xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/09/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 setembro 2014

Crato-CE: Sargento do Ronda é baleado durante assalto em lotérica na Vila Alta, em Crato


O Sargento Wilton era considerado um militar muito operante e está na reserva há uma semana


O Sargento Wilton do Ronda do Quarteirão de Crato foi baleado na virilha ao impedir um assalto por volta das 07h30min desta quinta-feira na lotérica Boa Sorte Cariri que funciona na Avenida Tomas Osterne (Bairro Vila Alta) naquele município. Há uma semana, ele foi pára a reserva e se encontrava no estabelecimento quando chegaram dois homens armados e a pé anunciando o assalto. O militar teria simulado o saque de uma arma e um dos acusados percebeu atirando na direção do mesmo para fugirem em seguida.

Ele foi lesionado na virilha com a bala transfixando a coxa e terminou socorrido às pressas para o Hospital São Francisco de Crato, cujo quadro clínico é satisfatório. Já os assaltantes tomaram uma motoneta no momento da fuga e a abandonaram posteriormente. A polícia foi acionada e passou a levantar informações sobre o rumo que a dupla tomou por dentro de um matagal no bairro Batateiras. Os dois estão sendo procurados pelos militares que fizeram o cerco no local.

No último dia 22 de março essa mesma lotérica foi assaltada por dois homens que terminaram presos e foram identificados como sendo Cristiano Manoel Martins da Silva, de 32, e José Pinto de Sousa, de 27 anos, residentes no bairro João Cabral em Juazeiro. Da mesma forma, chegaram armados anunciando um assalto e causando pânico entre os clientes que foram saqueados.

Com uma marreta, ainda tentaram quebrar vidraças e portas da lotérica e não obtiveram êxito após as funcionárias se recusaram a abrir. Depois, fugiram em uma moto Honda Titan de cor preta roubada em Juazeiro. Na época, a dupla foi abordada no semáforo da Avenida Leão Sampaio, em frente ao SENAI e aparentava estar sob o efeito de substâncias entorpecentes. A polícia recuperou o dinheiro e celulares roubados e apreendeu dois revólveres calibres 32 e mais dez cartuchos intactos.

Demontier Tenório
Fonte: Agência Miséria



Professores do Crato retornarão às atividades na Segunda-Feira, com o compromisso de um reajuste



Os professores da rede municipal de ensino do Crato decidiram em assembléia ocorrida nesta quinta-feira, 11 de setembro, suspender a greve em que se encontravam desde o dia 19 de Agosto, e aceitaram uma proposta do executivo de escalonamento de reajuste da gratificação da regência de sala. Os professores dividem opiniões contrastantes em relação à decisão da assembléia. Para a maioria, e para o presidente do SINDMCRATO, Júnior Matos, o que foi proposto não era o ideal, mas foi o possível. O vereador Amadeu de Freitas também concorda, e diz que nem sempre nas greves se consegue cem por cento daquilo que foi pedido, e o que foi conseguido, já pode ser visto como uma conquista dos professores. Outros professores discordam, inclusive a professora Nélia Paiva discorda, que não votou nas duas proposições, além de acrescentar na sua entrevista, a ser publicada logo mais na WebTV Chapada do Araripe, que o estado em que se encontra a educação do Crato é simplesmente desastroso.







Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade




Farol ( Homenagem a Heron Aquino ) - Por: J. Flávio Vieira


Nota do Editor - Para alguns que não estão sabendo ainda, o grande radialista Heron Aquino completou seus magníficos 50 anos de carreira radiofônica e está se aposentando do Rádio. Continuará, entretanto, os seus trabalhos de locução como produtor de vinhetas, afinal de contas, Heron é possivelmente a voz mais reconhecida do Cariri. Premiadíssimo ao longo de décadas, neste dia 10 de Setembro, a Rádio Educadora do cariri realizou grande homenagem, em que participaram inúmeros colegas de trabalho, que teceram largos elogios á digna carreira deste ícone do Rádio Cearense. ( Dihelson Mendonça ).


