xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/12/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 dezembro 2014

O direito à felicidade - Por: Emerson Monteiro

As cogitações humanas tendem ao efeito de se realizar no mundo visível, que disso não restem dúvidas pois obedecem a leis estudadas e comprovadas nos métodos da ciência, onde, por exemplo, nascem as bases hoje mal ou bem utilizadas na tecnologia responsável pela vida moderna.

Uma dessas situações presentes em nossas vidas é o princípio newtoniano de que a cada ação corresponde reação igual e em sentido contrário, dinâmica evidente nos instantes mais comezinhos do nosso cotidiano.

Outra pérola de rara inspiração é o denominado método dialético, do filósofo alemão Friedrich Hegel, que assevera: O pensamento não é estático, mas procede por contradições superadas, da tese (afirmação) à antítese (negação) e daí à síntese (conciliação). Uma proposição (tese) não existe sem oposição a outra proposição (antítese). A primeira será modificada nesse processo de oposição e surgirá uma nova.

Por tais motivos, chega-se ao momento agora, em que retorna ao povo o seu direito de sonhar com a felicidade, valor inalienável da existência humana e aceito no célebre jargão da procura pela felicidade.

Sintomas idênticos demonstram às claras o valor da política na transformação e no crescimento das comunidades. A importância das lideranças sérias determina o encaminhamento da coisa pública e propicia o retorno da esperança através da política. Viver tanto tempo sob a égide perversa das elites no poder gerou qual sentimento fatalista, mesmismo dominante, que parece sair de portas a fora para reanimar o brio desta cidadania conquistada em longa história de lutas silenciosas.

Podemos, sim, praticar a autenticidade. Os conceitos políticos precisam de urgentes reparos. Sonhar torna-se qualidade possível nas relações humanas também aqui abaixo do Equador. A sociedade dispõe dos mecanismos sérios da correta condição, necessários ao estabelecimento da justiça e da paz entre os seres. Nada de baixar a cabeça e abandonar a luta monumental por dias mais luminosos.

Nisso, nesta hora abençoada em que fortes amores democráticos ampliam suas asas sobre nós, vamos reunir o ânimo de trabalho, abrir os olhos e o coração e abraçar este tempo novo que se prenuncia no vasto campo das instituições da Pátria, e exercer sem medo o direito sagrado à felicidade, sonho constante das melhores gerações, em todas as épocas.

Câmara aprova criação do Sistema Municipal de Cultura do Crato

 

sistemaculturacrato

Secretária Dani de Jadi esteve no plenário.  (Fotos : Flávio Pinto)

A Câmara Municipal do Crato votou e aprovou nesta segunda-feira (15), a Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura.  A secretária Dani de Jadi explicou aos vereadores a importância da lei, onde a cultura vai trabalhar de forma integrada e independente sem a intervenção de gestores municipais com o estado e a união,  criando uma nova estrutura para a cultura do município e melhorando de forma definitiva o repasse de verbas para a Secretaria de Cultura.

 

 

Flavio Pinto News

Ministério Público Federal denuncia alunos de Juazeiro do Norte acusados de fraude ao Enem

MPF1-mini

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) denunciou, nesta segunda-feira, 15 de dezembro, dois estudantes acusados de armar esquema para ter acesso a conteúdo sigiloso no processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em novembro deste ano. A ação penal é assinada pelo procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal, do MPF em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.
De acordo com o procurador, os denunciados Bianca Miranda Matias e Valbert Souza Gomes contrataram um homem que, no segundo dia de aplicação da prova do Enem, repassou o gabarito do exame aos dois réus, via celular.
Em depoimento, um dos estudantes denunciados relatou que há alguns meses, em João Pessoa (PB), o homem lhe cobrou R$ 15 mil para realizar a fraude. Para viabilizar o esquema, o estudante increveu-se no Enem como sabatista e como tendo problemas de visão. Para comprovar o problema de visão, obteve um atestado médico assinado por Miguem E. Duran Navarro, no município de Porteiras (CE).
No dia do exame, o denunciado Valbert Gomes dirigiu-se ao local de prova portando um celular da operadora Vivo, comprado exclusivamente para a fraude. Mesmo alertado de que não poderia permanecer em posse de celular, manteve o aparelho ligado dentro de uma sacola.
Já a denunciada Bianca Miranda Matias foi ao local da prova com dois celulares, um deles com o chip da operadora Vivo que comprou por determinação do homem que repassaria o gabarito. “Antes do início da prova, entregou apenas seu celular próprio, mantendo o outro em sua posse, dentro de sua bolsa”, detalha o procurador Celso Leal, na ação penal.
Consta na denúncia que, diante de um problema elétrico na sala de aplicação da prova, ambos os estudantes denunciados tiveram de mudar de sala. Na saída do local de prova, ao serem revistados por policiais federais, foram encontrados os celulares com mensagens de texto que continham o gabarito da prova.
Na ação penal, o procurador Celso Leal pede a condenação dos dois réus pelo crime de fraude em certames de interesse público (Art. 311-A), que prevê pena mínima de um ano de reclusão.”
(MPF)

