xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/12/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 dezembro 2014

Prazo para justificar ausência no 2º turno termina nessa sexta-feira (26)


Com TRE-BA em recesso, eleitor precisa imprimir certidão na internet.
Serviços em todo o estado serão retomados no dia 7 de janeiro de 2015.

eleicoes14Prazo para justificar ausência termina na sexta

O prazo para justificar a ausência no 2º turno das eleições 2014 encerra nesta sexta-feira (26). Por causa do recesso do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), está disponível ao cidadão, no portal da Justiça Eleitoral na internet, a certidão circunstanciada (formato PDF), documento que certifica a impossibilidade de regularizar a situação do interessado durante o período.

Com esse documento, o eleitor poderá justificar a ausência no 2º turno no dia 7 de janeiro, quando os serviços do TRE-BA voltarão à normalidade. Para realizar a justificativa, é necessário que o eleitor apresente documentos que comprovem o motivo da ausência, além do formulário que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Recesso
Desde o dia 20 de dezembro, a Justiça Eleitoral da Bahia entrou em recesso de fim de ano. Por esse motivo, os serviços ficam suspensos em todo o estado até o dia 6 de janeiro.

Entre as atividades suspensas, estão alistamento eleitoral, revisão (alteração de dados cadastrais ou local de votação), transferência (mudança de município) e segunda via do título. Também estão suspensas a realização de audiências e publicação de acórdãos, sentenças e decisões da Corte durante o período de recesso.

De acordo com Justiça Eleitoral, o cidadão ou eleitor que precisar emitir certidão de quitação eleitoral para realização de CPF, passaporte e certificação de dispensa militar deve comparecer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) até o dia 19 de dezembro. Após a  data, os procedimentos estarão acessíveis ao público somente a partir do dia 7 de janeiro de 2015.

Ainda conforme a Justiça Eleitoral, o eleitor em situação regular poderá obter a certidão de quitação eleitoral por meio da internet (www.tre-ba.jus.br), em qualquer horário do dia.

Os Cartórios Eleitorais do Estado e os Postos de Atendimento da Justiça Eleitoral instalados na Casa de Justiça e Cidadania (CJC) e nos SACs Barra, Cajazeiras e Periperi também estarão fechados.

O recesso do Judiciário é assegurado, em âmbito Federal, pela Lei 5.010/66, que, além de outras normas, fixa os feriados na Justiça Federal e nos Tribunais Superiores. Já na esfera regional, a medida está embasada na Resolução 419/14, da Presidência do TRE-BA, que suspende o expediente na Secretaria do Tribunal e nos Cartórios Eleitorais da Bahia.

Do G1 BA

Ebola: enfermeiros fazem greve no norte de Serra Leoa

Ebola-story

Enfermeiros de um hospital público de Makeni, no norte de Serra Leoa, iniciaram uma greve por tempo indeterminado para reivindicar gratificação por risco, no momento em que o governo impõe um confinamento geral em toda a região para deter o avanço do Ebola.

Com a adesão de 30 enfermeiros do Hospital Mabenteh, de Makeni, no distrito de Bombali, a greve começou na quarta-feira pelo "não pagamento das gratificações de risco" por parte do governo no mês de novembro, explicou um porta-voz dos grevistas, Henry Conteh, à rádio pública.

"Não vamos atender nenhum paciente que já esteja hospitalizado, e não aceitaremos nenhum novo paciente, enquanto não nos pagarem. O assunto é grave e deve ser solucionado com toda urgência", afirmou.

Sem divulgar números, o diretor do estabelecimento, Ibrahim Bangura, garantiu à imprensa local que estão "trabalhando para resolver o problema" junto com as autoridades.

O anúncio da greve foi feito no segundo dia de confinamento imposto pelo governo até o próximo domingo, em toda a província do Norte, a mais extensa das quatro subdivisões administrativas desse país de cerca de seis milhões de habitantes.

AFP

Para Obama, Sony errou ao cancelar estreia de 'A Entrevista'

 

obama1

Washington - O presidente Barack Obama disse hoje que a Sony Pictures cometeu "um erro" ao decidir cancelar o lançamento do filme "A Entrevista" em razão de ataques cibernéticos e ameaças que o FBI atribuiu à Coreia do Norte.

"Nós não podemos ter uma sociedade na qual o ditador de algum lutgar pode começar a impor censura nos Estados Unidos", declarou em sua última entrevista coletiva do ano. "Eu gostaria que eles tivessem falado comigo primeiro", ressaltou o presidente."Eu teria dito: não entre em um padrão no qual você é intimidado."

Obama disse que os Estados Unidos vão responder de maneira "proporcional" ao ataque, mas não deu detalhes de eventuais ações.

"A Entrevista" é uma comédia política, na qual dois jornalistas são encarregados pela CIA de assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Por Cláudia Trevisan, correspondente

Estadão Conteúdo

Células germinativas primordiais são recriadas pela 1º vez em laboratório

Celulasgerminativas

Redação Central, 24 dez (EFE).- Um grupo de pesquisadores conseguiu recriar, pela primeira vez em um laboratório, células germinativas primordiais de humanos, o que pode dar resposta às causas da infertilidade.

Embora este tipo de célula já tenha sido reproduzida em laboratório no caso dos roedores, fazer o mesmo com as humanas era um desafio, ao qual enfrentaram cientistas da britânica Universidade de Cambridge e do Instituto Weizmann de Ciências, em Israel.

A revista americana "Cell", que publicou nesta quarta-feira seu estudo, destacou que esta é "a primeira vez que células humanas foram programadas para situar-se em um estágio tão prematuro de desenvolvimento" como é o das células germinativas primordiais (PGC), das quais derivam os óvulos e espermatozoides.

Os resultados deste estudo podem ajudar a dar respostas às causas dos problemas de fertilidade, compreender melhor os primeiros estágios do desenvolvimento embrionário e, potencialmente, permitir o desenvolvimento de novos tipos de tecnologia reprodutiva.