Heron Aquino - Foto: Dihelson Mendonça

Eram os gloriosos Anos 60, aqui em Crato. Vivíamos a época de ouro do futebol na nossa cidade. Campos se multiplicavam pelos subúrbios. Toda uma geração de garotos  se imantava na conquista das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Times de Futebol Association como o “Sport”, o “Satélite”, o “Rebelde” e craques como Anduiá, Charuto, Chico Curto, Antonio e Luiz Pé de Pato, Fruta-Pão , Netinho, Pinto, Enoque levavam a torcida a superlotar o precário Campo do Sport. Paralelamente, os nossos times de Futebol de Salão ganharam renome em todo estado pela combatividade e efetividade do seu jogo. Ainda menino, encantava-me com as disputas gloriosas e acirradas entre o Votoran, o Volkswagen, a AABB e o Crato Tênis Clube e com as jogadas de craques como Gledson, Reginaldo, Dote, Luciano, Pernambuco, Zé Vicente, Paulo Cézar, Gilton. Desses times, periodicamente, se convocava a aguerrida Seleção Cratense de Futebol.

Com tantos embates empedernidos e fabulosos, surgiu a necessidade imperiosa do seu registro midiático e foi justamente neste período que floresceu o jornalismo esportivo da região, em Crato polarizado entre as duas Rádios : a pioneira Araripe e a jovem e recém-inaugurada Educadora. Foi neste cenário e com alguns célebres personagens que aconteceu, nessa época, o mais monumental acontecimento da história radiofônica caririense.

A Seleção Cratense de Futebol de Salão , multivitoriosa, viajou para um embate duríssimo com a Seleção de Iguatu que jogava em casa. A transmissão naqueles tempos áureos era dificílima. Iguatu encontrava-se numa zona silenciosa de radiodifusão e só existiam duas maneiras de executar a tarefa. Conectar a rede diretamente no fio do telégrafo ou na linha do trem, captando, depois, por fios, diretamente aqui, os sons possíveis e múltiplos que viessem. A qualidade era péssima, cheia de ruídos e sons adventícios, principalmente quando se utilizava a modalidade linha do trem. E mais, sem possibilidade de comunicação direta com a Rádio local, nunca se sabia se a transmissão estava sendo possível. Era  sempre um tiro no escuro. Pois bem, a Rádio Educadora adiantou-se e, em ofício, solicitou a linha aos “Correios e Telégrafos”. A Araripe ficou no olha-e-veja, tarde despertou para o fato de ter sido sobrepassada pela concorrência . Restava-lhe, tão somente, optar pelo péssimo recurso da linha do trem e a incerteza da possibilidade de retransmissão ou a certeza de perder a audiência para a Educadora por conta da baixa qualidade sonora. Um jovem locutor esportivo, então, teve uma ideia inusitada. Ouvir no estúdio da Araripe em Crato, a transmissão da concorrente e , através dela, fazer a própria veiculação da partida, como se lá estivessem. O comentarista esportivo, mais tarimbado, temeu pela dificuldade quase intransponível do feito, mas, sem opção, acedeu. A equipe cedo se trancou no estúdio da Araripe, para que todos pensassem que haviam viajado para Iguatu e, de lá, sorrateiramente, ouvindo a emissão defeituosa e cheia de ruídos da Educadora, retransmitiram, como se lá estivessem, todo o jogo. Até mesmo o segundo gol do time do Crato , gritaram antes . Como foi possível ? O jovem locutor, atento, em meio a propaganda da Araripe, percebeu quando a torcida do Crato berrou : Gol de Gledson ! E, antes da adversária, sapecou : -- Gollll da Seleção Cratense ! Gledson ! O comentarista, anos depois, contava que o mais terrível era ter que comentar os lances sem ver e, mais, no intervalo do jogo, ver-se na imperiosa necessidade de fazer considerações minuciosas por mais de quinze minutos sobre a partida. Nem é preciso dizer que todo Cariri optou pela transmissão da Rádio Araripe, limpíssima e sem quaisquer barulhos estranhos. Quando a Educadora descobriu o blefe , estabeleceu-se uma celeuma danada, protestos e mais protestos, editoriais no noticiário. Nem sequer perceberam que haviam presenciado a mais extraordinária façanha do Rádio caririense em todos os tempos, protagonizada por um jovem locutor esportivo, ainda pouco conhecido, chamado Heron Aquino e um comentarista já mais taludo e que se tornaria, depois, um dos nomes mais queridos do jornalismo cearense : Elói Teles.

