xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/10/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 outubro 2014

A missão de Dom Fernando Panico exige continuidade – por Patrícia Silva (*)



A Diocese de Crato vive a expectativa do seu primeiro centenário. Cem anos de luta pela paz, pela fraternidade e pela justiça social. Um legado comprometido em servir a Deus e ao povo, que vem sendo construído com a grande contribuição do pastor diocesano Dom Fernando Panico, o quinto bispo.
Para conduzir o rebanho que lhe foi confiado, Dom Fernando conclama um planejamento da direção pela qual a diocese romeira e missionária deve se orientar. Sua presença como pastor se destaca na preocupação em fazer frutificar, no coração da Igreja e dos fiéis caririenses, os mais singelos ensinamentos de Cristo, sendo designado pelo próprio povo como o Bispo Bom Pastor, pois possui em suas ações o compromisso de ser a ponte que aproxima os cristãos do coração de Deus, com a simplicidade calma e serena que lhe é própria. A presença do bispo na Diocese gera grande satisfação pelos fiéis e do clero, que trabalha em comunhão em busca do melhor para a evangelização.
Ciente de que essa missão requer continuidade, Dom Fernando Panico, auxiliado pelo Espírito Santo de Amor, conduz, entre os dias 6, 7 e 8 deste mês, os passos que vão dar sequência à caminhada pastoral nos próximos anos, complementando o que foi iniciado no Seminário Diocesano de Pastoral realizado em setembro.
São muitos os planejamentos e grandes os passos que o pastor diocesano tem como meta para os anos vindouros, em que ele conduzirá esse rebanho, e quem ganha com tudo isso é o povo, as comunidades, o clero, enfim toda a igreja e sociedade por ter um sacerdote comprometido com a causa da missionariedade e dos pequenos, como pede o próprio Jesus. Um bispo que doa cada segundo de sua vida pelo próximo e que no ápice de sua missão dar ao outro o lugar privilegiado.
A caminhada continua e junto ao clero diocesano, a presença firme de Dom Fernando, fará com que a região do Cariri e toda a igreja seja sempre vista como espaço sagrado onde o amor de Deus reina perante todas as dificuldades. A meta do encontro é trilhar caminhos. Para a diocese centenária. Para os fiéis. Para a vida. Para Deus.

(*) Patrícia Silva, jornalista

PSDB reúne provas para pedir cassação das candidaturas de Dilma e Pimentel



Depois de anunciar que acionarão a Justiça por uma investigação rigorosa sobre indícios da utilização dos Correios em benefício da campanha da presidente-candidata Dilma Rousseff, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, e o candidato tucano ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga, começaram a reunir provas para pedir a cassação dos registros de candidatura da petista e do candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel.
Os tucanos vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de investigação judicial eleitoral e ao Ministério Público Federal para que as duas instituições apurem se os Correios boicotaram deliberadamente o envio de malotes de campanha de Aécio como forma de favorecer a presidente-candidata na corrida presidencial.
As denúncias levantadas pelos tucanos levam em conta depoimentos de eleitores que não receberam material de campanha de Aécio mesmo após o candidato ter contratado o serviço, no dia 25 de agosto. Neste contrato, estava prevista a distribuição de 5.634.000 santinhos de Aécio no interior de Minas, base de apoio do candidato e colégio eleitoral considerado prioritário para a candidatura tucana. Pelo documento, os kits de campanha deveriam ser entregues até o dia 10 de setembro e, em alguns casos, a 100% da população de cidades pequenas e médias em Minas, como o município de Esmeraldas, com cerca de 60.000 habitantes.
O corpo jurídico da campanha de Aécio já conseguiu mapear pelo menos 1.000 endereços, contratados como destino dos malotes pelo tucano, em que eleitores confirmam que não receberam nenhum material de campanha do PSDB. A campanha reúne depoimentos e dados pessoais dos eleitores supostamente lesados pelos Correios para embasar os pedidos de cassação dos registros de candidatura. De acordo com o candidato Aécio Neves, que cumpriu agenda nesta quarta-feira nas cidades de Mogi das Cruzes (SP), Juiz de Fora (MG) e Governador Valadares (MG), uma das provas seria a afirmação dos Correios de que poderiam “reenviar” o material. Para ele, isso seria a admissão de que a empresa pública reteve os kits de campanha e não os distribuiu aos eleitores, conforme contratado. Com base nesses indícios, a campanha do PSDB aponta que já existem evidências de abuso de poder político e econômicos, desvio da autoridade dos Correios e utilização de empresa pública em benefício de partidos e candidatos.
Antes de carreata na cidade de Governador Valadares, Aécio insinuou que as suspeitas de uso político dos Correios são como um novo capítulo de um grande esquema de desvirtuamento de instituições públicas, a exemplo do que já aconteceu com a descoberta de um esquema milionário de corrupção na Petrobras. “As denúncias em relação à utilização da empresa dos Correios são extremamente graves. Estamos recebendo centenas de denúncias. Se se comprovar isso, é um crime sem precedentes na história política de Minas”, disse. “É um escândalo. Agora são os Correios. Antes era a Petrobras”, criticou o candidato do PSDB ao governo de Minas. O tucano, que foi ministro das Comunicações no governo FHC e, portanto, hierarquicamente superior aos Correios, disse que há evidências de “uso despudorado” da empresa pública para fins eleitorais.
O tom das acusações do PSDB sobre a estatal subiu após divulgação de vídeo, pelo jornal O Estado de S. Paulo, em que o deputado estadual Durval Ângelo (MG) diz que a presidente-candidata Dilma Rousseff só chegou à liderança nas intenções de voto porque “tem dedo forte dos petistas nos Correios”. “Não basta fazerem o que fizeram na Petrobras. Essa forma de governar do PT, se apropriando do Estado como se fosse seu patrimônio, tem que ser encerrada e os responsáveis exemplarmente punidos”, afirmou Aécio em agenda na cidade de Juiz de Fora.