"A criação de células germinativas primordiais é um das primeiras fases no desenvolvimento dos mamíferos", explicou um dos autores do estudo, Naoki Irie, do Wellcome Trust/Cancer Research UK Gurdon Institute da Universidade de Cambridge.

As PGC aparecem durante as primeiras semanas do crescimento embrionário, quando as células-tronco embrionárias do óvulo fertilizado começam a diferenciar-se em vários tipos de células básicas.

Uma vez que essas células primordiais são "especificadas", seguem seu desenvolvimento para células precursoras de espermatozoides ou de óvulos "de uma maneira bastante automática", segundo o doutor Jacob Hanna, do Instituto Weizmann.

A ideia de criar este tipo de células em um laboratório surgiu com a criação em 2006 de células-tronco pluripotentes induzidas (IPS), ou seja, células adultas que são "reprogramadas" de modo que parecem e atuam como células-tronco embrionárias, as quais podem transformar-se em qualquer tipo de célula.

Os pesquisadores descobriram que um gene conhecido como SOX17 é fundamental para conseguir que as células-tronco humanas se transformem em PGC, o que foi uma surpresa para eles pois, no caso dos ratos, o equivalente desse gene não intervém no processo, o que sugere a existência de uma diferença fundamental entre o desenvolvimento dos humanos e o dos roedores.

O estudo demonstrou, além disso, que as PGC também podem conseguir a partir de células adultas reprogramadas, como as da pele, o que permitirá avançar no conhecimento da linha germinativa humana, a infertilidade e alguns tipos de tumores.

Hanna destacou que conseguir a PGC é apenas o primeiro passo para criar espermatozoides e óvulos humanos, embora ainda restem obstáculos antes que se possa completar em um laboratório a cadeia de passos que leva a uma célula adulta.

Por enquanto, o estudo já rendeu alguns resultados interessantes que podem ter implicações significativas para novas pesquisas sobre as PGC e outras células embrionárias de formação antecipada. EFE

Pai entrega filha de 13 anos a Boko Haram

filhade_bokoharammeninaap

Notícias - Menina chegou a ser presa depois de se recusar a explodir uma bomba suicida em um mercado em Kano (Foto: AP)

Uma menina de 13 anos de idade disse que foi entregue por seu pai ao grupo extremista  e que ela foi presa depois de se recusar a explodir uma bomba suicida em um mercado em Kano, a segunda maior cidade no norte da Nigéria.
Ela afirmou ter dito a seus sequestradores que não queria ser detonar a bomba, mas permitiu que eles amarrassem nela um casaco com explosivos porque foi ameaçada de ser enterrada viva.
A menina disse também que foi levada ao mercado têxtil de Kano onde duas outras garotas detonaram suas bombas. A polícia afirmou que quatro pessoas morreram na explosão no dia 10 de dezembro. A menina foi apresentada pela polícia em uma entrevista coletiva na noite de terça-feira. A Nigéria tem sofrido vários atentados a bomba executados por garotas e jovens mulheres. Fonte: Associated Press.

Estadão

Nível do Sistema Cantareira volta a subir

cantareira2

AFP/AFP/Arquivos - Leito da Represa do Rio Jacareí, parte do Sistema Cantareira, em Piracaia, durante a seca que afeta o estado de São Paulo, 19 de novembro de 2014

O Sistema Cantareira voltou a registrar aumento no volume armazenado de água nesta quarta-feira, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com exceção do Alto Cotia, que sofreu leve queda, todos os outros mananciais do Estado também registraram avanços entre ontem e hoje.
Responsável por atender 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 7,2% da sua capacidade nesta quarta-feira, mostrando alta de 0,2 ponto porcentual em relação ao nível de 7% registrado ontem, quando o sistema teve sua primeira alta em oito meses. O volume já leva em conta a segunda cota da reserva técnica, com 105 bilhões de litros. Segundo dados da Sabesp, a pluviometria acumulada neste mês é de 140 milímetros, ou 63,37% da média histórica de dezembro.
Desde que a segunda cota do volume morto entrou no cálculo da companhia, no dia 24 de outubro, o sistema já reduziu metade da capacidade, tendo perdido 6,4 pontos porcentuais.
Outros mananciais
O Alto Cotia - o menor dos mananciais, que atende 410 mil pessoas - foi o único a registrar queda no volume de água, recuando de 31,5% para 31,4%.
Já o Sistema Rio Grande liderou o avanço no volume armazenado entre ontem e hoje nos mananciais de São Paulo, ganhando 1,5 ponto porcentual. O sistema opera hoje com 70,5% da capacidade, ante 69% ontem.
O Sistema Guarapiranga, responsável por abastecer 4,9 milhões de pessoas, opera hoje com 38,9% da capacidade, 0,6 ponto porcentual a mais do que ontem. Já o Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de habitantes, passou de 11,1% da capacidade ontem para 11,6% hoje.
O sistema Rio Claro teve alta de 0,9 ponto porcentual e opera com 32,9% de sua capacidade.

Por Stefânia Akel - stefania.akel@estadao.com | Estadão

Inflação na Rússia faz preço da vodca disparar, e Putin pede intervenção

putin_624x351_afp

Inflação é um dos principais desafios na crise econômica enfrentada pela Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira que o governo imponha limites à subida descontrolada do preço da vodca.

Em reunião com governadores e outras pessoas do alto escalão, Putin advertiu para a produção artesanal de álcool, o que traz riscos para a saúde pública.

A Rússia enfrenta uma grave crise econômica, e a inflação sobe de forma preocupante. A moeda local, o rublo, perdeu valor recentemente pela queda dos preços do petróleo e as sanções econômicas impostas pelo ocidente. O ministro da Fazenda, Alexei Vedev, já disse que o país entrará em recessão no ano que vem.