Pois bem, amigos, rápido, cinquenta anos se foram desfolhando, como por encanto, na Folinha da parede. O nosso querido comentarista já hoje flutua nas ondas celestiais. Neste  dez de setembro, o Dia da Imprensa , o Cariri emudece um pouco mais, quando seu companheiro,  o jovem locutor de outrora, resolveu dependurar o microfone.

Neste interlúdio de meio século, Heron Aquino se tornou o mais completo nome do Rádio Caririense. Locutor, Narrador Esportivo, Noticiarista, Disk-Jóquei, Cerimonialista, Assessor de Imprensa, Produtor, Publicitário, Diretor de Emissoras de Rádio, Redator e Repórter, desempenhou as mais variadas e díspares funções com galhardia, competência e simplicidade. Trabalhou ainda em Fortaleza,  na Ceará Rádio Clube e na TV Ceará e poderia ter tido uma fulgurante e próspera carreira nas terras alencarinas se  a saudade do pé-da-serra não tivesse vencido aos doces prazeres da beira-mar.  Aqui retornou e fez sua voz brilhante e característica se transformar na voz oficial da nossa cidade. Ético,  nunca fez da sua atividade um balcão de tramoias e negociatas, não precisou por qualidades em quem não tem, nem pespegar virtudes em salafrários. Equilibrado sempre propagou a notícia como um mote para que o ouvinte , do outro lado, desenvolvesse sua própria glosa.

Sem Heron, o Rádio perde uma voz importante e isenta e um técnico de uma completude  quase que insubstituível.     Ele     seguiu, intuitivamente,  os preceitos de Pulitzer do bom jornalismo : foi sempre breve para que fosse ouvido; claro para que lhe apreciassem; original para que nunca o esquecessem e , acima de tudo, preciso para que , como um farol, muitos viessem a ser guiados por sua luz.

Crato, 10/10/14
José Flávio Vieira - Escritor e Médico


Saúde do Crato recebe novos equipamentos odontológicos


Foi iniciada ontem, terça, dia 9 a substituição de equipamentos odontológicos utilizados para realização de restaurações de resina composta, bem como a entrega de seladoras utilizadas pelos dentistas.

De acordo com a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Crato, Sáskia Barreto esses equipamentos são extremamente importantes para a garantia de tratamento adequado e duradouro aos pacientes. “A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo atividades de muita atenção e responsabilidade para com a saúde bucal da população cratense. Em breve estaremos adquirindo novos equipamentos no intuito de disponibilizar aos profissionais da odontologia condições cada vez melhores de trabalho” ressalta

A Secretaria de Saúde Aline Franca lembra o compromisso da Saúde do Crato em promover melhorias constantes nos serviços assistências prestados aos munícipes. “O nosso objetivo é prestar assistência especializada e de qualidade a população cratense na odontologia e nas demais áreas da saúde” conclui.

Fonte: PMC


Justiça vai cruzar os braços em manifesto marcado para esta quinta-feira


A Justiça vai parar nesta quinta-feira (9), em Juazeiro do Norte. É que juízes da Região do Cariri irão cruzar os braços durante manifesto agendado para as 11 horas, em frente ao Fórum Desembargador Juvêncio Santana, bairro Lagoa Seca em Juazeiro do Norte.