Por Reinaldo Azevedo

A luz da conformação - Por: Emerson Monteiro

Logo nos inícios da Primeira Grande Guerra, diante das perdas sofridas de soldados britânicos que cruzavam o Mar do Norte no ímpeto de conter o avanço das tropas alemãs em campos de batalha da França, pereceram milhares e milhares de jovens, quando, então, as famílias vitimadas receberiam o conforto do plano espiritual através das faculdades mediúnicas de inúmeros sensitivos espalhados pela Grã Bretanha. Nunca houve tantas manifestações espontâneas de mediunismo em tão pouco espaço de tempo, sobretudo em Londres, capital inglesa. Desse modo, chegavam notícias do outro lado da vida a muitos dos entes queridos que perdessem os filhos face à crueldade dos combates.

Desses acontecimentos mediúnicos, um mereceu destaque especial, a morte do oficial inglês Raymond, filho do escritor Sir Oliver Lodge, cujo pai o imortalizaria no livro Raymond, Uma prova da sobrevivência da alma, de ampla repercussão no mundo, em que narra, também, os passos da sua conversão à Doutrina dos Espíritos, ou Espiritismo, face às comprovações verificadas no decorrer das mensagens que receberia através de médiuns que as intermediavam, entre filho e ele.

Por vezes, pessoas estimam a dificuldade de transpor a distância que divide os planos da matéria e do espírito. Reclamam da limitação humana, que inviabiliza as percepções de níveis além da morte física. E que jamais alguém retornara na intenção de contar o depois da viagem derradeira dos viventes deste chão. Há, no entanto, provas irrecusáveis que demonstram a possibilidade dessa comunicação, haja vista a longa literatura ora existente, recolhida nos vários momentos da história, desde mais remotas civilizações. Isto propicia atenuar a dor atroz das despedidas de tantos, aliviando a saudade imensa deixada aos que aqui permanecem algum período mais.

Face à sabedoria infinita do Poder divino, caberá aos sobreviventes o aprimoramento de cultura espiritual por meio do Conhecimento, acalmando com isso o impacto das separações e desfrutando bênçãos que só o sublime Amor possui a nos oferecer para sempre.

As Campanhas milionárias do Ceará - 140 milhões é o que a Libéria vai gastar para combater o surto de Ebola por 1 ano na África


O que não se faz pelo PODER ? - Campanhas de 140 milhões.


Cid Gomes na garupa de moto e sem capacete

Na foto, o governador Cid Gomes na garupa de uma moto, e sem capacete, e cuja campanha vai gastar em torno de 70 MILHÕES de reais. A sua, juntamente com a do senador Eunício Oliveira, totalizarão 140 milhões, o valor que um país como a Libéria, vai gastar durante todo o ano para combater o surto de Ebola na África. Se eleitos, a pergunta que se faz é: De onde irão tirar esse investimento feito pelos empresários e apoiadores ? Segundo a deputada Eliane Novaes, no último debate da TV Verdes Mares, o dinheiro será pago aos que apoiaram na forma de favores políticos.



Situação de descaso e desorganização no centro do Crato, causa indignação nas Redes Sociais



Geraldo Maia - Poder público está de férias !
30 de setembro às 05:08

Carlos Airton - Tem que fazer igual a Manaus, era um problema crônico, mas com o prefeito atual tudo foi resolvido, sem guerras. Hoje vale a pena andar no centro da cidade. 2016 tem eleição para prefeito. Fica a #DICA!
30 de setembro às 06:22

Magna Cruz Saraiva - Eita Crato sem sorte. Parace até que os próprios cratenses nao veem isso.
30 de setembro às 06:23

Dihelson Mendonça - Pelos Cratenses serem um povo inerte, a cidade está condenada a se tornar um bairro de Juazeiro em breve. Povo que não aprende a lutar é conquistado. A história mostra isso.
30 de setembro às 06:50

