xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/09/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 setembro 2014

Candidatos a Governador divergem sobre futuro do Parque de Exposições do Crato


NE - Eunício Oliveira defende a ampliação e reforma do Parque de Exposições


"Existem divergências no pensamento dos candidatos a governador do Ceará nas eleições deste ano em relação ao futuro do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Em julho, a ExpoCrato comemorou 70 anos de realização e o local do evento foi motivo de recentes polêmicas quando o governador Cid Gomes (PROS) defendeu a construção de um novo espaço o que resultaria na mudança de local retirando-a do bairro Pimenta.

O então Secretário das Cidades, Camilo Santana, se tornou um defensor da idéia mostrando a inviabilidade do parque atual e os fatores positivos da mudança como a própria ampliação do Campus da Universidade Regional do Cariri (URCA). Ele é cratense e, atualmente, candidato à sucessão de Cid Gomes pelo PT apoiado pelo PROS do governador uma condição que, certamente, não o fará mudar de planos.

Já o senador Eunício Oliveira, candidato a governador pelo PMDB, é defensor da idéia que passa pela reestruturação do Parque da ExpoCrato em seu próprio local observando ter área suficiente. Além disso, como forma de evitar os engarrafamentos no trânsito durante a festa, planeja construir uma perimetral ligando a Avenida Dom Francisco diretamente ao Parque Grangeiro. Como explica, facilitará o fluxo de veículos e criará toda uma condição de mobilidade urbana não só para a época da exposição.

Por meio do seu correligionário e ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, a deputada estadual Eliane Novais, candidata do PSB ao governo do estado, manifestou seu desejo de escutar os cratenses para que estes possam apontar a solução que agrade a todos. Segundo ela, o povo é o dono dos recursos públicos e sabe bem mais que os candidatos. Eliane garantiu que o seu governo não irá tomar decisões precipitadas sem que haja uma interação com as mais diferentes classes sociais.

A reportagem tentou ainda ouvir a opinião do bancário e economista, Ailton Lopes, que é o candidato a governador do Ceará pelo PSOL, mas não conseguiu. Uma tentativa foi feita, também, por meio do jornalista Demontieux Fernandes que disputa o cargo de deputado estadual por essa mesma coligação formada pelos partidos políticos PSTU/PCB/PSOL, mas não obteve êxito após aguardar resposta por quase uma semana.

http://somdaterrafm.com.br - Com informações da Agência Miséria

Lá vamos nós:

É interessante ressaltar que volta e meia o tema da reestruturação do Parque Pedro Felício Cavalcante ( Parque de Exposições ) volta à discussão. Em consulta realizada anteriormente, a maioria da população Cratense é a favor de que o parque permaneça no local atual, contanto que seja revitalizado e sirva de área verde à população o ano todo, e existe inclusive um projeto completo, da gestão passada, elaborado pelo arquiteto José Sales, que de vez em quando publicamos aqui no Blog do Crato. Ei-lo novamente, para aqueles que não o conhecem:

Projeto para ampliação e modernização do parque da ExpoCrato nunca obteve resposta do Governador Cid Gomes

Um completo projeto de urbanização da área já foi entregue por 5 vezes e sempre obteve o silêncio como resposta!

Cadê os 25 a 30 milhões que o Governador Cid Gomes prometeu em 2009 para reforma ou construção de uma nova EXPOCRATO ? Há um projeto de urbanização da área, que é utilizada somente 30 por cento pelo atual parque de exposições. O projeto já foi entregue por 5 vezes ao governador Cid Gomes, que até hoje, deu o silêncio como resposta aos Cratenses. 

Veja reportagem da época ( Julho de 2009 )

samuel 01

Em audiência pública realizada na manhã da última terça-feira, dia 14 de Julho, no SESC Crato, para uma platéia de diferentes segmentos da sociedade, intelectuais, e a presença ilustre do representante do Governo do Estado, secretário do desenvolvimento agrário Camilo Santana, o prefeito de Crato, Samuel Araripe se adiantou à polêmica gerada por alguns sobre se deve ou não mover o parque de exposições para outro local, e já prevendo que a esmagadora maioria dos Cratenses optariam pela permanência do parque no local onde hoje se encontra, tirou literalmente "da manga", um projeto pronto, que contempla a ampliação e modernização do atual parque de exposições, e que o transformaria numa espécie de "Central Park" em pleno coração do Crato, com áreas verdes, pistas de cooper e até um lago, semelhante ao parque do Ibirapuera, em São Paulo. A audiência, que foi brilhantemente conduzida pelo Promotor de Justiça - Dr. Pedro Luis Lima Camelo, teve o pronunciamento de inúmeras pessoas renomadas da sociedade Cratense, e a cada vez em que os oradores se posicionavam sobre a permanência do parque no local atual, eram aplaudidos veementemente.