A iniciativa é da Associação Cearense de Magistrados (ACM), no Cariri, e tem como finalidade construir uma pauta de reivindicações da classe atraindo representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e defensores públicos.
No manifesto, os magistrados querem também chamar atenção do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para a falta de juízes e servidores concursados nas comcarcas do Cariri, além de melhor aprimoramento tecnólogico nos fóruns.

Está prevista a presença do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, em Juazeiro do Norte, cabendo a ele, ser o primeiro a se pronunciar durante o evento, seguido pelo presidente da ACMP, Plácido Barroso Rios, o coordenador da Defensoria Pública do Cariri e o presidente da ACM, Antonio Alves de Araújo. Outros itens da pauta de reivindicações também serão apresentados durante o manifesto.

Flavio Pinto


Dados do Bolsa Família podem estar distorcidos, revela TCU


De acordo com o tribunal, definição das linhas de pobreza no Brasil estão defasadas, o que pode alterar os indicadores

BRASÍLIA - Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado nesta quarta-feira aponta que os indicadores relativos ao Bolsa Família divulgados pelo governo podem estar distorcidos. De acordo com as análises do tribunal, a distorção ocorre porque os valores para definir a linha de pobreza no Brasil estão desatualizados. Atualmente, as linhas da extrema pobreza e da pobreza definidas pelo governo, são de R$ 77 e R$ 154 per capita. O documento afirma que esses valores deveriam aumentar para R$ 100,00 e R$ 200,00, respectivamente por causa da inflação.

Por meio de nota, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome defendeu o programa e os dados divulgados pelo governo sobre a pobreza no país. Para o MDS, o relatório do TCU “parte de premissas erradas para chegar a conclusões equivocadas sobre o programa Bolsa Família”. Sobre a quantia que termina as linhas de pobreza, o ministério argumentou que “o valor de R$ 70 equivalia em junho de 2011 a US$ 1,25 por dia e foi atualizado para R$ 77, por intermédio do Decreto nº 8.232, em 2014, o que é compatível com o parâmetro internacional para classificar a extrema pobreza”.

O ministério ainda questiona o fato de o relatório ter sido publicado às vesperas das eleições e citar projetos de lei do candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves. “Também causa estupefação que constasse no relatório preliminar do TCU a referência a dois projetos de lei ainda em tramitação no Congresso Nacional, de origem do senador Aécio Neves. Entre centenas de projetos que tratam da matéria social, estes, inócuos, foram pinçados e abordados no relatório”, diz a nota.
O relator da fiscalização, Augusto Sherman Cavalcanti, afirmou que "não é difícil perceber, portanto, que os indicadores relativos ao alívio da pobreza podem estar distorcidos para cima quanto aos seus valores. Portanto, deve-se recalcular esses indicadores utilizando de balizamentos de linha de pobreza atualizados".
Outro problema mostrado pelo relatório é que o governo faz uso do Censo 2010 para estimar a população de pobres, o que acarreta na defasagem dos indicadores de cobertura do Bolsa Família. Em 2013, por exemplo, o resultado do indicador da taxa de atendimento às famílias foi de 102,1%, o que significa que o programa atinge mais pessoas do que aquelas consideradas pobres.

Atualmente, cerca de 12 milhões de famílias recebem o benefício. O tribunal não estimou, porém, em quanto aumentaria o número de pobres e extremamente pobres no país caso houvesse um reajuste nos valores para definir as linhas de pobreza

Fonte: O Globo



Estudo aponta relação entre soníferos e risco de Alzheimer


Acima: Uma das benzodiazepinas mais consumidas, o Rivotril

A utilização de certos soníferos e tranquilizantes da família das benzodiazepinas por longos períodos pode aumentar sensivelmente o risco de se desenvolver o Mal de Alzheimer, revela um estudo franco-canadense publicado nesta quarta-feira.