Tarcisio Sousa Viana - Ô MEU DEUS, EU QUERIA TANTO QUE O CRATO CRESCESSE, MAS INFELIZMENTE PAROU NO TEMPO.
30 de setembro às 07:19

Tarcisio Sousa Viana - SOU CRATENSE DA GEMA, ADORO MINHA CIDADE, MAS QUANDO FAÇO UM COMPARATIVO ENTRE JUAZEIRO E CRATO A DIFERENÇA ENTRE AMBOS NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO É NOTÓRIO.
30 de setembro às 07:27

Alessandro Brito - Ronaldo tá F... mermo!
30 de setembro às 07:44

Danilson Cruz Dantas - Fenomenal.
30 de setembro às 08:09

Veronica Costa Alve - O povo recebeu o q pediu.
30 de setembro às 08:21

Veronica Costa Alve - A gente colhe o q planta
30 de setembro às 08:21

Cristina Holanda - Esta cidade não muda nunca entra e sai prefeito e continua a mesma coisa.
30 de setembro às 08:24

Neusa Muniz Feitosa - Gente há mas de 6 anos o crato está assim nunca foi nuvidade ,
30 de setembro às 08:44

Dihelson Mendonça Muniz ? Sei... Na verdade o problema ja havia sido resolvido em 2011, com a requalificação do centro. Não ficou um só camelô. Agora, com o Crato entregue ao descaso, o problema voltou como nunca esteve.
30 de setembro às 08:48

Lucelia Gomes Moreira Gonçalves Gomes - Realmente o centro da cidade está um verdadeiro desrespeito às autoridades tem que tomar providências.
30 de setembro às 09:17

Arnaldo Brito - Se fosse só o centro comercial q estar um caos, concordo plenamente Veronica Costa Alve - 30 de setembro às 09:22

Ana Paula Monteiro Martins - Esta problemática não é só do município do Crato, mas de imensa parcela das cidades brasileiras. Passamos de uma população agrícola para uma população majoritariamente urbana e com isto veio os inúmeros problemas ocasionados pela falta de infraestrutura. Isto sem falar na falta de educação de muitos "cidadãos" urbanos que teimam em jogar lixo nas ruas, rios, córregos; quebrar ou danificam o patrimônio público... A problemática é tamanha e faltam aí investimentos do poder público é obvio, mas faltam primordialmente boa vontade dos cidadãos em exercer seu papel. É o que penso.
30 de setembro às 09:48

Veronica Costa Alve - Isso mesmo Dihelson.Agora dizer q no Crato sempre foi assim......tem nem uma fotinha da época q o problema foi sanado, Dihelson?
30 de setembro às 10:08

Dihelson Mendonça - Tenho muitas fotos de quando o problema foi sanado. Postarei mais tarde. Por 2 anos o centro esteve limpo.
30 de setembro às 10:31

Homin Silva - Quem poderá nós Defender?
30 de setembro às 10:35

Marcelo Guimarães - Nãoooo
Foto de Marcelo Guimarães.
30 de setembro às 10:38

Valdenubia Lima - Bom que agora eles os camelôs enfeita seu carro bota uma lona pra não ficarem no sol.Ex. Em frente a bomboniere esta toda
30 de setembro às 10:44

Felipe Chaves - Falem mal de Samuel agora!
30 de setembro às 10:49

José Atailde Figueiredo - De Princesa do Cariri a Borralheira do Cariri. A questão não é Samuel que não foi um bom prefeito, não é Ronaldo que decepciona quem nele votou, não é outros que antecederam e também não fizeram nada, ou quase nada. A grande questão é encontrar um homem Cratense de vergonha e que administre bem o Crato.
30 de setembro às 11:30

Angelica Sousa Todos os dias é assim! - Pra vc andar nas calçadas, dar é trabalho
30 de setembro às 12:17

Evandro Rodrigues de Deus - Nao somente nesse aspecto mas o crato está entregue ao Deus dará
30 de setembro às 14:08

Teo Bala - Essa é a famosa ESCULHAMBAÇÃO
30 de setembro às 14:26

Marizete Santos Lucio Santos - Foi a população maioria que escolheu ... então aguenta.... na proxima reeleição vão votar nele novamente,,,,, assim como a dilma praticamente já eleita...
30 de setembro às 16:48

Tertulina Pereira - Nao lembro de ter visto o Crato assim e olha que sou cratense desde de criança, isso ai é uma falta de caráter desses políticos que nao tem vergonha na cara onde ja se viu deixar uma cidade histórica como essa ser transformada nessse absurdo. Te amo Cratinho de açúcar, princesa do cariri.
30 de setembro às 17:13

Evandro Rodrigues de Deus - Para vcs terem ideia hj foi o ultimo dia ds atendimento de DR ALUIZIO BRASIL no posto da grota um dos unicos medicos bons ali da regiao. Ele agora vai atender em Barbalha. O Crato só perde
30 de setembro às 17:54

Adriano Cavalcante - Não se vê mais a beleza das praças por causa de tantos vendedores ambulantes. É certo que todos precisam trabalhar, mas tem que ter organização e local apropriado.
30 de setembro às 18:19