Flavio Pinto News

Ministério Público da PB e CRM apuram fechamento de UTI pediátrica

 

Leitos da UTI pediátrica do Trauma de João Pessoa foram desativados.
MPPB e CRM-PB constataram fechamento do setor, após denúncias.

 

utipbDireção do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa confirmou que as crianças em estado grave estão sendo removidas do hospital para outras unidades (Foto: Maurício Melo/G1)

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) realizaram nesta terça-feira (15) uma visita ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa com o objetivo de averiguar denúncias sobre o fechamento da unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica da unidade hospitalar. Durante a visita o MPPB e CRM-PB constataram a desativação da UTI.

Com o fechamento do setor, pelo menos, cinco leitos destinados ao cuidado intensivo de crianças vítimas de traumatismos, ou outros quadros de saúde que necessitem de assistência ventilatória contínua e cuidados de maior complexidade, deixam de ser disponibilizados na capital. O déficit de leitos de UTI pediátrica na Paraíba preocupa profissionais e  vem sendo discutido desde 2012.

De acordo com o CRM-PB, o conselho recebeu uma denúncia enviada por vários profissionais médicos, que informavam sobre a desativação dos leitos da UTI pediátrica e de como a medida comprometeria o andamento e a qualidade do atendimento prestado às crianças com a necessidade de cuidados intensivos.

"Dois motivos nos preocupam muito, o primeiro deles é a carência muito grande de leitos de UTI pediátrica que já existe no estado e o segundo diz respeito a situação difícil e perigosa em que ficam os profissionais que trabalham lá, pois diante de um paciente grave, eles não dispõem dos leitos no hospital e o paciente vai precisar ser removido, o que é perigoso e põe em risco a vida desse paciente grave", explicou João Alberto.

Ainda segundo o médico, o relatório da visita realizada na unidade está sendo finalizado e o Ministério Público deu um prazo para que a direção do Trauma explique os motivos do fechamento do setor, também há a possibilidade do órgão mover uma ação civil pública visando a reabertura da UTI pediátrica da unidade hospitalar.

O representante do CRM-PB explicou ainda que o hospital alegou falta de escala médica para justificar o fechamento do setor, devido a impossibilidade de manter profissionais contratados em regime de cooperativa, no entanto, outras medidas para providenciar a escala médica não teriam sido tomadas, e a direção do hospital decidiu desativar a UTI, segundo o médico.

"Não é problema do conselho se os médicos que estavam na escala eram de cooperativa ou não, a falta da escala médica leva a uma série de coisas, mas o hospital deveria ter providenciado a escala, não pode simplesmente desativar a UTI", explicou João Alberto.

Em nota enviada à imprensa, a direção do hospital afirma que 'todos os leitos pediátricos da unidade estão em pleno funcionamento', em seguida diz que crianças que necessitam de atendimento intensivo são estabilizadas na unidade e encaminhadas para outros hospitais.

Veja  íntegra da nota divulgada pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa:

A direção do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena esclarece que todos os leitos pediátricos cadastrados no Sistema Único de Saúde - SUS estão em pleno funcionamento, e que toda criança que necessitar de tratamento intensivo é em primeiro momento estabilizado no próprio Hospital de Trauma, e logo após encaminhada para os hospitais de referência em pediatria da Capital, de acordo com o protocolo de pactuação estabelecido pela Secretária de Saúde do Estado e do Governo. No caso de João Pessoa, os Hospitais do Valentina e o Complexo Pediátrico Arlinda Marques.

A direção informa ainda que o hospital atende todos os casos de Emergência e Trauma envolvendo crianças, para isso conta com escala permanente de dois pediatras de plantão, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Do G1 PB

Pizzaria que usa drones para fazer entregas deve ser multada pela Força Aérea Brasileira

dronepizza

Na semana passada uma pizzaria de São Paulo se tornou muito popular entre os internautas, isso porque ela lançou um tipo de entrega que é realizada via drone. O recurso é totalmente novo no Brasil, mas já foi utilizado por algumas redes de restaurantes nos Estados Unidos.