Como consequência de tudo isso, o preço de uma garrafa de meio litro de vodca, a bebida mais popular do país, subiu 30% em 2014. Hoje, atinge o valor de 220 rublos (aproximadamente R$ 12,00), segundo a agência Reuters.

Mais mortes

Puti, conhecido por promover a vida saudável publicamente, pediu às “agências relevantes” que lutassem contra o tráfico ilegal de álcool.

Segundo um estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet, no início do ano, um quarto dos homens russos morrem antes de completar 55 anos de idade, e a maioria destas mortes ocorrem em consequência do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

As causas incluem doenças do fígado e intoxicação por álcool, mas também acidentes e brigas após o consumo.

BBC

Foto mostra uso do ''pau de selfie'' em 1962

 

FOTO: DIVULGAÇÃO

Fotomostrausodopaudeselfieem1962

Fotografia mostra "pau do selfie" utilizado 88 anos atrás

Alan Cleaver encontrou em seu antigo álbum de família uma foto que demonstra o uso pioneiro do famoso"pau do selfie", equipamento que já é febre nas imagens postadas em redes sociais. A foto, divulgada pela mídia britânica nesta semana, é de 1934 e mostra o avô dele utilizando um bastão para fazer um autorretrato com a mulher, logo após o seu casamento.
O avô de Alan Cleaver, o britânico Arnold Hogg, ainda escreveu a observação: "tirada por mim mesmo, Out 1926". Para Cleaver, que vive no condado de Cúmbria, na Inglaterra, é óbvio que o avô estava tentando fazer algo novo. "Infelizmente, acho que é a única foto que ele tirou assim e que ele se sentiu satisfeito o suficiente para incluí-la no álbum", disse, em entrevista ao Daily Mail.
Ainda assim, Hogg nunca mencionou para a família o uso do bastão e não devia fazer ideia do que estava fazendo. "Sempre foi uma das fotos favoritas da nossa família, e o fato de que agora há tanto interesse nela teria agradado meu avô", completa Alan.

A "selfie" começou a ser popularizada neste ano e o bastão para tirá-las, que tem origem asiática, ganhou pelaTimes, inclusive, o título de uma das grandes invenções de 2014.

Redação O POVO Online

Rei da Espanha defende ‘cortar a corrupção pela raiz, sem cerimônias’

filipe_espanha_01-660x330
Em mensagem natalina, Felipe VI  afirmou que luta contra desemprego é prioridade e defendeu unidade


O rei Felipe VI fez na quarta-feira (24/12) seu primeiro pronunciamento de Natal  depois da abdicação de Juan Carlos I em junho passado. Na mensagem natalina, ele citou a corrupção, o desprestígio das instituições, a precariedade econômica, a garantia do Estado de Bem-Estar, os “inaceitáveis” índices de desemprego e a preocupação pela Catalunha.

O monarca não defendeu a reforma da Constituição de 1978, mas tampouco a imobilidade. Felipe VI falou em continuar “construindo juntos um projeto” que respeite a pluralidade e “dê esperança”.

Sem citar sua irmã, a infanta Cristina, e seu cunhado, Iñaki Urdangarin, que enfrentam processos legais, Felipe VI falou em “cortar a corrupção pela raiz e sem cerimônias”. O Rei não modificou seu discurso depois de saber que a infanta será julgada por delitos fiscais.

“Necessitamos de uma profunda regeneração de nossa vida coletiva. E nessa tarefa, a luta contra a corrupção é um objetivo essencial”, disse ele, com um estilo mais direto que seu predecessor Juan Carlos I, em sua sala no Palácio da Zarzuela.

“É verdade que os responsáveis por condutas irregulares estão respondendo por elas; isso é uma grande prova do funcionamento do nosso Estado de direito”, afirmou o Rei, ciente de que o Parlamento começou a tramitação de um pacote de medidas contra a corrupção.

O Rei adotou um discurso de conciliação: “Uma grande maioria de servidores públicos desempenha tarefas com honradez e vontade de servir os interesses gerais”. Um terço do seu discurso foi dedicado à corrupção porque “é necessário evitar que essas condutas irregulares criem raízes em nossa sociedade e possam ser reproduzidas no futuro”.

Da crítica à corrupção passou para a economia, “que continua sendo um motivo de grave preocupação para todos”. Em primeiro lugar, o desemprego. “Os índices de desemprego ainda são inaceitáveis e frustram as expectativas de nossos jovens e de muitos outros homens e mulheres que estão desempregados há muito tempo.

O monarca reconheceu que a economia “não tem sido capaz, ainda, de resolver de maneira definitiva o desequilíbrio fundamental”, em referência à incapacidade de criar emprego.

A luta contra o desemprego “é a grande prioridade”, destacou, fazendo um chamado à união. “O sacrifício e o esforço dos cidadãos durante a crise econômica exigem que os agentes políticos, econômicos e sociais trabalhem unidos permanentemente nessa direção, priorizando apenas o interesse da cidadania.” A economia “deve estar a serviço das pessoas”. O sacrifício dos cidadãos durante a crise econômica “exige que os agentes políticos, sociais e econômicos trabalhem juntos”.

O monarca disse ainda que abordaria “a situação vivida atualmente pela Catalunha”, citando a Constituição de 1978. A esta atribuiu a proclamação da “unidade histórica e política” da Espanha e ao direito de todos de se sentirem respeitados em sua própria personalidade, “em sua cultura, tradições, línguas e instituições.” O Rei defendeu “continuar construindo todos juntos um projeto que respeite a pluralidade e crie esperanças no futuro”. Ele se despediu nos quatro idiomas oficiais do Estado: castelhano, catalão, basco e galego.

Com informações do jornal El País.

Jornal do Brasil

Papa reza por refugiados e paz no Oriente Médio


Francisco realizou a tradicional benção "Urbi et Orbi"
Benedizione Urbi et Orbi 25-12-2013

Em uma praça São Pedro tomada por 80 mil fiéis, o papa Francisco realizou nesta quinta-feira (25), dia de Natal, a benção "Urbi et Orbi", durante a qual o Pontífice aborda os principais temas da atualidade.

