adjunto: coronel Heraldo Maia Pacheco
Secretário-executivo: coronel José Hélcio Costalima de Queiroz
Perícia Forense
Perito-geral: Maximiliano Leite Barbosa Chaves
Perito-geral adjunto: Adilina Feitosa e Feitosa
Secretário-executivo: Luciana Santos Lustosa da Costa
Academia Estadual de Segurança Pública
Diretor-geral: coronel PM José Herlínio Dutra
Secretario-executivo: Maria Eliane Gondim Barbosa

4 hours ago|flavio pinto|Flavio Pinto News

FIQUE POR DENTRO ! - Por Maria Otilia

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
Daí a necessidade da existência de instituições como a APAE, Núcleos de Atendimento interdisciplinar, Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), etc, como forma de trabalhar as competências e habilidades o que o ensino regular não consegue desenvolver, quando matriculam estudantes com necessidades especiais.
Para todos nós educadores, é estarrecedor que o nosso município ainda não tenha conseguido  efetivar as políticas públicas de  uma educação inclusiva. E “ lavando as mãos” para a possibilidade do fechamento da APAE, fica claro que não se tem nenhum interesse que a Educação Especial seja concebida como um direito constitucional das nossas crianças e adolescentes.
A EEF Dom Quintino, vem há muitos anos buscando alternativas  para a atender uma demanda de estudantes com necessidades especiais. Em 2007 implantou a 1ª Sala de Atendimento Educacional Especializado ( AEE). E  com a oferta deste serviço educacional especializado, vem contribuindo para que muitas crianças e adolescentes tenham condições de desenvolver competências e habilidades específicas  que não podem ser realizadas dentro da sala de aula. Infelizmente,nosso município  não  implantou o Núcleo de Atendimento Especial ( psicólogo, terapeuta, neuro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social,etc) para  atender estes estudantes. Ficando assim o professor da Sala de AEE, impossibilitado  de realizar um bom trabalho, sem a ajuda destes profissionais.
E diante da possibilidade do fechamento da APAE, vamos juntos exigir do poder público, uma solução definitiva para que esta instituição não feche as suas portas. Caso contrário encontraremos muitas crianças, adolescentes e adultos excluídos da escola, pela falta do importante trabalho  desenvolvida pela APAE, que é a educação complementar na forma de AEE e  ensino de jovens e adultos.
Nesta hora nos perguntamos onde estão àqueles nossos candidatos, que em suas campanhas de governo seja executivo ou legislativo, mostraram propostas exuberantes para a educação cratense? E o que podem fazer e não estão fazendo pela melhoria desta educação especial inclusiva?
Não podemos mais dizer que os “ cofres públicos “ não tem recursos para amparar uma instituição como a APAE. Têm-se recursos para aumentar salários de políticos, na maioria das vezes percentuais exorbitantes, porque não elaboramos projetos que possam financiar as ações da APAE ?
Fica aqui a nossa indignação com o descaso dos órgãos públicos em relação a Educação Especial do nosso município. APAE de portas fechadas será uma vergonha para nossos dirigentes. É  um verdadeiro retrocesso na educação do Crato.

        EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA É UM  DIREITO, NÃO  É FAVOR !

Vereador de Juazeiro do Norte tem prisão revogada em plantão judiciário


Ministério Público do Ceará vai tentar revogar decisão judicial.
Vereador é acusar de comandar esquema fraudulento que desviou R$ 8 mi.

ze_de_amelia


Vereador foi denunciado por envolvimento em sete
casos de fraude (Foto: TV Verdes Mares/Reprod.)

A revogação da prisão preventiva do vereador de José Duarte Pereira Júnior,  conhecido como “Zé de Amélia”,  durante o plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Ceará do dia 4 de janeiro, pelo desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, está sendo contestada pelo Ministério Público do Ceará (MPF-CE). O vereador teve a prisão preventiva decretada pelo juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte em 19 de dezembro de 2014, suspeito de envolvimento em vários escândalos que somam fraude de mais R$ 8 milhões, em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará.

De acordo com os promotores que atuam no caso em primeira instância, apesar de entender que decisão judicial deve ser cumprida, providências legais cabíveis deverão ser tomadas com o fim de revertê-la. Para o MP,  a princípio, a matéria não era afeta ao plantão judiciário, já que o habeas corpus foi interposto 16 dias após o início do plantão e a apenas dois dias do encerramento do recesso do Judiciário – no dia 6 de janeiro -, “não havendo qualquer urgência para sua apreciação, sobretudo tendo-se em vista que Zé de Amélia não chegou a ser efetivamente preso”.