Essas empresas realmente utilizaram, no passado; ainda há um grande problema de regulamentação nessa área de drones, justamente por não existir leis sobre voo de aeronaves não-tripuladas.

A pizzaria Vero Verde gravou um vídeo mostrando o novo serviço oferecido, em São Paulo, na cidade de Santo André. A empresa revela que a forma de entrega foi duas vezes mais rápida que o tempo levado por um motoboy. Porém, parece que no fim das contas a pizzarianão poderá continuar com o tipo de entrega.

De acordo com o G1, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Força Aérea Brasileira(FAB) estão investigando os movimentos da pizzaria, já que no país não existe nenhum tipo de regulamentação sobre aeronaves não tripuladas. A empresa utilizou o Drone para um serviço, e sequer pediu autorização para a ANAC.

Nos Estados Unidos, diversas empresas estão passando pelo mesmo problema; há algum tempo a Amazon revelou que começaria a fazer entregas via drones, mas pouco depois da revelação a empresa foi impedida de praticar a forma de entrega.

Segundo a ANAC, a pizzaria deveria ter pedido autorização para realizar os testes de entrega via drone, já que isso não ocorreu, a empresa pode ser punida. E caso a pizzaria esteja pensando em trocar os motoboys por drones, é necessário esperar novas leis sobre voo de aeronaves não-tripuladas em território nacional.

Apesar de parecer algo bem bagunçado, a agência já deixou claro que a criação dessas leis já está em andamento. Uma audiência pública sobre o assunto deve começar em breve, mas, mesmo assim, não há como prever uma data para a implementação da novidade.

Por enquanto a Vero Verde, e todas outras companhias que desejam usar drones no Brasil, precisará aguardar e continuar com seus fiéis motoboys.

Operadora de saúde terá de informar ao cliente nº do cartão do SUS

 

SUSOperadoras de saúde serão obrigadas a informar aos seus beneficiários o número do cartão SUS. "Hoje, a inscrição do cliente já é feita, mas muitos beneficiários não sabem o número do registro", afirmou a diretora da desenvolvimento setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS ), Martha Oliveira. A ANS tem em seus cadastros números do cartão SUS de cerca de 50% dos clientes de planos. "Esperamos com as novas providência ampliar esse porcentual rapidamente", completou Martha.

Pela lei que regulamenta o setor, operadoras de planos têm de reembolsar o SUS quando seus beneficiários são atendidos na rede pública. Os números do ressarcimento, no entanto, indicam que o reembolso realizado está bem abaixo do número de atendimentos realizados pelo SUS.

O número do cartão é uma ferramenta considerada essencial para garantir que tal pagamento seja efetivamente realizado. Com base no cadastro, fica mais fácil identificar quando e como usuários de planos são atendidos no SUS. A mudança deve fazer parte de um pacote de medidas que a ANS anuncia nesta terça-feira para tentar melhorar as informações sobre a saúde suplementar e os atendimentos realizados no SUS.

Estadão Conteúd

Câmara dos Deputados pode aumentar salário de parlamentares para até 35,9 mil


 camara
Câmara dos Deputados pode aumentar salário de parlamentares para até 35,9 mil Foto: Agência Câmara
A Câmara dos Deputados deve aprovar nesta terça-feira (16) o projeto que reajusta os salários de parlamentares, ministros, presidente e vice-presidente da República para R$ 33,7 mil ou R$ 35,9 mil por mês, a partir de 1º de fevereiro do ano que vem. Na semana passada, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), firmou entendimento com o chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, de que o reajuste deveria ser a reposição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos quatro anos. No entanto, a proposta não é consensual no Senado, nem na Câmara. Muitos parlamentares defendem reajuste igual ao proposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para os ministros da Corte, que resultaria em salário de R$ 35,9 mil. Os projetos que reajustam os salários do Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) já foram aprovados em comissão da Câmara e dependem agora de aprovação no plenário da Casa. Segundo a Agência Brasil, se as propostas forem aprovadas nesta terça, deverão ser votadas quarta-feira (17) no Senado. A Constituição estabelece que o reajuste dos salários dos parlamentares deva ser aprovado no final da legislatura para valer na legislatura seguinte. Atualmente, deputados, senadores, ministros do Poder Executivo, vice-presidente e presidente da República recebem mensalmente R$ 26,7 mil e os ministros do STF e o procurador-geral da República, 29,4 mil.

Juros disparam na Rússia para manter o rublo

russiajuros

O banco central russo anunciou nesta terça-feira (hora local, noite de segunda-feira no Brasil) um aumento drástico na sua principal taxa de juros, de 10,5% para 17%, para conter a forte queda do rublo.

