xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/11/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 novembro 2014

Diocese de Crato inaugura reforma da capela da filial do Seminário – localizada em Barbalha – e a dedica a São João Paulo II (por Patrícia Silva)


Na manhã do dia 7 os seminaristas do Seminário Diocesano São José- Propedêutico, conhecido também como Seminário Menor, localizado em Barbalha- CE, inauguraram a reforma da capela que a partir de então passou a ser dedicada a São João Paulo II, em celebração solene presidida por Dom Fernano Panico e concelebrada pelo diretor do Seminário, Pe. Cícero Luciano Lima, e o Pe. Nino de Grangeiro. A reforma foi uma iniciativa dos próprios seminaristas e levou seis meses para ser concluída. O investimento chegou a aproximadamente oito mil reais, valor arrecadado através da venda de comidas típicas na festa da Paróquia de Santo Antônio, bingos e rifas.
Segundo o seminarista Mauro Cordeiro Filho, esta atitude foi tomada no intuito de favorecer um melhor espaço de oração e encontro com Deus, deixando registrado a contribuição da turma do propedêutico 2014 ao seminário, favorecendo as outras turmas que virão e como uma resposta a formação recebida.
Dom Fernando Panico segurando a relíquia de São João Paulo II, o diretor do seminário propedêutico, Pe. Cícero Luciano, e os seminaristas. (Foto: Patrícia Silva)
Todo o espaço celebrativo foi renovado a começar pelo sacrário, a lamparina do santíssimo, foram inseridos cinco novos bancos, a cadeira presidencial, imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e de Nossa Senhora da Penha, padroeira da diocese. Também neste espaço de oração estará exposta, a partir de agora, um oratório com a relíquia de São João Paulo II, a quem a capela foi dedicada.
Isso para o Pe. Cícero Luciano é motivador tanto para os próprios seminaristas, que já demostram interesse em cuidar do espaço sagrado, como para ele enquanto diretor, pois vê o resultado de sua doação a formação no seminário. “Vemos o futuro de nossa igreja nestes jovens que estão apenas iniciando e com este tipo de ação. Já podemos imaginar o futuro deles nas paróquias, onde poderão contribuir para a aproximação do povo com Deus. Fico feliz principalmente porque isso não parte do formador, mas eles mesmos se sentem responsáveis pelo bom andamento da nossa casa. Isso para mim é uma imensa felicidade”, disse.
Dom Fernando, que na semana anterior passou por uma cirurgia nas pálpebras, fez questão de estar presente na celebração para agradecer, junto a todos que fazem parte do Seminário Menor da Diocese de Crato, o compromisso das vocações que Deus vem suscitando. O bispo também parabenizou a todos os formadores e seminaristas pela reforma na capela e lembrou aos propedêuticos, que estão na reta final da formação, da necessidade de assumir o compromisso de amar a Igreja, sem medo de anunciar o amor de Deus, como fez o próprio Jesus e São João Paulo II. “Não tenham medo de avançar para águas mais profundas. Deus nos chama a sermos pescadores também na tempestade e estará conosco sempre, lembre-se do que Jesus nos disse: ‘Não tenhais medo, eu venci o mundo!’”, falou.
O Seminário Propedêutico possui hoje treze seminaristas, e neste espaço passam por um processo formativo embasado em cinco dimensões: espiritual, humano- afetiva, comunitária, pastoral e acadêmica. Aqui eles convivem um ano se preparando para a fase seguinte da formação sacerdotal que é ingressar no Seminário Maior, na cidade de Crato, onde cursarão Filosofia.

Valdemir Correia - FIM DE VIAGEM !



