xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/12/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 dezembro 2014

HRC é o 1º hospital público com mais de 200 leitos acreditado pela excelência no atendimento

HRC_fachada_2014

Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado e em funcionamento há três anos em Juazeiro do Norte, é o primeiro hospital público do Ceará e do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com mais de 200 leitos, a receber o Certificado de Acreditação pelo nível de excelência no atendimento.  A acreditação é feita  pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental sem fins lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, comemora e compartilha a boa notícia com os profissionais do HRC nesta terça-feira, 30, às 17 horas, no  auditório do hospital em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo entre Crato, Juazeiro e Barbalha.

No Brasil há 6.846 hospitais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desse total, 30% são públicos. Dos 6.846, somente 203 são acreditados, adotam indicadores para avaliação de resultados. Um desses 203 é o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, unidade gerenciada por Organização Social e que integra a rede pública estadual. Desde 2005, recebeu acreditação plena. Assim, o Ceará passa a ter dois hospitais, ambos da rede pública estadual, acreditados.  

No processo de avaliação, desde o ano passado, auditores da Organização Nacional de Acreditação, analisam todo o processo de assistência. A avaliação inclui todas as etapas dos serviços realizados no HRC, desde o acolhimento dos pacientes na recepção até procedimentos de serviços feitos pelos parceiros e fornecedores externos, como lavanderia e captação e doação de sangue. Contribui assim também para avanços nos serviços prestados por instituições externas ao hospital, favorecendo a qualidade de toda a rede.

As acreditações funcionam como uma auditoria, com o processo de abertura de avaliação solicitado pelas próprias instituições. Os principais tópicos levados em consideração para o alcance da certificação são: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento, infraestrutura, ensino e pesquisa. 

Na década de 90, após a Constituição de 1988, que assegurou a saúde como direito de todo cidadão, as instituições de saúde e os governos passaram a investir mais na avaliação dos serviços oferecidos à população. Foi nesse período que surgiram as primeiras iniciativas regionais de acreditação e o Manual de Acreditação de Hospitais para a América Latina e Caribe, publicado pela Federação Brasileira de Hospitais, Federação Latino-americana de Hospitais e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs). A metologia de avaliação da ONA foi desenvolvida a partir da revisão desses modelos de acreditação regionais e dos manuais da América  Latina e de países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Para ser utilizado nacionalmente, o manual da ONA foi testado em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.

O Hospital Regional do Cariri foi o primeiro hospital público terciário construído no interior do Ceará. Fica em Juazeiro do Norte e atende toda a população de 1,5 milhão de habitantes dos 45 municípios da macrorregião do Cariri. Abriu as portas em 2011. Com 294 leitos e referência em traumatologia, tratamento de AVC, neurologia, até outubro deste ano, o HRC realizou 1.598.691 atendimentos.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Prefeito do Crato se contradiz e vai chamar 46 servidores não concursados

Ronaldo3

 

Ao contrário do que vinha propagando ao longo de 2014, o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), no apagar da luzes deste ano, enviou para o Legislativo mensagem criando 46 vagas comissionadas na Prefeitura do Crato.
A mensagem foi votada e aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal do Crato, apesar do barulho da oposição, durante a última sessão do ano ocorrida no último dia 23.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 11 para a Controladoria, 25 para a Saúde e outras 11 para a Licitação. As nomeações, a maioria indicação de aliados políticos, devem ocorrer em janeiro e o município terá a folha de pagamento onerada em R$ 68.844,00 para o pagamento desses servidores.
Ao longo de 2014, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos concedeu várias entrevistas na imprensa local, nas quais, revelava a necessidade da prefeitura cortar servidores comissionados (nomeados por portaria). Em uma delas citou que havia a necessidade de cortar de 300 a 400 servidores para enxugar a máquina administrativa e proporcionar melhores condições de trabalho e incentivo aos servidores concursados do Crato.

Flavio Pinto News

'Detector de vida' poderá captar movimentos extraterrestres (estudo)

ceuestrelado

Pesquisadores europeus anunciaram nesta segunda-feira que criaram um diminuto sensor de movimentos que poderia ajudar a encontrar vida microscópica em planetas distantes.