Segundo o prefeito Samuel Araripe:

"Precisamos trabalhar hoje projetando como será o Crato daqui a 50 ou 100 anos. Em breve, essa região que hoje é ocupada pelo parque da expocrato será o coração do novo Crato. Por ali, passarão avenidas gigantescas, que unirão bairros como Grangeiro à Vila Lobo, por exemplo. Pelas inúmeras manifestações do povo do Crato em diversas ocasiões, não temos mais dúvidas de que a população já escolheu que o parque deve permanecer aonde se encontra, agora, precisa ser modernizado e ampliado. Essa é uma excelente oportunidade de fazermos o Crato dar um Salto para o futuro, através da construção de uma malha viária que circundará o parque, e permitirá o acesso de quem vem de qualquer parte. O projeto da nossa autoria, e que consta no PRU, plano de requalificação urbana do município, contempla a qualidade de vida dos Cratenses, através de uma visão ecológica e ambientalista. Acreditamos no desenvolvimento sustentável. O Crato que eu quero deixar para as futuras gerações, é um Crato que pensa em desenvolvimento, em modernidade, mas a exemplo das melhores cidades do mundo, tem um sistema de integração voltado ao bem-estar do ser humano, sobretudo.

Esperamos que o nosso governador, para quem enviei o projeto de modernização, olhe com muito carinho para ele, e eu acho que ele vai olhar, pois já se dispôs a investir até 25 milhões de reais no parque de exposições ou no Crato. Creio que esse é um daqueles momentos históricos, em que temos a grande oportunidade de fazer o Crato dar um salto para a modernidade, preservando a qualidade de vida da população. Agora, não falta mais um projeto de modernização do nosso parque."

"A colocação do professor Cacá Araújo foi feliz, quando disse que nesta reunião temos o casamento perfeito, pois aqui veio o representante do governo do estado trazendo a boa vontade do governador em construir, e por outro lado, o prefeito do Crato que já trouxe o projeto para a ampliação e modernização do parque da expocrato. Agora, se quiserem, é só realizar."


Como Seria o Parque de Exposições:


parque 04



parque 03


parque 02


parque 01


O Arquiteto José Sales explica o projeto de ampliação e modernização do Parque de Exposições:

"A proposta é originária do escopo de projetos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, de sua primeira versão Maio 2005. E gradativamente veio sendo melhorada e adequada as demandas tanto do Crato, que teria um grande parque central multiuso, como do próprio Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, o modernizando integralmente.

Constam da mesma, além da contemporanização das instalações e equipamentos do próprio Parque de Exposições, melhorias incomensuráveis à area central do Crato. No ambito do Parque de Exposições, teríamos:

*
Implantação de um calçadão central de 1.400 metros de extensão onde estariam posicionados todos os equipamentos principais do parque.
*
Um novo tartesal para leilóes
*
Um conjunto de novos pavilhões de exposição agropecuária com 440 baias moduláveis
*
Um núcleo de restaurantes com funcionamento permanente
*
Um auditório com palco interno e abertura externa semlhante ao novo auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
*
Uma arena de vaquejada, com arquibancadas
*
Uma arena de shows e apoio infraestruturado por manifestações diversas durante todo o ano
*
Urbanização do Riacho do Parque de Exposições e preservação integral da arborização existente, notadamente das grandes timbaúbas lá postadas
*
Pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre
*
Estacionamento para público
*
Estacionamento para expositores
*
Currais e apoio infraestruturado
*
Alojamento para tratadores
*
Administração do complexo
*
Modernização do Corpo de Bombeiros Militar para suporte ao Parque
*
Modernização das Instalações Cavalaria Militar
*
Dotação de infraestrutura de drenagem e saneamento básico em todo o parque e equipamentos.
*
Arborização intensiva e primoroso agenciamento paisagístico com espécies nativas da Chapada do Araripe

No ambito do entorno teríamos:

*
A extensão da Avenida José Marrocos entre as imediações do Cemitério a interconectando diretamente com as Ruas Carolino Sucupira e Coronel Antonio Luís, acima do posicionamento das instalações do Campus do Pimenta da URCA, com extensões à Rua Anusia Rolim e à futura ligação Granjeiro/ Lameiro, resolvendo de forma definitiva a questão da mobilidade e acessibilidade ao bairro do Pimenta, ao Granjeiro e ao Lameiro. E também ao Alto da Penha, Conjunto Ossian Araripe e Conjunto Pantanal. Esta seria a maior modernização do sistema viário estrutural do Crato. Drneagem e pavimentação da via. Luminotécnica urbana.
*
Reconstrução do Açude do Parque de Exposição a montante, o transformando em uma bacia de acumulação para prevenção dos alagamentos no Parque, no Cemitério, na Rua da Vala e Praça da Sé. Transformação desta situação em um parque acessório ligado ao Baixo Granjeiro
*
Urbanização da Encosta do Alto da Penha e arborização intensiva da mesma. Consolidação de via paisagística. Consolidação de pista de cooper e equipamentos de ginástica ao ar livre.Drenagem, saneamento e luminotécnica urbana.
*
Urbanização da mata do IBAMA que originalmente faz parte da gleba original do Parque de Exposição e sua abertura para usofruto da população para fruição da natureza. Drenagem e saneamento da gleba.nUrbanizazação do encosta do Alto da Penha e sua transfromação em uma P
*
A dimensão da intervenção ultrapassaria a área restrita da gleba do Parque que é de 36 hectares, alcançando 44 hectares de benfeitorias urbanas e ambientais.

Cordialmente
José Sales

PS - Todos os estudos e proposições tem base técnica e podem ser comprovados inclusive do ponto de vista da viabilidade urbanística e ambiental, como economica e financeira. Não existe nenhuma área com esta dimensão, qualificação e posiconamento logístico, notadamente este, no Crato e já de propriedade pública. Só na compra e urbanização de algo similar seriam empregados algo da ordem de R$ 10 a 12 milhões, que já estão ali amortizados. Urbanização e acesso à mata do IBAM. A proposta consiste numa adequação do Parque de Exposições para PARQUE CENTRAL DO CRATO, com a reformulação dos usos e espaços, além de obras viárias, com abertura de via pericentral e via paisagística, implantação de drenagem da Área Central e rede de saneamento. Deverá ser um lugar de referência para as Exposições como para esporte e lazer e ter utilização permanente pela população local.

Reportagem: Dihelson Mendonça

Agradecimento ao Arquiteto José Sales:

O Blog do Crato agradece ao ilustre arquiteto José Sales, por nos fornecer todo o material da apresentação para a publicação aqui no Blog do Crato, bem como o texto com o detalhamento de cada parte do projeto. Esperamos poder publicar maiores detalhes do mesmo futuramente.

www.blogdocrato.com
Com informações do site miséria

Visite o grupo FICAEXPOCRATO no Facebook - https://www.facebook.com/ficaexpocrato


Valdemir Correia agradece aos Cratenses




Recebi com emoção, uma pequena homenagem publicada no Blog do Crato, no dia 28 de agosto passado, em relação ao meu aniversário. Neste dia, completei 76 anos de  idade, e pensei, refleti, e lembrei-me daquela musica... "E assim se passaram 10 anos"...só que no meu caso, não só foram 10 anos, e sim 76. lembro-me bem, que em janeiro de 1946, meu pai me trouxe, com 8 anos, montado na garupa do seu cavalo, para estudar aqui no Crato, pois lá em S. Sebastião, hoje D. Quintino, eu já tinha apendido a ler e a escrever, tudo que Dona Lozinha, minha querida professora tinha para me ensinar. Lembro-me bem das aulas de religião e de aritmética, cujo teste de conhecimento era feito no sábado. Neste dia, na maior tensão, a professora perguntava a um aluno: Quanto é 4 vezes 3... resposta: 12, professora! Muito bem, e aí perguntava a outro aluno... quanto é 8 vezes 8... o aluno aflito, trêmulo, gaguejava e respondia:  "sei não". Então a professora, fazia a mesma pergunta a outro aluno, que respondia. A professora então dizia... pegue a palmatória e aplique 10 bolos nele, para que o mesmo aprenda a tabuada. Os bolos eram dados com tanta força, que o aluno ficava com a mão inchada, e depois da aula ainda tinha que passar 10 minutos de joelhos, em cima de caroços de milho. E o pior, é quando chegava em casa, com um bilhetinho enviado pela mestra, no meu caso, ainda levava uma bela surra do meu pai.