Segundo o Ministério Público, no plantão natalino do dia 21 de dezembro de 2014, dois dias após a decretação da prisão preventiva, foi protocolado um habeas corpus em favor de Mirantecia Rodrigues Sampaio, conhecida como “Mira Sampaio”, mulher de Zé de Amélia,  indeferido pela desembargadora plantonista, que manteve a decretação da prisão preventiva, por entender que estavam presentes os requisitos para a medida cautelar.

No caso da decisão que revogou a preventiva de Zé de Amélia, segundo o MP, o desembargador Francisco Pedrosa Teixeira não fez menção a nenhum dos fatos expostos na denúncia, nem tampouco aos fundamentos da decisão de primeiro grau, que apontaram fortes indícios de manipulação de testemunhas por parte de Zé de Amélia, que cometeu as condutas mais graves descritas na denúncia.

As duas ações de habeas corpus foram assinadas pelo mesmo advogado, com um intervalo de quinze dias entre os pedidos, feitos em 21 de dezembro de 2014 e 4 de janeiro de 2015, ambos no plantão judiciário. Para o MP, isso demonstra que, desde o dia 21 de dezembro de 2014, o advogado já tinha conhecimento da decretação da prisão contra Zé de Amélia.

O caso
O Ministério Público denunciou Zé de Amélia como líder da associação criminosa, autor de sete crimes: ordenação de despesa não autorizada, aumento de despesa de pessoal, falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiros. Além dele, foram denunciadas sete pessoas, dentre elas, Mirantecia Rodrigues Sampaio, conhecida como Mira Sampaio.

Nos dois processos (criminal e improbidade administrativa), os valores das fraudes (contratos com contracheques e declarações falsas) e desvios de recursos públicos alcançam a quantia de R$ 8.273.564,52, já tendo sido determinado o bloqueio pela Justiça somente na ação de improbidade administrativa do valor de R$ 3.110.444,13 pelo juiz de Direito da 3ª Vara Cível.

Números
-R$ 3.373.590,48 é o montante dos contratos de empréstimos consignados com declarações e contracheques falsos descritos na denúncia;
-R$ 519.650,00 foi o valor total referente ao pagamento de 39 servidores comissionados fantasmas no período de julho de 2011 a dezembro de 2012;
-R$ 1.269.879,91 é o total dos aumentos irregulares de remuneração no período de fevereiro de 2012 a novembro de 2012 (parâmetro de janeiro de 2012);
-R$ 3.110.444,13 foi a quantia desviada do poder público e bloqueada pela Justiça em razão de licitações fraudulentas referentes à aquisição de material de consumo (vassouras, etc.), locação de veículos e outras fraudes licitatórias) por parte de José Duarte Pereira Júnior em outra ação de improbidade administrativa.

Do G1 CE

Polícia caça autores de massacre na Charlie Hebdo pelas ruas de Paris

francapolicia-3152034Uma perseguição desenfreada acontecia nesta quinta-feira na França para capturar os dois irmãos suspeitos de terem cometido o atentado contra a revista "Charlie Hebdo", tendo como pano de fundo o luto nacional e homenagens às vítimas.

Os irmãos de origem argelina Chérif e Said Kouachi, de 32 e 34 anos, respectivamente, foram vistos nesta quinta de manhã pelo gerente de um posto de gasolina ao sul da pequena cidade de Villers-Cotterêts (80 km ao nordeste de Paris), na região administrativa da Picardia.

Segundo uma fonte policial consultada pela AFP, eles agora estariam sem carro, andando "encapuzados e armados com kalashnikovs e lança-foguetes à mostra".

Homens do RAID e do GIGN, unidades de elite da polícia e da gendarmeria francesas, foram mobilizados para essa área, onde o nível máximo de alerta antiterrorista foi decretado. Até o momento, apenas a região parisiense se encontrava sob esse status.

Usando capacetes e uniformes pretos, os policiais patrulhavam as estradas, fazendo controle de veículos, além de revistarem os jardins das casas e as ruas do cidade, de acordo com imagens transmitidas pelas emissoras de televisão locais. Helicópteros também sobrevoavam a região.