Até agora, cientistas tentaram encontrar sinais de vida extraterrestre ouvindo os sons que poderiam emitir através de ondas de rádio, analisando o céu com telescópios potentes ou enviando sondas robóticas para analisar amostras químicas de planetas e cometas.

Mas especialistas da Suíça e Bélgica estão interessados em um novo método. Classificando o movimento de "sinal universal da vida", buscam sentir os movimentos minúsculos de todas as formas de vida.

Cientistas já começaram a explorar a possibilidade de buscar vida extraterrestre com um detector sensível a vibrações de organismos microscópicos, como bactérias e levedura.

"O detector de nanomovimientos permite estudar a vida de uma nova perspectiva: a vida é movimento", disse Giovanni Longo, principal autor do trabalho, publicado na revista americana especializada Anais da Academia Nacional das Ciências.

Longo, cientista da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça, e seus colegas do Vlaams Instituut voor Biotechnologie, da Bélgica, criaram um instrumento com menos de um milímetro que pode sentir os menores movimentos na escala nanométrica.

Ele foi testado com várias formas de vida, como a bactéria E coli, a levedura, e células humanas, de plantas e de ratos.

Em todos os casos, quando os organismos vivos eram colocados perto do sensor, "produziam um aumento na amplitude das flutuações", assinala o estudo.

"Este sistema de detecção pode ser usado como um detector de vida simples, extremamente sensível e eficiente", acrescentou.

Um protótipo custaria menos de 10 mil dólares, utilizaria muito pouca bateria e cabe em um recipiente de 20x20 centímetros.

Apesar de o equipamento ainda não ter sido apresentado à Nasa ou à Agência Espacial Europeia, cientistas trabalham para fazer uma proposta que facilite seu lançamento no espaço através de uma nave ou sonda que esteja à procura de vida extraterrestre, disse Longo.

Além disso, o sensor poderia ser usado para detectar formas de vida em áreas difíceis de medir na Terra, como vulcões e o fundo dos oceanos, acrescentou.

Mas pode-se levar anos até que ele seja testado no espaço. "Nada é simples no que se refere à exploração espacial", explicou Ariel Anbar, professor da Escola de Exploração Espacial e Terrestre da Universidade do Estado do Arizona.

"A detecção de movimento nessa escala nunca havia sido tentada como forma de buscar vida extraterrestre", disse Anbar à AFP. "Poderia valer a pena integrá-la a futuras missões."

 

AFP

MEC disciplina uso simultâneo de ProUni e Fies

prouni (1)

prouniO Ministério da Educação disciplinou o uso simultâneo de recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior. A determinação está em portaria publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União.

São considerados uso simultâneo dos benefícios os seguintes casos: ocupação de bolsa integral do ProUni e de utilização do Fies; ocupação de bolsa parcial do ProUni e de utilização de financiamento do Fies para cursos ou instituições de ensino superior distintos; ocupação de bolsa parcial do ProUni e de utilização de financiamento do Fies para mesmo curso e mesma instituição, se a soma do percentual da bolsa e do financiamento resultar em valor superior ao encargo educacional com desconto.

O estudante que não se enquadrar nas normas poderá optar por um dos programas, e também será permitido transferir o financiamento do Fies para o mesmo curso onde tem a bolsa parcial do ProUni e vice-versa.

agencia brasil

Réveillon de Fortaleza deverá atrair 1 milhão de pessoas

Reveillon-FortalezaFortaleza terá o seu réveillon popular no Aterro da Praia de Iracema, com 14 atrações e 12 horas de festa. A expectativa é de atrair mais de 1 milhão de pessoas este ano. A Prefeitura também prepara 17 minutos de fogos de artifício.
As atrações nacionais são: Daniela Mercury, Bruno e Marrone, Marcos e Belutti, O Rappa, Jota Quest, Simone e Simaria, Solteirões do Forró e outras bandas. Para facilitar o acesso à festa, a Prefeitura realizará um esquema de mobilidade especial, que terá início 24 horas antes da virada. Os desvios terão início na noite do dia 30 de dezembro, quando os estacionamentos na Av. Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, serão proibidos.

