xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/09/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 setembro 2014

Para você refletir ! -Por Maria Otilia

Estamos vivendo um momento importante para  todos nós. A escolha daqueles que nos representarão no legislativo e no executivo. Somos sabedores que a democracia não é plena apenas porque elegemos e escolhemos através do  voto. Até porque nem sempre esta forma de gestão através da representatividade é salutar.E está sendo preocupante, o grande número de pessoas que si dizem não saberem  em quem votar ou que aderem ao branco e nulo.Lembrando aqui que ficar em cima do muro, ou se abster de escolher, em nada colabora para com a melhoria e a efetivação da verdadeira democracia e cidadania que tanto almejamos.E para conseguirmos pelo menos em parte uma sociedade que avança, que busca objetivos comuns, que partilha, que  cresce em prol de muitos, precisamos  fazer valer  a nossa esperança.E não é somente com ideais vazios.Mas com ações efetivas a começar de cada um fazendo o seu papel de cidadão. E para aprofundarmos esta reflexão sobre o medo e a esperança,façamos  uma boa leitura da fábula postada abaixo.
                  Fábula sobre a Confiança e o medo.
Certa vez a Confiança estava caminhando numa estrada quando o Medo passou por ela apressadamente. A Confiança logo indagou o Medo.
- Por que você sempre surge quando eu estou me aproximando do coração das pessoas?
O Medo respondeu sarcasticamente:
- Para provar que os seres humanos não precisam fazer esforço para me atrair. Além disso, eu não preciso de permissão para entrar na vida delas.
- E o que você ganha com isso?
- Nada. Apenas gosto de ter um lugar novo onde eu possa gerar bastante desespero.
A Confiança logo retrucou:
- Mas você sabe que todas as pessoas que abrem a porta para mim e me convidam para entrar, permitem que eu produza paz, e imediatamente eu te expulso.
- É verdade. Mas isso só ocorre quando elas fazem algum esforço. Quando pelo menos abrem a porta do coração e permitem que você entre.
***
O medo gera desespero. A confiança produz paz.
Quando as pessoas sentiam medo, Jesus declarava: não tenha medo! As Escrituras Sagradas afirmam que Jesus é o Príncipe da Paz. Confie nEle e receba a Paz duradoura.
Autor desconhecido

Temperatura elevada - Por: Emerson Monteiro

A cada ano se percebem médias anuais mais elevadas de temperatura em nossa Região, efeito por certo não só nesta parte de mundo, conquanto já merecemos conceitos de localização privilegiada, diante das condições de oásis sertanejo. A sombra da Serra do Araripe e seu micro-clima de um vale fértil, dota de manchas verdes sobretudo o núcleo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), de tradicional referência a quem buscasse as amenidades de brisa suave e permanente, provinda do lado nascente.

Aos mais observadores, no entanto, algumas mudanças nessas médias de calor se apresentam com maior nitidez, destaque para os quatro últimos meses do ano.

Segundo estudos científicos, se registra na Terra o chamado efeito estufa, que corresponde à retenção de calor pela concentração de gases de diversos tipos. A intensificação desse fenômeno ocorre com a emissão de poluentes e é responsável pelo aumento da temperatura global, o que pode causar sérios problemas ambientais.

São gases que impedem a dispersão dos raios solares, de maior concentração, o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e compostos de clorofluorcarbono (CFC). A maioria deles originária da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e pastagens.

O mecanismo de retenção de calor é semelhante ao de uma estufa de plantas com teto de vidro, permitindo que a energia luminosa penetre na atmosfera impedindo que a radiação proveniente da superfície aquecida se dissipe.

A maioria dos gases causadores do efeito estufa também é gerada naturalmente na atmosfera terrestre e sem eles não haveria vida no Planeta. O metano, por exemplo, é produzido na decomposição de matéria animal e vegetal.

O ritmo acelerado de industrialização e poluição, porém, aumentou a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico. O simples crescimento demográfico, o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos produzidos são outras causas do problema.

O desmatamento de florestas também é um fator agravante, uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono.

Torna-se difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento provocado pelo fenômeno climático, e há movimentos, debates e estudos científicos em andamento.

Segundo estimativas do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média subiu 0,6°C no século XX, e pode elevar-se em mais 1°C até 2030. Até 2090, a projeção indica aumento de até 4°C, caso medidas de prevenção não sejam tomadas.

Assim, vistas observações da Ciência, a percepção de mudanças drásticas no clima também reclama dos que vivem aqui urgências de preocupação com o pouco de natureza original que ainda resta, determinando aos órgãos responsáveis a conservação das matas e dos mananciais de água, além de alteração nos hábitos equivocados de cultivo do solo, quais medidas permanentes para manter os valores essenciais da sobrevivência.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30