Aos Amigos do Blog do Crato:


Ao escrever este pequeno artigo, aí no Brasil ainda são 21:40, aqui em Portugal com 3 horas de diferença nos fusos horários, já  é madrugada. Conforme relatei antes, desde sábado, dia primeiro de Novembro, chegamos a Portugal, alugamos os carros, e passamos a percorrer o país. Portugal é pequeno, tem uns 80 mil km quadrados, é cem vezes menor o Brasil. Muito bom de se andar, o povo acolhedor, fala nossa língua, e é raro em que você entre numa loja ou restaurante, não tenha um Brasileiro trabalhando. Depois que chegamos, já cruzamos o Pais de norte a sul e de leste a oeste. Tem muita coisa bonita de ser ver, muita vegetação,  o clima muito bom, na média  de 15 a 18 graus, e os  preços, convidativos. Os hotéis, que são muitos, pois Portugal hoje é um grande receptor de turismo, variam de 60 a 120 euros. Depois de conhecermos muitas cidades, ontem chegamos à Lisboa. É uma linda cidade, cheia de tradições, de onde partiram há mais de 500 anos os nossos ancestrais. Conversei com muita gente, especialmente gerentes de hotéis, motoristas de taxi etc, e a insatisfação é grande. O salario mínimo é de 500 euros, o que dá uma média RS 1500.00, o que convenhamos é pouco, para os padrões daqui. E resumindo quero dizer que a viagem foi ótima, pois tivemos em Fátima, Évora, Viseu,Porto, Obidos,Gaia, Crato, fomos visitar a cidade onde Pedro Alvares Cabral nasceu, e bem baixinho, pedi ao mesmo para vir dar um jeito na terra que ele descobriu, pois a mesma esta meio bagunçada. Um dos pontos altos também, foi passar uma tarde com o Padre Raimundo Elias, pessoa que está tão querida nas três paroquias que comanda, como no Crato, terra que a gente sente na conversa que ele não esquece. Bem amigos, amanhã, já vamos arrumar as malas, e domingo, se Deus permitir, depois de 7 horas cruzando o atlântico, chegaremos em Fortaleza.

Uma boa noite a todos do amigo
Valdemir Correia de Souza
Lisboa, 8 de Novembro 2014





ATENÇÃO SAAEC!


De forma recorrente, o abastecimento de água na rua Luiz Pereira, bairro do Pimenta, está precário. Desde ontem pela manhã, que a água não consegue chegar as caixas d'água, deixando os moradores sem o liquido nas torneiras durante todo o dia.
O problema, como citado acima, é recorrente. Semanalmente, por um um dois dias, o problema se repete.
Solicitamos, pois, urgentes providências da SAAEC.

Pense numa piruêta: em Crato, suspeito de matar PM é preso vestido de mulher

Cícero Jefferson Martins, conhecido como 'Cicinho Caroço', 18, tentou fugir vestindo roupas femininas
O suspeito de ter executado o sargento PM Franciê Rodrigues Lopes, 36, na tarde da última quarta-feira, em uma farmácia, no Centro do Crato (distante 567Km de Fortaleza), foi capturado na tarde da última quinta-feira, na Travessa Potengi, no bairro Seminário. Cícero Jefferson Martins, conhecido como 'Cicinho Caroço', 18, seguia para o terminal rodoviário da cidade, vestindo roupas femininas para tentar despistar a Polícia.
O jovem usava uma peruca loura, roupas femininas e estava maquiado. No entanto, dentro da mochila que trazia, só havia roupas e acessórios masculinos. Ele contou aos militares da Força Tática de Apoio (FTA) do 2ºBPM (Juazeiro do Norte) que embarcaria para a cidade de Petrolina, em Pernambuco.
'Cicinho' foi detido e levado à Delegacia Regional do Crato (DRC), onde negou que tenha envolvimento com o caso ocorrido na farmácia. Informações da equipe da DRC dão conta de que o suspeito contou várias versões desencontradas sobre onde estaria no dia do crime e o porquê de estar vestido de mulher.
Desde o dia do homicídio, a Polícia identificou o suspeito, que havia fugido e revelou que ele seria Cícero Martins. "É muito provável que a suspeita se confirme. Lá na Delegacia ele foi reconhecido por uma testemunha. Mesmo assim, ainda vamos analisar as imagens do circuito interno de segurança da farmácia, para dar garantia total de que ele era mesmo o assaltante", disse o tenente-coronel Wellington Alves, comandante do 2ºBPM.
Segundo o oficial, o disfarce do suspeito acabou levantando suspeitas para ele. "Qualquer pessoa que olhasse para ele percebia que se tratava de uma pessoa disfarçada e não de uma pessoa travestida. É tanto que um popular viu, quando ele passava na rua e chamou a Polícia, porque achou muito estranho".
Ainda conforme o tenente-coronel, o jovem preso teria se escondido após a morte do PM na casa de um traficante, que ajudou a providenciar os acessórios usados na tentativa de fuga.
O homem que teria agido com 'Cicinho Caroço' segue internado no Hospital Regional do Cariri (HRC), mas não corre risco de morte. Ele foi alvejado na mandíbula pelo sargento Rodrigues durante o assalto. Gledson Ferreira Santana, 19, ainda tentou fugir, mas acabou preso.
"Ele está sob forte escolta, para que ninguém tente resgatá-lo ou executá-lo. Nossas precauções são nestes dois sentidos", disse Wellington Alves.
Uma terceira pessoa, identificada como Hélio Leite da Silva, o 'Baby', 23, também era suspeita de ter participado da tentativa de assalto, que culminou na morte de Rodrigues. Ele morreu, na última quarta-feira, durante tiroteio com a Polícia, em um matagal, no bairro Pinto Madeira.
O caso
No dia do crime, sargento Rodrigues estava dentro da farmácia no momento em que dois homens chegaram e anunciaram um assalto. O PM tentou reagir e houve uma troca de tiros. O militar foi ferido e encaminhado ao Hospital São Francisco, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima foi sepultada com honras militares, em Juazeiro do Norte. Ele deixa a esposa grávida e um filho.