"O objetivo desta decisão é limitar a desvalorização considerável do rublo e a inflação", anunciou o banco central russo em comunicado.

O rublo russo voltou a sofrer, nesta segunda-feira, uma baixa histórica, arrastado pelas sanções ocidentais contra Moscou e a queda do preço do petróleo, faltando apenas três dias para um esperado discurso do presidente Vladimir Putin.

A moeda russa caiu bruscamente no mercado de câmbios e fechou o dia com uma perda de 9,5%, em um de seus piores dias desde o período posterior ao 'default' da Rússia, em 1998.

O euro foi cotado a 80,09 rublos e o dólar, a 64,23. O índice RTS, da bolsa de Moscou, denominado principalmente em dólares, caiu 10,12%.

"O rublo está fora de controle", resumiu Chris Weafer, economista do escritório Macro Advisory. "Está em queda livre por causa do medo, nada mais", acrescentou.

Com esta nova queda da moeda, em um país submetido a sanções europeias e americanas por causa da crise na Ucrânia, o rublo perdeu desde o começo do ano 42% de seu valor em comparação com a moeda europeia e 49% perante o dólar.

Segundo previsões do Banco Central russo, a inflação resultante será de 11,5% ao ano no primeiro trimestre de 2015.

Desde o começo do mês, o BC russo gastou US$ 5,9 bilhões para sustentar o rublo no mercado de rublo, também muito afetado pela queda das cotações do petróleo, que representa a metade dos ganhos da Rússia.

A instituição alertou, ainda, que o PIB do país poderia cair entre 4,5% e 4,8% em 2015 se os preços do petróleo se mantiverem perto dos US$ 60,00 o barril, sua atual cotação.

AFP

Candidata do Ceará leva o segundo lugar no Miss Surda Brasil 2015

 

O concurso Miss Surda Ceará 2015 aconteceu às 19h de domingo.
A candidata do Distrito Federal foi eleita Miss Surda Brasil 2015.

 

mismudaCandidatas comemoram o resultado em Fortaleza (Foto: Lelé Fantim/Divulgação)

A candidata do Distrito Federal foi eleita Miss Surda Brasil 2015. Ceará e Amazonas ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente. O concurso Miss Surda Ceará 2015 aconteceu às 19h de domingo (14), em Fortaleza.

Representantes de nove estados participaram da competição: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. Antes do grande dia, as candidatas tiveram aulas de passarela, etiqueta, dança e visitam pontos turísticos da cidade. Durante o evento, as candidatas desfilaram com trajes típico,  gala e banho.

A Miss Ceará e Miss Brasil Beleza Internacional 2008, Vanessa Vidal, coordena há quatro anos o concurso. De acordo com a organização, o primeiro lugar do Miss Surda Brasil 2015 vai representar o país no Miss Deaf World, na República Tcheca, e o segundo lugar do concurso vai participar do Miss Deaf Internacional, nos Estados Unidos.

Do G1 CE

Sequestro em café de Sydney acaba com três mortos e quatro feridos

 

Polícia afirmou que o autor do sequestro, Man Haron Monis, está entre as vítimas fatais; 17 foram feitos reféns na ação

O sequestro em um café de Sydney, Austrália, acabou em tiroteio pesado nesta segunda-feira (15) – terça no horário australiano. De acordo com as agências de notícias internacionais, três pessoas morreram e quatro acabaram gravemente feridas.

sydineysequestrtro

AP

Mulher ferida é retirada de café após ter sido refém de suposto jihadista em Sydney, Austrália

 

Entre as vítimas fatais está o autor do sequestro, Man Haron Monis, de acordo com a polícia local. O sequestro acabou depois de um grande número de policiais fortemente armados invadir o café onde um atirador mantinha um número desconhecido de pessoas.

Um porta-voz da polícia confirmou que "a operação acabou" nesta segunda (horário de Brasília), mas não divulgou mais detalhes.

 

Centenas de policiais, incluindo atiradores de elite, haviam se posicionado ao redor do Chocolate Cafe na área central de Sydney após um homem armado tomar o prédio às 10 da manhã desta segunda (18h de domingo no horário da Austrália).

Imagens impressionantes divulgadas pela mídia australiana nesta segunda mostravam possíveis reféns com as mãos pressionadas contra as janelas do café. Eles estavam segurando uma bandeira preta com escrita árabe "Não há Deus além de Alá e Maomé é o profeta de Alá."

 

Suspeito

O suspeito de ter praticado o crime é um refugiado iraniano acusado de abuso sexual e conhecido por ter enviado cartas de ódio a familiares de soldados australianos mortos no exterior cujo nome é Haron Monis, de acordo com a polícia.