Durante seis anos, os pesquisadores analisaram 1.796 casos de Alzheimer reportados em um programa canadense de assistência médica e compararam os dados com informações de 7 mil pessoas do mesmo sexo e idade, mas com boa saúde. No estudo, publicado no site do British Medical Journal (thebmj.com), os pesquisadores concluíram que o consumo de benzodiazepinas durante mais de três meses está associado a um risco maior de sofrer de Alzheimer, que pode chegar a 51%. O risco está associado à duração do tratamento e a utilização de benzodiazepinas cujo efeito é mais prolongado.Os autores do estudo, entre os quais pesquisadores do francês Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) e da Universidade de Montreal, destacaram que os resultados "reforçam a suspeita de um vínculo direto" entre o consumo de benzodiazepinas e o Mal de Alzheimer, que ainda precisa ser confirmado.

As benzodiazepinas constituem "incontestavelmente ferramentas preciosas para tratar ansiedade e insônia temporárias", mas os tratamentos devem ser de curta duração e "não superar os três meses", destacam os especialistas. Os resultados do estudo vão na mesma direção das advertências lançadas pelas autoridades de saúde de vários países sobre a utilização de benzodiazepinas, especialmente em pessoas mais velhas, devido aos efeitos secundários de ordem cognitiva.

Segundo a agência francesa de segurança de medicamentos (ANSM), 11,5 milhões de franceses consumiram ao menos uma vez a benzodiazepina no ano de 2012, entre os quais 7 milhões por ansiedade e 4,2 milhões transtornos do sono. Os consumidores tinham, em média, 56 anos e quase 2/3 eram mulheres. Entre o grupo feminino, um terço estava acima dos 65 anos.

EFE - Via Yahoo


Não é mais novidade, mas...Vox Populi mostra Marina com 42% e Dilma com 41% no segundo turno



Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira mostrou a ex-ministra Marina Silva (PSB) com 42 por cento das intenções de voto contra 41 por cento da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), em empate técnico, em um eventual segundo turno da eleição presidencial de outubro.
Segundo a pesquisa, publicada no site da revista Carta Capital, Dilma lidera no primeiro turno com 36 por cento das intenções de voto, ante 28 por cento de Marina e 15 por cento de Aécio Neves, do PSDB. A margem de erro de 2,2 pontos. O levantamento é o primeiro do instituto Vox Populi para a revista Carta Capital desde a entrada de Marina na corrida presidencial no lugar de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo em agosto.

Levantamentos da semana passada dos institutos Datafolha e Ibope, cujas pesquisas são mais frequentes e mais utilizadas, mostraram Dilma e Marina empatadas no primeiro turno, sendo que a ex-ministra venceria em um eventual segundo turno. O campo da pesquisa Vox Populi foi realizado após a divulgação, na sexta-feira, de denúncias de um suposto esquema de corrupção na Petrobas.
Informações vazadas a partir do depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa à Política Federal, mediante delação premiada, revelaram um suposto esquema de repasse de recursos a políticos de partidos da base aliada do governo.

De acordo com a Carta Capital, no entanto, o caso "ainda não surtiu efeitos eleitorais". O tucano Aécio Neves tem o maior índice de rejeição entre os candidatos, com 45 por cento, de acordo com a pesquisa, enquanto a rejeição a Dilma alcança 42 por cento e a Marina, 40 por cento. O Vox Populi entrevistou 2 mil eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro, em 147 municípios do país.

Reuters - yahoo


Seca coloca mais de mil municípios do Nordeste em situação de emergência


Mais de mil municípios da Região Nordeste do país enfrentam situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. O Piauí, com 202 municípios reconhecidos, é o estado com maior volume de ocorrências.
A falta de chuva é a causa da maioria dos problemas enfrentados por esses municípios. De acordo com o diretor da Defesa Civil do Piauí, Jerry Heber, toda a região do Semiárido sofre com os efeitos da seca. Segundo ele, municípios como Jaicós, Belém do Piauí, Padre Marcos e Queimada Nova são os mais afetados Tenho visitado algumas localidades. A situação não está fácil. Nossos recursos são limitados, mas estamos trabalhando para minimizar a estiagem”, salienta o diretor.
Apesar do reconhecimento do ministério, Hebert garante que o Piauí não recebe verbas necessárias do governo federal. “Tudo que estamos fazendo é com recursos do próprio estado. Nada recebemos do Ministério da Integração”, assegura.
Em nota, o ministério informa que, desde 2011, o estado recebe repasses regulares para enfretamento da estiagem. O documento ressalta que, somente este ano, foram investidos mais de R$ 1 bilhão no estado.
Conforme o diretor, atualmente a Defesa Civil consegue abastecer apenas 94 municípios com caminhões-pipa. Acrescentou que a situação é preocupante em importantes açudes da região, entre eles o Tiririca e o Caboclo.