Fonte: “Diário do Nordeste” – 08.11.2014
                                 

"Nem que a vaca tussa":

Auxílio-doença, subsídios do BNDES e seguro-desemprego serão cortados em 2015, afirma ministro Guido Mantega
Fonte: jornal “Estado deS.Paulo”
07 Novembro 2014 | 11h 01

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, 7, que o governo vai reduzir em 2015 os subsídios financeiros nos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mantega também mencionou cortes no auxílio-doença - hoje na casa dos R$ 70 bilhões - e na pensão por morte - no patamar de R$ 90 bilhões. As despesas com seguro-desemprego também deverão ser reduzidas, segundo o ministro.
Para o ano que vem, quando não estará mais no cargo, Mantega disse que o resultado primário deverá fechar 2015 positivo de 2% a 2,5% na proporção do Produto Interno Bruto (PIB). Sobre outros cortes de gastos do governo, ele não quis das maiores detalhes, alegando que os estudos que vão viabilizar os cortes de despesas ainda não foram finalizados.
"Assim que finalizarmos, anunciaremos para vocês", disse Mantega, após participar do Encontro Fiscal 2014 na FGV.  Sobre o fator previdenciário, ele disse que não está sendo discutido no Orçamento. Para este ano, o ministro disse que pode se esperar um primário positivo. Guido Mantega disse que o juro da dívida encontra-se em um patamar elevado e que isso acaba pressionando a política fiscal. De acordo com ele, isso ocorre porque a taxa de juro no Brasil costuma ficar em patamar mais elevado em relação ao padrão internacional.
Confusão. Mantega falou que há muita confusão e mal entendidos em relação à politica fiscal no Brasil. E prometeu desfazer um pouco da confusão. "Minha avaliação terá um viés mas otimista porque eu sou responsável por essa política há 12 anos", disse. O ministro voltou a apontar a crise internacional como problema para o desempenho da economia ao afirmar que o governo reduziu impostos para investimento e consumo de bens duráveis. Mas antes de 2008, de acordo com ele, a situação fiscal era confortável e seguia o bom desempenho da economia. Isso significava, de acordo com ministro, maior arrecadação.
                                                                                                       