"A prioridade é perseguir e deter os terroristas que cometeram este atentado. Milhares de policiais, gendarmes e investigadores estão mobilizados", declarou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

Nove pessoas ligadas aos dois suspeitos foram detidas e estão sendo interrogadas, informou nesta quinta-feira o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve. De acordo com o ministro, Said Kouachi foi "formalmente reconhecido em uma foto como o agressor", e várias batidas foram feitas em sua casa em Reims (nordeste da França).

A dupla foi identificada depois que os investigadores encontraram o documento de identidade de um deles no carro usado para praticar o atentado. Na fuga, o veículo foi abandonado pelos agressores.

Cazeneuve contou ainda que Chérif foi descrito por seus cúmplices "como violentamente antissemita". Ele já havia sido condenado em 2008 a três anos de prisão, sendo um ano e meio de condicional, por participação em uma rede de envio de combatentes ao Iraque para abastecer a rede Al-Qaeda.

A hipótese de terrorismo islâmico, adotada na investigação, rapidamente considerada depois que os agressores gritaram "Allah Akbar", foi reforçada pela descoberta de uma bandeira jihadista e de vários coquetéis molotov no carro abandonado em Paris, ao fugirem, na quarta-feira.

Já a condição de islamita de seu suposto cúmplice, Hamyd Mourad, de 18 anos, foi colocada em xeque nesta quinta pelos testemunhos de vizinhos e companheiros de turma. Segundo esses depoimentos, Mourad esteve na escola de Ensino Médio, onde estuda "toda a manhã de quarta-feira", e que "não tem nada a ver" com os fundamentalistas muçulmanos.

Desde a tarde de ontem, vários locais de culto muçulmanos foram alvo de ataques em diferentes cidades da França, prováveis atos de vingança pelo atentado contra a revista. A polícia, que prefere não estabelecer qualquer vínculo formal entre os incidentes e o atentado de quarta-feira, busca um homem que feriu gravemente duas pessoas em um subúrbio do sul de Paris. Uma delas, uma policial, morreu pouco depois.

Uma nova reunião governamental de crise foi realizada pela manhã no Palácio do Eliseu, comandada pelo presidente François Hollande.

Na noite desta quinta-feira, milhares de pessoas voltaram a se reunir na praça da República, em Paris, e também em outras cidades da Europa, de Lisboa a Moscou, para homenagear as vítimas do ataque.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e o conjunto das forças políticas do Conselho de Paris convocaram um ato silencioso - mas as palavras de ordem não demoraram a aparecer.

O atentado contra a "Charlie Hebdo", o mais letal cometido na França em meio século, já tinha levado mais de 100 mil pessoas às ruas em diferentes cidades francesas na tarde de quarta-feira e também provocou indignação no mundo todo.

Minuto de silêncio

Nesta quinta-feira, a França estava de luto nacional e foi feito um minuto de silêncio em todo o país, às 11h00 GMT (09h00 de Brasília), a pedido do presidente Hollande.

Do Palácio presidencial, ao metrô parisiense, passando por ministérios, Parlamento, imprensa e escolas, o país inteiro participou da homenagem. Na capital, o metrô parou por um minuto, e a Igreja Católica, alvo frequente das sátiras do "Charlie Hebdo", ressonou os sinos da catedral Notre-Dame de Paris.

As bandeiras tremularão a meio pau por três dias, e uma grande manifestação está prevista para o próximo domingo em Paris. Participarão do ato associações e partidos de esquerda e direita.

"Barbárie", "Guerra contra a liberdade", "A liberdade assassinada": os jornais franceses e europeus fizeram eco nesta quinta-feira na primeira página ao horror provocado pelo atentado.

Nos jornais franceses, fundos pretos e desenhos prestavam homenagem às vítimas. As palavras "Todos somos Charlie" eram utilizadas frequentemente. Na capa do "Le Monde", a manchete estampava "O 11 de Setembro francês".

O ataque contra o "Charlie Hebdo" deixou 12 mortos, entre eles dois policiais, e 11 feridos. A redação da revista foi dizimada, já que entre os mortos figuram vários de seus principais cartunistas. Ainda assim, a equipe do "Charlie Hebdo" anunciou que a revista voltará a circular na próxima semana.

De acordo com o advogado do veículo, "Charlie" será publicado na próxima quarta-feira, com tiragem excepcional de 1 milhão de exemplares, contra os habituais 60 mil. A ministra francesa da Cultura, Fleur Pellerin, disse querer desbloquear um milhão de euros para o "Charlie Hebdo". Vários jornais também ofereceram ajuda.