    Da epidemia do vírus ebola na África Ocidental à crise na Ucrânia, Jorge Bergoglio comentou muitos dos problemas que preocupam o mundo nos dias de hoje, porém, como já vem fazendo há algum tempo, deu especial destaque às guerras no Iraque e na Síria.

    "Jesus é a salvação para todas as pessoas e todos os povos. A ele, salvador do mundo, peço hoje que olhe os nossos irmãos e irmãs do Iraque e da Síria, que há tempos sofrem os efeitos dos conflitos em curso e, junto com outros grupos étnicos e religiosos, enfrentam uma brutal perseguição", declarou Francisco.

    Os problemas nestes dois países têm sido presença frequente nos pronunciamentos do Papa, que na véspera de Natal já conversara com refugiados cristãos que vivem no campo iraquiano de Ankawa, os comparando a Jesus Cristo. Além disso, em mais de uma ocasião, ele pediu uma ação mais firme e coordenada da comunidade internacional para combater o avanço do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), embora tenha sempre mantido aberta a porta do diálogo.

    "Que o Natal leve a eles esperança, como aos numerosos desabrigados, deslocados e refugiados - crianças, adultos e idosos - do mundo inteiro e transforme a indiferença em proximidade, a recusa em acolhimento, para que os que ainda enfrentam essa prova possam receber as ajudas humanitárias necessárias, retornar aos seus países e viver com dignidade", acrescentou.

    Indicando mais uma vez que o Oriente Médio é a sua principal fonte de preocupações, Bergoglio ainda pediu a Jesus por paz em toda a região, começando pela terra de seu nascimento, a cidade de Belém, na Cisjordânia. No último mês de junho, Francisco se envolveu pessoalmente no conflito entre Israel e Palestina ao receber Shimon Peres e Mahmoud Abbas no Vaticano.

África

O continente africano, assolado por guerras, epidemias e extremismos, também teve destaque na benção "Urbi et Orbi". Durante seu pronunciamento, o Papa pediu o fim dos conflitos na Nigéria - onde os radicais do Boko Haram ganham cada vez mais força -, na Líbia, no Sudão do Sul, na República Centro-Africana e na República Democrática do Congo. "Peço aos que têm responsabilidade política que se empenhem para superar as diferenças e construir uma duradoura convivência fraterna", disse.

    Além disso, o Pontífice rezou por todos aqueles que sofrem com doenças, especialmente os afetados pelo vírus ebola na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné. No entanto, apesar de abordar uma ampla lista de temas, Bergoglio não mencionou a reaproximação entre Cuba e Estados Unidos, acordo que o Vaticano ajudou a alcançar. (ANSA)

 

Agência ANSA

Motorista do carro-forte não notou que a porta traseira do veículo não estava fechada

 

 

 

Papai Noel se adiantou algumas horas em Hong Kong na última quarta-feira(24), quando um carro-forte deixou cair, aparentemente sem perceber, notas no valor de dois milhões de dólares, para a alegria dos pedestres e motoristas que passavam pelo local.

carro_forte_hong_kong(Foto: Reprodução)

Em poucos instantes, a circulação no centro da cidade foi paralisada, quando motoristas e pedestres se deram conta do que acontecia e correram para pegar os dólares, antes que eles começassem, literalmente, a voar.No total, foram perdidos 15,23 milhões de dólares de Hong Kong, o equivalente a 1,96 milhão de dólares.

Segundo o comissário de polícia Wan Siu-hung, o motorista do carro-forte não notou, durante a meia hora de duração de seu trajeto, que a porta traseira do veículo não estava bem fechada. A polícia chegou rapidamente, com capacetes e cassetetes, para tentar recuperar o dinheiro perdido. O motorista do carro-forte só percebeu o incidente ao chegar ao seu destino.

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Crise cambial acabou na Rússia, diz ministro

russiajuros


O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, declarou nesta quinta-feira que a crise cambial acabou, à medida que o rublo se firmou em uma máxima de três semanas nesta quinta-feira. No entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, disse a seus ministros que eles precisam trabalhar no próximos dias para administrar os problemas econômicos profundos do país.

A recuperação recente do rublo, após o governo e o Banco Central anunciaram medidas fortes a fim de estabilizar o mercado - aliviou os temores sobre uma crise financeira em espiral no país. Ao mesmo tempo, o aumento acentuado da taxas de juros anunciado pela autoridade monetária na semana passada para conter a derrocada do rublo, junto com o crescentes problemas no setor bancário russo, pioraram dramaticamente a perspectiva para a economia da Rússia.

Apenas duas semanas depois de classificar as projeções de que o país terá uma recessão moderada no próximo ano como "muito sombrias", o Ministério das Finanças revisou sua perspectiva para uma queda de até 4% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, se os preços do petróleo ficarem em torno dos níveis atuais de US$ 60 por barril, minando a economia da Rússia, juntamente com as sanções do Ocidente.

As projeções do Ministério são de que, neste cenário, o corte de gastos de 10% que o governo está considerando não será suficiente para evitar que o orçamento passe a registrar um déficit, de acordo com documentos do órgão vistos pelo The Wall Street Journal. Com os mercados financeiros do Ocidente fechados, o financiamento do déficit forçaria a Rússia a drenar a maior parte de seus fundos especiais para momentos de turbulência, construídos quando os preços do petróleo estavam altos.

Putin, que tem minimizado publicamente a gravidade da crise econômica, fez nesta quinta-feira um paralelo com a crise de 2008-2009 e instou o governo a intensificar os esforços na resolução de questões econômicas no curto prazo. "Por que eu falo sobre o futuro próximo? Porque há férias agora e elas são bastante longas. E as pessoas têm o direito de descansar... Mas, para o governo e seus departamentos, não podemos dar esses feriados prolongados, ao menos neste ano ", disse Putin.