Tertulina Pereira - Exatamente a culpa nao é de quem esta tentando ganhar seu dinheirinho mas sim das autoridades responsáveis que deveriam coloca los em um lugar apropriado e mais confortável para isso.
30 de setembro às 18:57

Dihelson Mendonça - Todas as atividades humanas são reguladas pelas LEIS e REGRAS de uma sociedade. As autoridades são as guardiãs das leis para fazer cumpri-las. No momento em que a autoridade já não existe, ou é indolente, chegamos ao Caos e à Desorganização.
30 de setembro às 20:50

Francisco Parente - Verdadeiro abandono do nosso centro comercial
30 de setembro às 22:23

Comentários publicados no grupo FILHOS E AMIGOS DO CRATO, no Facebook. Cada um se responsabiliza por seus comentários.
Texto e fotos originais: João Paulo Fernandes


Queimadas aumentam 80% com seca e ventos fortes no CE




Com as altas temperaturas que começam neste mês e segue até dezembro, aumenta a preocupação do Corpo de Bombeiros com os incêndios. A vegetação seca e os ventos fortes do período também contribuem para as ocorrências. Historicamente, os meses de outubro, novembro e dezembro são responsáveis por mais de 80% dos focos ativos anuais no Ceará. Até setembro deste ano, já foi registrada a média de 500 focos ativos, contra 395 do ano anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no Monitoramento de Queimadas do Brasil. Os número representam um crescimento de cerca de 80% de focos de fogo no Estado.

O site do Inpe inclui o monitoramento operacional de focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por satélites, e o cálculo e previsão do risco de fogo da vegetação. De acordo com o as informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, o que ocorre é que nesses meses há maior incidência e intensidade dos ventos, propiciando assim uma maior quantidade de fogos em vegetação, além da disseminação do fogo nessas áreas que já estão secas devido à falta de chuvas.

Outro fator que causa o aumento desses números são as queimadas para limpeza do terreno, seja para tirar lixo, seja para plantio, que ainda ocorrem principalmente no Interior. Segundo os dados do Corpo de Bombeiros, a limpeza de lixo ocorre principalmente na Capital, enquanto no Interior, ocorre a limpeza de terreno para plantio, fácil de se descontrolar e causar maiores incêndios.

Todo o Estado do Ceará se encontra hoje em Alto Risco de Fogo Previsto. Em 2013, foram 2.898 Focos Ativos. No mês de agosto, foram registrados 155 focos em 2014, contra quatro no mesmo mês do ano passado. Em todo o País, foram registrados 115.520 em 2013. Porém, nos nove meses deste ano, já são 115.434 focos ativos.

Força-tarefa

Tendo em vista essa realidade, algumas regiões cearenses já buscam soluções e prevenções para essa época do ano, como em Canindé, onde uma força-tarefa de combate a queimadas, degradação do solo, crimes contra a fauna e a flora, desmatamento e retirada ilegal de madeira, foi formada através de um Consórcio gerido pela Secretaria de Meio Ambiente de Canindé em parceria com o Ibama, Semace, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e Ematerce.

A iniciativa lançada na manhã da última terça em Canindé é uma ação de conscientização ao trabalhador do campo que nesta época do ano começa a preparar suas terras para o plantio de 2015. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Airton Maciel, o objetivo é identificar os focos de fogos, desmatamentos, crimes ambientais contra a fauna e a flora para coordenar o combate. "Assim criaremos mecanismos de convivência sadia entre o homem e a natureza'', explica.

"Nessa época do ano, a temperatura se eleva e, muitas vezes, chega a 40º graus, e isso facilita os incêndios, principalmente nas áreas rurais e margens de rodovias. Nossa finalidade é prevenir, porque se trabalharmos dessa forma, diminuiremos prejuízos para os criadores que ainda se utilizam do pouco pasto que resta para seus animais''.

O trabalho já está sendo desenvolvido em diversas áreas, podendo se destacar as ações realizadas nos Distrito de Vazante do Curú e Targinos. O gerente da Ematerce, Domingos Sávio, explica que essa parceria vai diminuir em 70% as queimadas indiscriminadas no município.

Número de bombeiros é insuficiente

Sobral. Com os ventos fortes e maior incidência de focos ativos de fogo, o baixo número de militares do Corpo de Bombeiros do Ceará deixa a população desprovida de serviços eficientes no combate a incêndios. Em todo o Ceará, são apenas 1.455 homens para os 184 municípios. Em Sobral, o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros conta apenas com uma equipe de cinco bombeiros por turno para atender toda a Zona Norte do Estado, com 56 municípios, impossibilitando assim mais de um atendimento simultâneo. Esse quadro se repete em diversos Municípios do Estado.

