xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/11/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 novembro 2014

Para Você Refletir ! -Por Maria Otilia

Terminado o período eleitoral, vivenciamos agora um momento que nos traz grandes preocupações no tocante  ao exacerbado ódio ,preconceito e discriminação para com aqueles que tem diferente opinião não somente quanto ao seu direito de escolha na política,mas no credo , gênero e até mesmo região.É estarrecedor, o que vem sendo veiculado nas redes sociais , depoimentos deploráveis quanto aos nordestinos. Principalmente por algumas pessoas que  residem na região sul e sudeste. Inclusive contaminando até mesmo, alguns influenciáveis ou mesmo sem maturidade  que aqui habitam na nossa região.Como cristã e educadora, não poderia de expor meu ponto de vista quanto  esta posição de algumas pessoas. Não podemos e nem devemos estilar nosso ódio, repúdio, rancor para com pessoas que tem opinião ou forma de viver  diferente da nossa. Ou porque fizeram escolhas que não nos agrada. Cada ser humano tem seu livre arbítrio, principalmente para a suas tomadas de decisões. E consequentemente também aceitar as consequências, sejam boas ou ruins.
Para que possamos fazer uma melhor reflexão, trago uma releitura da parábola bíblica  do Joio e do Trigo, de Rude da Cruz .Façamos uma boa leitura.
    A Parábola  do Joio e do Trigo

Jesus em sua explicação da parábola do joio e do trigo, afirma que a boa semente e o trigo, são representações dos filhos do reino. Porém o joio representa os filhos do maligno. Assim podemos melhor relacionar e entender as características dos Joio-Homens e dos Trigo-homens.
Características do Joio-Homem
Sem dúvida o poder dos joio-homens está na imagem. Eles meio que praticam um "estelionato espiritual" de aparências. O joio parece ser trigo, mas não é. O joio quer ser, tem aparência de que é, sem ser.
Por isso o joio-homem se preocupa demasiadamente com sua imagem e reputação. O joio é moralista religioso, judicioso, preso ao pé da letra da lei, meticuloso em busca dos erros dos outros.

O joio é politicamente correto, se escandaliza com qualquer pecado alheio, sem misericórdia. Cheio de aparência do que é ético, do que é justo. E se gloria disso, e se auto-afirma pra todo mundo saber da sua pseudo santidade.

Mas interiormente ele nada tem de fato de santidade. Seu coração está cheio de perversidade e engano. Nas "escondidas", quando ninguém está vendo, ele faz tudo que condena nos outros.

Ele é um "santo na igreja", mas em casa, cheio de arrogância, trata mal a esposa, não dá atenção aos filhos, é negligente com os pais, não ajuda a seus irmãos. É mau vizinho, mau funcionário na empresa, mas enxerga defeitos em todos a sua volta.

E ninguém pode reclamar dele, sua imagem não pode ser "arranhada", afinal, ele vive dela, ele vive de aparência.

 Características do Trigo-Homem

A característica principal do trigo é "ser", em essência. O trigo "é". Isso faz referência à um Deus que assim se define: "Eu sou o que sou". Não precisa parecer justo, não se preocupa em demasia com sua própria imagem, mas se necessário for, "entra na casa de pecadores e come com eles", por amor.
A maior virtude dos filhos do reino é o amor. Por isso estão cheios de misericórdia e perdão. Eles sabem que só são o que são, pela graça de Deus, que se fez pecado por nós. Isso vem de Deus, se nada temos de nós mesmos, não precisamos de aparência, mas somente de sermos transformados em nossos corações.
Como estamos vivendo nos dias atuais ? Somos mais joio ou mais trigo ?
                                               
                                                      Cresça no Conhecimento da Palavra!