Se o Ministério das Finanças drenar o fundo de reserva, as reservas internacionais do país, que recuaram nesta semana para menos de US$ 400 bilhões pela primeira vez desde 2009, diminuirão. Moscou precisa de suas reservas internacionais - a quarta maior do mundo -, para se proteger de uma queda do rublo e preencher lacunas orçamentárias. Neste mês, a Rússia gastou cerca de US$ 11,2 bilhões para aliviar a pressão sobre a moeda local, que atingiu a mínima de 80,1 rublos por dólar na semana passada. No entanto, o rublo reduziu parte das perdas desde então.

Após perder cerca de 50% de seu valor contra o dólar nas semanas anteriores, o rublo ganhou força nos últimos cinco dias de funcionamento do mercado à medida que os preços do petróleo se estabilizaram e os pagamentos de impostos de fim de mês ocorreram.

"Nós acreditamos que agora esse período acabou, o período de instabilidade. Nós achamos que o rublo ainda está subvalorizado com o atual preço do petróleo", afirmou o ministro das Finanças, Anton Siluanov, de acordo com agências de notícias russas.

A moeda russa subiu cerca de 1%, para 52,9 rublos por dólar, durante uma calma sessão hoje, à medida que os exportadores converteram suas oposições na moeda dos EUA para rublos a fim de pagaram impostos locais que vencem no fim do mês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Estadão Conteúdo

Incêndio criminoso em mesquita deixa cinco feridos na Suécia

incendiomesquita

Cinco pessoas foram levadas ao hospital por queimaduras e inalação de fumaça após o incêndio

Cinco pessoas ficaram feridas após um possível incêndio criminoso em uma mesquita na cidade de Eskilstuna, na Suécia.

Entre 15 e 20 pessoas rezavam dentro da mesquita, que fica no andar térreo de um edifício residencial, quando o incêndio foi provocado, no dia de Natal.

O incidente ocorre em meio a um duro debate sobre políticas de imigração na Suécia. A extrema direita quer cortar em até 90% o número de vistos permitidos para pessoas que peçam asilo no país. Já os partidos mais moderados querem preservar a política liberal sueca.

“Uma testemunha viu alguém jogar um objeto que atravessou uma das janelas do prédio. Depois disso, começou um incêndio violento”, comunicou Lars Franzell, porta-voz da polícia local. Nenhuma prisão foi efetuada, no entanto.

Cinco pessoas foram levadas ao hospital por queimaduras e inalação de fumaça.

Eskilstuna é uma cidade com grande população de imigrantes e foi palco de enfrentamentos no início do ano causados por grupos neonazistas que se opõem à política de imigração da Suécia.

O país vive um impasse político apenas três meses após eleições. O Democratas Suecos, um partido de extrema direita e com uma forte agenda anti-imigração, tornou-se a terceira força no Parlamento e ocupa 49 cadeiras após receber 13% dos votos.

No último dia 3 de dezembro, o Democratas apoiou a oposição, de centro-direita, e o governo do primeiro-ministro Stefan Lofven (de centro-esquerda) acabou tendo a proposta de orçamento para o ano que vem barrada.

Lofven pretende convocar novas eleições para 22 de março, com o argumento de que não é possível governar o país com o novo cenário político.

 

bbc.co.uk

Pioneirismo do Crato nas Artes Cênicas Cearenses - Parte 1/2


“Assim o Timbira, coberto de glória,
guardava a memória
Do moço guerreiro, do velho Tupi.
E à noite nas tabas, se alguém duvidava
do que ele contava,
Tomava prudente: "Meninos, eu vi!”

Gonçalves Dias ( I-Juca –Pirama)


À memória de Dr. Raimundo de Oliveira Borges

À Guisa de introdução

Quem se debruça sobre a história do teatro no sul cearense tem de frente uma missão hercúlea. As fontes primárias já foram revolvidas por muitos importantes pesquisadores como Irineu Pinheiro, Padre Antonio Gomes, F. S. Nascimento. Quem pretende ir além dos clássicos da nossa historiografia, defronta-se com um trabalho de pesquisa árduo e nem sempre recompensador: Jornais puídos, relatórios antigos, livros que se esfacelam ao simples toque. Um exercício de quebra-cabeças. Até estes dias , na leitura dos nossos clássicos, sempre soube que o Grupo “Os Romeiros do Porvir”, fundado no início do Século XX, teria sido nosso primeiro grupo de teatro. Fundado pelo Dr. Manuel Soriano de Albuquerque(1877, Água Preta-PE – 1941,Fortaleza-CE)(Foto 1),

juiz substituto, que chegara em Crato em janeiro de 1900, e trazia nos alforjes a influência marcante de Recife , teria sido ele que, ainda àquele ano, fundou o grupo que revolucionou os costumes da região, ao encenar : “Crato de Alto a Baixo” . Resaltavam-se os primeiros membros do “Romeiros”: Ernesto Piancó, Manuel Belém de Figueiredo, Miguel Limaverde, Raimundo Gomes de Matos, Celso Rodrigues, Joaquim Fernades, José Bizarria, Raimundo e Antonio Norões, , Joaquim Tavares Campos, Celso Gomes de Matos, Henrique Teles, Francisco da Franca , Artur Gomes,Alfredo Nunes, Fantina e Donana Aires, Lica e Maria Garcia, Etelvina Gonçalves, Elisa e Júlio Milfont de Amorim. Fazia ainda parte do grupo Luiz Gonzaga, o Gonzaguinha, muito provavelmente o nosso primeiro fotógrafo. Depois, na Biblioteca Menezes Pimentel, observando a microfilmagem do “Vanguarda”, jornal cratense dos idos de 1870, vi a publicidade de algumas peças de teatro, anteriores pois ao “Romeiros”, mas que me pareceram peças itinerantes e não de grupos locais bem sedimentados. Há alguns meses, o Prof Ricardo Correia me confidenciou que em pesquisa sobre a história do teatro caririense, havia descoberto um grupo cratense de artes cênicas nos meados de 1850, o que me pareceu de todo inverossímil. Recentemente a Fundação Waldemar Alcântara republicou uma edição fac-similar de “O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes”, posto a lume por Irineu Pinheiro(Foto 2) em 1950.