O penúltimo concurso efetuado foi em 2006 e finalizado em 2008, segundo os dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, quando entraram aproximadamente 270 novos bombeiros divididos para todo o Estado. Já o último concurso se encontra em andamento, com o inicio da fase eliminatória por meio das aulas práticas marcadas para começar na próxima semana. Após o final desse concurso, serão efetivados aproximadamente mais 200 oficiais.

Segundo o Capitão do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Roberto, foram 16 anos sem fazer concurso para a área, e quando este foi realizado, foram apenas 270 vagas para todo o Estado. "Estamos presente apenas em poucos municípios. Desses 270 vários já passaram em outros concursos e deixaram as vagas. No total recebemos 10 aqui em Sobral , que tivemos que dividir com a abertura do Ciops, ficando apenas sete no Corpo de Bombeiros, e desses sete, dois foram transferidos para Fortaleza, apenas cinco ficaram em Sobral. Uma área muito grande e pouca gente. Se eu tivesse quatro viaturas não adiantava porque só teria uma equipe com cinco homens para atender toda a região", explicou Roberto.

A unidade do Corpo de Bombeiros que atende a mesorregião jaguaribana fica no município de Limoeiro do Norte e é responsável por atender 18 municípios das microrregiões Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe e Serra do Pereiro, totalizando 418,5 mil habitantes. A maior delas é o Baixo Jaguaribe, onde está instalada a unidade. Atualmente são 18 homens que fazem o trabalho e contam com a estrutura de uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), de quatro mil litros, duas viaturas administrativas e uma de resgate.

1ª Seção do 4º Grupamento de Bombeiros, na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, também enfrenta limitações de outras unidades da corporação no Interior. São sete homens em escala de 24 horas para atender uma área abrangente de 21 municípios. Há mais de 20 anos que o Corpo de Bombeiros chegou a essa região. "Temos limitações de efetivo e de viaturas tanques, mas até agora atendemos sem necessitar de reforço todas as ocorrências", observou o comandante adjunto, tenente, Marcos Acácio. Os Bombeiros em Iguatu dispõem de apenas duas viaturas tanques para o combate a incêndio.

Mais informações
Corpo de bombeiros militar do estado do ceará
Rua oto de alencar, 215
Centro - fortaleza
Telefone: (85) 3101.2219

Jéssyca Rodrigues e Sucursais
Colaboradores - do Diário do Nordeste



Morador do Sítio Rosto reclama de descaso !


NE - O que está errado no Crato, vai ficar errado para sempre ? Não vai aparecer um prefeito que realize algo pela cidade ?



"Meus amigos! nós moradores do sítio rosto lameiro estamos preocupados pela paralisação do serviço de construção de uma ponte sobre o riacho do Padre Frederico. a quadra invernosa chega já! e aí Sr. Prefeito, será que o sofrimento vai continuar em 2015?"

Por: Pedro Ivan Correia


CRATO - Previsão do Tempo para hoje, 02 de Outubro de 2014


Bom dia, Crato!


Após uma temporada de calor insuportável, os Cratenses tiveram o privilégio de nos últimos dias termos uma chuvinha aqui na cidade durante a madrugada. Na verdade, poderíamos chamar de "chuviscos", pois em menos de uma hora, o solo já estava completamente seco. Mas, não resta dúvida, de que serviu para amenizar um pouco o calor, que já registrava temperaturas de até 34 graus à sombra. E o clima na cidade não está quente apenas pelas temperaturas, mas por faltarmos apenas 3 dias para as eleições, ou melhor dizendo, para o primeiro turno das eleições. Ainda teremos que aguentar estas campanhas por mais alguns dias. Nas redes sociais, em todos os grupos, é uma visível praça de guerra, onde cada lado briga ferrenhamente por seus "líderes". Aliás, falando em líderes, hoje temos aí logo abaixo um questionamento sobre a gastança das Campanhas do Ceará, que são mais caras do que, por exemplo, o Estado de Minas Gerais, cerca de 140 milhões de reais...é mole ? Tenham todos um Bom dia!

Previsão do tempo:





Revisando a pesquisa do IBOPE e DATAFOLHA para a Presidência da República



No Ibope, Dilma tem 39%, Marina, 25%, e Aécio, 19%; no Datafolha, 40%, 25% e 20%
Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta terça-feira (30) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) continua na liderança isolada, mas sem pontuação suficiente para vencer no 1º turno. A diferença de pontos de Marina Silva (PSB) para Aécio Neves (PSDB) caiu nos dois levantamentos. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No Ibope, Dilma tem 39%, Marina, 25%, e Aécio, 19%. No Datafolha, Dilma tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%. Confira os números:

IBOPE:

Dilma Rousseff (PT) - 39%
Marina Silva (PSB) - 25%
Aécio Neves (PSDB) - 19%
Pastor Everaldo (PSC) - 1%
Luciana Genro (PSOL) – 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Branco/nulo - 7%
Não sabe/não respondeu - 7%