"Não há razão operacional para que o nome seja retido por nós agora", disse a fonte policial, que pediu para não ser identificada.

Brasileira

A brasileira Márcia Mikhael esteve entre os reféns, segundo informação de parentes. Ela é natural de Goiânia e mora na Austrália há cerca de 20 anos.

Essa informação chegou aos parentes por meio de duas mensagens postadas no perfil da brasileira no Facebook e foi confirmada por outros parentes que moram em Sydney. A informação não foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores, que disse estar acompanhando o caso.

Segundo Adibe George Khuri, prima de Márcia, a brasileira tem três filhos, que estão na região do Café Lindt Chocolat, em Martin Place. Outra prima de Márcia Vanessa Fonseca afirmou que um irmão da brasileira também esteve na região do café acompanhando a operação desde o início.

A Secretaria de Assuntos Internacionais de Goiás informou que entrou em contato com o consulado brasileiro na Austrália.

*Com agências de notícias

Por iG São Paulo

Mais nove investigados na Lava Jato se tornam réus em ação penal; restam 20

 

Juiz federal aceitou denúncia do MP contra funcionários de alto-escalão das empreiteiras OAS e Galvão Engenharia

O juiz federal Sérgio Moro aceitou, nesta segunda-feira (15), as denúncias contra outros nove dos investigados na Operação Lava Jato. Assim, dos 39 denunciados pelo Ministério Público Federal nos últimos dias – além dos 36 da semana passada, o MP denunciou no domingo (14) mais três pessoas: Nestor Cerveró (ex-diretor da área Internacional da Petrobras), o lobista Fernando Soares, e o executivo da Toyo Setal Júlio Camargo –, 19 já se tornaram réus na ação penal que investiga desvios da Petrobras.

Gil Ferreira/Agência CNJ/Divulgação

O juiz Sérgio Moro: aos poucos, denunciados do MPF vão se tornando réus de ação penal

Na sexta-feira (12), Moro já havia aceito denúncias contra nove dos investigados, quase todos ligados a grandes empreiteiras – além do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. O mesmo se repetiu no domingo e nesta segunda, quando grandes nomes da própria Petrobras, da OAS e da Galvão Engenharia passaram a integrar o processo.

Pela OAS, tornaram-se réus no caso Mateus Coutinho de Sá Oliveira (funcionário), José Ricardo Nogueira Breghirolli (contato de Youssef com a empreiteira), José Adelmário Pinheiro Filho (presidente), Fernando Augustro Stremel Andrade (funcionário), Agenor Franklin Magalhães Medeiros (diretor-presidente da área internacional) e João Alberto Lazzari (representante).

Além deles, à tarde o juiz aceitou denúncia contra três executivos da Galvão Engenharia: o executivo Eduardo de Queiroz Galvão, o diretor de negócios Erton Medeiros Fonseca e o diretor-presidente Jean Alberto Luscher Castro.

Ainda restam 20 denúncias pendentes para que todos os 39 denunciados se tornem réus na ação. Segundo a Justiça Federal, elas podem ser aceitas pelo juiz ainda nesta semana.

Veja os nomes denunciados pelo MPF na semana passada:
- Alberto Youssef, doleiro
- Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras
- Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras)
- Fernando Soares, lobista
- Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal
- José Humberto Cruvinel Resende
- Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor-presidente da Área Internacional da Construtora OAS S.A
- Carlos Eduardo Strauch Alberto, diretor técnico da Engevix Engenharia S/A
- João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Construções e Comércio Camargo Correa S.A
- Eduardo Hermelino Leite, diretor vice-presidente da Camargo Correa S.A.
- João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida
- Sérgio Cunha Mendes, diretor vice-presidente Executivo da Mendes Júnior Trading Engenharia S/A
- Carlos Alberto Pereira da Costa, advogado de Alberto Yousseff
- Enivaldo Quadrado, doleiro
- Rogério Cunha de Oliveira, diretor da Área de Óleo e Gás (ANOG) da Mendes Júnior Trading e Engenharia
- Angelo Alves Mendes, diretor vice-presidente da Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A
- Alberto Elísio Vilaça Gomes
- Antonio Carlos Fioravante Brasil Pierucinni
- Mário Lúcio de Oliveira
- Ricardo Ribeiro Pessoa, responsável pela UTC Participações S.A.
- João de Teive e Argollo
- Sandra Raphael Guimarães
- Marcio Andrade Bonilho
- Jayme Alves de Oliveira Filho, agente da Polícia Federal
- Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro das Cidades e deputado federal Mário Negromonte (PP-BA)
- José Aldemário Pinheiro Filho, presidente da OAS
- Mateus Coutinho de Sá Oliveira, OAS
- José Ricardo Nogueira Breghirolli, funcionário da Construtora OAS
- Fernando Augusto Stremel Andrade, OAS