Notícias, notas e reflexões esparsas -- por Armando Lopes Rafael

Propaganda enganosa

Ando a procura e não encontro! Alguém pode ajudar-me? Onde anda aquele Brasil irreal – diria mesmo: cinematográfico e fantasioso – mostrado na propaganda eleitoral de dona Dilma, no horário eleitoral gratuito da televisão?  Que saudades, sentimos todos, daquele país virtual, maravilhoso, onde tudo eram flores... Foi-nos vendido o sonho de um Brasil próspero, com modernas autoestradas, metrôs de superfícies e escolas públicas de primeiro mundo; uma nação onde as hidrelétricas jorravam um mar de água a perder de vista! Um país sem perigo de apagões, que assistia à chegada da água da transposição do Rio São Francisco, com o precioso líquido molhando (ainda que timidamente) o mar de pó ressequido, ornamentado pelos cactos, sob o sol inclemente dos sertões nordestinos.  Como foi doce ver, na telinha da televisão, atores chorando (lágrimas de crocodilo?) por ter adquirido residências do Programa “Minha Casa, Minha vida”; outros atores nos emocionaram quando diziam: “Nunca antes na história deste país acontecia isso, mas sou pobre e conquistei o diploma de médico"... Parecia até a propaganda dos governos bolivarianos da Venezuela! Na propaganda do PT o Brasil foi-nos apresentado como uma nação bem administrada, que tinha saído do “mapa da fome da ONU" (será que existe mesmo esse mapa, repetido ad nauseam pela gerentona?), onde a corrupção era combatida... um país sem inflação, com os juros caindo igual a seleção brasileira frente à Alemanha, um país com as contas públicas sob controle...

Apesar de enganosa, sinto saudades daquela propaganda do velhaco marqueteiro João Santana mostrando um Brasil para inglês ver... Requiescat in pace...

A máscara caiu
Como num efeito cascata começou a jorrar – dois dias depois 2º turno das eleições – fatos do Brasil Real que substituem as mentiras lançadas pela candidata do PT, Dilma Rousseff, na televisão.  Leiam o que foi divulgado por um órgão do próprio governo: “Dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que, entre 2012 e 2013, o número de pessoas que vivem na extrema pobreza no País teria aumentado em 0,4 pontos porcentual, passado de 3,6% da população para 4%. Os números, recolhidos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostram que subiu em cerca de 370 mil pessoas o contingente que vive com menos de R$ 70 por mês. O aumento da miséria no Brasil é o primeiro desde que o IPEA iniciou essa série histórica, em 2004”.

A ficha também caiu
Mesmo antes do reconhecimento da realidade acima, o governo do PT já havia aumentado os juros da taxa Selic, dois dias depois do pleito eleitoral. Pior: o governo federal aumentou a tarifa da energia elétrica e anunciou o aumento no preço da gasolina em torno de 4%. Veio à tona, logo no primeiro dia após as eleições, o “rombo” das contas públicas brasileiras. Sabemos hoje que – já em setembro passado e pela primeira vez nos últimos anos, tivemos o pior déficit das contas públicas na história republicana: R$ 20 bilhões num único mês! Anunciaram, depois, que – devido à estiagem –, apagões de energia elétrica poderão acontecer em várias regiões do Brasil nos próximos meses.  As nossas desacreditadas autoridades estão fazendo exatamente o que pregavam (numa campanha eleitoral mentirosa) o que “seria feito” por Aécio se este fosse eleito. Ah! raça...

Podemos ter esperanças?
A única boa notícia que tivemos – desde o segundo turno das eleições até hoje – é que agora vamos ter uma oposição mais corajosa, mais objetiva e mais firme a este (des)governo federal. No histórico discurso feito no Senado da República, Aécio Neves apontou o rumo para a oposição, que terá como referência o compromisso com a liberdade, com a transparência e com a democracia. Segundo ele, os brasileiros não toleram mais a corrupção e a ineficiência que caracterizam o atual governo federal. A oposição assumiu, em nome dos mais de 51 milhões de brasileiros que votaram em Aécio, o compromisso de atuar – nos próximos quatros anos– fiscalizando de forma perseverante e eficaz, as ações do 4º governo petista consecutivo. Aliás, (triste coincidência) em número de mandatos presidenciais, o Brasil empatou com a caótica e decadente Venezuela...

