xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 agosto 2014

Cardeal Dom João Braz de Aviz já se encontra em Crato

 O cardeal João Braz de Aviz escuta a Banda de Música de Crato à saída do Aeroporto de Juazeiro do Norte
Desembarcou na tarde deste domingo, no Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, o cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Instituto de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica da Igreja Católica, do Vaticano, e representante do Papa Francisco para a coroação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, Padroeira da cidade de Crato. A solenidade da coroação acontece logo mais, às 18h:30min desta segunda-feira, no átrio da catedral de Crato, logo após o término da tradicional procissão da Virgem da Penha.
No Aeroporto em Juazeiro do Norte, o cardeal Dom João Braz de Aviz foi recebido pelo bispo diocesano, Dom Fernando Panico, que estava acompanhado por mais de dez padres das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha, além de um representante do prefeito de Juazeiro do Norte. À chegada, o cardeal recebeu uma Corbélia de flores, que lhe foi entregue por Madre Feitosa, enquanto a Banda Municipal de Crato entoava dobrados e canções religiosas, no saguão do aeroporto.
Sempre alegre e atencioso, o cardeal Dom João Braz de Aviz concedeu entrevistas às emissoras de rádio e de televisão do Cariri. Na ocasião, um jovem se aproximou do cardeal e lhe ofereceu uma pequena imagem artesanal, de madeira, do Padre Cícero. O cardeal beijou a estatueta, agradeceu o presente e seguiu cumprimentando as pessoas que encontrava  a sua volta. Na saída para Crato,  o carro que conduzia o cardeal foi acompanhado por dois membros da Polícia Tática do Ceará, os quais – utilizando motos – iam abrindo o trânsito até chegar ao Hotel Pasárgada, no bairro do Belmonte em Crato, onde o cardeal está hospedado.
Dom João Braz de Aviz presidirá logo mais à missa solene das 09 horas, na Sé Catedral, ao lado de Dom Fernando Panico, de Dom Plínio Luz (bispo de Picos-Piauí) e de Dom João José Costa, bispo de Iguatu. Às 10h45min desembarcarão – no aeroporto de Juazeiro – os demais bispos do Ceará que participarão, no final da tarde, da solenidade de coroação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. 

Sem a conhecida cautela dos mineiros, Aécio Neves afirma que Dilma já perdeu a eleição - Postado por Armando Rafael





( Jornal “O Estado de S. Paulo”)

Candidato tucano ao Planalto participou de jogo com artistas e políticos no centro de futebol do ex-jogador Zico, no Rio de Janeiro

RIO - Candidato do PSDB à presidência da República, o senador Aécio Neves afirmou no início da tarde deste domingo, 31, que já é certa a derrota de Dilma Rousseff (PT) na eleição. "O atual governo fracassou, essa é a questão central, e não vencerá as eleições o grupo que está hoje no poder", cravou o tucano, que voltou a criticar o programa de governo da adversária Marina Silva, do PSB. Segundo Aécio, que participou de jogo com artistas e políticos no centro de futebol do ex-jogador Zico na zona oeste do Rio de Janeiro, o PSB traz em seu programa temas defendidos historicamente pelo PSDB, e já criticados num passado recente por Marina e pela presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.
Depois de dizer que Dilma não vencerá, Aécio afirmou que das "duas alternativas competitivas que aí estão", uma é a do PSDB (a outra, a do PSB). "Apresentamos uma alternativa absolutamente coerente com nosso passado, com aquilo que pensamos lá atrás, e com o que queremos fazer pelo Brasil. E a população brasileira terá a oportunidade de avaliar entre essas propostas, até porque não há nada mais velho na política do que o discurso adaptado às circunstâncias do momento", disse, em referência às corriqueiras críticas que Marina Silva faz ao que tem chamado de "velha política".
Participam do jogo, além de Zico e Aécio, os ex-atletas Bebeto (campeão mundial de futebol em 1994 e candidato à reeleição como deputado estadual no Rio) e Giovanni (ex-jogador de vôlei, candidato a deputado federal pelo PSDB em Minas Gerais) e artistas como o ator e cineasta Márcio Garcia. Aécio jogou com a camisa 45 no mesmo time de Zico, que vestiu a 10.