- João Alberto Lazarri
- Gerson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix Engenharia S.A.
- Newton Prado Junior, diretor técnico da Engevix Engenharia S/A
- Luiz Roberto Pereira, ex-diretor da Engevix Engenharia S/A
- Erton Medeiros Fonseca, diretor-presidente da divisão de Engenharia Industrial da empresa Galvão Engenharia S.A.
- Jean Alberto Luscher Castro
- Dario de Queiroz Galvão Filho
- Eduardo de Queiroz Galvão
- Waldomiro de Oliveira

Por iG São Paulo

Ceará deve receber mais de um milhão de turistas na alta estação

fortaleza_-_ceara_-_brasil

Impacto na economia deve chegar perto de R$ 3,3 bilhões, diz Setur.
Números de expectativa do período foram divulgados nesta segunda (15).

 

Mais de um milhão de pessoas devem visitar o Ceará na alta estação. De acordo com levantamento da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), 1.015 milhão de pessoas devem viajar para o estado, tendo Fortaleza como portão de entrada, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (15) pelo Governo do Estado.

Segundo a Setur, dos 1.015 milhão de turistas esperados, 960 mil devem ser brasileiros e 55 mil,  estrangeiros. O número é 4,49% superior ao registrado na alta estação passada, quando vieram 971.350 turistas, sendo 51.384 internacionais.

Ainda de acordo com o levantamento da Setur, mais da metade dos turistas (546 mil) devem ocupar os meios formais de hospedagem. Com isso, a ocupação hoteleira deve crescer de 74,3% do período 2013/2014 para 78% em 2014/2015. Segundo os dados, o impacto da alta estação na economia local deve de R$ 3,28 bilhões, sendo R$ 1,87 bilhão de receita direta. O gasto per capita deve girar em torno de R$ 1.850.

A Setur afirmou que deve ainda realizar três pesquisas que ajudarão a traçar o perfil dos turistas que visitam o Estado. São elas: de demanda turística, volumétrica e de impactos econômicos no Natal e no Réveillon. A primeira visa traçar o perfil, as motivações de viagem e os principais interesses dos visitantes no Ceará. A segunda, contar a quantidade de visitantes nos principais corredores turísticos; enquanto a última vai avaliar o período, que se destaca pela grande quantidade de turistas em poucos dias.

Do G1 CE

Nove pessoas assassinadas por dia no Ceará durante o fim de semana

armadefogo
Ao todo, foram 27 homicídios, de sexta-feira, 12, até domingo, 14. Desses crimes, 14 ocorreram somente em Fortaleza, dez no Interior e três na RMF


Em média nove pessoas foram assassinadas por dia no Ceará, durante o fim de semana, conforme dados divulgados nos relatórios da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, foram 27 homicídios, de sexta-feira, 12, até domingo, 14, a maioria deles registrados na capital cearense, que teve 14 assassinatos. O número é superior a soma de ocorrências do tipo em todos os municípios do Interior (dez crimes) e da Região Metropolitana (três crimes).
No domingo, 14, foram oito assassinatos em Fortaleza, nos bairros Coaçu (dois casos, um na rua Jorge e outro na rua de Santos), Planalto Airton Sena (rua Ribeirão Bonito), Demócrito Rocha (rua Estado do Rio), São Miguel (rua Princesa Isabel), Passaré (rua Francisco vasconcelos Júnior), Janguruçu (rua Rio Jordão) e José Bonifácio (rua Joaquim Magalhães). Na Região Metropolitana, uma pessoa foi morta em Caucaia, na rua M; no Interior, foram cinco homicídios, dois deles em Pacoti e o restante em Juazeiro do Norte, Crato e Morada Nova.
O dia mais tranquilo na capital cearense foi sábado, 13, em que somente uma pessoa foi assassinada, no Cais do Porto, na avenida Vicente de Castro. No mesmo dia, a RMF também registou um assassinato, em Caucaia (Conjunto Nova Metrópole). No Interior, quatro pessoas foram mortas em Pentecoste, Quixeré, Juazeiro do Norte e Milagres (onde foi encontrado um bilhete com o corpo).
Na sexta-feira, 12, cinco pessoas foram assassinadas em Fortaleza, nos bairros Maraponga (rua Leon Gradcohl), Lagoa Redonda (rua Maria Pinheiro), Passaré (rua A, na Veneza Tropical), Parque Santa Maria (rua José de Moura) e Conjunto Esperança (av. Contorno Norte). Um pessoa foi morta na RMF, em Caucaia ( no Parque Abano). No Interior, foi registrado um homicídio, em Limoeiro do Norte.