"É uma situação muito difícil, estamos todos com nossas aflições, nossa dor, nossos medos, mas vamos fazer de qualquer jeito, porque a estupidez não vai vencer", declarou um de seus colaboradores, Patrick Pelloux.

"Charb (diretor da publicação, morto na quarta-feira no atentado) sempre dizia que a revista tem de sair, custe o que custar", acrescentou.

Entre as 12 vítimas do ataque figuram cinco cartunistas do semanário - Charb, Wolinski, Cabu, Tignous e Honoré - e o economista Bernard Maris.

Unidade nacional

"A unidade nacional é a única resposta possível", reiterou Manuel Valls, convocando os franceses a não ter medo diante de uma "ameaça terrorista sem precedentes".

Em uma atmosfera de união em todo o país, François Hollande recebeu nesta quinta-feira no Eliseu seu antecessor e ex-rival Nicolás Sarkozy, chefe do partido opositor de direita UMP. O presidente também receberá na sexta-feira a líder da ultradireitista Frente Nacional, Marine Le Pen, e outros líderes políticos.

No próximo domingo, 11 de janeiro, os ministros do Interior europeus e dos Estados Unidos vão se reunir em Paris para coordenar a luta contra o extremismo islâmico, anunciou o ministro Cazeneuve. Nesse mesmo dia, haverá uma manifestação em protesto ao atentado.

Os líderes de diferentes religiões denunciaram a tragédia.

Representantes da comunidade muçulmana da França pediram nesta quinta-feira aos imãs de todas as mesquitas do país que "condenem duramente a violência e o terrorismo" na oração de sexta-feira.

Já o papa Francisco rezou nesta quinta-feira em sua missa matinal pelas vítimas do atentado.

"O atentado de ontem em Paris nos faz pensar em toda essa crueldade, essa crueldade humana; nesse terrorismo, seja um terrorismo isolado, ou o terrorismo de Estado. A crueldade da qual o homem é capaz", declarou o sumo pontífice na missa diária que celebra na residência de Santa Marta, e que dedicou às vítimas.

"Rezemos agora pelas vítimas desta crueldade. Tantas vítimas! E rezemos também pelas pessoas cruéis, para que o Senhor converta seus corações", acrescentou.

O ataque provocou uma onda de reprovação unânime no exterior, e manifestações ocorreram na Alemanha, Espanha e Grã-Bretanha, entre outros países.

O atentado ocorreu às 11h30 (08h30 de Brasília) quando os homens, encapuzados e com uma atitude decidida que parecia indicar treinamento militar, entraram no edifício-sede da Charlie Hebdo a tiros. Na saída, seguiram disparando contra os policiais que chegaram ao local do incidente, matando um deles a sangue frio.

Segundo testemunhas citadas pela polícia e imagens gravadas por cinegrafistas amadores, os agressores gritaram "Vingamos o profeta Maomé!" e "Matamos Charlie Hebdo", antes de fugir.

Um jornalista que trabalha em frente ao "Charlie Hebdo" relatou ter visto "corpos no chão, poças de sangue" no local do atentado.

 

 

AFP

Homem com dois pênis lança biografia e descarta imersão no mundo pornô

homemdoispenis


Na primeira vista, DDD parece um adulto como outro qualquer. Mas ele não revela seu nome verdadeiro e na sigla pela qual é conhecido está seu diferencial. Double Dick Dude, na tradução literal significa a condição que o faz “especial”: Cara com Duplo Pinto. Isso mesmo, ele tem dois pênis.

Temendo o assédio, ele jamais revela sua identidade verdadeira, mas afirma já ter mantido relações sexuais com mais de 1000 pessoas. Além disso, lançou uma biografia na qual conta sua história de vida com a rara condição física.

“Posso urinar e ejacular com ambos ao mesmo tempo”, conta DDD, afirmando que ambos os membros funcionam perfeitamente. “Quando criança, nunca pensei que meninos pudessem me odiar, mas sim me invejar. Quando namorei pela primeira vez, nunca pensei que ela iria se assustar”.

Por conta das piadas e da curiosidade das pessoas, aos 16 anos ele pensou em amputar um dos membros. Desistiu e passou a admitir sua condição como algo que não o incomodava. Bissexual admitido, DDD afirma que seu relacionamento mais longo foi com um casal.