SEGUNDO TURNO

- Dilma Rousseff: 42%
- Marina Silva: 38%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%
- Dilma Rousseff: 45%
- Aécio Neves: 35%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 8%
- Marina Silva: 38%
- Aécio Neves: 34%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabe/não respondeu: 12%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios do país. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro e está registrada no TSE sob o número 00909/2014. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Datafolha (veja a pesquisa completa)
Dilma Rousseff (PT) – 40%
Marina Silva (PSB) - 25%
Aécio Neves (PSDB) – 20%
Pastor Everaldo (PSC) – 1%
Luciana Genro (PSOL) - 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Branco/nulo - 5%
Não sabe/não respondeu - 5%

SEGUNDO TURNO

- Dilma Rousseff: 49%
- Marina Silva: 41%
- Em branco/nulo/nenhum 7%
- Não sabe: 3%
- Dilma Rousseff: 50%
- Aécio Neves: 41%
- Em branco/nulo/nenhum 7%
- Não sabe: 3%

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios do país. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", foi realizada entre os dias 29 e 30 de setembro e está registrada no TSE sob o número 00905/2014. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

G1 - Via www.blogdocrato.com


Greve dos Bancos atinge 329 agências no Ceará



Pelo menos 329 agências em todo do Ceará aderiram à greve dos bancários que, nesta quarta-feira (1º), chegou ao seu segundo dia. O número representa 63,2% de um total de 520 estabelecimentos localizados no Estado, de acordo com levantamento divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE). Conforme sindicato, a paralisação, que segue por tempo indeterminado, já fechou 100% das agências do Santander e HSBC. Na segunda-feira, durante o primeiro dia de greve,usuários ainda estavam desinformadas nas agências da Capital, buscando resolver suas pendências.

Fonte: Diário do Nordeste


Euní­cio Oliveira tem 39%, e Camilo Santana, 37%, aponta Datafolha



Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (1º) aponta para  os seguintes percentuais de intenção de voto para a disputa ao governo do Ceará:

- Eunício Oliveira (PMDB) - 39%
- Camilo Santana (PT) - 37%
- Eliane Novais (PSB) - 1%
- Ailton Lopes (PSOL) - 1%
- Brancos/nulos - 8%
- Não sabe - 14%

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) oscilou na margem de erro em relação ao levantamento anterior, quando tinha 41%. Em agosto, ele tinha 47%. Já Camilo Santana (PT), que aparece com 37%, subiu três pontos em relação à pesquisa anterior, quando tinha 34%. Em agosto, tinha 19%. Com a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. A pesquisa foi encomendada pelos jornais “O Povo” e "Folha de São Paulo".

O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de setembro. Foram entrevistados 1.280 eleitores em 52 cidades do Ceará. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-00025/2014  e no Superior Tribunal Eleitoral sob o número BR-00905/2014.

Fonte: G1 CE


Acusado de estuprar crianças em Quixadá tem negado pedido de liberdade



A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou habeas corpus para Luiz Cláudio Marcelino de Souza, preso em flagrante pelo estupro de duas meninas no Município de Quixadá, distante 158 km de Fortaleza. A decisão, proferida nessa terça-feira (30/09), teve a relatoria do desembargador Francisco Gomes de Moura. Segundo os autos, em 21 de março deste ano, policiais militares receberam denúncia de que um homem estaria abusando sexualmente de duas crianças, de 9 e 11 anos. O fato teria ocorrido na residência dele, localizada no bairro Campo Novo, no referido Município. No local, os agentes encontraram o acusado em atitude suspeita com as garotas. Durante depoimento, ele negou ter cometido o crime, mas as meninas confirmaram o abuso. Disseram que quando os policiais chegaram, Luiz Cláudio estava mantendo relações sexuais com uma delas. Afirmaram ainda terem sido ameaçadas por ele, caso contassem sobre o ocorrido para alguém. Requerendo acompanhar o processo em liberdade, a defesa ingressou com habeas corpus (nº 0001673-98.2014.8.06.0000) no TJCE. Alegou excesso de prazo na formação da culpa e condições pessoais favoráveis. Ao julgar o caso, a 2ª Câmara Criminal negou o pedido. Para o relator, o excesso de prazo ficou superado em virtude do encerramento da instrução criminal, conforme entendimento da Súmula nº 52 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O desembargador explicou “que o paciente ostentar condições subjetivas favoráveis, por si só, não garante o deferimento do benefício, conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”. Além disso, segundo o desembargador, “os fatos por ele praticados são extremamente graves, vez que teria forçado duas crianças de 9 (nove) e 11 (onze) anos de idade a praticarem consigo atos de natureza sexual, chegando, ainda a ameaçá-las caso contassem o ocorrido para alguém”.