Redação O POVO Online

Ceará registra queda no nº de mortes violentas em novembro, diz secretaria

arma2
Em novembro, número de mortes violentes teve leve queda, de 1,8%.
Secretaria atribui queda à integração das forças de segurança.


O Ceará fechou o mês de novembro com queda no número de homicídio, lesão corporal e latrocínio (crimes violentos letais intencionais), segundo estatísticas divulgadas nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Segundo a secretaria, no mês de novembro, a redução foi de 1,8%. Foram 381 casos registrados em novembro deste ano e 388 no mesmo mês de 2013. Novembro foi o terceiro mês seguido de queda no número de homicídios.

A desaceleração do crescimento dos índices criminais, segundo a SSPDS, é resultado da integração entre as forças de segurança, do trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes e dos levantamentos realizados pelas áreas de inteligência, entre outras iniciativas.

No Ceará, os crimes de homicídios e latrocínio aconteciam em taxas ascendentes, acompanhando o ritmo do Nordeste.

Apreensão de entorpecentes cresce 1.403%
A estratégia desenvolvida pelo programa “Em Defesa da Vida” resultou, ainda, na alta de 1.403% da quantidade de entorpecentes apreendidos no Estado em novembro. Ao todo, foram 2.842,09 quilos de drogas apreendidos no mês passado, ante 189,03 no mesmo período de 2013.

No acumulado de 2014, foram 4.747,60 quilos apreendidos ante 3.127,39 na sequência de Janeiro a Novembro de 2013, com percentual de alta de 51,8%.

Do G1 CE

Parabéns soldadinho-do-araripe nos 18 anos de resistência

Há exatos 18 anos o pássaro que viria a se tornar ícone do Cariri cearense, até então desconhecido da Ciência e da maioria das pessoas da Região, era avistado pela primeira vez por dois pesquisadores, Galileu Coelho, professor da Universidade Federal de Pernambuco, e por Weber Girão, então estudante de Biologia da Universidade Federal do Ceará. O acontecido se deu no município de Barbalha, precisamente na Gruta do Farias, e deixou os cientistas literalmente de cabelo em pé, arrepio que até hoje se repete quando relembram a sensação de visualizar, pela primeira vez, uma espécie que ainda não figurava nas páginas da história da Ciência. É o nascimento da Antilophia bokermanni, o carismático soldadinho-do-araripe.

Esse soldado logo mobilizou um esforço disciplinado por parte dos pesquisadores por conhecerem melhor sua biologia, seus hábitos e sua situação na natureza, o que anunciou uma grande batalha. O bravo combatente havia perdido forças na luta por ocupar a única área em todo o Planeta em que pode sobreviver. As florestas úmidas ao pé da Chapada-do-Araripe, onde faz seus ninhos sobre as águas que escorrem das nascentes, córregos e levadas, estavam sendo cada vez mais ocupadas pela espécie humana, única capaz de modificar drasticamente o ambiente em que vive em detrimento das demais nações de seres vivos que levantam a bandeira branca do equilíbrio ecológico. O forte soldado recebe então o posto nunca desejado de espécie Criticamente em Perigo de Extinção. Um golpe muito duro, o mais alto degrau antes de uma espécie ser considerada extinta.

A ONG Aquasis, através do Projeto Soldadinho-do-araripe, vem, há 10 anos, levantando a bandeira deste soldado na luta para a conscientização da população local pela proteção e reflorestamento da pequena faixa de mata em que ele faz seu quartel e pela utilização racional das águas das fontes que vêm sendo cada vez mais canalizadas indiscriminadamente, o que é um perigo para ambos os lados dessa batalha, para a natureza e para o ser humano. Nesse sentido de compreendermos que todos nós estamos, na verdade, do mesmo lado da trincheira, é que vimos a chegada de novos reforços nesse exército, seja financiando nossas missões (agradecimento a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Fundo Nacional do Meio Ambiente, Conservation Leadership Programme, Conservation International, Walt Disney Conservation Found, Bird Life International, Programa ECONS, American Bird Conservancy), seja apoiando nos momentos precisos (Observadores de Aves de Pernambuco, Universidade Federal do Pará, ICMBio, Universidade Federal de Pernambuco, Associação Cristã de Base, COGERH, Secretarias de Meio Ambiente de Crato e Barbalha).