Neste sábado: Protesto de paulistas pede impeachment de Dilma Rousseff

Site Terra – 01 de novembro de 2014 • atualizado às 18h18

Manifestantes se reuniram por volta das 14h na Avenida Paulista, em frente ao MASP, e seguiram sentido Consolação
Fotos: Fernando Zamora / Futura Press

Notícias do fim-de-semana (Armando Lopes Rafael)


Cardeal Cláudio Hummes visita Missão Resgate

O arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, Cardeal Dom Cláudio Hummes, esteve entre 24 e 27 de outubro passado na Prelazia de Lábrea, no Estado do Amazonas.  Na sua visita, o cardeal Cláudio Hummes esteve em Canutama, onde foi acolhido por fiéis daquela cidade, na  paróquia São João Batista,onde atuam missionárias cearenses da Comunidade Católica Missão Resgate, cuja sede fica na cidade de Crato (CE). Dom Cláudio ouviu uma exposição das missionárias sobre a finalidade e trabalho da Missão Resgate, instituição muito conhecida pelos caririenses.

Mudança no visual do bairro do Seminário

Estão bem adiantados os serviços de urbanização de uma área de 14,3 hectares, localizada no bairro do Seminário em Crato. As obras estão sendo feitas pelo Governo do Estado do Ceará. A propósito alguém tem notícia de alguma obra feita, nos últimos dois anos, nesta cidade, pela Prefeitura? Se tiver, por favor, divulgue.  Nos trabalhos do bairro do Seminário estão sendo feitos serviços de contenção da encosta e obras de recomposição da vegetação do local, auxiliado por um sistema automático de irrigação.
Como vai ficar o bairro do Seminário
Nova Avenida
No bairro do seminário também está sendo construída uma avenida paisagística no topo da encosta, com extensão de 1,2 quilômetros, onde serão realizados serviços de drenagem, terraplanagem, iluminação, paisagismo, sinalização e espaços de contemplação de paisagem. Por oportuno: será que algum vereador já apresentou projeto denominando a nova avenida do bairro do Seminário?
E qual o nome desta nova via?
A pergunta é pertinente, pois os vereadores desta cidade – principalmente os que se ufanam de serem oriundos das “famílias tradicionais” de Crato, ou "cratense da gema" (termozinho idiota) – vêm dando a parentes deles os nomes das novas ruas de Crato. A maioria desses patronos dessas novas ruas possui uma “biografia” que não justifica a homenagem. Enquanto isso o maior benfeitor do Crato – Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – continua relegado ao esquecimento e à ingratidão dos vereadores cratenses. Ninguém se lembrou, por exemplo, de homenagear o ex-governador Miguel Arraes que tantas ligações tem com o Crato. Ligações familiares, de vivência, afetivas e de amor por esta cidade. Eis aí dois nomes que poderiam com absoluta justiça denominar a nova avenida do bairro do Seminário...  
Revista do Centenário
Confirmado: a Revista do Centenário da Diocese de Crato será lançada no dia 10 de dezembro próximo, coincidentemente o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A revista contém matérias que resgatam a caminhada histórica da Diocese de Crato durante os últimos cem anos.
Pelo menos uma boa notícia
Neste final de semana o Aeroporto Deputado Orlando Bezerra (antigo Regional do Cariri) ganhou dois melhoramentos em termo de ampliação de área no terminal de passageiros. A nova sala de embarque passou de 115 m² para 600 m². Já a área de desembarque foi ampliada de 194 m² para 450 m², contando com duas esteiras de restituição de bagagem. Os banheiros também passaram por melhoramentos.
 Mudança de domicílio
O Bispo-emérito de Crato, Dom Newton Holanda Gurgel – que completou 91 anos no último dia 1º de novembro –  (foto à direita) passou a residir no Abrigo Jesus Maria e José, administrado pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, e localizado na esquina da Praça Alexandre Arraes com Rua Rui Barbosa no centro de Crato. Naquele Abrigo dom Newton construiu um pequeno apartamento para residir.  A espaçosa residência dele, localizada na Rua José Pinheiro Esmeraldo, no bairro Santa Luzia, vai ser cedida  para servir de Casa Paroquial, para o padre da Paróquia de São Miguel de Crato.
A realidade insofismável dos números
Segundo o TRE, em 26 de outubro de 2014 o Brasil tinha oficialmente 142.822.046 eleitores aptos a votar. Diante do número acima (ou seja, 100% do eleitorado) podemos afirmar – com absoluta segurança – que os 54.499.901 que votaram em Dilma Rousseff representam apenas 38% do eleitorado brasileiro. Já Aécio Neves foi votado por 51.041.010 brasileiros, o que representa 36% do eleitorado. Dilma teve míseros 2% de maioria nas últimas eleições. A abstenção, no 2º turno, foi a opção de 30.137.165 votantes, os quais somados com os votos em branco/nulos (em número de 7.141.404) totalizaram 37.278.569, correspondente a 26% dos eleitores brasileiros. E ainda há quem diga que dona Dilma teve a maioria do eleitorado...
Palavras centenárias e atuais
Faz cem anos que Ruy Barbosa, em discurso no Senado da República, pronunciou as palavras abaixo (ver: “Obras Completas”, Vol. XVI tomo VI, pág. 187): “A injustiça desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Coisas da "ré – pública"
Xô, responsabilidade fiscal! Acreditem, é vero! Custou, mas, infelizmente, aconteceu. Depois de doze anos das administrações petistas voltamos ao vermelho nas contas públicas do Governo Federal. O governo da presidente Dilma Rousseff passou a registrar um rombo nas suas contas em 2014, atingindo um déficit de R$ 15,7 bilhões (é isso mesmo que você leu: bilhões de reais) nas contas de setembro. Este resultado acumulado no corrente ano significa que do superávit conquistado desde os governos de FHC (uma herança bendita, sabe-se agora) redundou -- nos dias atuais -- numa despesa maior do que a arrecadação. O Brasil está no vermelho. Esta a realidade nua e crua. Nem que a vaca tussa, como mandava dizer o marqueteiro de certa candidata...
A hora da onça beber água
Segundo a imensa maioria dos economistas – daqui e além-mar – dona Dilma nadou, nadou, mas chegou à encruzilhada inevitável. Após o déficit fiscal histórico, ou Dilma adota políticas anti-inflacionárias para sanar o rombo, fazendo  os ajustes que ela e sua trupe tanto criticaram na era FHC,  ou país poderá assistir a fuga de investidores. A Fundação Getúlio Vargas prevê que o resultado fiscal fique negativo em 0,5% do Produto Interno Bruto. Ou seja, o país terá de aumentar seu endividamento para conseguir honrar o pagamento dos juros.  Quem sobreviver verá? É só aguardar mais alguns dias...
                                                                      