A partir da meia-noite do dia 31, o estacionamento na Av. Historiador Raimundo Girão e nas vias transversais que chegam ao aterro será proibido. Às 15h do mesmo dia, todo o tráfego na área do Aterro será bloqueado. Cerca de 160 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) farão a fiscalização de toda a área interditada em pontos fixos e rondas em 32 motocicletas e 47 viaturas.

As 19 linhas de ônibus que circulam na área terão o horário estendido até às 4h do dia 1º. Conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), toda a frota de 1.400 veículos estará em funcionamento, além de 110 carros extras.

cearaagora.com.br

Servidores do IJF decidem se entram em greve nesta terça-feira

ijf_rv_2
Os servidores do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, realizam nesta terça-feira, 30, uma assembleia, onde a categoria irá deliberar sobre a paralisação por tempo indeterminado, pois, segundo o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Sindifort), a Prefeitura tem aprovado medidas contra os servidores.
Segundo os servidores, a  alteração na lei de suplementação prejudica os servidores. A assembleia é um indicativo de greve para que o prefeito Roberto Cláudio barre as alterações na lei de suplementação da carga horária e da lei que reduz o valor das horas extras em relação ao valor da hora extra normal. Caso a greve seja aprovada, a paralisação será iniciada a partir das 00h do dia 6 de janeiro, com definição de escala de serviço para assegurar a prestação de serviços essenciais e indispensáveis ao atendimento.

cearaagora.com.br

Governo muda regras do Seguro-Desemprego

Seguro-desempregoO governo federal anunciou regras mais rígidas que devem reduzir o pagamento de benefícios como pensão por morte, auxílio doença, abono salarial, seguro-desemprego e seguro defeso.

Essas mudanças só afetam futuros beneficiários, tanto do setor público como do INSS. Não atingem quem já recebe esses recursos.

A maior parte das alterações será feita por meio de medidas provisórias que terão de ser aprovados pelo Congresso Nacional. O objetivo é economizar R$ 18 bilhões por ano. Para o abono salarial, que é pago ao trabalhador que recebeu até dois salários mínimos, haverá carência de seis meses de trabalho. O pagamento passa a ser proporcional ao tempo trabalhado no ano, como acontece com o 13º.

No seguro-desemprego, o período de carência passa de seis meses para 18 meses na primeira solicitação e para 12 meses na segunda. Fica mantido em seis meses na terceira solicitação. Na pensão por morte, haverá carência de 24 meses de contribuição para direito à pensão para o cônjuge. Também será exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de 24 meses.

E haverá nova regra de cálculo do benefício: de 100% do salário benefício hoje para 50% + 10% por dependente até 100%.

Perderá o benefício quem for condenado por matar o segurado (crime doloso), para evitar que se pratique o crime com objetivo de herdar o pagamento. Também acaba o benefício vitalício para cônjuges jovens. Será vitalício apenas para quem tem até 35 anos de expectativa de sobrevida (hoje, pessoas com 44 anos ou mais). A partir desse limite depende da idade.

Entre 39 a 43 anos de idade, o tempo de pagamento, por exemplo, cai para 15 anos de pensão. Pessoas com 21 anos ou menos, vão receber por apenas três anos esse benefício.

No auxílio doença, haverá um teto equivalente à média das últimas 12 contribuições. O governo também estabeleceu convênios para empresas que tem serviços médicos sob supervisão do INSS possam fazer a perícia. No seguro desemprego para pescador artesanal (seguro defeso), o benefício será de um salário mínimo para pescadores exclusivos.

 

cearaagora.com.br

Hospital do Cariri recebe Certificado de Acreditação

Hospital-Regional-do-Cariri-ultima
O Hospital Regional do Cariri, de Juazeiro do Norte, é o primeiro hospital público do Ceará e do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com mais de 200 leitos, a receber o Certificado de Acreditação pelo nível de excelência no atendimento. A acreditação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental sem fins lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
O secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, comemora e compartilha a boa notícia com os profissionais do HRC nesta terça-feira, 30, às 17 horas, no auditório do hospital em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo entre Crato, Juazeiro e Barbalha.