TJCE


Instituto da Infância lança, no Ceará, campanha nacional de erradicação do trabalho infantil


O Instituto da Infância (Ifan) promove o lançamento oficial da campanha contra o trabalho infantil “É da Nossa Conta!”, no próximo dia 17 de outubro, às 9 horas, no Centro de Educação de Líderes de Acaraú – CELPA (CE). Com foco no semiárido, o objetivo é contribuir com o enfrentamento do trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil. A campanha terá ações focadas nas comunidades de Acaraú (Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa Fé e Sede) onde o IFAN, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, desenvolve o Projeto ‘Compromisso Vido: 

Direito da Criança e do Adolescente’, com o objetivo de fomentar fatores protetores de prevenção ao trabalho infantil, por meio de ações de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.
Algumas ações da campanha já começaram ao longo do mês de setembro, em especial nas localidades de intervenção do Projeto visando conscientizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento ao trabalho infantil e a importância para o trabalho adolescente protegido. Como resultado dessas ações, durante os dias 10 a 17 de outubro, será realizado o Festival de Multilinguagens, envolvendo toda a população nos espaços públicos das comunidades de Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa Fé e Sede para apresentação das peças de comunicação da campanha, assim como, do material produzido pelos adolescentes do Projeto Compromisso Vivo durante as oficinas de educomunicação.

Outro ponto alto da campanha será a aprovação da Lei Acaraú da Infância: garantindo direitos, que será instituída pelo Prefeito Municipal, Alexandre Ferreira Gomes da Silveira, cujo intuito intensificar no mês de outubro ações de promoção e fortalecimento de direitos de crianças e adolescentes, como por exemplo o enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil no município, a Semana do Bebê, a Semana da Criança (Caravana da Alegria); Oferta de Serviços integrados entre as políticas setoriais (saúde, educação, assistência social) para estes segmentos.
De acordo com Francis Helen Freire de Souza, Coordenadora de Projetos ­ Desenvolvimento Infantil do Instituto da Infância (IFAN), “a criação dessa Lei é resultado do compromisso da gestão pública integrada as ações desenvolvidas pelo IFAN no município de Acaraú. Espera-se que a mesma possa ser referencial para fomentar nos demais municípios cearenses ações efetivas de garantia de direitos de crianças e adolescentes”.

Fonte: Ceará é Notícia


Roda de conversa e experimentos com fotografias - Wilson Bernardo - Hoje, Quinta-feira, 02



Na Escola José Alves de Figueiredo


Governo mantém meta fiscal de 1,9% do PIB este ano, diz Caffarelli



Secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, disse hoje (1°), no Rio de Janeiro, que o governo mantém a meta de fazer superávit fiscal – economia para pagamento dos juros da dívida – de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) este ano.  “Por enquanto, a nossa meta é 1,9%”, manifestou, após abrir a 39ª Conferência Anual da Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco, na sigla em inglês), representando o ministro  Guido Mantega.
Apesar dos números do Banco Central, divulgados ontem (30) sobre déficit nas contas públicas, Caffarelli acrescentou que será apresentada revisão da meta em novembro, e até lá haverá vários eventos que poderão tornar a meta viável. Explicou que ao fazer um orçamento, o ministério  se baseia em questões relacionadas a receitas e despesas ordinárias e extraordinárias. Citou o exemplo do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que fecha no final de novembro.
A expectativa da Fazenda é que o Refis arrecade R$ 18 bilhões este ano, o que vai ajudar no cumprimento das metas. Cafarelli destacou que 2014 não tem sido um ano fácil, devido à crise mundial. É um ano também atípico, em função da Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu no país entre 12 de junho e 13 de julho e que afetou a produtividade industrial, por causa do grande número de feriados.
A expectativa do secretário, porém, é que haja uma “reação boa da indústria no segundo semestre”. Ele acredita, inclusive, que a Pesquisa Industrial Mensal, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará amanhã (2), já mostrará crescimento da atividade em relação ao mês anterior.
O secretário advertiu que o governo não trabalha só com a renúncia fiscal. Há também a expectativa de aumento da arrecadação, em função do incremento da produção. Perguntado se haveria tempo hábil para isso, Caffarelli respondeu que há três meses ainda pela frente para serem trabalhados.
Ele salientou que os estímulos recentes, concedidos pelo governo à indústria, podem auxiliar em um processo  de incremento das exportações brasileiras, que terão papel preponderante para o aumento da produção industrial no segundo semestre. “Isso acaba tendo um reflexo em tudo, inclusive na arrecadação”, salientou.
Caffarelli minimizou o impacto da arrecadação de cerca de R$ 5,9 bilhões do governo com o leilão 4G (de quarta geração), feito ontem (30), abaixo da meta de R$ 8 bilhões. Ele informou que o governo arrecada em média, por ano, R$ 1,3 trilhão, e reiterou que até o final do ano ocorrerão novas ações com potencial de compensar a diferença registrada no leilão.
Ele esclareceu, ainda, que não há nenhum plano do ministério, no momento, de usar o fundo soberano para fechar as contas do governo este ano. Garantiu que, “se porventura, formos lançar mão do fundo soberano, de maneira nenhuma o Banco do Brasil  será prejudicado dentro desse propósito”.
Em outras palavras, o Ministério da Fazenda não pretende colocar ações do Banco do Brasil no mercado, de maneira que comprometa o preço dos papéis. Caffarelli deixou claro  que não há necessidade de se fazer uma oferta pública de ações do BB que venha a derrubar o seu valor.
O secretário não quis comentar possíveis efeitos do ano eleitoral sobre o mercado brasileiro de capitais, mas analisou que toda questão eleitoral traz “certa volatilidade” ao mercado. Acrescentou que a elevação do dólar não representa nenhum risco no curto prazo para a inflação.