O Mímico - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Em setembro de 1984, quando eu era presidente do Rotary Clube do Crato, acompanhava juntamente com Magali, minha mulher, o Governador do Rotary do Distrito 4490, o saudoso companheiro professor Agerson Tabosa a uma Reunião Festiva do Rotary Clube de Mauriti. Anualmente, o governador de um distrito rotário tem por dever visitar todos os clubes rotários da área a qual supervisiona. Ao final da reunião em Mauriti, foram apresentados aos convidados diversos números artísticos de jovens da comunidade local. O que mais nos marcou foi a apresentação de um jovem mímico. O número por ele apresentado representava um faxineiro limpando uma fictícia parede de vidro, com uma perfeição tão grande, que parecia real. 
 
Após a apresentação, o presidente do Rotary Clube de Mauriti apresentou aquele jovem artista ao Professor Agerson Tabosa, solicitando que o Rotary interferisse para conseguir uma Bolsa de Estudos na França, para que aquele jovem tivesse um aperfeiçoamento. E o governador simplesmente respondeu que ele me procurasse na Coelce, em Juazeiro. A principio eu pensei que ele fosse me dar algumas instruções sobre o andamento daquele merecido pleito. Mas ele voltou para Fortaleza sem nada me orientar.

Dois ou três dias depois, quatro jovens de Mauriti me procuraram na Coelce. Um deles era o mímico. Tentei um contato telefônico com o companheiro Agerson, sem obter êxito. Então dei a eles o telefone do Governador do Rotary e que o procurassem em Fortaleza. A coisa ficou mais difícil, pois eles desejavam ir os quatro para Fortaleza, não tinham a passagem e nem dinheiro para tal viagem. Alguém sugeriu uma apresentação dele em Juazeiro, mas eu não sabia como fazer isso. Então me lembrei de Divani Cabral, contei toda essa história a ela e pedi que os recebessem, pois eles gostariam de fazer uma apresentação no Crato. Para minha surpresa, na volta para casa na noite daquele mesmo dia, ao passar pelo Teatro Rachel de Queiroz, vi uma movimentação de pessoas e alguns cartazes anunciando o espetáculo. Se não me engano houve duas ou três apresentações que infelizmente não pude assistir por conta do meu trabalho à noite.

Em janeiro de 1990, eu fui transferido para Fortaleza. Aqui, pela televisão víamos os anúncios dos espetáculos de humor com novos artistas que surgiam naquela época: Meirinha, Rossicléa; Adamastor Pitaco, Falcão, Lailtinho Brega e um certo Zé Modesto, que eu vendo a imagem dele na televisão, imaginava ser aquele mímico de Mauriti. Mas somente, quando ele fez parte da "Escolinha do Professor Raimundo" é que fiquei sabendo que o personagem "Zé Modesto" era uma criação de João Neto, o mímico de Mauriti, para quem eu não pude dar uma ajuda mais substancial. Jamais soube se ele conseguiu a bolsa de estudo que sonhava. E também trinta anos depois, aida não o encontrei para relembrar aqueles velhos tempos. Mas em todo caso ele foi mais um cearense vitorioso. .

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Inferno Astral: Chega ao fim a pior semana do governo Dilma Rousseff (até agora) - Postado por Armando Rafael


Nem a maquiagem conseguiu disfarçar a noite mal dormida. Também mudou o disco: o discurso desta vez não teve as surradas comparações com o governo de FHC

Dados econômicos decepcionantes e revés político inesperado colocam a presidente em situação, no mínimo, constrangedora A divulgação, nesta sexta-feira, do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), do rombo nas contas públicas e da pesquisa Datafolha, que aponta não só a vitória de Marina Silva (PSB) no segundo turno das eleições presidenciais, como também o empate com Dilma no primeiro turno, encerrou aquela que foi, até agora, a pior semana do governo da presidente desde que assumiu, em janeiro de 2011.