No Brasil há 6.846 hospitais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desse total, 30% são públicos. Dos 6.846, somente 203 são acreditados, adotam indicadores para avaliação de resultados. Um desses 203 é o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, unidade gerenciada por Organização Social e que integra a rede pública estadual. Desde 2005, recebeu acreditação plena. Assim, o Ceará passa a ter dois hospitais, ambos da rede pública estadual, acreditados.

No processo de avaliação, desde o ano passado, auditores da Organização Nacional de Acreditação, analisam todo o processo de assistência. A avaliação inclui todas as etapas dos serviços realizados no HRC, desde o acolhimento dos pacientes na recepção até procedimentos de serviços feitos pelos parceiros e fornecedores externos, como lavanderia e captação e doação de sangue. Contribui assim também para avanços nos serviços prestados por instituições externas ao hospital, favorecendo a qualidade de toda a rede.

As acreditações funcionam como uma auditoria, com o processo de abertura de avaliação solicitado pelas próprias instituições. Os principais tópicos levados em consideração para o alcance da certificação são: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento, infraestrutura, ensino e pesquisa.

cearaagora.com.br

Pelo menos 2 pessoas participaram de morte de italiana no CE, diz delegada

turistaitaliana3

Mulher que diz em depoimento ser amiga de Gaia Molinari está presa.
A italiana foi encontrada morta na praia de Jericoacoara no dia 24.

 

Pelo menos duas pessoas participaram do crime que matou a turista italiana Gaia Molinari, na praia de Jericoacoara, no litoral cearense, segundo a delegada que investiga o caso, Patrícia Bezerra. Na madrugada desta segunda-feira (29), a Justiça expediu mandado de prisão preventiva de uma carioca, de 31 anos, suspeita de participação no crime, que foi presa emFortaleza. Em depoimento à Polícia Civil, a suspeita havia afirmado que conheceu a vítima em um albergue em Fortaleza e que viajaram juntas para Jericoacoara.

De acordo com a delegada, a suspeita entrou em contradição várias vezes nos depoimentos. "Colhemos vários indícios e depoimentos que apontaram para incontáveis contradições que ela (carioca) estava deixando ao longo da investigação. O que autorizava sem sombra de duvida, a prisão temporária dela", disse a delegada. De acordo com a delegada, entre as contradições estão horários e locais de passeios da suspeita com a vítima na Jericoacoara.

Ainda conforme a Polícia Civil, a carioca, que é farmacêutica, estava com passagem marcada de volta para o Rio de Janeiro para a manhã desta segunda-feira.  "Era importantíssimo que ela não saísse daqui", ressaltou a delegada. De acordo com Patrícia Bezerra, a carioca foi ouvida como testemunha do caso pela primeira vez no dia 26 de novembro, depois de ser localizada por policiais na praia de Canoa Quebrada.

Italiana é encontrada morta em Jericoacoara (CE) (Foto: Reprodução TV Globo)Italiana foi encontrada morta em Jericoacoara
(Foto: Reprodução TV Globo)

No sábado (27), policiais foram a Jericoacoara para comprovar as informações dadas pela carioca em depoimento. "No início, ela era a nossa principal testemunha. A companheira de viagem dela, com quem a Gaia passou nos últimos dias. Em Jericoacara, a equipe verificou que muitas coisas que havia dito não eram verdadeiras", contou a titular de Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).

No domingo (28), a delegada foi à praia para formalizar depoimentos de pessoas do local e, ainda como testemunha, a carioca também foi levada pela polícia para Jericoacoara. "Lá, quando ela foi chamada para ser reinquirida, ela não sustentou o que tinha dito inicialmente nem explicou o porquê dessas mentiras". Desde a manhã desta segunda-feira (29), a farmacêutica está presa na Delegacia de Capturas, no Centro de Fortaleza.