Mas, isto tudo me traz lembranças inesquecíveis. Os meus colegas, em D. Quintino, e aqui no Crato, na maior parte, já partiram, deixando um grande vácuo dentro de mim, mas é isto mesmo, a vida continua, e eu ainda dou muitas graças a Deus, porque mesmo nesta idade já bastante avançada, ainda não pendurei as chuteiras, pois mesmo aposentado há mais de 20 anos, continuo trabalhando todo dia. Fiquei muito feliz ao ler neste blog, que a população do Crato passou para 127 mil habitantes, e tudo que vem de bem para esta querida cidade, terra do meu coração, me enche de alegria. 

Pois bem, completei 76 anos, não fiz festa, pois sou avesso a este tipo de badalação, e a data passou para mim, como outra qualquer.  Agradeço aos amigos que se lembraram de mim, a  minha família, que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos da vida, que não foram muitos fáceis, e especialmente a Deus, que vem me preservando, e dando a felicidade de continuar lutando; Ao Blog do Crato, e aos cratenses, que considero todos como amigos, pois moramos e vivemos no mesmo pedaço de chão, que é esta beleza de cidade. 

Muito obrigado a todos.
Um grande abraço, 

Valdemir Correia de Souza





Em Juazeiro, Ciro fala para 2 mil pessoas e 21 prefeitos do Cariri


O ex-governador, ex-ministro e atual secretário de Saúde, Ciro Gomes foi aplaudido por cerca de 2 mil pessoas na noite desta segunda-feira (1), durante Encontro Regional de Lideranças em Juazeiro do Norte. Moradores de Juazeiro do Norte e caravana de quase todos os 27 municípios que compõem a Região do Cariri estiveram presente ao encontro no Elitas Buffer, no bairro Antônio Vieira.

Em pouco mais de uma hora de palestra, Ciro lembrou aos presentes que foi nos últimos sete anos que o Ceará, governado por seu irmão Cid Gomes, mais cresceu e garantiu projetos importantes para o desenvolvimento. Como exemplo citou a siderúrgica do Pecém, que deve ser inaugurada em 2016. "Precisamos trazer indústrias que darão lucro ao Estado. A siderúrgica será a base. Vai atrair outras grandes indústrias", ressaltou.

Ciro também falou sobre o atual quadro política da campanha eleitoral. O secretário de saúde tratou de tranquilizar o público presente afirmando que logo após a divulgação das próximas pesquisas, o que deve ocorrer até o próximo final de semana, "quem se debandeou para o outro lado vai voltar. As propostas de Camilo vem sendo divulgada e o povo tem tido um sentimento muito receptivo", disse.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Lavras da Mangabeira, Dr. Tavinho (PRB); Missão Velha, Tardiny Pinheiro (PT); Jati, Neta (PR); Altaneira, Delvamberto Soares (Pros); Araripe, Hildo Pereira (PSD); Mauriti, Evanildo Simão (PT); Tarrafas, Girleuda Matias (PT); Várzea Alegre, Vanderlei FReire (PSD); Potengi, Samuel Alencar (PCdoB); Penaforte, Luiz Celestina (Pros); Porteiras, Manoel Novais (Pros); Nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PSD); Jardim, Analeda Luz (Pros); Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT); Assaré, Samuel Freire (PT); Barbalha, Zé Leite (PT); Brejo Santo, Guilherme Landim (Pros); Farias Brito, Jo´se Vandevelder (PCdoB); Cariús, Gilvan Oliveira (PPL); Araripe, Hildo Pereira (PCdoB); e Aiuaba, Germana Mendes (PSD).

Por: Flávio Pinto - Jornalista ( Reportagem e Fotos ) - do Site: Fávio Pinto News ( Reprodução )





Marina consolida voto e cresce desejo de mudança no eleitorado, mostra pesquisa


A última pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29) mostrou Dilma e Marina empatadas com 34% e Aécio em terceiro lugar com 15%. Dois dados chamam a atenção na comparação com a pesquisa Datafolha feita quinze dias antes, em 15 de agosto.

A declaração de voto espontânea em Marina subiu de 5% para 22%. O voto espontâneo é aquele no qual o eleitor diz em quem pretende votar sem ser apresentado a nenhum candidato: cita o nome que lhe vem à cabeça. Isto indica, no mundo das pesquisas, uma certeza maior de voto (no voto “estimulado”, ao eleitor é apresentada uma cartela com os nomes dos candidatos – é este número que, em geral, ganha destaque na divulgação das pesquisas eleitorais).  Ao passar de 5% para 22% na “espontânea”, a intenção de voto em Marina mostra uma consolidação. Sugere, sobretudo, que Marina já não é mais uma “onda”, o que dá ideia de algo que vem e vai, mas que sua candidatura reflete um desejo mais enraizado no eleitorado. Sempre lembrando, é claro, que pesquisas mostram o “retrato” de um momento. Em uma eleição imprevisível como a de 2014, muita coisa pode mudar até 5 de outubro (como sugere a repercussão em cima do recente “lapso” do programa do PSB em relação aos direitos LGBT).