Fonte: Agência Brasil

Taxa de desmatamento aumenta 29% em um ano na Amazônia Legal


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje (10) a taxa de desmatamento na Amazônia Legal no período de agosto de 2012 a julho de 2013. A avaliação consolidada mostra um crescimento de 29% em relação ao período anterior – agosto/2011 a julho/2012. O resultado final do mapeamento de 2013 apresentou uma taxa de 5.891 quilômetros quadrados (km²) desmatados , comparados a 4.571 km² do período anterior.

O valor é aproximadamente 1% acima do estimado pelo Inpe em dezembro de 2013, que foi de 5.843 km². O Prodes computa como desmatamento as áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal – o corte raso. O cálculo da taxa de desmatamento foi obtida após o mapeamento de 216 cenas do satélite americano Landsat 8/OLI.

Desmatamento

Inpe mostra crescimento do desmatamento na AmazôniaLegalTomaz Silva/Agência Brasil
A avaliação do Inpe mostra que essa é  a segunda menor taxa de desmatamento na Amazônia Legal desde que o instituto começou a medi-la, em 1988, no âmbito do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes). De 2004 a 2013, a redução na taxa de desmatamento foi 79%. Naquele ano, o desmatamento foi 27.772 km² de florestas, quando foi criado o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. Os estados que mais desmataram no último ano foram o Pará, com 2.346 km²; o Mato Grosso, 1.139 km²; e Rondônia, com 932 km². O Prodes, o Projeto de Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia Brasileira (Degrad) e o Sistema de Detecção de Mapeamento em Tempo Real (Deter) formam o conjunto de sistemas para o monitoramento e acompanhamento do estado da Amazônia Legal.

Em agosto, o Inpe apresentou o mapeamento das áreas de degradação florestal na Amazônia Legal para os anos de 2011, 2012 e 2013. Foram apontadas áreas de 24.650 km², 8.634 km² e 5.434 km², respectivamente, que apresentaram algum estágio de degradação na região. As análises dos projetos permitem identificar o quanto da degradação florestal de determinado ano é convertida para corte raso nos anos seguintes.
Já o Deter é um levantamento rápido, feito mensalmente, que usa imagens que possibilitam detectar desmatamento com área maior que 25 hectares. Além disso, serve apenas para orientar a fiscalização em terra. Nos meses de junho e julho, 1.264 km² de áreas de alerta de desmatamento e de degradação na Amazônia foram identificados pelo sistema.

Agência Brasil


Fluxo de dólares do país fica negativo em US$ 1,9 bi na primeira semana do mês



As saídas de dólares do país superaram as entradas em US$ 1,9 bilhão, na primeira semana deste mês, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (10). De janeiro a 5 de setembro, o fluxo cambial ficou negativo em US$ 2,6 bilhões.
Na primeira semana do mês, o fluxo financeiro  (investimentos em títulos, remessas de lucros e dividendos ao exterior e investimentos estrangeiros diretos, entre outras operações) ficou negativo em US$ 1,483 bilhão, enquanto o segmento comercial (operações de câmbio relacionadas a exportações e importações) registrou US$ 416 milhões de déficit.
No acumulado do ano, até a última sexta-feira (5), o fluxo financeiro registrou saldo negativo de US$ 4,650 bilhões e o comercial, positivo de US$ 2,051 bilhões.

Fonte: Agência Brasil



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30