Gaia Molinari foi encontrada morta por estrangulamento em 25 de dezembro na localidade de Serrote, próxima à Pedra Furada, um dos locais mais visitados da praia. Segundo o comandante de policiamento do interior da região Norte, coronel Júlio Aquino, o corpo da italiana foi encontrado por volta das 13 horas por um casal. A mulher estava vestida de biquíni com marcas nos dois pulsos e no pescoço e com arranhões no corpo.

Além do exame de DNA que pode identificar violência sexual na vítima, a perícia também realizou exame toxicológico, ainda sem data para ser divulgado. O exame vai identificar se ela ingeriu alguma substância antes de ser morta, já que policiais acreditam que ela pode ter sido dopada.

Policiais e vice-cônsul italiano participaram de entrevista coletiva nesta segunda-feira (Foto: Gabriela Alves/G1)Policiais e cônsul da Itália no Ceará participaram de
entrevista coletiva nesta segunda-feira (Foto: Gabriela
Alves/G1)

Investigações
A polícia trabalha com duas hipóteses que motivaram o crime, segundo a delegada, uma de crime passional e a segunda não foi revelada para não atrapalhar as investigações.

De acordo com as investigações e testemunhas do local, a italiana tentou voltar para Fortaleza um dia antes de morrer, no dia 23 de dezembro, e dizia não estar se sentindo bem de saúde. Ela não conseguiu voltar por problemas na empresa que realiza o transporte de passageiros. Gaia, então, manteve a passagem para o dia 24 de dezembro no mesmo horário que voltaria a carioca, mas não viajou. A farmacêutica afirmou ter voltado para Fortaleza sem a italiana porque a vítima teria dito que gostaria de ficar mais tempo na praia.

A delegada Patrícia Bezerra afirmou que a prisão preventiva da carioca apenas é o início das investigações. "A investigação não terminou. Muito pelo contrário, começou agora. Temos outras pessoas a serem encontradas", disse. A Polícia Civil pretende colher mais depoimentos e testemunhas da passagem da italiana em Jericoacoara. Antes de chegar ao Ceará, Gaia também passou pelo Rio de Janeiro, cidade da suspeita presa. "Estamos investigando se as duas já se conheciam antes de chegar aqui no Ceará". Um policial italiano está em Fortaleza para prestar apoio à polícia cearense.

O corpo da turista, que tinha 29 anos e trabalhava como relações públicas, vai ser embalsamado e deve ser liberado até quarta-feira (31) do Instituto Médico Legal de Sobral, segundo informações do cônsul da Itália no Ceará, Roberto Misici. De acordo com o consulado, o corpo ficará em Fortaleza até que sejam resolvidos todos os trâmites burocráticos e ainda não tem data para ser levado para a Itália.

 

Laudo sobre a morte
De acordo com o laudo da Polícia Civil, divulgado na tarde de sexta-feira, a turista italiana Gaia Molinari foi morta por estrangulamento. Gaia sofreu vários golpes com objetos cortantes no corpo e no rosto antes de ser asfixiada. O corpo foi encontrado próximo à Pedra Furada, ponto turístico da Praia de Jericoacoara, no litoral do Ceará.

Antes de ir para Jericoacoara, a italiana estava hospedada em um albergue, em Fortaleza, desde o dia 16 de dezembro. No alberque, Gaia teria conhecido a carioca que a convidou para ir a Jericoacoara. De acordo com funcionários do albergue, ela deixou alguns objetos pessoais no local, como um computador e o passaporte.

O crime
Segundo informações da Polícia Militar, o corpo da italiana foi encontrado por outros turistas na área do Serrote. Os moradores de Jijoca de Jericoacoara afirmam que a jovem estava em Jericoacoara acompanhada de uma amiga carioca. Ambas deveriam ter deixado a cidade de Jijoca na quarta-feira (24), mas Gaia Molinari não retornou do passeio na véspera do Natal. Ela trabalhava em um hostel em Jijoca de Jericoacoara em troca de hospedagem e viajava por vários países, segundo pessoas que conheceram a vítima.