A bomba que o PT luta para não estourar
O senador Álvaro Dias (PSDB-Paraná) parece que agora acordou. Ele se prepara para denunciar as roubalheiras e ilegalidades que tomaram conta do Brasil nos últimos anos. É dele um pedido ao Supremo Tribunal Federal–STF feito com base na Lei nº 12.527, de 2011, ou seja, a Lei de Acesso à Informação. Nessa lei está preceituado, no seu art. 1º: “garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal.
Mas qual é mesmo a bomba?
É do senador Álvaro Dias a seguinte declaração: “Não se pode admitir que o governo faça empréstimos vultosos sem que aqueles que pagam impostos (os contribuintes brasileiros) saibam de informações como o valor desses empréstimos, o prazo de carência para o seu resgate, taxas de juros, etc. Não vejo outro assunto que revolte tanto a população como saber que o governo empresta dinheiro dos brasileiros para a construção de um porto em Cuba, para o metrô de Caracas, para a construção de uma hidrelétrica na Venezuela, entre outras tantas obras em países controlados por ditadores”. Agora já se sabe que não foi apenas para se construir o Porto de Mariel, em Cuba, que o nosso suado dinheirinho foi empregado. Enquanto São Paulo e, principalmente, Salvador sofrem com a falta de transporte via metrô, o BNDES financia completamente o metrô de Caracas, capital da Venezuela.
Queda e coice
 Calcula-se que o desvio de dinheiro público por intermédio desses “empréstimos” é tão grande que se esses valores forem divulgados – como pleiteia o senador Álvaro Dias –, o “Mensalão” será rebaixado à categoria de “fichinha” no rol dos escândalos e os “mensaleiros” passarão a ser vistos como tímidos trombadinhas, batedores de carteira. Esses empréstimos foram feitos aos “companheiros” e “camaradas” do PT, em moeda estrangeira e atingem a cifra de bilhões de dólares.
CURTAS
– O novo aumento da gasolina será anunciado na próxima 3ª feira, dia 4 de novembro.
– Já o aumento das tarifas de energia elétrica será anunciado próximo ao dia 15 de novembro. Seria para comemorar a “proclamação” da república?
– Em São Paulo o programa “Minha casa, minha vida” dá prioridade a vender as residências  a gays e descendentes de índios.
– A frase da semana: “Quem com Cesare Battisti fere, com Pizzolato será ferido”.
                                                                                                                                         