O livro é simplesmente fabuloso, narra deliciosamente, uma história do cotidiano da nossa vila desde os seus primórdios, uma espécie de história da vida privada caririense, com foco no dia a dia das nossas personalidades mais populares, nos nossos costumes e festins. No Capítulo em que se detém sobre a Praça do Rosário de Crato, atual Juarez Távora ou São Vicente(Foto 3), me veio a surpresa que um dia, certamente, já havia tornado também estupefato o Prof Ricardo Correia.



Travessa do Rosário - 1889

Teatro de Todos os Santos


Eram os idos de 1857. A Praça Juarez Távora chama-se, então, Praça do Rosário, pois ali se previa a construção de uma Igreja dos pretos, sob a invocação de N. S. do Rosário. O material da construção do templo foi pouco a pouco sendo depositado no local por uma confraria religiosa de negros , mas que terminou por nunca ser edificada. A Igreja dedicada a São Vicente Férrer, tal qual hoje a conhecemos, só seria erguida em 1942. Pois bem, imaginem a praça apenas com um terreno de terra batida, sem a Igreja, um amplo terreno que terminava junto ao Canal do Rio Grangeiro, nos fundos da atual igreja, chamado de “Fundo da Maca”. À direita da Igreja, se a observássemos de frente, na época, existiam apenas algumas casas até a rua da vala. E á esquerda, onde hoje existe a Associação Comercial, imaginem um largo amplo que se estendia por toda a atual Rua Mons. Esmeraldo( antiga Travessa do Rosário), até à Praça da Prefeitura atual. Este amplo terreno era chamado de Travessa do Rosário. Pois bem, segundo Irineu Pinheiro, teria sido justamente na Travessa do Rosário, entre o prédio da Associação Comercial de Crato, o Edifício do BNB atual e o prédio ainda existente na esquina da Rua hoje Senador Pompeu, onde funcionou a Clínica N. S. da Conceição, do Dr. Antonio Gesteira; neste espaço existiu, por volta da primeira metade do Século XIX , o Teatro de Todos os Santos, mantido pela Sociedade Melpomenense, “destinada a exercitar na arte dramática, a mocidade daquele tempo”. Irineu cita a sua preciosa fonte : uma notícia do Número 103 do nosso primeiro jornal : “O Araripe”, fundado por João Brígido dos Santos(1829-1921)(Foto4 ) :


“O Abaixo-Assinado, Tesoureiro da Sociedade Melpomenense do Teatro de Todos os Santos, faz público aos sócios que, tendo desabado parte do tecto do edifício, prometendo uma completa ruína à toda casa, é de absoluta necessidade que se reúnam todos os sócios no dia 06 de Agosto próximo futuro, a fim de deliberarem a respeito. Crato, 29 de julho de 1857”
Sociedade Melpomenense


Deparei-me em meio à surpresa com uma sensação de estranheza por conta da sociedade mantenedora do teatro : “Melpomenense”. O nome me pareceu esquisito, de onde teria surgido? Corri em busca de outras fontes e descobri uma Academia Melpomenense em Lisboa, num período quase que idêntico. A Academia Melpomenense, criada 1845, por vários músicos, entre estes se destaca João Alberto Rodrigues da Costa (1798-1870) cuja atividade duraria até 1861. Mas como a influência desta academia poderia ter chegado até o Crato, cidade do interior do Ceará, em pleno Século XIX ? Aprofundei a pesquisa e descobri que o nome, etimologicamente, vem de Melpômene, uma das nove musas da mitologia grega , a musa da Tragédia e que é representada com uma máscara trágica e usando botas de couro (coturnos), tradicionalmente usadas por atores trágicos( Foto 5).


Melpômene - Musa grega da Tragédia
O mais provável é que a Sociedade Melpomenense de Crato homenageasse Melpômene, até porque dirigia-se ao ensino das artes cênicas, sendo improvável uma relação maior com a sua congênere lusitana. Revirei as edições outras de “O Araripe” referentes aos anos de 1859-1862 e não encontrei qualquer outra alusão a esta nossa Sociedade. O que teria , finalmente, acontecido com a nossa primeira casa de espetáculos, após a reunião? Ruiu? Foi reparada? Irineu conclui, no seu artigo, que o teatro teria desabado na derradeira metade do ano de 1857, em que fonte teria se baseado para esta conclusão ? Observei, também, que Irineu Pinheiro não registrou o nome do Tesoureiro responsável pela convocação em Agosto/1857, ou seja não temos um nome sequer dos diretores do nosso Teatro de Todos os Santos. A importância de se pesquisar dados relativos ao Teatro de Todos os Santos me parece fundamental. Ele é anterior ao Teatro São Joaõ de Sobral( 1875) e , embora não saibamos ainda o ano de sua fundação, aproxima-se bastante daquele que é considerado o primeiro teatro cearense, o da “Ribeira dos Icós” de 1840.

Por: J. Flávio Vieira ( Blog do Crato, 02/03/2010 )


O eu e Jesus - Por: Emerson Monteiro

Distância infinita que une a teoria e a prática dos ensinos espirituais no conduz refletir quanto ao tanto que já se andou nas trilhas da conversão do ego no Eu verdadeira, a Consciência dos seres inteligentes da Criação, espaço de união de si consigo mesmo. Isto do ponto de vista individual e, um dia, no estirão do tempo, que também acontecerá a nível coletivo de toda Humanidade.