Do G1 CE

Nordeste se mantém na preferência nacional

 

Oito em cada dez brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil nos próximos seis meses; Alagoas figura entre os destinos mais procurados

nordestepraia

Foto: Reprodução

As águas cristalinas e a extensão do seu litoral fazem do Nordeste o ponto preferido de férias do brasileiro

Os destinos de sol e praia, no Nordeste brasileiro, se mantém na preferência nacional para viagens de férias e final de ano.É o que mostra a edição de novembro da pesquisa mensal Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada pelo Ministério do Turismo. Entre os entrevistados, oito em cada dez brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil nos próximos seis meses e quase metade deles (46%) apontam a região como destino favorito.

Para o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, os números consolidam um padrão de escolha por roteiros de verão, dentro do Brasil. “Junto do turismo de sol e praia, os destinos do Nordeste apresentam uma grande diversidade de oferta. Turismo cultural e ecoturismo, por exemplo, são segmentos bem estruturados nas nossas praias. As famílias buscam essa variedade de atividades”, avaliou.

De acordo com uma das maiores operadoras de viagem do país e da América Latina, pelo menos 60% das suas ofertas de pacotes são para destinos desta região.

O destaque é para cidades como Aracaju, Fernando de Noronha, Fortaleza, Ilhéus, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro, Recife e Salvador, com saídas dos principais destinos emissores do país.A empresa terá cerca de 300 voos fretados, com pelo menos metade deles desembarcando em Porto Seguro (BA), e outros 100 para Maceió, outro destino líder do mercado nesta temporada, segundo informações da operadora.

Para a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), a expectativa é de um crescimento de até 5% nas vendas, em comparação com o ano de 2013. Até o momento, cerca de 70% dos pacotes formatados para a temporada já foram vendidos. Na avaliação da Abav, em geral, há um certo atraso nas decisões de viagens, devido à expectativa de novas ofertas, mas com a proximidade das férias as vendas vão se consolidando gradativamente.Outros destinos nacionais que apresentam boa procura para o período são Rio de Janeiro, litorais catarinense e paulista, Serra Gaúcha, Foz do Iguaçu (PR) e cidades históricas de Minas Gerais.

Hospedagem
Um site de aluguel de imóveis de temporada que atua no Brasil desde 2001 oferece ao viajante a oportunidade de encontrar ofertas para períodos de férias, feriados e fins de semana. Embora hotéis e pousadas sejam os preferidos de 45% dos viajantes, de acordo com a Sondagem de novembro, a casa de parentes/amigos e os imóveis de aluguel também aparecem entre os mais procurados.Segundo o portal de imóveis, houve um aumento de 73% no número de anúncios nos últimos três anos.

Em setembro de 2011, os acessos únicos ao site eram 769 mil, número que em 2014 chegou a 1,3 milhão. Hoje, há pelo menos 22 mil imóveis anunciados e, segundo pesquisa realizada pelo próprio site, as principais buscas se concentram no litoral paulista (44,9%). Região dos Lagos, Rio de Janeiro e proximidades, Florianópolis (SC), litoral Norte e Sul da Bahia, além de Bombinhas (SC), Fortaleza (CE) a Balneário Camboriú (SC), Maceió, Porto de Galinhas e Guarapari representam as principais demandas do site.A pesquisa Sondagem de Intenção de Viagem é realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo em sete capitais brasileiras e mede os planos de viagem para os próximos seis meses. A consulta a 2 mil famílias é realizada nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

(Fonte: - Ministério do Turismo)

Camilo Santana deve anunciar secretariado nesta segunda-feira

Governador eleito dará nomes dos secretários que irão compor governo.
Anúncio está marcado para esta segunda-feira no Palácio da Abolição.

 

Camilo-Santana-2-300x199

O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, vai anunciar na tarde desta segunda-feira (29) os nomes dos secretários que irão compor o Governo do Estado a partir de  1° de janeiro de 2015. O anúncio está marcado para ser no Palácio da Abolição, sede oficial do Governo.