E Dilma muda o alvo e parte para o ataque contra Marina

Um dia depois dos novos números do Datafolha, presidente-candidata sugere que a adversária é autoritária e suas propostas são 'fundamentalistas obscurantistas e retrógradas' A resposta veio rápido. Em um comício na cidade de Jales, no interior de São Paulo, a presidente-candidata Dilma Rousseff deixou de lado a artilharia contra o PSDB e dirigiu suas críticas a Marina Silva (PSB), seguindo à risca a orientação do PT para centrar fogo na nova rival direta pela disputa ao Palácio do Planalto. "Numa democracia, quem não governa com partidos está flertando com o autoritarismo. No mundo, não há um único lugar em que se governa sem partidos", disse a petista. Filiada ao PSB somente para disputar as eleições, Marina é idealizadora da Rede Sustentabilidade, partido que foi barrado pela Justiça Eleitoral, e crítica das agremiações regidas pelo que chama de "velha política". Uma das linhas de ação traçadas pelo PT é martelar que, se eleita, Marina não terá respaldo dos partidos no Congresso Nacional que hoje apoiam Dilma.

(Fonte: Veja on line)

NOTICIAS (por Armando Lopes Rafael)

Centenário da Diocese de Crato: festividades para os dias 1º a 04 de setembro de 2014

    Dia 1 de setembro
9h: Missa Solene na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato
10h e 30: Acolhida aos bispos do Estado do Ceará,  no aeroporto de Juazeiro do Norte
17h: Procissão da Virgem da Penha
18h: Coroação da imagem histórica de N. Sr.ª da Penha, pelo enviado do Papa Francisco, cardeal Dom João Braz de Aviz,  na Praça da Sé

   Dia 02 de setembro
9h: Cerimônia de inauguração da nova Cúria Diocesana Bom Pastor, localizada na Rua Teófilo Siqueira, em Crato
10h: Palavra do Cardeal Dom João Braz Aviz para o clero da Diocese de Crato
15h: Visita do cardeal Dom João Braz de Aviz e dos bispos do Ceará a Santana do Cariri, terra da Srva de Deus Benigna Cardoso

   Dia 03 de setembro
9h: Encontro do cardeal com os (as) religiosos (as) residentes na Diocese de Crato, na Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte
13h e 30: Embarque para Roma do cardeal João Braz deAviz  no aeroporto de Juazeiro do Norte

 Dia 04 de setembro
Reunião dos Bispos do Regional CNBB, Nordeste 1, no Pasárgada Hotel, localizado no bairro Belmonte em Crato
 Dia 05de setembro
Retorno dos bispos cearenses para suas cidades


Governo do Ceará nada fez pela recuperação do velho engenho do sítio Fundão

Primeiro: reconheço que os dois governos de Cid Gomes foram dos mais operosos na história administrativa do Ceará. Por dever de justiça temos de dizer que Cid Gomes fez muito pelo Crato. Uma de suas maiores conquistas, nesta cidade, foi a desapropriação do sítio Fundão, transformando-o numa reserva ecológica. Lamentavelmente, porém, o velho engenho de madeira, lá existente, continua em ruínas e nada foi feito para restaurá-lo.
Ora, o “engenho de pau” (como é chamado pelo povo) localizado no sítio Fundão, é o último e único exemplar dos antigos engenhos de madeira que resta do ciclo econômico da cana-de-açúcar, base da economia do Cariri cearense, nos séculos 18 e 19. A importância histórica das edificações desse engenho é imensa. Sua construção em ruínas é o que resta dos exemplares (todos os demais foram extintos) do nosso valioso patrimônio agro industrial.  Nunca é demais repetir que a noção de patrimônio está relacionada à herança, à propriedade de bens materiais ou imateriais. Nesse sentido o velho engenho de pau da Reserva Ecológica do Fundão é fundamental para a preservação da memória do Cariri.

Quando o governador Cid Gomes desapropriou o Sítio Fundão, em 2008, o velho engenho de pau foi incluído no projeto de restauração e reformas. No entanto, em 2011, quando o Promotor de Justiça, Dr. Pedro Luiz Camelo, realizou uma audiência pública sobre o abandono em que se encontrava a nova reserva ecológica, lembrou a responsabilidade do Governo do Ceará para a recuperação do engenho. Este estava sendo paulatinamente destruído pelos vândalos. Decorridos mais de três anos daquela audiência nada mudou, infelizmente.
Muita coisa foi feita no sítio Fundão, é verdade. Mas o velho engenho ficou de fora das reformas e restaurações. Nos dias atuais esse abandono só piorou. O engenho de pau do Fundão vem sendo destruído pela ação do tempo, já que vem sofrendo a ação do sol e da chuva. A luta para salvar aquele patrimônio histórico deve ser de toda a comunidade cratense. Onde estão os vereadores que não incorporaram essa bandeira? Onde está o Departamento de História da URCA, ora mudo nessa questão? Onde estão os nossos clubes de serviço que não se movimentam nesse sentido? E a nossa imprensa, até o momento omissa sobre este assunto? Onde está o próprio povo de Crato, que fez história ao ocupar a Câmara de Vereadores, mas não faz sequer uma passeata para sensibilizar nossas lideranças para a restauração do engenho de pau do sítio Fundão?