Seja como for, ao deixar de ser “surpresa” e “fenômeno”, Marina vai se tornando possibilidade concreta de vitória e de governo, o que lhe imporá, desde já, novas perguntas por parte do eleitor. Com quem governará exatamente? O que realmente pretende? Quem está ao seu redor? A “nova política” exclui os partidos? Se sim, como?

Na declaração espontânea de voto Dilma ficou com 27%, uma oscilação de 3 pontos para cima em relação ao levantamento anterior. Se é um tênue sinal positivo (dentro da chamada margem de erro), parece insuficiente para uma candidatura que teve o seu grau de exposição desde o início do horário eleitoral na TV em 19 de agosto.

Ou seja: apesar de todo o tempo de TV, bem superior ao dos adversários, Dilma não avançou na intenção espontânea de voto. Vem mostrando também vulnerabilidade em segmentos-chave do eleitorado, como os segmentos de menor renda (a maioria dos eleitores e onde as oposições tinham dificuldades de se projetar até a entrada de Marina) e os eleitores do Nordeste.

Chama a atenção também que o percentual de eleitores que desejam “mudança” nos rumos de governo, que já era alta (74%), ficou ainda mais alta nos últimos quinze dias, alcançando 77%.

Em suma, a pesquisa mais recente (virão outras por aí) reafirma a “mudança” como eixo da eleição 2014, ao mesmo tempo em que a candidatura Marina se desenha muito mais do que uma “onda”, parecendo encarnar o desejo mudancista que as pesquisas expressam desde as manifestações populares de junho de 2013. Se teremos de fato mudanças (não apenas de nomes mas de modo de fazer as coisas), o tempo dirá. 

Por Rogério Jordão - Blog do Rogério Jordão - Yahoo


Após 70 anos, cientistas explicam movimento de pedras gigantes



Após mais de 70 anos, cientistas finalmente resolveram o "mistério" das pedras que se movimentam sozinhas no deserto de Mojave, na Califórnia, em local conhecido como Vale da Morte. Richard Norris, da Universidade da Califórnia, ao lado de seu primo James Norris, foi o responsável pela pesquisa reveladora.

As pedras de cerca de 300kg ficam em um lago plano e seco, inteiro rodeado por montanhas. O rastro de seus movimentos é evidente e se explica por conta das chuvas na região. Em estudo publicado nesta semana na revista "PLOS ONE", eles afirmam que a chuva produz uma capa de água sobre o terreno. De noite, o frio congela essa água e forma uma fina capa de gelo na qual ficam presas as rochas.

Ao amanhecer, o gelo quebra e cria placas de vários metros de largura que são deslocadas com o vento. Dessa forma, as pedras se movem sobre o barro impulsionadas pelas placas de gelo, a uma velocidade de até cinco metros por minuto.

Richard e James filmaram o fenômeno, o que é muito difícil por conta das condições climáticas do local. Além disso, é muito raro chover no Vale da Morte, que mantém temperaturas médias altíssimas. A combinação só é possível com uma rara mistura de chuva e baixa temperatura, que congela a água antes que ela evapore, formando as placas de gelo.

Fonte: AP - Com Yahoo Notícias


Crato inicia vacinação da 2ª dose contra HPV


A Secretaria de Saúde do Crato inicia hoje, terça-feira, 2, em todos os postos de saúde, a vacinação da 2ª dose da vacina HPV nas meninas que tomaram a 1ª dose. Segundo a coordenadora da Imunização, Tereza Cristina Brito, a vacina não será nas escolas como foi na 1ª dose e sim nos postos de vacinação. “As meninas e seus respectivos responsáveis devem procurar o posto mais próximo de sua casa, levando o cartão de vacina ou o comprovante da 1ª dose. É importante que todos saibam que só fica imunizado contra o HPV com a tomada das 3 doses”, explica.

A campanha foi iniciada no Crato, no último dia 10 de março. É importante salientar que o Ministério da Saúde indicou que o município teria de vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos, 80% da população dessa faixa etária no Crato.  No início de abril a meta foi estabelecida, com 81,89%, das meninas cratenses vacinadas. Agora será a vez da segunda dose.

Com a inserção da vacina no SUS, o Ministério da Saúde acredita contribuir na redução dos casos de câncer de colo de útero.

Importante: O esquema das vacinas é organizado por três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose.

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30