No início do mês de novembro, Camilo Santana definiu a equipe de transição da administração estadual. A vice-governadora eleita Izolda Cela, o deputado estadual Mauro Filho, o engenheiro Eudoro Santana, o chefe de gabinete Danilo Serpa e o secretário adjunto da Secretaria do Planejamento Carlos Eduardo Sobreira, além do próprio Camilo, formaram a equipe.

Posse
Camilo Santana tomará posse como governador do Ceará na manhã desta quinta-feira (1°) na Assembleia Legislativa do Ceará.  Depois da transmissão do cargo no Palácio do Abolição, o governador eleito e Cid Gomes deverão seguir para Brasília para acompanhar a posse da presidente reeleita Dilma Rousseff.

Do G1 CE

Polícia registra 13 acidentes com três mortes nas estradas do Ceará


Ao todo, sete pessoas ficaram feridas nos acidentes.
O acidente mais grave ocorreu na Praia da Tabuba, em Caucaia.


As Polícias Rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual do Ceará (PRE-CE) registraram 13 acidentes nas rodovias cearenses entre 6h de domingo (28) e 6h desta segunda-feira (29). Ao todo, sete pessoas ficaram feridas e três morreram em decorrência dos acidentes.

No município de Cascavel, a 65 Km de Fortaleza, um motociclista de 48 anos morreu após bater em um veículo. Acidente ocorreu na tarde de domingo, na CE-350, nas proximidades do Km 28. A PRE-CE não soube informar se o condutor da moto era habilitado e se estava de capacete no momento do acidente.

Em Maracanaú, Região Metropolita de Fortaleza, próximo do Anel Viário, na BR-020, outro motociclista faleceu depois de perder o controle da moto e colidir de frente com um poste. Motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Carro cai no rio Barra Nova
O acidente mais grave ocorreu na CE-090, por volta das 4h30 da manhã desse domingo, na Praia da Tabuba, no município de Caucaia, no Litoral Oeste do Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual  (PRE-CE),  Francisco Josimar de Sousa Pereira, de 23 anos, morreu quando o motorista do carro em que ele viajava com mais quatro amigos, perdeu o controle da direção, bateu na mureta na ponte do rio Barra Nova e caiu na água. O carro ficou parcialmente submerso e o jovem teve morte imediata.

Fiscalização nas estradas federais
A PRF-CE informou que no período compreendido entre dias 26 e 28/12/2014, a PRF fiscalizou 2.781 veículos, 2.699 pessoas, lavrando 634 autos de infrações, sendo 54 por ultrapassagens indevidas. Polícia reteve 55 veículos nas Unidades Operacionais por transitar com alguma irregularidade.

A PRF-CE acrescentou que foram realizados 1.232 testes de etilômetro com cinco pessoas detidas por dirigir sob efeito de álcool. A polícia atendeu 22 acidentes, sendo 10 sem vítimas, 11 com feridos e uma com pessoa em óbito. Em quatro fiscalizações específicas de radares móveis, capturamos 1.349 imagens de veículos transitando acima da velocidade regulamentada das vias.

Jovem morre após carro cair em rio na Praia da Tabuba (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

acidente_tabuba_01

Do G1 CE

Amiga de italiana assassinada é presa em Fortaleza


A turista italiana foi encontrada morta por estrangulamento.
Amiga carioca esteve com italiana em Jericoacoara.

turistaitaliana2

 

Gaia, durante a passagem pelo Rio (Foto: Reprodução/Facebook)

A Polícia Civil prendeu preventivamente por suspeita de homicídio uma carioca que acompanhava a italiana Gaia Molinari na viagem à Praia de Jericoacoara, a 287 km de Fortaleza. Gaia foi encontrada morta por estrangulamento em 25 de dezembro, feriado de Natal. Antes ouvida como testemunha, a carioca passou a ser suspeita do crime.

 

Ainda não há informações detalhadas sobre a participação da suspeita na morte de Gaia. A Divisão de Homicídios vai divulgar mais informações sobre o assassinato na tarde desta segunda-feira (29). O corpo da turista, que tinha 29 anos, deve ser liberado ainda nesta segunda-feira do Instituto Médico Legal de Sobral, segundo informações do representante do vice-consulado da Itália noCeará, Roberto Misici.