Alguns pais de hoje - Por: Emerson Monteiro

Imaginar o momento determinante do futuro que há de vir face ao que planta agora a civilização onde vivida, resta comentários que reclamem seriedade naquelas que preparam os líderes de amanhã.  Enquanto outros animais, os ditos irracionais, vêm, por instinto, conhecendo as práticas da natureza que lhes aguardam, o bicho homem já apresenta uma zona de expectativa ainda em branco, isto diante de uma consciência em formação quanto aos fenômenos e desafios posteriores ao nascimento.

Que uma pata jogue a ninhada na direção de um lago cheio d’água e permaneça indiferente às consequências do ato materno aparentemente precipitado, seres humanos ao largar filhos frente à frente dos impactos da sociedade em movimento com isso trabalha de maneira suspeita, irresponsável, porquanto a raça assim não responderá à altura o tanto suficiente que exige o encontro do desconhecido e da imaturidade da consciência virgem, isso que pede, no mínimo, sete ou mais longos anos de orientação até poder justificar adequação ao mundo desconhecido e hostil.

Hoje, tecnologias, guerras, drogas, ameaças químicas destrutivas do cérebro e da criatividade, reclamam habilidades pouco exercitadas, deixadas de lado pela maioria dos pais no trato dos filhos, nesta fase da história humana. Do mesmo jeito que o acaso inexiste no cômputo das ciências naturais, refreado pelo conceito da necessidade, a fim de que ocorram as determinações do sistema universal, esperar sabedoria de crianças significa entregar à extinção a educação e o direito à vida justa dos filhos, quando seus orientadores apenas os abandonam no trilho dos acontecimentos e se voltam aos prazeres da carne, joguetes da vaidade, fugitivos dos resultados das próprias práticas.

Esse modo de tocar as famílias denota ignorância dos resultados que há de vir. Largados aos afazeres da sobrevivência e aos jogos do imediatismo, habitam cavernas escuras, escravos sobretudo no território ilusório quais construíram no altar da inconsciência.

As voltas que o mundo dá: o "Roteiro da Fé" dos romeiros do Padre Cícero inclui agora visitação à Sé Catedral de Crato