Que passos ocorrerão à busca da Luz diante da humana história que transcorre há milênios, iniciada desde os primórdios da primeira organização de vida no âmbito da Natureza? Quais conquistas reais dessa jornada do caos às estrelas que empreendemos em ritmo de aprendizados e experiências de quantas e quantas existências? Onde isso reflete positivamente nos frutos da colheita universal, nos bilhões habitantes atuais do Planeta comum?

São perguntas necessárias à utilização dos próximos acontecimentos e ações pessoais, elas que trazem ao sentimento as práticas diárias, definições de propósitos e metas a obter, sempre visando o princípio da ordem em todas as circunstâncias deste chão.

Olhar com boa vontade os valores que norteiam sistemas em funcionamento, a tecnologia, os objetivos das massas sob o comando de blocos de poder, vezes sem conta que agem no bel prazer da fama e das riquezas, do gozo material da indiferença dos grupamentos sociais.

E pessoas formam esse grande todo, no entanto acomodadas nalgumas horas ao egoísmo das satisfações particulares, escondidas nos becos escuros do apego e da indiferença. Chefes de si e serviçais da inutilidade.

Jesus veio ensinar normas de encontrar a saída de limpar o passado delituoso. Conduzir o rebanho das almas ao núcleo da libertação de tudo quanto significava repetições desnecessárias da vivência dos séculos escuros.

Existe, por isso, luz acesa no âmago da gente que esperar só aceitação do Reino Divino em nós, porta aberta dos páramos da plena Felicidade.

Notícias deste 25 de dezembro de 2014 (Por Armando Rafael)


O preço é salgado (R$ 100), mas o álbum “Crato 250 anos” editado pela Fundação Demócrito Rocha foi o melhor que se publicou – nos últimos tempos – sobre a Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara (não vi nenhuma menção a este nome na obra). Com excelente apresentação gráfica e produzido em papel couché, o livro contém fotos históricas (algumas verdadeiras raridades) e outras da atualidade. O texto é de fácil leitura. O álbum não trata especificamente “da história” – em sentido latu sensu – da Princesa do Cariri. Resulta num bom resgate–documentário, onde são realçadas algumas linhas da história construída ao longo de dois séculos e meio da existência de Crato. Uma grande homenagem à cidade e a alguns personagens que ajudaram a construir o vasto patrimônio (cultural, ético, religioso, da tradição popular e do pioneirismo, dentre outros) que marca o Crato.
Um excelente presente de Natal – O êxito de “Crato 250 anos” (concepção do jornalista Cliff Villar, edição geral de Ana Naddaf e projeto gráfico de Andréa Araújo) deve-se muito aos três cratenses de reconhecido valor, que são os curadores da obra: escritor José Flávio Vieira, professor Carlos Rafael Dias e jornalista Huberto Cabral. Parabéns ao trio. No mais, o álbum “Crato 250 anos” é obra que não pode faltar em nenhuma biblioteca de quem se interessa pelo destino desta Mui Nobre e Heráldica Cidade... 
O álbum “Crato 250 anos” está à venda na panificadora P&C, localizada em frente à Universidade Regional do Cariri, instituição que – para variar – encerrou 2014 em meio a mais uma greve, sem concluir o ano letivo. Interessante que a atual greve não é feita por melhores salários (os professores da URCA ganham melhor do que o professorado das universidades federais). A desculpa de agora para parar as universidades públicas cearenses foi a exigências de mais professores efetivos.

Prefeitura omissa - Na relação dos que patrocinaram a edição do álbum “Crato 250 anos” não consta o nome da Prefeitura de Crato. Como foi dito no dia do lançamento da obra: se dependesse de ajuda financeira do governo municipal de Crato o livro não teria sido editado. Triste.

Perguntinha ingênua - Fim de 2014. Chegamos à metade da administração do atual prefeito de Crato. A população quer saber o nome de pelo menos 1 (uma) obra de vulto, construída nos últimos dois anos, com dinheiro exclusivo da Prefeitura de Crato. Fica o desafio.  E o desencanto por tantas esperanças depositadas e todas frustradas.  Mas a cidade continuará a crescer, mesmo sem a participação da sua municipalidade. O que tem um aspecto positivo: a constatação de  que, em Crato, os governos federal e  municipal não são solução. São problemas. Salvam-se,no entanto, as iniciativas do Governo estadual em benefício do progresso da cidade.
                                                          
Em passos de tartaruga, prossegue a construção da Vila da Música, no bairro do Belmonte, em Crato.(foto da maquete ao lado). A construção é iniciativa  do Governo do Estado do Ceará. Localizada naquele aprazível subúrbio de Crato, a Vila da Música visa dar melhores condições de funcionamento para a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), que mantém escola para ensino de  ensina música clássica e popular a filhos de agricultores no sopé da Chapada do Araripe.
Um grande benefício –  As construções previstas para a Vila da Musica terão área total de 1.750m². Nelas funcionarão o auditório, biblioteca, salas de aula (de grupo e individuais), estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários banheiros, laboratório de informática, oficina de instrumentos, quadra poliesportiva e estacionamento. Como se vê a semente plantada por monsenhor Ágio Moreira virou uma grande árvore que engrandece o Crato e o Cariri.
Sociedade de consumo – O Cariri Garden Shopping encerra o mês de dezembro com a expectativa de aumento de público em torno de 15%. Mais de um milhão de pessoas passaram pelos corredores do shopping juazeirense neste mês que está findando.
Pedido negado – A direção do Cariri Garden anda tão entusiasmada, ao ponto de enviar carta ao Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, pedindo que a missa do Padre Cícero (que é celebrada à tarde do dia 20, no interior da Capela do Socorro), fosse transferida para o estacionamento daquele shopping. Dom Fernando agradeceu o interesse, mas negou o pedido, lembrando que a Missa do Pe. Cícero – rezada no local onde este sacerdote foi sepultado – já é parte do patrimônio imaterial da nação romeira.
Santana do Cariri em alta Acho oportuno reproduzir abaixo matéria de autoria do jornalista Plínio Bortolotti publicada no jornal “O Povo” de Fortaleza:
"Euroville: a Europa está em Santana do Cariri, Chapada do Araripe
       Estilo inglês, italiano, francês, grego, o prédio de Gaudí e o jardim ao modo russo
A Europa está em Santanta do Cariri, mais precisamente em uma localidade chamada Araporanga, na Chapada do Araripe. Se não é toda a Europa, pelo menos um cadinho dela, reproduzida na fazenda de José Pereira, conhecido como Zé Pereira.
Cheguei a ele depois de uma conversa, em Juazeiro do Norte, com Romão França, radialista e conhecedor da região. Cheguei  à casa de Zé Pereira acompanhado de Tarso Araújo, titular da coluna Cariri, do jornal O POVO.
No terreno encravado ao pé dos morros tão comuns na região da chapada se pode ver uma casa ao estilo inglês, uma em estilo italiano, uma réplica grega, uma ao modo francês, um prédio copiado do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí, um castelo fortificado português e uma ponte suíça que passar por um belo lago.
Na entrada um jardim copiado de um palácio russo, no começo um moinho de vento holandês, ao fundo uma torre Eiffel, de 32 metros de altura, no meio, um teatro ao ar livre, ao estilo grego.
Réplicas