A mutação genética faz com que ele tenha, por exemplo, problemas para se vestir. DDD não usa roupas de baixo porque elas não servem nunca. Assim, suas calças sempre ficam marcadas com o “volume dobrado”.

E, apesar das propostas e da tentação em ganhar dinheiro no mundo pornô, ele nega qualquer chance de fazer parte desse universo. “Minha dignidade não tem preço”, afirma o autor do livro que conta uma história dupla e diferente.

Por Redação Yahoo! Brasil |

Papa ora por vítimas de ataque em Paris

Benedizione Urbi et Orbi 25-12-2013

Francisco lamenta crueldade de autores do atentado ao semanário "Charlie Hebdo" e diz esperar que Deus "mude seus corações". No Twitter, pede orações pelos 12 mortos.
O papa Francisco orou nesta quinta-feira (08/01) pelas vítimas do atentado ao semanário francês Charlie Hebdo, durante a tradicional missa da manhã na Capela Santa Marta, no Vaticano.

Francisco também lamentou a crueldade humana. "O homem é capaz de tanta crueldade", disse o papa, antes de pedir uma oração pelas vítimas do ataque.

"O ataque de ontem nos faz pensar sobre tanta crueldade, crueldade humana, sobre tanto terrorismo, terrorismo isolado e de Estado", disse Francisco. Ele também disse pedir "por aqueles que são cruéis, para que o Senhor mude seus corações".

Em sua conta no Twitter, Francisco postou o hashtag #PrayersForParis (orações por Paris).

O pontífice também enviou um telegrama de condolências ao líder da Igreja Católica na França o arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois , condenando a violência e expressando sua solidariedade com o povo francês.

Na quarta-feira, Francisco expressou uma "firme condenação pelo horrível atentado que semeou morte", unindo-se à consternação da sociedade francesa. Por meio de um comunicado, o Vaticano informou que o papa rezava "pelo sofrimento dos feridos" e pelas famílias dos 12 mortos.

Francisco manifestou-se também contra a "difusão do ódio e qualquer forma de violência física e moral" que possam destruir a vida, violar a dignidade, atingindo radicalmente a convivência pacífica entre as pessoas e os povos.

O Vaticano tem procurado melhorar as relações com o islã, que ficaram tensas nos primeiros tempos do papa Bento 16. Francisco tem um longo histórico de promoção do diálogo inter-religioso.

LPF/ap/dpa/lusa

Postos da Ecoelce fazem coleta de pilhas no Ceará

ecoelce

Programa possui 101 pontos de coleta distribuídos em 29 municípios.
Qualquer cliente Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar.

 

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) está com 16 postos para o descarte correto de pilhas velhas. Em Fortaleza, os clientes podem depositar as pilhas em postos instalados na Avenida Washington Soares; Assembleia Legislativa; Super do Povo, nos Bairros Dias Macedo e Barra do Ceará; Estrela Supermercado; Etufor; e Sebrae. O programa, chamado de Ecoelce, terá postos também na Região Metropolitana e no interior do estado. Veja a lista completa no site da companhia.

O projeto, desde janeiro de 2007, tem cerca  de 428 mil clientes cadastrados. Até o fim de 2014, foram contabilizados em torno de 17.357 toneladas de resíduos e concedido R$ 2.289. O programa tem atuação em todo o estado do Ceará e possui atualmente 101 pontos de coleta distribuídos em 29 municípios, atendendo cerca de  100 comunidades.

Destes pontos, 39 são fixos, 29 comunidades são atendidas pela Ecoelce Itinerante e 33 são coletas periódicas em comunidades do interior. Os clientes Ecoelce podem doar os bônus para instituições beneficentes. Nos pontos de coleta é disponibilizado lista de sugestão de instituições para doação.

Como funciona
Qualquer cliente Coelce, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no projeto munido da conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do Ecoelce.

Após o cadastro, o cliente poderá levar  todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Veja os pontos de coleta em Fortaleza

Pontos Ecoelce
Endereço

Acores
Rua Frei Alemão, 210, Bairro: Serrinha.

Assembléia Legislativa
Rua Francisco Holanda com Av. Desembargador Moreira – Bairro Dionísio Torres.

Associação de Moradores do São Bernardo
Rua Nossa Senhora de Fátima,  123. Bairro: Messejana.

Barra do Ceará (Estrela Supermercado)
Rua Florêncio de Alencar, 793. Bairro: Vila Velha.