Agência Brasil


Homem-bomba mata pelo menos 41 crianças em escola da Síria



O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que pelo menos 41 crianças foram mortas hoje (1º), em um duplo atentado contra uma escola de Homs, cidade controlada pelas forças governamentais do presidente Bashar Al Assad e situada a 160 quilômetros a Oeste da capital Damasco. Além das crianças, mais sete pessoas, sendo quatro civis e três homens das forças de segurança, foram mortos no ataque. O bairro onde fica a escola é majoritariamente composto pela comunidade alauita, minoritária na Síria e origem do presidente Al Assad. O governador de Homs, Talal Al Barazi, confirmou as mortes, acrescentando que as crianças tinham entre 6 e 9 anos.

De acordo com a OSDH, organização não governamental (ONG) sediada em Londres e que recolhe informações de uma rede de militantes e profissionais da saúde no interior da Síria, muitas crianças que estavam na escola permanecem desaparecidas. Conforme a ONG, um homem-bomba colocou explosivos em um ponto da escola e se explodiu em outro local, aumentando a fatalidade do atentado. “Havia corpos totalmente desmembrados”, informou um representante da OSDH.

Em junho deste ano, dois atentatos atingiram o mesmo bairro. Os ataques foram atribuídos a rebeldes que combatem o regime de Al Assad. Os oposicionistas ao governo são, sobretudo, sunitas, maioria na Síria e mesmo grupo religioso que compõe o Estado Islâmico. De acordo com a ONU, desde o início dos protestos no país, em março de 2011, o conflito já provocou a morte de mais de 190 mil pessoas.

*Com informações da Agência Lusa
Agência Brasil


Medidas para que o país possa enfrentar o ebola são discutidas na Fiocruz



Um dia depois do anúncio de um caso de ebola diagnosticado em um cidadão americano nos Estados Unidos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu hoje (1º) um debate sobre a doença e como enfrenta-la. Participaram do debate alunos e especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. Os palestrantes disseram que é remota a possibilidade de um surto no Brasil, mas listaram medidas a ser adotadas para que o país não se surpreenda com casos da doença.

O epidemiologista da Fiocruz José Cerbino Neto ressaltou a importância de se prever procedimentos de segurança e protocolos antes de um eventual caso a fim de diminuir as chances de o vírus se espalhar. Ele apontou também a necessidade da capacitação de profissionais de saúde para evitar o erro ocorrido nos Estados Unidos. Lá, o hospital que atendeu o paciente infectado o liberou após exame, apesar dos sintomas e do fato dele ter chegado da Libéria, país com registro de epidemia de ebola, dias antes. “Ele deveria ter sido isolado, mas acabou passando alguns dias sintomático podendo ter transmitido a doença para outras pessoas”, disse Cerbino.
O superintendente de Fiscalização Controle e Monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Eduardo Hage Carmo, apresentou as ações do Ministério da Saúde para eventuais casos da doença no país. “Um grupo executivo interministerial está tendo reuniões semanais, e foi criado um plano de contingência”, disse ao lembrar que também foram feitos até agora dois simulados para testar o plano.
Hage informou ainda que o governo já definiu que, no caso de um brasileiro ser infectado no exterior, ele será repatriado, mas os meios de transporte ainda estão sendo discutidos. O governo também estuda outras medidas, como a forma de remoção de corpos.
O pesquisador da Ensp Sergio Rego fez reflexões éticas a cerca da doença, como o uso de medicamentos ainda não testados e a internação compulsória. “Posso me recusar a ficar em quarentena? É aceitável interferir na liberdade de ir vir de alguém? Em que circunstâncias? Precisamos amadurecer essa discussão”, disse. “Além disso, a educação sanitária tem que fazer parte do cotidiano da população. É preciso saber se comunicar com a população para que ela compreenda e incorpore determinadas mudanças de hábito”, ressaltou.
O médico mencionou alguns países em que a falta de informação e de confiança dos cidadãos nas autoridades têm feito com que pacientes com suspeita de ebola evitem hospitais e contribuam para para disseminar a doença.
Mais de 3 mil pessoas já morreram de ebola e mais de 6 mil foram infectados em países do Oeste da África. O tempo de incubação leva de dois a 21 dias. A transmissão ocorre apenas depois do início dos sintomas, que são principalmente cansaço extremo, febre, vômito e dores de cabeça. O vírus do ebola foi descoberto em 1976 e os primeiros casos ocorreram perto do Rio Ébola, na República Democrática do Congo.

Agência Brasil



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30