Mas como surgiu a ideia de fazer as réplicas europeias? Quem conta é o próprio Zé Pereira, professor aposentado da Faculdade de Odontologia da UFC [Universidade Federal do Ceará], atual cuidador e construtor das obras que prosseguem.
De uma família de 12 irmãos, ele diz que o mais novo deles, Francimar, seguiu para estudar na Europa, em plena efervescência dos anos de 1960. Formou-se urbanista, trabalhou na Europa durante muito tempo e morava em Paris, mas sempre estava no Brasil.
Quando surgiu a ideia de construir uma casa para cada um dos irmãos nas terras da família, Francimar sugeriu que cada um deles – todos eles conheciam a Europa – escolhessem “cartões postais” do Velho Continente, que ele se encarregaria de reproduzi-las, fazendo as réplicas em escala.
Francimar acompanhou a construção das réplicas até a sua morte, há cerca de dois anos. Zé Pereira diz que ele era de um perfeccionismo extremo, e que escolheu a cor da cerâmica do prédio grego na UTI, recuperando-se de um infarto.
Com a morte de Francimar, Zé Pereira assumiu a responsabilidade de continuar a obra, que ele diz agora ser uma homenagem ao irmão. Durante a conversa ela fala da dificuldade de se conseguir material e de encontrar mão-de-obra que possa executá-lo. Ele diz que, ao procurar um pedreiro, este lhe disse: “Hôme, se for esse negócio de Gaudí nem me chame”.
Mas por que fazer réplica e nãos construções mais de acordo com as tradições do local? Ele diz que isso se pode ver normalmente na região, e que o “espaço temático” dá a oportunidade às pessoas de terem contato com uma estética diferente, “o que pode levar as pessoas a terem interesse por outras culturas”.
Hotel
Pergunto, então, se existe o plano de instalar um hotel, abrir um restaurante, etc. Ele diz que pensa em fazer isso.
Intelectual que discorre sobre arte e estilos arquitetônicos, pesquisador da história da região – brevemente vai lançar um livro romanceado contando a história de Santana do Cariri – Zé Pereira mantém a tradição dos sertanejos acolhedores e bons de prosa: ele fez questão que nos acompanhar à visita da cidade, e vai nos contando várias histórias, entusiasmando-se com cada coisa que nos mostrava, com cada pergunta que lhe fazíamos.
A propósito, Zé Pereira é irmão de Iranildo Pereira, ex-deputado federal, dele foi a ideia da casa grega".

Lavaram a égua - A “gerentona” Dilma (ô termo apropriado!), durante o estelionato eleitoral feito nas últimas eleições, tinha um slogan usado abusivamente: "Governo novo, ideias novas". Pois sim! O pacotão anunciado, por Dilma,  na última 3ª feira contendo os  nomes dos novos ministros prova exatamente o contrário.  O principal objetivo desse troca-troca no Planalto foi apenas  aplacar a sede de partidos aliados por espaço no primeiro escalão do governo e garantir apoio no Congresso para o novo governo, que, por sinal, começa muito fragilizado. A nova leva da “reforma ministerial” tem uma face visível: o fisiologismo. Como diria o cantor Luiz Gonzaga: os partidos da “base de sustentação” lavaram a égua.

No mais: O Brasil está tecnologicamente atrasado há pelo menos 50 anos, e Aldo Rebelo  (PCdoB)foi nomeado ministro da Ciência e Tecnologia. Helder Barbalho perdeu a disputa no Pará e ganhou o Ministério da Pesca como prêmio de consolação. Gilberto Kassab no Ministério das Cidades é um presente ao ex-prefeito de São Paulo que não conseguiu se eleger senador. O novo ministro da Educação Cid Gomes, ficou famoso pela frase que disse quando era governador do Ceará: "Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado".

Quem é o novo ministro do Esporte do Brasil? É o Pastor  licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, George Hilton, da cota do PRB (foto à esquerda) anunciado na terça-feira pela presidente Dilma Rousseff.O novo ministro foi flagrado, em 2005, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com R$ 600 mil em espécie (R$ 976 mil em valores atualizados). O dinheiro estava distribuído em 11 caixas de papelão. Ele era, na época, deputado estadual do PFL em Minas Gerais. Após ser surpreendido, a Polícia Federal o liberou. Levantamento do jornal “ Estado de Minas” aponta que George Hilton dobrou seu patrimônio desde que passou a informar à Justiça Eleitoral os valores de seus bens. Era de R$ 294 mil em 2006, quando obteve seu primeiro mandato de deputado federal. Em 2010, ele foi reeleito e afirmou ter R$ 472 mil. Este ano, quando também foi reeleito, o valor declarado foi de R$ 669 mil.
                                                                        
                                                                                                                                       

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30