O vice-consul da Itália na capital disse que as autoridades estão dando toda a assistência para os parentes de Gaia. E que já foram comunicados da morte. "Nós estamos aguardando que o corpo seja encaminhado para Fortaleza. A liberação e o translado deve ocorrer de domingo para segunda-feira. A família não virá. Toda a responsabilidade foi dada a gente e todos os procedimentos vão ser feitos agora", afirmou Roberto Misici.
Suspeito detido e liberado
A Polícia Civil do Estado do Ceará chegou deter no fim da tarde de sexta-feira (26) um suspeito de matar a turista italiana. No entanto, ele foi liberado após ser ouvido e passar por exames, por não existir indícios suficientes para a prisão em flagrante.

Laudo sobre a morte
De acordo com o laudo da Polícia Civil, divulgado na tarde de sexta-feira, a turista italiana Gaia Molinari foi morta por estrangulamento. Gaia sofreu vários golpes com objetos cortantes no corpo e no rosto antes de ser asfixiada. O corpo foi encontrado próximo à Pedra Furada, ponto turístico da Praia de Jericoacoara, no litoral do Ceará.

Antes de ir para Jericoacoara, a italiana estava hospedada em um albergue, em Fortaleza, desde o dia 16 de dezembro. No alberque, Gaia conheceu uma carioca que a convidou para ir a Jericoacoara. De acordo com funcionários do albergue, ela deixou alguns objetos pessoais no local, como um computador e o passaporte.

 

O crime
Segundo informações da Polícia Militar, o corpo da italiana foi encontrado por outros turistas na área do Serrote. Os moradores de Jijoca de Jericoacoara afirmam que a jovem estava em Jericoacoara acompanhada de uma amiga carioca. Ambas deveriam ter deixado a cidade de Jijoca na quarta-feira (24), mas Gaia Molinari não retornou do passeio na véspera do Natal. Ela trabalhava em um hostel em Jijoca de Jericoacoara em troca de hospedagem e viajava por vários países, segundo pessoas que conheceram a vítima.

Do G1 CE

O que nos aguarda em 2015

Deficit público dobra e atinge quase 6% do PIB, maior patamar desde 2003
Fonte: "Folha de S.Paulo", por EDUARDO CUCOLO
29/12/2014 11h45
O deficit nas contas do setor público dobrou nos últimos 12 meses e chegou a 5,8% do PIB (Produto Interno Bruto) em novembro, segundo o Banco Central. Com isso, o resultado de União, Estados e municípios se aproximou do pico de 6% alcançado entre julho e setembro de 2003.
Esse percentual equivale a R$ 297,4 bilhões. Desse valor, 288,2 bilhões se referem aos juros da dívida. O restante, à diferença entre receitas e despesas não financeiras (resultado primário), que está em R$ 9,2 bilhões ou 0,18% do PIB em 12 meses. Em novembro, o setor público teve deficit primário de R$ 8 bilhões, maior resultado negativo para este mês do ano já registrado nas estatísticas do BC, que têm início em dezembro de 2001.
No ano, o resultado está negativo em R$ 19,6 bilhões. No mesmo período de 2013, era positivo em R$ 80,9 bilhões. A piora nas contas públicas tem levado ao aumento das dívidas desses entes da Federação. A dívida líquida (que desconta o valor das reservas em dólar) subiu de 33,6% em dezembro de 2013 para 36,2% do PIB em novembro de 2014. A dívida bruta passou, no mesmo período, de 56,7% para 63,0% do PIB.
O BC informou ainda que, pela primeira vez neste ano, acumula prejuízo com as operações de swap cambial (contratos que oferecem proteção contra a alta do dólar). Como o real tem se desvalorizado nos últimos meses, o governo tem arcado com o custo de pagar essa variação aos investidores. A instituição chegou a lucrar mais de R$ 20 bilhões até agosto, mas o resultado foi revertido para uma perda de R$ 284 milhões até novembro após fortes baixas em setembro e no mês passado.
                                                                      

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31