Dias Macedo  (Supermercado Super do Povo)
Av. Dedé Brasil - no estacionamento do Super do Povo.

Etufor
Av. dos Expedicionários com Rua Raul Cabral no prédio da Etufor.

José Walter
Rua 41 entre Av C e D ao lado da Cagece.

Maraponga Mart Moda
Rua Altair com Rua Itaguai (atrás do estacionamento da Moda Íntima).

Mercadinho São Luiz
Av. Ulisses Bezerra, 1300. Cidade dos Funcionários.

Mondubim
Av. Godofredo Maciel, 6061.

North Shopping
Rua 03 N° 255 ao lado da Fazendinha do North Shopping. Bairro: Presidente Kennedy.

Pan Americano (Pinheiro Supermercado)
Rua Piauí, 1110, Pan Americano - Pinheiro Supermercado.

Pirambu
Rua Jacinto de Matos, 554.

Rodolfo Teófilo (Guarda Municipal)
Rua Francisca Clotilde - Ao lado do estacionamento da Guarda Municipal.

Sebrae Praia de Iracema
Esquina da Rua Antônio Augusto  com rua Dr. Atualpa Barbosa Lima (ao lado do Sebrae)

Washington Soares (Posto Texaco JG)
Av. Washington Soares, 3340.

 

Do G1 CE com informações da TV Verdes Mares

O crime de Prometeu - Por: Emerson Monteiro

De todos os imortais titãs, era Prometeu o mais esperto. Ele havia lutado ao lado de Zeus e de outros titãs na guerra em que venceram Cronos. Além da coragem, mantinha consigo alguns propósitos de independência no trato com a humanidade, existindo, em razão disso, a versão não oficial de haver sido o responsável de forjar, do barro e da água, os seres humanos, concedendo-lhes dotes especiais de pensamento, artes e outras habilidades, quais estudar os astros e na luz deles viajar pelos mares afora.

Esse apego que destinou aos homens mexeu com os brios de Zeus, sobretudo na ocasião em que ele se viu ludibriado na escolha entre duas porções de um boi que Prometeu envolveu em duas bolsas, pondo a carne em uma e, na outra, na maior, só ossos e gordura.

Cônscio das suas habilidades, Zeus preferiu a parte mais acrescentada, deixando-se levar pela aparência das coisas e por essa brincadeira retirou o fogo da humanidade para que não preparasse a carne que recebera da partilha de Prometeu.

Em represália a Zeus, Prometeu subiu ao Monte Olimpo, retirou o fogo da carruagem do Sol e trouxe-o para os homens, escondido dentro num talo de erva-doce.

Ao perceber lá de cima o clarão das fogueiras, furioso, Zeus, incontinenti determinou ao ferreiro coxo de nome Hefesto que produzisse da argila uma deusa de beleza incomum, mensageira dos maus presságios da raça humana.

Desse jeito surgiu Pandora, proprietária de muitos dotes ofertados pelos deuses e predestinada a esposa de Epimeteu, irmão idiota de Prometeu.

Face ao desenrolar dos acontecimentos, quando na casa do marido, houve um dia em que Pandora achou abandonada pelos cantos a caixa em que Prometeu e o irmão guardavam a doença, os vícios e a velhice, poupados da humanidade na hora da criação.

A deusa não resistiu à curiosidade. Abriu-lhe a tampa e deixou escorrer os infortúnios que ainda hoje povoam a Terra. Imprudente, ainda quis devolver o lacre à caixa, quando lá de dentro ouviu a voz da esperança, que pedia liberdade e, solta, voou para minorar as dores dos humanos.

Enquanto isso, Zeus decidiu punir Prometeu. Num gesto extremo, acorrentou-o aos rochedos de um monte, sob sóis escaldantes e gélidos climas, segundo dizem, no Estreito de Gibraltar, junto das portas do Mar Mediterrâneo.

Séculos sem fim, todo dia, uma águia gigantesca dele se aproximava a rasgar-lhe as entranhas e comer parte do fígado, o qual, no trânsito das noites, voltava a se recompor.

Reza a tradição da Grécia Antiga que Zeus necessitou, certa vez, de segredo importante só conhecido de Prometeu e escalou Hércules, um dos seus filhos, que viesse e libertasse da penitência o bravo titã, desse modo pondo-o outra vez no gozo da infinda liberdade.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30