Mas a luta não terminou! Cada vez mais vemos a necessidade do envolvimento de novas forças para barrar o avanço do desmatamento da Chapada-do-Araripe e para vencer a falta de cuidados com as fontes de água que pedem socorro através do canto desse passarinho. Hoje ele inteira 18 anos e nos convoca, com a força de um general, para nos unirmos em busca de levantar a bandeira da preservação, onde todos somos vitoriosos, embora a medalha do dever cumprido brilhe com mais intensidade no coração dos que encaram a luta.

A coluna diária de Claudio Humberto

"Diário do Poder" é o que se poderia denominar de "A cara desta ré - pública". Veja o que foi publicado na cadeia de jornais que divulga a coluna do jornalista Cláudio Humberto nesta 2ª feira, 15 de dezembro:
•    Intimar ou não, eis a questão Lula pode ser intimado a depor na Polícia Federal em São Paulo, onde mora, ou convidado a prestar esclarecimentos em local de sua escolha.
•    Sabiam de tudo
Em depoimento sob delação premiada, em outubro, o megadoleiro Alberto Youssef garantiu que Lula e Dilma Rousseff “sabiam de tudo”.
•    Mamando em onça
A quadrilha do Petrolão se instalou na Petrobras no primeiro governo Lula enquanto o Brasil estava escandalizado com o “mensalão”.
•    Que Lula?
Oficialmente, a assessoria de imprensa da PF afirma desconhecer gestões no sentido de agendar o depoimento de Lula.
•    Cartão do governo é usado até para pagar motel Continua sem freio a farra dos cartões corporativos no governo federal. Os gastos de Dilma e de ministros agora são secretos, mas escalões inferiores seguem o mau exemplo dos chefes. José Ademar Araújo, funcionário do IBGE, usou o cartão para pagar despesa de R$ 83,51 no motel Oasis, em Macaíba (RN), em abril deste ano. Há outros casos de gastos em motel realizados com a mesma forma de pagamento.
•    Outro caso
Nestor Santorum, da Presidência da República, pagou com cartão R$ 114 no motel Holliday, em Ananindeua (PA), em novembro de 2011.
•    Pai da matéria
No governo Lula, pagaram-se resorts de luxo, cabeleireira, bebidas etc, e até tapioca (do ex-ministro do Esporte Orlando Silva) com cartão.
•    ‘Segurança nacional’
Lula alegou “segurança nacional” para tornar secretos os gastos com o cartão. Até auditores do TCU têm acesso dificultado às despesas.
•    Olha quem mandava
O ex-presidente Lula agia como se mandasse no dinheiro do Petrolão. O doleiro Alberto Youssef contou à Justiça que certa vez ele mandou o então presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, orientar a empreiteira Camargo Correa fazer pagamentos à agência de propaganda Muranno.
•    Café contra leite
Diante da velha queda de braço entre as bancadas mineira e paulista –leia-se Aécio Neves x Geraldo Alckmin – o PSDB decidiu empurrar para o final de fevereiro a escolha do novo líder na Câmara.
•    Cara lisa
Após o megadoleiro Alberto Youssef afirmar na Justiça Federal que “só se salvam dois no PP”, Paulo Maluf (SP), aplicou nova camada de Óleo de Peroba no rosto e foi logo dizendo: “E eu sou um deles!”.
•    Vai dar trabalho PMDB, PR, PTB, PSC e SD devem formalizar o blocão, que antes era apenas informal, composto de 160 deputados, para apoiar a candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara.
•    Descarte Cada vez menos levado em conta por Dilma, que o detesta, o aspone para assuntos internacionais aleatórios, Marco Aurélio Top-Top Garcia,  deverá ter papel apenas honorário no círculo bolivariano do governo.
•    Resistências Cotada para ministra da Agricultura, a senadora Kátia Abreu (TO) enfrenta resistência do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, e do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, com quem andou brigando.
•    Nau à deriva
Trinta operadores portuários têm concessões expiradas, esperando o primeiro leilão de privatização da Lei dos Portos, sancionada pela presidenta Dilma. Mas, para ela, nada é mais prioritário que o Petrolão.
•    De mala e cuia
Queixando-se de rasteira do governador André Puccinelli, a quem atribui sua derrota à reeleição, o deputado Fábio Trad cogita se filiar a partido aliado do governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB).
•    Pensando bem… …quem diria que a melhor arma da ex-guerrilheira Dilma para salvar seu governo seria o que ela chama de “neoliberal” Joaquim Levy.
                                                                                                                                          


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30