Pesadelo
Parecia até um filme da era Sarney! Depois de bater 2,59 reais durante o pregão, o dólar fechou perto da estabilidade nesta sexta-feira, dia 7. A moeda americana terminou em alta de apenas 0,11%, cotada a 2,56 reais na venda. Assim como na semana pós-eleições, a moeda atingiu a maior cotação desde abril de 2005. Se, por um lado, as incertezas sobre a política econômica do segundo mandato de Dilma Rousseff pesaram a favor da subida do dólar, o acumulado da semana subiu 3,4%. E a vaca nem precisou tussir.

A frase da semana: "A política é fascinante porque o suposto derrotado (Aécio Neves) é aplaudido todos os dias e a suposta vencedora (Dilma Rousseff) se enclausura num mausoléu" – Artur Virgílio, prefeito de Manaus.

Próximo sábado será mais um 15 de novembro

Res-publica?– por César Santos
               A “proclamação” (sic)  da República teve várias explicações, mas entre as principais não está o enraizamento do ideal republicano no Brasil.
            
        Faz 125 anos que a República foi imposta através de um golpe militar. Suponhamos que, nestes 125 anos, como se estivéssemos num laboratório, pudéssemos coletar dados suficientes para uma análise acurada das instituições republicanas. Será que após 125 anos já somos capazes de responder a questão: A República funcionou, ou funciona? O teste do tempo e a análise histórica nos permitem responder com segurança que a República fracassou vergonhosamente em todos os níveis de análise.
     O povo não confia mais nas instituições, nem nos políticos, nem nos poderes constituídos. Os índices econômicos informados artificialmente não refletem a realidade social catastrófica de um país onde são assassinados 50 mil cidadãos a cada ano. Os níveis de corrupção são alarmantes. A Transparência Internacional deu nota 3,8 ao Brasil no ano 2011. Trata-se de uma escala de 0 a 10, sendo 10 o valor atribuído ao país percebido como menos corrupto. Ora, nunca se viu governos tão corruptos como estes, ditos republicanos no Brasil. Somente no mais recente escândalo – o “Petrolão” (roubalheiras e falcatruas feitas pelas ultimas administrações na Petrobras) –  estima-se que cerca de 10 bilhões de reais sumiram no ralo da corrupção. Este escândalo poderá até provocar o segundo impeachment de um presidente da república no Brasil.
    O Brasil continua a ser um país de analfabetos funcionais e ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados no exame internacional, o PISA. Se o que fazemos aos nossos jovens define a grandeza de um país, está claro que não chegamos sequer a nos classificarmos como um país medíocre! Ainda pior, podemos afirmar que a cada novo governo “republicano”, perdemos milhões com obras inacabadas, projetos abortados e mudanças nas estruturas de comando dos muitos  ministérios e dezenas de estatais.
      Não temos um projeto nacional, não temos unidade de ação e carecemos de um planejamento de longo prazo que responda às necessidades do conjunto da população. O que temos hoje é o projeto de um partido que instrumentalizou o estado e quer implantar uma ditadura de esquerda, controlando os agentes políticos, econômicos, judiciários e a mídia nacional. E, o mais grave, um partido que se acredita habilitado para estabelecer uma “nova” moral (ou moral às avessas), capaz de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal! Este partido, calcado em uma ideologia materialista e hedonista, age de maneira calculada e objetiva para intimidar as forças morais do país; age para destruir a influência cristã que fundamentou os valores morais da nação brasileira e continua a implantar, aceleradamente, leis e normas que contrariam não somente o bom senso, mas os valores milenares do cristianismo.
       A República apresenta um saldo extremamente negativo. Devemos discutir outras possibilidades de regime politico, pois uma constatação se impõe: a República faliu e ameaça levar consigo o que resta dos valores e das forças positivas da nação brasileira. Se não reagirmos, seremos tragados por este imenso vendaval de corrupção e imoralidades. É hora de agirmos! É hora de gritarmos alto e bom som: “Independência, ou morte”!

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30