                                                  Propaganda superada



As cidades do Cariri estão entupidas de veículos, dotados de possantes caixas-de-som a divulgar propaganda política. Você já ouviu falar que alguma pessoa tivesse decidido em quem votar a partir de uma propaganda veiculada por um carro de som? Nem eu. Aliás, toda vez que passa um carro de som provoca barulho, incomoda quem ouve e interrompe uma roda de conversa. Por mais que imagino não consigo saber o porquê de ainda ter candidato utilizando carro de som, um dos mais atrasados e ineficientes meios de propaganda eleitoral.

Besteira muita

Além de não existir marketing nesse tipo de propaganda, o que se propaga mesmo é unicamente a poluição sonora. Foi por isso que as autoridades da cidade de João Pessoa proibiram a circulação de carros de som com propaganda eleitoral nas principais vias onde trafegam transportes coletivos na capital paraibana. Medida acertadíssima...

2014: população de Crato chega a 128 mil habitantes



Segundo as estimativas oficiais do IBGE, a população do município de Crato – com data de referência em 1º de julho de 2014 – é de 127.657 habitantes. A população da conurbação Crajubar (Crato, Juazeiro, Barbalha) soma 449.708 habitantes, já que Barbalha tem 58.347 e Juazeiro do Norte possui 263.704 moradores residentes.

Já a população da Região Metropolitana do Cariri...
E qual a população da RMC? Além dos moradores do Crajubar (Crato, Juazeiro, Barbalha), acrescente-se a população de Altaneira (7.271), Caririaçu (26.840), Farias Brito (18.937), Jardim (27.069), Missão Velha (35.150), Nova Olinda (15.048), Santana do Cariri (17.457) o que totaliza: 597.120 pessoas, praticamente 600 mil habitantes. Na verdade uma expressiva região metropolitana.

A lanterninha
Qual a menor cidade do Cariri? Quem disse Grangeiro acertou na mosca! Na data de referência em 1º de julho de 2014, Grangeiro tinha oficialmente 4.431 habitantes. Disparadamente, a lanterninha em termos de população no sul do Ceará.

No mais
Os municípios de Farias Brito e Porteiras perderam moradores. Setenta pessoas deixaram de residir em Farias Brito e três em Porteiras. Crescimento pífio também foi registrado em Santana do Cariri que teve um acréscimo de apenas 287 pessoas.

Crato é uma festa!
Desembarca neste domingo às 14:30h no Aeroporto Regional do Cariri, o cardeal Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Instituto de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica da Igreja Católica, do Vaticano. Na tarde-noite de 2ª feira, dia 1º de setembro, e na qualidade de enviado especial do Papa Francisco, Dom João Braz de Aviz vai coroar a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, Padroeira de Crato e da Diocese. Esta solenidade vai se constituir na maior manifestação católica já acontecida ao longo da existência desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos.

Revoada de bispos
Também na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, chegarão a Crato todos os bispos do Ceará (titulares e eméritos). A única exceção é o bispo de Crateús, ora participando de curso em Roma, Itália. Em Crato, os bispos participarão da solenidade de coroação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. Depois, na sala de convenções do Pasárgada Hotel, no aprazível bairro Belmonte, ao sopé da Chapada do Araripe, os sucessores dos apóstolos farão encontro do Regional CNBB–Nordeste 1, ou seja, do estado do Ceará, que acontece nos dias 02 e 03 de setembro.

Catedral de Crato vai ganhar novo altar



A imponente catedral de Crato


Assim que terminar o novenário de Nossa Senhora da Penha, o Cura da Sé, padre Edimilson Neves Ferreira, começa o projeto da construção de um novo altar na catedral de Crato. Ali ficarão a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha e a do co-padroeiro de Crato, São Fidelis de Sigmaringa. Tornou-se uma tradição: todo ano o padre Edimilson dota a mais importante igreja de Crato de novo melhoramento. Esforçado, esse sacerdote.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31