A Catedral de Crato no ano da instalação da Diocese,há 100 anos

   O movimento começou timidamente, por volta de 2009. Alguns condutores de  ônibus que conduziam  fiéis às grandes romarias de Juazeiro do Norte faziam uma parada na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, local onde o Padre Cícero foi batizado, fez sua primeira comunhão e celebrou missas.
    Depois as visitas foram ficando mais frequentes. Hoje, todos os sábados,  tem turistas fotografando a Igreja da Sé. Uma empresa de Caruaru já incluiu a Catedral de Crato oficialmente no roteiro. Neste fim de semana, quando ocorre a Romaria de Finados na vizinha cidade, o número de romeiros que se desloca até Crato é grande.  O mais interessante é que romeiros do Rio Grande do Norte, além de visitarem o  Crato esticam a peregrinação até a cidade de Santana do Cariri para rezar junto ao túmulo da Serva dee Deus Benigna Cardoso da Silva.
A Catedral nos diais atuais
Romeiros na Catedral durante uma das romarias
(Postado por Armando Rafael)
                           

Lei Anticorrupção deve ser regulamentada até final deste ano, diz ministro


corrupicao
A Lei Anticorrupção deve ser regulamentada até o final deste ano, de acordo com expectativa do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. “Espero que assim seja. Claro que não posso assumir compromisso em nome da presidenta Dilma [Rousseff], porque é ela quem vai assinar o decreto. Mas, pelo avanço das discussões e das conversas conduzidas já nesta etapa, na Casa Civil, tudo indica que sairá muito proximamente o decreto”, disse Hage.
O ministro participou, na tarde de hoje (31), de seminário do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) para discutir a Lei Anticorrupção, que ele costuma chamar também de “lei da empresa limpa”. Segundo o ministro, falta apenas “o ajustamento de alguns detalhes da legislação” para que a lei possa ser regulamentada.
A Lei Anticorrupção (12.846/13) foi sancionada em agosto do ano passado, no “calor das manifestações”, segundo ele, mas ainda falta ser regulamentada. Ela responsabiliza as empresas por atos de corrupção contra a administração pública e define punições que variam de 0,1% a 20% do faturamento bruto do exercício anterior ao do processo administrativo. Caso não haja informação sobre faturamento, a multa à empresa pode ser estabelecida entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões.
A lei também proíbe que as empresas envolvidas em episódios de corrupção recebam recursos de instituições financeiras públicas. Também não podem participar de processos de licitação nem contratar com o poder público durante o período de cumprimento da sanção. A lei pode levar até ao fechamento da empresa. A multa, ressaltou o ministro, nunca será inferior ao valor da vantagem obtida, e caso a multa não seja paga no prazo, a empresa será inscrita na dívida ativa.
Uma das controvérsias da lei, disse o ministro, envolve as empresas públicas. Uma questão controvertida, segundo Hage, é se as empresas públicas também estariam sujeitas a todas as penalidades, incluindo o fechamento da empresa e a interdição de suas atividades. "Imagina uma empresa de água e esgoto ter suspensas suas atividades. Isso me parece impensável. A aplicação da lei para as empresas estatais é prevista sim, mas tem que ser feita dentro do princípio da razoabilidade”, falou.
Embora a lei esteja em vigor desde janeiro, ela ainda não foi aplicada, porque não ocorreu nenhum fato posterior, segundo o ministro. Perguntado se o caso da Operação Lava Jato, que envolve a Petrobras, não poderia render punição à empresa, prevista já na Lei Anticorrupção, ele explicou que não, pois o fato é anterior à lei, embora o conhecimento sobre o episódio só tenha se tornada público este ano. “A lei entrou em vigor no dia 29 de janeiro de 2014. Não podemos fazer a lei retroagir para punir, porque a Constituição brasileira não permite. Então, todos os casos acontecidos antes da data não estão sujeitos a esta lei, mas a outras leis como o Código Penal, à Lei de Licitações ou à Lei de Improbidade”, explicou.
O ministro comentou ainda sobre sua expectativa para o segundo mandato da presidenta Dilma, e espera "a intensificação do combate à corrupção, o fortalecimento das instituições de controle, o empenho do governo pela reforma política - a começar pela alteração do financiamento empresarial dos partidos -, a redução do número dos partidos e a mudança do sistema partidário, para que se reduza a pulverização dos partidos nanicos no Brasil.
Agência Brasil

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30